Sei sulla pagina 1di 5

O Brasil sediar os Jogos Olmpicos.

Apesar de no ser exatamente uma potncia olmpica, o pas tem um grande compromisso com a organizao desse evento de alcance mundial, afinal no se trata apenas de um evento esportivo. Nas quadras, arenas e estdios, atletas de diferentes pases se enfrentaro em cada modalidade, dentro de regras bem estabelecidas, a fim de buscar a vitria em nome do trabalho em equipe, da superao fsica e mental. Alm disso, um evento olmpico permite valorizar prticas que estimulam bons hbitos entre as pessoas. Portanto, as Olimpadas consistem em uma celebrao mundial da paz entre os povos e, tambm, dos limites e da valorizao do ser humano, independente de raas, credos ou ideologias. Voc foi convidado pelo Comit Olmpico Brasileiro para integrar a equipe organizadora, que tem grande influncia nas decises que precisam ser tomadas na rea tcnica responsvel pela gesto das equipes ligadas ao atletismo. Para alguns, o atletismo a parte nobre do torneio, uma vez que ele compe as modalidades mais clssicas dos Jogos Olmpicos e que existem desde os primeiros jogos na Antiguidade, tais como corrida, maratona, arremesso de peso, lanamento do martelo e do dardo, salto em comprimento, salto com vara, levantamento de peso etc. Mas ateno para um fato importante: faltam poucos meses para incio dos jogos e seu pas no rico, portanto h restries de oramento e presso por cumprimento de prazos. Sendo assim, solues criativas e inovadoras tero que ser valorizadas e buscadas por voc. Sua misso contribuir para o sucesso olmpico do pas com base em duas frentes de trabalho: 1. Fazer com que atletas e treinadores que j integram as diversas equipes na mesma e em diferentes modalidades aprendam uns com os outros e possam ter suas ideias valorizadas e que haja um clima positivo para discutir solues para os desafios que comeam a surgir. 2. Descobrir talentos novos nas diversas modalidades que sero disputadas, afinal, existem tcnicos e atletas amadores de grande valor que esto espalhados pelo interior do pas e que podem conseguir medalhas se forem descobertos e valorizados a tempo.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional. 1

Com essa atividade voc deveaplicar as teorias de valorizao do capital intelectual e de organizaes que aprendem. Vamos explicar isso: se as pessoas tm conhecimento importante e que pode ser aproveitado para uma melhor performance dos atletas brasileiros, isso uma forma de capital intelectual;se as diversas equipes espalhadas pelas diversas modalidades (o que estamos chamando de comisses) forem pensadas cada uma como uma pequena organizao, no conjunto, essas comisses/organizaes podem aprender umas com as outras. Com essa base de conceitos, possvel implementar o modelo de criao do conhecimento organizacional e criar conceitos novos para uma situao bem definida que a melhor preparao do pas para os jogos. Para tanto, voc dever elaborar um relatrio, baseando-se nos passos que sero apresentados a seguir!

Passo 1:
No Comit Olmpico Brasileiro, em nosso exerccio fictcio, os tcnicos mais experientes no tm muita oportunidade de compartilhar o que sabem. Apesar de vrias comisses participarem de torneios internacionais, as informaes que trazem no so compartilhadas como deveriam. Importante saber tambm que alguns tcnicos e atletas, inclusive que atuam no exterior h muito tempo, esto meio reticentes e parecem no entender a importncia do evento para o Brasil. Sua primeira atividade neste passo 1, , portanto, apresentar respostas para duas importantes questes: 1. Como valorizar o capital intelectual e o conhecimento dos tcnicos, demais profissionais e atletas envolvidos nas Olimpadas? Dica:Pense em como responder a essa questo retomando o conceito de conhecimento tcito que estudamos nas aulas-tema 2 e 3 e procure no contedo da aula 2 tudo que se refere a capital intelectual! 2. Como tornar as vrias comisses do atletismo (cada modalidade do atletismo tem uma comisso que rene tcnicos e atletas), organizaes que aprendem umas com as outras? D exemplos. Dica:Para responder a essa questo, reveja como os autores Peter Senge e Thomas Stewart sugerem a valorizao do capital intelectual e a criao de uma organizao que aprende.
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Consulte o contedo da aula-tema 2 disponvel no AVA e procure transpor as ideias para o contexto dos atletas, esforce-se para dar exemplos, voc vai conseguir imaginar! Importante:Sempre que julgar necessrio, voc pode, tambm, fazer consultas ao Livro-Texto da disciplina. Nesse caso, leia os captulos 1 e 2: NONAKA, IKUJIRO; TAKEUCHI, HIROTAKA. Gesto do conhecimento. Rio de Janeiro: Bookman, 2009.

Passo 2:
Considere que, em cada comisso, oambiente para estimular a participao dos colaboradores ainda muito restritivo: tcnicos menos experientes no se sentem vontade para expor suas ideias originais, tcnicos mais experientes relutam em compartilhar e discutir as experincias de sucesso e de fracasso. No h reunies abertas e o clima geral no produtivo como deveria ser. Agora, voc deve responder seguinte questo: Como tornar o ambiente de trabalho das comisses tcnicas mais compatvel com a livre circulao de ideias? Sugira melhorias e ambientes. Dica:Para consolidar sua resposta, lembre-se que o tema Ba aparece em diferentes e-books e videoaulas da disciplina. Alm disso, estude a teoria sobre clima organizacional e ambientes Ba. Leia as pginas 99 a 106, do Livro-Texto: NONAKA, IKUJIRO; TAKEUCHI, HIROTAKA. Gesto do conhecimento. Rio de Janeiro: Bookman, 2009.

Passo 3:
Para finalizar, como dissemos antes, precisamos ampliar a base de atletas e de tcnicos em algumas modalidades. Imagine o seguinte: aps consultar resultados de jogos regionais que aconteceram nos ltimos anos, voc fica espantado com os ndices tcnicos obtidos o que confirma o talento e a quantidade de atletas e tcnicos amadores que existem no interior do pas e que esto espera de uma oportunidade. Voc vira uma espcie de olheiro que precisa captar talentos e ideias originais. Diante desse cenrio, voc precisa responder a seguinte questo: Como promover o conhecimento novo valorizando o trabalho de atletas e tcnicos
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

amadores do interior do pas, alguns no anonimato, e que podem trazer grande contribuio para o desempenho olmpico brasileiro? Pense tambm na externalizao de conceitos novos. Dica: Para fazer essa reflexo, lembre-se de que o modelo de criao do conhecimento organizacional, chamado modelo espiral,visto nas aulas 2 e 3, pode ser aplicado nas localidades mais afastadas do pas. Pense em experincias compartilhadas com atletas e treinadores que obtiveram sucesso nas provas de corrida, por exemplo. Onde eles treinam? Que tipo de exerccios praticam? Como? Quantas horas? Isso precisa ser resgatado e discutido nas comisses. Pessoas que trabalham com base na intuio podem ser de extrema importncia, porque so capazes de insights criativos e inovadores. possvel at mesmo que novos aparelhos e formas de treinamento sejam descobertos. Pense em como promover isso!

Saiba Mais:
Nesta atividade, no passo 3, voc precisa resgatar solues criativas e inovadoras. Acompanhe a seguir como um problema e uma necessidade levaram inovao tambm na rea ligada s atividades fsicas. Veja como partes de camas velhas em um campo de prisioneiros foram aproveitadas e reunidas em um aparelho que levou a um mtodo que se tornou uma das solues mais respeitadas no mundo inteiro para a prtica de exercicios fsicos. Camas velhas viraram aparelhos de Pilates! O Mestre e o Mtodo Pilates: a genialidade do criador (por HT Pilates, 31 Out. 2011). Disponvel em: http://www.htpilates.wordpress.com/2011/10/31/o-mestre-e-o-metodopilates/. Acesso em: 30 jan. 2014. Se preferir, https://drive.google.com/file/d/0B1lfOtr2UH-

EU01KeVBJU3Npcm8/edit?usp=sharing

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Passo 4:
chegado o momento de voc concluir a atividade e, portanto, finalizar seu relatrio, que dever ser apresentado no seguinte formato: 1. Introduo: explicite aqui os objetivos da proposta do plano que voc elaborou para o Comit Olmpico. Resuma os passos que voc teve que cumprir e d, assim, um contexto para o trabalho. 2. Desenvolvimento: a parte principal do seu relatrio, considerando as respostas que voc elaborou nos Passos 1, 2 e 3. 3. Consideraes finais: aponte os principais pontos analisados durante o desenvolvimento do relatrio: o que voc aprendeu de mais importante ao pensar em tudo que pensou e escreveu. 4. Referncias Bibliogrficas: apresente, de acordo com as normas da ABNT, as fontes de pesquisa utilizadas para a realizao da atividade. Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referncias bibliogrficas em trabalhos acadmicos, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html> <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 30 jan. 2014. Importante:Para desenvolver e apresentar a atividade, utilize o template disponibilizado: < Clique Aqui >. e

Passo 5:
Entregar a atividade para avaliao.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Potrebbero piacerti anche