Sei sulla pagina 1di 2

51 CBQ - AVALIAO DA DISTRIBUIO DOS METAIS Al, Fe...

http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/5/5-607-10002.htm

REA: Ambiental TTULO: AVALIAO DA DISTRIBUIO DOS METAIS Al, Fe E Ba, PRESENTES NA GUA DO RESERVATRIO DE TUCUR-RIO TOCANTIS-PA. AUTORES: NASCIMENTO, K. M. (UFPA) ; SANTOS, D. C. (UFPA) ; SALES, R. S. (IFPA) ; JUNIOR, P. M. S. (IFPA) ; PONTES, R. G. (UFPA) ; PEREIRA, J. S. (UFPA) ; BITTENCOURT. J. A. (UFPA) ; MIRANDA, R. G. (UFPA) ; PEREIRA, S. F. P. (UFPA) ; MORAIS, S. H. S. (UFPA) RESUMO: A UHE de Tucuru est inserida em um importante reservatrio hdrico na Amaznia. O trabalho teve como objetivo estudar a distribuio dos metais Al, Fe e Ba, dissolvidos nas guas do reservatrio. A espectrometria de emisso atmica por plasma induzido (ICP-AES) foi utilizada para a anlise dos metais. O Al variou de 19,22 a 560,91g/L com mdia de 202,7176,68 g/L, o Fe variou de 224,05 a 676,15 g/L com mdia de 437,69137,86 g/L, o Ba variou de 21,98 a 49,86 g/L com mdia de 437,69137,86 g/L. Os resultados foram comparados com os valores preconizados pelo CONAMA n 357/2005. Em todas as estaes d e monitoramento, o Ba apresentou teores de acordo com a referida lei. No entanto, os valores para o Al e Fe,mantiveram-se acima dos limites mximos permitidos nas guas de classe II. PALAVRAS CHAVES: uhe tucuru, metais, icp-aes. INTRODUO: Os estudos dos reservatrios demonstram que no atual estado da tecnologia seu uso indispensvel, entretanto, os problemas ambientais so grandes, principalmente devido ao mau gerenciamento dos recursos hdricos nacionais (SETTI et al., 2001 & FEARNSIDE,2001). A ocorrncia de pequenas concentraes de metais pesados no ambiente aqutico no um fato anormal; contudo a atividade industrial, a ocupao humana nas proximidades destes ambientes, assim como tambm o despejo de esgoto proveniente dos centros urbanos, tem elevado as suas concentraes naturais ocasionando a contaminao dos ecossistemas aquticos (OLIVEIRA, 2008). O transporte de contaminantes dissolvidos nas guas superficiais pode ser governado pela rpida mudana das caractersticas fsicas e qumicas que ocorrem no meio ambiente (ELLIS et al., 2003). Dessa forma, a avaliao e controle da poluio ambiental tornam-se um problema, ao passo que a liberao de elementos txicos em grandes quantidades nos rios pode ser causada tanto por meio natural quanto atravs de processos de industrializao. Na rea de Tucuru, o enriquecimento dos elementos Al, Fe e Ba pode estar relacionado principalmente com a interao dos processos de intemperismo que acometem o ambiente geoqumico e posterior transporte desses elementos para toda a biota (SIQUEIRA et al., 2001). O trabalho tem o objetivo de avaliar as condies com que os ambientes aquticos se encontram, atravs da determinao dos metais Al, Fe e Ba dissolvidos nas guas do reservatrio de Tucuru.

MATERIAL E MTODOS: A coleta de gua foi realizada no ms de maio, perodo chuvoso, com auxilio de uma garrafa modelo "Van Dorn" (volume de 5,0 litros), sendo acondicionadas em frascos descontaminados, mantidas sob refrigerao a 4oC, conforme determina a CETESB em seu guia de coleta e preservao de amostras de guas (CETESB, 1998). No total, foram 57 amostras, distribudas em 14 estaes de monitoramento em pontos a montante, a jusante e dentro do lago do reservatrio da Hidroeltrica de Tucuru do rio Tocantins-PA. As amostras foram filtradas em membrana de 0,45 m de porosidade de modo a quantificar somente o material dissolvido sem adicionar cido (elementos solveis), e encaminhadas para o Laboratrio Central da Eletronorte, onde foram efetuadas as anlises por espectrometria de emisso atmica por plasma induzido (ICP-AES).

RESULTADOS E DISCUSSO: Para a verificao de possveis contaminaes do meio, os nveis de concentrao dos elementos foram avaliados com base na Resoluo 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que enquadra as guas do rio Tocantins, como sendo guas doces de classe II. A tabela 01, mostra os tores dos elementos Al, Ba e Fe, respectivamente. O Ba no apresentou concentraes consideradas txicas para a biota, quando comparado com os valores preconizados pelo CONAMA, estando pouco dissolvido nas guas superficiais do rio Tocantins, em todas as estaes de monitoramento. Entretanto, os valores para o Al e Fe, mantiveram-se acima dos limites mximos permitidos na maioria das estaes de monitoramento, sugerindo que o enriquecimento destes elementos nas guas do reservatrio seja proveniente do ambiente geoqumico local.

CONCLUSES: A partir dos resultados propostos neste estudo, chegou-se a concluso que o ambiente geoqumico aliado a fatores climatolgicos podem influenciar na distribuio dos metais Al, Fe e Ba nas diferentes estaes de monitoramento do reservatrio de Tucuru. Espera-se que as informaes tcnicas abordadas neste trabalho possam auxiliar no uso racional dos recursos hdricos pelas comunidades tanto a montante quanto a jusante do reservatrio, alm de aperfeioar a implantao de futuros empreendimentos, no que se refere aos recursos hdricos na bacia na Hidrogrfica do rio Tocantins.

1 de 2

12/10/2012 01:25

51 CBQ - AVALIAO DA DISTRIBUIO DOS METAIS Al, Fe...

http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/5/5-607-10002.htm

AGRADECIMENTOS: Ao Laboratrio de Qumica Analtica e Ambiental (LAQUANAM) da Universidade Federal do Par. Ao LACEN da Eletronorte, pela infra-estrutura oferecida. REFERNCIAS BIBLIOGRFICA: CETESB. Guia de coleta e preservao de amostras de guas, 1998, 150p. ELLIS, P. A.; RIVETT, M. O.; MACKAY, R. Geophysical Research Abstracts, 5, 12,063. Environment. 2ed. Berlin: Springer-Verlag. New York, 2003, 486p. FEARNSIDE, P. M. Environmental impacts of Brazil's Tucuru dam: unlearned lessons for hydroelectric development in Amazonia. Environmental Management, 27(3):377-396, 2001. OLIVEIRA, G. R. F. Estudo dos teores e da bioacumulao de metais trao em tecido de peixes capturados no reservatrio da hidreltrica de Tucuru-PA. Dissertao (Mestrado em Qumica) Universidade Federal do Par, Belm, 22-36; 116-125 p. 2008. SETTI, A. A.; LIMA, W. F. E. J.; CHAVES. M. Introduo ao Gerencialmente dos Recursos Hdricos, 2001. 225p SIQUEIRA, G. W.; DUCATTI, G. M.; BRAGA, E. S. Avaliao de metais pesados (Pb, Cr, Cu, Fe) no sistema estuarino de Santos/So Vicente e Baa de Santos (So Paulo/Brasil). Anais do IX Congresso Latino Americano sobre Ciencia del Mar. Colmbia, (CD-ROM), 157p. 2001.

Associao Brasileira de Qumica Av.Presidente Vargas, 633 sala 2208 - Centro Rio de Janeiro - RJ - Brasil Telefone:(21) 2224-4480 E-mail: abqeventos@abq.org.br

Desenvolvido por JGI - Criao de Sites

2 de 2

12/10/2012 01:25

Potrebbero piacerti anche