Sei sulla pagina 1di 4

Biologia Celular Exerc cios Objetivos 1. (2001) A vinblastina e um quimioter apico usado no tratamento de pacientes com c ancer.

. Sabendo-se que essa subst ancia impede a forma ca o de microt ubulos, pode-se concluir que sua interfer encia no processo de multiplica c ao celular ocorre na (a) condensa c ao dos cromossomos. (b) descondensa c ao dos cromossomos. (c) duplica c ao dos cromossomos. (d) migra c ao dos cromossomos. (d) reorganiza c ao dos nucl eolos. 2. (2001) Para a ocorr encia de osmose, e necess ario que (a) as concentra c oes de soluto dentro e fora da c elula sejam iguais. (b) as concentra c oes de soluto dentro e fora da c elula sejam diferentes. (c) haja ATP dispon vel na c elula para fornecer energia ao transporte de agua. (d) haja um vac uolo no interior da c elula no qual o excesso de agua e acumulado. (e) haja uma parede celul osica envolvendo a c elula, o que evita sua ruptura. 3. (2004) Qual das alternativas classica corretamente o v rus HIV, o tronco de uma arvore, a semente de feij ao e o plasm odio da mal aria, quanto ` a constitui c ao celular?

www.spexatas.com.br grupoexatas.wordpress.com

No in cio da int erfase, antes da duplica c ao cromoss omica que precede a meiose, um dos representantes de um par de alelos mutou por perda de uma sequ encia de pares de nucleot deos. Considerando as c elulas que se formam no nal da primeira divis ao (B) e no nal da segunda divis ao (C), encontraremos o alelo mutante em (a) uma c elula em B e nas quatro em C. (b) uma c elula em B e em duas em C. (c) uma c elula em B e em uma em C. (d) duas c elulas em B e em duas em C. (e) duas c elulas em B e nas quatro em C. 5. (2006) Assinale a alternativa que, no quadro abaixo, indica os compartimentos celulares em que ocorrem a s ntese de RNA e a s ntese de prote nas, em animais e em bact erias.

6. (2007) O c odigo gen etico e o conjunto de todas as trincas poss veis de bases nitrogenadas (c odons). A sequ encia de c odons do RNA mensageiro determina a sequ encia de amino acidos correto armar que o c da prote na. E odigo gen etico (a) varia entre os tecidos do corpo de um indiv duo. 4. (2004) A gura mostra etapas da segrega c ao de um par de cromossomos hom ologos em uma meiose em que n ao ocorreu permuta. Professor: Enrico Sala FUVEST (b) e o mesmo em todas as c elulas de um indiv duo, mas varia de indiv duo para indiv duo. contato: spexatas@gmail.com

Biologia Celular

www.spexatas.com.br grupoexatas.wordpress.com

(c) e o mesmo nos indiv duos de uma mesma esp ecie, mas varia de esp ecie para esp ecie. (d) permite distinguir procariotos de eucariotos. (e) e praticamente o mesmo em todas as formas de vida. 7. (2008) As estruturas presentes em uma c elula vegetal, por em ausentes em uma bact eria, s ao: (a) cloroplastos, lisossomos, n ucleo e membrana plasm atica. (b) vac uolos, cromossomos, lisossomos e ribossomos. (c) complexo golgiense, membrana plasm atica, mitoc ondrias e n ucleo. (d) cloroplastos, mitoc ondrias, ret culo endoplasm atico. n ucleo e mi-

(b) Na meiose das plantas do g enero Paullinia que t em 24 cromossomos ocorrem 24 bivalentes. (c) Paullinia cupana e dipl oide, enquanto as outras sete esp ecies s ao hapl oides. (d) Os gametas de Paullinia cupana t em 105 cromossomos. (e) O endosperma da semente de Paullinia cupana tem 210 cromossomos. 10. (2011) A gura abaixo representa uma c elula diploide e as c elulas resultantes de sua divis ao.

(e) cloroplastos, complexo golgiense, toc ondrias e ribossomos.

8. (2008) Com rela c ao ` a gametog enese humana, a quantidade de DNA (I) do ovulo e a metade da presente na ovog onia. (II) da ovog onia equivale ` a presente na espermatog onia. (III) da espermatog onia e a metade da presente no zigoto. (IV) do segundo corp usculo polar e a mesma presente no zigoto. (V) da espermatog onia e o dobro da presente na esperm atide. S ao armativas corretas apenas: (a) I e II (b) IV e V (c) I, II e V (d) II, III e IV (e) III, IV e V 9. (2009) A planta do guaran a Paullinia cupana tem 210 cromossomos. Outras sete esp ecies do g enero Paullinia t em 24 cromossomos. Indique a arma c ao correta: (a) As esp ecies do g enero Paullinia que t em 24 cromossomos produzem gametas com 24 cromossomos. Professor: Enrico Sala FUVEST Nesse processo, (a) houve um u nico per odo de s ntese de DNA, seguido de uma u nica divis ao celular. (b) houve um u nico per odo de s ntese de DNA, seguido de duas divis oes celulares. (c) houve dois per odos de s ntese de DNA, seguidos de duas divis oes celulares. (d) n ao pode ter ocorrido permuta c ao cromoss omica. (e) a quantidade de DNA das c elulas lhas permaneceu igual ` a da c elula m ae. 11. (2012) O ret culo endoplasm atico e o complexo de Golgi s ao organelas celulares cujas fun c oes est ao relacionadas. O complexo de Golgi (a) recebe prote nas sintetizadas no ret culo endoplasm atico. (b) envia prote nas nele sintetizadas para o ret culo endoplasm atico. (c) recebe polissacar deos sintetizados ret culo endoplasm atico. no

(d) envia polissacar deos nele sintetizados para o ret culo endoplasm atico. (e) recebe monossacar deos sintetizados no ret culo endoplasm atico e para ele envia polissacar deos. contato: spexatas@gmail.com

Biologia Celular

www.spexatas.com.br grupoexatas.wordpress.com

12. (2012) Uma muta c ao, respons avel por uma doen ca sangu nea, foi identicada numa fam lia. Abaixo est ao representadas sequ encias de bases nitrogenadas, normal e mutante; nelas est ao destacados o s tio de in cio da tradu c ao e a base alterada.

O acido nucleico representado acima e o n umero de amino acidos codicados pela sequ encia de bases, entre o s tio de in cio da tradu c ao e a muta ca o, est ao corretamente indicados em: (a) (b) (c) (d) (e) DNA; 8. DNA; 24. DNA; 12. RNA; 8. RNA; 24. Considerando que, em G1, existe um par de alelos Bb, quantos representantes de cada alelo existir ao ao nal de S e de G2 e em cada C? (a) 4, 4 e 4. (b) 4, 4 e 2. (c) 4, 2 e 1. (d) 2, 2 e 2. (e) 2, 2 e 1.

13. (2013) Na gura abaixo, est a representado o ciclo celular. Na fase S, ocorre s ntese de DNA; na fase M, ocorre a mitose e, dela, resultam novas c elulas, indicadas no esquema pelas letras C.

Professor: Enrico Sala

FUVEST

contato: spexatas@gmail.com

Biologia Celular

www.spexatas.com.br grupoexatas.wordpress.com

Gabarito (1) D (2) B (3) B (4) B (5) C (6) E (7) D (8) C (9) D (10) B (11) A (12) D (13) E

Professor: Enrico Sala

FUVEST

contato: spexatas@gmail.com

Potrebbero piacerti anche