Sei sulla pagina 1di 35

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

A IMPORTNCIA DA LEITURA NA FORMAO SOCIAL DO INDIVDUO


Danielle Santos de Brito1

RESUMO Este trabalho tem como objetivo expor qual a importncia da leitura na formao social de um indivduo, ressaltando que por meio da leitura que podemos formar cidados crticos, uma condio indispensvel para o exerccio da cidadania, na medida em que torna o indivduo capaz de compreender o significado das inmeras vozes que se manifestam no debate social e de pronunciar-se com sua prpria voz, tomando conscincia de todos os seus direitos e sabendo lutar por eles. Far parte deste estudo, tambm, o mundo da leitura, sua trajetria, como se desenvolveu dentro das grandes sociedades e quais as barreiras que encontramos como professores e alunos ao ler. Por fim, falaremos sobre como os contos de fadas, pequenos contos e mitos infantis cheios de magia e fantasia, podem ajudar no desenvolvimento da criana. PALAVRAS CHAVE: Leitura, desenvolvimento infantil, literatura infantil. ABSTRACT: This paper aims to expose what is the importance of reading in the social formation of an individual, noting that it is through reading that we can form critical citizens, a prerequisite for citizenship, as it makes the individual able to understand the meaning of many voices that are manifested in social web and decide, with your own voice, becoming aware of all their rights. We will study here, also, the reading world, its history, how it has been developed within the history of social life and what barriers they encounter as teachers and students to read. Finally, we will talk about fairy tales, short stories and myths for children full of magic and fantasy, and how it can help in children's development. Keywords: Reading, Children Development, Children Literature.

INTRODUO
No seguinte trabalho iremos expor qual a importncia da leitura na formao social de um indivduo, e ressaltar que por meio da leitura que podemos formar cidados crticos, uma condio indispensvel para o exerccio da cidadania, na medida em que torna o indivduo capaz
1

Graduada em Letras (Faculdade Don Domnico Guaruj)

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

de compreender o significado das inmeras vozes que se manifestam no debate social e de pronunciar-se com sua prpria voz, tomando conscincia de todos os seus direitos e sabendo lutar por eles. Ao lermos um texto estabelecemos um dilogo entre tudo o que sabemos e aquilo que o texto nos traz de novo, atribuindo significado ao que lemos, utilizando assim apropriadamente os recursos argumentativos para sustentarmos nossos pontos de vista. Ler no adivinhar e nem decifrar os significados. Ler reformular esses significados tantas vezes quantas forem necessrias a partir do encontro entre novas idias e opinies, da decorre a concluso de que nos textos e pelos textos que podemos adquirir a competncia de operar criativamente, um tipo de saber cada vez mais singular na contemporaneidade, ressaltando que na Literatura, o homem por meio da palavra e de sua capacidade criadora, recorta parte da realidade, cria o texto por meio do qual manifesta seu discurso, que est presente na obra de arte, portanto a Literatura arte, e como tal manifestao da alma e inteligncia humana. Num primeiro momento, explanaremos um pouco o mundo da leitura, sua trajetria, como se desenvolveu dentro das grandes sociedades e quais as barreiras que encontramos como professores e alunos ao ler. Em seguida falaremos da criana, como ela se desenvolve o que necessrio para que ela aprenda e busque o conhecimento, ressaltando que o interesse da leitura pode vir da prpria criana, sendo, porm necessrio que o estmulo de manter este constante aprendizado deve ser mantido pelos pais. Por fim, como os contos de fadas, pequenos contos e mitos infantis cheios de magia e fantasia, podem ajudar no desenvolvimento da criana. Verificaremos tambm como tais textos auxiliaro o professor a trabalhar temas polmicos, como discriminao, abandono e at mesmo como lidar com a separao de seus pais.

1. O MUNDO DA LEITURA

A leitura um conhecimento construdo de experincias nicas? Um desejo de viver?

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Na verdade, a leitura est relacionada no s a estes questionamentos, mas a inmeros outros. O ato de ler representado por meio da escrita, do som, da arte, dos cheiros. Cada leitor possui uma experincia prpria, cotidiana e pessoal, tornando a leitura nica, incapaz de se repetir, e este o seu grande encanto. Atravs deste recurso fabuloso, conseguimos o total domnio da palavra, traando idias e conhecimentos, sendo possvel entender o mundo que nos cerca, nos transformamos e, ao nos transformar, abrimos nossas mentes para o desconhecido, passando assim a construir um mundo melhor para cada um de ns. Por meio da leitura resgatamos nossas lembranas mais especiais, que fazem parte da nossa cultura. Essa cultura que nos foi dada tem como finalidade a formao de cidados crticos e conscientes de seus atos, porm essa cultura se dilui e se perde diariamente, e este saber, esta cultura que precisa ser recuperada. Podemos ressaltar que a leitura no se constitui em um ato solitrio, nem em atividades individuais, o leitor sempre parte de um grupo social, certamente carregar para esse grupo elementos de sua leitura, do mesmo modo que a leitura trar vivncias oriundas do social, de sua experincia prvia e individual do mundo e da vida. Ao ler um texto ou um livro, interagimos no propriamente com o texto, mas com os leitores virtuais, que so constitudos no prprio ato da escrita. O autor os cria em seus textos e o leitor real, l o texto e dele se apropria. O texto passa assim a exercer uma mediao entre sujeitos, tendo a influncia de estabelecer relaes entre os leitores reais ou virtuais. O conceito de leitura na maior parte das vezes est relacionado com a decifrao dos cdigos lingsticos e sua aprendizagem. No entanto, no podemos deixar de levar em considerao o processo de formao social deste indivduo, suas capacidades, sua cultura poltica e social. Martins2 define de uma forma bem simples e objetiva o que ler, mostrando que este ato no simplesmente um aprendizado qualquer, e sim uma conquista de autonomia, que permite a ampliao dos nossos horizontes. O leitor passa a entender melhor o seu universo, rompendo assim as barreiras, deixando a passividade de lado, encarando melhor a face da realidade.

MARTINS, Maria Helena. O que leitura?/ Maria Helena Martins, 1994.

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Saber ler e escrever, j entre os gregos e romanos, significava possuir as bases de uma educao adequada para a vida, educao essa que visava no s ao desenvolvimento das capacidades intelectuais e espirituais, como das aptides fsicas, possibilitando ao cidado integrar-se efetivamente a sociedade, no caso classe dos senhores, dos homens livres 3.

Dentro de toda uma sociedade, de uma cultura, no podemos nos esquecer, que a pea fundamental de todo este processo, primeiramente, somos ns. Ler tambm faz parte de um contexto pessoal. Temos que valoriz-lo para podermos ir alm. Alm de tudo o que se pode simplesmente ler, ir at onde nossa imaginao possa ser capaz de nos levar. Sartre, em seu relato autobiogrfico, mostra uma perspectiva mais realista, porm no menos interessante sobre a inicializao da leitura, em que nos mostra que ler est alm das letras impressas no papel. Em sua obra nos fala como foram suas primeiras experincias com a leitura, sendo o seu primeiro livro intitulado: Tribulaes de um chins na China.
[...] transportei-me para um quarto de despejo; a, empoleirado sobre uma cama de armar, fiz de conta que estava lendo: seguia com os olhos as linhas negras sem saltar uma nica e me contava a histria em voz alta, tomando o cuidado de pronunciar todas as slabas (...) fiz com que me surpreendessem _, gritaram admirados e decidiram que era tempo de me ensinar o alfabeto. Fui zeloso como catecmeno; ia a ponto de dar a mim mesmo aulas particulares; eu montava na minha cama de armar com o Sem famlia de Hector Malot, que conhecia de cor e, em parte recitando, em parte decifrando, percorri-lhe todas as pginas, uma aps outra: quando a ltima foi virada, eu sabia ler.4 (p.15)

O simples ato de ler passou a ser uma fantstica aventura, onde as barreiras do mundo no passavam de meras casualidades para ele. Sartre passou a enxergar os livros, o ato de ler, com outros olhos, mostrando-nos que a leitura vai alm de todas as nossas perspectivas, se nos deixarmos envolver por ela. A curiosidade passa a ser a necessidade de alimentar o imaginrio, desvendar os segredos do mundo e dar ao leitor o conhecimento de si mesmo atravs da maneira que l e encara o mundo. D-nos a impresso de o mundo estar ao nosso alcance, no s o compreenderemos, aprenderemos a conviver melhor, mas at modific-lo medida que incorporamos as experincias vividas em uma leitura.
Eu iria escut-las, encher-me-ia de discursos cerimoniosos e saberia tudo. Deixavam-me vagabundear pela biblioteca e eu dava assalto sabedoria humana. Foi ela quem me fez... nunca esgaravatei a terra nem farejei ninhos, no herborizei nem joguei pedras nos passarinhos. Mas os livros foram meus passarinhos e meus ninhos, meus animais domsticos, meu estbulo e meu campo; a biblioteca era um mundo colhido no espelho; tinha a espessura
3 4

Id. A aplicao noo da leitura, 1994, p. 23. Id. Como e quando comeamos a ler, 1994, p. 15.

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

infinita, a sua variedade e a sua imprevisibilidade. Eu me lanava s incrveis aventuras: era preciso escalar cadeiras, as mesas, com o risco de provocar avalanches que me teria sepultado.5

Paulo Freire afirma que ningum educa ningum, como tampouco ningum se educa a si mesmo; os homens se educam em comunho, mediatizados pelo mundo. Sartre e Burroughts nos indicam que o conhecimento da lngua no suficiente para se efetivar a leitura, necessrio algo mais. Precisamos adquiri-la, a partir de situaes comuns que se interpem em nosso dia-a-dia, ou seja, devemos nos abrir para compreender no s o mundo da leitura, mas tambm a sociedade em que vivemos, pois sem o encontro destes dois ingredientes nosso processo de leitura nunca estar completo, pois o verdadeiro leitor nunca passivo diante do texto; ao contrrio, ele o responsvel direto dos sentidos que imprime a esse texto.

1.1A trajetria da leitura.


O livro tem aproximadamente seis mil anos de histria para ser contada. H 40.000 anos o homem expressava-se atravs de pinturas nas paredes de cavernas (pictografia6). Durante seu desenvolvimento o homem foi substituindo a representao visual, pela sonora, assim, a linguagem foi adquirindo sua verdadeira natureza, que a oral. A humanidade possuidora da razo, possibilitando a comunicao e o relacionamento com os outros homens. Os sumrios7 guardavam suas informaes em tijolo de barro. Os indianos faziam seus livros em folhas de palmeiras. Os maias e os astecas, antes do descobrimento das Amricas, escreviam os livros em um material macio existente entre a casca das rvores e a madeira. Os romanos escreviam em tbuas de madeira cobertas com cera, os egpcios desenvolveram a tecnologia do papiro, uma planta encontrada s margens do rio Nilo, suas fibras unidas em tiras serviam como superfcie resistente para a escrita hieroglfica.

Id. Como e quando comeamos a ler, 1994, p.16. 6 Escritura primitiva ideogrfica, em que as idias so expressas por meio de cenas ou objetos desenhados. 7 Os sumrios desenvolveram se na regio sul da Mesopotmia, entre os rios Eufrates e Tigre (rea integrante do Crescente Frtil) entre os anos 4000 e 1950 a.C.

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Segundo dados da revista Espao Aberto da USP, o papel como conhecemos surgiu na China no incio do sculo II, atravs de um oficial da corte chinesa, a partir do crtex de plantas, tecidos velhos e fragmentos de rede de pesca. A tcnica baseava-se no cozimento de fibras do lber - casca interior de certas rvores e arbustos - estendidos por martelos de madeira at se formar uma fina camada de fibras. Posteriormente, as fibras eram misturadas com gua em uma caixa de madeira at se transformar numa pasta. No final da Idade Mdia, a importncia do papel cresceu com a expanso do comrcio europeu e tornou-se produto essencial para a administrao pblica e para a divulgao literria. Aps Johann Gutenberg8 inventar o processo de impresso com caracteres mveis - a tipografia, o papel passou por um processo de adaptao. Diversas fbricas foram criadas, como por exemplo, a Fbrica de livros, a partir da o papel deixa de ser artigo de luxo e torna-se mais barato. Durante sculos, a arte da oratria era base dos ensinamentos, sendo atravs do dilogo que os mestres ensinavam seus aprendizes, fazendo dos leitores apenas ouvintes. A leitura e a escrita eram restritas somente aos nobres, que eram intitulados como seres privilegiados, por exemplo, na Grcia restringia-se aos filsofos e aristocratas, enquanto que em Roma a escrita tornou-se uma forma de garantir os direitos dos patrcios s propriedades. Na Idade Mdia uma minoria da populao era alfabetizada, somente nos mosteiros e nas abadias 9 que se encontravam as nicas escolas e bibliotecas da poca, e era l que se preservavam e restauravam textos antigos da herana greco-romana. A educao formal entrou em crise durante a Alta Idade Mdia, ficando restrita somente ao clrigo. Neste perodo a igreja manteve total domnio sob qualquer forma de comunicao que pudesse se expressar alm dos seus interesses. As escolas episcopais garantiram a formao do clero, enquanto nos mosteiros, como acabamos de citar eram realizadas as leituras e a cpia de todos os textos da era greco-romana. A partir deste momento a leitura, passa a ter carter religioso, restringindo o ensino somente para queles que seguiriam a vocao religiosa. Milhares de obras foram censuradas, pois
8

Johannes Gensfleisch, conhecido como Johannes Gutenberg, nasceu provavelmente em 1397 e considerado o criador do processo de impresso com tipos mveis, a tipografia. 9 Propriedade destinada residncia de monges, com igreja, granja e vrias outras dependncias, no somente agrcolas, mas tambm de administrao senhoril.

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

suas idias no se adequavam s normas da igreja. A escrita passou a ser um smbolo sagrado, vinculando-se a opinio de que os demais indivduos s poderiam, em sinal de respeito, escutar e memorizar tais ensinamentos sagrados, sem o direito de contest-los ou interpret-los. Podemos tomar como exemplo o filme de Humberto Eco10, O nome da Rosa, que ir retratar exatamente este perodo em nossa histria, mostrando exatamente como era a vida nos mosteiros, a tamanha carncia da populao devido falta de estmulos, viviam como animais, no sabiam se comunicar com os demais, agiam por instinto e comiam restos dos alimentos rejeitados pelos monges. O difcil acesso aos livros, mesmo para os que tinham o privilgio de ler, ainda era grande, havia uma busca imensa pelo saber tais como e onde surgiram todas as coisas do nosso universo. A literatura ficou restrita durante sculos, livros especficos da cultura portuguesa e brasileira viram-se amordaados durante o perodo de atuao da Santa Inquisio. Podemos considerar Portugal pioneiro na censura literria e defesa da f e dos bons costumes. Mesmo antes da Inquisio em Portugal em 1536, havia uma imensa preocupao quanto ao Estado em sanar as idias revolucionrias que eram consideradas perigosas ao regime. Em meados do sculo XV foi instituda a censura real atravs de um alvar de Afonso V, de 18 de agosto de 1451, que manda "queimar livros falsos e herticos". Somente por meados do sculo XI, a igreja foi perdendo pouco a pouco sua influncia sob o ensino, devido ao crescimento das atividades comerciais e manufatureiras, propiciando assim, o aumento das zonas urbanas. Devido a tal desenvolvimento social e econmico, a necessidade de instruo da populao foi cada vez maior. Com isso, surgiram as primeiras escolas pblicas.
A figura do leitor como conhecemos hoje, _ dos textos impressos_ recente e surge na Europa, aproximadamente, no sculo XVIII, quando a impresso dos livros passa do modo artesanal para o modo empresarial, possibilitando assim um maior acesso e um nmero de livros maior do que no perodo anterior, com a inveno da imprensa. 11

Mas desenvolver o hbito da leitura um desafio a ser enfrentado. A Cmara Brasileira do Livro fundada em 1946, teve como misso desenvolver a leitura no pas e difundir a produo editorial brasileira. A entidade sem fins lucrativos que rene editores, livreiros e distribuidores, realizou em 2000 uma pesquisa em todo o pas para avaliar a indstria do livro nacional.
10

Escritor, crtico e professor de semitica italiano (1932-). considerado um dos expoentes da nova narrativa italiana, iniciada por talo Calvino (1923-1985). 11 SILVA, Klyvia Larissa de Andrade. Formar Leitores: um desafio da escola. Revista ABC Educatio, p. 42-46.

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Infelizmente os dados no so muito satisfatrios12, cerca de 26 milhes de leitores, e 12 milhes de compradores so das classes B e C. Sendo que 60% tm mais de 30 anos, e 53% so moradores da Regio Sudeste. Da populao alfabetizada com mais de 14 anos, 30% leu pelo menos um livro nos ltimos trs meses. Plnio Martins Filho, presidente da Editora da USP e professor no curso de Editorao da Escola de Comunicaes e Artes (ECA), diz que o consumo de livros no Brasil s no maior por uma questo de hbito. "Uma das causas da falta de hbito que a leitura tem que disputar espao com outras formas de entretenimento. As grandes editoras do Brasil surgiram junto com o rdio e a televiso que, de alguma forma, so meios de lazer baratos e de fcil acesso.13 Diante destes diversos fatores lutamos para manter acesa a chama da leitura nas crianas e nos adolescentes, que crescem sem estmulos, sem poderem com isso desvendar um universo desconhecido e maravilhoso que ganha alma, transforma-se em caleidoscpios multifacetados, polivalentes, graas s leituras plurais que constroem. A escola, porm, no prepara esse leitor. Por que se vai, aos poucos, insinuando, em nossos jovens, o desgosto da leitura? Eis o que nos diz Daniel Pennac:
Ele [o jovem] um pblico implacvel e excelente. Ele , desde o comeo, o bom leitor que continuar a ser se os adultos que o circundam alimentarem seu entusiasmo em lugar de pr prova sua competncia; estimularem seu desejo de aprender, antes de lhe impor o dever de recitar; acompanharem seus esforos, sem se contentarem de peg-lo na curva; consentirem em perder noites em lugar de ganhar tempo; fizerem vibrar o presente sem brandir a ameaa do futuro; se recusarem em transformar em obrigao aquilo que era prazer, entretanto esse prazer at que ele se transforme em dever, fundindo esse dever na gratuidade de todo aprendizado cultural, fazendo com que encontrem assim, eles prprios, o prazer nessa gratuidade14.

O que fazer para mudarmos esta realidade? Depois de tantas lutas para que finalmente, ganhssemos o direito de ler, no sabemos usufruir deste grande direito que conquistamos,
12

LINARDI, Fred. O X da questo_ Num pas castigado pelo analfabetistmo, projetos de incentivo leitura so muito mais do que bem-vindos: so fundamentais. Nova Escola edio especial, So Paulo: Abril, n. 18, 7-9, 2008.
13

Revista on-line da USP, Espao Aberto, edio n 24, outubro de 2000. PENNAC, D. Como um romance. Trad. Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993. p.55.

14

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

ressaltando que saber l-los com proficincia implica ser capaz de apreender os significados inscritos no seu interior, e de correlacionar tais significados com o conhecimento de mundo que circula no meio social em que ele produzido. As formas de apresentao de um texto interferem no seu sentido. As novas tecnologias lhe do razo, pois a leitura feita na Internet costuma ser descontnua e fragmentada, em um universo confuso e sem forma, contrapondo-se sobrevivncia do cdice, o formato de livro que surgiu em torno do sculo III com pginas que so viradas, e no desenroladas, como nos rolos de pergaminho que at ento conservavam a palavra escrita e alcanou um pblico leitor cada vez maior a partir da inveno da imprensa, na dcada de 1950. A internet, com sua capacidade inaudita de divulgar textos e imagens, tem sem dvida o potencial de expandir essa repblica virtual. O leitor raramente percebe o sentido do todo, do prazer visual e ttil que se extrai do contato com o simples manuseio de um jornal lhe proporciona. Essa diferena fundamental, pois torna a leitura de um livro mais profunda e duradoura, faz como que ele preveja a sobrevivncia do formato impresso, pois seramos simplistas ao imaginar que uma nova tecnologia vai substituir completamente e de imediato formas mais antigas, apesar da disseminao dos meios tecnolgicos.

1.2 A importncia da leitura dentro da sociedade e como ela formada.


A leitura algo muito amplo, no pode apenas ser considerada como uma interpretao dos signos do alfabeto. Produz sentido, ou seja, surge da vivncia de cada um, posta como prtica na compreenso do mundo na qual o sujeito est inserido. Tal aprendizagem est ligada ao processo de formao geral de um indivduo e sua capacitao dentro da sociedade, como por exemplo: a atuao poltica, econmica e cultural, o convvio com a sociedade, seja dentro da famlia ou no trabalho. Para os gregos, a leitura a idia simples, baseada na decifrao dos cdigos lingsticos, sendo o bastante para modificar a estrutura de uma sociedade, o que no corresponde com a realidade. O indivduo modifica sua viso de mundo atravs da leitura, no pela sua forma.

10

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Iremos nos basear em duas diferentes formas e nveis de leitura: a leitura sendo apenas uma decodificao mecnica dos signos lingsticos, abordada pela pedagogia, onde a prtica formal e est apenas ligada s atividades geralmente desenvolvida pelas escolas; e a leitura como um processo de compreenso, que abrange os componentes sociolgicos, estudando os aspectos sociais da vida humana, que ter seu foco na transmisso do gosto pela leitura no ambiente familiar. H trs nveis de leitura: o sensorial emocional e o racional, que esto inter-relacionados, trazendo uma enorme riqueza ao texto. O nvel sensorial diretamente ligado aos sentidos; o emocional lida com as emoes de cada indivduo e o racional concentra-se na parte intelectual, dinmica e questionadora. Segundo Vieira15, o nvel sensorial muito rico podendo ser amplamente explorado no mbito familiar. Desde a gestao do beb, a me ao embalar a criana com a cano de ninar, j estimula o interesse de ler. Sendo assim, a leitura no somente o impresso, mas a msica, os desenhos, enfim, todos so modos de leitura que podem ser trabalhados em famlia no aconchego do lar. O ato da leitura muito mais do que simplesmente ler um artigo de revista, um livro, um jornal. Ler se tornou uma necessidade, participar ativamente de uma sociedade, desenvolver a capacidade verbal, descobrir o universo atravs das palavras, alm do fato que ao final de cada leitura nos enriquecemos com novas idias, experincias. Atravs de um livro, milhares de crianas podem descobrir um universo de aventuras, um mundo s seu, repleto de magia que concedido nas pginas de um livro. A leitura uma atividade prazerosa e poderosa, pois desenvolve uma enorme capacidade de criar, traz conhecimentos, promovendo uma nova viso do mundo. O leitor estabelece uma relao dinmica entre a fantasia, encontrada nos universos dos livros e a realidade encontrada em seu meio social. A criatividade, a imaginao o raciocnio se sobrepem diante deste magnfico cenrio, criando um palco de possibilidades. Cada leitor ao fazer uma leitura, trava um contato direto com o texto, trazendo para o seu objeto de leitura as suas experincias pessoais, suas ideologias, seus conceitos, isto que faz o ato de ler to importante. O leitor se tornar um co-autor do texto, deixando suas caractersticas e
15

Letcia Alves Vieira, graduada no curso de biblioteconomia da UFMG.

11

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

impresses, segundo Josef Soares

16

, cada leitura uma nova escritura de um texto. O ato de

criao no estaria, assim, na escrita, mas na leitura, o verdadeiro produtor no seria o autor, mas o leitor. Ler no descobrir o que o autor quis nos dizer, [...] ao ler, o leitor trabalha pro duzindo significaes e nesse trabalho que ele se constri leitor. Suas leituras prvias, suas histrias como leitor, esto presentes como condio de seu trabalho de leitura e esse trabalho o constitui como leitor e assim sucessivamente17. Passamos a reconstruir, por exemplo, quadros complexos, envolvendo personagens, aes, fatos, criamos situaes, mundos diversos e particulares, onde cada indivduo passa ser o mentor da sua prpria imaginao. So vrias as qualidades despertadas pelo hbito da leitura nas crianas, como por exemplo, a criatividade medida que lhe proporciona oportunidades de conhecer alternativas para questes reais e cotidianas. A viso de mundo, o conhecimento de culturas, situaes, pessoas e idias diferentes, tais conceitos nos auxiliariam, por exemplo, no combate ao preconceito, abrindo assim a mente para o diferente. O vocabulrio de uma pessoa que tem o hbito de ler amplo, pois a aptido para ler com proficincia o mais significativo indicador de bom desempenho lingstico, permitindo ao leitor ter uma quantidade de informaes sobre quase todos os domnios do conhecimento, sabendo hierarquiz-las, estabelecendo as devidas correlaes entre elas e discernindo as que se implicam das que se excluem, utilizando-as apropriadamente como recursos argumentativos para sustentar suas idias. A capacidade de compreenso adquirida pela interpretao fundamental. No Brasil, o nmero de analfabetos funcional alarmante, trata-se daquelas pessoas que sabem ler e escrever, mas que no compreendem o que esto lendo. O hbito de leitura neste ponto primordial, pois quanto mais se l, mais aumenta a capacidade de compreenso do mundo de cada indivduo, lembrando que isso vale para qualquer tipo de leitura, desde os clebres e clssicos romances como a leitura diria de uma crnica num jornal.

16

SILVA, Klyvia Larissa de Andrade. Formar Leitores: um desafio da escola. Revista ABC Educatio, p. 42-46.
Ibidem.

17

12

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Segundo dados da revista ABC do Educatio, a escola tida hoje como ponto central na divulgao da leitura/ literatura, no entanto ainda deixam a leitura deriva, ensinado apenas os comportamentos alfabticos, ou seja, alfabetiza, mas no desenvolve as condutas necessrias para constituir um leitor. Outro dos pontos principais que no podemos deixar de citar a famlia, pois atravs dela que normalmente surge o primeiro contato com a leitura. Porm, em uma sociedade em que a maioria dos pais trabalha fora, ou no tiveram acesso a leitura, o tempo para dedicar-se formao de seus filhos como leitores cada vez menor. Ento, resta escola a responsabilidade de desenvolver esta habilidade em seus alunos, ressaltando que no mbito escolar, o seu carter interdisciplinar o trao de maior relevo, j que interfere decisivamente no aprendizado de todas as demais matrias do currculo. A escola, dessa forma, toma como prioridade a aprendizagem da l eitura, aprender a ler para, ento ler para aprender, quer dizer, apropriar-se de uma competncia para compreender os diferentes tipos de textos, existentes no seu contexto social, e tambm fora dele.18 Devemos motivar os alunos para que vislumbrem as diversas e diferentes razes para lermos. Lemos para obter informaes, para receber instrues, para obter e aprofundar conhecimentos, para passatempo, por prazer, por gosto, para estabelecer comunicao com outrem, para melhor compreender o meio em que vivemos, para encontrar, distncia, com quem trocar idias sobre tudo aquilo que pensamos do mundo exterior e interior. Nesse sentido, a leitura tem uma funo ao mesmo tempo social e individual. E neste universo que a criana dever ser convidada a se integrar.

1.3 Quais as barreiras que encontramos ao ler?


A maior parte das pessoas hoje no tem por hbito a leitura diria de um jornal, uma revista, como fim de manter-se atualizado e integrado com as diversas notcias que surgem a cada instante. Tais pessoas mantm suas vidas restritas apenas a comunicao oral e dificilmente ampliam seus horizontes. Por terem opinies parecidas com as suas, como uma conversa informal
18

SILVA, Klyvia Larissa de Andrade. Formar Leitores: um desafio da escola. Revista ABC Educatio, p. 42-46.

13

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

entre amigos, forma-se um grande crculo vicioso, onde as informaes ficam restritas, no havendo uma opinio focada crtica e concreta, somente dados expostos de formas simples e sem julgamentos. Segundo Scarpa19, nos livros que temos a chance de entrar em contato com o desconhecido. primordial em meio globalizao incentivar a formao dos leitores, garantindo assim uma convivncia pacfica com as diversidades que nos cerca. Quando lemos um bom livro e nos deixamos ser transportados para uma realidade paralela, onde medida que cada pgina virada, o leitor submetido a universo nico, repleto de descobertas, encantamento e diverso. No nos limitamos a um s tipo de leitor, ou o que cada leitor est lendo e sim o prazer que ele mantm ao ler tal livro ou tal poesia. O papel da escola fundamental nesse processo, e o professor seu o maior mediador. Nem sempre ele se disponibiliza, alm de no dispor, s vezes, de recursos adequados para realizar tais atividades, ou simplesmente no sabem como implement-las. Em um pas que ainda sofre com a deficincia no ensino pblico e com o alto ndice de analfabetismo funcional, todas as tentativas que incentivem e transformem nossos brasileiros em leitores so extremamente bem-vindas. Segundo as estatsticas apresentadas pela Revista Nova Escola, o ltimo Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (Inaf), divulgado no incio de 2008 pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ao Educativa, revela que apenas 28% dos brasileiros com idade entre 15 e 64 anos tm domnio pleno da leitura e da escrita, conseguem ler textos longos, relacionar os assuntos abordados, ou menos comparar os dados apresentados e os 72% possuem habilidades bsicas e rudimentares limitando-se compreenso de ttulos, frases e textos curtos.20 Uma das maiores dificuldades encontradas pelos adolescentes est na forma de ler. O livro oferece uma mensagem elaborada a ser decifrada e compreendida, porm para obter este saber necessrio decifrar os signos escritos e compreend-los. Acontece que maioria dos casos os alunos somente passam os olhos sobre o texto e no compreendem o que est sendo proposto pelo autor.
19

Regina Scarpa, consultora pedaggica da revista Nova Escola. 18 LINARDI, Fred. O X da questo_ Num pas castigado pelo analfabetistmo, projetos de incentivo leitura so muito mais do que bem-vindos: so fundamentais. Nova Escola edio especial, So Paulo: Abril, n. 18, 7-9, 2008.

14

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Muitos estudantes lem sem compreender, decifram o texto sem compreender o que o texto realmente traz de informatividade. importante salientar que, para um leitor capacitado, a principal proposta da leitura compreender qual a mensagem, com o objetivo de buscar analisar todos os pontos abordados pelo autor de uma forma coerente e gil. J para um leitor inexperiente, como por exemplo, uma criana, quando aprende a ler, cuja principal tarefa decifra as letras, sua leitura ser, provavelmente, mais lenta, antes da compreenso da mensagem, ela dever discriminar e identificar as letras, combinando-as entre si, reconhecer o seu significado, relacionlas e por fim compreender a mensagem daquele texto. Podemos estimular estas crianas, fazendo uma leitura em voz alta dos textos trabalhados, mostrando a elas modelos de leitura, pois o professor o modelo de leitor. Desta forma elas podem se orientar melhor, inclusive guiando-se com o dedo, e aos poucos as frases sero entendidas. Logicamente, devemos relacionar a leitura com bons hbitos, o estmulo deve comear cedo, pois so importantes para o desenvolvimento de relaes produtivas como o saber garantindo assim um melhor aprendizado. O fracasso na leitura pode ocasionar diversos problemas na vida social e escolar do indivduo, e neste contexto, de modo geral, a leitura ainda entendida como uma simples compreenso do sentido literal das palavras, ou seja, do sentido contido no dicionrio e atribudo aos signos do texto. E como toda palavra referncia lingstica ao mundo, o educador acaba se contentando com a leitura da mensagem literal do texto e com os efeitos empricos desta mensagem, podendo gerar como conseqncia o mau rendimento escolar. Mesmo na vida social, a criana ou adolescente no possuir um senso crtico, no compreender o mundo em que vive, ser o que se entende por analfabeto funcional. Ler, de fato, no tarefa simples, pois exige do leitor o trabalho sensvel e inteligente de desconstruo do texto, ou seja, de reconhecimento do jogo complexo dos signos, tornando aquilo que parece trivial aos olhos de um leitor pouco crtico num modo simblico e profundo de revelao particular da realidade humana. No entanto, o leitor ideal existe; e este no pode restringir o ato da leitura ao movimento nico de decifrao lingstica da mensagem do texto, mas deve completar este movimento

15

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

receptivo pelo reconhecimento do uso social e ideolgico dos signos, ativado pelo autor, na construo desta mensagem. Assim, autor e leitor, sujeitos histricos inseridos num determinado contexto, momento e espao sociais, so elementos igualmente determinantes dos efeitos de sentido de um texto. Em outros termos, relacionar os signos de um texto com os sujeitos interlocutores implica competncia intelectual do leitor para ler no s o contedo literal da mensagem, mas, sobretudo para descobrir as estratgias e mecanismos sociais de construo do sentido final da mensagem. Diversos fatores nos levam a concluir que vrios sujeitos possuem hbitos inadequados de leitura.

1.4 O que a literatura pode resgatar e nos ensinar?


A leitura por si s nos traz um universo todo especial, e por este tato que tentamos reconhecer o mundo que nos cerca e a nossa prpria essncia dentro de um simples texto. A experincia da leitura a nossa aventura, a histria romntica que vivemos pelo simples ato de abrir um livro, algo do encanto da descoberta da infncia permanece em cada livro, em cada troca de pgina. Para muitos a leitura sinal de felicidade. Quanto h de ldico em uma breve leitura? Basta observar os desacertos das crianas no emprego correto das palavras. Quando a criana, ao comear a ler, ela seleciona cada palavra, cada som, e brinca com eles, ela se arrisca reordenando as frases e os sons de acordo com sua realidade, conforme o seu desejo. A experincia da leitura tem um poder estranho, uma energia nica que cerca cada leitor, acende a imaginao, despertando em cada um a capacidade de imaginar o como seria e o que poderia ser. Dentre muitos poetas e pensadores, podemos nos reportar ao primeiro autor que referiu-se leitura como sinnimo de alegria e felicidade.

16

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

No sculo XVI, Miguel de Montaigne21 mostra seus estudos e se torna um dos precursores dos estudos do mundo da leitura, o homem como leitor. Suas idias notveis so bem ilustradas em seus famosos livros e em seus ensaios, que colocaram o homem na tela do juzo, fazendo da compreenso pela leitura o principal foco de conhecimento. Montaigne influenciou diretamente grandes pensadores como Nietzsche, Freud e at Marx. Todos eles nos ajudam at hoje a montar e a figura do homem no sculo XX. Marx desvenda a face do interesse, o homem e a sua base material e social, Freud apresentou o homem e o seu inconsciente, sua personalidade. Mas atravs de Nietzsche, que somaremos as questes dos valores em primeiro plano. Nas diversas discusses sobre leitura, tambm podemos citar Gautier e Proust, que concordaram totalmente com as idias de Montaigne: eles nos mostraram que a leitura algo necessrio, porm com limites. Segundo Proust, a leitura capaz de nos dar algo que acende o desejo, mas no pode preench-lo. Ao acender este desejo, ela desperta a vida do esprito, mas no pode substitu-la. A leitura algo que nos leva limitar a vida e o esprito, mas no a constitui. Quem deve constituir a vida o leitor, o mesmo deve de algum modo descobrir por si s o seu universo. Ir alm das palavras e da imaginao, compreender o que realmente o autor quer transmitir com suas palavras, pois texto se apresenta como uma operao cuidadosamente planejada, executada pelo autor, para provocar, no leitor, potenciais reaes.

2. QUEM A CRIANA? 2.1 O desenvolvimento da linguagem


Os estudos da Psicolingstica nos levaram a diversos caminhos de pesquisa. ela que analisa qualquer processo que diz respeito comunicao humana, mediante o uso da linguagem, seja ela de forma oral, escrita, gestual etc. Essa cincia tambm estuda os fatores que afetam a

21

ZILBERMAN, Regina. Leitura: histria e sociedade.Srie Idias n.5. So Paulo: FDE, 1988. p.13-17. [http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_l.php?t=001 acessado em 15/11/2009].

17

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

decodificao, ou seja, as estruturas psicolgicas que nos capacitam a entender expresses, palavras, oraes, textos. Pontos de pesquisas que durante anos levaram autores como Skinner, Chomsky, dentre outros, a procurar entender como o ser humano desenvolve sua linguagem, seu pensamento e adquire capacidade de raciocinar dentro de uma sociedade e como indivduo. O Behaviorismo argumenta que a aquisio da linguagem atingida por meio da experincia. A criana, segundo Skinner, inicia sua aprendizagem como uma tabula rasa22, totalmente em branco, e seus conhecimentos lingsticos so constitudos por meio de estmulos e respostas, imitaes e reforos. Chomsky, grande seguidor das pesquisas de Skinner, aprimorou seus estudos e criou a questo de Plato 23, o inatismo e a questo de Descartes, que defendia a criatividade. A base de sua teoria est no entendimento de que linguagem humana inata, fazendo parte da herana gentica do homem. A criana nasce pr-programada para adquirir a linguagem e capaz de, a partir da exposio fala, construir suas hipteses sobre a lngua a que est imersa. Para Chomsky, a lngua um sistema representado na mente/ crebro do indivduo. Quando uma criana exposta, na idade correta, a um determinado conjunto de dados lingsticos produz naturalmente uma lngua dados bastantes limitados so suficientes para desenvolver uma lngua rica e complexa24. Segundo a teoria inatista, o ser humano vem equipado com uma Gramtica Universal (GU). H um dispositivo inato de aquisio que permite que a criana, exposta ao INPUT, construa hipteses sobre sua lngua, escolhendo os parmetros que devero ser marcados ou fixados, gerando a gramtica de sua lngua nativa. A viso cognitivista construtivista de Piaget do desenvolvimento mental normalmente considerada como se situa entre os dois extremos tradicionais o racionalismo de Chomsky e do empirismo de Skinner. A teoria de conhecimento nos prope que o conhecimento resulta de
22

MELO, Llia Erbolato. Tpicos de psicolingstica aplicada. 2 edio, So Paulo: Humanista/ FFLCH/ USP, 1999. 23 Ibidem p. 17 24 Ibidem p.17

18

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

uma atividade estruturada por parte do sujeito, que decorrem de seu prprio comportamento, que gerar aes, por meio da interao do sujeito com o objeto da aprendizagem, ou seja, o pesquisador entende a aquisio da linguagem como dependente do desenvolvimento da inteligncia da criana, e sob esse ponto de vista, a linguagem surge quando a criana desenvolve a funo simblica. necessria a mediao do outro entre a criana e o mundo, porm interessante ressaltar que a criana no espera passivamente o conhecimento, mas o constri a partir das relaes estabelecidas atravs dessa mediao. A fonte da inteligncia, segundo Piaget, no est no grupo social, mas sim nas prprias aes do indivduo sobre seu meio, e afirma tambm que o desenvolvimento da linguagem limitado pelo desenvolvimento cognitivo, no sentido de que h aspectos de linguagem que a criana s poder executar depois de ter atingido um nvel correspondente de controle cognitivo. Diante de diversos questionamentos, tais como: Por que as crianas falam? Quais so seus objetivos ao usar a linguagem? Que funo a linguagem infantil exerce?25, ele tenta classificar cada sentena emitida pelas crianas, e conclui que existem duas amplas categorias de linguagem: Linguagem no comunicativa ou egocntrica, que se mediar nas repeties (ecolalia), quando a criana faz do uso de repeties de uma ou mais palavras, nos monlogos, a criana fala para si mesma, como se pensasse em voz alta e a linguagem comunicativa ou socializada, em que a criana ir se comunicar socialmente com os outros interlocutores, por meio de perguntas e respostas. Hoje vemos que h muitas discusses com base nos pensamentos de Vygotsky na rea da educao e da psicologia, o que nos remeter a uma reflexo sobre as suas relaes com Piaget. No Brasil, Piaget tem sido a base terica para todos estes estudos, e a semelhana entre os dois tericos grande. Mas seus pontos de vista, com a mesma facilidade com que se encontram, se separam, criando um denso e complexo ponto de reflexo. Vygotsky, nos falar que a criana desenvolve sua aprendizagem, o seu desenvolvimento psicossocial, dentro de uma sociedade, ou seja, atravs de estmulos. A criana, alm de seus conhecimentos prvios, necessita interagir com o outro para aprender, podemos ento concluir que a comunicao humana pode ser
25

Ibidem p.17

19

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

considerada como uma contnua perceo-compreenso-produo; e a riqueza da linguagem faz com que esse contnuo se processe de vrias maneiras.

2.2 O aprender

Cada ser humano tem a possibilidade de pensar em objetos ausentes, imaginar coisas nunca vistas, e nem presenciadas, planejar aes a serem realizadas em momentos posteriores. Esse tipo de ao psicolgica considerado superior. Temos as aes elementares, reflexivas ou automticas, como por exemplo, a suco do seio materno pelo beb, ou quando escutamos um barulho alto e projetamos a cabea para um sentindo oposto, ou ainda quando fazemos associao de eventos, como o ato de no colocar a mo em uma chama de uma vela. Um ponto chave para compreendermos as concepes de Vygotsky sobre o funcionamento psicolgico o conceito da mediao. A mediao o processo de interveno de um indivduo em sua ao, ou seja, toda ao tem uma conseqncia. Kohl26 utiliza um simples exemplo, que nos possibilitar entender o que Vygotsky nos prope: quando um indivduo aproxima sua mo da chama de uma vela e a retira rapidamente ao sentir dor, cria-se um crculo, uma relao direta entre o calor da chama e a mo retirada. Porm, quando o indivduo, sente o calor da chama em suas mos e antes mesmo de sentir a dor, ela a retira, estar fazendo uma mediao com a lembrana da experincia anterior, criando-se um processo simples de estmulo e resposta. H dois tipos de elementos mediadores: os instrumentos e os signos. O uso dos instrumentos na atividade humana possui uma forte ligao com os marxistas, pois nosso terico sempre buscou compreender as caractersticas do homem atravs do estudo da origem e desenvolvimento da espcie humana, como o surgimento do trabalho e a formao das sociedades com base no trabalho, sendo tal processo o que far distino entre a humanidade das

26

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: Um processo scio-histrico. So Paulo, Scipione: 1997.

20

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

demais espcies. Os instrumentos so elementos externos ao indivduo, voltados para fora dele, com a funo de provocar mudanas nos objetos e controlar os processos da natureza. O uso do signo so as interpretaes como representao de uma realidade e podem referir-se a elementos ausentes do espao e do tempo presente. Podemos utiliz-los de diversas formas, como auxlio no desempenho de nossas atividades psicolgicas, por exemplo, fazendo uma lista de compras por escrito, utilizar um mapa, diagramas para a construo de objetos e at mesmo casas ou um pequeno n em uma fita, para lembrarmos alguma atividade, entre muitos outros. Este sistema de representao da realidade nos mostra uma das principais colocaes de Vygotsky, segundo a qual toda linguagem um sistema bsico de todos os grupos humanos, portanto socialmente dados por ela. Sendo assim, o grupo cultural ao qual este indivduo pertence, onde se desenvolve e fornece as formas reais para construo e organizao de seu psicolgico. Criando-se uma mediao entre o indivduo e o mundo. O grupo cultural o qual a criana pertence, nasce e se desenvolve, funcionar como base para a formao de adultos politicamente condicionados a viver de acordo com os modos culturalmente estabelecidos por seu grupo cultural. O ser humano um animal cultural, social e histrico. Dotado de inteligncia e sensibilidade, , a um tempo, racional e afetivo. Exerce, permanentemente, uma atividade cognitiva. Para a compreenso das coisas que o cercam e para a sua atividade, utiliza como instrumentos de intermediao entre ele mesmo e os outros, entre ele mesmo, os outros e o mundo envolvente, sistemas simblicos. Atravs desses processos, o ser humano constri, conhece e interpreta. As coisas do mundo so transformadas em recortes culturais. importante ressaltar que quando falamos de cultura, no estamos nos referindo somente a um determinado pas, ou grupo social e sim ao conjunto, como a classe socioeconmica, os costumes de seus pases e principalmente influncia que os pais exercem sobre elas, em seus modos de ver a vida e solucionar os problemas nelas encontrados ou at mesmo em suas prticas profissionais, lembrando que o ser humano tambm um animal social, pois desde os tempos

21

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

mais remotos, no vive sozinho, mas rene-se em grupos, em comunidades, e todos os grupos humanos tm um ordenamento social. A relao interpessoal, portanto, a chave para o desenvolvimento psicolgico e individual de cada pessoa. A cultura, para Vygotsky no apenas um sistema esttico ao qual o indivduo se submete, mas sim um palco de negociaes, em que seus membros esto em um constante movimento, criando e recriando aes e informaes, conceitos e significados. A vida social de cada um um processo dinmico, onde cada sujeito ativo e interage diretamente com o mundo real e o mundo subjetivo de cada um. O processo de interiorizao da matria-prima fornecida pela sociedade no uma absoro passiva, cada um sofre uma grande transformao ao passar por ele. Tal processo para Vygotsky um dos principais e mais importante mecanismos a serem compreendidos pelo ser humano. Como ao longo de sua vida e de seu desenvolvimento o homem consegue tomar posse das formas de comportamento fornecidas pela cultura, na qual as atividades passam de externa para funes interpessoais transformando-se em aes internas, intrapsicolgica. O termo cultura origina-se do latim cultura, atravs do alemo kultur. No se deve entend-lo como verniz, enfeite ou adorno das pessoas. Trata-se, ao contrrio, de um patrimnio coletivo. Universo complexo compreende um sistema de valores, uma ideologia, uma axiologia; compreende tambm, um sistema de crenas; compreende, ainda, hbitos, costumes e ritos. Assim, o universo cultural de uma comunidade humana confere-lhe a identidade cultural e, simultaneamente, a conscincia histrica de sua continuidade e permanncia.

2.3 Desenvolvimento e aprendizagem


O desenvolvimento, segundo Vigotsky, acontece de fora para dentro. Primeiramente, realizamos as aes externas, que sero interpretadas pelos demais do grupo, de acordo com os significados pr-estabelecidos; a partir dessa interpretao ser possvel atribuirmos significados

22

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

s nossas aes e desenvolver os processos psicolgicos internos que podem ser interpretados por cada um de ns de acordo com os mecanismos estabelecidos e compreendidos pelos diferentes grupos culturais, como ocorre quando um beb tenta, por exemplo, pegar um objeto que est fora de seu alcance e aponta, a fim de mostrar o que deseja atravs de seu gesto. O pensamento e a linguagem se desenvolvem de formas totalmente diferentes. Antes que a linguagem e o pensamento se associem, a criana pequena passa por alguns processos os quais denominamos de fase pr-verbal e pr-intelectual. Quando a criana ainda pequena, ela criar uma capacidade bsica para resolver problemas prticos, e utilizar instrumentos e meios indiretos para conseguir objetos, ou at mesmos saciar uma vontade, como tomar gua e mostrar que est com fome, por exemplo. Nesta fase, por mais que a criana no se utilize da forma verbal para se comunicar, ou seja, no utilize a linguagem enquanto sistema de fala usar outros mtodos de comunicao muito eficazes, como por exemplo, o choro, o riso, o balbucio e os gestos. Quando os processos de desenvolvimento do pensamento e da linguagem esto totalmente formados e se unem, surgindo assim, a linguagem verbal e racional, o ser humano passa a ter um funcionamento psicolgico mais sofisticado. Contudo, faz-se necessrio ressaltar que, para Vygotsky, o surgimento desse funcionamento no elimina a presena da linguagem irrefletida, ou seja, a linguagem emocional ou repeties automticas de frases decoradas. A funo principal da linguagem a comunicao social. A criana primeiramente utiliza a fala socializada, com a funo de comunicar, de manter um contato social e com seu desenvolvimento, ela passa a ser capaz de se utilizar da sua prpria linguagem. Neste processo de pesquisa e estudos sobre o discurso socializado e o discurso interior, recorremos a uma fase primordial, que completar este ciclo e permitir uma compreenso do tema, a fala egocntrica. O beb considerado o membro mais imaturo de seu grupo social, passando por um processo de aquisio de linguagem que j existe no meio em que vive. Em suas primeiras fases a

23

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

criana utilizar diversas formas para se comunicar com o seu grupo, usando uma linguagem prpria. Num certo momento de seu desenvolvimento, a criana passa a utilizar uma linguagem egocntrica, falando alto para si mesma, independentemente das pessoas que a cerca no momento. Tal atitude se explica ao fato de a criana projetar seus pensamentos e suas interpretaes em voz alta; somente ela saber, porm, o que est sendo relacionado no momento. Podemos considerar esta fase como transitria, em que a criana j possui a funo que ter como base em seu discurso interior, mas a associao da fala socializada, externa, ainda no est formada. importante mencionar que esta questo o ponto de maior divergncia entre Piaget e Vygotsky. Piaget postula uma trajetria de dentro para fora, enquanto Vygotsky considera o percurso contrrio de fora para dentro do indivduo, ainda que considere tambm construes internas individualizadas, mas sempre a partir de um referencial externo. O discurso egocntrico considerado, portanto, como um processo transitrio que seguem caminhos totalmente opostos por nossos tericos. Mesmo nunca tendo se conhecido ambos discutiram seus pontos em comum em suas obras. O desenvolvimento da linguagem um dos pontos centrais dos estudos de Vygotsky que define tal discusso com as seguintes palavras:
[...] a relao entre pensamento e a palavra no uma coisa , mas um processo, um movimento contnuo de vaivm do pensamento para a palavra e vice-versa. Nesse processo, a relao entre o pensamento para a palavra passa por transformaes que, em si mesmas, podem ser consideradas em desenvolvimento no sentido funcional. O pensamento no um simples expresso em palavras; por meio delas que ele passa existir. Cada pensamento tende a relacionar alguma coisa com outra, a estabelecer uma relao entre as coisas. Cada pensamento se move, amadurece e se desenvolve, desempenha uma funo, soluciona um problema. Esse fluxo de pensamento corre como um movimento interior atravs de uma srie de planos. Uma anlise da interao do pensamento e da palavra deve comear com uma investigao das fases e dos planos diferentes que um pensamento percorre antes de ser expresso em palavras. [...] A primeira coisa que esse estudo revela a necessidade de se fazer uma distino entre os dois planos da fala. Tanto o aspecto interior da fala_ semntico

24

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

e significativo _ quanto ao exterior_ fontico, embora formem uma unidade. A unidade da fala uma unidade complexa, e no homognea. 27

Ao lado de suas preocupaes constantes com as questes do desenvolvimento, Vygotsky enfatiza a importncia dos processos de aprendizagem. Desde o nascimento da criana, seu aprendizado esta ligado ao seu desenvolvimento e um aspecto necessrio e universal do processo de desenvolvimento das funes psicolgicas culturalmente organizadas e especificamente humanas28. Podemos pensar em um indivduo que vive em um meio cultural isolado da sociedade, que no dispe de um meio de escrita. Se esse indivduo jamais sair, ou seja, se continuar neste meio sem nenhum estmulo, poder jamais ser alfabetizado. o processo de leitura e escrita que desperta e desenvolve este processo em um indivduo. Se pensarmos de uma forma mais concreta e observarmos, por exemplo, uma criana normal que eventualmente crescesse num ambiente formado exclusivamente por surdos-mudos, no desenvolveria nenhuma linguagem oral, mesmo que tivesse requisitos prprios para isso. Esse fenmeno ocorre devido falta de estmulos que esta criana ter em seu ambiente de aprendizado. Toda criana desenvolve seu aprendizado por meio da prtica e da observao. O ser humano cresce num ambiente social e a interao com outras pessoas essencial para o seu desenvolvimento.29 Nas sociedades letradas, as escolas tm como papel principal o desenvolvimento do aprendizado dos indivduos. Para Vygotsky se o aprendizado impulsiona o desenvolvimento, ento a escola tem um papel fundamental na construo do ser psicolgico adulto dos indivduos. Esta, porm, deve direcionar este ensino para pontos ainda no explorados, incorporados pelos alunos, funcionando como um propulsor de conhecimentos.

27

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: Um processo scio-histrico. So Paulo, Scipione: 1997- p 53-54.
28

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: Um processo scio-histrico. So Paulo, Scipione: 1997- p 56. 29 Idem p. 57.

25

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

A interao entre os alunos tambm mostra um papel importante no desenvolvimento infantil. As crianas desenvolvem diversos estgios de conhecimento, variando de criana a criana, de modo que a interao pode favorecer uma troca de saberes, que se tornam mais simples de se compreender, partindo do ponto de que ela se utiliza de linguagem prpria, e de fcil compreenso, muitas vezes no percebidas pelos adultos. Podemos relacionar o uso do brinquedo para a referenciao da aprendizagem, a brincadeira e o faz-de-conta; brincar de casinha, escolinha, para citar alguns exemplos. A criana levada a um mundo imaginrio, onde as situaes so definidas pelo significado estabelecido pela brincadeira e no pelos elementos reais que os envolvem. Elas criaram associaes com os objetos imaginrios (um pequeno pedao de madeira que se transforma num magnfico carrinho de corrida) ajudando a criana a separar objeto dos significados. O brinquedo, a fantasia prov, assim, uma situao de transio entre ao da criana com objetos concretos e suas aes com significados. Quando estabelecemos as regras das brincadeiras, fazemos com que a criana se comporte de forma mais avanada daquela habitual para a sua idade. As mesmas se espelharam no real para desenvolver a sua fantasia, como no caso de um menino que, dirigindo o seu pequeno carrinho, se espelha no pai; os pais so os espelhos de seus filhos. O que na vida real natural e passa despercebida, na brincadeira passa a ser uma regra e contribui para que a criana entenda o universo particular dos diversos papis que desempenhar em sua vida. As escolas devem se utilizar deste precioso recurso e de situaes imitativas para atuar no processo de desenvolvimento das crianas. A leitura tambm pode ser um recurso extremamente til, pois far com que a criana utilize mais ainda o todo o seu intelectual aumentando o seu campo de conhecimento e aprendizagem.

26

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

3. LEITURA E SOCIEDADE
A histria da leitura da cultura e dos livros tem uma longa tradio, mas somente h pouco tempo ela se ampliou para compreender plenamente a trajetria da leitura e da escrita como prticas sociais. Roger Chartier30 fez uma enorme inovao com seus estudos, ao demonstrar que possvel estudar a humanidade pela evoluo de seus escritos. Em seus estudos, o pesquisador traz grandes contribuies, na medida em que os diferentes interesses e usos se aproximam dos leitores. Suas pesquisas serviram de base para os estudos de outras grandes pesquisadoras como as argentinas Emilia Ferreiro e Delia Lerner, em particular noo de que a leitura no implica uma elaborao de significados que no esto apenas nas palavras escritas, mas precisam ser construdos pelo leitor e estimulados pelo seu meio. Chartier compreendeu que um texto no apenas uma abstrao e que ele s existe graas maneira como ele transmitido, e que as novas tecnologias lhe do razo. A leitura da internet, por exemplo, costuma ser destituda e fragmentada, e o leitor raramente percebe o sentido do que est lendo e da continuidade, diferentemente o manuseio de um jornal, em que o leitor tem total domnio e ateno sobre o que est fazendo. Esta a diferena fundamental, que faz da leitura dos livros totalmente mais profunda e duradoura, a sobrevivncia deste formato impresso, apesar da disseminao dos meios eletrnicos, ser sempre preservada. Podemos dizer que o que temos hoje como leitura, o resultado das diferentes temporalidades, que fazem do presente o que ele , ou seja, a herana e a captura, inveno e inrcia ao mesmo tempo, so frutos de diversos trabalhos, diversas interpretaes, os leitores fazem de cada leitura uma histria diferente.
O trabalho que fazemos como historiadores do livro mostrar que o sentido de um texto depende tambm da forma material como ele se apresenta a seus leitores originais e por seus autores. [...] Por meio dela, podemos compreender como e por que foi editado, a maneira como foi manuseado, lido e interpretado por aqueles de seu tempo. 31
30

Especialista francs em histria da leitura, professor- titular de Escrita e Cultura da Europa Moderna do Collge de France. 31 FERRARI, Mrcio. Pesquisador francs estuda os significados sociais dados aos textos pelo autor e pelo leitor. Nova Escola, So Paulo: Abril, n. 220, mar. 2009.

27

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Os benefcios que a leitura promove em sua sociedade so inmeros, o resgate da cidadania, desenvolvimento de um olhar crtico e competncias, a integrao social, a ampliao de seus horizontes e de seu vocabulrio alm de profissionais capacitados e competentes. A leitura deve complementar o domnio da escrita e cabe ao professor e aos pais a estimular o pensar, o refletir, o participar e o agir destes indivduos. A leitura um dos meios mais importantes para as novas aprendizagens, possibilitando a construo e o fortalecimento de idias e aes, ningum se torna um leitor por obrigao, ningum nasce gostando de leitura. A influncia dos adultos, ou seja, os pais, so muito importantes medida em que eles so vistos lendo ou escrevendo perto dos pequenos.

3.1 Os contos de fadas e o papel dos pais no desenvolvimento social da criana.


Para haver o interesse da criana pelo livro, a mesma deve criar um vnculo de afetividade, compreender o livro como um brinquedo, para no se contaminar com a idia de que ler chato. Se for necessrio ler mais de uma vez o mesmo livro para a criana, porque fazendo assim, ela pode estar ativando alguma rea de sua inteligncia para compreenso, e no devemos perder de vista que a princpio, somos ns adultos que devemos despertar o seu interesse. O contato com a leitura desde cedo rende frutos na vida adulta. Quando se conta uma histria para uma criana, a linguagem oral se mistura com a escrita. Mas quando se l, h o contato com a linguagem oral e escrita bem maior que fundamental no processo de formao de um leitor. O trabalho com as crianas no alfabetizadas de extrema importncia, pois a partir deles que constituiremos a base de nossa sociedade. Ao ler devemos envolver a criana, criar uma ambientao propcia, quase um suspense... pois as crianas gostam a leitura torna-se mais atraente e divertida, verificando-se que as preferncias de nossos pequenos leitores so pelos livros-brinquedos e pelos contos de fadas. Os contos de fadas apresentam sempre conflitos universais. A apario de bruxas ms e provaes ajudam a criana a interpretar melhor a vida real e identificar seus prprios medos, criam uma base para a formao de sua personalidade. A criana interpreta a simbologia contida nessas histrias de acordo com suas vivncias.

28

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

O Era uma vez... O mundo dos Contos de Fadas so oportunidades mpares de poder para a formao de excelentes e permanentes leitores. O grande escritor infantil Hans Christian Andersen uma boa oportunidade para explorar a fantasia das crianas com histrias clssicas que serem encantaram e encantam geraes, como O Patinho Feio e O Soldadinho de Chumbo, dentre muitos outros. No h como referir-se aos contos de fadas e deixar de mencionar Hans Christian Andersen. A vida deste dinamarqus daria um verdadeiro conto de fadas. E de certo modo em suas narrativas esto contidas muito de suas tristezas e alegrias. Ele o autor de cerca de 160 contos e seis romances, alm de poesias, tendo sua obra traduzida para mais de 100 lnguas. Sua genialidade est expressa em sua leveza ao escrever, nas suas poesias e na melancolia com que trata o sofrimento infantil, tal caracterstica o consagra como o primeiro escritor infantil.
Era uma vez... um garoto pobre e feio que queria ser ator. Uma de suas poucas alegrias era assistir histrias populares encenadas pelo pai, que era sapateiro, em um teatrinho feito de papelo. Quando o pai morreu, o sonho do menino ficou mais distante, j que ele teria que sustentar a famlia. Um dia, o garoto partiu para bem longe e passou fome e frio at conhecer um homem que pagou seus estudos e viagens pelo mundo. O menino no se tornou ator, mas ficou rico e famoso escrevendo histrias infantis. 32

fcil reconhecer um conto de fadas. Animais que falam e ganham vida, fadas madrinhas que guiam nossos sonhos, reis e rainhas tambm no podem faltar, assim como prncipes e princesas e a famosa introduo "Era uma vez ...". As narrativas sempre se passam em lugares distantes, muito longe daqui... Seus personagens possuem nomes comuns ou apelidos, como Joo e Chapeuzinho Vermelho. Esses elementos facilitam a memorizao, aguam a imaginao dos nossos pequenos leitores e tornam a narrativa apropriada oralidade. No conto maravilhoso, o leitor transportado para um mundo onde tudo possvel: tapetes voam e galinhas que pem ovos de ouro, bruxas com mas envenenadas, anes e gigantes. Essa a magia da fantasia.

32

BENCINI, Roberta. Era uma vez... O maravilhoso mundo dos contos de fadas e seu poder de formar leitores, Nova Escola, So Paulo: ABRIL, n185 set/2005.

29

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

As histrias infantis e os contos populares existem desde que o ser humano adquiriu fala. H histrias oriundas de diversos pontos do mundo como frica, ndia, China, Japo e no Oriente Mdio. Na coleo de contos rabes, temos, por exemplo, uma das mais famosas: As mil e uma noites, obra esta que se compe de diversos contos, todos ligados entre si, despertando assim maior interesse do leitor para desvendar os intricados ns de discursividade. A maior parte destes escritos foi composta entre os sculos XIII e XVI, porm at hoje despertam a curiosidade e o interesse de todos. "A fantasia um mecanismo inventado pelo homem na era medieval para superar as dificuldades da vida real", conta Katia Canton, especialista em contos e contos de fadas da Universidade de Nova York. A fantasia e a sutileza dos contos de fadas auxiliam nossos pequenos leitores a lidar com problemas dirios como a morte, a separao de seus pais e as brigas com seus irmos, ajudandoos superar e reconhecer os seus medos. As crianas se identificam com os heris e experimentam diversas sensaes e emoes. Os contos mais famosos e tradicionais como O pequeno polegar, que representa o desejo de vingana do mais fraco contra o mais forte, servir de embasamento para que na vida adulta, a criana saiba distinguir o bem do mal, e ter a noo que no mundo h fortes e fracos. Que criana no fica com medo ao imaginar o Lobo Mau devorando a Vovozinha? Ou odeia a bruxa quando ela prende Rapunzel na torre, e faz com que Branca de Neve e Bela Adormecida aguardem a chegada de seu prncipe na penumbra? A agressividade e o descontentamento com irmos, mes e pais so vivenciados na fantasia dos contos na maior parte das histrias: o medo da rejeio retratado em Joo e Maria; a rivalidade entre irmos em Cinderela, e a separao entre as crianas e os pais em Rapunzel e O Patinho Feio. Para a escritora Machado33, os contos de fadas pertencem ao gnero da fantasia. Muitos estudiosos afirmam que as crianas gostam de violncia, que um dos prazeres, tanto para crianas

33

Ana Maria Machado, jornalista, professora, pintora e escritora brasileira.

30

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

como at para adultos pegar emprestado grandes aventuras, amores impossveis e tambm o poder da vingana. Cabe a ns sabermos canalizar estes pensamentos de forma natural e positiva, para que a criana cresa e se desenvolva sabendo o que certo e o que errado. A leitura destes pequenos textos feitas com a devida ateno, nos proporcionar o conhecimento de nossos alunos de forma muito mais ampla. A partir desse conhecimento podemos trabalhar o potencial de cada um com mais prioridade, formando assim alunos com capacidades mltiplas, para que saibam atuar na resoluo e identificao de problemas, interpretando o mundo real de forma mais clara.

3.2 O papel da Escola


As escolas comearam a surgir a partir de 1600. Antes, como j mencionamos, existiam somente alguns estabelecimentos, especialmente religiosos, onde os meninos eram instrudos, para assim trabalhar e ter uma profisso, as meninas, porm, ficavam nas residncias para o aprendizado das prendas do lar, espera de um bom casamento. Com o passar dos anos, o conhecimento humano foi se tornando algo preciso e comeou a expandir-se. As escolas multiplicaram-se para atender a grande demanda, mas tais oportunidades s eram concedidas s classes mais afortunadas, pois tais conhecimentos deveriam ser transmitidos de gerao a gerao. Grande parte da populao desta poca continuava analfabeta devido falta de recursos e os demais preconceitos que cercavam o perodo. A industrializao dos sculos XVIII e XIX ajudou a mudar este quadro, aumentando a necessidade de se escolarizar a populao a fim de aumentar a mo de obra qualificada. A cincia continuou avanando a cada dia trazendo mais benefcios a toda sociedade, e ento a educao, no poderia ser restrita apenas s classes dominantes, estvamos quebrando uma das enormes barreiras impostas pela nossa sociedade, enfim as portas do conhecimento se abriram. No sculo XIX, a idia de uma escola gratuita que atendesse a todos, comeou a se tornar realidade e a ser estudada como uma boa oportunidade e uma enorme necessidade. Era o incio de uma revoluo, que perdurou no sculo XX, marcado pela implantao dos grandes sistemas

31

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

educacionais. A escola elementar tornou-se pblica, gratuita e leiga, ou seja, no religiosa, na qual o aluno aprenderia no primeiro momento a ler, escrever e contar. Todavia, apesar desses progressos, o Brasil entre outros pases latino-americanos, ainda hoje no oferece acesso pleno nem mesmo escola, devido marginalizao e as desigualdades sociais como um todo, e a falta de interesse de alguns alunos para desenvolver suas potencialidades e o conhecimento. No Brasil ainda no temos um sistema educacional exemplar e nico, tampouco nossos profissionais so preparados, avaliados e capacitados. Esses profissionais recebem, muitas das vezes, uma remunerao que quase no chega a suprir suas necessidades bsicas. Um profissional que trabalha desmotivado, no consegue transmitir entusiasmo no que faz principalmente u professor, que uma das molas propulsoras para que o aluno queira permanecer na escola, sendo ele, que com suas palavras seduz o seu aluno para que possa vislumbrar um mundo diferente em que as afirmaes como posso, sou capaz e consigo possam ser traduzidas como verdades.

CONSIDERAES FINAIS
A arte representa uma atividade fundamentalmente humana, assim, uma obra de arte provoca efeitos psicolgicos, o sentimento do belo, difcil de precisar. A arte a manifestao da alma e da inteligncia humana, a partir de um recorte da realidade. Na Literatura, o homem, por meio da palavra e de sua capacidade criadora, recorta parte da realidade, cria o texto por meio do qual se manifesta o seu discurso, que est presente na obra de arte. A Literatura a arte da palavra, ou melhor, dizendo, a palavra a matria-prima da Literatura. Na Literatura, a obra, por meio da palavra, traz um olhar do belo. Assim, os diversos textos passam a ter vrias atribuies no seio da vida social. So vistos como ficcionais, despertam emoes, suscitam o prazer do texto e constituem, geralmente, no imitaes da vida, mas metforas da vida, que conduzem a uma melhor compreenso desta.

32

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

A tarefa prazerosa de um leitor, no pode sustentar-se no simples reconhecimento da histria lida ou contada, mas deve expandir-se e concentrar-se na apreenso da complexidade e seduo da leitura, que aguarda o leitor, como um observador capaz de dividir com o autor um nvel profundo de comunicao intelectual, filosfica e emocional, em que a cada lambida de dedo para virar uma pgina se constitua num espetculo de descobertas e emoes. Conclumos que a leitura, desde sempre formou seus pilares dentro da sociedade, e sem sombra de dvida, fonte de inspirao, sabedoria e conhecimento. assim que queremos e acreditamos que sejam os leitores que pretendemos formar.

33

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

BIBLIOGRAFIA
BENCINI, Roberta. Era uma vez... O maravilhoso mundo dos contos de fadas e seu poder de formar leitores, Nova Escola, So Paulo: ABRIL, n185 set/2005. CAMPOS, Rose. Arteeducao Uma nova forma de ensinar. Pginas Abertas, So Paulo: Paulus, n 26, p. 26-34, 2006. CALVINO, talo. Assunto encerrado Discurso sobre literatura e sociedade. Traduo: Roberta Barni. So Paulo. Campanha das letras: 2006. COSTA, Bia. Sempre tempo de ler_ Gente grande tem mil desculpas para deixar leitura de lado. Facilitar o acesso aos livros fundamental para conquistar esse pblico. Nova Escola edio especial, So Paulo: Abril, n. 18, 61-66, 2008. FERRARI, Mrcio. Pesquisador francs estuda os significados sociais dados aos textos pelo autor e pelo leitor. Nova Escola, So Paulo: Abril, n. 220, mar. 2009. FERNNDEZ RODGUEZ, Concepcin. Aprender a estudar/ Como superar as dificuldades nos estudos. So Paulo: Scipione, 2000. GUTTMANN, Mnica. Literatura infantil no desenvolvimento emocional e intelectual das crianas. Pginas Abertas, So Paulo: Paulus, n. 32, 30- 32, 2007. LINARDI, Fred. O X da questo_ Num pas castigado pelo analfabetistmo, projetos de incentivo leitura so muito mais do que bem-vindos: so fundamentais. Nova Escola edio especial, So Paulo: Abril, n. 18, 7-9, 2008. MARTINS, Maria Helena. O que leitura?/ Maria Helena Martins, 19. Ed. So Paulo: Brasiliense, 1994. MAXIMO, Simone. Livros para o Brasil. Pginas Abertas, So Paulo: Paulus, n. 33, 811, 2008. MELO, Llia Erbolato. Tpicos de psicolingstica aplicada. 2 edio, So Paulo: Humanista/ FFLCH/ USP: 1999. MENEZES, Dbora. A idade das letras_ Enquanto avana o processo de alfabetizao, aproximar os pequenos dos livros pode fazer toda a diferena. Nova Escola edio especial, So Paulo: Abril, n. 18, 31-38, 2008. NOVAES, Veridiana. Espao para sonhar. Pginas Abertas, So Paulo: Paulus, n. 32, 20-21, 2007.

34

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

PRIOLLI, Julia. Fraldas e Livros_ Acredite: no perda de tempo ler para quem ainda nem aprendeu a falar. Conhea seis projetos voltados primeira infncia. Nova Escola edio especial, So Paulo: Abril, n. 18, 10-17, 2008. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: Um processo scio-histrico. So Paulo, Scipione: 1997. RIBEIRO, Flvia. Pequenos a bordo_ Projetos que trabalham com crianas da pr-escola despertam o prazer da leitura ainda na fase da alfabetizao. Nova Escola edio especial, So Paulo: Abril, n. 18, 20- 28, 2008. SGARIONI, Mariana. Semeando o futuro_ Ao encurtar a distancia entre adolescentes e livros, projetos de incentivo leitura abrem caminhos para jovens em todo o pas. Nova Escola edio especial, So Paulo: Abril, n. 18, 51-58, 2008. SILVA, Klyvia Larissa de Andrade. Formar Leitores: um desafio da escola. Revista ABC Educatio, p. 42-46. TALAMANI, Daniela. Passagem de ida_ Na transio da infncia para a adolescncia, a garotada tem vontade de descobrir o mundo. E a leitura , certamente, o melhor passaporte. Nova Escola edio especial, So Paulo: Abril, n. 18, 41-48, 2008.

Referncias eletrnicas: GERALDI, Joo Wanderley. A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor. Srie Idias n.5. So Paulo: FDE, 1988. p.79-84. [http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_l.php?t=001 Acessado em 15/11/2009] JUNIOR, Davi Arrigucci. Leitura: ente o fascnio e o pensamento.. Srie Idias n.13. So Paulo: FDE, 1994. p.19-24. [http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_l.php?t=001 acessado em 15/11/2009]. MASINI, Maria Lcia Hage e Maia, Suzana Magalhes. A leitura enquanto prtica social e a interveno da escola. Srie Idias n.5. So Paulo: FDE, 1988. p.73-76. [http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_l.php?t=001 acessado em 15/11/2009] . ROCCO, Maria Thereza Fraga. A Importncia da Leitura na Sociedade Contempornea e o Papel da Escola Nesse Contexto. Maria Thereza Fraga Rocco. Srie Idias n.13. So Paulo: FDE, 1994. p. 37-42. [http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_l.php?t=001 acessado em 15/11/2009]. ZILBERMAN, Regina. Leitura: histria e sociedade.Srie Idias n.5. So Paulo: FDE, 1988. p.13-17. [http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_l.php?t=001 acessado em 15/11/2009]. http://www.autenticaeditora.com.br/noticias/item/292

35

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Acesso 23/08/2009 s 20:37 http://www.eci.ufmg.br/gebe/downloads/308.pdf Acesso em 23/08/2009 s 19:56 http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u401.jhtm Acesso em 10/04/2010 http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1412.html Acesso em: 10/04/2010 http://www.overmundo.com.br/guia/voce-ainda-esta-na-pre-historia-da-leitura Acesso em 23/08/2009 s 20:20 http://www.orecado.org/?p=43 Acesso em : 06/04/2010 22: 04 http://www.suapesquisa.com/pesquisa/sumerios.htm Acesso em 10/04/2010 http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2002/espaco24out/vaipara.php?materia=0varia Acesso em 15/11/2009 s 17:09 http://www.suapesquisa.com/pesquisa/sumerios.htm Acesso em 10/04/2010 http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2002/espaco24out/vaipara.php?materia=0varia Acesso em 15/11/2009 s 17:09

Potrebbero piacerti anche