Sei sulla pagina 1di 4

RESENHA IDEIAS DE LACAN

Geraldino Alves Ferreira Netto

CESAROTTO, Oscar (Org.) Ideias de Lacan. So Paulo: Iluminuras, 2011. Da primeira vez, o artifcio Mesa com agregados, de Joseph Beuys, artista plstico alemo que utilizava materiais inusitados, ostentava dois novelos de l pendentes de uma mesma mesa. Tirante o fato histrico de que o pai de Freud era um comerciante de ls, a tecelagem das teorias de Freud e Lacan produziu um tecido harmonioso que caiu bem a quantos tentaram vesti-lo. A malha de significantes entrelaando significados caracteriza a cura pela palavra que, vazia de incio, torna-se plena na subjetivao da associao livre moldada pela interpretao. J na reimpresso de Ideias de Lacan, a capa foi mais clara, no s por lhe predominar a cor branca. Agora, o objeto intitulado My Governess, do artista plstico norte-americano Dennis Oppenheim, pioneiro da arte corporal, pode ser visto a certa distncia como um pato assado, numa bandeja, pronto para consumo. Visto mais de perto, o pato um sapato de mulher.

Leitura Flutuante, n. 4, pp. 207-210, 2012.

208

Na terceira edio, o artista plstico o prprio autor do livro, ostentando na capa um objeto que sugere uma luminria de mesa, em que a lmpada parece o ovo de Colombo, com o ttulo de Ikebana, aludindo, quem sabe, admirao que Freud e Lacan sempre dedicaram arte japonesa. O que est por dentro destas capas igualmente surrealista e intrigante. So ideias atribudas a Lacan. Porm, se olharmos mais de perto, e este o grande objetivo do livro, veremos que Lacan nada mais que o prprio Freud de cabea para baixo. Alm deste Imaginrio invertido, as ideias nos levam ao Simblico, tentando dar conta de um Real inatingvel. Oscar Cesarotto foi feliz na concepo e organizao do livro, convocando uma equipe de analistas que, embasados em sua experincia clnica, demonstraram dominar uma teoria estigmatizada de difcil, tornando-a palatvel, assimilvel e at divertida. E se algum ainda no descobriu como o personagem Michel Durand participou da coleo de artigos, comentando o famoso aforismo lacaniano O analista s se autoriza por ele mesmo, ento que continue pesquisando e ter uma surpresa agradvel. Partir de Ideias de Lacan para termos a percepo de uma imagem clara do mestre francs equivale a seguirmos

Leitura Flutuante, n. 4, pp. 207-210, 2012.

209

o mesmo caminho regressivo dos sonhos que, embora alucinatoriamente, nos levam s recnditas iluminuras de nosso inconsciente, ao corao de nosso ser. Ideias de Lacan foi, de fato, uma brilhante ideia de Oscar Cesarotto, cuja presena e contribuio transmisso da psicanlise freudilacaniana um marco histrico no Brasil. Quem passou por seu div, seus cursos, suas supervises, seus grupos de estudos, suas palestras e sua amvel convivncia, abeberou-se na fonte de outro Oscar, o Masotta, que produziu o mesmo efeito de aprimorada formao nos psicanalistas argentinos.

Capas: Primeira edio, (Joseph Beuys, Table with Accumulator, 1958); reedio, (Meret Oppenheim, My Governess, 1936 ); Segunda edio (rev. & ampl.), (Oscar Cesarotto, Ikebana # 4 - Trilobite, 2005)

Leitura Flutuante, n. 4, pp. 207-210, 2012.

210

Geraldino Alves Ferreira Netto psicanalista,Coordenador do Curso de Especializao Psicanlise na Cultura, em parceria com a Faculdade Vicentina, de Curitiba; Autor de Wim Wenders, Psicanlise e Cinema, Editora Unimarco, 2001, So Paulo;Autor de Doze lies sobre Freud e Lacan, Editora Pontes, 2010, Campinas. http://www.psicanaliseemcurso.com.br

Leitura Flutuante, n. 4, pp. 207-210, 2012.

Potrebbero piacerti anche