Sei sulla pagina 1di 4

Art Dec

Definio, resumo, caractersticas, artistas principais, art Dec no Brasil, arquitetura, exemplos, histria

Prdio da prefeitura de Asheville (Carolina do Norte - EUA): exemplo de arquitetura Art Dco Definio Art Dco um estilo artstico de carter decorativo que surgiu na Europa na dcada de 1920, atingindo os Estados Unidos e outros pases do mundo na dcada de 1930. Este estilo esteve presente na arquitetura, design industrial, mobilirio, moda e decorao. Histria A Exposio Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, ocorrida em 1925 em Paris, pode ser considerada o auge da Art Dco. Num primeiro momento (dcada de 1920) seguiu um estilo mais luxuoso, com uso de materiais como, por exemplo, marfim e jade. Nesta fase, a Art Dec ficou muito ligada aos anseios artsticos e culturais da burguesia europeia. No final da dcada de 1920, quando ganha fora nos Estados Unidos, a Art Dco vai para o caminho do design industrial, utilizando-se de materiais que possibilitam a produo em larga escala. Este aspecto fez a Art Dco chegar a grande parte do povo, invadindo a vida cotidiana. Origem do nome Art Dec uma expresso francesa, abreviao de arts dcoratifs (arte decorativa).

Caractersticas principais: - Linhas circulares ou retas estilizadas; - Uso de formas geomtricas; - Design abstrato; - Formas femininas e animais so as mais trabalhadas; - Influncias do construtivismo, futurismo e cubismo; - Presena marcante na Arquitetura. A Art Dec no Brasil No Brasil, a Art Dco chegou no final da dcada de 1920 e ganhou fora sobretudo na arquitetura. So vrias as construes neste estilo que podemos encontrar no Brasil. Exemplos de arquitetura em Art Dco no Brasil: Elevador Lacerda (Salvador), Teatro Carlos Gomes (Rio de Janeiro), Biblioteca Municipal Flix Arajo (Campina Grande), Viaduto de Ch (So Paulo), Central do Brasil (Rio de Janeiro), Estdio do Pacaembu (So Paulo) e Estao Ferroviria de Goinia. Um dos principais nomes do Modernismo no Brasil, o escultor Victor Brecheret, foi o artista que mais recebeu influncia da Art Dco.

Art dco, expresso francesa referente arte decorativa, um estilo que rapidamente se tornou modismo internacional. Para alguns seria a modernizao do art nouveau. Originou-se em Paris, com a grande mostra Exposition Universelle des Arts Dcoratifs, em 1925. Tambm considerado como um movimento ecltico, ou seja, uma mistura de vrios estilos e movimentos do incio do sculo 20, incluindo construtivismo, cubismo,Bauhaus, art nouveau e futurismo, associava

sua imagem a tudo que se define como moderno, industrial, cosmopolita e extico. Por estar ligado vida cotidiana (objetos, mobilirio, tecidos, vitrais) se associou arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo, arquitetura de interiores, ao design, cenografia, publicidade, s artes grficas, caricatura e moda. Sem abrir mo do requinte, os objetos art dco tm aspecto moderno. Mesmo quando feitos com bases simples, como concreto armado e compensado de madeira, ganham ornamentos de bronze, mrmore, prata, marfim e outros materiais nobres. O uso de materiais menos nobres e o incio da produo em srie contribuem para baixar o preo unitrio das obras. o caso das luminrias de vidro criadas pelo francs Ren Lalique (1860-1945), vendidas em grandes lojas. Art dco na arquitetura A arquitetura art dco possui fachadas com rigor geomtrico e ritmo linear, com fortes elementos decorativos em materiais nobres. Um exemplo o Empire State Building, em Nova York. Outras caractersticas desse estilo so a utilizao do concreto armado, esculturas com formas de animais, o uso dos tons de rosa e a geometrizao das formas, alm da utilizao do plstico (como elemento estrutural) e da pelcia, muito utilizada como forro para as paredes internas de grandes sales. Art dco no Brasil O estilo do art dco influenciou artistas brasileiros. Dentre eles, podemos destacar o escultor Victor Brecheret (1894-1955) e o pintor Vicente do Rego Monteiro (1899-1970). Na arquitetura, podemos citar o edifcio-sede da Biblioteca Mrio de Andrade e o Estdio do Pacaembu, ambos na cidade So Paulo, como dois grandes marcos arquitetnicos do estilo na cidade. Mas h outros exemplos significativos da art dcono Brasil: a Torre do Relgio da Estao Central do Brasil e o Cristo Redentor, ambos no Rio de Janeiro.

O romance O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzg erald, se passa em 1922, mas a expresso art dco s surgiu 3 anos depois, na Exposition Internationale des Arts Dcoratifs et Industriels Modernes. O estilo dco a cara dos loucos anos 20 e est sempre reverberando especialmente agora com a estreia dia 7/06 do filme homnimo dirigido por Baz Luhrmann. Do cartaz direo de arte, tudo passa pela art dco! Ento est na hora de entender o que isso pra entrar natendncia que deve brilhar nas vitrines e passarelas por a. Entre as caractersticas do art dco, eu destaco: . Traos mais sintticos, mesmo quando a imagem figurativa. . A predominncia da simetria. . Linhas simples e formas geomtricas em vez dos arabescos da art nouveau. . Influncia dos movimentos artsticos da poca como o Futurismo, Construtivismo e o Modernismo em geral. . Influncia de fontes exticas pro mundo ocidental como o Ballet Russe e as culturas egpcia, asitica, grega . Baquelite, plstico, alumnio e materiais de custo menor em suas origens, na confeco dos objetos. E voc sabia que o Cristo Redentor, aquele mesmo que fica no Corcovado do Rio, considerado a maior esttua art dco do mundo? Eu adoro! Pra voc entender melhor, veja os exemplos desse estilo clicando na foto e acessando nossa galeria!

Potrebbero piacerti anche