Sei sulla pagina 1di 27

Memorizao e Dicas de Estudos

Autor: Herbert Moroni Gois


A proposta deste curso ajud-lo a fazer melhor proveito da sua memria. Para que voc tenha um melhor aproveitamento da sua memria em primeiro lugar necessrio o seu interesse, no comeo desse curso vamos avaliar a sua motivao para melhorar sua memria. Assim que voc tiver a firme convico de que possvel ter uma memria melhor e mais confivel e tiver interesse e motivao real para melhorar sua memria vamos apresentarlhe quais nutrientes seu crebro precisa para trabalhar corretamente. Isso porque como um organismos do seu corpo qualquer, sem os nutrientes adequados voc no consegue ter o melhor rendimento do seu crebro. Voc deve saber quais alimentos o ajudaro em perodos de estudo intenso como preparao para vestibular e concursos. Se seu crebro no tiver a energia para trabalhar vai ser impossvel fazer melhor uso do mesmo, por isso considero isso de vital importncia logo no comeo. O mesmo vale para o condicionamento fsico e voc tambm vai conhecer algumas doenas que podem lhe impedir de usar seu crebro corretamente.

NDICE
Lio 01 de 54 - Vale a Pena Gastar tempo com este assunto? Lio 02 de 54 - O Crebro Lio 03 de 54 - Particularidades de Algumas Memrias Lio 04 de 54 - Como Desenvolver o Seu Poder de Concentrao Lio 05 de 54 - Reflexo Condicionado Lio 06 de 54 - O Processo Normal de Memorizao Lio 07 de 54 - O Processo Normal de Memorizao - Parte 2

Lio 01 de 54 - Vale a Pena Gastar tempo com este assunto?


Para responder est pergunta, vou contar a histria de um vigoroso lenhador que em um dia conseguiu derrubar 70 rvores, ao passo que o recorde era de 72 rvores. No dia seguinte, querendo entrar para a histria, acordou um pouco mais cedo, trabalhou duro e ao final do dia tinha derrubado 68 rvores. No dia imediato, acordou ainda mais cedo, esforou-se ainda mais, almoou correndo e cortou apenas 60 rvores. Assim desgostoso e desolado, sentou-se beira do refeitrio. Um velho lenhador, j sem vigor fisico mas experiente, ficou com pena do jovem e, chegando ao seu lado, perguntou: - Meu filho, quanto tempo voc separou para afiar o machado?

Para completar tente responder as perguntas abaixo:

Falta tempo para estudar? Falta concentrao? Voc j estudou alguma coisa durante muito tempo e ao final pareceu que no aprendeu nem fixou nada ou quase nada? Voc j fez uma prova e no dia seguinte no se recordava de mais nada da matria? Voc gostaria de ter mais tempo para descansar e se divertir?

Combinando equilibradamente as tcnicas com a sua memria, voc ter ao seu dispor um utenslio extraordinrio, na sua vida profissional ou escolar. Poder acumular conhecimentos e utilizar em seu benefcio a superioridade que voc ir adquirir graas ao seu treino e formao da sua memria. Qualquer que seja a sua idade, poder sempre dizer que dispe de uma memria mais flexvel e fiel e estar sempre aumentando seu valor pessoal. Lembre-se: quanto mais utilizar sua memria, mais fiel ela lhe ser. Todos se apercebem da importncia da memria, quer na vida corrente quer na vida profissional. Na maioria das profisses a memria um utenslio precioso. Os que se beneficiam de uma memria melhor que a mdia, dispem portanto de um trunfo importante. Todavia, se existem memrias excepcionalmente boas, h efetivamente poucas que sejam verdadeiramente ms. Com efeito, todos ns temos memria. E se declaramos espontneamente que temos uma m memria, simplesmente porque no a utilizamos convenientemente. Todos ns retemos um certo nmero de idias, de fatos, de dados. Felizmente, alis, caso contrario, a vida seria impossvel. Qual ento o motivo por que ns retemos o nome de certas pessoas e no de outras pessoas? qual ento o motivo por que ns fixamos determinados encontros, enquanto que necessitamos de anotao na agenda para outros casos? e, em geral, por que que registramos na memria certos dados e esquecemos outros? A resposta simples: quando ns retemos bem qualquer coisa, porque ns praticamos, conscientemente ou inconscientemente, um processo de memorizao eficaz. Quando no fixamos qualquer coisa porque o processo de memorizao no foi seguido corretamente. Para tirarmos partido da nossa memria no intil conhecer alguns prncipios essenciais do funcionamento do crebro bem como a sua estrutura. Vamos pois a um pouco de teoria.

Durante muito tempo imaginou-se que a memria era comparvel a um ficheiro enorme, no qual se armazenavam os conhecimentos, informaes, dados, etc.. Ao apoiar esta concepo notava-se que, em algumas doenas mentais, se perde a lembrana de um certo nmero de noes, como se algumas das fichas do ficheiro tivessem sido destrudas. Do mesmo modo, verificamos que a recordao enfraquece frequentemente com o tempo, tinha-se a impresso de que as coisas se passavam como se a tinta utilizada para o registro das fichas se desvanecesse, pouco a pouco, at se tornar invisvel. De fato, sabe-se, hoje, que as lembranas ficam gravadas na memria praticamente por toda a vida. As fichas ficam l: no so destruidas. O que nos falta a capacidade para as reencontrar ou ler. As fichas encontram-se, portanto, na memria, mas j no somos capazes de as ler. J reparou que algumas pessoas mais idosas conseguem lembrar de fatos que aconteeram com elas na infancia que quando em fase adulta no lembravam? Isso prova que as informaes estavam l. Tudo isto apenas uma imagem, evidentemente. O crebro humano possui cerca de 10 bilhes de neurnios, que so as clulas nervosas do nosso organismo que apresentam maior complexidade e estrutura funcional. O contato que ocorre entre dois neurnios chamado de Sinapse. Dentritos so ramificaes dos neurnios, semelhantes a galhos, que podem receber e transmitir informaes atravs dos quais os neurnios se conectam, formando a sinapse. Para que as informaes se movimentes existem os axnios, que servem como cabos eltricos. Estes cabos so cobertos por uma substncia chamada de mielina, que serve para isolar a informao a fim de tornar mais eficiente sua transmisso.

A regra que cada neurnio possui um axnio e vrios dentritos. O axnio se liga ao dentrito de um outro neurnio. Da mesma forma, os vrios dentritos do neurnio conectam-se com axnios de outros neurnios. O conjunto forma uma extraordinria rede (a rede neural), capaz de armazenar, transmitir e associar informaes e conhecimento.

O importante que, para a procura da lembrana, o funcionamento do crebro essencial. Sabemos que o crebro que permite classific-las e reencontr-las. o que explica o grande psiclogo Bergson, nesta frase: O crebro condiciona o exerccio da memria, mas no a encerra. Se fizemos esta incurso no domnio psicolgico terico foi simplesmente para o ajudar a penetrar bem na idia seguinte: Se o crebro condiciona o exerccio da memria, isso tem por consequncia que a memria uma funo do crebro e que, como todas as funes cerebrais, susceptvel de se treinar, de se desenvolver. O crebro no contm a memria, conforme diz Bergson, no existem bons recipientes e maus recipientes. a maneira pela qual a memria exercitada, treinada, que varia de individuo para individuo. O crebro funciona como qualquer rgo do nosso corpo e, para funcionar corretamente, bom assegurar-lhe uma certa higiene que estudaremos proximamente. necessrio tambm mant-lo em atividade se no desejamos deix-lo enferruja-se. Esse , precisamente, o objetivo deste Curso.

VOC PODE MELHORAR CONSIDERALVELMENTE A SUA MEMRIA

O que acabamos de ver resulta que se conhecermos bem o processo de memorizao podemos aplic-lo aos dados que quisermos fixar. Assim como a ginstica do corpo desenvolve e fortifica os msculos, tambm os exerccios deste curso desenvolvero e fortificaro a sua memria. Mas para desenvolver um msculo importante aplicar determinados princpios que faro com que o seu esforo tenha um resultado mximo com um mnimo de energia. Na memria as coisas passam-se do mesmo modo. No oprimindo a memria, fazendo-a funcionar de qualquer maneira, que se chega a um bom resultado. Neste curso voc vai descobrir pouco e pouco, as tcnicas que lhe permitiro obter resultados extraordinrios sem fadiga intil. Voc aprender a fazer funcionar a sua memria docemente, e ficar maravilhado, verificando que ela se torna cada vez mais segura, cada vez mais fiel. Aplique as tcnicas que lhe iremos ensinar e ficar com uma excelente memria. o que resumimos pela frmula seguinte: BOAS TCNICAS = BOA MEMRIA E eis terminada esta primeira lio. No se deixe arrastar pela idia de empreender o estudo da segunda lio. Faa o Exerccio-Teste n 1 e fixe, desta primeira lio, os prncipios seguintes:

Todos possuem memria. A memria uma funo do crebro. O crebro funciona como os outros rgos. Boas tcnicas de funcionamento = Boa memria.

EXERCCIO TESTE N 1 Eis um quadro com objetos. Observe-o atentamente durante 2 minutos. Depois, esconda-o e inscreva seguidamente os objetos que lembrar em no mximo 1 minuto. Conte os nomes de que se lembrou. Anote o resultado. Conserve esta folha a fim de comparar o seu resultado de hoje com aquele que conseguir dentro de algum tempo com um exerccio semelhante. De qualquer modo segue o que deve se concluir deste teste:

Se tiver fixado menos de 10 nomes a sua memria claramente insuficiente. Se reteve 10 a 15, voc encontra-se numa mdia boa. Se tiver fixado de 16 a 18, muito bom. Se reteve 19 ou 20, excepcional. Bravo!

Lio 02 de 54 - O Crebro
Como assegurar ao crebro condies de funcionamento favorveis? Saibamos j que o nosso crebro recebe sangue como os msculos dos nossos braos ou das nossas pernas. E recebe uma quantidade considervel: 2000 a 2200 litros de sangue passam no nosso crebro em 24 horas. Isso representa cerca de 400 vezes o volume total do nosso sangue.

Esta circulao sangunea no crebro ativada, por exemplo, sob efeito de uma emoo ou de uma atividade cerebral intensa. Inversamente, ela sofre um retardamento durante o sono. Medidas de laboratrio, extremamente precisas, mostraram que a emoo forte ou o trabalho cerebral intenso fazem elevar a temperatura do crebro a 0,1. Inversamente durante o sono a temperatura desce de 0,1 a 0,3. Esta variao pe em evidncia o papel da irrigao sangunea no funcionamento do crebro. O sangue como se sabe necessita de oxignio. Para facilitar o seu trabalho intelectual e principalmente para que a sua memria funcione bem, necessrio assegurar ao sangue uma oxigenao suficiente. Como? Por um lado, prevendo pelo menos um dia por semana de ar livre. Por outro, interrompendo as suas sesses de trabalho intelectual para efeito de uma pausa-oxignio. Se voc estudante, por exemplo, de hora em hora abra a sua janela e respire profundamente durante um ou dois minutos. Tambm no estude numa sala em que a atmosfera esteja cheia de fumo, viciada. Desconfie dos aparelhos de aquecimento que comem o seu oxignio (fogareiros, radiadores de gs, de butano, de petrleo). Consequentemente a primeira regra a observar, para que a sua memria seja melhor, a seguinte: ASSEGURE-SE DE QUE EST DANDO AO SEU SANGUE UMA OXIGENAO SUFICIENTE A segunda regra a seguir a de dormir suficientemente. Isto parece evidente, mas muita gente que se queixa de uma memria deficiente no imagina que dormindo pouco prejudica o funcionamento normal do seu crebro, consequentemente da sua memria. Depois de uma boa noite de sono o crebro e a memria estaro prontos a cumprir melhor as tarefas. Segundo os indivduos, necessrio verificar-se um mnimo de 7 a 8 horas de sono para o adulto e 9 horas para o estudante de 16 a 22 anos. Portanto, segunda regra de higiene da memria: DURMA O TEMPO SUFICIENTE Dissemos que todos podem melhorar a memria aplicando tcnicas corretas de memorizao. No entanto, no podem ser obtidos bons resultados a menos que os rgos fisiolgicos que concorrem para o funcionamento da memria se encontrem e permaneam em bom estado. Esses rgos so os centros nervosos e o crebro. Tudo o que prejudicar os centros nervosos e o crebro prejudica, automaticamente, a memria. O tabaco ser prejudicial memria? A resposta varivel, de acordo com os indivduos. evidente que o grande fumante que saiba servir-se da sua memria ter aparentemente uma memria melhor que um no fumante que no a tenha treinado corretamente. Porm, se pretender fazer comparaes entre indivduos que possuam caractersticas

comuns, verifica-se uma influncia nefasta do tabaco sobre a memria. Um inqurito estatstico entre os alunos sados da Politcnica (Escola Politcnica Francesa) revelou que a quantidade de fumantes aumentava proporcionalmente s ordens de classificao. Quer dizer, havia menos fumantes dentro dos 20 primeiros que nos 20 seguintes, etc.. Sem que tal fato constitua uma prova formal, parece que o tabaco ser um obstculo ao pleno rendimento da memria. Todavia, o fumante tem, por vezes, a impresso de que o seu cigarro o ajuda a concentrarse e a raciocinar. Isso pode ser verdadeiro durante alguns instantes, mas em longo prazo tudo leva a crer que o tabaco prejudica a memria, especialmente depois dos 40 anos onde os grandes fumantes so mais numerosos que os no fumantes entre os que se queixam de falta de memria. Terceira regra: EVITE FUMAR Finalmente, desconfie do lcool. Se voc deseja manter a sua memria em bom funcionamento, evite o lcool. Indiscutivelmente que a absoro de lcool regularmente conduz a um enfraquecimento da memria. Mas o que igualmente se torna necessrio saber que mesmo sob uma ligeira influncia de lcool, ocasional, a fixao das lembranas fica fortemente diminuda. Quanto mais lcool se absorve, menos as lembranas se registram e fixam. fato bem conhecido que quando uma pessoa est bria ter seguidamente grande dificuldade em recordar tudo o que se passou durante a embriagues. Uma simples refeio bem regada diminui as faculdades de fixao da lembrana durante as horas que se seguem. necessrio evitar qualquer absoro de lcool mesmo sob forma ligeira (vinho, cerveja) especialmente quando temos que estudar ou quando temos de freqentar cursos, assistir uma conferncia, etc. Quarta regra: EVITE O LCOOL A atividade cerebral, tal como os exerccios musculares, acompanhada de mudanas e transformaes qumicas. Bem entendido que as substncias que satisfazem s necessidades dos msculos no so as mesmas que satisfazem s do crebro.

Numerosas

experincias

estabeleceram

que

as

clulas

nervosas

cerebrais

tm

necessidade de clcio. Um empobrecimento excessivo em clcio provoca perturbaes nervosas que vo do simples nervosismo insnia e s cimbras. esse o motivo por que alguns sedativos tm como base o clcio. Por outro lado, constatou-se que a atividade psquica se fazia acompanhar de uma perda de cido fosfrico e de sais de clcio, nas urinas. necessrio, pois, evidentemente, compensar estas perdas de fsforo e de clcio, de preferncia atravs da alimentao: o queijo (especialmente as pastas no fermentadas, flamengo, chester) os ovos, o grmen de trigo, as amndoas, nozes e avels, trazem ao organismo um bom equilibro fsforoclcio. Um outro elemento, importante para o bom funcionamento da memria, o magnsio. , infelizmente, um elemento que se encontra em quantidades limitadas nos nossos alimentos. Encontra-se, no entanto, no po integral, no grmen de trigo, no chocolate, nos legumes verdes e em algumas guas minerais. Uma outra substncia que constitue alimento notvel do crebro o cido glutmico. Algumas vezes chamado o cido da inteligncia. No estado natural encontra-se no fgado, no leite e na levedura de cerveja. Finalmente, as vitaminas do grupo B favorecem e facilitam o trabalho intelectual. Podem ser encontradas no iorgurte, na levedura de cerveja, nas avels, nas amndoas e no grmen de trigo. Que aplicaes prticas iremos tirar de tudo isso? Por um lado, saberemos que, em caso de trabalho intelectual intenso, temos vantagem em consumir aqueles alimentos em propores mais importantes: na sua maioria so de consumo corrente, portanto fceis de encontrar; outros, como grmen de trigo e a levedura de cerveja, encontram-se principalmente nos estabelecimentos da especialidade (produtos dietticos) ou nas farmcias. Durante os perodos de esforo intelectual intenso, procuraremos ter uma alimentao rica em protenas (ovos, carne, fgado*, peixe), muito digestiva (carnes grelhadas, legumes cozidos), evitando os excessos de gorduras, de farinceos, de acares. Comeremos pouco de cada vez e, portanto, se necessrio for, mais frequentemente (um iogurte ou um pedao de queijo, s 11 horas e s 16 - 17 horas, por exemplo). Com efeito, o estmago sobrecarregado amortece as funes cerebrais. (*) A este propsito no julgue que o fgado de vitela, muito caro, o nico que tem qualidades: tambm o fgado de porco ou o de bezerro so de uma grande riqueza e protenas, vitaminas, cido glutmico, etc.. Alm da alimentao natural, pode completar-se este regime mediante a absoro de algumas especialidades farmacuticas, base de fsforo, de cido glutmico e de

vitaminas B 12. No aconselhamos a utilizao de alguns excitantes intelectuais que do uma chicotada temporria, sempre seguida de prostrao. Tambm desaconselhamos os calmantes, com exceo de alguns, inofensivos (gnero clasdine, atarax, phrnergan), que podem ser utilizados para evitar a ansiedade perante um exame ou durante os dias que o precedem. CONFIE NA SUA MEMRIA Quanto mais duvidamos da nossa memria, menos confiana temos nela.

Consequentemente menos dela nos desejamos servir. Menos dela nos servimos, menos ela funciona bem. Ento, menos nela nos fiamos. E um crculo vicioso. Mas voc pode inverter a marcha: Confie na sua memria e ela ter oportunidade de funcionar mais frequentemente. Ela melhorar. Vamos estudar os mtodos que lhe permitiro multiplicar por 2, 3, 5 ou 10 as possibilidades da sua memria. Faa uma nova partida e tenha confiana. Quanto mais aplicar tais tcnicas, mais far funcionar os mecanismos que lhe permitiro registrar aquilo que pretender recordar. No tente impor imediatamente um esforo considervel sua memria, mas, a partir de amanh mesmo, solicite sua memria um pouco mais, dia a dia. Portanto, se pretende melhorar a sua memria: Tenha confiana nela e faa-a funcionar. Os exerccios 4 e 5 de hoje tm por objetivo ajuda-lo a ter confiana na sua memria. Em resumo, fize as quatro regras da higiene do seu crebro: 1 2 3 4 5 Confie na sua memria. Passe agora ao Exerccio-Teste n 2. EXERCCIO - TESTE N 2 Eis aqui o mesmo exerccio que o exerccio-teste n 1, mas com uma lista de 20 nomes. Leia esta lista e estude-a durante um minuto e meio. Tente seguidamente recapitula-la Evite D Durma oxignio o Evite o ao tempo seu sangue. suficiente. fumar. lcool.

ordenadamente. Se tal lhe no for possvel, ento enumere as palavras de que se lembrar. caarola Sabo automvel sandlia Quadro cadeira banana rio alfinete vaso tambor tapete rolha saco corda veleiro carta canho caneta medalha

Se fixou de 18 a 20, excelente; de 15 a 17, est ainda bem; de 10 a 14 est na mdia; abaixo de 10, fica demonstrado que no sabe servir-se da sua memria. De qualquer modo, tranqilize-se, porque ns lhe ensinaremos dentro de algum tempo um mtodo extraordinrio para reter tal lista, e na devida ordem; o mtodo das associaes de imagens. Anote o resultado. Poder compara-lo com o que conseguir depois de ter progredido no curso. EXERCCIO - TESTE N 3 Eis um exerccio muito simples. Consiste em reencontrar o seu emprego de tempo, durante o dia anterior, detalhando de forma contnua, de modo a obter um quadro completo de tudo o que fez, viu, ouviu. Se tiver uma falha de memria, faa outra coisa e recomece a procurar dentro de um quarto de hora ou meia-hora. EXERCCIO - TESTE N 4 Voc vai contar com a sua memria para pensar fazer amanh noite uma determinada coisa. Por exemplo, destacar um livro da sua estante e coloca-lo sobre a sua escrivaninha. Imagine-se, pois, amanh, regressando a casa. No momento em que abrir a porta, necessrio que pense em destacar o livro. No anote isso em parte alguma, nem faa um n em seu leno. Simplesmente, hoje, pense no seu regresso de amanh noite e pea sua memria que o ajude na referida tarefa. V ver ou observar o livro em questo, a fim de saber bem de que livro se trata. Pense nesta ao que no deve esquecer; pense nela, hoje, duas ou trs vezes, e confie na sua memria. EXERCCIO - TESTE N 5 Aprenda de cor estes versos de Boileau: Segundo A O que a nossa segue-a, concebemos idia ou menos bem, mais clara ou ou enuncia-se menos mais obscura pura. claramente.

expresso

E as palavras, para dizer, chegam facilmente.

Lio 03 de 54 - Particularidades de Algumas Memrias


Vamos retomar agora estudo da fisiologia do crebro. Pedimos desculpas queles que possam julgar tediosas estas lies, mas elas merecem ser estudadas com cuidado, porque vo lhe permitir compreender bem os mecanismos da memria e tirar melhor partido das aplicaes que lhes ensinaremos mais tarde. Vamos dizer algumas palavras sobre a amnsia, a astenia e a ciclotimia. No se trata de estudar as diferentes doenas do crebro e da memria, porque nosso interesse nestes tutoriais no tratar ou cuidar de doentes mas lhe permitir obter o mximo das suas faculdades mentais. Todos j ouvimos falar de casos de amnsia, em que o doente tem um comportamento perfeitamente normal em todas as circunstncias, mas perdeu totalmente a lembrana do seu passado. Ele j no sabe quem ou foi, onde nasceu, onde viveu, etc.. O fato de que o amnsico reencontra, por vezes, sob a influncia de um choque fsico ou emocional, todas as recordaes, prova bem que as lembranas no haviam sido destrudas. Conforme dissemos anteriormente, verifica-se assim falta de capacidade para ler esses registros. H uma outra doena da memria que no se pode ignorar, pois todos ns estamos sujeitos a ela um ou outro dia: a astenia. Astenia muito simplesmente uma fadiga excessiva do crebro que lhe provoca um funcionamento deficiente. Ou, para explicar a idia atravs da imagem, a astenia aproximadamente para o crebro o que uma rotura para um msculo. A astenia bastante freqente no caso de sobrecarga intelectual, especialmente nos estudantes que se preparam para um exame. A astenia traduz-se por uma sensao geral de grande fadiga, por palpitaes, podendo o doente chegar a desmaiar ou a desfalecer. Num menor grau, ela provoca nevralgias, enxaquecas, nuseas, etc.. Num caso de astenia, o doente no pode tirar do crebro, e especialmente da memria, um rendimento superior a um quarto do que ele obtm normalmente. Com mais fadiga, ele consegue muito menos resultados. Seguindo os princpios de higiene expostos neste curso e aplicando os mtodos de trabalho e de memorizao que aqui sero ensinados voc evitar a astenia, aprender mais se fatigando menos e fornecer ao seu crebro as condies de funcionamento que lhe permitiro no desfalecer. Embora no se trate de uma verdadeira doena do crebro (pelo menos enquanto se encontra no seu estado benigno) necessrio dizer algo acerca da ciclotimia, porque muita gente ciclitmica. A ciclotimia traduz-se por uma sucesso de estados de euforia e de estados de depresso

ou por uma sucesso de periodos de grande atividade cerebral e de periodos de grande indolncia. Quando se encontra no periodo ascendente, o ciclotmico capaz de fazer grandes esforos, age mais facilmente, no sente fadiga, concentra-se facilmente, retm tudo e trabalha de maneira eficaz, sem que isso lhe custe. Depois, sobrevm uma fase descendente, em que o esforo se torna penoso, em que marca passo na ao, em que o trabalho cerebral lhe custa, a concentrao -lhe dificil e o estado da sua memria penaliza-o. Segundo os indivduos, as diferenas entre perodos ascendentes e periodos descendentes so mais ou menos acentuadas. Do mesmo modo, a durao do ciclo varivel: uma quinzena para alguns, um ms para outros, ou, at, trs meses, seis meses. Se voc tem a impresso de que um ciclotmico, tem interesse em conhecer a ordem de grandeza do seu ciclo. suficiente, para tal, anotar numa agenda os seus periodos de efervescncia e os periodos de depresso. possvel, pela vontade e sabendo analizar-se, deslocar os ciclos, principalmente encurtando os perodos de depresso. Isso permite evitar que se encontre no momento de um acontecimento importante (nova situao profissional, exame, etc) numa fase de depresso. Para isso, necessrio estimular fisicamente o organismo atravs de exerccios fsicos ou de desporto, fazer breves leituras aptas a modificar as idias ou a entusiasmar, modificar a impulso fisica e mental.

Lio 04 de 54 - Como Desenvolver o Seu Poder de Concentrao


Antes de terminar o estudo da fisiologia do crebro, vamos aprender sobre um assunto que muito importante, a concentrao. Saber concentrar-se indispensvel ao desenvolvimento da sua memria. A ateno e a observao no so suficientes se voc no se concentrar corretamente sobre suas aes. Concentrao manter a ateno sobre um assunto determinado sem se distrair com outros pensamentos. , alis, uma faculdade extremamente preciosa, para o exerccio de todas as nossas atividades mentais. Podemos classificar a concentrao que usaremos para memorizar em dois tipos, ainda que naturalmente se trate da mesma faculdade, so eles:

1 - Concentrao Imediata: necessria para observar com cuidado um documento, uma paisagem, um acontecimento, um espetculo, um monumento, um quadro. 2 - Concentrao Prolongada: necessria para estudar, aprender, reter, redigir, calcular, pensar, refletir. A concentrao imediata exige ser praticada vontade, instantaneamente e em todas as circunstancias. Ela requer tambm a aptido para mudar de assunto rapidamente. Por

exemplo, se lhe apresentam 4 ou 5 pessoas, sucessivamente, voc concentra-se sobre os seus nomes e sobre as suas feies durante breves momentos, depois ficar atento ao que as pessoas disserem ou mostrarem, etc.. A concentrao prolongada usada para o estudo ou a reflexo necessita de um outro treino. Voltaremos ao assunto pormenorizadamente, nas lies reservadas a este estudo. De momento, vamos desenvolver a nossa concentrao imediata custa ou com a ajuda de alguns exerccios. Estes exerccios podem melhorar o seu poder de concentrao at um grau extraordinrio, mas necessrio faz-los com muita ateno. Mostrarei outros exerccios de concentrao no decorrer de todo o curso e ser sugerido que voc execute alguns vrias vezes. Estes exerccios podem lhe parecer difceis. No se preocupe. Faa-os, simplesmente, o melhor possvel. Faa um exerccio por dia durante essa semana. EXERCCIO N 6 (Concentrao) Pegue um objeto (chave, objeto de adorno): observe-o com ateno durante 30 segundos, depois feche os olhos e tente represent-lo mentalmente, de maneira clara e precisa. Se alguns detalhes no estiverem perfeitamente claros, ntidos, observe de novo o objeto tomado e torne a fechar os olhos, etc.. at que possa representa-lo mentalmente, com nitidez. EXERCICIO N 7 (Concentrao) Eis um exerccio conhecido pelo nome de prateleiras cerebrais. Voc escolhe 3 assuntos diferentes para reflexo: por exemplo, um projeto que tem; um assunto cientifico ou literrio e uma lembrana pessoal (frias, viagem, etc.). Dedique 3 minutos de reflexo a cada um dos trs assuntos. Durante os 3 primeiros minutos pense somente no assunto n 1, passe depois ao assunto n 2 e no pense em outra coisa; finalmente, passe ao assunto n 3. necessrio no se distrair durante cada fase e, sobretudo, no pensar nos dois outros assuntos. EXERCICIO N 8 (Concentrao) Reproduza mentalmente as feies de uma pessoa que v frequentemente: verificar que delas s tem uma viso geral, uma impresso genrica, mas que os pormenores lhe escapam. Voc completar a observao quando reencontrar a referida pessoa e recomear o exerccio, at que obtenha uma representao perfeitamente ntida.

EXERCICIO N 9 (Concentrao) Tente este interessante exerccio que desenvolver o seu poder de concentrao e ateno auditiva. Escute ou oua o rdio; depois, diminua o volume; depois, mais baixo ainda; regule o seu aparelho o mais baixo possvel at compreender, suficientemente, o que se diz. A fraca intensidade do som obrig-lo- a concentrar-se. No prolongue este exerccio por mais de trs minutos.

Lio 05 de 54 - Reflexo Condicionado


O conhecimento deste fenmeno nos ajuda a compreender melhor o motivo de alguns exerccios, de certos mtodos, de determinados hbitos que nos auxiliam a dispor de uma memria mais eficiente. De momento, torna-se necessrio saber que acidentes (choques, traumatismos craneanos), suficientementes graves para atingir o crebro causam perturbaes de memria em zonas determinadas. Por exemplo, em conseqncia de um acidente uma pessoa pode perder a sua memria auditiva (ficando incapacitada de fixar uma ria musical ou uma cano), enquanto que a sua memria visual ou a sua memria tctil no se modificam em absolutamente nada. Pensou-se portanto que algumas zonas do crebro comandavam a memria auditiva, outras a memria visual, etc.. Pouco a pouco, pode-se localizar os pontos precisos do crebro que correspondem a toda a espcie de atividade: intelectual, motora, etc.. A prxima figura mostra as principais localizaes cerebrais.

PRINCIPAIS LOCALIZAES CEREBRAIS 1 Movimento dos olhos 2 Deliberao 3 Respirao 4 Cordas vocais 5 Centro motor da palavra 6 Faringe 7 Lngua 8 Face 9 Plpebras 10 Polegar 11 Dedos 12 Cotovelos 13 Ombro 14 Pescoo 15 Tronco 16 Anca 17 Joelho 18 Compreenso da linguagem falada 19 Movimento da cabea e dos olhos 20 Viso

No tocante a memria, pode-se assim pensar que as conexes se estabelecem na zona interessada ou prpria para a fixao das lembranas. Por exemplo, a recordao de uma imagem traduzir-se-ia por algumas conexes situadas na zona marcada com o n 20 no nosso quadro. Mas podem tambm ter lugar ligaes entre diferentes zonas e tal poderia ser a explicao

do reflexo condicionado. Bom, mais sobre reflexo condicionado no prxima lio. EXERCICIO N 10 (Concentrao) Escolha um poema, leia-o lenta e atentamente, fixando-se sobre cada palavra importante por forma a evocar, de maneira precisa, a imagem correspondente. No se deixe distrair por associaes estranhas, sem relao com o poema. EXERCICIO N 11 (Concentrao) Faa, de novo, o Exercicio n 7 (prateleiras cerebrais) com os mesmos assuntos anteriores. EXERCICIO N 12 (Concentrao) Faa novamente o Exercicio n 9 com o rdio.

Lio 06 de 54 - O processo normal de memorizao


Os trs fatores que antecedem o registro de idias, fatos ou elementos, so: 1. Impresso 2. Associao 3. Representao nesta ordem que se torna necessrio p-los em ao. Se omitir um destes fatores isso no significa que seja incapaz de reter ou fixar. Mas sempre que deseje fixar qualquer coisa, indispensvel seguir o processo normal e completo: impresso, associao e repetio. o que explica, por exemplo, a fixao do nome de certa pessoa que encontramos numa reunio, enquanto no lembramos do nome de uma outra pessoa presente na mesma reunio e que conhecemos. Verifica-se que concedemos uma ateno suficiente pessoa (impresso), provavelmente estabeleceu no seu esprito(consciente ou inconscientemente) certas associaes alusivas, e o seu nome foi mencionado vrias vezes (ou voc mesmo o repetiu, para si prprio). No segundo caso, no se prestou ateno suficiente (uma impresso deficiente) ou no realizou associao alguma ou no ouviu ou repetiu o seu nome. As condies de registro diferentes correspondem intensidades de lembrana diferentes.

1 - FIXE BEM AS IMPRESSES Vamos ver agora como fixamos as lembranas corretamente: 1. Tenha inteno e preste ateno A primeira condio para fixar bem as impresses o querer. Para isso, necessrio ter um interesse verdadeiro pela pessoa ou pela noo do que pretendemos lembrar. Sentiremos sempre grande dificuldade em fixar a ateno sobre uma coisa que no nos interessa. por esta razo que no conseguimos lembrar-nos do nome de pessoas que j encontramos em certas ocasies mas que no nos interessaram realmente. Do mesmo modo, se no temos a previa inteno de vir a lembrar de qualquer coisa, corremos o risco de no prestar ateno suficiente. Isto explica o porqu da grande dificuldade em evocar determinadas coisas que vimos anteriormente, mas de que no tivemos a inteno de lembrar posteriormente. Exemplo: quantas pessoas havia ontem na pastelaria que voc foi? Ou padaria? Aougue? Voc entendeu a pergunta. o prprio Freud - o pai da Psicanlise - que nos ensina esta regra: A inteno fator essencial para toda a recordao e para todo o esquecimento. Lembrarmos das coisas que temos interesse em recordar posteriormente e esqueceremos o temos (ns ou o nosso inconsciente) inteno de esquecer. Em termos mais simples, a regra de freud diz para ns, no plano prtico, desta isto: Para reter qualquer coisa, necessrio quer-lo conscientemente. Para se dispor de uma boa memria indispensvel fixar convenientemente a ateno, treinando-se no sentido de no se deixar distrair o esprito. o que ns designamos por concentrao. por isso que j lhe recomendamos exerccios de concentrao. Este tipo de exerccio, ainda que no ponham a memria em ao, contribuem largamente para o bom funcionamento desta. No esquea, pois, a seguinte regra: Para fixar bem as impresses, necessrio saber concentrar-se. Se marcar uma pea de metal com uma puno, a marca ser tanto mais profunda quanto mais forte tiver sido a pancada. Acontece o mesmo com a memria. Uma imagem ser

tanto melhor fixada quanto mais forte e intensa tiver sido a impresso. Se tiver um dia visto um avio despedaar-se no solo em chamas jamais esquecer. Se vir uma pessoa a afogar-se, sem que lhe possa prestar socorro, jamais o esquecer. o motivo por que se torna necessrio tentar associar a imagens fortes as noes de que no queremos esquecer-nos. Suponhamos, por exemplo, que um dos seus clientes mais importantes lhe pede para telefonar no prximo sbado, depois do jantar. Indicar-lhe-emos como ajudar a sua memria relativamente a tal telefonema. Mas, para j, necessrio saber que elimina os riscos do esquecimento se, mentalmente, associar a chamada telefnica a uma imagem forte. Imagine-se, durante um instante, prestes a telefonar ao seu cliente e veja -o em vias de assinar o cheque para liquidao de uma encomenda. Inversamente, imagine o seu cliente, colrico, prestes a expuls-lo do seu escritrio, censurando-o por ter esquecido o telefonema combinado. Tudo isso lhe toma apenas alguns segundos, e, no entanto, estas associaes de imagens, to simples, podem melhorar-lhe a memria, sem esforo penoso da sua parte. Mais adiante lhe explicaremos como que o mtodo das associaes de imagens lhe podem prestar servios considerveis em todos os domnios onde a sua memria se exerce. A regra que acabamos de expor explica por que interessa, sempre, utilizar imagens mentais fortes e at esquisitas, porque o que forte ou esquisito fica mais bem gravado na memria. Lembre-se, pois desta regra: Pra facilitar a recordao ou lembrana, crie imagens fortes Vamos aos exerccios: EXERCICIO N 13 Reveja como fez em relao ao Exerccio n 3, o mesmo dia da semana anterior. Se fizer este exerccio numa quarta-feira, por exemplo, deve tentar reconstituir, to completamente quanto possvel o que fez durante a ltima quarta-feira. EXERCICIO N 14 Ser capaz de escrever as 4 regras de higiene do crebro enunciadas na lio n 2? EXERCICIO N 15 Lembra-se dos 4 versos aprendidos na lio 3? Recite-os.

Se no conseguir faz-lo perfeitamente, releia-os vrias vezes, recite-os.

EXERCICIO N 16 Faa novamente o exerccio das prateleiras cerebrais, mas, desta vez, mude os seus trs assuntos de concentrao. EXERCICIO N 17 Faa novamente o exerccio 4, mas com outra coisa: tire uma roupa do armrio, por exemplo, ou, melhor: pense em fazer qualquer coisa determinada: por exemplo, pense em telefonar a um amigo, amanh, antes de jantar, ou em ir ao farmacutico aps o seu dia de trabalho. Tente aplicar o mtodo preconizado das imagens fortes. Por exemplo, imagine-se noite, em casa, torturado pela dor por ter se esquecido de passar pelo farmacutico ou, ento, imagine-o a fazer violenta censuras, etc.. EXERCICIO N 18 Escolha uma obra difcil, de um autor conhecido pelo seu estilo rido e abstrato (por exemplo, Pascal, Descartes ou Proust, dos quais existem obras nas colees de bolso). Comece-a, lendo no princpio uma dezena de frases. Depois, retome cada frase, no passando a seguinte sem ter penetrado profundamente no sentido do que l. Se lhe for necessrio, recorra a um dicionrio. Avance todos os dias uma dezena de frases, relendo as pginas dos dias anteriores. Ao fim de uma semana coloque por escrito aquilo que fixou. um dos melhores exerccio de desenvolvimento da sua capacidade mental.

Lio 07 de 54 - O processo normal de memorizao Parte 2


A OBSERVAO B) Observe bem. Quando se trata de lembrar de qualquer coisa, a ateno deve tomar uma forma mais precisa: a observao. Para que se recorde bem certo quadro de um mestre, no basta que se limite a prestar-lhe uma certa ateno. Para comear, preciso fazer uma idia de conjunto; depois, torna-se necessrio estudar-lhe os pormenores. A partir do momento em que se trate de fixar qualquer coisa que comporta diferentes elementos ou diferentes aspectos, tem de se observar. Veremos tambm, ao estudar a associao, que esta carece s vezes da observao de outros elementos alm da noo ou objeto a fixar. Para apreender a melhor observar, treine-se a examinar as coisas sob os seus diferentes aspectos e diferentes sentidos: veja o panorama geral e a cor, toque, sinta, prove, escute, examine o peso, o volume, a dureza, etc... Quanto maior nmero de sentidos em ao mais facilmente se recordar. A observao da coisa a fixar essencial. esta primeira observao que vai produzir um

registro inicial desta coisa na memria. No poder encontrar posteriomente na sua memria o que l no tiver posto. As lacunas da nossa memria provm, em grande parte, de um registro defeituoso, isto , de uma impresso deficiente. Quando quiser fixar um trecho ou uma poesia, deve observar atentamente a escolha das palavras, o ritmo das frases. Deixe que se formem no seu esprito as imagens sugeridas pelo autor. Para se reterem as palavras, as idias, necessrio dar-lhes imagens. Para se conservarem abstraes, necessrio tentar concretiz-las, tentar v-las sob a forma de imagens. Quando se tratar de reter noes ou fatos mltiplos, pode-se facilitar o seu registro atravs de abreviaturas e esquemas. graas a smbolos e esquemas que se podem fixar mais facilmente as reaes qumicas ou as experincias de fsica ou as frmulas matemticas. Mas estes smbolos e abreviatuas podem ajud-lo tambm em domnios diferentes. Procure aplicaes na sua profisso. Como Observar? Observar: todos sabemos o que isso significa e, no entanto, geralmente observamos muito mal. Suponhamos que voc devia observar um momento, a Opera (de Paris), por exemplo. Se proceder conforme 99 pessoas em cada 100, deixar sem dvida que o seu olhar v do comprimento para a largura, da altura para a base, se um pormenor para outro, etc... Se, 48 horas depois, lhe for pedida uma descrio preciosa da Opera, ter imensa dificuldade em faz-la. Porque? Por que olhou mas no observou.

Comece por observar as formas gerais: retangulares, triangulares, esfricas, assim como o modo como esto distribudas. Examine as dimenses e as propores: comprimento em relao altura, etc... Examine a arquitetura: fachada, ngulos, janelas andares, tetos... Examine os detalhes: molduras, esculturas, ferragens, motivos decorativos, etc...

Procedendo desta maneira, voc faz uma observao verdadeira que deixar na sua memria uma impresso duradoura. Este mtodo de observao no vlido, unicamente, em relao aos monumentos: aplicase a tudo passagens, quadros, objetos, plantas, feies, etc... Passe sempre pelas fases seguintes:


Para

Observao da forma geral, do volume; Observao e avaliao das dimenses e propores; Estrutura geral, aspecto, estilo, cores, etc.; Exame da diferentes partes componentes; Exame dos pequenos pormenores no interior dessas partes. ser fixar estas observaes eficientemente muito vantajoso pr-se,

simultaneamente, a si mesmo, as perguntas e formular as respectivas respostas, como os exemplos abaixo:

Qual a forma do teto? O teto tem uma triangular. A A altura mais importante que a largura? No: a altura inferior, em cerca de um quarto. Quantas colunas h? H oito colunas na fachada. Que representam batalhas da antiguidades, etc... Classificao

O registro das idias, das noes, dos fatos, facilitado pela classificao. A classificao consiste, por um lado, em agrupar o conjunto de dados s emelhantes, por outro, ligar esses dados a um grupo mais geral. Por exemplo, examine o quadro de objetos que faz parte do exerccio n 1. Voc ficar com grande probabilidade de fixar tais objetos se os agrupar em redor da mesma idia: volta da idia de refeio, a agrupar, por exemplo:

Garrafa Copo Cafeteira Taa Faca

volta da idia de toilette e de roupa, voc agrupar:

N de borboleta Tesoura Linhas Boto Alfinete de molas Sapatos Escova.

Ao redor das idias de repouso e leitura:

Jornal culos Livro Lmpada eltrica Cachimbo Fsforo Lpis Carta

A classificao pode ser feita mentalmente, mas se tratar de noes complexas, recomendvel fazer-se um quadro sintico. O quadro sintico de uso geral. Enquanto que o esquema ou as abreviaturas so somente transcries simplificadas de dados que se prestam a esquematizao ou abreviatura, o quadro sintico pode empregar-se sempre que se pretenda ter uma viso de conjunto de uma questo, mesmo complexa. A seguir damos o exemplo de como se estabeleceria o quadro sintico do plano deste curso consagrado ao desenvolvimento da memria. Se lhe fosse necessrio conhecer este plano de cor, sem dvida que este quadro sintico seria a melhor maneira de classificar e observar, para o fixar. Nota: O quadro sintico junto no segue rigorosamente a ordem das lies, mas reagrupa o seu contedo numa ordem lgica.

QUADRO SINPTICO DO CURSOS SOBRE A MEMRIA


Princpios rudimentares Introduo Princpios Gerais Mtodo em relao com os sentidos Associaes gerais Mtodo de aplicao na vida cotidiana Aplicao no estudo das letras e cincias Outras aplicaes Articulaes numricas Tabelas e Concatenaes, Aplicaes e outros estudos Mtodo geogrfico, matemtico, lnguas, etc. Ordens gerais de fixaes EXERCICIO N 19

Continue o exerccio de concentrao n 18 EXERCICIO N 20 Eis um exerccio de concentrao bastante fcil, mas, no entanto, excelente: conte, da frente para trs, partindo de 200 at 2 e saltando os nmeros de 3 em 3 : 200- 197- 194191- 188- etc... EXERCICIO N 21 Este exerccio semelhante ao exerccio n 1. Observe atentamente o seguinte quadro de objetos durante um minuto. Depois, tente agrupar e classificar os objetos, conforme acabamos de sugerir. No entanto, esta classificao muito mais difcil de realizar que a do exerccio n 1, mas voc ver que j conseguira um resultado melhor.

EXERCICIO N 22 Observe a seguinte figura e responda o questionrio que se segue anotando quantas respostas acertou.

O que faz a pessoa da direita? Qual a atitude da pessoa da esquerda? Qual a forma do p da mesa?

O que esta sobre a chamin? Quantas velas tem no candelabro? Qual o aspecto e a forma do assoalho?

Potrebbero piacerti anche