Sei sulla pagina 1di 16

Aprendizagem de desaprender: Machado de Assis e a pedagogia da escolha

Rogrio de AlmeidaI

Resumo

O presente estudo resulta de uma pesquisa sobre o imaginrio trgico da obra de Machado de Assis e sua relao com as dimenses da escolha no mbito da educao, considerada em perspectiva losca. A questo que se coloca relaciona-se ao desdobramento educacional do pensamento machadiano, que pressupe uma passagem pela desaprendizagem para se chegar escolha da aprovao da existncia itinerrio percorrido por seus personagens a partir da fase de sua obra consensualmente dita madura, inaugurada pela publicao de Memrias pstumas de Brs Cubas. O objetivo compreender o imaginrio trgico, expresso pelas noes de nada, acaso e conveno, bem como as condies para a escolha da aprovao. O trajeto metodolgico apropriou-se da fenomenologia e da hermenutica na anlise da obra machadiana e, como resultado, apontou para uma educao cujas bases loscas se assentam na escolha possvel entre a aprovao incondicional da existncia e a aprovao condicionada. No caso da opo machadiana, a aprovao se manifesta pela relativizao das referncias de sentido, pelo questionamento da crena, pela adeso s circunstncias, pelo reconhecimento do espetculo, da fora das opinies e das convenes sociais, e pela armao do carter efmero da vida, das contradies humanas e da conjuno entre realidade adversa e vontade de viver.
Palavras-chave

Filosoa trgica Pedagogia da escolha Machado de Assis.

I- Universidade de So Paulo, So Paulo, SP, Brasil. Contato: rogerioa@usp.br

Educ. Pesqui., So Paulo, v. 39, n. 4, p. 1001-1016, out./dez. 2013.

1001

Learning to unlearn: Machado de Assis and the pedagogy of choice


Rogrio de AlmeidaI
Abstract

This study results from research on the tragic imaginary of the works of Machado de Assis and its relation with the dimensions of choice in education, considered from a philosophical perspective. The question asked relates to the educational deployment of Machados thought, which presupposes unlearning in order to reach the choice of approval of existence a route taken by his characters since the stage of his work consensually regarded as mature, inaugurated by the publication of Memrias pstumas de Brs Cubas (Posthumous Memoirs of Bras Cubas). My aim is to understand the tragic imaginary expressed by the notions of nothing, chance and convention, as well as by the conditions for choosing to approve. The methodological path appropriated phenomenology and hermeneutics in the analysis of Machados work and, as a result, pointed to an education whose philosophical foundations are the possible choice between the unconditional approval of existence and conditioned approval. In the case of the Machadian option, approval is manifested by the relativization of the references of meaning, by the questioning of belief, by adhesion to circumstances, by recognition of the spectacle, the strength of opinions and social conventions, and by afrming the ephemeral character of life, of human contradictions and of the conjunction of adverse reality and will to live.
Keywords

Tragic philosophy Pedagogy of choice Machado de Assis.

I- Universidade de So Paulo, So Paulo, SP, Brasil. Contact: rogerioa@usp.br

1002

Educ. Pesqui., So Paulo, v. 39, n. 4, p. 1001-1016, out./dez. 2013.

Este artigo resultado de uma pesquisa nanciada pela FAPESP no perodo de 2010 a 2012, e condensa os dados que relacionam o imaginrio trgico da literatura de Machado de Assis (1994), num vis losco (ALMEIDA, 2010), com as implicaes educacionais decorrentes da anlise de sua obra. O objetivo investigar o imaginrio trgico que particulariza a obra machadiana e seus desdobramentos para a educao, especicamente sua dimenso de desaprendizagem e escolha. O trgico se manifesta por meio de aspectos recorrentes de sua obra: o carter transitrio e sem nalidade da vida; as relativizaes de toda ordem; o gosto pelo brilho e pelo espetculo; o jogo das convenes; os usos interessado e malicioso da moral; o eterno retorno do mesmo; a singularidade do momento vivido; a falta de sentido da existncia; as contradies humanas; a voluptuosidade do nada; e, enm, a misteriosa conjuno entre uma existncia desagradvel e a alegria de viver. Pois, de fato, o que caracteriza o trgico em Machado no a constatao do pior da existncia, mas a aprovao dessa existncia apesar do pior. O referencial terico privilegiou os principais intrpretes de sua obra, como Alfredo Bosi (2007, 2010), Antonio Candido (1995), Raymundo Faoro (2001), Afrnio Coutinho (1959), Joo Adolfo Hansen (2006, 2008) e Alcides Villaa (1998), alm da contribuio losca, especicamente, de Friedrich Nietzsche (1983, 1992, 1995), Clment Rosset (1985, 1989a, 1989b, 1989c, 1997, 2000, 2005) e Wittgenstein (1968), entre outros. A perspectiva do imaginrio ancorou-se nas contribuies de Gilbert Durand (1997). Do ponto de vista metodolgico, foram priorizados os contos da fase consensualmente classicada como madura, bem como Memrias pstumas de Brs Cubas, responsvel por inaugur-la. Em relao aos procedimentos de anlise, adotou-se uma postura fenomenolgica, principalmente em seu postulado de suspenso dos juzos, e recursos da hermenutica, na relao entre metforas, parbolas, analogias e pensamento losco.

A abordagem educacional parte da constatao de que a literatura machadiana propicia uma desaprendizagem dos referenciais de sentido. Se a educao est condicionada crena numa verdade, ou em muitas verdades, a educao da desaprendizagem ou a pedagogia da escolha prope desfazer-se desse sentimento de verdade, de crena, seja ela ideolgica, cientca ou moral, para que, no lugar da esperana, do medo, ou mesmo da desiluso, seja possvel situar-se no mundo, compreendlo, como tambm experimentar a intensidade da existncia por meio da escolha da aprovao.
Linhas de fora da losoa trgica

Do ponto de vista conceitual, possvel denir o trgico por meio das linhas de fora do pensamento machadiano: a constatao de uma existncia privada de sentido, princpio ou nalidade; de uma natureza sem deus, vontade, completamente indiferente ao que existe; de uma sociedade regida por convenes (diferena) que, por mais que se alterem, so incapazes de modicar o acaso da existncia (repetio); enm, a constatao de que o homem contraditrio e sua vida, sem objetivos metafsicos ou determinados por elementos externos prpria existncia, ainda que persistam as convenes imaginrias de sentido. Mas Machado no desaprova o que constata, aproximando-se assim de seu contemporneo Nietzsche, que elabora uma losoa que no s constata o trgico como expresso do acaso constitutivo da existncia, como tambm celebra a alegria de existir, alegria trgica, que no se justica de maneira racional, mas que se sustenta pela aprovao incondicional do que dado a viver, como mostram as leituras de Roberto Machado (2001) e Clment Rosset (2000). O pensamento trgico no pode ser confundido com uma viso pessimista, j que aprova a existncia, mesmo em sua realidade mais desagradvel: frmula da armao mxima, da plenitude, da abundncia, um dizer

Educ. Pesqui., So Paulo, v. 39, n. 4, p. 1001-1016, out./dez. 2013.

1003

sim sem reservas, at mesmo ao sofrimento, prpria culpa, a tudo o que problemtico e estranho na existncia (NIETZSCHE, 1995, p. 118). O mesmo anncio feito por Clment Rosset (1989a, p. 8), que se prope a pensar a ligao entre a alegria de existir e o carter trgico da existncia. justamente o que ocorre em Memrias pstumas de Brs Cubas, em que o narrador, depois de morto, desa o vazio de sentido de todas as circunstncias vividas, desconstruindo as convenes sociais, morais, polticas e amorosas. o que ele chama de tinta da melancolia na advertncia inicial que dirige ao leitor. De fato, o narrador desnaturaliza todas as pretenses de grandiosidade humana: nem cargos polticos, nem vida amorosa, nem pretenses literrias ou loscas; nada grandioso ou tem valor, a no ser a fora do vivido, a vontade individual de existir (e no a vontade metafsica, como em Schopenhauer). Essa constatao melanclica, no entanto, vem acompanhada da pena da galhofa, ou seja, de um humor desestabilizador (MAYA, 2007), que jamais lamenta o que constata, alimenta esperana de mudana ou, ainda, julga moralmente. No h lamentao, esperana ou julgamento na obra machadiana, apenas humor na constatao da efemeridade da existncia humana: matamos o tempo, o tempo nos enterra (ASSIS, 1990, p. 120). Assim, o trgico pode ser denido como
[...] o que deixa mudo todo discurso, o que se furta a toda tentativa de interpretao: particularmente a interpretao racional (ordem das causas e dos ns), religiosa ou moral (ordem das justicaes de toda natureza). O trgico ento o silncio. (ROSSET, 1989a, 65)

crueldade, obscuridade, inelutabilidade, irracionalidade. (ROSSET, 1989a, p. 66)

Nesse sentido, o pensamento trgico pode ser expresso pelas ideias de nada, acaso e conveno. Nada pode garantir a permanncia de algo que, como expressou Schopenhauer (2004), desperta com o nascimento e se apaga com a morte. Portanto, a conscincia que atina para o nada que era antes de nascer, embora o mundo fosse, e para o nada que a espera, ainda que o mundo permanea, tem a difcil escolha de aprovar uma existncia sem princpio ou nalidade que no de ordem circunstancial (escolha trgica), ou, no suportando tal viso, crer em algo que justique a existncia (escolha no trgica). As referncias para pensar o no trgico ideologia, metafsica, religio etc. partem da crena em algo que, por denio, no existe, nada:
[...] toda crena se denindo, no por um contedo, mas por um modo de adeso, previsvel que toda destruio de crena culminar na substituio por uma crena nova que repor, sobre um novo pseudocontedo, uma mesma maneira de crer. (ROSSET, 1989a, p. 45)

Essa impossibilidade de precisar o objeto da crena revela a prpria insignicncia do objeto, ou melhor, o fato de esse contedo signicar nada (todo sentido dado imaginariamente). Tal dado nos leva a um segundo aspecto do pensamento trgico: a condio casual da existncia.
raro que [o acaso] seja manifestado sob uma forma precisamente explcita; em lsofos como Montaigne, Pascal ou Nietzsche, onde ele desempenha um papel ao mesmo tempo fundamental e silencioso, no aparece quase nunca com todas as letras. Pode acontecer entretanto que intervenha de maneira explcita. o caso, por exemplo, em

por isso que tal viso no pode ser confundida com uma inclinao pessimista, pois
[...] recusa de sada todas as qualidades que foram, ao longo do tempo, mais ou menos vinculadas ao conceito de trgico: tristeza,

1004

Rogrio de ALMEIDA. Aprendizagem de desaprender: Machado de Assis e a pedagogia da escolha

Lucrcio, que atribui ao acaso a paternidade de toda organizao, a ordem no sendo seno um caso particular de desordem. Imperialismo inerente ao conceito de acaso: produzindo tudo, o acaso produz tambm seu contrrio que a ordem (donde a existncia, entre outros, de um certo mundo, esse que o homem conhece, e que caracteriza a estabilidade relativa de certas combinaes). (ROSSET, 1989a, p. 96)

Morin (1999, p. 196-203) xa bem essa relao entre ordem e desordem, armando que o primeiro olhar, do ponto de vista da histria humana, foi o da desordem, a qual, contemporaneamente, torna-se muito mais rica, j que, alm de seu polo objetivo (agitaes, disperses, colises e as mais variadas instabilidades), comporta um polo subjetivo, que o da relativa indeterminabilidade, ou seja, a incerteza. Teramos, portanto, que aprender a pensar ordem e desordem, ou seja, trabalhar com o acaso. Sobre o acaso, a novidade que Morin (1970) interpe de sua presena, ou de seu reconhecimento relativamente recente por parte da cincia, que passa a compreender as atraes fsico-qumicas como organizaes para compensar o acaso, j que o mundo est condenado ao acaso, a viver do acaso, a suportar o acaso. nesse sentido que podemos compreender o evolucionismo darwiniano: o acaso que cria a ordem (LESTIENNE, 2008, p. 91), j que h um corte que, se no gera independncia, ao menos sinaliza que h dois processos distintos na evoluo. O primeiro o da variao e o segundo, o da seleo. Se, para este, as circunstncias so determinantes para a sobrevivncia das espcies (o que, a rigor, em nada contraria o acaso), em relao variao, segundo Darwin (apud LESTIENNE, 2008, p. 88), uma mutao ao acaso na medida em que a chance de que ela acontea no afetada pelo fato de poder ser til sobrevivncia da espcie. Em outras palavras, as variaes proliferam-se ao acaso, embora umas permaneam e outras no, por meio da seleo.

Isso equivale a dizer que no existe natureza como princpio gerador de existncia, dotado de inteno, propsito, lei, razo ou nalidade, mas que a ordem uma variao da desordem, uma conveno. Em outras palavras, natureza e artifcio no so opostos, mas outros nomes para conveno (ALMEIDA, 2012, 2013). Entre as combinaes possveis para se gerar esta ou aquela condio existencial, algumas se realizam e permanecem, outras duram muito pouco, outras tantas sequer acontecem. Se a existncia o reino da conveno, ou seja, dos encontros promovidos pelo acaso (o que convergente com a noo de clinamen, de Epicuro), o mesmo ocorre com as convenes sociais, embora estas expressem um grau maior de complexidade.
O pensamento do acaso assim conduzido a eliminar a ideia de natureza e a substitula pela noo de conveno. O que existe de ordem no natural, mas convencional em todos os sentidos da palavra. Conveno designa, com efeito, em um nvel elementar, o simples fato do encontro (congregaes que resultam em naturezas mineral, vegetal ou outra; encontros que tornam possveis as sensaes). Em um nvel mais complexo, de ordem humana e mais especicamente social, conveno toma sua signicao derivada, de ordem institucional ou costumeira (contribuio do acaso humano ao acaso do resto do que existe). (ROSSET, 1989a, p. 101)

O sentido dessas convenes, os recortes, as relaes, os signicados possveis, rechaados e disseminados sero sempre de ordem imaginria. , de fato, o imaginrio conjunto de imagens, mas tambm dinamismo gerador de sentido (DURAND, 1997) que ir organizar a compreenso disso que da ordem do convencional. O pensamento trgico, portanto, expressase com as noes de nada, acaso e conveno. O pensamento no trgico, na impossibilidade de

Educ. Pesqui., So Paulo, v. 39, n. 4, p. 1001-1016, out./dez. 2013.

1005

refutar justamente o nada, o acaso e a conveno, ir se constituir pela tentativa de estabelecer e estabilizar um princpio qualquer que servir de premissa ou pressuposto para recusar a parte desagradvel da realidade.
Aprender a desaprender

A ideia de aprender pressupe no s a aquisio de certo saber, mas tambm a crena nesse saber, sua possibilidade de verdade. No se trata aqui de f religiosa, que pressupe uma ausncia de dvida no que se apresenta como revelao divina, mas da crena que acompanha at mesmo o saber cientco, em que a dvida o motor do mtodo. Nesse sentido, a educao requer o sentimento de crena na verdade do saber, de assimilao de contedos sobre fenmenos e objetos que correspondam sua realidade. No caso da herana iluminista, a educao busca a conquista racional da autonomia e, por meio da escola, tratar de inculcar a crena nesses valores, principalmente pelo uso crtico da razo. A educao trabalha com a crena no saber, logo, em desfazer as dvidas ou lev-las para um lugar seguro, como o faz a cincia, que se permite questionar os resultados e os mtodos empregados, mas no a cienticidade de seus princpios e saberes. Como explicita David Hume (1973), no incio da segunda parte de Investigao sobre o entendimento humano, a crena est prxima da imaginao, mas, diferente desta, a crena acompanhada de sentimento, o que a faz conceber um objeto de maneira mais viva, forte e estvel. No caso da educao escolar, a prpria (pre) disposio didtica, somada aos demais rituais concernentes prtica do ensino, encarregase desse sentimento que acompanha o saber em busca de x-lo, de torn-lo estvel. No se trata da busca por um saber provisrio, nem da problematizao de determinados enunciados, mas de um processo de aprendizagem que corresponde a um programa maior de naturalizao, interpretao e

reconhecimento do referencial (o mundo) a que esses conhecimentos aludem, como se fossem a expresso da verdade. J uma pedagogia da escolha s pode defender uma educao que questione a crena. Desfazer-se desse sentimento de verdade (crena) talvez o grande desao imposto educao pela pedagogia da escolha, porque a educao s admite a escolha condicionada s variantes preestabelecidas pelos saberes que se referem a determinado fenmeno ou objeto (o mundo). Por isso tambm o longo processo de formao escolar, em que, a despeito da importncia dos conhecimentos ministrados, trabalha-se arduamente o desenvolvimento de determinados saberes/crenas. No se trata de um ceticismo absoluto, que apagaria todos os sentidos ou todas as possibilidades de saber, mas de reconhecer o carter simblico do conhecimento, aquilo que Cassirrer (2001) chamou de losoa das formas simblicas, que reconhece que a losoa, a cincia, a religio e a arte so elaboraes simblicas do mundo, operam como uma mediao, e no como a enunciao de uma verdade. Portanto, a pedagogia da escolha, partindo do reconhecimento dessas formas simblicas, opera na suspenso desse sentimento de crena que acompanha o saber. Em outras palavras, opera pela desaprendizagem, isto , problematiza os referenciais e pressupostos usados na construo da pretensa verdade. Conduz a dvida at a raiz desse sentimento de crena, para que a dvida suscite escolha. Tal pedagogia considera a escolha como tema central dos fundamentos da educao, pois atribuir ao humano a possibilidade de escolher pressupe ver a educao como um processo dinmico e inacabado de autoconstruo e autoformao, um processo distante, portanto, das concepes iluministas de autonomia e emancipao, pois j no reduz o homem ao exerccio de sua racionalidade, mas incorpora a parcela de irracionalidade que o caracteriza como sapiens demens.1
1- No dizer de Morin (1973, p. 110-111), o homo sapiens demens um ser duma afetividade intensa e instvel, que sorri, ri, chora, um ser ansioso

1006

Rogrio de ALMEIDA. Aprendizagem de desaprender: Machado de Assis e a pedagogia da escolha

A educao , portanto, exerccio de escolha, trajetividade que se inscreve na vida e a escreve, por meio de aes, emoes, imagens, smbolos, obras, sentidos etc. Nessa perspectiva antropolgica, o homem uma trajetria, projeta seu mundo, narra a si mesmo. E nessa narrativa, escolhe o sentido simblico de sua existncia, inscreve-se no mundo por meio do trajeto antropolgico, das escolhas que faz entre sua subjetividade e as intimaes do mundo objetivo. (FERREIRASANTOS; ALMEIDA, 2012, p. 153-154)

O ato de escolher presume um corte, uma separao, o reconhecimento de que a totalidade, para ns, impossvel e inatingvel, s podendo ser imaginariamente construda, pois estamos sempre atados a um ponto de vista, por mais que o olhar seja mvel. Assim, conhecimento conhecimento de alguma coisa, construdo em relao a um objeto, no de uma vez, como uma revelao, mas por meio de fragmentos, de instantes que se sucedem e partes que se relacionam. Conhecido um objeto, no sem ajuda do contexto, podemos reconhec-lo na relao das partes com o todo, mas tambm desaprendlo, seja na diferena de suas partes, seja no todo. O conhecimento formado por sucesses de olhares, aproximaes e distanciamentos, continuidades e rupturas, aprendizagens e desaprendizagens. a continuidade dos reconhecimentos e a intensidade das emoes que possibilitaro a adeso da crena. O primeiro movimento em direo ao conhecimento sempre acompanhado da descrena. No cremos ou no queremos crer de imediato. O objeto visto pela primeira vez causa desconana. No entanto, no passamos a crer
e angustiado, um ser gozador, brio, exttico, violento, furioso, amante, um ser invadido pelo imaginrio, um ser que conhece a morte, mas que no pode acreditar nela, um ser que segrega o mito e a magia, um ser possudo pelos espritos e pelos deuses, um ser que se alimenta de iluses e de quimeras, um ser subjetivo cujas relaes com o mundo objetivo so sempre incertas, um ser sujeito ao erro e vagabundagem, um ser lbrico que produz desordem. E, como ns chamamos loucura conjuno da iluso, do excesso, da instabilidade, da incerteza entre real e imaginrio, da confuso entre subjetivo e objetivo, do erro, da desordem, somos obrigados a ver o Homo sapiens como Homo demens.

porque ele se repete, mas porque conquista as opinies, de modo que a crena no efeito de uma deciso do sujeito, mas partilhada pelas opinies. Creio ser esse o leitmotiv do conto O segredo do bonzo, de Machado de Assis. O conto se passa em 1552, no reino de Bungo, China, e se inicia com a desconana que o narrador e Diogo Meireles nutrem sobre certos homens que explicavam, de acordo com sua cincia, a origem dos gafanhotos ou o princpio da vida futura. As pessoas aglomeradas parecem crer no que o pretenso sbio anuncia, menos pela veracidade de sua explicao do que pelo compartilhamento das opinies dos que circundam a gura social cuja autoridade de anunciar a verdade reconhecida. O narrador e Diogo Meireles, no distanciamento das culturas, no reconhecem tal conveno, duvidam da autoridade do falante. Expem desde o incio as condies de contexto para reconhecer a mentira. Assim, a cada passo do enredo, somos confrontados com mentiras evidentes, mas que ali se passam por verdades. O enunciado para o fenmeno assim expresso pelo narrador:
Considerei o caso, e entendi que, se uma cousa pode existir na opinio, sem existir na realidade, e existir na realidade, sem existir na opinio, a concluso que das duas existncias paralelas a nica necessria a da opinio, no a da realidade, que apenas conveniente. (ASSIS, 2008, p. 71)

A existncia real no precisa ser compreendida, no precisa de ns, de nosso saber, de nossa cincia, de nossa crena. Ela existe. Mas a existncia imaginada que existe na opinio, mas no na realidade, e que, portanto, s pode existir na opinio necessria para ns, pois nos dene, dene nossas convenes e, sobretudo, nossas crenas. Em outras palavras, o que Machado diz que pouco importa o objeto do conhecimento (se existe na realidade ou apenas na opinio), mas importa a crena que o acompanha. O conhecimento , portanto, construdo pela

Educ. Pesqui., So Paulo, v. 39, n. 4, p. 1001-1016, out./dez. 2013.

1007

crena. A realidade, ainda que paire como uma referncia em relao qual testamos nosso conhecimento (princpio da cincia), apenas convenincia. O real s considerado se convier, num movimento posterior ao que se cr. E no percamos de vista o sentido etimolgico de crer, derivado do grego doxa e que pode ser livremente traduzido por opinio. Trata-se, portanto, da corriqueira atividade de se ter opinio, de crer num conhecimento, numa verdade. De forma ampla, o uso comum de conhecer j pressupe que se cr no que conhecido. O que existe na opinio, tal qual a mentira de Deolindo (Noite de almirante), a carreira de medalho ensinada a Janjo (Teoria do medalho) ou a dimenso simblica da farda de alferes (O espelho), tem mais valor do que o real, pois se o real se mostra por vezes inconveniente, podemos escolher uma existncia mais agradvel nossa opinio. Em O segredo do bonzo, a opinio nunca aparece sozinha, mas vem acompanhada de um lucro qualquer, que pode ser nanceiro ou pago com considerao e louvor. Assim, para pr prova a descoberta, Titan lucrar vendendo alparcas (um tipo de calado) depois de publicar uma mentira no jornal sobre suas extraordinrias qualidades; o narrador car famoso por sua msica e habilidade na charamela (uma espcie de clarinete); e Diogo Meireles, de todos o mais engenhoso, inventar o nariz metafsico. As pessoas que no tinham nariz, devido a uma doena que os obrigava a ter o nariz decepado, recebiam de Diogo Meireles um nariz metafsico e, a partir de ento, passavam a crer que haviam recuperado o nariz, no que eram acompanhadas da crena dos demais, ainda que estes continuassem a enxergar rostos sem nariz. Portanto, quem, por meio da persuaso, consegue angariar a partilha da opinio, adquire a validao do que anuncia e passa a lucrar com seu saber. esse o mecanismo do espetculo, o uso das aparncias, o poder da opinio. O poder, pode-se deduzir da obra machadiana, no se funda somente na fora, mas tambm pela crena, a comear pela crena na fora.

A cincia, a losoa metafsica e a religio os trs grandes sistemas de produo do conhecimento , em relao s quais se desenvolvero modos de crer diferentes, so desacreditadas continuamente na e pela obra de Machado de Assis, fazendo saltar aos olhos seu programa de desaprendizagem. A obra de Machado nos ensina a desaprender por meio da suspenso da crena. Em O alienista, por exemplo, a verdade cientca relativizada at perder toda e qualquer referncia, de tal forma que a razo enlouquece e a loucura se torna sensatez. Assim, o modo de crer da cincia, calcado no uso da razo e das experimentaes, desacreditado. Precisamos desconar da verdade cientca o que nos ensina sua obra. Em O segredo do bonzo, a metafsica que se torna piada. Em A igreja do diabo, a separao das virtudes e dos vcios, sob jurisdio da moral, colocada prova, fazendo ruir, tambm pelo uso de uma frmula relativista, tanto a moral quanto a religio e, principalmente, a justicativa de que a religio poderia ter ainda um papel moralizador, no sentido de melhorar, quando no salvar, a espcie humana. Parafraseando Alfredo Bosi (2007), podemos considerar, portanto, que Machado de Assis um educador terrorista, que ensina por meio de desaprendizagens, que usa da razo e do humor, da lgica e da emoo, para distanciar o leitor do objeto da narrativa, a tal ponto que este se torna inslito, sem valor, sem sentido, to completamente desaprendido que temos que aprender a v-lo diferente, ou seja, destitudo da crena, do sentimento de crena que o havia contaminado. Para compreendermos esse movimento, podemos recorrer ao argumento de Rosset (1989c, p. 49-51), que v na desaprendizagem a perda da ideia de natureza:
Considerar o mundo independente da ideia de natureza signica generalizar uma experincia de desaprendizagem que a maioria dos poetas recomenda a todos que desejam reencontrar um contato ingnuo,

1008

Rogrio de ALMEIDA. Aprendizagem de desaprender: Machado de Assis e a pedagogia da escolha

ao mesmo tempo novo e original, com a existncia [...]. Esse efeito potico da desaprendizagem foi frequentemente interpretado losocamente como um acesso mstico essncia do ser, uma espcie de contato imediato com uma intimidade do real confusamente representado como a verdade do ser. [...] Pode-se propor uma interpretao losca completamente diferente da desaprendizagem, a qual faz do artifcio e do acaso, e no da natureza e da essncia, o objeto do olhar potico. De acordo com essa segunda interpretao, a experincia da desaprendizagem limitase desaprendizagem, sem que se obtenha ou se procure uma viso pura do objeto habitualmente percebido atravs da rede de relaes utilitrias e intelectuais. [...] o que principalmente desaprendido na emoo potica a ideia de natureza, isto , a ideia de que qualquer existente deve e pode resultar de algum princpio.

Portanto, o estudo da obra machadiana aponta para uma recepo esttica que experimenta a possibilidade de desnaturalizao do mundo por meio do questionamento dos referenciais, o que comprova o carter trgico de sua losoa e evidencia uma educao por meio da desaprendizagem, desse ato secundrio de retornar ao que foi aprendido para problematizar seus sentidos e os pressupostos nos quais se baseiam. Vale, a ttulo de esclarecimento, o paralelo com os postulados de Alberto Caeiro heternimo do poeta portugus Fernando Pessoa, que constituiu sua losoa de vida a partir da negao de toda losoa metafsica (tal qual Machado), habitou uma natureza desnaturalizada (tal qual Machado) e defendeu uma aprendizagem de desaprender (tal qual Machado). Em linhas gerais, Alberto Caeiro arma que o homem desaprendeu a ver o mundo, substituindo a pluralidade e a singularidade que o constituem por ideias. A ideia de conjunto

um exemplo. O poeta descobre que no existe natureza, pelo menos no como conjunto real e verdadeiro, mas somente como partes sem um todo. Esse conhecimento das partes depende do olhar, da viso, do ponto de vista, depende de que o objeto se mostre aos nossos olhos. As ideias no so vistas, precisando ser construdas, muitas vezes sem relao direta com a existncia. Depois de desnaturalizar a natureza, mostrando que ela no tem interior, no tem vontade, o poeta ensina que preciso um estudo profundo, uma aprendizagem de desaprender, para que aceitemos que o que vemos das coisas so as coisas, ou seja, que o mundo espetculo, aparncia, que no h mistrio ou sentido oculto e que uma coisa no signica outra (ALMEIDA, 2011). No domnio da losoa, Caeiro caracteriza o real pelo prprio real, ou seja, de maneira tautolgica. O vento que passa diz que vento e que passa e que j passou antes e que passar depois. O mesmo recurso utiliza Machado de Assis, num conto que ilustra bem sua viso sobre o mundo e o conhecimento: Ideias do canrio. Macedo, um homem dado a estudos de ornitologia, descobriu casualmente um canrio que falava. Na loja de belchior onde se encontrava, pergunta ao canrio pela primeira vez o que o mundo e, embora o canrio emitisse o som com o qual estamos acostumados, Macedo podia compreender o que o canrio estava dizendo:
O mundo, redarguiu o canrio com certo ar de professor, o mundo uma loja de belchior, com uma pequena gaiola de taquara, quadrilonga, pendente de um prego; o canrio senhor da gaiola que habita e da loja que o cerca. Fora da, tudo iluso e mentira. (ASSIS, 2008, p. 204)

Macedo leva a ave para casa, instala-a em um jardim com ores e arbustos, e passa a estud-la, arduamente, apaixonadamente, cienticamente. Trs semanas depois, retorna mesma pergunta.

Educ. Pesqui., So Paulo, v. 39, n. 4, p. 1001-1016, out./dez. 2013.

1009

O mundo, respondeu ele, um jardim assaz largo com repuxo no meio, ores e arbustos, alguma grama, ar claro e um pouco de azul por cima; o canrio, dono do mundo, habita uma gaiola vasta, branca e circular, donde mira o resto. Tudo o mais iluso e mentira. (ASSIS, 2008, p. 205)

O canrio foge num cochilo do criado de Macedo, interrompendo assim suas pesquisas e experimentaes e causando-lhe grande desgosto. Ao visitar um amigo, em uma chcara prxima, reencontra o canrio, que lhe sada:
Viva, Sr. Macedo, por onde tem andado que desapareceu? Era o canrio; estava no galho de uma rvore. Imaginem como quei, e o que lhe disse. O meu amigo cuidou que eu estivesse doido; mas que me importavam cuidados de amigos? Falei ao canrio com ternura, pedi-lhe que viesse continuar a conversao, naquele nosso mundo composto de um jardim e repuxo, varanda e gaiola branca e circular. Que jardim? que repuxo? O mundo, meu querido. Que mundo? Tu no perdes os maus costumes de professor. O mundo, concluiu solenemente, um espao innito e azul, com o sol por cima. Indignado, retorqui-lhe que, se eu lhe desse crdito, o mundo era tudo; at j fora uma loja de belchior. De belchior? trilou ele s bandeiras despregadas. Mas h mesmo lojas de belchior? (ASSIS, 2008, p. 206-207)

O nal do conto tanto anedtico quanto losco. Anedtico porque sabemos que canrio no fala, mas tambm porque, ao entrarmos no jogo da verossimilhana e aceitarmos que ao Macedo ele fala (ainda que cogitemos que tudo no passa de sua imaginao), o que ele diz desmente a si prprio. No podemos acreditar no Macedo e no podemos acreditar no canrio. Mas o conto

losco por sua dimenso tautolgica, pela veracidade, digamos assim, de seus enunciados. O canrio enuncia verdades pontuais, vericveis, is ao contexto, mas que, quando confrontadas em conjunto, mostram-se contraditrias, ilgicas, incapazes de ascender a um conceito ou mesmo a uma ideia. Da no perdermos de vista a sutileza do ttulo, que alude s ideias do canrio. A questo sempre a mesma, as respostas que mudam. O canrio responde a partir do que v, o mundo o que est ao seu redor, a somatria dos objetos existentes, nos quais cr, os quais (re)conhece, de modo que no pode pairar nenhuma dvida sobre eles. O que passou ou que poder vir no interfere no que . A memria pode se confundir (h mesmo lojas de belchior?) e o futuro permanece no campo das conjunturas. Mas, com esse movimento, o canrio lsofo inviabiliza tambm qualquer pretenso metafsica, transcendncia, a um mundo inteligvel, conceitual, expresso por uma imaterialidade qualquer. O mundo aparncia, opinio. Portanto, para compreender o que o mundo, preciso aprender e desaprender, preciso considerar o movimento e a pluralidade. Aprende-se a ver e a considerar o que existe (aparncia). Desaprende-se o que, desalojado da existncia concreta, vai buscar uma ideia qualquer de totalidade e universalidade para explicar em conjunto o que sempre singular e plural. Mundo singular: cada objeto um objeto nico, no podendo ser duplicado. No h original e cpia, j que somente por um atributo externo pode-se julgar semelhanas e diferenas, restando a cada coisa que existe sua mais perfeita singularidade, sua diferena radical (ROSSET, 1985). Mundo plural: a ideia de mundo no apaga os existentes que a constituem, podendo ser expressa apenas pela enumerao plural de cada existncia. Da o enunciado do mundo se resumir tautologia: o mundo o mundo. Tal evidncia, como arma Clment Rosset (1997, p. 51), uma das mais difceis de se pensar, pois presume

1010

Rogrio de ALMEIDA. Aprendizagem de desaprender: Machado de Assis e a pedagogia da escolha

contornar o duplo, ou seja, os enunciados que, escapando tautologia, ou se valendo de falsas tautologias, escapam tambm ao real ou aos seus aspectos indesejveis. E aqui preciso dissociar da ideia de tautologia qualquer noo de pobreza expressiva ou de pensamento. Pensar e exprimir o mundo de forma tautolgica no ceder ao apelo de buscar fora do mundo o seu sentido, os elementos que o constituem, mas de exercitar a expresso do mundo a partir do e no prprio mundo. A tautologia no se confunde, portanto, com a impossibilidade de expressar o mundo, mas repele a expresso que quer substitu-lo ou acrescentar a ele o que dele no participa. Dessa forma, recomenda-se a confrontao entre Wittgenstein (1968) e Rosset (1997) para a compreenso da viso machadiana de mundo. Wittgenstein (1968, p. 106) arma: Falando grosso modo: dizer de dois objetos que so idnticos absurdo, e de um nico que idntico consigo mesmo por certo no diz nada (5.5303). Sua concluso, portanto, de que a expresso tautolgica vazia de sentido, como diz em 4.461 (p. 87). Teramos, assim, um impasse, pois ou estaramos numa tautologia que diz o j dito, mostra o j visto, ou na contradio, que no diz nada do que . Mas, alm dessa acepo, haveria em Wittgenstein, na leitura que dele faz Rosset (1997), outras duas grandes caractersticas sobre a tautologia: sua constituio como modelo de verdade e a dissociao desse modelo de verdade com um princpio de realidade. Como modelo de verdade, a tautologia seria a condio para se armar que uma proposio verdadeira. Assim, qualquer outra proposio que no fosse tautolgica seria, indiscutivelmente, falsa. O conjunto das verdades o conjunto das generalizaes dessa verdade que recebe o nome de tautologia. A demonstrao lgica se d em 4.461: A tautologia no possui condies de verdade pois verdadeira sob qualquer condio; a contradio sob nenhuma condio verdadeira (WITTGENSTEIN, 1968, p. 87).

Na sequncia, a proposio 4.462 destitui a possibilidade de a tautologia gurar a realidade:


A tautologia e a contradio no so guraes da realidade. No representam nenhuma situao possvel, porquanto aquela permite todas as situaes possveis, esta, nenhuma. Na tautologia, as condies de concordncia com o mundo as relaes representativas cancelam-se umas s outras, pois no se pem em relao representativa com a realidade. (WITTGENSTEIN, 1968, p. 87)

Wittgenstein (1968, p. 72) elege para gurar a realidade justamente a proposio, que est no campo das possibilidades, ou seja, no garantia de verdade (tautologia) ou de falsidade (contradio), tal como apresenta em 4.021 A proposio gurao da realidade ou em 4.023 A proposio a descrio de um estado de coisas. Como certa a verdade da tautologia, da proposio possvel e da contradio impossvel (4.464), ento, dissociam-se tautologia e gurao da realidade. No posso, pela descrio do mundo, garantir que sua realidade seja verdadeira, embora possa, pela tautologia, armar que o mundo mundo, gurando assim uma realidade verdadeira. Mas enleirar tautologicamente o que igual a si mesmo no determina, no dene a realidade, ou melhor, no diz nada de nada. Embora estritamente lgica, a losoa de Wittgenstein encerra-se sobre si mesma, ou seja, reduz a tautologia a um jogo de linguagem, fazendo da prpria linguagem uma barreira contra o real. A losoa, como jogo lgico, restrita sua linguagem, no poderia pensar, pesar o mundo, constituindo-se apesar do mundo. Sua losoa, contrria metafsica, remeternos-ia mesma impossibilidade. Se a metafsica nos arremessa para um alm da realidade, a tautologia wittgensteiniana nos seguraria num aqum para sempre intransponvel. Nesse aspecto, Wittgenstein (1968, p. 111) contribui para a compreenso da tautologia

Educ. Pesqui., So Paulo, v. 39, n. 4, p. 1001-1016, out./dez. 2013.

1011

explicitada em Ideias de canrio: Os limites de minha linguagem denotam os limites de meu mundo (5.6); Que o mundo o meu mundo, isto se mostra porque os limites da linguagem (da linguagem que somente eu compreendo) denotam os limites de meu mundo (5.62); O mundo e a vida so um s (5.621); Sou meu mundo (5.63). De fato, o canrio no faz mais do que limitar seu mundo sua linguagem, que, no caso, corresponde sua viso. Isso signica que o canrio descreve o mundo de maneira tautolgica, denindo-o precisamente como aquilo que ele v. Todo o resto falso. Portanto, quando o pssaro muda de ambiente (ou de mundo), sua denio de mundo acompanha seu olhar (sua linguagem). Dito de outro modo: a denio do mundo sempre se limitar sua possibilidade lingustica de deni-lo. Decorre disso uma concluso lgica: assim como Wittgenstein, o canrio no est errado ao dizer que o mundo o que ele v, ou seja, a tautologia funciona, de fato, como modelo de verdade. Quem pode dizer que a tautologia que a expresso da identidade de uma coisa consigo mesma no verdadeira, se justamente ela expressa que a coisa a coisa? Mas o conto de Machado mais rico do que isso, pois o canrio lanar mo do recurso tautolgico em momentos diferentes, causando um rudo na frmula. Na primeira vez em que indagado, o canrio diz que o mundo a loja de belchior e que tudo o mais iluso e mentira. Na segunda vez, diz que o jardim e que tudo o mais iluso e mentira. Na terceira vez, arma ser o cu azul e que tudo o mais iluso e mentira. Ora, a primeira parte da armao o enunciado tautolgico sempre verdadeira, enquanto a segunda (tudo o mais iluso e mentira) sempre invericvel. Disso decorre que, diferentemente do que arma Wittgenstein, a tautologia gura a realidade, enquanto a proposio, no. A proposio pode gurar mundos possveis, mas tambm impossveis, pois a linguagem pode expressar o que existe e o que no existe, o que pode ser pensado e o que no pode ser pensado,

o que pode ser visto, tocado, sentido e o que no pode. Creio, de modo diferente de Wittgenstein, que no a linguagem que (de)limita o mundo, mas a lgica. No toa, sua losoa conduz ao silncio: O que no se pode falar, deve-se calar (WITTGENSTEIN, 1968, p. 129). Assim, Wittgenstein desloca o problema do conhecimento, que se assentava na relao entre conscincia e realidade, para a relao entre linguagem e realidade. De certa forma, sua obra almeja transpor a linguagem para encontrar a realidade do que indizvel. Tal orientao contrria adotada pela co machadiana, que nega o que indizvel em favor da armao de uma realidade que pode sempre ser expressa pela linguagem. Portanto, se Wittgenstein conclui pela pobreza da tautologia, Rosset (1997) armar sua riqueza expressiva, ao ponderar que a frmula tautolgica no designa apenas uma relao lgica, mas tambm a realidade das coisas, como na tradio inaugurada por Parmnides e Antstenes. Depois de estudar as falsas tautologias, Rosset (1997, p. 33) apresenta sua concluso: a tautologia, ou princpio de identidade, no se reduz frmula A = A, mas somente frmula A A. Na primeira, pressupem-se dois termos, os quais devem coincidir: o termo A deve ser igual a outro termo, tambm A. Na segunda frmula, A A, ou seja, ele ele mesmo e somente ele, no um outro. o que fez o canrio do conto: expressou um mundo que era o mundo e no outro termo que equivalesse ao mundo. Ora, o humor do conto, que tambm uma crtica a certa pretenso da cincia, est no fato de que o dono do canrio quer justamente encontrar uma denio do mundo que seja o seu duplo, isto , que equivalha explicao do mundo. Explicar, que no latim desdobrar e que na cincia se constitui como procedimento metodolgico, traz consigo o risco de dobrar, duplicar, transformar o que um em dois, fazer com que determinado A seja igual ao seu prprio A (A = A). O que o mundo deveria ser para

1012

Rogrio de ALMEIDA. Aprendizagem de desaprender: Machado de Assis e a pedagogia da escolha

que o cientista apaziguasse sua curiosidade em relao ao canrio? De modo diferente, a resposta do canrio fazer com que A seja A, isto , dar expressividade ao mundo para que sua denio coincida com a frmula o mundo o mundo. Opondo-se a Wittgenstein, Rosset (1997) arma a riqueza da tautologia, j que fornece as evidncias da unicidade do real, que o faz se identicar apenas a si mesmo, sem possibilidade de que o real seja outra coisa alm dele prprio. Assim, a tautologia machadiana, como recurso expressivo de sua literatura, busca pr em evidncia o mundo, o que existe no mundo, as relaes entre os homens, os convencionalismos e as variveis circunstanciais. De modo anlogo ao procedimento machadiano, essa a tarefa pedaggica que a educao no registro trgico pressupe: fazer o mundo falar. E aqui a diferena para as demais pedagogias: enquanto o pensamento no trgico faz o mundo falar de mundos di-versos, de um mundo outro que no ele mesmo, o trgico pe o mundo para dizer de seu prprio uni-verso, de sua prpria unicidade, de modo que o mundo no seja outra coisa que no ele mesmo. Do ponto de vista da formao, o que postulou Nietzsche com o seu lema de se transformar no que se . Larrosa (2009) averigua outros termos correlatos, como buscar-se a si prprio, formar-se a si prprio, cultivar-se a si prprio e conhecer-se a si mesmo, para estabelecer um itinerrio nietzscheano em que a educao aparece no como um mtodo a ser seguido de antemo, mas em que o chegar a ser o que se passa pela experincia, pela errncia, pela admisso da impossibilidade de se conhecer:
O itinerrio at o sujeito est por inventar, de uma forma sempre singular, e no pode evitar nem a incerteza nem os rodeios. Por outro lado, no a razo que serve aqui de guia, pondo conscientemente as metas e os imperativos e pregurando o caminho reto, mas, sim, os instintos, a fora subterrnea. (LARROSA, 2009, p. 64)

esse, de certa forma, o mtodo empregado por Brs Cubas em suas Memrias pstumas, que so pstumas justamente para que ele tenha maior liberdade de expor as evidncias do mundo no qual viveu. Nessa perspectiva, narrar a si mesmo, dar expressividade experincia vivida, estabelecer as desaprendizagens, expor as prprias escolhas, ceder insignicncia dos prazeres e das dores vividas prestar contas com um itinerrio de formao que no objetiva uma nalidade estabelecida de antemo, mas que se abre ao acaso, aos encontros fortuitos, imprevisibilidade da vida e irracionalidade do mundo. Portanto, a educao no registro trgico que equivale losocamente a pedagogia da escolha, aprendizagem de desaprender ou itinerrio de formao resume-se a dois principais objetivos: 1) pr em evidncia o real (sua condio trgica, insignicante, o acaso da existncia), isto , faz-lo falar, dar expressividade potica, losca, tautolgica, literria, simblica, imaginria, esttica etc.; e 2) gozar a alegria da aprovao incondicional do real, ou seja, celebrar a existncia inclusive em seus aspectos mais dolorosos, desagradveis e indigestos, no porque haja algum tipo de prazer na dor, mas pela condio mesma de uma aprovao incondicional, que consiste em, ao armar a vida, arm-la integralmente.
As trs escolhas possveis

Diante do trgico, h trs escolhas existenciais possveis, escolhas de ordem pedaggica, pois modicam o prprio modo como a vida vivida: ou se escolhe recus-la integralmente, o que signica a opo pelo suicdio; ou se escolhe aprov-la provisoriamente, sob determinadas condies, o que signica opo pela iluso; ou se escolhe aprov-la integralmente, escolha trgica, que aceita a existncia como se apresenta, com sua efemeridade, instabilidade, insignicncia, com seus artifcios, suas possibilidades, suas convenes, enm, o que dado a viver. E

Educ. Pesqui., So Paulo, v. 39, n. 4, p. 1001-1016, out./dez. 2013.

1013

essa aprovao j expresso da alegria de viver, do gozo de se saber, apesar de provisrio, vivo. Capaz de, mesmo diante da pior realidade possvel, raticar o desejo de viver.
Ora, uma tal alegria existe e se experimenta cotidianamente sem o recurso a uma forma qualquer de justicativa (uma vez que cada uma dessas formas de justicativa reputada, pela losoa trgica, inconcebvel e inacreditvel). Donde a reverso trgica da problemtica da carncia humana de satisfao: o jbilo no falta aqui ele , ao contrrio, demasiado. Nada pode dar conta dele; donde seu carter inesgotvel (que dene bastante precisamente o espanto prprio do lsofo trgico: seu maravilhamento sendo que a alegria seja, no a dor). Inesgotvel, pois nada, por denio, poderia jamais secar uma fonte que nada alimenta. (ROSSET, 1989a, p. 54-55)

As primeiras ordens mitolgicas, primitivas, so armativas, acolhem a vida como ela . [...] A nica maneira de armar a vida arm-la at a sua raiz, at a base horrenda e podre. esse tipo de armao que se encontra nos ritos primitivos. (CAMPBELL, 2008, p. 32)

Essa alegria irracional e injusticada no se confunde com uma viso otimista, cndida ou serena de mundo. Pelo contrrio, aparece justamente no que h de pior: no carter insignicante da vida, eivada de dor e sofrimento, cuja esperana de felicidade se v sempre frustrada. Na obra machadiana, a pintura das realidades desagradveis jamais se realiza com pinceladas de indignao, revolta ou desaprovao; mas gura com tintas carregadas de indiferena e, principalmente, de humor, alm do prazer inegvel da realizao esttica. A proliferao das referncias, o gosto pela frase torneada, as digresses sem m, o dilogo intenso e irnico com o leitor h no cerne da obra machadiana esse contraste, essa tenso irresoluta entre o que h de pior na vida e o desejo de viv-la, expresso de uma aprovao trgica. No imaginrio mitolgico, encontram-se as mesmas trs perspectivas: aprovao integral, aprovao condicional e negao da existncia.

A vida, aqui, admitida em conuncia com a morte, ou seja, num ciclo contnuo de devorao e reproduo, de dilaceramento e aglutinao. A vida presena horrenda, carne que apodrece, boca que devora, corpo que cheira, que defeca, que libera humores, leite, sangue, lgrima ou esperma. essa a matriz do mito de Dioniso. essa constatao que Nietzsche reconhece como sabedoria trgica. Ainda segundo Campbell (2008, p. 3233), por volta do sculo VIII a.C, ocorre uma inverso. Surgem mitologias de retiro, recusa, renncia, enm, negao da vida. Embora no incentivem o suicdio, orientam os homens para que recusem comer qualquer coisa que parea viva. O objetivo abandonar o desejo de viver. O terceiro sistema mitolgico inicia-se entre os sculos XI e VII a.C e cr na possibilidade de transformao do mundo.
Por meio de oraes, boas aes ou outro ato, possvel mudar os princpios bsicos, as precondies fundamentais da vida. Voc arma o mundo na condio de que ele siga a sua concepo de como deve ser. (CAMPBELL, 2008, p. 34)

Prevalece, na histria ocidental, esse terceiro conjunto de mitologias, que aprova condicionalmente a vida. Isso no signica que as duas outras perspectivas estejam ausentes, mas que elas tm exercido menos inuncia, ainda que a armao incondicional da vida esteja presente em diversas obras, como as de Montaigne, Gracin, Nietzsche, Clment Rosset e Machado de Assis. Embora diversas quanto aos propsitos e s formulaes, guardam em comum a mesma constatao da fatalidade

1014

Rogrio de ALMEIDA. Aprendizagem de desaprender: Machado de Assis e a pedagogia da escolha

da vida e de uma espcie de alegria de viver que valoriza o presente, a ocasio, as pequenas escolhas cotidianas que decorrem da escolha existencial da aprovao. A pedagogia da escolha designa a reexo acerca dos processos formativos a partir do pensamento trgico: primeiramente, preciso que se permita que o trgico seja pensado, visto, (re)apresentado, em vez de escondido, negado ou duplicado. Em segundo lugar, preciso que as trs perspectivas mitolgicas que fazem parte de nossa histria cultural sejam seriamente consideradas como trs atitudes diante da existncia e, principalmente, da prpria vida. Em terceiro lugar, h que se reconhecer a participao criativa e interpretativa do homem na circulao dos bens simblicos que perfazem a cultura. Isso signica que criamos sentidos para nossa existncia ou nos apropriamos de certos sentidos ou de narrativas disponveis para que nos compreendamos ao compreender o mundo (RICOEUR, 2008). Essa valorizao da trajetria existencial, da jornada interpretativa, da educao da escolha, da narrao de si, do trajeto antropolgico passa pela experincia da aprovao. esse pensamento pedaggico que se desdobra da anlise da literatura machadiana:
Referncias

No h nenhuma razo para l-lo. Pode ser que, num mundo em que a vida o que se sabe, sua leitura ainda possa ser uma experincia da gratuidade do autntico. um inventor. No doce, nem dcil. No prope conciliao. O que diz feroz, com o humor abissal de quem abriu mo da esperana e do medo. [...] No adula o leitor. No espera nada do leitor. Quase sempre despreza o leitor. Escreve contra o leitor. No h nenhuma razo para l-lo. Mas sua leitura pode fazer o leitor pior, alegremente pior: menos distrado e crdulo, menos obrigado e obediente, menos conformista e estpido. Talvez mais livre. (HANSEN, 2006, p. 344-345)

justamente esse itinerrio alegremente pior, de carter trgico, que caracteriza a formao possvel por meio da literatura machadiana: de um lado, perda da esperana e do medo, relativizao das referncias de sentido, da crena nos valores, experincia da desiluso; de outro, adeso s circunstncias, jogo de ocasio, revelao do acaso e aprovao da existncia. essa a liberdade possvel que sua obra pode mediar, a partir de uma aprendizagem de desaprender.

ALMEIDA, Rogrio de. O delrio de Brs Cubas: sntese do pensamento losco machadiano. Machado de Assis em Linha, v. 6, p. 15-28, 2010. ______. O criador de mitos: imaginrio e educao em Fernando Pessoa. So Paulo: Educ, 2011. ______. Artifcio e natureza: a multiplicidade dos modos de existncia. In: PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei; ALMEIDA, Rogrio de (Orgs.). Sobre a ideia do humano. So Paulo: Kpos, 2012. p. 73-87. ______. Notas sobre os conceitos de natureza e cultura. In: SANCHES, Janina; ALMEIDA, Rogrio de; SAURA, Soraia Chung (Orgs.). Interculturalidade, museu e educao. So Paulo: Laos, 2013. p. 74-95. ASSIS, Machado de. Memrias pstumas de Brs Cubas. So Paulo: tica, 1990. ______. Contos de Machado de Assis, v. 3: losoa. Rio de Janeiro: Record, 2008. BOSI, Alfredo. Machado de Assis: o enigma do olhar. So Paulo: Martins Fontes, 2007. ______. Ideologia e contraideologia: temas e variaes. So Paulo: Companhia das Letras, 2010. CAMPBELL, Joseph. Mito e transformao. So Paulo: gora, 2008. CANDIDO, Antonio. Esquema de Machado de Assis. In: ______. Vrios escritos. So Paulo: Duas Cidades, 1995.

Educ. Pesqui., So Paulo, v. 39, n. 4, p. 1001-1016, out./dez. 2013.

1015

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: introduo a uma losoa da cultura humana. So Paulo: Martins Fontes, 2001. COUTINHO, Afrnio. A losoa de Machado de Assis e outros ensaios. Rio de Janeiro: Aguilar, 1959. DURAND, Gilbert. As estruturas antropolgicas do imaginrio. So Paulo: Martins Fontes, 1997. FAORO, Raymundo. Machado de Assis: a pirmide e o trapzio. So Paulo: Globo, 2001. FERREIRA-SANTOS, Marcos; ALMEIDA, Rogrio de. Aproximaes ao imaginrio: bssola de investigao potica. So Paulo: Kpos, 2012. HANSEN, Joo Adolfo. Machado de Assis. In: ZSCHIRNT, Christiane. Livros: tudo o que voc no pode deixar de ler. So Paulo: Globo, 2006. p. 344-376. ______. Dom Casmurro: simulacro & alegoria. In: GUIDIN, Mrcia Lgia; GRANJA, Lucia; RICIERI, Francine (Orgs.). Machado de Assis: ensaios da crtica contempornea. So Paulo: Editora Unesp, 2008. p. 143-177. HUME, David. Investigao sobre o entendimento humano. So Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleo Os Pensadores). LARROSA, Jorge. Nietzsche e a educao. Belo Horizonte: Autntica, 2009. LESTIENNE, Rmy. O acaso criador: o poder criativo do acaso. So Paulo: Edusp, 2008. MACHADO, Roberto. Zaratustra, tragdia nietzschiana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. MAYA, Alcides. Machado de Assis: algumas notas sobre o humour. Porto Alegre: UFSM, 2007. MORIN, Edgar. Journal de Californie. Paris: ditions du Seuil, 1970. ______. O paradigma perdido: a natureza humana. Lisboa: Europa-Amrica, 1973. ______. Cincia com conscincia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. NIETZSCHE, Friedrich W. Obras incompletas. So Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleo Os Pensadores). ______. O nascimento da tragdia. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. ______. Ecce homo: como algum se torna o que . So Paulo: Companhia das Letras, 1995. RICOEUR, Paul. Interpretao e ideologias. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2008. ROSSET, Clment. Lobjet singulier: nouvelle dition augmente. Paris: Les ditions de Minuit, 1985. ______. A lgica do pior: elementos para uma losoa trgica. Rio de Janeiro: Espao e Tempo, 1989a. ______. Princpio de crueldade. Rio de Janeiro: Rocco, 1989b. ______. A anti-natureza: elementos para uma losoa trgica. Rio de Janeiro: Espao e Tempo, 1989c. ______. Le Dmon de la tautologie suivi de cinq petites pieces morales. Paris: Les ditions de Minuit, 1997. ______. Alegria: a fora maior. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 2000. ______. Escritos sobre Schopenhaer. Valencia: Pre-Textos, 2005. SCHOPENHAUER, Arthur. Metafsica do amor, metafsica da morte. So Paulo: Martins Fontes, 2004. VILLAA, Alcides. Machado de Assis, tradutor de si mesmo. Revista Novos Estudos CEBRAP, n. 51, p. 3-14, jul. 1998. WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus logico-philosophicus. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968. Recebido em: 15.03.2013 Aprovado em: 27.06.2013 Rogrio de Almeida professor da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo (USP). Lidera o GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerrios de Formao em Educao e Cultura) e coordena, junto com Marcos Ferreira Santos, o Lab_Arte (Laboratrio Experimental de Arte-Educao & Cultura). bacharel em Letras (1997) e doutor em Educao (2005), ambos os ttulos pela Universidade de So Paulo (USP). Trabalha com temas ligados losoa trgica, antropologia do imaginrio, e ao cinema e literatura como itinerrios de formao. Website: www.rogerioa.com.

1016

Rogrio de ALMEIDA. Aprendizagem de desaprender: Machado de Assis e a pedagogia da escolha

Potrebbero piacerti anche