Sei sulla pagina 1di 11

Universidade Estadual de Gois

Gabriel Denner Mendona Carvalho Daniel Victor Machado Rodrigues

Prtica 03: DENSIDADES DE SLIDOS E LQUIDOS

Itumbiara, 07 de Abril de 2014

Gabriel Denner Mendona Carvalho Daniel Victor Machado Rodrigues

Prtica 03: DENSIDADE DE SLIDOS E LIQUIDOS

Itumbiara, 07 de Abril de 2014

Introduo A densidade uma propriedade fsica que caracteriza uma substncia. A densidade definida como a massa da unidade de volume de uma substncia, ou simplesmente, massa por unidade de volume. (RUSSEL, 2004, p. 40) atravs desta grandeza que se expressa a quantidade de matria existente em uma unidade de volume. A densidade de slidos e lquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades expressa em quilograma por metro cbico kg/m3. Entretanto, mais comumente expressa em unidade de gramas por centmetros cbicos g/cm3, ou em gramas por litro - g/mL. A densidade absoluta uma propriedade especfica, isto , cada substncia pura tem uma densidade prpria, que a identifica e a diferencia das outras substncias. definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume.

A densidade de um slido em funo da temperatura e, principalmente da natureza da sua estrutura cristalina, haja vista, que os diferentes polimorfos de um composto exibem diferentes densidades. O volume de objetos irregulares, como por exemplo, um prego, pode ser medido colocando-o em um recipiente cheio de gua; o volume de gua deslocada igual ao volume do objeto irregular. Os lquidos so substncias com densidades bem menores em relao aos slidos, pois, as partculas de suas molculas se encontram mais distanciadas umas das outras. Suas densidades variam um pouco e para se medir a densidade de lquidos e fluidos, existem dois tipos de equipamentos: um deles o picnmetro e o outro o densmetro.

Objetivo

- Medir a densidade de alguns slidos e lquidos; - Utilizar e densmetro de balanas; - Calcular o erro relativo (porcentual) entre valores tericos e experimentais.

Materiais e Reagentes

lcool etlico Balana analtica Basto de vidro Cloreto de sdio Pisseta com gua Prego Provetas de 25, 100 e 500mL Densmetro de gua e lcool Amostra dos metais: Alumnio, Cobre, Chumbo, Ferro e Zinco

Procedimento experimental

Parte I Pesar o prego na balana analtica anotando o valor Usando uma pisseta colocar 25mL de gua numa proveta de 50mL Mergulhar o prego na proveta e anotar o novo volume Com os valores de massa e de volume do prego, determinar a densidade o metal Repetir o procedimento acima para os metais: Alumnio, Chumbo, Cobre, Ferro e Zinco.

Parte II Observar cuidadosamente o densmetro e identificar o valor de sua escala Colocar 100 mL de gua destilada numa proveta de 250 mL Cuidadosamente, inserir o densmetro no liquido e deixar o mesmo flutuar na gua (cuidado, pois o densmetro muito sensvel e qualquer choque com o recipiente pode quebr-lo) Ler a densidade no ponto em que a escala do densmetro coincidir com o menisco da superfcie livre do lquido. (anote o valor com at trs casas decimais) Retirar o densmetro e pesar 25 g de sal Transferir este sal para um bquer de 500 mL e adicionar a ele os 250 mL de gua agitando com um basto de vidro at a dissoluo completa Colocar a soluo novamente na proveta e medir a sua densidade

Parte III Colocar 100 mL de lcool numa proveta de 250 mL (se o densmetro no flutuar use uma proveta de maior capacidade e adicione mais lcool); Introduzir cuidadosamente o densmetro e anotar o valor da densidade do lcool

Atravs do densmetro, determinara densidade da mistura Adicionar mais 50 mL de gua e anotar o valor da densidade Repetir o procedimento a cada 50 mL de gua adicionada Organizar seus dados na forma de tabela.

Resultados e Discusso

Ao mergulhar o chumbo na proveta contendo 25mL de gua obteve-se um novo valor do volume, que foi de 28mL, devido a densidade do metal. A diferena entre o novo volume e os 25mL nos d o volume do chumbo. Com este valor conclui-se que o chumbo tende a permanecer submerso, por apresentar densidade superior que a da gua.

Questionrio

1. Relacionar os valores de densidade para os metais determinados experimentalmente na parte I desta prtica e comparar com os valores tericos para cada um dos metais envolvidos. (Considere o prego feito de ferro). 2. Determinar o erro relativo com relao aos resultados obtidos na questo anterior. 3. Explicar porque a densidade da mistura gua + sal diferente da gua pura. 4. Pesquisar e justificar as seguintes afirmativas: a) No se pode afirmar o valor da densidade de uma mistura qualquer de gua e lcool sem realizar um teste experimental com o auxilio de um densmetro. b) O calculo da densidade no e suficiente para a identificao de um slido. Respostas 1. Metais: Al, Pb, Cu, Fe, Zn. Massa: 12,51941 ; 46,83320 ; 27,33613 ; 53,70151 ; 29,96971. Volume inicial: 25 ; 25 ; 25 ; 25 ; 90. (mL) Volume final: 29,5 ; 28,5 ; 28 ; 30 ; 93. (mL) Densidade experimental: 2,7 ; 13,38 ; 9,11 ; 10,74 ; 9,98. Densidade Terica: 2,7 ; 11,4 ; 8,93 ; 7,87 ; 7,14. 2. ER: 0 ; 11,37 ; 2,01 ; 36,46 ; 39,77. (%) 3. Com a adio do sal a gua se torna mais densa, sendo assim, aumenta sua densidade. 4. a) Talvez o clculo da densidade possa apresentar algum erro relativo, e se usarmos o densmetro, pode ter esse valor exato. b) no extremamente suficiente, pois podem existir lquidos que tenham uma densidade elevada, sendo assim, tornando o clculo da densidade insuficiente.

Concluso

A densidade absoluta uma caracterstica prpria de cada material. A densidade absoluta definida como sendo a razo entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por esta massa. J a densidade relativa, relaciona-se a densidade absoluta de um material e a densidade absoluta de uma substncia estabelecida como padro, no caso, a gua. Aps os experimentos pode-se ter uma idia da importncia da densidade dos materiais e suas aplicaes na sociedade.

Referncias Bibliogrficas

Disponvel em: http://www.mundoeducacao.com/quimica/densidade.htm Disponvel em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_densidadedosliq uidos Disponvel em :http://pt.wikipedia.org/wiki/Dens%C3%ADmetro

Potrebbero piacerti anche