Sei sulla pagina 1di 17

Nenhum homem falha de propsito

O ministrio com homens constitui-se em um grande desafio


Qualquer um pode me trazer um problema, porm, estou procurando algum que possa me trazer tambm uma soluo. Este captulo oferece uma viso geral de um sistema testado e aprovado que visa auxili-lo na misso de discipular cada homem de sua igreja. Os demais captulos iro explicar este sistema em detalhes. Patrick Morley

Durante um perodo de grande expanso tecnolgica, alguns jovens profissionais em Orlando, Flrida, estavam criando uma empresa dos sonhos. Com experincia no auxlio a desabrigados, desempregados, enfermos e desfavorecidos, eles desenvolveram um sistema computadorizado nico para rastrear casos mediante os programas de servios sociais. medida que a notcia sobre essa nova tecnologia se espalhava, consultas surgiam de todos os cantos do pas. Logo, aqueles rapazes desenvolveram uma empresa lucrativa, de investidores e consultores. Com isso, estavam promovendo o bem no mundo. No processo, claro, eles tambm esperavam se beneficiar.

O SONHO AMERICANO
Brett era um daqueles sonhadores. No primeiro ano da empresa, eles conseguiram amealhar o primeiro milho em vendas.
11

Homens... Alm do churrasco e futebol

No era um trabalho fcil. Uma pessoa era responsvel em vender o programa, isto , Brett. Para isso, ele se deslocava para qualquer lugar, a qualquer hora para falar a qualquer pessoa. Brett participava de incontveis conferncias e fazia inmeras apresentaes comerciais do produto. Ele estava vivendo o sonho americano: participar do desenvolvimento de uma companhia tecnolgica. Em breve, especuladores capitalistas comearam a ligar, dizendo a Brett e a sua equipe como eles deveriam crescer. Eles afirmavam que se determinadas metas fossem alcanadas, ento, estariam prontos a investir. Brett e sua equipe acreditaram nisso. Assim, seguindo o conselho dos especuladores capitalistas, Brett formou uma equipe de vendas nacional. Logo, seis pessoas estrategicamente posicionadas buscavam por clientes em potencial. Contudo, esses vendedores eram pouco experientes tanto com respeito aos servios sociais quanto prpria tecnologia, de modo que to logo descobriam um possvel cliente, Brett viajava para fazer as apresentaes. Em vez de ter apenas uma pessoa agendando viagens para ele, Brett agora possua seis pessoas fazendo isso!

O ESTOURO DA BOLHA
Ento, a bolsa de valores comeou a cair. De sbito, os especuladores capitalistas que avidamente aconselharam o crescimento da empresa passaram a no mais responder s ligaes telefnicas, mesmo quando Brett e sua equipe alcanaram as metas estipuladas por aqueles investidores. Quando o problema torna-se grande, preciso se esforar ainda mais. Brett ouviu esse ditado a vida toda. Desta forma, ele passou a trabalhar com mais afinco ainda. Mesmo sem o capital daqueles investidores, Brett estava determinado a fazer da empresa um sucesso. Uma tarde, Brett recebeu um entusiasmado telefonema de seu representante, no Texas. Este solicitou a Brett que fosse at l
12

O ministrio com homens constitui-se em um grande desafio

sem demora, para tratar de uma grande perspectiva governamental. Um pouco cansado, Brett ligou para a sua esposa, Kimberly, a fim de lhe contar que teria que viajar novamente. A resposta dela o pegou de surpresa: Tudo bem disse ela. mais fcil quando voc no est aqui. Brett gracejou desconcertado: Mais fcil quando no estou em casa. Que mentira! O casal tinha dois filhos pequenos, eram ativos na igreja que frequentavam e tinham casa prpria. O que ela estava querendo dizer com aquilo? Ento, ao chegar em casa, Brett perguntou. Quis dizer que mais fcil quando voc no est aqui ela repetiu. Voc est tentando construir uma empresa. Eu compreendo. Porm, no fcil para mim tambm. Voc liga s 17:30h para dizer que estar em casa em trinta minutos, mas s chega s 20h. Tento em vo manter a comida quente. Sou eu que tenho de responder s crianas quando elas perguntam pelo pai ou por que o pai est to nervoso. Quando voc est em casa, est to cansado que nos ignora totalmente. Portanto, v viajar. Eu estarei bem. De verdade. Apenas mais fcil quando voc no est em casa. Brett estava em apuros. O pior de tudo que ele realmente no sabia como aquilo acontecera. Ele havia se convencido de que tudo o que fazia era pela famlia. Com seu esforo, ele imaginava comprar uma casa maior e melhor localizada para agradar a sua esposa, mandar seus filhos para boas escolas e poder fazer caridade. No entanto, em algum momento da sua caminhada, ele perdeu o rumo. Enfim, compreendeu que no fazia aquilo por sua famlia, mas para si mesmo. Por ironia, enquanto Brett se enrolava com a sua empresa, ele e sua esposa continuavam a trabalhar na igreja, liderando o louvor para centenas de crianas em inmeros cultos a cada fim de semana. Como isso pode acontecer? Brett havia crescido na igreja. Agora, tornara-se lder em sua igreja atual! No obstante, a sua esposa e seus filhos preferiam que ele no estivesse em casa. Era mais fcil. Ele tornara-se um transtorno na vida deles.
13

Homens... Alm do churrasco e futebol

Por que Brett estava sendo deixado para trs? Por que ele no se conectou com sua igreja de forma a torn-lo um apaixonado discpulo de Jesus Cristo?

O PARADOXO DO MINISTRIO COM HOMENS: ELE UM GRANDE DESAFIO


Ministrio com Homens. Quo complicado ele pode ser? Pense nisto: Voc tem uma igreja. E nela h homens. Acrescente um testemunho, algumas panquecas, uma orao, e pronto! A est um ministrio com homens, certo? Man in the Mirror (Homem no espelho) tem atuado junto a milhares de igrejas em toda a Amrica, ajudando-as a discipular homens. Lderes de igrejas em todo o mundo tm viajado at Orlando para participar de cursos em nosso Centro de treinamento de liderana. Este livro baseado no aprendizado que obtivemos com essas igrejas e lderes. Vamos nos apoiar neles. Para encorajar e motivar esses lderes costumvamos dizer: Prestem ateno. O que estamos tentando fazer aqui no algo complexo. E, ento, durante certa aula... uma nova reflexo. Ao olharmos para esse grupo de lderes lutando para alcanar os homens de suas respectivas igrejas, percebemos que eles no so homens simplrios. Muitos so empresrios, profissionais independentes e lderes bem-sucedidos. Homens inteligentes, hbeis e esforados. No obstante, ano aps ano, se desgastam na misso de alcanar e discipular os homens da igreja. Por qu? Porque o ministrio com homens rduo. Como afirmou um de nossos lderes: O homem um ser difcil de alcanar. Na verdade, o ministrio com homens bem complexo. Embora o processo em si seja simples, os homens so muito complicados.

14

O ministrio com homens constitui-se em um grande desafio

Quando voc trabalha com foguetes, as coisas so bem objetivas. Tudo gira em torno de leis fsicas e conceitos matemticos, como gravidade, velocidade, ngulos de ascenso e coeficientes de resistncia. Porm, homens esto longe de ser previsveis. Foguetes no so despedidos, no tm problemas com filhos ou enfrentam problemas de sade. Contudo, h alguns paralelos entre a cincia de foguetes e o ministrio de homens, por exemplo: Gravidade - A maioria dos homens sente o peso de ser o provedor financeiro da famlia, de tentar ser um bom marido e pai, de resistir s tentaes de um mundo que visa arrast-lo para baixo. Velocidade - Novos cristos possuem um grande entusiasmo, porm muitos homens j esto na igreja h muito tempo e seu entusiasmo se esvaneceu. ngulos de ascenso - Alguns homens reagem prontamente e seguem adiante, outros, porm, experimentam avanos e retrocessos em suas jornadas espirituais, alternando direes e magoando pessoas nesse processo. A chave assegurar que avancem em sua jornada espiritual, tornando-se cada vez mais semelhantes a Cristo. Coeficiente de resistncia - Trabalho, esportes, problemas familiares, compromissos na igreja, passatempos... Tudo isso parece deter o avano dos homens, bem como dos lderes, enquanto buscam desenvolver sua f e seu ministrio. Se voc tem lutado para alavancar o seu ministrio com homens, isto deve lhe trazer alvio e esperana. O alvio vem quando voc compreende que isso no ocorre apenas com voc (de fato, muito difcil alcanar e discipular homens), e a esperana surge porque este livro contm uma estratgia que pode ajud-lo a lograr isso. Voc pode alcanar os homens de sua igreja. possvel faz-los crescer e se assemelharem mais a Cristo. Este livro lhe mostrar como.

15

Homens... Alm do churrasco e futebol

A FSICA DO MINISTRIO COM HOMENS


No entanto, voc dever aceitar inmeras constantes se desejar lanar e sustentar um ministrio com homens poderoso. (Isso ser abordado mais tarde, porm bom lidar com suas expectativas desde o princpio.) Aqui esto trs parmetros realistas para lembrar: Primeiro, necessrio um longo tempo para se fazer um discpulo. Jesus passou trs anos com seus discpulos, viajando, tomando refeies com eles e ensinando. Mesmo assim, um deles o traiu, outro negou conhec-lo, e todos os outros entraram em pnico, escondendo-se aps a sua morte. Como, ento, esperamos fazer discpulos em 24 aulas semanais? O corolrio para isto ... Segundo, pode demorar at dez anos para construir e manter um ministrio com homens sustentvel e bem-sucedido. Est certo. Dez anos. Como Richard Foster afirmou: Nossa tendncia superestimar o que podemos realizar em um ano.1 No existe tal coisa como um ministrio com homens que se tornou bem-sucedido da noite para o dia. Se voc entender isso, no devido tempo, olhar para a sua igreja e ver homens que so discpulos e lderes. Compreender que, de alguma forma, seu ministrio responsvel pela maioria daqueles homens. E isso demorar dez anos. Voc no chamado a produzir resultados imediatos, apenas a ser fiel. Terceiro, no existe Cinco passos fceis para desenvolver um ministrio de homens eficaz. No existe nem mesmo cinco passos difceis. No Centro de Treinamento de Liderana, por vezes, nos referimos a isso como Inserir a Ponta A na Abertura B do Ministrio com Homens. Simplesmente, no funciona assim. Esta obra instrutiva, no prescritiva. Podemos explicar por que e como discipular homens, porm no especificamos exatamente o que voc deve fazer. Ao invs disso, ajudaremos voc a planejar, de modo concreto, os seus prximos passos, conforme a cultura e as necessidades de sua igreja.

DO PROTTIPO FABRICAO
A dura e fria realidade que no testemunharemos um reavivamento no mundo se a formao eficaz de discpulos nas igrejas
16

O ministrio com homens constitui-se em um grande desafio

no avanar da fase de prottipo para a fase de fabricao. O que queremos dizer com isso? Imagine-se vivendo no ano de 1900. possvel que, ao ver um automvel circulando por sua cidade, as pessoas se juntassem para apontar e comentar a apario de um aparato to novo e incomum. Porm, apenas 25 anos mais tarde, ver um automvel em circulao j era um fato banal e corriqueiro. Por qu? Pelo fato de que, em 1913, Henry Ford ter inventado a linha de montagem com uma esteira transportadora. Por volta de 1927, a Ford j havia fabricado cerca de quinze milhes de seu modelo T! Ford ajudou a mover a indstria automotiva da fase de prottipo para fabricao. Neste exato momento, centenas de igrejas esto realizando um maravilhoso trabalho no discipulado de homens. Talvez tenha ouvido falar de alguns deles e podeA GRANDE ideia mos cit-los e aprender com o seu sucesso. No entanto, h cerca de 350 mil igrejas apenas nos Estados O sistema de Unidos. Nossa paixo testemunhar discipulado de sua um ministrio formador de discpulos igreja perfeitamente dinmico em centenas de milhares projetado para de igrejas. O discipulado de homens precisa deixar de ser uma atividade produzir o tipo de comum e eficaz restrita a algumas homem que ocupa os igrejas, passando a caracterizar a vida seus bancos da maioria delas.

UM SISTEMA PERFEITAMENTE PROJETADO


E quanto a sua igreja local? Nos negcios, h uma mxima: O seu sistema est perfeitamente projetado para produzir os resultados que voc est obtendo. Imagine uma montadora onde o paralama dianteiro direito se desprende em um tero de todos os carros que saem da linha de montagem. O sistema de manufatura da fbrica est perfeitamente projetado para produzir carros, cujos paralamas tm uma chance em trs de cair!
17

Homens... Alm do churrasco e futebol

A aplicao disso vai alm dos processos de manufatura. O mesmo pode ser dito dos sistemas de ministrios (ou modelos). Em outras palavras, o sistema de discipulado de sua igreja est perfeitamente projetado para produzir o tipo de homem que ocupa os bancos de sua igreja (ou que deixa seus bancos vazios, conforme o caso).

COMO ESTE LIVRO ESTRUTURADO


Eis a razo pela qual ns, da Man in the Mirror (Homem no espelho), concentramos nossos esforos em auxiliar as igrejas, equipando e treinando os seus lderes, bem como o motivo por que escrevemos este livro. Apresentaremos a voc um sistema designado a manter um ministrio formador de discpulos eficaz entre os homens de sua igreja. Este modelo tem sido testado e aprovado nas igrejas locais e, portanto, um sistema que funciona bem, projetado para criar discpulos comprometidos.

MODELO INDICADO PARA MINISTRIO COM HOMENS


Um sistema designado a produzir discpulos compromissados
Amplo --------------------------------------------------------------------- Profundo
Homens que precisam de Cristo Homem Ministrio com homens
abrangente

Homem

Homem

Discpulo CRIAR

Viso SUSTENTAR

CAPTURAR

As trs dobras da liderana O cdigo do homem Portal prioritrio

Discpulo Discpulo Discpulo Discpulo Discpulo

Discpulo

18

O ministrio com homens constitui-se em um grande desafio

Este modelo demonstra como desenvolver uma esteira de pessoas ou esteira transportadora para discipular os homens de sua igreja. Assim como uma esteira rolante de qualquer aeroporto ou uma linha de montagem da fbrica de Henry Ford, este processo auxilia homens a se deslocarem do lugar onde esto para o lugar onde Deus deseja que eles estejam. O restante deste captulo fornece uma viso geral dos componentes presentes no modelo, bem como uma prvia do que vir nos demais captulos. Faremos uma viagem panormica sobre os principais conceitos e critrios. No h necessidade de voc compreender tudo agora porque cada aspecto ser abordado passo a passo nos demais captulos. Por que estamos apresentando esses itens aqui? importante familiarizar-se com todas as ideias antes de discutilas em detalhes porque juntas elas formam o todo. Este sistema , definitivamente, mais do que a soma de suas partes. O modelo, bem como este livro, possui trs sees. O foco da Parte um: A Promessa do Ministrio com Homens propiciar uma melhor compreenso sobre como os homens esto agindo, o que eles precisam e como auxili-los. O foco da Parte dois: Os alicerces de seu ministrio com homens visa a compreenso da construo de blocos dentro de um sistema de discipulado sustentvel em sua igreja. O foco da Parte trs: Planejando e executando o seu ministrio com homens visa dar a estratgia para discipular cada homem de sua igreja. Ao final do captulo 12, especialmente se trabalhar o livro com uma equipe, voc ter criado um plano concreto quanto ao que fazer em sua igreja. A Parte um ser explorada nos captulos 24; a Parte dois nos captulos 57 e a Parte trs, nos captulos 812. A seguir, veja uma breve introduo a cada uma delas.

19

Homens... Alm do churrasco e futebol

PARTE 1: A PROMESSA DO MINISTRIO COM HOMENS: O QUE SUA IGREJA PODE FAZER PELOS HOMENS
Antes de voc iniciar a construo do sistema, aconselhvel compreender tanto os pontos iniciais quanto os finais. Comecemos pelos homens. O que exatamente esperamos realizar com eles? Os homens que voc est tentando alcanar constituem a matria-prima de seu sistema. Os homens em sua igreja e comunidade so a alimentao do lado esquerdo de sua esteira transportadora. Voc ver mais sobre a condio dos homens na Amrica no captulo 2. Discpulos. O seu alvo criar um ambiente que possa ser usado por Deus na produo de discpulos. Discpulos so homens chamados a caminhar ao lado de Cristo, equipados a viver como Cristo e enviados a trabalhar para Cristo (2Tm 3.15-17). Estes so os resultados, ou produtos, de seu sistema de ministrio com homens. Discpulos so cristos bblicos. Alguns se tornaro lderes e alguns desses lderes se tornaro aliados. (Leia mais sobre discpulos no captulo 3.) Quais as caractersticas dos homens em cada um desses estgios? 1. Cristos bblicos - Estes so homens que compreendem o evangelho e tm fome de crescimento espiritual. Eles pararam de buscar o Deus que desejavam, passando a buscar o Deus que . Compreendem que as mudanas ocorrem do interior para o exterior. Eles sabem por experincia prpria que o cristianismo no sobre mudana de comportamento, mas sobre transformao de corao. No captulo 9, abordaremos com mais detalhes os cristos bblicos. 2. Lderes - So homens que esto comeando a viver da abundncia de seu prprio relacionamento pessoal com Jesus. Eles no esto mais preocupados apenas com sua caminhada com Deus, mas, agora, desejam fazer o que for necessrio para ajudar outras pessoas a crescerem tambm. Eles so os homens fiis que, por sua vez, transmitiro o que aprenderam a outros (2Tm 2.2). Leia mais sobre lderes no captulo 6.
20

O ministrio com homens constitui-se em um grande desafio

3. Aliados - Estes so homens que se tornaram passionalmente convencidos de que Deus pode us-los, bem como a sua igreja, a fim de transformar o mundo para a sua glria. So aqueles que se tornam futuros membros de sua equipe de liderana, promovendo grande crescimento em seu ministrio de discipulado de homens. Ore e concentre suas energias em formar aliados. Leia mais sobre eles no captulo 4.

PARTE 2: OS ALICERCES DE SEU MINISTRIO COM HOMENS


Trs componentes fornecem uma base slida sobre a qual voc deve construir o seu ministrio com homens, ou seja: Portal prioritrio (a filosofia de seu ministrio), Cdigo do homem (o ambiente que voc cria para os homens) e Trs dobras da liderana. Portal prioritrio - As igrejas que alcanam homens com eficcia fazem do discipulado a sua prioridade (veja Mt 28.19). Com isso queremos dizer que todas as outras iniciativas da igreja servem ao propsito maior do discipulado. No possvel produzir adoradores implorando aos homens que adorem; no se produz dizimistas entre os homens constrangendo-os a ofertar; no se produz evangelistas apenas treinando-os a compartilhar. Os homens no adoraro a um Deus que desconhecem ou no honram; eles no ofertaro a um Deus que no amam; e no compartilharo sobre um Deus pelo qual no so apaixonados. O modelo de Jesus produzir discpulos que adorem, ofertem, que sejam apaixonados em compartilhar as boas-novas sobre o que ele fez pela humanidade. Discutiremos o portal prioritrio no captulo 5. Cdigo do homem - Igrejas que efetivamente discipulam homens possuem uma forte atmosfera masculina. Elas criam um cdigo do homem no-escrito que define o que significa ser um homem naquela igreja. Os novos homens absorvem esse cdigo pela atmosfera: Aqui, ser um homem ser importante e valioso. Igualmente, desempenhar um papel naquilo que Deus est fazendo para transformar o mundo. Muitas vezes, a incrvel aventura de seguir a Cristo fica escondida debaixo de boletins e anncios
21

Homens... Alm do churrasco e futebol

enfadonhos. Torne a sua igreja em um local onde os homens possam ser homens. No captulo 5, voc poder ler mais sobre esse cdigo. Trs dobras da liderana - Para discipular todos os homens de sua comunidade ou igreja, a sua esteira transportadora necessitar de um alicerce slido, ou seja, liderana. Ministrios bem-sucedidos de discipulado para homens contam com o envolvimento ativo do pastor snior, de um lder compromissado e de uma equipe de liderana efetiva e renovada. Estes constituem as trs dobras da liderana (como o cordo de trs dobras citado em Ec 4.12). As trs dobras da liderana explorada no captulo 6.

SOBRE O ALICERCE: O PROCESSO


Sobre esse alicerce, ns o ajudaremos a construir uma esteira transportadora o processo de seu ministrio com homens. Amplo ao profundo - As igrejas que alcanam homens constrem um sistema que move os homens, de modo contnuo, do Amplo ao Profundo. Um objetivo de seu ministrio com homens envolver os que no conhecem a Cristo (interessados em oportunidades no lado amplo) e mov-los at que se tornem discpulos fervorosos (envolvidos no ministrio no lado profundo). Cada atividade ou programa em sua igreja dever atrair homens que esto em diferentes pontos da esteira, entre o amplo e o profundo. Um dos papis da liderana assegurar que todos os seus lderes estejam no mesmo trecho e que tenham coberto todo sistema para ajudar a discipular cada homem. Abrangente - Desenvolva uma atitude mental abrangente de modo a reconhecer que tudo o que a sua igreja faz que diz respeito aos homens o ministrio com homens. Em outras palavras, o tamanho de seu ministrio com homens igual ao nmero de homens em sua igreja. A definio tradicional do ministrio com homens restringe-se apenas quelas atividades que ocorrem quando os homens esto por conta prpria, como, o caf da manh aos sbados. Um ministrio totalmente abrangente discipula homens onde eles esto, maximizando o impacto do reino sobre toda e
22

O ministrio com homens constitui-se em um grande desafio

qualquer interao, envolvendo todos os homens. Assim, voc tem um ministrio com homens que abrange todos os homens de sua igreja. A nica questo agora : O ministrio eficaz ou no? Esse movimento contnuo do amplo ao profundo e o ministrio totalmente abrangente so detalhados no captulo 7.

PARTE 3: PLANEJANDO E EXECUTANDO O SEU MINISTRIO COM HOMENS


Uma vez que a esteira transportadora esteja construda, voc necessita de um motor para coloc-la em movimento. Voc desenvolver e executar o seu plano com a estratgia Viso-Criar-CapturarSustentar. Introduzir tal estratgia ajuda a mover homens passo a passo ao longo da esteira para que se tornem discpulos maduros. Aqui est uma breve introduo a cada elemento (eles sero descritos em detalhes nos captulos 811).
CRIAR

Viso
SUSTENTAR CAPTURAR

Viso - As igrejas que produzem discpulos, claramente definem e comunicam a sua viso atravs de meios que repercutam nos homens. Utilize um nome, um lema e/ou uma frase que atinja os homens de modo visceral. Em toda e qualquer interao que voc tenha com eles, explique clara e passionalmente como aquele evento ou atividade ajuda a cumprir o seu propsito e a trazer glria a Deus. Criar - Crie o momento com os homens criando valor. Introduza um homem ao discipulado ajudando-o a dar um novo passo espiritual. Convide-o para um caf da manh, para um evento na igreja ou uma atividade especial dos homens. Se ele aceitar o convite porque voc lhe deu algo que ele acredita ser valioso. Capturar - Capture o momento ao fornecer a cada homem o prximo passo correto quando voc der incio ao movimento. Utilize atividades simples e de curta durao que facilitem o avano daquele homem. Por exemplo, oferea um estudo de seis semanas
23

Homens... Alm do churrasco e futebol

sobre algum assunto importante, como finanas ou trabalho. Assegure-se de capturar o momento ao solicitar o compromisso dos homens no instante em que eles entenderem o valor daquilo. Sustentar - Mantenha o movimento ao envolver os homens nos mais efetivos e duradouros processos de discipulado de sua igreja. O mais breve possvel, ajude-os a desenvolver relacionamentos mais significativos com outros homens. As mudanas mais permanentes ocorrem no contexto de relacionamentos. Sustente a transformao ao focar o corao em vez de permitir que sejam apenas bons exteriormente. Repita esse ciclo reiteradas vezes por meio de suas interaes com os homens e veja como Deus o utiliza para ajud-los a se tornarem discpulos fervorosos. Construindo o seu plano - Este sistema funcionar de maneira diferente em cada igreja. No captulo 12, examinaremos novamente todo o modelo, passo a passo. Forneceremos dois grupos de exerccios um para ser trabalhado nos prximos trs meses e o outro no prximo ano. Isso lhe dar a oportunidade de construir um plano concreto que seja adequado sua igreja. Qual o resultado de introduzir esse sistema em uma igreja local? Voc far parte de uma igreja dinmica formada por homens fervorosos que vivem e amam como Cristo. Temos visto isso ocorrer em centenas de igrejas.

POR QUE ISSO TO IMPORTANTE?


Muitos lderes com os quais conversamos tm expressado o seu espanto ao tomarem conhecimento da estatstica levantada pelo instituto de pesquisa Barna de que apenas 4% dos americanos e 9% de cristos convertidos possuem uma cosmoviso bblica.2 Considerando a grande quantia de dinheiro gasta pelas igrejas a cada ano cerca de 31 bilhes de dlares em 20013 (igrejas representando quase cinquenta milhes de membros) somos tentados a perguntar. O que as igrejas esto fazendo, pois, com certeza, no parecem estar formando discpulos?
24

O ministrio com homens constitui-se em um grande desafio

As consequncias so devastadoras. Cerca de 40% da gerao da exploso demogrfica foram criadas por pais separados ou divorciados e os erros dos pais esto sendo repetidos pela gerao seguinte: Hoje, 33% do total de 72 milhes de crianas americanas esto indo para a cama em um lar onde o pai biolgico inexistente. E estima-se que 66% delas no vivero mais com os dois pais biolgicos at completar dezoito anos.4 Estamos colhendo os frutos de nossa falha em discipular homens.

A OPORTUNIDADE: O HOMEM SE APROXIMA


A histria contada no incio deste captulo no mera ilustrao, mas verdadeiro relato de um dos autores Brett Clemmer. Na mesma poca em que sua esposa lhe contou que era mais fcil para ela e os filhos quando ele estava viajando, Brett recebeu a ligao de um amigo, Kevin. Voc sabe que nossas esposas esto se reunindo em um estudo bblico de mulheres? Bem, eu conversei com alguns dos outros maridos e, talvez, devssemos ter um grupo de homens tambm. Se no houver outra razo, que seja apenas para nos proteger, porque tenho certeza de que elas falam sobre ns. Brett tambm tinha essa certeza. Ele pensou sobre o que, porventura, Kevin havia ouvido sobre ele. Com certeza Brett respondeu. O que iremos estudar? Lembra-se daquele livro recomendado em nossa igreja algumas semanas atrs? Traga-o e veremos se o grupo deseja estud-lo. Brett levou o livro. Aquele grupo, afirma Brett, foi o comeo do reavivamento de sua f: O livro era The Man in the Mirror (O Homem no espelho). O grupo decidiu estud-lo e isso salvou o meu casamento, a minha famlia e, de muitas formas, a minha vida. O livro falava diretamente sobre o que eu estava passando todo o conceito de um cristianismo cultural parecia extrado de minha experincia.

25

Homens... Alm do churrasco e futebol

Brett acrescenta que a parte mais importante de seu estudo foi ter conhecido os demais membros do grupo. Todos ns lutvamos para sermos bons pais e maridos, trabalhando em excesso e procurando encontrar um equilbrio. Com o grupo ganhei irmos e, juntos, caminhamos em direo a Cristo. Com o passar do tempo, a empresa de Brett fechou as portas. Porm, uma coisa engraada aconteceu quando meu sonho de construir uma empresa ruiu afirmou ele. medida que a minha carreira profissional afundava, o meu relacionamento com a esposa e os filhos submergia. Alm disso, encontrei uma nova vida em meus relacionamentos com os irmos e com Deus. Por qu? Porque algum decidiu me discipular. H homens em sua igreja como Brett. Este livro foi escrito com o intuito de ajud-lo a alcanar esses homens e discipul-los para o bem deles e para a glria de Jesus Cristo. Somos gratos por juntar-se a ns nesta aventura. Juntos, podemos pedir a Deus que nos ajude a no deixarmos nenhum homem da igreja sem envolver-se no ministrio de homens.

Lembre-se disto:
De fato, o ministrio com homens realmente complexo e rduo. Formar discpulos demanda longo tempo. possvel demorar at dez anos para desenvolver um ministrio com homens. No existe algo como Cinco passos simples para um ministrio eficaz com homens. Discipular homens exige sair da fase do papel, do prottipo e passar ao, fabricao. O seu sistema formador de discpulos est perfeitamente projetado para produzir os homens que esto ocupando os bancos de sua igreja ou no. O modelo utilizado pelo movimento Homens... Alm do churrasco e futebol ajudar a impulsionar os homens de sua igreja passo a passo, visando torn-los discpulos maduros.

26

O ministrio com homens constitui-se em um grande desafio

Fale sobre isto:


Discuta estas questes com a sua equipe de liderana. 1. O ministrio com homens , de fato, muito complexo. Voc concorda ou no? Por qu? Voc j fez alguma tentativa no sentido de desenvolver um ministrio com homens? Compartilhe a sua experincia. 2. Em poucas frases, como voc descreveria o sistema para alcanar e discipular os homens de sua igreja? Que tipo de resultados voc tem obtido? 3. Observe novamente o modelo adotado neste livro, que visa incluir todos os homens da igreja. Que conceitos est tentando aprender? Por qu?

Ore sobre isto:


Orem juntos, como equipe de liderana... para que Deus mantenha seus coraes unidos, enquanto buscam desenvolver um ministrio eficaz de discipulado de homens em sua igreja para que Deus revele como devem aplicar o que vocs tm aprendido para que a sua igreja seja um lugar onde cada homem seja discipulado e nenhum deles fique de fora

27

Potrebbero piacerti anche