Sei sulla pagina 1di 8

O USO DA MSICA COMO NOVA LINGUAGEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTRIA: UMA ANLISE CRITICA SOBRE A PROJEO DO SUJEITO NA CANO

CONSTRUAO
Ramon de Alcntara Aleixo Universidade Estadual da Paraba-UEPB- PIVIC Wagner Tavares da Silva Universidade Estadual da Paraba-UEPB-PIVIC Orientadora: Professora Doutora Patrcia Cristina de Arago Arajo Universidade Estadual da Paraba-UEPB RESUMO Neste artigo procuramos discutir a insero das novas linguagens no processo de ensino e escrita de histria do ensino mdio, como contribuio diante das atuais perspectivas disseminadas no mbito da Histria da Educao, objetivando, assim, despertar o interesse de alunos e alunas para o ensino-aprendizagem da disciplina de histria. Nosso objetivo mostrar, referendados nos estudos de Bittencourt e Cainelli, como a relao entre ensino de Histria e msica pode contribuir para uma maior sistematizao e elaborao de conceitos difundidos por esta disciplina. Nosso estudo se centra em uma pesquisa de cunho bibliogrfico e semitico, onde atravs da anlise da cano Construo de Chico Buarque, podemos observar as condies scio-trabalhistas a que os sujeitos sociais estavam relegados na dcada de 1970. Os resultados nos permitem constatar que a msica como linguagem educativa pode contribuir para despertar a criticidade dos alunos, permitindo dessa forma, no processo de construo da cidadania, fazendo-os reconhecerem-se como sujeitos histricos envolvidos na construo da identidade nacional.

Diante das mudanas de paradigmas do conhecimento histrico acadmico, principal referncia pata a construo do conhecimento histrico escolar, constitui-se de fundamental importncia a reelaborao dos seus prprios elementos de construo, ao relacion-los na aula de histria ao saber apreendido na vivncia cotidiana de cada um. Imagens e objetos vistos e observados; letreiros, textos, cartazes lidos de passagem; audio de msicas; tudo isso tem se constitudo em linguagens da histria e de fontes pata o conhecimento histrico acadmico passam a ser recursos didticos para auxiliar o aluno na construo do seu conhecimento. Como a significao do conceito no conhecimento escolar no corresponde significao do mesmo no saber acadmico, no processo de aprendizagem as fontes se transformam em recursos didticos, na medida em que so chamadas para responder perguntas e questionamentos adequados aos objetivos da histria ensinada. Isso acontece quando se d a diviso do conhecimento em campos de saber delimitados e em prticas de aprendizagem especializadas que levam despersonalizao do conhecimento, com a finalidade de permitir a sua retomada em programas e planejamentos. (BITTENCOURT, 1999).

As chamadas linguagens alternativas para o ensino de histria mobilizam conceitos e processam smbolos culturais e sociais, mediante os quais apresentam certa imagem do mundo. Imagem esta que acarreta outras instncias de referncias, como comportamentos, moda e vocabulrio. Elas provocam uma atividade psquica intensa feita de selees, de relaes e com representaes criadas e expressas por outras formas de linguagem que, donas de identidades prprias, exigem uma proposta didtica e instrumental adequada para sua explorao nas salas de aulas de histria. Dessa forma, torna-se essencial, no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina Histria, a valorizao da vivncia cotidiana do aluno, bem como seus contatos pessoais com familiares, amigos, de forma a levarem os alunos e alunas a formular conceitos espontneos que carecem de formas de explicitao a ser construdas no processo de aprendizagem formal. Nesse processo, os mesmos instrumentos que levam construo dos conceitos espontneos podem ser retomados para a caminhada em direo construo dos conceitos cientficos. A aproximao entre os conceitos cientficos e os conceitos espontneos facilitada pela utilizao de outros conceitos importantes para a compreenso da histria, como o de empatia histrica e o de evidncia. Segundo Cainelli (2003, p. 19-30) a empatia histrica pode melhor ser entendida como uma realizao- algo que acontece quando sabemos o que o agente histrico pensou, quais seus objetivos, como entenderam aquela situao e se conectamos tudo isto com o que os agentes fizeram A produo cultural, que se expressa por meio de diferentes linguagens, transforma-se em evidncia quando, de material original, isto , de produo no-intencional para finalidades pedaggicas, passa a ser um instrumento para o desenvolvimento de conceitos na aula de histria. Nessa perspectiva, este artigo prope um trabalho didtico, no qual as letras de msicas populares sejam colocadas como evidncias de fatos histricos. Elas so representaes, no se constituem num discurso neutro, mas identificam o modo, em diferentes lugares e em diferentes tempos, como uma determinada realidade social pensada e construda. Ao nos voltarmos para a anlise das condies scio-culturais no Brasil, na dcada de1970, encontramos nas canes do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda um referencial para a elaborao de conceitos, bem como a percepo das relaes de poder existentes naquele perodo. Assim, por meio da linguagem oral cotidiana, propomos a anlise das condies scio-trabalhistas a que estavam relegadas os trabalhadores da construo cvel ao longo do perodo ditatorial militar, atravs da anlise da cano Construo.

BREVE CONTEXTUALIZAO HISTRICA DO PERODO: Nas duas dcadas transcorridas entre os anos de 1964 e 1984, o Brasil viveu um dos perodos mais sangrentos de sua histria. Perseguies, seqestros, torturas, exlios, assassinatos, censura imprensa e produo intelectual, eliminao do processo eleitoral direto passaram a estampar capas de jornais e adentrar a realidade brasileira, criando, dessa forma, um contexto scio-poltico esquizofrnico onde a violao dos direitos humanos parecia algo inerente ao nosso cotidiano. A criao artstica da poca, como no poderia deixar de ser, ficou essencialmente marcada pelo contexto atroz caracterstico dos regimes ditatoriais. Uma das mais atuantes frentes de oposio ao regime poltico instalado no pas em abril de 1964 foi formada por jovens artistas, muitos deles surgidos no decorrer dos anos 60; onde os Festivais da Cano juntamente com os Centros Populares de Cultura e Arte da Unio Nacional dos Estudantes - UNE- ajudaram a difundir o ideal revolucionrio defendido pelas entidades estudantis de esquerda e diversos setores da classe mdia, insatisfeitos com a postura adotada pelo regime que outrora esta ltima ajudou a implantar. A REPRESSO CULTURAL PS-64 E OS SEUS MECANISMOS DE PODER: Dentre os setores da classe artstica que emprestaram seu talento ao combate da opresso instalada pelo regime ps 64, podemos destacar a figura de Chico Buarque de Holanda. Msico, poeta, dramaturgo e escritor, construiu uma obra de vasta e profunda repercusso na cultura brasileira, na qual a crtica social dialoga constantemente com o expectador, constituindo-se assim, no mais veemente cronista do seu tempo. Sendo assim, propomos a anlise da obra desse artista atravs da cano Construo, composta por Chico em 1971, no auge da represso imposta pelo poder ditatorial militar. Dessa forma, propomos uma reflexo a respeito do comportamento do sujeito projetado nessa cano e a maneira como o poder o cerceia, no sentido de anular qualquer tipo de atitude que viesse a corromper a estabilidade preterida pelo regime. De acordo com essa perspectiva, procuramos entender a concepo de sujeito a partir das teorias elaboradas por Mikhail Bakhtin e Michel Foucault, no sentido de elucidar a constituio do sujeito retratado pela cano. Para Bakhtin, o sujeito deve ser entendido como um eu que se constitui a partir e por meio de um

outro. Sob essa perspectiva, a construo subjetiva dar-se-ia por meio da interao discursiva entre dois sujeitos. A linguagem, sob esse prisma, seria o elo entre as duas personagens do discurso. Bakhtin, ao propor uma filosofia marxista da linguagem afirma que, somente no mbito da interao verbal (relao entre eu - outro) que se pode obter uma filosofia materialista da linguagem. Dessa forma, constatamos que o dilogo entendido como interao verbal entre um eu e outro eu- ocupa um lugar fundamental nas pesquisas bakhtinianas; constituindo-se na base para a concepo de sujeito, de discurso, de signo, entre outras concepes que norteiam o pensamento bakhtininiano a respeito das cincias humanas modernas. Para Foucault, o sujeito deve ser entendido sobre o prisma da disperso. Sob essa perspectiva, a anlise subjetiva deve centrar-se nas posies em que os sujeitos esto inseridos. Essa disperso pode ser compreendida pelas diferentes modalidades enunciativas nas quais os sujeitos podem se inserir e ser inseridos. Como est enunciado em A Arqueologia do Saber (Foucault, 2004):

(...) as diversas modalidades de enunciao, em lugar de remeterem sntese ou funo unificante de um sujeito, manifestam sua disperso: nos diversos status, nos diversos lugares, nas diversas posies que pode ocupar ou receber quando exerce um discurso, na descontinuidade dos planos da fala. Se esses planos esto ligados por um sistema de relaes, este no estabelecido pela atividade sinttica de uma conscincia idntica a si, muda e anterior a qualquer palavra, mas pela especificidade de uma prtica discursiva. (2004, p.61)

Ao manifestar-se ou ser manifestado- em um discurso, o sujeito pode elucidar suas condies sociais bem como denunciar a estrutura do poder que o cerceia. Por meio do discurso, entendido aqui como prtica, que o sujeito ser percebido como mais ou menos privilegiado na organizao do poder. De acordo com a concepo foucaultiana a distribuio do poder revelada a partir do discurso praticado por um sujeito. Sob essa perspectiva, a prtica discursiva cercada por uma srie de regras sociais que determinam, em maior ou menor grau, a maneira de vermos uma dada poca. Diversas tcnicas so utilizadas para que a ordem imposta pelo sistema no seja perturbada. Podemos citar os inmeros casos de tortura e perseguio polticos ocorridos ao longo da ditadura militar perodo da produo de Construo- onde o poder vigente criou diversos mecanismos e estratgias punitivas visando a manuteno da estabilidade preterida pelo regime. Foucault estabelece uma importante relao entre saber e poder. Sabemos que ao longo do processo histrico o poder criou e cria mecanismos novos para se manter, de forma que a uma nova configurao do poder, h uma configurao de saber. o caso, por exemplo, da instituio dos rgos de informao, em larga escala, no perodo ditatorial. Para garantir a

manuteno do poder militar, o sujeito que ousasse criticar era submetido a uma srie de interrogatrios a respeito de suas posies poltico-sociais. Caso as convices do interrogado no condissessem com as prerrogativas do poder militar, o sujeito era preso, torturado e, at mesmo, morto. Para executar essas tarefas foram criados diversos rgos como o CIE Centro de Informaes do Exrcito-, o CENIMAR Centro de Informaes da Marinha- , o CODI- Centro de Operaes de Defesa Interna-, dentre outros que visavam adequao dos sujeitos aos moldes ditados pelo poder. Notamos, ento, a profunda relao entre saber e poder; como nos diz Foucault: A subverso o saber que permite a excluso de determinado tipo de sujeito das altas posies de poder Vigiar e Punir (FOUCAULT, 2003). Sendo assim, propomos a anlise discursiva do sujeito retratado atravs da Cano Construo Atentemos para a cano: Construo Amou daquela vez como se fosse a ltima Beijou sua mulher como se fosse a ltima E cada filho seu como se fosse o nico E atravessou a rua com seu passo tmido Subiu a construo como se fosse mquina Ergueu no patamar quatro paredes slidas Tijolo com tijolo num desenho mgico Seus olhos embotados de cimento e lgrima Sentou pra descansar como se fosse sbado Comeu feijo com arroz como se fosse um prncipe Bebeu e soluou como se fosse um nufrago Danou e gargalhou como se ouvisse msica E tropeou no cu como se fosse um bbado E flutuou no ar como se fosse um pssaro E se acabou no cho feito um pacote flcido Agonizou no meio do passeio publico Morreu na contramo atrapalhando o trfego Amou daquela vez como se fosse o ltimo Beijou sua mulher como se fosse a nica E cada filho seu como se fosse o prdigo E atravessou a rua com seu passo bbado Subiu a construo como se fosse slido Ergueu no patamar quatro paredes mgicas Tijolo com tijolo num desenho lgico Seus olhos embotados de cimento e trfego Sentou pra descansar como se fosse um prncipe Comeu feijo com arroz como se fosse o mximo Bebeu e soluou como se fosse mquina

Danou e gargalhou como se fosse o prximo E tropeou no cu como se ouvisse musica E flutuou no ar como se fosse sbado E se acabou no cho feito um pacote tmido Agonizou no meio do passeio pblico Morreu na contramo atrapalhando o pblico Amou daquela vez como se fosse mquina Beijou sua mulher como se fosse lgico Ergueu no patamar quatro paredes flcidas Sentou pra descansar como se fosse um pssaro E flutuou no ar como se fosse um prncipe E se acabou no cho feito um pacote bbado Morreu na contramo atrapalhando o sbado Percebemos que se trata de um gnero textual com marcas narrativas enunciado em terceira pessoa. Afirmamos isso porque percebemos que a cano narra o percurso de um sujeito ou, a ao de um sujeito num espao e num tempo. Comprovamos isso ao atentarmos determinadas aes realizadas pelo sujeito, como: Subiu a construo como se fosse slido/ Ergueu no patamar quatro paredes mgicas. O trecho: Subiu a construo como se fosse mquina/ Ergueu no patamar quatro paredes slidas/ Tijolo com tijolo num desenho mgico; nos permite pensar que a cano narra a trajetria de um operrio da construo civil, esse pensamento reforado pela presena no discurso de elementos como construo, quatro paredes e tijolo, inclusive so esses elementos que justificam o ttulo da cano. Entretanto, esse sujeito, no pode ser entendido apenas sob o ponto de vista que ele ocupa na organizao social na qual ele est inserido, mas tambm pelas interaes que ele realiza. Sendo assim, inclumos, na rede de relaes a qual o sujeito pertence, a figura dos filhos e da mulher, marcadas no texto por: Beijou sua mulher como se fosse a ltima, E cada f ilho seu como se fosse o prdigo. Atravs da expresso E cad filho que enuncia o verso,elucidamos a reproduo da realidade do trabalhador brasileiro com mulher e filhos para sustentar. A o criar o sujeito retratado em Construo, Chico Buarque chama ateno para os mecanismos disciplinares que o poder impe. No trecho: Subiu a construo como se fosse mquina/ Ergueu no patamar quatro paredes slidas. Ao ser comparado mquina, o sujeito caracterizado como uma espcie de rob, devendo realizar funes mecanicamente, sem pensar ou poltico, econmico e social vigente. Em Vigiar E Punir (Foucault, 2003: 184), h a seguinte passagem:

As disciplinas nfimas, os panoptismos de todos os dias podem muito bem estar abaixo do nvel de emergncia dos grandes aparelhos e das grandes lutas polticas. Elas foram, na genealogia da sociedade moderna, com a dominao de classe que atravessa, a contrapartida poltica das normas jurdicas segundo poltica das normas jurdicas segundo as quais era redistribudo o poder. Da sem dvida a importncia que se d h tempo aos pequenos processos da disciplina, a esses espertezas toa que ela inventou, ou ainda aos saberes que lhe emprestam uma face confiscvel; da o receio de se desfazer delas se no lhes encontramos substituto; da a afirmao de que esto no prprio fundamento da sociedade, e de seu equilbrio, enquanto so uma srie de mecanismos para desequilibrar definitivamente e em toda a parte as relaes de poder; da o fato de qualquer moral, enquanto elas so um fixe de tcnicas fsico-polticas.

No trecho; Morreu na contramo atrapalhando o pblico, percebemos a criticidade atribuda a indiferena do sistema quanto morte do sujeito, ressaltando a realidade de muitos brasileiros da poca, que mantinham-se por meio do trabalho na construo civil, expostos a pssima condies salariais, bem como a riscos de acidente nas obras de trabalho. Em Construo como em diversas outras canes de sua autoria, Chico Buarque confere voz aos marginalizados pelo sistema social. Sob essa perspectiva, entendemos o poder do discurso para excluir os sujeitos do poder ou dar voz aqueles que so excludos, como nos mostra Foucault em A ordem do discurso (FOUCAULT, 1996):
(...) o Discurso (...) no simplesmente aquilo que manifesta (ou oculta) o desejo-, e visto que isto a histria no cessa de nos ensinar o discurso no apenas aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominao, mas aquilo por que, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar (1996, p.10)

CONSIDERAES FINAIS: Um trabalho com a linguagem expressa das canes foge ao convencional em sala de aula. Seu propsito auxiliar o aluno a construir o conhecimento histrico a partir de documentos diferenciados dos costumeiramente presentes nas aulas e, por isso, sua utilizao est relacionada a propostas alternativas de organizao de contedos. Os diferentes temas trabalhados na cano (trabalho, disciplina do trabalho, mecanismos de poder, represso, entre outros) podem sugerir ao professor novos roteiros de organizao dos contedos a serem desenvolvidos, desviando-se de propostas guiadas exclusivamente pela cronologia, predominantes nos manuais didticos. Tal metodologia de ensino auxilia os alunos a elaborarem conceitos e dar significados a fatos histricos. As letras de msica se constituem em evidncias, registros de acontecimentos a serem compreendidos pelos alunos em sua abrangncia mais ampla, ou seja, em sua compreenso cronolgica, na elaborao e re-significao de conceitos prprios da disciplina. Mais ainda, a utilizao de tais registros colabora na formao dos conceitos espontneos dos alunos e na aproximao entre eles e o conhecimento cientficos.

BIBLIOGRAFIA: BITTENCOURT, Circe M.F. Ensino de Histria: fundamentos e mtodos. So Paulo: Cortez, 2004. BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins fontes, 2003. _______. Marxismo e Filosofia da Linguagem. So Paulo: HUTITEC, 2004. FOUCAULT, M.Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 2004. _______. A ordem do Discurso. So Paulo: Edies Loyola, 1996. _______.Vigiar e punir. Petrpolis: Vozes, 2003. Holanda, C.B.de. Construo. Construo. Cidade: Gravadora 1971

Potrebbero piacerti anche