Sei sulla pagina 1di 168

1

ODONTO FCC
1 - Q241044 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ %e&iologia' )

Durante o exame clnico, a queixa de dor requer a compreenso de alguns critrios para avaliao da sensao dolorosa, como a a) localizao, que pode ser difusa e irradiada quando de origem esqueltica ou apresentar um ponto gatilho, quando oriunda de leso de razes nervosas. b) variao da sensibilidade dolorosa conforme o perfil psquico e o limiar que desencadeia o estmulo doloroso. c) existncia de um componente ob etivo ou psquico e um componente sub etivo ou som!tico na manifestao da dor. d) intensidade do componente afetivo associado aos estmulos originados nos tecidos de origem ectodrmica, como polpa dent!ria e esmalte dent!rio. e) durao, em que a manifestao contnua apresenta pior progn"stico que a dor intermitente.

2 - Q241045 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Patologia oral' ) #ste quadro compatvel com o diagn"stico de a) sndrome de $unt. b) neuralgia de trigmio. c) sndrome de % &gren d) sndrome de 'osten.

173

2
e) l(pus eritematoso sistmico.

3 - Q241046 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Patologia oral' )

#ste quadro compatvel com o diagn"stico de a) granuloma piognico. b) papiloma escamoso. c) condiloma acuminado. d) ep(lide granulomatosa. e) granuloma perifrico de clulas gigantes.

4 - Q241047 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Esto&atologia' ) ) conduta preconizada consiste em realizar a a) bi"psia excisional. b) in eo intralesional de corticosteroides. c) bi"psia incisional. d) exciso cir(rgica em profundidade, para evitar recidiva. e) curetagem do tecido de granulao e o alisamento das bordas do alvolo.

173

3
5 - Q241048 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Patologia oral' ) *o +rasil, a hansenase tem destaque devido ao elevado n(mero de casos, posicionando,se em segundo lugar no mundo, atr!s da -ndia. ) regio brasileira de maior prevalncia a )maz.nia e algumas caractersticas da hansenase lepromatosa incluem a) menor comprometimento dos locais onde h! passagem de ar, como palato duro e mole, (vula e lngua. b) comprometimento no desenvolvimento e formao dos germes dentais, produzindo hipercementose e razes alongadas. c) les/es bucais mais frequentes nos primeiros anos da infeco, com infeco da polpa dent!ria ocasionando reabsoro interna e necrose pulpar. d) escassez de les/es bucais e perda de sensibilidade ao toque, dor e temperatura devido ao envolvimento neurol"gico perifrico. e) despigmenta/es bem circunscritas e em poucas !reas na pele, com diminuio de sensibilidade pelo comprometimento de nervos sensitivos perifricos.

6 - Q241049 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ #!luso' ) 0aciente com 12 anos de idade, sexo masculino, apresenta ocluso funcional normal, o que demonstrado por estudos sobre o ciclo da mastigao mandibular, que mostram que a) o c.ndilo de rotao se movimenta posteriormente para a posio de intercuspidao durante a etapa de fechamento do ciclo. b) a extenso 3ntero,posterior do movimento condilar aumentada, o que evita danos e dor ao paciente c) o movimento posterior condilar para a m!xima intercuspidao habitual superior a 4 mm. d) a posio mais superior e posterior do c.ndilo faz com que as foras mastigat"rias se am aplicadas 5 poro anterior do disco. e) os tecidos retrodiscais so bem supridos por fibras nervosas sensoriais, sendo estruturados anatomicamente para receber as foras mastigat"rias.

7 - Q241050 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ #!luso' ) 0aciente com 67 anos de idade, sexo feminino, apresenta disfuno temporomandibular. 8s ob etivos do tratamento para uma posio m(sculo,esqueleticamente est!vel por meio da terapia oclusal permanente consistem em possibilitar que os a) discos articulares permaneam interpostos entre o tecido fibroso adaptativo e a fossa, reduzindo a dor da paciente.

173

4
b) contatos ocorram entre as pontas de c(spides cntricas e as superfcies planas quando a mandbula fechada. c) c.ndilos permaneam em repouso na posio mais s(pero,posterior contra as vertentes posteriores das eminncias articulares. d) contatos dos dentes anteriores se am mais proeminentes que os contatos dos dentes posteriores na posio com a cabea ereta. e) dentes posteriores contatem e os dentes anteriores desocluam quando a mandbula se move excentricamente.

8 - Q241051 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ #!luso' ) *o tratamento da desordem temporomandibular apresentada por um paciente com 41 anos de idade, sexo masculino, o desgaste seletivo a) eficaz pode criar a conscincia oclusal positiva, reduzindo a percepo de interferncias oclusais pelo sistema neuromuscular. b) profil!tico traz benefcios quando no h! uma necessidade estabelecida de tratamento oclusal mais extenso. c) no tem indicao quando as altera/es das superfcies dent!rias so mnimas, ainda que as corre/es se am feitas nos limites do esmalte. d) indicado antes da realizao de procedimentos estticos fixos extensos, estabelecendo uma posio funcional mandibular est!vel. e) no requer restrio da atividade muscular de forma que ha a colaborao em forma de atividade muscular protetora.

9 - Q241052 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ #!luso' ) 0aciente com 96 anos de idade, sexo masculino, refere sensao dolorosa moderada, contnua, prolongada e leve, difusamente localizada na regio esquerda da face, tmpora e mandbula. ) dor acompanhada de reduo acentuada na abertura bucal e agravada por qualquer tentativa de abrir a boca ou mastigar. ) radiografia panor3mica mostra ausncia de altera/es "sseas e as articula/es temporomandibulares parecem estruturalmente normais. #ste quadro compatvel com o diagn"stico de a) fibromialgia. b) mialgia de contrao t.nica. c) mialgia cr.nica mediada centralmente. d) dor miofascial dos m(sculos mastigat"rios, secund!ria a uma dor cervical.

173

5
e) dor muscular cclica associada a fraqueza muscular e co,contrao protetora.

10 - Q241053 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ (ent)sti!a' )

8 preparo cavit!rio para restaurao com resinas compostas requer a) a remoo da estrutura dental comprometida pela c!rie sem alterar o tamanho da cavidade. b) a confeco de bisel para evitar a infiltrao nas margens da cavidade e propiciar um melhor padro esttico. c) canaletas para proporcionar reteno, minimizando os estresses de contrao de polimerizao. d) a apresentao de um ligeiro sobrecontorno a fim de prevenir recidiva de c!rie e permitir a insero da resina em incrementos. e) ausncia de apoio dentin!rio para o esmalte, para evitar trincas no esmalte e fratura da restaurao.

:)+);<=8%> ?,+ 1,) 6,D @,# 4,' 9,) A,+ 7,D 2,# ?B , )

173

11 - Q241054 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ *ateriais ent"rios' )

) indicao de materiais odontol"gicos para proteo do complexo dentina polpa neste preparo cavit!rio, como o a) hidr"xido de c!lcio, tem por ob etivo a proteo contra estmulos termoeltricos, promovendo isolamento trmico. b) "xido de zinco e eugenol tipo <C, visa amenizar a sensibilidade dolorosa, devido ao efeito anti,inflamat"rio do eugenol. c) sistema adesivo, tem por ob etivo reduzir a infiltrao de fluidos e bactrias, vedando a embocadura dos t(bulos dentin!rios. d) agregado tri"xido mineral, visa reduzir a penetrao bacteriana, devido 5s suas caractersticas bacteriost!ticas. e) cimento de policarboxilato de zinco, visa reduzir a penetrao de ons met!licos no dente, favorecendo o aspecto esttico.

12 - Q241055 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

7
C!rios fatores influenciam na rugosidade superficial das resinas compostas ap"s os procedimentos de acabamento e polimento da restaurao. )ssim, <. para que um sistema de acabamento e polimento se a eficaz, necess!rio que as partculas abrasivas possuam uma dureza relativamente maior que a das partculas de carga presentes nas resinas compostas. <<. no grupo das resinas compact!veis, h! resinas com fibras filamentosas, cu a capacidade de lisura final inferior aos sistemas micro,hbridos. <<<. deve,se levar em conta a estrutura e as propriedades das resinas compostas, como a viscosidade, independente da dureza e faixa de tamanho de partculas de carga semelhantes. <C. as resinas compostas microparticuladas apresentam maior rugosidade de superfcie ap"s o acabamento e polimento, pois estas resinas tendem a ser deslocadas ao invs de serem desgastadas. #st! correto o que se afirma )0#*)% em a) << e <C. b) < e <<. c) << e <<<. d) < e <<<. e) < e <C.

13 - Q241056 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ (ent)sti!a Restaura ora' ) 0aciente com 62 anos de idade, sexo masculino, vem ao consult"rio odontol"gico para consulta de rotina, ocasio em que se observa que as antigas restaura/es de am!lgama mostram valamento marginal advindo de !ree+, sem comprometimentos em relao 5s margens da restaurao e sem evidncias de les/es secund!rias de c!rie. 8 procedimento de acabamento e polimento das restaura/es de am!lgama a) requer cuidado, pois aumenta a suscetibilidade 5 corroso do material restaurador, embora melhore sua biocompatibilidade com os tecidos bucais. b) tem a indicao dependente do risco de c!rie do paciente, utilizando instrumentos abrasivos em ordem crescente de abrasividade. c) no indicado, devido 5 possibilidade de fratura das restaura/es antigas em temperaturas at 44 D '. d) requer uma carga de aplicao baixa, evitando aquecimento e afloramento de merc(rio. e) deve ser evitado, pois o calor gerado no procedimento pode ser transmitido 5 polpa e desvitalizar o dente.

14 - Q241057 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Perio ontia' )

173

8
0aciente com 11 anos de idade, sexo masculino, relata ter ia,etes &ellitus =ipo < e apresenta queixa de sangramento espont3neo da gengiva. 8 exame clnico mostra a presena de bolsas rasas nos sextantes posteriores. ) condio periodontal do paciente a) reflete uma reduo nos nveis de hemoglobina glicosilada 5 medida que aumentam os par3metros periodontais, como profundidade de sondagem e perda "ssea. b) mostra reao semelhante a indivduos normoglic, micos para a mesma quantidade de biofilme dent!rio. c) apresenta associao bidirecional com o ia,etes &ellitus, sobretudo quando os nveis de glicose so pobremente controlados. d) revela a presena de fatores retentivos de biofilme como os principais fatores etiol"gicos para a doena periodontal, independente da condio sistmica. e) representa uma resposta modificada pela diminuio da funo dos leuc"citos polimorfonucleares e um aumento da funo da colagenase.

15 - Q241058 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Cl)ni!a -ntegra a' )

8 plane amento do plano de tratamento a) considera um programa de cuidados de manuteno cuidadosamente supervisionado irrelevante para um bom progn"stico se os procedimentos cir(rgicos forem efetuados. b) contraindica a extrao dos elementos ?1, ??, 1?, 11, @1, @?, 6? e 61, que serviriam como dentes, pilares apropriados para a instalao de uma pr"tese fixa. c) leva em conta os esforos para tratar apropriada, mente a doena periodontal inflamat"ria em toda a boca antes de tomar a deciso de extrair um ou v!rios dentes. d) requer a extrao dos elementos ?@, 1@, @6 e 6 e) no leva em considerao a motivao para uma "tima higiene bucal executada pela pr"pria paciente para um bom progn"stico.

173

16 - Q241059 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Perio ontia' ) ) terapia corretiva consiste em a) instru/es sobre higiene bucal. b) raspagem supragengival e gengivoplastia. c) correo de restaura/es defeituosas de am!lgama. d) avaliao do controle do biofilme. e) cirurgia periodontal e alisamento radicular.

17 - Q241060 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Perio ontia' ) Durante a terapia de manuteno e controle peri"dico, a presena de c!lculo dent!rio a) prescinde de procedimento de raspagem e alisamento radicular, pois no entra em contato direto com os tecidos gengivais. b) impede o controle adequado do biofilme por parte da paciente, pois um fator retentivo de biofilme. c) dispensa o reforo da orientao ao autocuidado, pois representa o biofilme mineralizado. d) no deve ser considerada relevante, pois representa um fator etiol"gico secund!rio na doena periodontal e) requer imediata remoo, pois representa um fator etiol"gico prim!rio na gengivite e periodontite.

18 - Q241061 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Patologia oral' ) ) radiografia periapical da regio posterior inferior de um paciente com 61 anos de idade, sexo masculino, mostra uma !rea radiol(cida homognea unilocular com bordas bem delimitadas entre as razes na !rea do dente 6@. ) l3mina dura dos dentes ad acentes apresenta,se intacta. 8s testes de vitalidade pulpar mostram respostas positivas para os dentes 66, 6@ e 64. #ste quadro compatvel com o diagn"stico de cisto a) dentgero. b) "sseo traum!tico. c) periodontal lateral.

173

10
d) de desenvolvimento. e) folicular.

19 - Q241062 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Ra iologia' )

) utilizao de mtodos radiogr!ficos de localizao obedece ao princpio de paralaxe no plano a) oblquo, utilizando uma radiografia oclusal padro superior, centralizada na linha mdia, mais uma oclusal oblqua superior, centralizada na regio de canino. b) vertical, com a tomada de duas radiografias periapicais, uma centralizada no incisivo central e a outra centralizada no canino. c) oblquo, utilizando uma radiografia oclusal padro superior, centralizada na linha mdia, mais uma periapical, centralizada na regio de canino. d) vertical, utilizando uma radiografia panor3mica com o feixe central de raios E direcionado para cima a 7D e uma radiografia oclusal com o feixe de raios E direcionado para baixo a 94D em relao ao plano horizontal. e) horizontal, utilizando uma radiografia panor3mica com o feixe central de raios E direcionado para cima a 7F e uma radiografia oclusal com o feixe de raios E direcionado para baixo a 2BD em relao ao plano horizontal.

20 - Q241063 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Ra iologia' ) ) interpretao de duas radiografias periapicais mostra que, na radiografia centralizada na linha mdia, a incisal da coroa do mesiodente aparece sobre a face mesial do dente 1?, enquanto o !pice aparece sobre o canal radicular do dente ??. *a radiografia centralizada na regio de canino direito, a incisal da coroa do mesiodente aparece sobre o canal radicular do dente 1?, enquanto o !pice aparece sobre a poro mesial do dente ?1. 8 mesiodente a) tem a coroa localizada vestibularmente e o !pice localizado palatinamente. b) tem a coroa localizada palatinamente e o !pice localizado vestibularmente. c) est! localizado no mesmo plano que os incisivos centrais, na linha da arcada. d) mostra posicionamento vestibular, pois se moveu na mesma direo que o cabeote de raios E.

173

11
e) mostra posicionamento palatino, pois se moveu na direo oposta ao cabeote de raios E.

:)+);<=8%> ?? , ' ?1 , + ?6 , D ?@ , # ?4 , ' ?9 , # ?A , + ?7 , ' ?2 , D 1B , )

21 - Q241064 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

Diante da dificuldade apresentada pelo paciente em localizar com preciso a dor e o respectivo dente, o profissional deve realizar alguns procedimentos para diagn"stico, como a) bloqueio anestsico para isolar o dente causador da sensao dolorosa. b) acompanhamento at que ocorra a transio da dor periapical para a dor pulpar. c) teste eltrico de vitalidade pulpar, que indica a reversibilidade da inflamao pulpar. d) exame radiogr!fico periapical superior e inferior. e) isolamento do dente ao aplicar irritantes trmicos para evitar a conduo para o dente ad acente.

22 - Q241065 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )lgumas <. <<. <<<. <C. caractersticas por da dor tipos pulpar de frio a de aguda incluem como aliviada muscular o o fato de de ser doces.

induzida

variados pelo com

irritantes, e disfuno

consumo pelo

exacerbada confundida indutora

calor. mastigat"ria.

dores

referidas.

#st! correto o que se afirma )0#*)% em

173

12
a) < e << b) < e <<<. c) < e <C. d) << e <<<. e) <<< e <C.

23 - Q241066 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) Guando a inflamao pulpar intensa o suficiente para ocasionar odontalgia severa e contnua, esta condio, em geral, evolui para a) necrose pulpar. b) abscesso periodontal cr.nico. c) cisto periodontal. d) granuloma periapical. e) cisto radicular.

24 - Q241067 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

Guando a c!rie dent!ria atinge o espao pulpar, a) necess!rio o uso de tintura de iodo a 44H, que pr!tico de usar, para visualizar as !reas alcanadas do dente e do dique de borracha. b) o processo de desinfeco requer cuidado para no transportar bactrias da superfcie para o stio da polpa apical exposta. c) necess!ria a desinfeco sistem!tica, realizada com per"xido de hidrognio sobre o dique de borracha ou dentro do acesso cavit!rio.

173

13
d) o processo de desinfeco no difere da situao em que dentina livre de c!rie est! cobrindo a polpa na via de acesso, uma vez que foi constatada necrose pulpar. e) necess!ria a desinfeco da cavidade ap"s a remoo do tecido cariado com brocas esfricas, que a seguir efetuam a remoo da poro coron!ria da polpa.

25 - Q241068 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) esterilidade do instrumental endod.ntico a) relevante, pois os procedimentos endod.nticos constituem uma forma de microcirurgia que requerem um grau moderado de antissepsia. b) difcil de ser obtida, pois os instrumentos cobertos por resduos aderidos em sua superfcie no alcanam a temperatura de ?1B D'. c) obtida por meio de calor seco a ?7B D', durante 9B minutos, porm com o inconveniente de danificar instrumentos afiados de tratamento radicular. d) importante, pois a contaminao de instrumentos com resduos pode desencadear uma reao de corpo estranho nos tecidos pulpares e retardar a cicatrizao. e) alcanada com maior efic!cia com o uso de "xido de etileno, se os vapores resultantes do processo forem adequadamente ventilados para o ambiente externo.

26 - Q241069 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ En o ontia' ) 8 uso de ad uvantes qumicos durante o preparo do espao pulpar e a remoo do tecido pulpar, como o a) #D=), auxilia na localizao de canais radiculares devido ao seu efeito descalcificante. b) clorof"rmio, tem funo de agente para a eliminao de tecido pulpar necr"tico do espao pulpar, embora apresente hepatotoxicidade. c) !cido ctrico, auxilia na instrumentao de canais radiculares ao efetuar a remoo da lama dentin!ria. d) hipoclorito de s"dio combinado ao #D=), oferece o melhor resultado na desinfeco dos canais radicu, lares e) !lcool etlico, tem funo de agente desidratador durante a obturao dos canais radiculares, porm causa dano irreversvel 5 polpa exposta tecidual.

27 - Q241070 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Anestesiologia' )

173

14
Durante a aplicao da anestesia por bloqueio do nervo alveolar inferior em paciente com 6? anos de idade, sexo masculino, obeso, para realizao de biopulpectomia no dente @A, devem,se tomar cuidados com a possibilidade de insucesso da tcnica anestsica devido 5 presena <. do tendo profundo do m(sculo temporal inserido na crista temporal do processo coronoide, formando dois pontos de reparo, a prega pterigomandibular e o tendo do temporal. <<. do ligamento esfenomandibular que, ao se inserir em torno do forame da mandbula, por ter uma ao impermeabilizante sobre o nervo alveolar inferior e seu ramo milo,hioideo. <<<. de uma zona de tecido adiposo na regio, que pode absorver parte da soluo anestsica. <C. do m(sculo bucinador, cu o hipertrofiamento oferece uma barreira 5 embebio dos nervos pela soluo anestsica. #st! correto o que se afirma )0#*)% em a) < e <C. b) < e <<<. c) < e <<. d) << e <<<. e) << e <C.

28 - Q241071 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Anestesiologia' ) )lguns acidentes e complica/es decorrentes da anestesia por bloqueio do nervo alveolar inferior em paciente com ?7 anos de idade, sexo feminino, incluem a) paralisia facial ao atingir o nervo auriculotemporal. b) rouquido ao atingir o nervo larngeo recorrente. c) n!useas e v.mitos devido 5 anestesia da tonsila palatina. d) olho roxo devido ao extravasamento de sangue nesta regio altamente vascularizada. e) ptose da p!lpebra inferior devido 5 anestesia de ramos do nervo facial.

29 - Q241072 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Anestesiologia' )

173

15

) tcnica de anestesia odontol"gica indicada o bloqueio a) dos nervos alveolares superiores e anestesia no palato duro, com lento dep"sito do anestsico devido 5 densidade dos tecidos moles e sua firme aderncia ao osso. b) troncular dos nervos alveolares superiores anteriores, desviando a agulha do local supurado e evitando levar a infeco aos tecidos mais profundos. c) dos nervos alveolares superiores posteriores, pois a modificao na liberao da acetilcolinesterase reduz o limiar de excitao da fibra nervosa. d) regional dos ramos do nervo infraorbital, depositando a soluo anestsica entre a mucosa e o peri"steo e alcanando o osso sub acente. e) do nervo alveolar superior mdio, devido 5 modificao do p$ na regio de molares, o que requer o desvio da agulha de locais supurados.

30 - Q241073 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Cirurgia' ) ) tcnica cir(rgica exod.ntica preconizada a) a ostectomia. b) a apicectomia. c) o seccionamento dental. d) a alveolectomia total. e) a alveolectomia parcial.

:)+);<=8%> 1? , # 11 , ' 16 , ) 1@ , + 14 , D 19 , ' 1A , D 17 , + 12 , ) 6B , '

31 - Q241074 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Trau&atologia' )

173

16
0aciente com ?2 anos de idade, sexo masculino, sofreu um traumatismo no tero mdio da face, decorrente de um acidente de tr3nsito, o que resultou em fratura subzigom!tica da maxila, classificada como a) Ie Jort tipo <. b) Ie Jort tipo <<. c) Ie Jort tipo <<<. d) depresso zigom!tica. e) fratura do complexo naso,etmoidal.

32 - Q241075 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Cirurgia' ) )lguns cuidados devem ser dispensados ap"s a extrao do dente @A de paciente com 16 anos de idade, sexo feminino, que relata fazer uso de anticoncepcionais. 0ara evitar o desenvolvimento de uma alveolite, deve,se a) conservar o septo interradicular expulsivo, auxiliando o processo de reparo da ferida de extrao. b) eliminar os rebordos alveolares proeminentes no sentido oclusal por ostectomia, com reduo dos tri3ngulos papilares nas regi/es mesial e distal do dente. c) raspar os alvolos, visando remover remanescentes dos ligamentos periodontais nas paredes do alvolo. d) evitar suturar a mucosa com o fragmento "sseo em posio, ap"s fratura extensa do rebordo alveolar. e) remover o septo interradicular supra,alveolar na altura do tero mdio, pois dificulta a epitelizao com a coaptao das bordas da ferida.

33 - Q241076 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ .iosseguran/a' ) *a clnica odontol"gica, os riscos ocupacionais so minimizados pela adoo de alguns procedimentos, como a) manter o ambiente ventilado, visando reduzir o risco biol"gico. b) utilizar protetores auriculares, visando reduzir o risco ergon.mico. c) realizar exerccios de alongamento, visando reduzir o risco fsico. d) usar "culos de proteo, visando reduzir o risco de transmisso area.

173

17
e) utilizar equipamentos de proteo radiol"gica, visando reduzir o risco qumico.

ATENO> #sta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.KL 34 - Q241077 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ .iosseguran/a' ) )p"s adquirir algumas doenas passveis de transmisso por sangue e outros fluidos org3nicos durante o tratamento odontol"gico, entre as quais a a) hepatite ', o profissional pode apresentar um perodo prodr.mico com anorexia, n!useas, v.mitos e diarreia. b) )ids, o profissional pode apresentar febre alta, linfadenopatia, mialgia, hepatoesplenomegalia e exantema maculopapular, se a sorologia for positiva nos dois primeiros dias ap"s a exposio. c) hepatite +, o profissional deve ser afastado do trabalho por trs semanas ap"s a regresso da ictercia. d) herpes, o profissional deve ser afastado do trabalho por @7 horas, perodo necess!rio para a cicatrizao ap"s a ecloso das vesculas. e) hepatite ), o profissional pode apresentar um perodo subclnico com cefaleia, mal,estar, astenia e ictercia.

35 - Q241078 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ .iosseguran/a' ) Mm 0lano de :erenciamento de ;esduos de %ervios 8dontol"gicos deve conter a descrio <. das etapas de segregao, acondicionamento, transporte, armazenamento e coleta para resduos resultantes de contaminao biol"gica por agentes com classe de risco 6. <<. das etapas de segregao, transporte interno e externo, armazenamento tempor!rio, coleta e disposio final para resduos contendo metais pesados. <<<. do desenvolvimento e implantao de reciclagem de resduos de acordo com as normas dos "rgos ambientais e de limpeza urbana. <C. das medidas preventivas e corretivas de controle integrado de insetos e roedores. #st! correto o que se afirma )0#*)% em a) < e << b) < e <C. c) << e <<<. d) < e <<<. e) <<< e <C.

173

18

36 - Q241079 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 'onsidere 0ue& porque 2alta e 2luoreto no !ausa !"rie3 &as si& o a!4&ulo e ,io2il&e ental e a e5+osi/o 2re6uente a !ar,oi ratos 2er&ent"veis. N correto afirmar> a) ) primeira assero uma proposio falsa e a segunda uma proposio verdadeira. b) ) primeira assero uma proposio verdadeira e a segunda uma proposio falsa. c) )s duas asser/es so proposi/es verdadeiras mas a segunda no uma ustificativa correta da primeira. d) )s duas asser/es so proposi/es verdadeiras e a segunda uma ustificativa correta da primeira. e) =anto a primeira quanto a segunda asser/es so proposi/es falsas. no est" as su1eito afirma/es a !"rie ent"ria a +re!isa seguir> e 2luoreto

37 - Q241080 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) Ievando em conta as considera/es clnicas e laboratoriais sobre a reatividade de compostos fluoretados no esmalte, pode,se afirmar que> a) 8 fl(or incorporado sistemicamente no mineral dental tem um efeito importante no controle da c!rie, pois a concentrao de fluorapatita chega a ?BH, constituindo o principal mecanismo da ao do fl(or na preveno da c!rie. b) Mma vez incorporada 5 estrutura dent!ria, a fluorapatita torna o dente menos sol(vel aos !cidos produzidos no biofilme dental. c) Guando o p$ crtico cai para @,4 e o dente perde minerais na forma de hidroxiapatita, ons c!lcios e fosfatos dissolvidos retornam ao dente na forma de fluorapatita, resultando em reduo da desmineralizao do esmalte,dentina na presena de fl(or. d) Guando o p$ do biofilme retorna 5 neutralidade, o fl(or presente no meio ativa a capacidade remineralizante da saliva e o esmalte,dentina tem uma menor reparao dos minerais perdidos que teriam na ausncia de fl(or. e) ) presena de J constantemente na cavidade bucal para interagir nos eventos de desremineralizao no garante a saturao do meio ambiente com os ons que comp/em a fluorapatita.

173

19

38 - Q241081 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 14 anos de idade, sexo feminino, relata estar no terceiro ms de gestao. ) cidade em que ela vive tem as !guas de abastecimento fluoretadas. ) principal d(vida apresentada pela paciente refere, se ao uso de suplementos vitamnicos com fl(or, o que <. deve ser feito com a utilizao de ? mg de fl(or por dia no perodo pr,natal. <<. est! contraindicado se a gestante ingerir !gua fluoretada.

<<<. tem indicao individual limitada no perodo p"s,natal, sendo indicado como medida de sa(de coletiva. <C. pode ocasionar a diminuio na absoro de c!lcio, que reage com o fl(or, quando da ingesto de complexos vitamnicos que contm c!lcio. #st! correto o que se afirma )0#*)% em a) < e <<. b) << e <C. c) << e <<<. d) < e <<<. e) < e <C.

39 - Q241082 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 'onstituem evidncias da import3ncia das condi/es de trabalho sobre a sa(de bucal do trabalhador, #E'#=8> a) ) c!rie dent!ria encontra,se frequentemente associada 5s atividades desenvolvidas por trabalhadores que atuam como provadores de doces. b) #xposio a agentes mec3nicos como pregos, fios de costura, grampos de cabelo e l!pis so apontados como respons!veis por tipos caractersticos de desgaste dental. c) )s altas temperaturas, as varia/es de presso atmosfrica e as v!rias formas de radiao so associadas, respectivamente, a les/es de mucosa, dor intensa e xerostomia. d) =rabalhadores que atuam como provadores de bebidas alco"licas, como o vinho, apresentam maior prevalncia de abraso dental, xerostomia e ardor. e) =rabalhadores expostos a grandes partculas de poeira, em sopradores de vidro e m(sicos que utilizam instrumentos de sopro apresentam maior ocorrncia de abraso dental.

173

20
40 - Q241083 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ # ontologia o tra,al7o' ) 'om relao 5 8dontologia do =rabalho, considere as afirmativas>

<. Gualquer problema de origem bucal pode provocar desconforto fsico e emocional, pre uzos consider!veis 5 sa(de geral, alm de diminuir a produtividade do trabalhador dentro de sua funo. <<. )lguns agentes qumicos utilizados no processo de galvanoplastia so corrosivos ou c!usticos, podendo, pela exposio frequente aos vapores !cidos do ambiente, causar calcificao dos dentes. <<<. )s doenas bucais no se desvinculam das condi/es gerais de sa(de do corpo e no podem ser deixadas de lado quando se discutem as incapacidades que atingem os trabalhadores. <C. 8s trabalhadores de ind(strias que utilizam o processo galv3nico em sua cadeia produtiva so expostos constantemente a nvoas !cidas, e a inalao destas causa altera/es bucais e corp"reas, quando obedecidos alguns preceitos mnimos de segurana. #st! correto o que se afirma )0#*)% em a) << e <C. b) < e <<. c) < e <C. d) << e <<<. e) < e <<<.

:)+);<=8%> 6? , + 61 , # 66 , D 6@ , ) 64 , # 69 , ) 6A , ' 67 , + 62 , D @B , #

41 - Q243648 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ %e&iologia' ) *a semiologia, a presena de a) sintomas consistem em manifesta/es ob etivas que o profissional percebe no paciente. b) sinais representam o con unto de manifesta/es sub etivas relatadas pelo paciente. c) sintomas subclnicos mostram avisos relatados pelo paciente antes da manifestao clnica da doena. d) sinais patognom.nicos so insuficientes para estabelecer um diagn"stico de uma doena.

173

21
e) sintomas prodr.micos sugerem o surto frustro de uma doena e sua posterior involuo.

42 - Q243649 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Patologia oral' ) 0aciente com @9 anos de idade, sexo feminino, relata o aparecimento repentino de bolhas na boca, que se romperam, formando les/es extremamente dolorosas. 8 exame clnico mostra a presena de ulcera/es generalizadas na mucosa ugal, extensas e rasas, alm de sialorreia. #ste quadro clnico compatvel com o diagn"stico de a) l(pus eritematoso. b) eritema multiforme. c) candidase. d) afta vulgar. e) periadenite mucosa necr"tica.

43 - Q243650 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Ra iologia' ) ) radiografia lateral oblqua de um paciente com 64 anos de idade, sexo masculino, mostra m(ltiplas pequenas calcifica/es com aspecto de Kalvo,de,tiroK, radiopacas na periferia e radiol(cidas no centro, localizadas abaixo da mandbula. #ste quadro compatvel com o diagn"stico de a) linfonodos calcificados. b) tatuagens por am!lgama. c) c!lculos salivares. d) fleb"litos. e) tonsilas calcificadas.

44 - Q243651 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )teno> 0ara responder 5s quest/es de n(meros 6@ e 64, considere os dados abaixo> Pa!iente !o& : anos e i a e3 se5o 2e&inino3 a+resenta leso ;ssea na regio +osterior a &a5ila +r;5i&a ao ente 163 6ue &ostra u& +e6ueno eslo!a&ento< A &e a +a!iente relata ter nota o u& !res!i&ento assinto&"ti!o nesta regio3 ini!ia o 7" !er!a e 2 anos< # !res!i&ento te& as+e!to 2usi2or&e

173

22
e3 = +al+a/o3 &ostra-se 2ir&e3 se& altera/o a su+er2)!ie a &u!osa< #ste quadro clnico compatvel com o diagn"stico de a) ostete deformante. b) osteomielite. c) displasia fibrosa monost"tica. d) fibrose cstica. e) talassemia.

45 - Q243652 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Ra iologia' ) *a radiografia periapical, um aspecto caracterstico do quadro apresentado a presena de a) deposio aleat"ria de osso escler"tico, semelhante a flocos de algodo. b) remodelao das trabculas produzindo linhas esparsas para fora da t!bua interna, semelhante a cabelo em p. c) !reas de destruio "ssea localizadas com aspecto irregular ou rodo por traa. d) padro trabecular delgado generalizado, semelhante a vidro fosco. e) padro trabecular delgado generalizado pontilhado, semelhante 5 casca de laran a.

46 - Q243653 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 1? anos de idade, sexo feminino, relata um epis"dio de pericoronarite no dente @9, h! cerca de dois anos. *o momento desta consulta, a paciente est! assintom!tica, porm o achado radiogr!fico mostra radiolucidez central circundando o foco da inflamao com !rea perifrica da radiopacidade granular que se mistura com o osso normal ad acente. #ste quadro compatvel com o diagn"stico de osteomielite a) alveolar aguda. b) aguda supurativa. c) cr.nica esclerosante difusa. d) cr.nica esclerosante focal. e) cr.nica supurativa.

173

23

47 - Q243654 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ #!luso' ) ) desocluso pelos caninos ou guia canina constitui um dos critrios para uma ocluso funcional ideal, porque a) o impulso sensorial e o efeito resultante sobre os m(sculos da mastigao implicam aumento das foras das estruturas dent!rias e articulares. b) mais m(sculos so ativados durante os contatos dos caninos nos movimentos excntricos que nos contatos dos dentes posteriores. c) os caninos so envolvidos por osso medular, que tolera melhor as foras que o osso compacto encontrado ao redor dos dentes posteriores. d) as foras horizontais que incidem durante os movimentos excntricos se dissipam 5 medida que os contatos se aproximam do fulcro. e) nos movimentos da mandbula em excurso laterotrusiva os caninos contatam e dissipam as foras horizontais enquanto desocluem os dentes posteriores.

48 - Q243655 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 49 anos de idade, sexo masculino, mostra ausncia dos dentes ?9, ?A, ?7, 14, 19, 1A, 17, 6A, 67, @9, @A e @7. #ste paciente apresenta um colapso posterior da mordida, que <. <<. causa ocasiona uma distalizao abertura em dos leque dos caninos dentes superiores. anteriores superiores.

<<<. resulta em contatos oclusais excessivos sobre os dentes anteriores durante o fechamento. <C. decorre do deslocamento vestibular dos dentes anteriores inferiores.

N correto o que consta )0#*)% em a) < e <<<. b) << e <C. c) < e <<. d) << e <<<. e) <<< e <C.

49 - Q243656 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ #!luso' )

173

24
)teno> 0ara responder 5s quest/es de n(meros 62 e @B, considere os dados abaixo> Pa!iente !o& >1 anos e i a e3 se5o &as!ulino3 a+resenta-se !o& a ,o!a a,erta e se& !a+a!i a e e 2e!7"-la< # +a!iente relata 6ue esta !on i/o o!orreu logo a+;s u& ,o!e1o e3 urante as tentativas e 2e!7ar a ,o!a3 sente or< 8 fator causador desta condio a) o movimento s(bito do c.ndilo em direo aos tecidos retrodiscais. b) a rotao do disco sobre o c.ndilo antes da completa translao do complexo c.ndilo,disco. c) o aprisionamento do c.ndilo 5 frente da eminncia. d) a in (ria ao ligamento capsular quando os dentes no esto ocludos. e) a distonia oromandibular, com origem no sistema nervoso central.

50 - Q243657 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ #!luso' ) 8 tratamento consiste em a) confeco de uma placa de posicionamento anterior. b) trao e mobilizao da articulao temporomandibular. c) in eo de anestsico local sem vasoconstritor no m(sculo masseter. d) aplicao de uma leve fora posterior no mento, enquanto o paciente abre a boca. e) in eo de toxina botulnica nos m(sculos pterig"ideos laterais superiores.

:)+);<=8%> @? , # @1 , + @6 , D @@ , ' @4 , # @9 , D @A , # @7 , d @2 , ' 4B , D

51 - Q243658 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )teno> 0ara responder 5s quest/es de n(meros @? a @@, considere os dados abaixo>

173

25
Pa!iente !o& ?2 anos e i a e3 se5o &as!ulino3 a+resenta restaura/o Classe -- !o& a&"lga&a e +rata3 no ente >@3 6ue est" insatis2at;ria e a+resenta a ne!essi a e e su,stitui/o +or u&a nova restaura/o e& a&"lga&a. )p"s a remoo da antiga restaurao, algumas caractersticas do preparo cavit!rio devem ser mantidas, como a) 3ngulos cavossuperficiais da caixa proximal vivos, retos e em contato com o dente ad acente. b) paredes convergentes para oclusal confeccionadas com brocas cone invertido com extremo arredondado. c) paredes da caixa proximal divergentes para oclusal, com remoo de todo o esmalte sem suporte. d) paredes divergentes para oclusal confeccionadas com brocas tronco,c.nicas com extremo arredondado. e) 3ngulo de 2BD entre o am!lgama e a superfcie externa do dente, pela confeco de uma curva na parede vestibular da caixa oclusal.

52 - Q243659 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 respeito ao espao biol"gico requer, na confeco do preparo cavit!rio, a manuteno de uma a) adeso das estruturas periodontais ao tecido dent!rio por meio da extenso supragengival. b) pequena reabsoro da crista "ssea para acomodar a extenso subgengival. c) extenso subgengival mnima de B,4 mm, visando evitar a recesso gengival. d) extenso m!xima de B,4 mm no interior do sulco gengival. e) extenso subgengival mnima de ?,B mm, visando evitar a retrao gengival.

53 - Q243660 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) *esta cavidade, h! uma quantidade de dentina remanescente estimada entre B,4 mm e ?,4 mm, o que requer a proteo do complexo dentinopulpar com <. <<. <<<. <C. cimento cimento mineral cimento de de de ion.mero ion.mero tri"xido hidr"xido de de agregado de vidro vidro e c!lcio e e e sistema verniz verniz sistema adesivo. cavit!rio. cavit!rio. adesivo.

173

26

N correto o que consta )0#*)% em a) << e <C. b) < e <<. c) << e <<<. d) < e <<<. e) < e <C.

54 - Q243661 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )s propriedades do am!lgama de prata so influenciadas pelos efeitos de seus componentes, como a) a reduo da friabilidade pelo cobre. b) o aumento da resistncia 5 corroso pelo zinco. c) a reduo da plasticidade pela prata. d) o aumento do tempo de presa pelo merc(rio. e) a reduo da expanso pelo cobre.

55 - Q243662 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 descarte apropriado de resduos de am!lgama feito por meio de a) uso de recipientes rgidos, resistentes 5 punctura, sendo proibido o esvaziamento desses recipientes para o seu reaproveitamento. b) encaminhamento a aterro de resduos perigosos 'lasse <. c) identificao no recipiente com o c"digo de cor verde. d) uso de recipientes sob selo dO!gua e posterior encaminhamento para recuperao. e) identificao no recipiente com o c"digo de cor vermelha.

56 - Q243663 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

27
)teno> 0ara responder 5s quest/es de n(meros @9 e @A, considere os dados abaixo> Pa!iente !o& 2@ anos e i a e3 se5o 2e&inino3 a+resenta !o&o 6uei5a +rin!i+al a a+arAn!ia es!ure!i a e seus entes< A +a!iente relata u& !onsu&o eleva o e 2re6uente e !a2B e !7o!olate< # e5a&e !l)ni!o &ostra o es!ure!i&ento generaliCa o os entes3 6ue a+resenta& vitali a e +ul+ar< )lgumas <. <<. <<<. <C. um o a uma contra,indica/es hist"rico uso presena hist"ria aos de de de familiar de tratamentos reabsoro clareadores radicular incluem externa. orais. dentin!rias. auto,imunes.

contraceptivos exposi/es doenas

N correto o que consta )0#*)% em a) < e <<<. b) < e <<. c) <<< e <C. d) < e <C. e) << e <<<.

57 - Q243664 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 clareamento dental domiciliar ou KcaseiroK realizado com a) perborato de s"dio, pela tcnica DalEing ,lea!7ing, durante ?4 dias. b) per"xido de hidrognio a ?H, com 7 horas di!rias, de preferncia de uso noturno. c) per"xido de carbamida a 11H, com 1 horas di!rias de uso. d) per"xido de carbamida a ?BH, com ? hora di!ria de uso. e) per"xido de hidrognio a 6BH, durante @ horas por dia.

58 - Q243665 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 9? anos de idade, sexo masculino, refere ser fumante h! cerca de @B anos, com um consumo di!rio de 9 a 7 cigarros. 8 paciente relata ser portador de diabetes &ellitus tipo <<, sob controle mdico

173

28
peri"dico. 8 exame clnico mostra sangramento 5 sondagem em toda a dentio. 8 exame radiogr!fico mostra a presena de bolsas periodontais, em especial na regio posterior. )p"s o tratamento periodontal cir(rgico, o controle peri"dico a) consiste na reavaliao contnua dos riscos m(ltiplos, visando reduzir a recorrncia da periodontite. b) indica um progn"stico de progresso da periodontite na presena de ?BH de stios com bolsas residuais maiores que @ mm. c) requer a substituio do cigarro utilizado pelo paciente por cigarros com baixos teores de nicotina como forma de controle de risco para a doena periodontal. d) consiste em substituio da sacarose na dieta por a(car mascavo, favorecendo a diminuio de um fator de risco comum 5 periodontite e ao diabetes &ellitus< e) indica um progn"stico de recorrncia da periodontite na presena de ?BH de stios que apresentam sangramento 5 sondagem.

59 - Q243666 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8s procedimentos de raspagem subgengival pelo mtodo aberto realizados em uma paciente com 69 anos de idade, sexo feminino, a) no permitem o acesso 5 inspeo visual direta. b) requerem a inciso e rebatimento da gengiva para facilitar o acesso e visualizao. c) visam tornar a superfcie radicular dura e lisa. d) prescindem do afastamento intencional da gengiva que recobre a raiz. e) visam 5 remoo do cemento amolecido.

60 - Q243667 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 exame radiogr!fico das altera/es periodontais generalizadas em um paciente com 12 anos de idade, sexo masculino, submetido 5 terapia periodontal de suporte, a) necessita ser realizado mensalmente, ainda que os achados clnicos mostrem a involuo do sangramento 5 sondagem. b) mostra algumas sobreposi/es de imagem, sem contudo interferir na qualidade da avaliao de altera/es na crista alveolar. c) apresenta elevada especificidade, mas pouca sensibilidade, subestimando a intensidade do defeito periodontal.

173

29
d) tem na tcnica da bissetriz a melhor discriminao para exames de acompanhamento da evoluo do paciente. e) requer varia/es no processamento do filme, com ob etivo de detectar mudana de densidade do osso alveolar.

:)+);<=8%> 4? , + 41 , D 46 , + 4@ , ' 44 , D 49 , ) 4A , ' 47 , ) 42 , + 9B , '

61 - Q243668 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )s radiografias recomendadas para a avaliao periodontal na presena endod.nticaPperiodontais de um paciente com 14 anos de idade, sexo feminino, so as a) interproximais verticais. b) interproximais horizontais. c) panor3micas. d) periapicais pela tcnica do paralelismo. e) ,ite-Dings< de les/es

62 - Q243669 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) radiografia periapical da regio posterior inferior de um paciente com 61 anos de idade, sexo masculino, mostra espessamento do espao do ligamento periodontal e diminuio da l3mina dura do dente 64. #ste quadro compatvel com o diagn"stico de a) periodontite apical aguda. b) granuloma periapical cr.nico. c) cisto radicular. d) abscesso periapical. e) ostete esclerosante.

173

30
63 - Q243670 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) *o tratamento de uma periodontite apical com abscesso apresentada por paciente com 44 anos de idade, sexo masculino, a) a terapia analgsica desnecess!ria, uma vez que a polpa est! necrosada. b) a antibioticoterapia profil!tica imperativa e deve ser realizada. c) o alvio da ocluso permite reduzir o desconforto e a resposta inflamat"ria. d) a remoo do irritante deve ser realizada uma semana ap"s a drenagem do abscesso. e) a drenagem do exsudato no alivia a dor, porm deve ser tentada na primeira sesso.

64 - Q243671 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ En o ontia' ) 0aciente com ?4 anos de idade, sexo feminino, refere um hist"rico de dor no dente 1A, com epis"dios agudos e recorrentes, iniciado h! cerca de 9 meses. Qais recentemente, no tm ocorrido epis"dios de dor, segundo o relato da paciente. 8 exame clnico mostra uma leso profunda de c!rie no tratada. )os testes trmicos com frio e com calor, a resposta foi positiva. %endo #ste quadro assim, clnico analise compatvel com as o assertivas diagn"stico de abaixo> pulpite irreversvel

O!Q"E a dor profunda, surda e puls!til causada por um aumento da presso pulpar e uma excitao das fibras ' amielnicas de lenta condutividade. N correto afirmar que a) tanto a primeira quanto a segunda asser/es so proposi/es falsas. b) a primeira assero uma proposio verdadeira e a segunda uma proposio falsa. c) a primeira assero uma proposio falsa e a segunda uma proposio verdadeira. d) as duas asser/es so proposi/es verdadeiras e a segunda uma ustificativa correta da primeira. e) as duas asser/es so proposi/es verdadeiras, mas a segunda no uma ustificativa correta da primeira.

65 - Q243672 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

31
)teno> 0ara responder 5s quest/es de n(meros 44 a 4A, considere os dados abaixo> Pa!iente !o& 1: anos e i a e3 se5o &as!ulino3 !7egou ao !onsult;rio o ontol;gi!o !er!a e uas 7oras a+;s u& a!i ente e auto&;vel< # ente 21 so2reu avulso e o ente 11 a+resenta u&a 2ratura !oronorra i!ular< # e5a&e !l)ni!o &ostra ausAn!ia e e5+osi/o +ul+ar no ente 11< 8s meios de armazenamento para o dente avulsionado a) incluem o leite, que apresenta o p$ e a osmolaridade similares ao fluido extra,celular, alm de ser relativamente livre de bactrias. b) devem consistir preferencialmente na saliva do paciente, que, ao manter o dente no meio bucal, propicia a viabilidade das clulas do ligamento periodontal. c) requerem uma temperatura pr"xima de 6A,4 D' para maior efic!cia, evitando a degenerao das fibras periodontais. d) so desnecess!rios, tendo em vista o tempo decorrido entre o acidente e o atendimento odontol"gico. e) incluem o soro fisiol"gico utilizado para lavar o dente no local do acidente, contendo fragmentos do ligamento periodontal.

66 - Q243673 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 tratamento para o dente ?? consiste em a) pulpotomia seguida de reconstruo da coroa e conteno semi,rgida por um perodo de @4 dias. b) pulpectomia, imobilizao do fragmento e a uste oclusal para evitar contatos prematuros. c) colagem do fragmento, pulpectomia e conteno semi,rgida por um perodo de 1 meses. d) imobilizao por um perodo m!ximo de ?4 dias, seguida de alivio das interferncias oclusais. e) imobilizao do fragmento e cirurgia periodontal para restituir as dist3ncias biol"gicas.

67 - Q243674 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) Mm progn"stico desfavor!vel para o dente 1? consiste na a) anquilose, identificada pelo som agudo ao teste de percusso. b) reabsoro radicular interna, identificada pela mobilidade dental.

173

32
c) reabsoro radicular externa, identificada radiograficamente pelo adelgaamento da dentina. d) hipercementose, identificada pela posio mais baixa do dente em relao ao plano oclusal. e) reabsoro interna da coroa, identificada radiograficamente pelo arredondamento das razes.

68 - Q243675 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )teno> 0ara responder 5s quest/es de n(meros 47 a 9?, considere os dados abaixo> Pa!iente !o& >1 anos e i a e3 se5o 2e&inino3 relata or intensa3 resistente aos analgBsi!os !o&uns3 ini!ia a trinta ias a+;s u&a !irurgia +ara e5tra/o o ente 1@< # te!i o e granula/o tornou-se in2e!ta o e e& esta o su+urativo3 o 6ue eter&inou a ne!rose a !orti!al ;ssea !o& +ro u/o e se6uestro ;sseo3 visualiCa o ra iogra2i!a&ente< #ste quadro compatvel com o diagn"stico de a) osteomielite cr.nica esclerosante difusa. b) osteossarcoma. c) ostete necrosante. d) osteomielite cr.nica esclerosante focal. e) osteomielite cr.nica com periostite proliferativa.

69 - Q243676 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )lguns fatores de risco para o quadro apresentado pela paciente incluem a) a presena de hipertenso arterial. b) o consumo moderado de bebida alco"lica. c) a instalao de v!lvulas cardacas protticas. d) o uso de contraceptivos orais. e) a presena de cardiomiopatia hipertr"fica.

70 - Q243677 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

33
) preveno de infec/es durante uma cirurgia odontol"gica feita por meio a) do uso de indicador qumico multiparamtrico colocado no interior dos pacotes contendo os f"rceps. b) do uso de indicador qumico de par3metro simples, que verifica o tempo de esterilizao dos f"rceps. c) de monitoramento qumico utilizando solu/es de glutaraldedo a 1H durante ?B horas. d) da esterilizao de f"rceps por calor seco a altas temperaturas. e) do uso do ciclo 2las7 no processo de esterilizao das brocas por calor (mido.

:)+);<=8%> 9? , D 91 , ) 96 , ' 9@ , # 94 , ) 99 , # 9A , ) 97 , ' 92 , D AB , )

71 - Q243678 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )teno> 0ara responder 5s quest/es de n(meros 47 a 9?, considere os dados abaixo> Pa!iente !o& >1 anos e i a e3 se5o 2e&inino3 relata or intensa3 resistente aos analgBsi!os !o&uns3 ini!ia a trinta ias a+;s u&a !irurgia +ara e5tra/o o ente 1@< # te!i o e granula/o tornou-se in2e!ta o e e& esta o su+urativo3 o 6ue eter&inou a ne!rose a !orti!al ;ssea !o& +ro u/o e se6uestro ;sseo3 visualiCa o ra iogra2i!a&ente< 8 tratamento local do quadro clnico apresentado pela paciente requer a anestesia a) infiltrativa terminal na regio vestibular correspondente ao dente ?A. b) por bloqueio dos nervos alveolares superiores posteriores. c) infiltrativa do nervo alveolar superior mdio. d) por bloqueio do nervo nasopalatino. e) por infiltrao dos ramos terminais do nervo infraorbital.

72 - Q243679 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

34
)lguns acidentes e complica/es da anestesia por bloqueio dos nervos alveolares superiores anteriores em paciente com 6@ anos de idade, sexo feminino, incluem <. necrose da mucosa quando a in eo de anestsico feita rapidamente, devido 5 densidade dos tecidos moles e sua firme aderncia ao osso. <<. diplopia tempor!ria quando h! penetrao exagerada da agulha, aliada 5 in eo de quantidade excessiva de anestsico. <<<. hematoma quando a penetrao excessiva da agulha atinge as veias do plexo pterigoideo. <C. diminuio da viso quando a soluo anestsica alcana o nervo "ptico.

N correto o que consta )0#*)% em a) < e <C. b) < e <<. c) << e <<<. d) < e <<<. e) << e <C.

73 - Q243680 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) *a pr!tica odontol"gica, as condi/es de trabalho so determinantes para a sa(de do profissional, sendo necess!rio providenciar proteo contra os riscos a) ergon.micos, proporcionando capacitao 5 equipe de trabalho. b) mec3nicos, utilizando protetores auriculares. c) biol"gicos, protegendo o compressor de ar com caixa ac(stica. d) fsicos, efetuando manuteno preventiva de recipientes contendo gases medicinais. e) qumicos, realizando o plane amento do atendimento di!rio.

74 - Q243681 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) Durante o tratamento odontol"gico, medidas de precauo padro diante de algumas doenas passveis de transmisso por a) via area, como con untivite, consistem na desinfeco concorrente das secre/es e dos artigos contaminados. b) contato indireto com o paciente, como escabiose, consistem em manter os cabelos presos.

173

35
c) sangue, como hepatite ), consistem no uso de equipamentos de proteo individual. d) fluidos org3nicos, como hepatite ', consistem na imunizao do profissional. e) contato direto com o paciente, como monucleose, consistem no uso de equipamentos de proteo individual.

75 - Q243682 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) Jrente a um acidente profissional em que o cirurgio,dentista teve as luvas rompidas pela broca durante uma exodontia por seccionamento dent!rio em paciente com 67 anos de idade, sexo feminino, importante considerar que> <. a profilaxia p"s,exposio deve ser iniciada nas primeiras horas ap"s o acidente, com durao de duas semanas, e sua manuteno independe do resultado da sorologia da paciente,fonte. <<. o profissional exposto deve notificar o acidente quando houver a implementao da profilaxia p"s, exposio e realizar exames sorol"gicos para $<C, $+C e $'C seis meses depois, para descartar a aquisio ocupacional desses pat"genos. <<<. quando as exposi/es ocupacionais no puderem ser evitadas, so as condutas p"s,exposio que podem evitar infec/es. <C. as condutas p"s,exposio incluem os cuidados imediatos, o tratamento e o acompanhamento do profissional por um perodo mnimo de 9 meses. N correto o que consta )0#*)% em a) < e <<<. b) < e <<. c) << e <C. d) << e <<<. e) <<< e <C.

76 - Q243683 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )lgumas considera/es clnicas e laboratoriais sobre a reatividade de compostos fluoretados no esmalte so comprovados por evidncias cientficas, como> a) uma maior concentrao de fl(or no dente a causa da menor perda mineral que ocorre na presena deste on. b) a presena de fl(or incorporado na estrutura do dente mais importante que ter fluoreto disponvel no meio bucal para ser incorporado na estrutura mineral do dente durante o processo de c!rie.

173

36
c) a reverso parcial da perda mineral que ocorre na presena de fl(or aumenta muito o tempo necess!rio para que algum sinal clnico de desmineralizao se a visvel. d) a escolha de medidas preventivas baseadas no uso isolado de fl(or suficiente, uma vez que o fluoreto impede o desenvolvimento de c!rie. e) quando o biofilme removido pela escovao expondo a estrutura dental 5 capacidade remineralizadora da saliva, a precipitao de mineral nos locais onde ele foi perdido ser! desativada se houver fl(or presente no meio ambiente bucal.

77 - Q243684 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) ocorrncia de fluorose dent!ria fortemente associada com a ingesto cr.nica de fluoretos durante o desenvolvimento dental, mas o incremento da severidade depende principalmente da dose, alm de a) prec!rio estado nutricional. b) baixo peso corporal ao nascer. c) homeostase do pot!ssio. d) altitudes baixas. e) temperaturas mdias anuais mais baixas.

78 - Q243685 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 9 anos de idade, sexo feminino, apresenta les/es cavitadas de c!rie dent!ria nos dentes ?9 e 19. ) me relata um consumo elevado e frequente de doces e refrigerantes pela criana. 8 uso de dentifrcio fluoretado a) contendo fluoreto de s"dio em sua composio mais eficaz, pois libera on fluoreto na cavidade bucal pela ao de enzimas chamadas fosfatases. b) ineficaz para a preveno da c!rie dent!ria em pacientes de elevado risco e comportamento pouco colaborador. c) considerado um meio individual de obteno de fl(or, uma vez que a possibilidade da aquisio do produto no depende de decis/es governamentais, no 3mbito das polticas p(blicas. d) considerado um dos mtodos mais racionais de preveno da c!rie dent!ria, pois alia a remoo do biofilme dental 5 exposio constante ao fl(or. e) com monofluorfosfato de s"dio em sua composio mais eficaz, pois libera o on fluoreto na cavidade bucal por ionizao quando em contato com a !gua.

173

37
79 - Q243686 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 desenvolvimento de atividades profissionais no 3mbito da 8dontologia do =rabalho requer <. atuar no 3mbito da sa(de bucal, realizar exames odontol"gicos para fins trabalhistas, mas no interferir nas atividades especializadas da equipe interdisciplinar de sa(de do trabalho. <<. analisar, mas no necessariamente organizar estatsticas de morbidade e mortalidade com causa bucal e realizar exames odontol"gicos para fins trabalhistas. <<<. plane ar e implantar campanhas e programas de durao permanente para educao dos trabalhadores quanto a acidentes de trabalho, doenas ocupacionais e educao em sa(de e realizar exames odontol"gicos para fins trabalhistas. <C. organizar estatsticas de morbidade e mortalidade com causa bucal e realizar exames odontol"gicos para fins trabalhistas. #st! correto o que consta )0#*)% em a) < e <<<. b) <<< e <C. c) < e <<. d) << e <<<. e) << e <C.

80 - Q243687 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 'onsidere> 8s fatores ambientais que possam constituir risco 5 sa(de bucal no local de trabalho, em qualquer das fases do processo de produo, se inserem na !rea de competncia do especialista em 8dontologia do =rabalho O!Q"E misso dessa especialidade a busca permanente da compatibilidade entre a atividade laboral e a preservao da sa(de bucal do trabalhador. N correto afirmar> a) tanto a primeira quanto a segunda asser/es so proposi/es falsas. b) a primeira assero uma proposio verdadeira e a segunda uma proposio falsa. c) a primeira assero uma proposio falsa e a segunda uma proposio verdadeira. d) as duas asser/es so proposi/es verdadeiras, mas a segunda no uma ustificativa correta da primeira.

173

38
e) as duas asser/es so proposi/es verdadeiras e a segunda uma ustificativa correta da primeira.

:)+);<=8%> A? , + A1 , # A6 , ) A@ , e A4 , # A9 , ' AA , ) A7 , D A2 , + 7B , #

81 - Q222063 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Patologia oral' ) )teno> 0ara resoluo das quest/es de n(meros 1? e 11, considere o enunciado a seguir> Pa!iente !o& 2F anos e i a e3 se5o 2e&inino3 a+resenta u&a leso no 2reio lingual3 6ue estava +resente 7avia !er!a e u& ano3 se& altera/o +er!e+t)vel no ta&an7o< # e5a&e !l)ni!o &ostra u&a leso +e un!ula a e r;sea !o& !er!a e 1 !& e iG&etro< A +or/o e5o2)ti!a a leso B &aior 6ue a ,ase3 6ue se a+resenta estreita< A leso B 2ir&e3 rugosa e in olor = +al+a/o< #ste quadro compatvel com o diagn"stico de a) papiloma. b) condiloma acuminado. c) hiperplasia epitelial focal. d) r3nula. e) ep(lide granulomatosa.

82 - Q222064 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Patologia oral' ) 8 procedimento que reduz a probabilidade de recidiva da leso consiste em a) curetagem do tecido de granulao. b) acompanhamento da paciente com antibioticoterapia. c) remoo de possveis les/es genitais por mdico, evitando a reinfeco. d) exciso incluindo a gl3ndula salivar menor associada 5 leso. e) exciso incluindo a base da leso e posterior exame histopatol"gico.

173

39

83 - Q222065 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Cariologia' ) 8 risco de c!rie dent!ria a) tem associao positiva com a reduo da suscetibilidade 5s doenas bucais mediadas pelo biofilme dent!rio. b) reflete a correlao negativa entre as condi/es do meio bucal apresentadas na fase da dentio decdua e da dentio permanente. c) utiliza testes como avaliao da capacidade tampo da saliva e ndice de fluxo salivar, que tem elevado valor preditivo de novas les/es na dentio decdua. d) tem na experincia anterior de c!rie o previsor mais confi!vel na determinao da probabilidade de ocorrncia de novas les/es. e) refere,se ao incremento de les/es ativas, incluindo les/es novas e recorrentes que ocorrem em um determinado perodo de tempo.

84 - Q222066 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Cariologia' ) )s estratgias de preveno da c!rie dent!ria devem levar em considerao os momentos de maior suscetibilidade dos dentes 5 contaminao por microrganismos cariognicos, que ocorrem a) na fase do Rpatinho feioS. b) ao incio do perodo da puberdade. c) ao final do perodo de aleitamento materno. d) durante a erupo dos primeiros dentes decduos. e) quando da erupo dos primeiros e segundos molares decduos.

85 - Q222067 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Fluortera+ia' ) )s a/es de escovao dental supervisionada constituem um importante meio para obteno coletiva de fl(or, em v!rias localidades brasileiras, e esto indicadas para grupos em situao de risco, como aqueles <. em que menos de 6BH dos indivduos se am livres de c!rie aos ?1 anos de idade. <<. com '08D menor que 6,B aos ?1 anos de idade.

<<<. residentes em !reas de vulnerabilidade ambiental, onde se estima haver poos artesianos com elevados teores de fl(or na !gua.

173

40
<C. expostos 5 !gua de abastecimento com teores de fluoretos at B,4@ ppm J.

#st! correto o que se afirma )0#*)% em a) << e <C. b) < e <<. c) < e <C. d) << e <<<. e) < e <<<.

86 - Q222068 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Fluortera+ia' ) )s estratgias para o controle de fatores de risco para fluorose dent!ria incluem a indicao de a) suplementos com fluoretos para gestantes e bebs como medida de sa(de coletiva. b) dentifrcio fluoretado para crianas menores de 1 anos com quantidade acima de B,6 g quando a frequncia de escovao ultrapassar 6 vezes ao dia. c) aleitamento materno por um perodo superior a 9 meses, evitando o uso de leite de procedncia rural para o aleitamento artificial. d) pequena quantidade de dentifrcio fluoretado para crianas menores de 9 anos, bem como da dosagem de fluoreto no r"tulo de !guas minerais. e) bochechos com solu/es fluoretadas por crianas com mais de 9 anos de idade pelo risco de ingesto repetida.

87 - Q222069 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Anestesiologia' ) )teno> 0ara resoluo das quest/es de n(meros 1A e 17, considere o enunciado a seguir> Pa!iente !o& 2H anos e i a e3 se5o &as!ulino ne!essita e su,stitui/o e restaura/o !o&+le5a e a&"lga&a no ente ?6< *a tcnica direta de anestesia por bloqueio regional, o nervo bucal a) anestesiado ao inserir a seringa na altura dos pr, molares do lado oposto a ser anestesiado e in etar algumas gotas de anestsico. b) necessita sofrer um bloqueio separadamente, uma vez que usualmente no anestesiado pela tcnica direta.

173

41
c) requer o recuo da seringa ao atingir o espao pterigomandibular do ramo ascendente da mandbula para ser anestesiado. d) anestesiado quando a agulha atravessa o m(sculo pterigoideo medial e chega ao espao pterigomandibular do ramo ascendente da mandbula. e) necessita que a insero da agulha ocorra na depresso que forma a mucosa entre a prega do ligamento pterigomandibular por fora e a linha oblqua interna por dentro.

88 - Q222070 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ (ent)sti!a Restaura ora' ) 8 preparo cavit!rio receber! reten/es adicionais por meio de a&alga+ins, que tem como vantagem a) a conservao de estrutura dent!ria. b) a reduo ocluso,gengival mnima de @ mm. c) a contraindicao em coroas clnicas curtas. d) o melhor selamento marginal da restaurao. e) a induo de tens/es no remanescente dent!rio e no material restaurador.

89 - Q222071 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ (ent)sti!a' ) ) proteo do complexo dentina,polpa com base de hidr"xido de c!lcio em paciente com 6? anos de idade, sexo feminino, que vai receber uma restaurao de am!lgama no dente 1@ <. promove a obturao mec3nica dos t(bulos dentin!rios, reduzindo a sensibilidade dentin!ria. <<. apresenta menor adesividade 5 dentina que um material de adeso resinoso.

<<<. mostra sensibilidade 5 tcnica, predispondo a rupturas na interface da restaurao. <C. apresenta propriedade antibacteriana, porm interfere na polimerizao de compostos resinosos. #st! correto o que se afirma )0#*)% em a) << e <C. b) < e <<. c) << e <<<. d) < e <<<. e) < e <C.

173

42
90 - Q222072 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ *ateriais ent"rios' ) 8s materiais odontol"gicos com maior potencial antic!rie so classificados como cimentos de ion.mero de vidro e cimentos de ion.mero de vidro modificados por resina, que apresentam a) reteno maior que os selantes resinosos, com evidncia por meio de estudos clnicos controlados randomizados da superioridade dos selantes resinosos. b) indicao no tratamento preventivo da c!rie dent!ria conhecida como );= T=ratamento ;estaurador )traum!ticoL. c) efic!cia na preveno da iniciao e progresso da c!rie dent!ria quando utilizados como selantes de fossas e fissuras. d) indicao na colagem de aparelhos ortod.nticos para indivduos com baixo risco de c!rie dent!ria, apesar da qualidade esttica desfavor!vel. e) reteno menor que os selantes resinosos, com evidncia por meio de estudos clnicos controlados randomizados da superioridade dos selantes fluoretados.

:)+);<=8%> 7? , ) 71 , # 76 , D 7@ , # 74 , ' 79 , D 7A , + 77 , ) 72 , + 2B , '

91 - Q222073 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ En o ontia' ) 0aciente com ?A anos de idade, sexo feminino, permaneceu com o dente ?4 cavitado devido 5 c!rie por um perodo de cerca de 9 meses, devido 5 dificuldade em conciliar seus hor!rios de estudo e trabalho com a agenda disponvel para o atendimento odontol"gico. $! sinais da doena. 0aciente assintom!tica. 8 quadro compatvel com polpa vital que a) atua como barreira seletiva, permitindo que as bactrias penetrem nos t(bulos dentin!rios, porm no atin am os tecidos periapicais. b) mostra pulpite reversvel, pois a conduo de pat"genos pelos t(bulos dentin!rios ocasionou danos necr"ticos c) apresenta quadro inflamat"rio cu a gravidade depende do tempo de exposio da dentina ao meio bucal. d) mostra pulpite irreversvel local na !rea onde os t(bulos dentin!rios da regio de dentina exposta entram na polpa. e) apresenta pouca inflamao, mostrando recuperao ap"s resposta inflamat"ria inicial.

173

43
92 - Q222074 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Patologia oral' ) )s radiografias periapicais da regio de molares inferiores de paciente com @1 anos de idade, sexo masculino, mostram um padro irregular generalizado do trabeculado "sseo, com menor quantidade de trabculas evidentes. 8 trabeculado entre as razes dos dentes parece alinhado horizontalmente, mostrando um aspecto de degraus de escada. 8s dentes apresentam l3mina dura normal. #ste quadro compatvel com o diagn"stico de a) talassemia. b) displasia fibrosa. c) anemia falciforme. d) osteoradionecrose. e) ostete deformante.

93 - Q222075 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Ra iologia' ) ) localizao de um dente supranumer!rio na regio anterior inferior de uma paciente com 2 anos de idade, sexo masculino, com a tcnica a) de Qiller,Uinter requer duas tomadas radiogr!ficas e mostra o posicionamento vestibulolingual do dente supranumer!rio. b) de 'larV requer duas tomadas radiogr!ficas e mostra o posicionamento lateral do dente supranumer!rio em relao aos dentes ad acentes. c) lateral de Jazzi requer uma tomada radiogr!fica e mostra o posicionamento do dente supranumer!rio em relao aos dentes ad acentes. d) panor3mica requer duas tomadas radiogr!ficas em momentos diferentes, com intervalo mnimo de 9 meses. e) oclusal requer uma tomada radiogr!fica e mostra o posicionamento vestibulolingual do dente supranumer!rio.

94 - Q222076 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Ra iologia' ) ) proteo do profissional contra os efeitos biol"gicos dos raios E durante a tomada radiogr!fica inclui a) no permanecer atr!s do paciente, evitando as radia/es de escape. b) manter dist3ncia mnima de ?,7 m do aparelho em 3ngulo de @4D em relao ao feixe (til. c) segurar o cabeote do aparelho de raios E em 3ngulo de ?64D em relao ao feixe (til.

173

44
d) ficar atr!s de barreira mec3nica do tipo biombo com 1 mm de ao ou ? mm de chumbo. e) no permanecer atr!s do cabeote do aparelho, evitando as radia/es secund!rias.

95 - Q222077 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Ra iologia' ) ) proteo de uma paciente de ?A anos de idade, sexo feminino, contra os efeitos biol"gicos dos raios E tem o ob etivo de evitar efeitos a) determinsticos genticos, como a deficincia mental associada a altas doses de radiao, se ela estiver no perodo at ?4 semanas de concepo. b) determinsticos som!ticos, que incluem eritemas na pele, cu a gravidade proporcional 5 dose recebida. c) estoc!ticos genticos, como as anormalidades congnitas associadas a altas doses de radiao, se ela estiver no perodo ap"s ?1 semanas de concepo. d) estoc!ticos som!ticos, cu a gravidade guarda associao com a quantidade da dose de induo. e) determinsticos genticos, como as anormalidades congnitas, se ela estiver no perodo at 2 semanas de concepo.

96 - Q222078 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )teno> 0ara resoluo das quest/es de n(meros 69 e 6A, considere o enunciado a seguir> Pa!iente !o& >2 anos e i a e3 se5o &as!ulino3 relata o uso re!ente e !orti!osteroi e +or via sistA&i!a< A 7ist;ria &B i!a o +a!iente in!lui a !irrose 7e+"ti!a< # e5a&e !l)ni!o &ostra +la!as ,ran!as3 es+essas e +unti2or&es na l)ngua3 +alato &ole e &u!osa 1ugal< Estas +la!as a+resenta& u&a te5tura su+er2i!ial rugosa e +o e& ser re&ovi as +or &eio e +resso lateral3 e5+on o a &u!osa su,1a!ente ul!era a< # +a!iente es!reve u&a sensa/o e 6uei&a/o olorosa< #ste quadro compatvel com o diagn"stico de candidose a) hiperpl!sica cr.nica. b) atr"fica cr.nica. c) pseudomembranosa aguda. d) associada com glossite romboide mediana. e) associada com queilite angular.

173

45
97 - Q222079 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) teraputica medicamentosa t"pica preconizada a) fluconazol b) anfotericina +. c) aciclovir. d) itraconazol. e) nistatina.

98 - Q222080 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )teno> 0ara resoluo das quest/es de n(meros 67 e 62, considere o enunciado a seguir> A &e e +a!iente !o& F anos e i a e3 se5o &as!ulino3 relata 6ue a !rian/a a+resenta &al-estar3 irrita,ili a e e 2e,re3 !o& in)!io os sinto&as ois ias antes a !onsulta< (urante este +er)o o3 a &e o,servou a +resen/a e lesIes na ,o!a3 !onten o u& l)6ui o a&arelo e& seu interior3 6ue se ro&+era&< # e5a&e !l)ni!o &ostra 4l!eras nos l",ios3 l)ngua e &u!osa 1ugal e o +a!iente &ostra sinais e isse&ina/o a n2e!/o< A 7ist;ria !l)ni!a a !rian/a in!lui a alergia = +eni!ilina< #ste quadro compatvel com o diagn"stico de a) mononucleose infecciosa. b) gengivite ulcerativa necrosante. c) estomatite aftosa. d) gengivoestomatite herptica prim!ria. e) herpes zoster.

99 - Q222081 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) teraputica medicamentosa sistmica preconizada consiste na prescrio de a) estearato de eritromicina, com dose inicial de 14 mgPVg de peso corporal. b) paracetamol, com dosagem de 1 gotasPVg de peso corporal. c) amoxicilina, com doses de manuteno de 14 mgPVg de peso corporal. d) cetoconazol, com dose inicial de 14 mgPVg de peso corporal.

173

46
e) cefalosporina, utilizando meio comprimido de 1BB mg.

100 - Q222082 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) #ntre os determinantes da vulnerabilidade ao $<C e 5 )ids destacam,se a pobreza, a excluso de base racial, a rigidez de papis e condutas nas rela/es de gnero e a intoler3ncia 5 diversidade, cu o enfrentamento requer pr!ticas educativas a) orientadas por uma ideia de comunicao unidirecional e pragm!tica eficiente. b) baseadas no di!logo entre su eitos e na construo de identidades. c) baseadas na modelagem universal dos comportamentos de risco. d) centradas em propaganda assustadora sobre os devastadores efeitos da )ids. e) comprometidas em garantir a aquisio de informa/es.

:)+);<=8%> 2? , # 21 , ' 26 , ) 2@ , D 24 , + 29 , ' 2A , # 27 , D 22 , ) ?BB , +

101 - Q222083 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 gerenciamento dos resduos de servios de sa(de normatiza o descarte de resduos qumicos com potencial de risco 5 sa(de p(blica ou ao meio ambiente, o que requer alguns cuidados, como a) a neutralizao do p$ dos fixadores utilizados em radiologia para valores entre A,B e 2,B e posterior lanamento na rede coletora de esgoto. b) o tratamento especfico de resduos do :rupo + em estado lquido, sendo vedado seu encaminhamento para disposio final em aterros. c) o lanamento de resduos do :rupo ' em aterro sanit!rio autorizado, ap"s a incinerao. d) o processo de recuperao do nquel dos fixadores utilizados em radiologia e o posterior acondicionamento em recipientes sob selo dW!gua. e) o lanamento de resduos do :rupo )1 sem necessidade de tratamento prvio na rede coletora de esgoto.

102 - Q222084 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) *o consult"rio odontol"gico, ocorreu a quebra de um frasco de merc(rio, o que requer algumas providncias, #E'#=8

173

47
a) aguardar a evaporao do metal pesado. b) ventilar a sala, abrindo as anelas. c) utilizar m!scara no manuseio dos resduos. d) lavar o piso com !gua e sabo, encerando em seguida. e) interditar a sala at que todo o merc(rio derramado se a removido.

103 - Q222085 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 'onsidere as afirma/es a seguir>

Mm acidente com exposio a material biol"gico na pr!tica odontol"gica deve ser tratado como uma emergncia mdica porque a espera dos resultados de exames sorol"gicos pode provocar um abalo emocional e no perodo de acompanhamento deve ser feita a preveno secund!ria, para evitar uma possvel transmisso a outras pessoas. N correto afirmar> a) )s duas asser/es so proposi/es verdadeiras, mas a segunda no uma ustificativa correta da primeira. b) )s duas asser/es so proposi/es verdadeiras, e a segunda uma ustificativa correta da primeira. c) ) primeira assero uma proposio falsa, e a segunda, uma proposio verdadeira. d) ) primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda, uma proposio falsa. e) =anto a primeira quanto a segunda asser/es so proposi/es falsas.

104 - Q222086 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )teno> 0ara resoluo das quest/es de n(meros @@ a @9, considere o enunciado a seguir> (urante o aten i&ento a +a!iente !o& 21 anos e i a e3 se5o &as!ulino3 6ue !7egou ao !onsult;rio o ontol;gi!o !o& &uita or3 ao al!an/ar o instru&ental na ,an e1a !l)ni!a3 7ouve u&a +er2ura/o a!i ental no e o in i!a or o +ro2issional3 +rovo!a a +ela agul7a a seringa !ar+ule 6ue 7avia si o utiliCa a< )s condutas diante deste acidente de trabalho consistem em

173

48
<. concluir o procedimento clnico e perguntar ao paciente se ele portador de $<C, hepatite +, hepatite ' ou outra doena sexualmente transmissvel. <<. interromper o atendimento, remover a luva e localizar a leso e imediatamente lavar a leso com !gua corrente e sabo. <<<. provocar sangramento por compresso do local da leso, uma vez que a agulha anestsica apresenta pequeno calibre e no havia sido colocada em artria ou veia do paciente. <C. procurar atendimento mdico para avaliao do tipo de material biol"gico envolvido e da gravidade e tipo da exposio. #st! correto o que se afirma )0#*)% em a) < e <C. b) < e <<. c) << e <<<. d) < e <<<. e) << e <C.

105 - Q222087 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) %e a condio sorol"gica do paciente for a) positiva para $+C e o profissional estiver imunizado, este dever! receber imunoglobulina hiperimune contra hepatite +. b) desconhecida para $'C, o profissional deve iniciar a profilaxia p"s,exposio em perodo no superior a duas horas. c) negativa ou desconhecida para $+C, o profissional deve submeter,se a vacinao em duas doses contra a hepatite + d) desconhecida para $<C, no se recomenda a profilaxia p"s,exposio, exceto se houver probabilidade de infeco ou hist"ria epidemiol"gica para $<C e outras D%=. e) positiva para $<C, deve,se repetir as sorologias do profissional semanalmente, at completar ?1 meses ap"s o acidente.

106 - Q222088 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 esquema vacinal completo contra hepatite + a) necessita doses peri"dicas de reforo, a cada cinco anos, para que ha a a manuteno da imunidade. b) necessita ser repetido integralmente quando no houver resposta 5s trs doses da vacina.

173

49
c) no necessita ser repetido integralmente quando no houver resposta 5s trs doses da vacina. d) deve ser feito em trs doses, em perodos de zero, trs e seis meses de intervalo. e) requer a realizao de testes sorol"gicos ?1 meses ap"s a segunda dose para avaliar a soroconverso.

107 - Q222089 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )teno> 0ara resoluo das quest/es de n(meros @A a 4?, considere o enunciado a seguir>

Pa!iente !o& 2? anos e i a e3 se5o 2e&inino3 so2reu u& a!i ente auto&o,il)sti!o o!orri o 7avia !er!a e ?0 &inutos3 6ue resultou na avulso os entes 11 e 21< # e5a&e !l)ni!o &ostra a !oroa o ente 22 +osi!iona a e& ire/o +alatina e ao e5a&e ra iogr"2i!o a i&age& este ente &ostra-se en!urta a e !o& &aior ra io+a!i a e< 8 exame clnico mostra lacera/es no l!bio superior. 8 tratamento consiste em a) raspagem de partculas incorporadas durante o processo de cicatrizao. b) aplicao de compressas quentes e prescrio de anti,inflamat"rios. c) remoo de fragmentos, irrigao da ferida com soluo salina e sutura por planos. d) remoo da tatuagem com gaze embebida em soluo antissptica. e) aplicao de compressas frias e prescrio de analgsicos.

108 - Q222090 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) fratura das paredes do alvolo detectada pela presena de a) edema e hemangioma. b) crepitao durante o exame de palpao. c) imobilidade simult3nea de um grupo de dentes. d) ausncia de dor durante a fala. e) desvio da linha mdia.

109 - Q222091 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

50
8 dente 11 apresenta um quadro compatvel com o diagn"stico de a) sub,luxao, com ruptura do feixe v!sculo,nervoso ao nvel do forame apical. b) concusso, com estiramento do feixe v!sculo,nervo, so ao nvel do forame apical. c) luxao extrusiva, com lacerao das fibras do ligamento periodontal. d) luxao lateral, com ruptura e lacerao das fibras do ligamento periodontal. e) fratura radicular, com ruptura das fibras do ligamento periodontal.

110 - Q222092 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) paciente trouxe os dentes ?? e 1? em um frasco contendo soro fisiol"gico, que a) contm os nutrientes necess!rios 5s fibras col!genas. b) apresenta p$ baixo para a revitalizao das clulas do ligamento periodontal. c) possui osmolaridade semelhante 5quela do fluido extracelular. d) impr"prio ao armazenamento dos dentes fora dos alvolos. e) mantm a umidade dos dentes durante o armazenamento fora dos alvolos.

:)+);<=8%> ?B? , + ?B1 , ) ?B6 , ) ?B@ , # ?B4 , D ?B9 , + ?BA , ' ?B7 , + ?B2 , D ??B , #

111 - Q222093 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )teno> 0ara resoluo das quest/es de n(meros @A a 4?, considere o enunciado a seguir>

Pa!iente !o& 2? anos e i a e3 se5o 2e&inino3 so2reu u& a!i ente auto&o,il)sti!o o!orri o 7avia !er!a e ?0 &inutos3 6ue resultou na avulso os entes 11 e 21< # e5a&e !l)ni!o &ostra a !oroa o ente 22 +osi!iona a e& ire/o +alatina e ao e5a&e ra iogr"2i!o a i&age& este ente &ostra-se en!urta a e !o& &aior ra io+a!i a e< )pesar da realizao dos procedimentos clnicos para tratar a avulso dos dentes ?? e 1?, o progn"stico desfavor!vel tem caractersticas de reabsoro

173

51
a) superficial, com sensibilidade ao teste de percusso e achados radiogr!ficos indicando ausncia de envolvimento "sseo. b) inflamat"ria, com aspecto clnico de dente em infra, ocluso e achados radiogr!ficos de reabsoro radicular em forma de tigela. c) por substituio, com som met!lico ao teste de percusso e achados radiogr!ficos indicando ausncia do espao do ligamento periodontal. d) por adeso, com ausncia de mobilidade e achados radiogr!ficos indicando ausncia de envolvimento "sseo. e) profunda, com mobilidade dent!ria e achados radiogr!ficos de irregularidade ao nvel do !pice radicular.

112 - Q222094 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )teno> 0ara resoluo das quest/es de n(meros 41 a 44, considere o enunciado a seguir> Pa!iente !o& ? anos e i a e3 se5o &as!ulino3 B traCi o +elos +ais ao !onsult;rio o ontol;gi!o a+;s u&a 6ue a o!orri a na es!ola< # e5a&e !l)ni!o &ostra 2ratura !o&+li!a a a !oroa o ente F13 2ratura no !o&+li!a a a !oroa o ente F2 e &o,ili a e no ente 61< Ao e5a&e ra iogr"2i!o3 ete!ta-se 2ratura no ter/o a+i!al a raiC o ente 61< ) abordagem do paciente a) constitui uma deciso unilateral do profissional, visando assegurar a colaborao da criana ao tratamento. b) necessita tcnicas de reforo positivo social, como a imobilizao ativa para obter a anuncia da criana ao tratamento. c) requer o desenvolvimento das etapas de modelagem, de modo a obter comportamentos favor!veis. d) facilitada por tcnicas de adaptao como a imobilizao passiva, que evita movimentos intempestivos da criana. e) deve ser realizada sem a presena dos pais, tendo em vista a criana estar na primeira inf3ncia.

113 - Q222095 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8s procedimentos clnicos iniciais indicados para os dentes 4? e 41 consistem, respectivamente, em a) colagem do fragmento dent!rio e exodontia. b) esplintagem do dente e proteo pulpar direta.

173

52
c) faceta esttica e colagem do fragmento dent!rio. d) desgaste seguido de polimento das arestas agudas e pulpotomia. e) pulpotomia e colagem do fragmento dent!rio.

114 - Q222096 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 <. <<. <<<. <C. C. leva progn"stico em inclui consiste imprevisvel, depende do em devido grau conta a a necrose 5s para mineralizao o da polpa dente coronoradicular. radicular. polpa da dentio de coron!ria. permanente. *olla. 9?

reabsoro da

caractersticas de

desenvolvimento

#st! correto o que se afirma )0#*)% em a) <<, <<< e C. b) <, << e <<<. c) <, << e <C. d) <, <C e C. e) <, << e C.

115 - Q222097 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) Diante da deteco do deslocamento do fragmento coron!rio do dente 9?, a conduta clnica indicada a) a recomendao de dieta lquida. b) a extrao do fragmento coron!rio. c) a pulpotomia em prazo no superior a duas semanas ap"s o acidente. d) a imobilizao do dente por @ semanas. e) o acompanhamento radiogr!fico por ?1 meses.

116 - Q222098 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

53
0aciente com 42 anos de idade, sexo feminino, submetida 5 radioterapia e ao uso de quimioter!picos para tratamento de neoplasia uterina, apresenta mucosite bucal, que <. mostra aspecto de eritema recoberto por pseudomembrana, sem sintomatologia dolorosa. <<. no est! associada com o quadro neopl!sico, devido ao stio de localizao do carcinoma. <<<. pode predispor efeito a paciente mielossuprimida da a terapia 5 uma bacteremia letal. causando

<C. constitui desconforto

colateral e

clnico agudo dor

antineopl!sica, paciente.

#st! correto o que se afirma )0#*)% em a) < e <<. b) < e <<<. c) <<< e <C. d) << e <<<. e) < e <C.

117 - Q222099 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 9@ anos de idade, sexo masculino, edntulo total, relata ter extrado todos os dentes h! cerca de 1B anos e desde ento usa pr"teses totais superior e inferior. %ua hist"ria inicia com uma queixa de dor vaga, vari!vel e contnua no ombro esquerdo, trs dias antes desta consulta. )p"s aparecimento do sintoma, refere ter surgido uma sensao dolorosa mon"tona, contnua, mas vari!vel, leve, difusamente localizada na mandbula do lado esquerdo. ) movimentao mandibular no exacerbava a dor. 8 exame clnico mostrou uma boca edentada normal com pr"teses satisfat"rias, sem desconforto 5 palpao. 8 exame radiogr!fico no detectou altera/es. *o foram detectadas causas dent!rias, bucais ou mastigat"rias para a queixa de dor. #ste quadro compatvel com o diagn"stico de odontalgia a) cardaca. b) muscular. c) neurop!tica. d) psicognica. e) da mucosa sinusal.

118 - Q222100 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 14 anos de idade, sexo feminino, relata estar na ??a semana de gestao. Durante a consulta, apresenta queixa de Rperda de c!lcio nos dentesS, que a) decorrente do aumento dos nveis de estrognio e progesterona.

173

54
b) induz o aumento de c!rie dent!ria quando associada a desafios cariognicos. c) resulta no aumento de bactrias acidognicas e queda do p$ da cavidade bucal. d) requer orientao adequada quanto ao controle do biofilme dent!rio e dieta. e) constitui uma crena popular para ustificar o elevado consumo de achocolatados.

119 - Q222101 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com @A anos de idade, sexo feminino, usa pr"teses totais superior e inferior. ) fora aplicada 5 mastigao a) mostra aumento se houver divergncias marcantes entre maxila e mandbula. b) concentra,se na regio de primeiros pr,molares, ao mastigar alimentos mais duros. c) equivale 5quela exercida por homens, ao comparar a fora m!xima de mordida. d) independe da consistncia dos alimentos ingeridos e da pr!tica de exerccios. e) corresponde a ?P@ daquela apresentada por indivduos com dentes naturais.

120 - Q222102 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 6? anos de idade, sexo masculino, relata ter sofrido uma queda da escada, tendo batido o queixo contra o cho. #ste acidente constitui um macrotrauma a) direto com a boca fechada, que ocasiona o deslocamento patol"gico do disco, o que menos lesivo ao complexo cabea,disco. b) indireto, que rompe a superfcie articular da cabea da mandbula, ocasionando aderncias durante a sua movimentao. c) direto com a boca aberta, provocando o alongamento dos ligamentos, o que compromete a biomec3nica normal da cabea,disco. d) direto com repercuss/es sobre a coluna cervical, ocasionando dor e co,contrao dos m(sculos mastigat"rios. e) indireto com a boca aberta, que mantm a posio mandibular resistindo ao deslocamento articular, o que menos lesivo ao complexo cabea,disco.

:)+);<=8%> ??? , ' ??1 , D ??6 , # ??@ , ) ??4 , + ??9 , ' ??A , ) ??7 , D ??2 , # ?1B , '

173

55

121 - Q218206 ( Prova: FCC - 2012 - TJ-PE - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 trauma de ocluso a) no acelera a progresso da doena periodontal em dentes com periodontite progressiva associada ao biofilme dental. b) resulta em formao de bolsa periodontal profunda, aliada 5 reabsoro do osso alveolar, acarretando mobilidade dent!ria transit"ria. c) produz perda de insero do tecido con untivo, amplificando a reabsoro do osso alveolar, acarretando mobilidade dent!ria permanente. d) acarreta reabsoro "ssea como uma adaptao patol"gica do ligamento periodontal, porm sem aumento significativo da mobilidade dent!ria. e) no produz destruio dos tecidos periodontais, po, rm resulta na reabsoro do osso alveolar, acarretando aumento da mobilidade dent!ria.

122 - Q201728 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Ra iologia' ) ac#e$%e co& 29 a$o' de #dade( 'e)o *e&#$#$o( +e& ao co$'u,%-r#o odo$%o,-.#co para u&a a+a,#a/0o rad#o.r1*#ca pr2+#a 3 e)%ra/0o do' de$%e' 17 e 184 =endo por ob etivo minimizar os riscos da radiao para o profissional e a paciente, alguns cuidados so importantes, como a a) ustificao, mostrando que os exames radiol"gicos para fins periciais so uma importante fonte de consulta para o profissional. b) otimizao, o que significa que nenhum procedimento radiol"gico deve ser realizado, a menos que produza benefcios ao profissional. c) limitao, mostrando que todas as exposi/es devem ser mantidas to baixas quanto razoavelmente pratic!veis. d) otimizao, o que significa que a dose equivalente para a paciente no deve exceder os limites apropriados. e) ustificao, o que implica que nenhum procedimento radiol"gico deve ser adotado, a menos que produza reais benefcios para a paciente.

123 - Q201734 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) 8dontologia apresenta, atualmente, uma tendncia de ser enquadrada como uma atividade com obrigao de resultado previamente definido, em virtude de haver

173

56
a) obrigao profissional to somente a usar de prudncia e diligncia normais na prestao de certos servios para atingir um resultado. b) ausncia de insucessos na pr!tica odontol"gica e do uso de artifcios inadequados de propaganda, como Rantes e depoisS. c) responsabilidade civil de reparar o dano causado a outrem, pela pr!tica de um ato ilcito ou inobserv3ncia do complexo de normas que norteiam a vida cotidiana. d) expectativa de resultados RmilagrososS, sem, contudo, haver uma obrigao do profissional de obt,los. e) expectativa de que todo procedimento em 8dontologia tenha sucesso e independe de outros fatores, como resposta biol"gica e cooperao do paciente.

124 - Q201735 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) Te$do e& +#'%a a po''#b#,#dade de u& proce''o c#+#, &o+#do por u& pac#e$%e #$'a%#'*e#%o co& o %ra%a&e$%o odo$%o,-.#co rea,#5ado( co$'#dere a' a''er%#+a' a 'e.u#r6 74 8 profissional deve elaborar, ao longo do tempo, o prontu!rio do paciente. Do contr!rio, a ficha que apresenta em uzo, for ada no ato de defesa, ser! irrelevante. 774 Guanto 5 documentao odontol"gica, as provas a serem apresentadas pelo profissional so pr, constitudas, ou se a, so produzidas a partir do processo civil instalado. 7774 8 prontu!rio odontol"gico dever! conter todas as ocorrncias, suas consequncias verificadas ao longo do atendimento, bem como todas as providncias tomadas, ! que falhas nessa documentao comprometero a sua validade sob o aspecto legal. 784 ) ficha contendo anota/es relativas aos custos e pagamentos, entremeadas de esparsas informa/es acerca do tratamento considerada pea fundamental no processo. 84 Mm prontu!rio composto de registro da anamnese, ficha clnica, plano de tratamento, receitas, atestados, modelos, radiografias e orienta/es p"s,operat"rias ePou sobre higienizao pode e deve ser pro, duzido por todo profissional. E'%1 corre%o o que 'e a*#r&a A ENA9 e& a) 7( 77 e 7774 b) 7( 77 e 784 c) 7( 777 e 84 d) 7( 78 e 84 e) 77( 777 e 84

125 - Q201741 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

57
ac#e$%e co& 24 a$o' de #dade( 'e)o *e&#$#$o( re*ere ep#'-d#o' recorre$%e'( 'e& &a$#*e'%a/:e' '#'%;&#ca'( de ,e':e' do,oro'a' $a boca( co& dura/0o e$%re 7 e 10 d#a'( que 'e repara& 'e& de#)ar c#ca%r#54 O e)a&e c,<$#co &o'%ra peque$a' =,cera' $a &uco'a buca, $0o quera%#$#5ada( co& d#>&e%ro #$*er#or a 1c&( be& de,#&#%ada'( co& u& ?a,o er#%e&a%o'o e $0o e$durec#da'4 8 tratamento adequado desta afeco > a) observao de possveis complica/es. b) aplicao t"pica de aciclovir. c) terapia sistmica com antivirais. d) administrao de antibi"ticos sistmicos. e) paliativo com solu/es t"picas de anestsico.

126 - Q201742 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ac#e$%e co& 65 a$o' de #dade( 'e)o &a'cu,#$o( re*ere 'er apo'e$%ado co&o %raba,?ador rura,( a,2& de u& co$'u&o d#1r#o de cerca de do#' &a/o' de c#.arro4 O pac#e$%e u%#,#5a pr-%e'e %o%a, 'uper#or e( &e'&o 'e$do parc#a,&e$%e ed;$%u,o $o arco #$*er#or( $0o *a5 u'o de pr-%e'e parc#a, re&o+<+e, #$*er#or4 O e)a&e c,<$#co &o'%ra u&a ,e'0o ,oca,#5ada $o a''oa,?o da boca( e& *or&a de p,aca bra$ca( ru.o'a e .ra$u,o'a( co& borda' de co$%or$o #rre.u,ar4 8 diagn"stico diferencial efetuado por a) bi"psia incisional. b) exame citol"gico por raspagem da mucosa. c) acompanhamento anual da evoluo da leso. d) remoo da pr"tese total. e) interrupo do tabagismo.

127 - Q201743 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) #ste quadro clnico compatvel com o diagn"stico de a) lquen plano. b) carcinoma de clulas escamosas.

173

58
c) queilite actnica. d) estomatite nicotnica. e) hiperqueratose fisiol"gica.

128 - Q201744 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Patologia oral' ) )lgumas afec/es dos tecidos moles bucais so causadas por subtipos do +a+ilo&avirus humano, #E'#=8> a) condiloma acuminado. b) verruga venrea. c) papiloma escamoso. d) verruga vulgar. e) hiperplasia epitelial focal.

ATENO> #sta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.KL 129 - Q201745 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )o realizar exame radiogr!fico para plane amento de reabilitao oral na regio de molares inferiores do lado esquerdo, paciente com 61 anos de idade, sexo masculino, relatou ausncia de desconfortos ou dor. 8s achados radiogr!ficos mostram, nessa regio, forma/es radiopacas homogneas arredondadas circundadas por uma linha perifrica radiol(cida. )s margens so ntidas e a hiperostose perifrica 5 !rea radiol(cida apresenta o aspecto de um colar de trabculas densas. #ste quadro clnico compatvel com o diagn"stico de a) tumor odontognico epitelial calcificante. b) cementoblastoma benigno. c) displasia cement!ria periapical. d) displasia "ssea florida. e) fibroma ossificante.

130 - Q201746 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )lguns fatores relacionados 5 hist"ria da queixa principal de paciente com 1@ anos, sexo feminino, so importantes para o progn"stico quanto 5 irreversibilidade de uma inflamao pulpar. Dentre estes fatores, est! a dor

173

59
a) aguda, que usualmente indica uma alterao patol"gica pulpar severa e irreversvel, uma vez que pode haver uma sensao prolongada a estmulos in"cuos que, sem a presena da inflamao, no causariam sensao dolorosa. b) espont3nea, o que pode indicar uma inflamao severa envolvendo a polpa e o periodonto, com necrose no interior da polpa e uma pulpite irreversvel do tecido vital. c) referida, pois com o aumento do desconforto, o paciente perde a capacidade de discriminar qual o dente envolvido, o que indicativo de uma inflamao de grau moderado a severo. d) severa prolongada, em geral associada 5 hist"ria anterior de dor no mesmo dente antes da experincia atual, o que indica uma pulpite de grau moderado a severo ePou necrose pulpar, podendo,se esperar uma pulpite irreversvel. e) profunda, surda e puls!til, provocada pelo calor, que persiste por minutos ou horas ap"s a remoo do estmulo, constitui uma exacerbao aguda de uma dor cr.nica e pode indicar uma inflamao de grau severo.

:)+);<=8%> ?1? , # ?11 , # ?16 , # ?1@ , ' ?14 , # ?19 , ) ?1A , + ?17 , D ?12 , # ?6B , '

131 - Q201747 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com @1 anos de idade, sexo masculino, refere fazer uso de droga antiepiltica. ) condio de crescimento gengival a) est! associada ao nvel srico da difenil,hidantona. b) no guarda relao com o padro de higiene bucal. c) revertida com a reduo da dosagem da droga. d) constitui contra,indicao para a realizao de gengivectomia. e) requer aplicao local de corticoide diariamente.

132 - Q201748 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )o realizar a anestesia do nervo alveolar superior em paciente do sexo feminino, 64 anos, ocorreu a inadvertida in eo de soluo anestsica em um m(sculo, o que pode ocasionar a) edema, que deve ser tratado com compressas quentes (midas.

173

60
b) infeco decorrente de isquemia, indicando,se a antibioticoterapia. c) hematoma, sobre o qual deve ser aplicada pomada fibrinoltica. d) xerostomia, condio passageira que no requer tratamento especfico. e) parestesia, para a qual deve,se prescrever complexo + vitamnico.

133 - Q201749 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) Durante a anamnese, paciente com 4? anos de idade, sexo masculino, relata no desenvolver h!bitos como morder ob etos e tambm no utilizar cachimbo, apesar do aspecto clnico de desgaste patol"gico das superfcies oclusal e incisal dos dentes. ) superfcie dental apresenta uma aparncia polida e lisa com m(ltiplas facetas. #ste quadro clnico compatvel com o diagn"stico de a) abfrao. b) fluorose dent!ria. c) atrio dental. d) abraso dental. e) eroso dental.

134 - Q201750 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) aplicao de medidas para preveno da eroso dent!ria a) requer a remoo de fatores extrnsecos, como o tratamento de disfun/es g!stricas. b) necessita atuar sobre os h!bitos alimentares, reduzindo o consumo de bebidas !cidas. c) necessita promover mudanas no estilo de vida, aumentando o consumo de vinho. d) in"cua, ao se considerar os fatores etiol"gicos extrnsecos e intrnsecos. e) deve centrar esforos sobre os agentes fsicos no 3mbito ocupacional.

135 - Q201751 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) Diante das evidncias de associao entre as hipoplasias de esmalte e a c!rie dent!ria na dentio decdua, medidas no 3mbito da sa(de p(blica devem

173

61
a) focar em interven/es preventivas em relao 5 c!rie dent!ria, pois dentes com hipoplasia so mais suscetveis 5 c!rie, por apresentarem !reas de reteno que desfavorecem o ac(mulo de biofilme. b) promover a/es con untas com a !rea mdica, uma vez que a presena de hipoplasias de esmalte, bem como a severidade da c!rie dent!ria, esto negativamente associadas com a prematuridade. c) enfatizar a necessidade do acompanhamento pr,natal, visto que a prematuridade mostra elevada correlao com a desnutrio aguda, que por sua vez predisp/e 5 c!rie dent!ria. d) atuar sobre fatores de risco biol"gicos e sociais, pois so in(meros os fatores etiol"gicos de ordem ambiental associados 5 hipoplasia, como a prematuridade, baixo peso ao nascer, desnutrio e doenas infecciosas. e) priorizar a abordagem sistmica em pacientes com doena celaca, diante da baixa prevalncia de defeitos de esmalte quando comparados aos no portadores desta enfermidade.

136 - Q201752 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) fluoretao das !guas de abastecimento p(blico foi reconhecida como uma das dez mais importantes conquistas da sa(de p(blica no sculo @@( considerando,se uma de suas vantagens> a) demandar a interveno profissional do agente de sa(de. b) prescindir do uso rotineiro de dentifrcio. c) atingir a populao de modo extenso e irregular. d) requerer da populao ingerir com frequncia esta !gua. e) substituir a aplicao t"pica no consult"rio odontol"gico.

137 - Q201753 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) *o campo da educao em sa(de, visando garantir que o paciente siga as orienta/es corretamente, fundamental que o profissional a) utilize modelos, figuras ou imagens transmitidos por multimdia. b) desconsidere conhecimentos anteriores do paciente. c) no apresente alternativas 5s instru/es propostas. d) fornea instru/es por escrito, independente da escolaridade do paciente. e) compartilhe a informao tcnica de forma concreta.

173

62

138 - Q201754 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ac#e$%e co& 2 a$o' de #dade( 'e)o *e&#$#$o( 2 %ra5#da ao co$'u,%-r#o odo$%o,-.#co para co$'u,%a de ro%#$a4 A &0e re,a%a a,.u&a' d=+#da' 'obre o' cu#dado' co& a 'a=de buca, da cr#a$/a e 'o,#c#%a or#e$%a/:e'4 'om ob etivo de desenvolver uma boa relao com a criana, o profissional a) provoca situa/es em que a criana fica sensibilizada, pois tem contato com a boca. b) busca uma aproximao gradual e respeita a integridade da criana. c) orienta a paciente para que assuma a responsabilidade por sua pr"pria sa(de bucal. d) alivia o medo e a ansiedade infantil ao realizar o atendimento na ausncia da me. e) desenvolve o modelo clnico teraputico centrado na doena e na tecnologia.

139 - Q201755 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) N importante que o profissional informe 5 me que ela portadora de alto n(mero de Estre+to!o!os do grupo mutans na saliva, decorrente de h!bitos alimentares que se reproduzem e afetam sua filha, refletindo,se a) em uma consistente correlao negativa do '08D da me com o ceod da criana. b) a interdependncia entre a ingesto de sacarose e a ao pr,eruptiva do fl(or. c) na presena de les/es brancas de c!rie se a higiene bucal for deficiente. d) na presena de cavidades de c!rie, mesmo havendo exposio adequada ao fl(or. e) o oportunismo destes microrganismos, favorecidos pelas !reas retentivas nos dentes.

140 - Q201756 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) criana aprende por meio da observao de um modelo, o que mostra a import3ncia de se estimular os pais a desenvolverem algumas condutas, #E'#=8> a) evitar o consumo abusivo de !lcool. b) evitar o controle do h!bito de tabagismo na presena da filha. c) estabelecer h!bitos para o consumo inteligente do a(car.

173

63
d) consumir frutas da estao, em substituio a doces industrializados. e) realizar uma rotina de autocuidado em sa(de bucal e geral.

:)+);<=8%> ?6? , ) ?61 , ) ?66 , ' ?6@ , + ?64 , D ?69 , D ?6A , # ?67 , + ?62 , ' ?@B , +

141 - Q201757 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ac#e$%e co& 2 a$o' de #dade( 'e)o *e&#$#$o( 2 %ra5#da ao co$'u,%-r#o odo$%o,-.#co para co$'u,%a de ro%#$a4 A &0e re,a%a a,.u&a' d=+#da' 'obre o' cu#dado' co& a 'a=de buca, da cr#a$/a e 'o,#c#%a or#e$%a/:e'4 O &o$#%ora&e$%o da erup/0o do' de$%e' dec<duo' 74 irrelevante, pois nesta idade a dentio mista est! incompleta. 774 deve levar em considerao a variabilidade observada na poca de erupo dos dentes em cada criana. 7774 fundamental, pois o perodo entre o inicio da erupo e a ocluso funcional o mais crtico para a iniciao da c!rie oclusal. 784 tem menor import3ncia que a observao da cronologia de erupo de dentes permanentes. E'%1 corre%o o que 'e a*#r&a A ENA9 e& a) 7 e 774 b) 7 e 7774 c) 7 e 784 d) 77 e 7774 e) 77 e 784

142 - Q201758 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 46 anos de idade, sexo masculino, relata trabalhar em ind(stria de galvanizao h! cerca de 1@ anos. 8 exame clnico mostra les/es eritematosas e desmineralizao dos dentes anteriores. 8 paciente refere sentir ardor e secura na boca. 'onsiderando a possibilidade de exposio ocupacional, os agentes qumicos associados a este quadro so a) arsnico e seus compostos. b) benzeno e tolueno. c) !cidos em vapores ou nvoas. d) merc(rio e seus compostos.

173

64
e) chumbo e f"sforo.

143 - Q201759 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) %obre ambientes e processos de trabalho e sa(de bucal, correto afirmar> a) 8 campo da sa(de bucal do trabalhador tem como ob eto a relao entre sa(de bucal e trabalho, tratando de promover, preservar e recuperar a sa(de bucal de pessoas inseridas nos diversos processos de trabalho. b) Gualquer problema de origem bucal pode provocar desconforto fsico e emocional, pre uzos consider!veis 5 sa(de geral, o que no tem como consequncia diminuir a produtividade do empregado dentro de sua funo. c) #ntre os trabalhadores expostos constantemente a nvoas de v!rias subst3ncias, a sua inalao causa altera/es bucais e sistmicas, se no obedecidos preceitos mnimos de segurana, o que torna dispens!veis as medidas de proteo coletiva. d) *em sempre as normas protetoras da sa(de no ambiente de trabalho so efetivas, o que ustifica a nfase priorit!ria em medidas de proteo individual para a proteo do trabalhador. e) #mbora o ndice de absentesmo odontol"gico se a superior ao absentesmo por raz/es mdicas, h! interesse crescente em sua erradicao, visto o atual contexto econ.mico de produtividade.

144 - Q201760 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) =endo como ob etivo compatibilizar a atividade laboral e a preservao da sa(de bucal do trabalhador T;esoluo nD 11P1BB? do 'J8L, a atuao do cirurgio,dentista a) analisa concretamente a epidemiologia dos problemas relacionados 5 ergonomia e 5 causalidade das doenas, ainda que em detrimento de alguns interesses dos trabalhadores. b) defende, prioritariamente, os interesses dos empres!rios, que tem foco na produtividade e lucratividade de seu empreendimento, e gera postos de trabalho. c) no mostra uma posio favor!vel 5s representa/es sindicais, que consideram o ambiente de trabalho odontol"gico inadequado. d) consiste em mensurar os problemas bucais que podem afetar diretamente os trabalhadores, para obter uma mo de obra saud!vel e produtiva. e) visa 5 melhora das condi/es de sa(de do trabalhador, pautado em princpios ticos e humansticos, e no simplesmente como peas de um mecanismo de produo.

145 - Q201725 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

65
) tabela a seguir mostra a situao de fluoretao das !guas nas regi/es do +rasil. Tabe,a4 0ercentagem de Qunicpios e Distritos com adio de fl(or 5 !gua de abastecimento p(blico em 1BBB e cobertura do sistema de !guas nas regi/es do +rasil.

A e+o,u/0o *a+or1+e, do <$d#ce de c1r#e de$%1r#a $o Ara'#,( e& 'uce''#+o' ,e+a$%a&e$%o' ep#de&#o,-.#co'( de&o$'%ra a) uma associao positiva com a proporo de municpios com !gua fluoretada por regio. b) um resultado independente da cobertura da fluoretao das !guas nas regi/es do +rasil. c) um sentido inverso ao protagonizado pela cobertura do sistema de !guas. d) menor efic!cia nas regi/es %ul e %udeste do +rasil. e) maior eficincia nas regi/es *orte e *ordeste do +rasil.

146 - Q180997 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )teno> )s quest/es de n(meros 6? a 67 referem,se ao caso abaixo. Pa!iente !o& 16 anos e i a e3 se5o 2e&inino3 relata ser estu ante e es+ortista< Jo re2ere oen/as sistA&i!as e sua ieta B ,asea a e& lan!7es3 re2rigerantes e ,alas3 6ue ingere !o& 2re6uAn!ia su+erior a eC veCes ao ia< # uso e 2io ental3 ,e& !o&o a realiCa/o e 7igiene ,u!al &ais a!ura a o!orre a+enas = noite3 ao retornar +ara !asa< # e5a&e !l)ni!o &ostra lesIes !avita as nos entes 163 1F3 263 >6 e ?63 ,e& !o&o +er a e inser/o e F && na regio &esial os entes >6 e ?6 e na regio istal o ente >1< =endo em vista a preveno da c!rie dent!ria, tem,se como princpio que o efeito de medidas como a remoo do biofilme dental ter! maior efeito em !reas onde o risco 5 doena maior, ou se a, nas superfcies

173

66
a) vestibulares dos dentes posteriores. b) linguais de incisivos. c) proximais de caninos. d) palatinas de pr,molares. e) proximais de molares e pr,molares.

147 - Q180998 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Cariologia' ) #ntre os ob etivos do estmulo ao controle do biofilme dental, destacam,se

<. tornar a paciente respons!vel por sua sa(de, educando,a para desempenhar a parte das tarefas que lhe cabe na promoo de sa(de. <<. encora ar o autocuidado, ainda que isto desfavorea a abordagem de doenas cr.nicas dependentes do estilo de vida. <<<. eliminar completamente o biofilme, visando 5 preveno de c!rie.

<C. obter nveis de limpeza capazes de prevenir o incio e o desenvolvimento de doenas bucais. #st! correto o que se afirma )0#*)% em a) < e <<. b) < e <C. c) << e <C. d) << e <<<. e) < e <<<.

148 - Q180999 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) Mma estratgia de motivao da paciente consiste em encora !,la a participar da recuperao e manuteno da sua sa(de bucal, incluindo a verificao de biofilme e a presena de les/es nos dentes. Dessa forma, a) o aprendizado da escovao dental e o uso apropriado do fio dental so uma consequncia natural deste procedimento. b) a compreenso da natureza das doenas bucais a capacita a ser uma futura profissional de odontologia.

173

67
c) o entendimento do processo sa(de,doena bucal promove uma mudana de comportamento na direo de uma alimentao saud!vel. d) a conscientizao sobre as !reas de maior ac(mulo de placa e maior risco 5s doenas pode a ud!,la a definir suas prioridades no controle do biofilme. e) a criao de h!bitos saud!veis relativos 5 alimentao, higiene corporal e bucal e atividades fsicas uma decorrncia desta estratgia.

149 - Q181000 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Cariologia' ) *o diagn"stico de c!rie dent!ria, a correlao entre sistemas histol"gicos e clnicos mostra correspondncia entre>

a)

b)

c)

d)

173

68
e)

150 - Q181001 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 uso de ion.mero de vidro como material restaurador a) apropriado, porm restrito devido ao alto custo do tratamento. b) indicado, em funo do risco 5 c!rie apresentado pela paciente. c) dependente do n(mero de les/es de mancha branca ativas. d) contra,indicado, em decorrncia de suas limita/es relativas a aspectos estticos. e) desnecess!rio, devido 5 idade da paciente.

:)+);<=8%> ?@? , D ?@1 , ' ?@6 , ) ?@@ , # ?@4 , ) ?@9 , # ?@A , + ?@7 , D ?@2 , ) ?4B , +

151 - Q181002 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Perio ontia' ) )teno> )s quest/es de n(meros 6? a 67 referem,se ao caso abaixo. Pa!iente !o& 16 anos e i a e3 se5o 2e&inino3 relata ser estu ante e es+ortista< Jo re2ere oen/as sistA&i!as e sua ieta B ,asea a e& lan!7es3 re2rigerantes e ,alas3 6ue ingere !o& 2re6uAn!ia su+erior a eC veCes ao ia< # uso e 2io ental3 ,e& !o&o a realiCa/o e 7igiene ,u!al &ais a!ura a o!orre a+enas = noite3 ao retornar +ara !asa< # e5a&e !l)ni!o &ostra lesIes !avita as nos entes 163 1F3 263 >6 e ?63 ,e& !o&o +er a e inser/o e F && na regio &esial os entes >6 e ?6 e na regio istal o ente >1< ) condio periodontal descrita compatvel com o diagn"stico de periodontite a) uvenil localizada.

173

69
b) pr,puberal localizada. c) de acometimento precoce generalizada. d) com perda de insero eventual. e) necrosante.

152 - Q181003 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Ra iologia' ) 8 uso de radiografia ,ite-Ding para confirmao do diagn"stico a) desnecess!ria, uma vez que no detecta a perda "ssea alveolar marginal. b) ineficaz, pois mostra a dist3ncia entre a crista alveolar e a uno cemento,esmalte. c) tem menor sensibilidade que a medida da perda de insero pela sondagem. d) apresenta maior especificidade em adolescentes e adultos ovens. e) suficiente, isoladamente, para a concluso diagn"stica.

153 - Q181004 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Perio ontia' ) ) teraputica periodontal consiste em a) raspagem a alisamento radicular aliada ao uso de anti,inflamat"rios. b) raspagem supra,gengival aliada ao controle qumico do biofilme. c) higiene bucal supervisionada aliada a bochechos com clorexidina. d) prescrio de antibi"ticos por via sistmica aliada ao debridamento mec3nico. e) orientao para uma alimentao saud!vel aliada ao controle do biofilme.

154 - Q181005 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )teno> )s quest/es de n(meros 62 e @B referem,se ao caso abaixo. Pa!iente !o& 6? anos e i a e3 se5o &as!ulino3 a+resenta es!olora/o uni2or&e no ente 213 6ue se &ostra es!ure!i o< A +er!usso o ente3 a +resso &o era a3 a +al+a/o alveolar e os testes e vitali a e +ul+ar no +ro uCe&

173

70
res+osta< # e5a&e ra iogr"2i!o &ostra ra iolu!i eC a!entua a na regio +eria+i!al este ente< ) condio descrita compatvel com o diagn"stico de a) cisto residual. b) defeito de %tafne. c) granuloma periapical. d) cisto periodontal lateral. e) cisto folicular.

155 - Q181006 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Patologia oral' ) Diante de uma eventual deteriorao da condio de sa(de geral do paciente, com reduo da resistncia 5 infeco, o profissional deve ficar atento 5 possibilidade de ocorrncia de a) abscesso fnix. b) ostoemielite. c) fstula patol"gica. d) periodontite ulcerativa necrosante. e) gengivite descamativa.

156 - Q181007 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )teno> )s quest/es de n(meros @? e @1 referem,se ao caso abaixo. Pa!iente !o& >: anos e i a e3 se5o &as!ulino3 a+resenta3 na regio anterior o +alato uro3 u&a leso e tonalia e !astan7a3 i2usa3 !o& ,or as +eri2Bri!as &al elinea as< %o o,serva as ta&,B& +e6uenas lesIes isola as a 1a!entes3 se+ara as a leso +ri&"ria< ) condio descrita compatvel com o diagn"stico de a) nevo. b) melanoma. c) intoxicao por bismuto.

173

71
d) intoxicao por chumbo. e) melanose.

157 - Q181008 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) conduta a ser adotada diante diante do diagn"stico consiste em a) encaminhamento para avaliao neurol"gica. b) proservao e acompanhamento. c) orienta/es para higiene oral, evitando infec/es f(ngicas na regio. d) reavaliao peri"dica, por no ser necess!rio tratamento imediato. e) encaminhamento imediato a um centro especializado em oncologia.

158 - Q181009 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Ra iologia' ) )teno> )s quest/es de n(meros @6 a @9 referem,se ao caso abaixo. Pa!iente !o& 21 anos e i a e3 se5o 2e&inino3 a+resenta in i!a/o e e5tra/o o ente 1H3 6ue se en!ontra reti o< Cisando evitar falhas na preparao e posicionamento da paciente para a realizao da radiografia panor3mica, importante dar algumas instru/es, como a) manter o avental de chumbo acima do pescoo. b) reter a respirao durante a tomada radiogr!fica. c) no pressionar a lngua contra o palato. d) manter a coluna vertebral vertida para a frente. e) ocluir os incisivos topo a topo na placa de mordida.

159 - Q181010 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Cirurgia' ) <ndica,se como medicao pr,operat"ria com ob etivo de prevenir a dor e o edema> a) betametasona 1 mgX 1 comprimidosX duas horas antes do procedimento.

173

72
b) diazepam 1 mgX ? comprimidoX uma hora antes da interveno. c) diclofenaco 4B mgX ? comprimidoX 6B minutos antes da interveno. d) dexametasona @ mgX ? comprimidoX 6B minutos antes da interveno. e) ibuprofeno 9B mgX ? comprimidoX uma hora antes do procedimento.

160 - Q181011 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 'omplementada pela anestesia na regio palatina, a anestesia por bloqueio regional dos nervos alveolares superiores posteriores pode apresentar algumas dificuldades de execuo da tcnica, como a) atingir o plexo venoso pterig"ideo, acarretando hemorragia externa. b) alcanar o m(sculo pterig"ideo lateral, provocando dor e trismo. c) alcanar o m(sculo pterig"ideo lateral, provocando hematoma. d) alcanar o m(sculo pterig"ideo medial, provocando edema. e) atingir o plexo arterial pterig"ideo, acarretando parestesia.

:)+);<=8%> ?4? , ) ?41 , ' ?46 , D ?4@ , ' ?44 , ) ?49 , + ?4A , # ?47 , # ?42 , ' ?9B , +

161 - Q181012 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Cirurgia' ) )teno> )s quest/es de n(meros @6 a @9 referem,se ao caso abaixo. Pa!iente !o& 21 anos e i a e3 se5o 2e&inino3 a+resenta in i!a/o e e5tra/o o ente 1H3 6ue se en!ontra reti o< ) sequncia preconizada para a realizao da tcnica exod.ntica > a) sindesmotomia, inciso, descolamento do retalho, alveolectomia, extrao, sutura e limpeza da cavidade. b) sindesmotomia, inciso, alveolectomia intra,alveolar, extrao, sutura e limpeza da cavidade.

173

73
c) inciso, descolamento do retalho, ostectomia interna, extrao, limpeza da cavidade e sutura. d) inciso, sindesmotomia, descolamento do retalho, alveolectomia, extrao, limpeza da cavidade e sutura. e) inciso, descolamento do retalho, alveolectomia externa, extrao, sutura e limpeza da cavidade.

ATENO> #sta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.KL 162 - Q181013 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ (ent)sti!a Restaura ora' ) 0aciente com ?9 anos de idade, sexo feminino, apresenta uma pequena leso de c!rie na superfcie mesial do dente ??. ) localizao exclusivamente proximal desta leso dificulta a avaliao da extenso da cavitao. ) conduta preconizada consiste em afastamento a) imediato dos dentes ?? e 1? com tiras de borracha 1@ horas antes da sesso restauradoraX uso de brocas esfricas ?P@ e ?P1 para o preparo cavit!rio conservador. b) imediato dos dentes ?? e 1? com tiras de borracha @7 horas antes da sesso restauradoraX uso de brocas esfricas ?P@ e ?P1 para o preparo cavit!rio conservador. c) mediato dos dentes ?? e ?1 com tiras de borracha 1@ horas antes da sesso restauradoraX uso de brocas cone invertido para o preparo cavit!rio conservador. d) imediato dos dentes ?? e ?1 com tiras de borracha @7 horas antes da sesso restauradoraX uso de brocas cone invertido para o preparo cavit!rio conservador. e) mediato dos dentes ?? e 1? com tiras de borracha 1@ horas antes da sesso restauradoraX uso de brocas esfricas ?P@ e ?P1 para o preparo cavit!rio conservador.

163 - Q181014 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Trau&atologia' ) )teno> )s quest/es de n(meros @7 a 4? referem,se ao caso abaixo. Pa!iente !o& : anos e i a e3 se5o &as!ulino3 B traCi o ao !onsult;rio o ontol;gi!o !er!a e ?0 &inutos a+;s u&a 6ue a e ,i!i!leta< # ente 21 a+resenta 2ratura !oron"ria3 !o& +e6uena e5+osi/o +ul+ar< Jo ente 113 o,serva-se 2ratura rai!ular e ter/o &B io se& eslo!a&ento< *o atendimento de urgncia, o exame das feridas extra e intra,orais visa identificar a presena de a) lacerao, que est! associada a quadros hemorr!gicos intensos. b) tatuagem, onde ocorre intenso edema. c) contuso, onde partculas de su eira podem ser incorporadas 5 cicatrizao. d) abraso, na qual inexiste a ruptura de pele ou mucosa.

173

74
e) hematoma, onde se observa a incluso de corpos estranhos na intimidade dos tecidos.

164 - Q181015 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) teraputica para o dente 1? consiste em a) restaurao com ion.mero de vidro. b) curetagem pulpar. c) pulpotomia. d) capeamento direto com hidr"xido de c!lcio pr", an!lise. e) pulpectomia.

165 - Q181016 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) radiografia periapical da regio anterossuperior

<. auxilia a diferenciar a presena de fraturas oblquas na raiz de luxa/es intrusivas. <<. permite o diagn"stico diferencial de fraturas radiculares com as luxa/es extrusivas. <<<. realizada em momentos posteriores ao traumatismo, pode revelar a !rea de fratura radicular, devido ao deslocamento incisal do fragmento coron!rio em funo de hemorragia ou edema. <C. no detecta a existncia de fraturas m(ltiplas.

#st! correto o que se afirma )0#*)% em a) < e <<. b) << e <C. c) << e <<<. d) < e <<<. e) < e <C.

166 - Q181017 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) *a teraputica imediata do dente ?? a) o reposicionamento do fragmento coron!rio por presso digital seguido de imobilizao.

173

75
b) o progn"stico desfavor!vel na presena de reduo da fratura. c) a ocluso no necessita ser a ustada para correo de contatos prematuros. d) previsto um tempo mnimo de imobilizao de 6 semanas. e) est! indicada a pulpectomia.

ATENO> #sta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.KL 167 - Q181018 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ .iosseguran/a' ) *a pr!tica odontol"gica, o profissional deve adotar alguns procedimentos com vistas a minimizar os riscos fsicos, como a) manter o ambiente hermeticamente fechado, evitando contamina/es externas. b) incluir exerccios em sua rotina. c) isolar o compressor de ar com protetores auriculares. d) manusear instrumentos com temperatura elevada utilizando luvas. e) utilizar "culos de proteo para o manuseio de equipamentos a laser.

168 - Q181019 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ .iosseguran/a' ) ) exposio a material biol"gico decorrente de acidente com material perfurocortante na clnica odontol"gica *Y8 requer a) acompanhamento sorol"gico do profissional de sa(de se o paciente,fonte tiver situao negativa para $<C e hepatite. b) anamnese detalhada e recente sobre a hist"ria de hemotransfuso, D%= e sorologias anteriores do paciente,fonte. c) acompanhamento sorol"gico do profissional de sa(de se o paciente,fonte tiver situao desconhecida para $<C. d) quimioprofilaxia para o profissional de sa(de quando o paciente,fonte apresentar resultado positivo para $<C. e) vacinao do profissional de sa(de quando o paciente,fonte apresentar resultado positivo para hepatite + e o profissional estiver desatualizado quanto 5 sua imunizao.

169 - Q181020 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

76
)teno> )s quest/es de n(meros 4@ e 44 referem,se ao caso abaixo. Pa!iente !o& 1: anos e i a e re2ere estar no ter!eiro &As e gesta/o< # e5a&e !l)ni!o &ostra ne!essi a e e trata&ento restaura or nos entes 1>3 123 113 21 e 22<

) teraputica odontol"gica a) no apresenta restri/es e pode ser realizada nas primeiras ?1 semanas de gestao, embora possa haver en .os noturnos. b) deve aguardar o momento p"s,parto, devido 5 frequncia urin!ria aumentada e inchao nas pernas. c) tem no segundo trimestre de gestao a melhor poca, pois a organognese est! completa. d) necessita ser realizada na posio supina, devido 5 compresso causada pelo feto. e) apresenta restri/es ao tratamento prolongado durante o segundo trimestre de gestao, quando a paciente apresenta n!useas frequentes.

170 - Q181021 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Fluortera+ia' ) 8 uso de fl(or a) no deve ser indicado ao beb ap"s os 9 meses de idade. b) no perodo pr,natal tem maior efic!cia que no perodo p"s,natal. c) exerce efeito cariost!tico a partir do terceiro trimestre de gestao. d) durante a gestao no apresenta evidncias de efic!cia na sa(de bucal do beb. e) deve ser prescrito em forma de suplementos durante a gestao.

:)+);<=8%> ?9? , D ?91 , # ?96 , ) ?9@ , D ?94 , ' ?99 , ) ?9A , # ?97 , ) ?92 , ' ?AB , D

171 - Q181022 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

77
)teno> )s quest/es de n(meros 49 a 42 referem,se ao caso abaixo. Pa!iente !o& F anos e i a e3 se5o &as!ulino3 a+resenta os entes F1 e 61 !o& !olora/o es!ure!i a< (urante a ana&nese3 sua &e relata u&a 6ue a o!orri a !er!a e ois &eses antes< # 7ist;ri!o re&ete a lu5a/o esses entes e o e5a&e !l)ni!o in i!a seu eslo!a&ento +or +alatino< ) realizao de uma cuidadosa anamnese visa detectar se o acidente provocou a) fratura no c.ndilo, diante de queixa de dor de cabea e dificuldades visuais. b) dano cerebral, mediante relato de inconscincia, v.mitos ou tonturas. c) fratura radicular de molares e pr,molares, resultante de impacto no mento. d) fibrose tecidual, decorrente da contaminao do local do acidente. e) luxao da mandbula, diante de queixa de mobilidade dos dentes.

172 - Q181023 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 exame radiogr!fico deve ser realizado, tendo em vista que a a) intruso dos dentes 4? e 9? requer o desgaste dos dentes antagonistas. b) subluxao dos dentes 4? e 9? resulta em anquilose. c) concusso dos dentes 4? e 9? requer a realizao de pulpotomia. d) extruso dos dentes 4? e 9? por palatino pode afetar os germes de dentes sucessores. e) intruso dos dentes 4? e 9? pode afetar o saco pericoron!rio dos dentes permanentes.

173 - Q181024 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8s germes dos dentes ?? e 1? a) durante o processo de erupo, provocam a riz"lise dos dentes decduos. b) podem ter a atividade dos ameloblastos afetada, resultando em hipoplasia de esmalte. c) apresentam a rizognese e a formao do ligamento periodontal na fase pr,eruptiva. d) no correm riscos resultantes do traumatismo ocorrido em seus antecessores. e) apresentam crescimento excntrico na fase eruptiva.

173

78

174 - Q181025 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) conduta clnica consiste em a) acompanhamento radiogr!fico. b) esplintagem dos dentes 4? e 9?. c) extrao dos dentes 4? e 9?. d) pulpotomia nos dentes 4? e 9?. e) desgaste dos dentes A? e 7?.

175 - Q181026 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 69 anos de idade, sexo feminino, queixa,se de limitao na abertura mandibular, devido a dor articular. ) crepitao pode ser sentida e a palpao lateral do c.ndilo aumenta a dor. ) sobrecarga mec3nica das estruturas articulares parece ser o fator causal. Diante da suspeita de hiperatividade muscular, foi indicado o uso de placa estabilizadora durante o sono ap"s o que a paciente relatou alvio. ) condio descrita compatvel com o diagn"stico de a) capsulite. b) retrodiscite. c) sinovite. d) osteoartrite. e) artrite traum!tica.

176 - Q181207 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) ) fundamentao da sa(de bucal coletiva a diferencia da denominada odontologia de mercado, que tem como caractersticas a) efic!cia, eficincia, alta cobertura, alta complexidade, enfoque preventivo e car!ter mercantilista. b) baixa cobertura, baixa complexidade, enfoque educativo, efetividade e car!ter mercantilista. c) car!ter monopolista, inadequao no preparo de recursos humanos, baixa complexidade e enfoque preventivo.

173

79
d) m! distribuio, alta cobertura, ineficincia, car!ter monopolista e adequao no preparo de recursos humanos. e) inefic!cia, ineficincia, baixa cobertura, alta complexidade, enfoque curativo e car!ter mercantilista.

177 - Q181208 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) )lguns dilemas ticos surgem no trabalho em sa(de, particularmente as preocupa/es cotidianas derivadas da proximidade entre os trabalhadores da sa(de e os indivduos e suas famlias. ) interferncia na vida do usu!rio a) tem fundamentao na necessidade de mudanas no seu estilo de vida. b) ustificada, pois visa assegurar sua adeso ao tratamento restaurador. c) baseia,se na orientao 5 mudana de estilos de vida no saud!veis. d) baseia,se no princpio da coero supervisionada. e) no tem ustificativa, pois invade a sua privacidade.

178 - Q181209 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) ) tecnologia leve consiste na abordagem assistencial de um trabalhador de sa(de atravs de um trabalho vivo, no qual a) ocorre um encontro entre duas pessoas, que atuam uma sobre a outra. b) no h! lugar para expectativas, pois a produo do cuidado prioriza a efic!cia. c) h! momentos de falas e escutas, sem oportunidade para a acolhida de simples inten/es. d) a responsabilizao em torno do problema de sa(de limitada e pontual. e) os momentos de confiabilidade no so eficazes para produzir vnculo e aceitao.

179 - Q181210 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) )s queixas do usu!rio no atendimento 5 sua sa(de referem,se, de modo geral, no contexto brasileiro, a a) falta de conhecimento tecnol"gico em seu atendimento. b) falta de responsabilizao dos servios em torno de seu problema.

173

80
c) precarizao das rela/es de trabalho envolvendo a equipe de sa(de bucal. d) alta densidade tecnol"gica utilizada no tratamento odontol"gico. e) falta de material restaurador na clnica odontol"gica.

180 - Q181211 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) ) produo de atos de sa(de centrada em procedimentos a) satisfaz as necessidades e direitos de promoo de sa(de do usu!rio. b) equivale 5quela centrada no usu!rio de servios de sa(de. c) produz ganhos nos graus de autonomia no modo de viver do usu!rio. d) esgota,se em um paciente diagnosticado organicamente e operado. e) resulta em melhoria da qualidade de vida do paciente.

:)+);<=8%> ?A? , + ?A1 , # ?A6 , + ?A@ , ' ?A4 , D ?A9 , # ?AA , ' ?A7 , ) ?A2 , + ?7B , D

181 - Q181212 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) 8 acolhimento realizado nos servios de sa(de refere,se a) ao modo como o servio faz o segundo contato com a sua clientela. b) a um processo m(tuo de reconhecimento que prioriza usu!rios antigos. c) a uma forma particular de estabelecer barreiras ao acesso dos usu!rios. d) 5 recepo e agendamento de consultas no balco. e) a uma tecnologia leve que ocorre em v!rios lugares e momentos do atendimento.

182 - Q181213 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia )

173

81
*a gesto de um servio de sa(de, o rompimento da l"gica funcional predominante, que ocorre dentro de processos silenciosos, percebido como uma disfuno. 'ontudo, a possibilidade de escutar os rudos do cotidiano institucional a) mostra ser um modo pouco eficaz de perceber a presena de processos no contemplados pelo modelo de organizao e gesto. b) representa uma estratgia pouco aplic!vel nos servios de sa(de, que no podem parar o atendimento aos pacientes para tentativas de reconstruo da agenda. c) constitui uma ferramenta analisadora dos processos institucionais e pode permitir a reconstruo de novos modos de gerir e operar o trabalho em sa(de. d) ineficaz na identificao de possveis caminhos nos processos dos agentes envolvidos, abrindo interroga/es sobre o modo como se opera o trabalho. e) identifica o sentido das a/es dos trabalhadores de sa(de, porm no permite a superao dos problemas existentes.

183 - Q181214 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) 8 diagrama de dentes naturais presentes em um indivduo portador de pr"tese total superior e pr"tese removvel inferior de extremos livres est! representado em>

a)

b)

c)

d)

e)

184 - Q181215 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) ) localizao de espao primata ocorre entre os dentes a) 16 e 1@.

173

82
b) A? e 7?. c) 4? e 41. d) 91 e 96. e) ?? e 1?.

185 - Q181216 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) 0aciente com cerca de ?B anos de idade, sexo masculino, apresenta os dentes posteriores com algumas caractersticas, como coroas mais amplas no sentido msio,distal em comparao com a dimenso crvico,oclusal, com protuber3ncias cervicais pronunciadas nas faces vestibulares e constrio cervical mais acentuada. #stes dentes so a) molares decduos. b) molares permanentes. c) pr,molares. d) caninos permanentes. e) incisivos decduos.

186 - Q181217 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) ) indicao de selante oclusal a) necessita levar em considerao sua idade cronol"gica. b) deve considerar a hist"ria do paciente e o risco 5 c!rie dent!ria. c) desnecess!ria, pois trata,se da dentio decdua. d) necess!ria, visto tratar,se de dentio permanente. e) no deve ser feita, pois o paciente encontra,se na fase de dentadura mista.

187 - Q181218 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) )o fazer a opo pelo uso de selante oclusal, a sua aplicao deve seguir os cuidados necess!rios, pois

173

83
a) o condicionamento !cido desmineraliza as faces proximais dos dentes. b) a contaminao com umidade aumenta a reteno do selante. c) a irrigao da superfcie condicionada com soro fisiol"gico no deve ser abundante. d) as falhas na limpeza do dente inibem a penetrao do agente condicionador. e) o tipo de isolamento propicia melhor adeso do material 5 dentina.

188 - Q181219 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) ) opo pelo uso de selante oclusal requer acompanhamento do paciente, pois a) a superfcie condicionada de esmalte reduz a adeso do selante ao longo do tempo. b) a carga oclusal pode ocasionar fratura do selante. c) as margens do selante podem apresentar alterao na uno amelo,dentin!ria. d) os esforos mastigat"rios podem deslocar o selante. e) a superfcie condicionada de dentina aumenta a adeso do selante ao longo do tempo.

189 - Q181220 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) 8 uso t"pico de fl(or a) contraindicado na forma de dentifrcio, devido ao risco de fluorose dent!ria. b) no necess!rio, pois trata,se da dentio decdua. c) no necess!rio, pois o paciente encontra,se na fase de dentadura mista. d) indicado, visto tratar,se de dentio permanente. e) indicado na forma de dentifrcio com teores de fl(or entre ?.?BB a ?.4BB ppm.

190 - Q181221 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) No co%#d#a$o do %raba,?o odo$%o,-.#co( a equ#pe de 'a=de buca, de+e ado%ar a,.u&a' &ed#da'( co&o 74 manter as caixas de descarte em locais de difcil alcance. 774 no entortar, quebrar ou retirar as agulhas das seringas. 7774 manipular o material perfurocortante com cuidado.

173

84
784 lavar as mos ap"s contato com E'%1 corre%o o que 'e a*#r&a A ENA9 e& a) 7 e 784 b) 7 e 774 c) 77 e 7774 d) 7 e 7774 e) 77 e 784 pacientes portadores de doenas cr.nicas.

:)+);<=8%> ?7? , # ?71 , ' ?76 , ) ?7@ , D ?74 , ) ?79 , + ?7A , D ?77 , + ?72 , # ?2B , '

191 - Q181222 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) *a clnica odontol"gica, devem ser tomadas precau/es para evitar a transmisso de doenas por via area, como a a) hepatite '. b) tuberculose. c) hepatite +. d) aids. e) herpes simples.

192 - Q181223 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) #ntre as causas de gengivite est! a) o incio do climatrio. b) o estresse emocional. c) o perodo inicial da gestao. d) a falta de higiene e ac(mulo de biofilme dental. e) o mau posicionamento dos dentes nos arcos.

173

85

193 - Q181224 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) 0aciente com 91 anos de idade, sexo masculino, tem indicao para a confeco de pr"tese total superior. *a moldagem anat.mica, utiliza,se a) moldeira de estoque e alginato. b) moldeira individual e alginato. c) moldeira de estoque e pasta zincoeugen"lica. d) moldeira individual e pasta zincoeugen"lica. e) moldeira de estoque e silicones leves.

194 - Q181225 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) ) moldagem funcional utiliza uma moldeira confeccionada com a) material pl!stico. b) resina composta. c) material met!lico. d) resina acrlica de autopolimerizaco. e) material cer3mico.

195 - Q181226 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) 0aciente com ?2 anos de idade, sexo feminino, necessita restaurao de cavidade 'lasse 8 no incisivo central superior esquerdo. ) opo pelo material restaurador recaiu sobre a resina composta. ) broca a ser utilizada na confeco de bisel a a) tronco,c.nica. b) cone invertido. c) tipo roda. d) esfrica lisa. e) ponta diamantada em forma de chama.

173

86

196 - Q181227 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) 8 material e instrumental utilizado na hemostasia, durante a realizao de uma cirurgia odontol"gica, composto de a) compressas de gaze, cubeta para soro fisiol"gico e pinas hemost!ticas. b) pina porta,agulhas, fios de sutura e pinas anat.micas. c) destaca,peri"steo, explorador e espelho bucal. d) tesoura, bisturi e l3minas e agulhas descart!veis. e) alveol"tomos, curetas e limas para osso.

ATENO> #sta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.KL 197 - Q181228 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) 0aciente com @ anos de idade, sexo feminino, trazida ao consult"rio odontol"gico para sua primeira consulta. %ua me relata o h!bito de suco de chupeta. 8s dentes anteriores da criana no ocluem. *essa idade, o h!bito de suco considerado prolongado e entre as suas causas est! a) o estresse p"s,traum!tico. b) a insatisfao da necessidade de suco durante o perodo de aleitamento. c) um con unto de dist(rbios emocionais ocorridos na idade pr,escolar. d) o excesso de ateno maternal nos primeiros meses de vida. e) a ausncia de acompanhamento pr,natal.

198 - Q181229 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) ) condio da criana conhecida como a) diastema anterior. b) apinhamento dental anterior. c) mordida cruzada posterior. d) mordida cruzada anterior. e) mordida aberta anterior.

173

87

199 - Q181230 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) Cisando auxiliar a criana a deixar o h!bito de suco de chupeta, indicado a) recompensar a criana pelo seu esforo. b) fazer compara/es com outras crianas. c) esconder a chupeta. d) oferecer puni/es. e) fazer ameaas 5 criana.

200 - Q181231 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) )s quest/es de n(meros 44 a 42 referem,se a uma clnica odontol"gica com oferta de servios de radiodiagn"stico. 8s ambientes da clnica devem seguir alguns padr/es normativos como a) dimens/es suficientes para permitir ao =%+ uma dist3ncia de 1 m do cabeote. b) amplo acesso 5s salas equipadas com aparelhos de raios E. c) instalao de equipamento de radiografia extraoral unto 5 cadeira clnica. d) possuir barreira fsicas sem necessidade de blindagem. e) apresentar porta de correr confeccionada em material leve.

:)+);<=8%> ?2? , + ?21 , D ?26 , ) ?2@ , D ?24 , # ?29 , ' ?2A , + ?27 , # ?22 , ) 1BB , )

201 - Q181232 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) )s quest/es de n(meros 44 a 42 referem,se a uma clnica odontol"gica com oferta de servios de radiodiagn"stico. 8 disparador do equipamento de raios E para uso odontol"gico deve apresentar algumas caractersticas, #E'#=8>

173

88
a) ter o tempo de presso intencional sobre o boto disparador equivalente 5 emisso do feixe de raios E. b) ter sua instalao em altura compatvel com a orientao de permanecer longe do alcance de crianas. c) permitir interromper a exposio aos raios E a qualquer momento, dentro do intervalo selecionado de exposio. d) ser necess!rio aliviar a presso sobre o boto e pression!,lo novamente para repetir a exposio. e) estar instalado de tal forma que uma exposio acidental, por meio de acionamento de disparo com retardo, permita calibrar o equipamento.

202 - Q181233 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) 'ada procedimento radiol"gico deve ser registrado, contendo dados como a) data do exame, nome e endereo completo do paciente, sexo, idade, indicao do profissional, dist3ncia fonte,receptor de imagem. b) data do exame, nome e endereo completo do paciente, indicao do exame, n(mero de repeti/es realizadas e tcnica utilizada na revelao dos filmes. c) data do exame, nome e endereo completo do paciente, sexo, idade, indicao do exame, tipo de procedimento radiol"gico realizado e quantidade de filmes utilizados. d) nome e endereo completo do paciente, grupo et!rio, escolaridade, tipo de procedimento radiol"gico realizado e tempo de exposio aos raios E. e) nome e endereo completo do paciente, sexo, idade, ocupao, doenas sistmicas preexistentes e tipo de procedimento odontol"gico realizado.

203 - Q181234 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) 0ara cada equipamento de raios E deve haver um avental de chumbo para garantir a proteo dos pacientes, a) no tero superior da face. b) na regio do t"rax. c) na regio abdominal. d) incluindo tire"ide e g.nadas. e) incluindo a regio peitoral.

173

89

204 - Q181235 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) =endo em vista o controle de estoque, a aquisio de material para radiodiagn"stico deve levar em considerao a) a presena de fungicida na soluo fixadora, garantindo maior prazo para uso. b) o uso de soluo reveladora por ?B a ?@ dias, pois a mesma oxidada pelo ar. c) a necessidade de troca da c3mara port!til de revelao, devido 5 perda da opacidade. d) a necessidade de constante substituio das colgaduras. e) a inexistncia de um prazo de validade para filmes ultra,r!pidos .

205 - Q181236 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 2> RE8-9# (*T) - TB!ni!o Ju i!i"rio - Kigiene (ental $ # ontologia ) 0aciente com @2 anos de idade, sexo masculino, refere sintomas de lipotmia durante o atendimento odontol"gico. ) conduta a ser seguida a) aguardar a sua melhora, em posio de =ragtemberg, caso contr!rio encaminh!,lo ao hospital. b) encaminhar o paciente para sua residncia, para repouso. c) posicionar o paciente na posio de =rendelemburg. d) telefonar para o mdico do paciente e solicitar orienta/es, para este caso especfico. e) chamar a ambul3ncia para imediata remoo do paciente.

206 - Q69204 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 processo sa(de,doena bucal no +rasil, na atualidade, caracterizado pela a) homogeneidade na distribuio de c!rie segundo gradientes sociais. b) influncia da ocupao sobre o edentulismo em adultos de 64,@@ anos. c) incidncia crescente de c3ncer bucal em mulheres ovens. d) elevada prevalncia de periodontites severas na faixa et!ria de ?4 a ?2 anos. e) diferena na severidade de c!rie em crianas segundo o porte dos municpios.

173

90
207 - Q69205 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) epidemiologia utiliza como medida de frequncia de doenas os dados de incidncia acumulada, que definida como a) n(mero de casos novos durante um perodo de tempo especfico em uma populao sob risco no comeo do perodo. b) n(mero de casos da doena em uma populao em um determinado local e em determinado perodo de tempo. c) proporo de doena acumulada que tem como consequncia o "bito em um determinado perodo hist"rico. d) tempo de durao de uma determinada doena cr.nica que se acumula ao longo do tempo. e) proporo de casos novos de doenas agudas que recrudescem segundo a sazonalidade.

208 - Q69206 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8s conceitos contempor3neos de sa(de destacam a) o car!ter absoluto da doena. b) a import3ncia crescente da gentica no desenvolvimento de doenas. c) os aspectos org3nicos do funcionamento de "rgos e sistemas humanos. d) a dicotomia existente entre sa(de e doena. e) o aspecto processual e din3mico na relao entre sa(de e doena.

209 - Q69207 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) realizao de levantamentos epidemiol"gicos em sa(de bucal no +rasil T?279, ?229, 1BB6L a) revela diferenas regionais nos ndices de oclusopatias. b) revela o incremento do edentulismo em adultos de 64,@@ anos. c) mostra reduo da c!rie em indivduos de ?1 anos de idade. d) apresenta o aumento da atividade de c!rie no pas. e) tem custos elevados que no ustificam os resultados apresentados.

173

91

210 - Q69208 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com @7 anos de idade, sexo masculino, relata ser portador de diabetes mellitus e mostra sobrepeso. %ua queixa principal a halitose. Durante a anamnese, importante coletar informa/es sobre o acompanhamento mdico prestado ao paciente, devido ao risco de a) hipoglicemia. b) obesidade m"rbida. c) endocardite bacteriana. d) infarto do mioc!rdio. e) hipotenso arterial.

:)+);<=8%> 1B? , # 1B1 , ' 1B6 , D 1B@ , + 1B4 , ' 1B9 , # 1BA , ) 1B7 , # 1B2 , ' 1?B , D

211 - Q69209 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com @7 anos de idade, sexo masculino, relata ser portador de diabetes mellitus e mostra sobrepeso. %ua queixa principal a halitose. ) avaliao da presso arterial, no momento da consulta odontol"gica, mostra valores de ?ABP??B mm$g, caracterizando a) hipertenso moderada. b) normalidade para a idade do paciente. c) quadro aceit!vel para a condio sistmica do paciente. d) hipertenso leve. e) hipertenso severa.

173

92
212 - Q69210 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 exame clnico para a investigao das causas da halitose deve levar em considerao a presena de <. <<. <<<. <C. amigdalite doena c!rie lngua e periodontal e saburrosa herpes e doena e periodontal. afta. zoster. c!rie.

N correto o que consta )0#*)% em a) < e <<<. b) << e <<<. c) < e <C. d) << e <C. e) < e <<.

213 - Q69211 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )s normas de biossegurana requerem a realizao da antissepsia das mos previamente ao uso de luvas de procedimento, o que pode ser realizado com o uso de a) !lcool a 76H. b) clorhexidina. c) soluo de hipoclorito de s"dio. d) glutaraldedo. e) !lcool iodado.

214 - Q69212 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 registro de informa/es de evoluo no prontu!rio odontol"gico requer alguns cuidados, como a) a realizao da anamnese na presena de um atendente. b) o relato da sequncia das visitas do paciente ao consult"rio.

173

93
c) a ausncia de rasuras, visando evitar um possvel processo udicial. d) a anotao em destaque da existncia de reao a medicamentos. e) uma minuciosa descrio de todos os procedimentos realizados.

215 - Q69213 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 exame das condi/es periodontais neste paciente ustificado, uma vez que a) a doena periodontal considerada fator de risco para o diabetes &ellitus, independentemente da presena de biofilme dental. b) portadores de diabetes tm menor inflamao periodontal e mais bolsas profundas diante do ac(mulo de biofilme dental. c) o diabetes atua como fator modificador da doena periodontal, alterando seu curso e aumentando sua severidade. d) a prevalncia de doena periodontal em indivduos diabticos inferior 5 de indivduos no diabticos, diferindo na severidade da inflamao. e) o tratamento periodontal no influencia o controle metab"lico de pacientes diabticos, mas melhora sua qualidade de vida.

216 - Q69214 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 44 anos de idade, sexo masculino, relata hist"ria de uso de !lcool e cigarro. )o exame clnico, observa,se uma leucoplasia no assoalho da boca, com aspecto heterogneo e bordas indefinidas e irregulares. ) conduta indicada a) orientao 5 melhoria da higiene bucal. b) realizar exame citol"gico por raspagem da superfcie da leso. c) remoo da causa da irritao e proservao por 9 meses. d) realizar bi"psia incisional e exame histopatol"gico. e) realizar exames peri"dicos para verificar a progresso da leso.

217 - Q69215 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

94
#stas condi/es so compatveis com o diagn"stico de a) estomatite nicotnica. b) carcinoma espinocelular em fase inicial. c) leucoedema. d) queilite actnica. e) hiperqueratose.

218 - Q69216 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 diagn"stico precoce de c3ncer bucal influencia as taxas de sobrevida do paciente. 'ontudo, o progn"stico ruim em les/es a) localizadas na parte anterior da cavidade bucal. b) com pequenas dimens/es na poca do diagn"stico. c) com met!stase linf!tica 5 poca do diagn"stico. d) sem hemorragia espont3nea. e) ulceradas que no cicatrizam.

219 - Q69217 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) proposta de um sistema de vigil3ncia epidemiol"gica para o c3ncer bucal deve apresentar algumas a/es, como <. realizar sistematicamente bi"psias em indivduos idosos.

<<. desenvolver a/es de preveno para todas as faixas et!rias, estimulando o exame precoce. <<<. <C. criar sistemas a/es de informao de e busca notificao passiva para de casos suspeitos. de risco.

desenvolver

especficas

indivduos

N correto o que consta )0#*)% em a) << e <<<. b) < e <<. c) < e <C.

173

95
d) < e <<<. e) << e <C.

220 - Q69218 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )s evidncias cientficas mostram a influncia da dieta na etiopatogenia da c!rie dent!ria, a) mostrando que todos os adoantes cal"ricos e alguns adoantes no cal"ricos so no cariognicos. b) apresentando papel mais relevante no perodo preruptivo que no perodo p"s,eruptivo para os dentes posteriores. c) evidenciando que o potencial cariognico do amido na forma refinada ou cozida superior ao da sacarose. d) demonstrando que a frequncia e a quantidade de consumo de a(car esto correlacionados. e) apresentando o efeito protetor de alguns componentes dietticos, como cacau, maltose e quei o.

:)+);<=8%> 1?? , ) 1?1 , ' 1?6 , + 1?@ , D 1?4 , ' 1?9 , D 1?A , + 1?7 , ' 1?2 , ) 11B , D

221 - Q69219 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) an!lise do risco de c!rie a) requer ateno especial 5 dieta de pacientes com idade superior a ?7 meses, quando a dentio decdua est! completa. b) evidencia o valor limitado de informa/es fornecidas pelos pais de pacientes em idade pr, escolar quanto 5 sua dieta. c) mostra que a avaliao da dieta tem papel fundamental na definio da hist"ria anterior de c!rie do paciente. d) fortemente embasada pela avaliao da dieta em crianas de menor idade, ainda que estas no tenham hist"ria anterior de c!rie. e) prescinde da avaliao da dieta, uma vez que o paciente tende a subestimar o consumo di!rio de a(car.

173

96

222 - Q69220 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 1A anos de idade, sexo masculino, apresenta queixa de dor no dente @9 ao ingerir alimentos doces. 8 exame clnico mostra fratura na restaurao de am!lgama 'lasse << e, ao exame radiogr!fico, constata,se que no h! comprometimento pulpar. 0ara realizar o procedimento restaurador, a anestesia por bloqueio regional dos nervos alveolar inferior, lingual e bucal utiliza como referncia, na tcnica indireta, o ponto de maior depresso da margem anterior da mandbula, onde se localiza a) o espao pterigomandibular. b) a gl3ndula par"tida. c) a linha oblqua interna. d) o for3men mentoniano. e) a fossa retromolar.

223 - Q69221 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) N necess!rio cuidado no uso de agulha descart!vel longa na tcnica indireta, pois a aplicao incorreta pode ocasionar acidentes com relao 5s estruturas ad acentes, tendo como complicao a) o rompimento da artria pterig"idea. b) a parestesia do nervo lingual. c) a paralisia do nervo mentoniano. d) a inflamao do m(sculo masseter. e) o hematoma na regio infraorbital.

224 - Q69222 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) %ob a perspectiva da promoo de sa(de, ap"s a remoo da restaurao insatisfat"ria, a definio do preparo cavit!rio deve a) aumentar a resistncia da estrutura dent!ria remanescente por meio do uso de pinos de reteno.

173

97
b) iniciar o ciclo restaurador repetitivo, aumentando a resistncia do esmalte remanescente. c) aumentar a profundidade da cavidade, reduzindo a possibilidade de fratura da crista marginal. d) evitar o reavivamento de paredes e margens, de modo a no aumentar o tamanho da cavidade. e) reduzir o arrendondamento do 3ngulo !xio,pulpar com ob etivo de reduzir a concentrao de tens/es nesta regio.

225 - Q69223 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) proteo do complexo dentino,pulpar a) reduz a sensibilidade trmica, uma vez que o am!lgama possui a propriedade de transmisso trmica. b) aumenta a infiltrao marginal, uma vez que o cimento de hidr"xido de c!lcio sol(vel em meio alcalino. c) reduz as diferenas de presso osm"tica, pois o cimento de hidr"xido de c!lcio impede o fen.meno de percolao. d) ameniza a sensibilidade ap"s o procedimento restaurador, pois o verniz cavit!rio promove saturao do meio salivar e consequente movimentao do lquido dentin!rio. e) impede a infiltrao marginal, uma vez que o cimento de hidr"xido de c!lcio insol(vel em meio !cido.

226 - Q69224 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 uso de am!lgama como material restaurador neste dente requer alguns cuidados, como a) iniciar a escultura da restaurao pela caixa proximal. b) iniciar a condensao do material pela caixa oclusal. c) remover o am!lgama com excesso de merc(rio durante a condensao do material. d) confeccionar sulcos profundos durante a escultura da face oclusal. e) remover os excessos de material ap"s a retirada da tira,matriz no sentido oclusal.

227 - Q69225 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) =endo por ob etivo evitar novas fraturas nesta restaurao, recomenda,se

173

98
a) remover os excessos proximais da restaurao. b) realizar o a uste oclusal na mesma sesso do procedimento restaurador. c) realizar o desgaste seletivo nos dentes ad acentes. d) orientar o paciente para realizar mastigao unilateral. e) evitar estabelecer contatos oclusais na interface dente,restaurao.

228 - Q69226 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 4A anos de idade, sexo feminino, refere ter Kproblemas na bocaK, clinicamente definidos como lquen plano. 8 exame clnico revela inflamao gengival com aspecto de intenso eritema, aparncia atr"fica e desgarramento do epitlio superficial, resultando em (lceras gengivais dolorosas sem a presena de pus ou outras evidncias de infeco bacteriana aguda. #sta condio compatvel com o diagn"stico de gengivite a) hemorr!gica. b) ulcerativa necrosante aguda. c) descamativa. d) idiop!tica. e) nefrtica.

229 - Q69227 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 tratamento do lquen plano tem como ob etivo a) evitar met!stases. b) prevenir a malignizao da leso. c) reduzir a possibilidade de cont!gio. d) melhorar os sintomas. e) reduzir o comprometimento renal da paciente.

173

99
230 - Q69228 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 tratamento indicado para a gengivite a) raspagem e alisamento supragengival. b) bochecho com !gua oxigenada ap"s as refei/es. c) antibioticoterapia e debridamento superficial dos tecidos. d) orienta/es para a melhoria da higiene bucal. e) aplicao de corticoster"ide t"pico durante os epis"dios de maior gravidade.

:)+);<=8%> 11? , D 111 , # 116 , + 11@ , D 114 , ) 119 , ' 11A , # 117 , ' 112 , D 16B , #

231 - Q69229 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 6@ anos de idade, sexo masculino, refere ter refluxo g!strico cr.nico, ao qual est! associada a presena da leso no cariosa denominada a) abraso. b) eroso. c) anquilose. d) fluorose. e) hipercementose.

232 - Q69230 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 61 anos de idade, sexo feminino, apresenta pequena tumefao no lado direito da face e queixa de dor acentuada no dente ?A. *o momento do exame, a paciente encontra,se febril e refere mal,estar geral. Durante a anamnese, verifica,se hist"rico de alergia 5s penicilinas e a gravidade de sua infeco considerada moderada. 8 exame clnico mostra mobilidade do dente ?A e forte sensibilidade 5

173

100
percusso e palpao. 8 aspecto radiogr!fico da !rea periapical mostra !reas radiol(cidas amplas. 8 quadro clnico descrito compatvel com o diagn"stico de a) angina de IudZig. b) abscesso apical agudo. c) pericementite apical cr.nica. d) pericoronarite. e) granuloma apical.

233 - Q69231 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 aspecto radiogr!fico da regio periapical sugere a) hist"rico de leso apical cr.nica que se tornou aguda. b) osteomielite aguda supurativa. c) presena de doena periodontal e perda de insero "ssea. d) alveolite nos dentes ad acentes. e) celulite cervical descendente.

234 - Q69232 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) antibioticoterapia por via sistmica a) deve ser realizada 6B a @4 minutos antes dos procedimentos clnicos. b) tem indicao 6B a 4B minutos ap"s os procedimentos clnicos. c) requer uma dose de ataque do antibi"tico equivalente 5 metade da dose de manuteno. d) necessita apresentar r!pido incio de ao para reduo do estresse da paciente. e) contraindicada na presena de linfadenite.

235 - Q69233 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

101
;ecomenda,se a prescrio de a) clavulanato de pot!ssio ?14 mg. b) amoxicilina ? g. c) amoxicilina suspenso 14B mgP4 mI. d) estearato de eritromicina ? g. e) clindamicina 9BB mg.

236 - Q69234 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 tratamento inicial consiste em a) desgaste oclusal e repouso articular. b) traqueostomia para prevenir asfixia. c) drenagem do abscesso via canal. d) exodontia seguida de curetagem. e) curetagem apical.

237 - Q69235 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) Cisando realizar a localizao tridimensional de dente extranumer!rio incluso na regio anterior da maxila de paciente com 9 anos de idade, sexo masculino, foram efetuadas duas tomadas radiogr!ficas da regio, utilizando a tcnica radiogr!fica de 'larV. N correto afirmar> a) 8s filmes para as duas tomadas radiogr!ficas devem ser colocados em posi/es diferentes. b) ) localizao do dente extranumer!rio por vestibular acompanha, na segunda radiografia, o desvio do feixe principal. c) 8 3ngulo horizontal o mesmo em ambas as tomadas radiogr!ficas, devendo o 3ngulo vertical variar. d) 8 3ngulo vertical e o 3ngulo horizontal devem ser idnticos em ambas as tomadas radiogr!ficas. e) ) localizao do dente extranumer!rio por palatino acompanha, na segunda radiografia, o desvio do feixe principal.

173

102
238 - Q69236 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )o realizar a correlao entre altera/es patol"gicas e imagens radiogr!ficas, observa,se a) uma imagem radiol(cida na presena de oste"lise. b) imagens radiopacas caractersticas de osteomielites agudas. c) odontomas complexos em imagens radiol(cidas. d) carcinomas infiltrativos como imagens radiopacas. e) cistos odontognicos como imagens radiopacas.

239 - Q69237 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) =endo por ob etivo efetuar o diagn"stico diferencial de uma leso no espao interradicular no dente 19 de um paciente com @1 anos de idade, sexo masculino, correto concluir> a) 8 aspecto radiogr!fico do defeito causado por patologia pulpar caracterstico e suficiente para definio do tratamento. b) ) presena de mobilidade dental e relato de bruxismo sugerem o envolvimento de trauma oclusal, requerendo a uste da ocluso prvio 5 teraputica periodontal. c) 8 tratamento periodontal deve preceder ao tratamento endod.ntico quando houver suspeita de leso de furca. d) ) ausncia de vitalidade pulpar sugere o envolvimento de trauma oclusal, requerendo tratamento endod.ntico prvio 5 teraputica periodontal. e) 8 aparecimento de sinais de cicatrizao do defeito de furca dentro de dois meses ap"s tratamento endod.ntico sugere uma periodontite marginal.

240 - Q69238 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 4 anos de idade, sexo feminino, apresenta queixa de dor espont3nea e contnua no dente 94. 8 exame clnico mostra leso de c!rie profunda neste dente e, ao exame radiogr!fico, observa,se espessamento do espao periodontal na regio do dente 94. $! biofilme visvel nos dentes anteriores. 8s dentes 44 e 74 apresentam restaurao de am!lgama. 8 diagn"stico compatvel com a condio apresentada pelo dente 94 e a respectiva teraputica endod.ntica so a) pulpite cr.nica hiperpl!sicaX proteo pulpar direta.

173

103
b) necrose pulparX pulpectomia. c) pulpite agudaX pulpotomia. d) alterao pulpar degenerativaX pulpectomia. e) hiperemiaX pulpectomia.

:)+);<=8%> 16? , + 161 , + 166 , ) 16@ , ) 164 , D 169 , ' 16A , # 167 , ) 162 , + 1@B , '

241 - Q69239 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 4 anos de idade, sexo feminino, apresenta queixa de dor espont3nea e contnua no dente 94. 8 exame clnico mostra leso de c!rie profunda neste dente e, ao exame radiogr!fico, observa,se espessamento do espao periodontal na regio do dente 94. $! biofilme visvel nos dentes anteriores. 8s dentes 44 e 74 apresentam restaurao de am!lgama. Cisando reduzir a incidncia de c!rie nesta paciente, devem ser plane ados procedimentos no nvel de preveno a) b!sica, relativa 5 manuteno das fun/es. b) secund!ria, referente 5 progresso da doena. c) terci!ria, relativa 5 recorrncia da doena. d) quatern!ria, relacionada 5 perda da funo. e) prim!ria, relacionada ao incio da doena.

242 - Q69240 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 'om relao ao uso de dentifrcio fluoretado, considere>

<. 'rianas menores de nove anos de idade devem us!,lo em pequenas quantidades Tcerca de B,6 gramas, o que equivale a um gro de arrozL. <<. Dentifrcios com baixa concentrao de fluoretos ou no fluoretados no so recomendados. <<<. 8 monitoramento feito por um adulto durante a escovao recomend!vel em regi/es sem !gua fluoretada.

173

104
<C. 0equenas quantidades de dentifrcio devem ser colocadas na escova Ttcnica longitudinalL. N correto o que consta )0#*)% em a) < e <<. b) <<< e <C. c) < e <C. d) << e <C. e) << e <<<.

243 - Q69241 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 ensino e a motivao para a higiene bucal deve a) priorizar a frequncia de escovao em detrimento de sua qualidade. b) envolver uma ateno especial ao perodo p"seruptivo do dente. c) prescindir da participao dos pais, estimulando a autonomia infantil. d) transferir conhecimentos sobre a doena periodontal. e) gerar atitudes que levem 5 escolha de alimentos no cal"ricos.

244 - Q69242 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) profisso odontol"gica, como pr!tica social, obedece a preceitos ticos, que incluem a) a no maledicncia e a prvia autorizao ao uso de imagens do paciente. b) a no beneficncia como garantia de resultado. c) o direito do cidado ao acesso igualit!rio 5 assistncia odontol"gica. d) o sigilo profissional em situa/es de doenas sistmicas. e) o respeito pela autonomia do paciente.

245 - Q69243 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - ? RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

105
8 trabalho em sa(de bucal complexo e moral e requer decis/es que levem em considerao os valores ticos. 'om relao a isso, <*'8;;#=8 afirmar> a) )s informa/es requerem proteo, considerando a privacidade e a confidencialidade dos indivduos. b) 8 consentimento para interven/es cir(rgicas sempre deve ser obtido, bem como a ateno com a vulnerabilidade humana. c) ) maximizao do benefcio e a minimizao de possveis danos necessitam ser considerados, respeitando a responsabilidade individual. d) 0ara todos os seres humanos devem,se utilizar os princpios de igualdade, ustia e equidade. e) N necess!rio empregar a no,discriminao por qualquer pessoa ou grupo, bem como respeitar a diversidade cultural.

246 - Q27297 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) 0aciente com 6 anos de idade, sexo feminino, apresentase em sua primeira consulta odontol"gica e mostra compor,tamento arredio, com recusas a colaborar com os procedimentos propostos pelo cirurgio,dentista. ) me relata o consumo frequente de balas e refrigerantes pela criana. 8 exame clnico mostra manchas brancas ativas generalizadas nos dentes anteriores e ausncia de les/es cavitadas. *o <. <<. <<<. <C. C. mane o do construir educar estimular aliviar sensibilizar a a fase oral o paciente pedi!trico, uma alguns fatores so de o convvio ansiedade da criana. importantes, como> confiana. paciente. social. infantil.

relao

#st! correto o que se afirma )0#*)% em a) <, << e <<<. b) <, << e <C. c) <<, <<< e C. d) <, <<< e C. e) <<, <C e C.

173

106
247 - Q27298 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) ) indicao de selantes oclusais a) deve ser feita na fase de dentadura mista. b) deve priorizar os primeiros molares permanentes. c) premente, devido ao elevado risco de c!rie desta criana. d) no necess!ria, devido 5 baixa idade da criana. e) est! atrasada, pois todos os dentes decduos ! erupcionaram.

248 - Q27299 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) ) implantao de um regime de fluorterapia deve ser feita por meio de a) 9 sess/es semanais de escovao com soluo fluoretada. b) @ sess/es semanais de aplicao de verniz fluoretado. c) 9 sess/es com intervalos semanais de bochecho com soluo fluoretada. d) @ a 9 sess/es com intervalos semanais de escovao com gel de fl(or. e) @ a 9 sess/es com intervalos semanais de aplicao de verniz fluoretado.

249 - Q27300 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ # ontologia Preventiva e %o!ial' ) )lguns cuidados para que o fl(or presente nos dentifrcios *Y8 se a ingerido, incluem a) incentivar a criana a engolir ap"s a escovao. b) realizar a escovao com a superviso dos pais ePou cuidadores. c) utilizar uma quantidade mnima de dentifrcio com a tcnica longitudinal. d) reduzir a frequncia de escova/es di!rias. e) iniciar a escovao dos dentes ap"s a erupo dos primeiros molares decduos.

250 - Q27301 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Perio ontia' )

173

107
0aciente com 1B anos de idade, apresenta,se no primeiro trimestre da gestao e faz uma consulta odontol"gica de rotina. 8bserva,se que suas gengivas esto edemaciadas e sangram durante a raspagem e profilaxia. ) manuteno de sua sa(de periodontal a) necessita de cuidados di!rios da paciente com sua higiene bucal. b) requer a marcao de consultas no perodo vespertino. c) deve ser realizada ap"s o segundo trimestre de gestao. d) no tem influncia sobre o peso do beb ao nascer. e) deve ser realizada ap"s o parto.

:)+);<=8%> 1@? , # 1@1 , ) 1@6 , + 1@@ , # 1@4 , + 1@9 , + 1@A , ' 1@7 , # 1@2 , + 14B , )

251 - Q27302 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 1B anos de idade, apresenta,se no primeiro trimestre da gestao e faz uma consulta odontol"gica de rotina. 8bserva,se que suas gengivas esto edemaciadas e sangram durante a raspagem e profilaxia. ) orientao ao aleitamento materno exclusivo baseada nos benefcios que pode trazer ao beb e 5 me, como>

a)

b)

173

108

c)

d)

e)

252 - Q27303 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Anestesiologia' ) 0aciente com 4 anos de idade, sexo masculino, sofreu uma queda de patinete cerca de 6B minutos antes de sua chegada ao consult"rio odontol"gico. %eus pais trouxeram o dente 41 acondicionado em um recipiente com soro fisiol"gico. 8 dente 4? apresenta,se intrudo e o dente 9? tem fratura de coroa e raiz. 0ara realizar a anestesia com segurana e iniciar os procedimentos clnicos, importante levar,se em considerao a a) utilizao de menor volume e maior concentrao possvel de anestsico que produza anestesia satisfat"ria. b) escolha de anestsico com vasoconstritor para diminuir a velocidade de absoro e aumentar a durao de ao. c) escolha de uma tcnica de bloqueio regional, uma vez que reduz a necessidade de sucessivas aplica/es requeridas pela tcnica infiltrativa. d) priorizao de in eo intravascular do anestsico, devido 5 maior rapidez com que se obtm o efeito dese ado. e) convenincia de utilizar uma dose de anestsico local semelhante 5 de um adulto, visando preservar os nveis plasm!ticos da soluo anestsica.

253 - Q27304 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ # onto+e iatria' )

173

109
0ara o dente 41, a conduta apropriada deve levar em considerao que a) o paciente tem pouca idade para o procedimento cir(rgico necess!rio. b) o reimplante de dentes permanentes no recomendado. c) a necropulpectomia deve ser realizada antes do reimplante. d) o tempo decorrido desde a avulso pequeno, com progn"stico favor!vel. e) o reimplante de dentes decduos no recomendado.

254 - Q27305 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) 8 tratamento indicado para o dente 9? a) trao ortod.ntica. b) pulpotomia. c) exodontia. d) pulpectomia. e) acompanhamento radiogr!fico.

255 - Q27306 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) 8 tratamento indicado para o dente 4? a) extrao, se estiver pressionando o germe dent!rio do dente ??. b) necropulpectomia, se estiver pressionando o germe dent!rio do dente 1?. c) esplintagem, ap"s checar a ocluso. d) reimplante, se no estiver pressionando o germe dent!rio do dente 1?. e) imobilizao, se houver interferncia oclusal.

256 - Q27307 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ %a4 e Coletiva' ) Durante a realizao de um levantamento epidemiol"gico, o examinador avaliou um indivduo com a condio descrita na

173

110
figura abaixo.

*o momento do exame epidemiol"gico, a condio relativa ao uso de pr"tese a de que o paciente a) no necessita de pr"tese dent!ria. b) no usa pr"tese dent!ria. c) usa uma ou mais pontes fixas e uma ou mais pr"teses parciais removveis. d) usa mais do que uma ponte fixa. e) usa pr"tese parcial removvel.

257 - Q27308 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ #!luso' ) *o momento do exame epidemiol"gico, a condio relativa 5 necessidade de pr"tese a de que o paciente a) no necessita de pr"tese dent!ria. b) necessita uma pr"tese, fixa ou removvel, para substituio de mais de um elemento. c) necessita uma pr"tese, fixa ou removvel, para substituio de um elemento. d) necessita uma combinao de pr"teses, para substituio de um ePou mais de um elemento. e) usa mais do que uma ponte fixa.

258 - Q27309 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ %e&iologia' ) 0aciente com 46 anos de idade, sexo feminino, busca atendimento odontol"gico ap"s encaminhamento realizado por seu mdico. %ua queixa principal consiste em ter espaos protticos

173

111
no arco inferior e sua expectativa a reabilitao por meio de implante. ) paciente relata ser tabagista e mostra sobrepeso. Durante a realizao de procedimentos de semiologia oral, a coleta da informao diagn"stica a) prescinde de informa/es provenientes de outros profissionais de sa(de. b) necessita que o profissional repita todas as informa/es obtidas, para maior clareza. c) contempla a queixa principal, registrada segundo as palavras da paciente. d) no deve receber interferncias de relatos de familiares da paciente. e) no deve se basear em registros existentes no prontu!rio da paciente.

259 - Q27310 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ %e&iologia' ) 8 exame fsico da paciente a) consiste na avaliao de suas medidas antropomtricas. b) no deve ser realizado pelo cirurgio,dentista. c) realizado pela medida de sinais vitais. d) resume,se ao exame extrabucal. e) fornece informa/es diagn"sticas sem o uso de tcnicas auxiliares complexas.

260 - Q27311 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ %e&iologia' ) Durante o exame intrabucal, observou,se a presena de um aumento "sseo na linha mdia do palato, com diagn"stico sugestivo de a) displasia "ssea. b) gr3nulos de Jord[ce. c) osteomielite palatina. d) t"rus palatino. e) fibroma ossificante.

173

112
:)+);<=8%> 14? , D 141 , + 146 , # 14@ , ' 144 , ) 149 , + 14A , D 147 , ' 142 , # 19B , D

261 - Q27312 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ %e&iologia' ) 0aciente com 46 anos de idade, sexo feminino, busca atendimento odontol"gico ap"s encaminhamento realizado por seu mdico. %ua queixa principal consiste em ter espaos protticos no arco inferior e sua expectativa a reabilitao por meio de implante. ) paciente relata ser tabagista e mostra sobrepeso. ) presena de leucoplasias no assoalho da boca, de textura granulosa e apresentando ulcera/es, com bordas de contorno irregular suscita ao profissional a conduta de a) exciso e diagn"stico histopatol"gico. b) exame citol"gico por raspagem da superfcie da leso. c) remoo da causa da irritao tecidual. d) reavaliao clnica peri"dica. e) acompanhamento da evoluo da leso.

262 - Q27313 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ %e&iologia' ) 8 h!bito de bruxismo ocasionou algumas altera/es na anatomia dos dentes posteriores, o que pode ser verificado pela existncia de a) eroso. b) hipercementose. c) hiperplasia. d) abraso. e) atrio.

263 - Q27314 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ %e&iologia' ) 0aciente com ?2 anos de idade, sexo masculino, refere ter sndrome de :ardner, 5 qual se encontra associado o achado clnico de

173

113
a) dentes supranumer!rios. b) neurofibroma. c) pigmenta/es peribucais. d) hiperqueratose. e) periodontite progressiva.

264 - Q27315 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ (ent)sti!a Restaura ora' ) )s ligas de am!lgama com teor de fase gama 1 reduzida apresentam conte(do de cobre de a) 2H a 6BH. b) @4H a 4BH. c) 6H a 9H. d) 9BH a A4H. e) 64H a @4H.

265 - Q27316 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ (ent)sti!a Restaura ora' ) )s restaura/es de am!lgama apresentam algumas propriedades, como a) elevada resistncia 5 compresso. b) menor resistncia 5 corroso quando se utilizam ligas enriquecidas com cobre. c) maior resistncia 5 corroso quando se utilizam ligas enriquecidas com cobre. d) elevada resistncia diametral. e) maior degradao marginal quando se utilizam ligas enriquecidas com cobre.

266 - Q27317 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ (ent)sti!a Restaura ora' ) )s brocas utilizadas em preparos cavit!rios apresentam a forma da ponta ativa e respectiva funo> a) rodaX reten/es em cavidade de 'lasse C.

173

114
b) cone invertidoX remoo de tecido cariado. c) tronco,c.nicaX avivamento de 3ngulos diedros. d) cilndricaX reten/es nas caixas proximais. e) esfricaX planificao de paredes pulpares.

267 - Q27318 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ (ent)sti!a Restaura ora' ) ) reduo das c(spides no preparo cavit!rio Q8D Tonla[L para restaurao met!lica fundida em molares inferiores a) indicada em dentes com les/es reduzidas, o que impede a remoo do teto da c3mara pulpar. b) requer que as c(spides linguais tenham proteo mais robusta, por serem funcionais. c) requer que as c(spides vestibulares tenham proteo menos robusta, por serem funcionais. d) tem indicao quando h! comprometimento esttico e da integridade da estrutura dent!ria. e) requer que as c(spides vestibulares tenham proteo mais robusta, por serem funcionais.

268 - Q27319 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ %e&iologia' ) 0aciente com ?A anos de idade, sexo feminino, trazida ao consult"rio odontol"gico por sua me, que relata preocupao com o h!bito de induo ao v.mito ap"s as refei/es. #sta condio e o achado clnico odontol"gico associado, respectivamente, so compatveis com o diagn"stico de a) hrnia de hiatoX eroso. b) anorexiaX atrio. c) refluxo g!strico cr.nicoX atrio. d) bulimiaX eroso. e) bulimiaX abraso.

269 - Q27320 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ (ent)sti!a Restaura ora' ) )s les/es cervicais nos dentes da paciente requerem

173

115
a) restaura/es em resinas compostas sem bisel e canaleta retentiva. b) restaura/es em resinas compostas com bisel e canaleta retentiva. c) restaura/es em silicato. d) raspagem e polimento. e) aplicao t"pica de fl(or.

270 - Q27321 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ (ent)sti!a Restaura ora' ) ) proteo do complexo dentino,pulpar a) desnecess!ria. b) previne recidiva de c!rie. c) pre udica a esttica. d) reduz a sensibilidade p"s,operat"ria. e) impede a adeso do material restaurador.

:)+);<=8%> 19? , ) 191 , # 196 , ) 19@ , ) 194 , ' 199 , ) 19A , # 197 , D 192 , + 1AB , D

271 - Q27322 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) *o plane amento de uma pr"tese adesiva indireta, a presena de algumas condi/es contra,indica este tratamento, como a) ausncia de suporte oclusal posterior. b) dentes pilares com pouca inclinao. c) dentes anteriores com coroa clnica longa. d) espao prottico reduzido. e) dentes pilares com estrutura insuficiente para o condicionamento !cido.

173

116
272 - Q27323 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ (ent)sti!a Restaura ora' ) ) indicao de facetas estticas feita na ocorrncia de a) bruxismo. b) insuficincia de esmalte para o selamento marginal. c) diastemas. d) mordida anterior topo a topo. e) ocluso 'lasse <<<.

273 - Q27324 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ (ent)sti!a Restaura ora' ) 0aciente com ?? anos de idade, sexo feminino, apresenta alto risco de c!rie e cavita/es nos dentes ?9, 19 e 69, alm de atividade de c!rie nos dentes anteriores. )liado 5 modificao de seus h!bitos de higiene bucal e frequncia no consumo de a(cares, deve,se instituir a) o selamento oclusal dos molares permanentes. b) a restaurao dos primeiros molares permanentes com resina composta. c) a restaurao dos dentes anteriores com resina composta. d) a restaurao dos primeiros molares permanentes com ion.mero de vidro. e) o uso sistmico de fluoretos por meio de comprimidos.

274 - Q27325 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ En o ontia' ) 0aciente com 6? anos de idade, sexo feminino, apresenta queixa de dor localizada no dente @9. ) dor, em princpio provocada, aumenta com as mudanas bruscas de temperatura e intensificada com o frio. ) paciente relata que, ao deitar,se, a dor exacerbada. 8 exame clnico mostra uma restaurao de am!lgama extensa no dente @9. 8 quadro descrito compatvel com o diagn"stico de a) pulpite irreversvel. b) necrose pulpar. c) periodontite apical.

173

117
d) pericoronarite. e) abscesso dento,alveolar.

275 - Q27326 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ En o ontia' ) 8 procedimento de urgncia para a condio desta paciente requer a realizao de a) instrumentao dos canais radiculares e curativo de formocresol. b) preparo da c3mara pulpar e irrigao com soluo de hipoclorito de s"dio ?H. c) abertura coron!ria e curativo com cimento de hidr"xido de c!lcio. d) remoo do tecido cariado e irrigao com soluo de hipoclorito de s"dio ?H. e) remoo do tecido cariado e instrumentao dos canais radiculares.

276 - Q27327 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Anestesiologia' ) 0ara anestesiar o dente utilizando o bloqueio regional dos nervos alveolar inferior, lingual e bucal, optou, se pela tcnica direta. 'onsidere as afirmativas abaixo. <. <<. ) ) seringa seringa deve deve ser ser posicionada na altura na dos pr, dos molares caninos do do lado lado oposto. oposto.

posicionada

altura

<<<. ) agulha deve ser inserida na depresso entre a prega do ligamento perigomandibular e a linha oblqua interna. <C. 8 nervo lingual no anestesiado, necessitando receber uma anestesia adicional. #st! correto o que se afirma )0#*)% em a) < e <<<. b) < e <<. c) < e <C. d) << e <<<. e) << e <C.

277 - Q27328 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Far&a!ologia' )

173

118
) medicao p"s,operat"ria requer a prescrio de a) ? comprimido de paracetamol 4BB mg a cada @ horas, por um perodo de ?1 horas. b) ? comprimido de dipirona s"dica A4B mg a cada @ horas, por um perodo de @7 horas. c) ? comprimido de paracetamol A4B mg a cada @ horas, por um perodo de 1@ horas. d) @B gotas de dipirona s"dica A4B mgPmI a cada @ horas, por um perodo de 69 horas. e) ?B gotas de dipirona s"dica 4BB mgPmI a cada

278 - Q27329 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Perio ontia' ) 0aciente com 19 anos de idade, sexo feminino, apresenta condio sugestiva de leso de furca :rau < no dente 1@. Devido 5s varia/es anat.micas existentes nos primeiros pr,molares superiores, o diagn"stico clnico pode requerer a realizao de a) raspagem e alisamento radicular. b) apicectomia. c) raspagem coron!ria. d) teste de vitalidade pulpar. e) elevao de um retalho.

279 - Q27330 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Perio ontia' ) 8 tratamento recomendado a) tunelizao. b) plastia na !rea da furca. c) exodontia. d) resseco radicular. e) regenerao tecidual guiada.

173

119
280 - Q27331 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ #!luso' ) 0aciente com 9@ anos de idade, sexo masculino, tem a dor na regio da )=Q como queixa principal. *a anamne, se, ele relata sensao dolorosa moderada, constante, vari!vel, contnua e leve, difusamente localizada na )=Q direita e agravada pelo uso da articulao. #xiste sensibilidade localizada ao tato e presso diretamente sobre o polo lateral da articulao, alm de dor nos movimentos protrusivos e laterais e na abertura de boca superior a 16 mm. %ua hist"ria clnica mostra sinais e sintomas sugestivos de a) anquilose fibrosa. b) artropatia degenerativa com artrite inflamat"ria agu, da na articulao direita. c) inflamao capsular e periarticular da )=Q direita. d) imobilizao da )=Q esquerda. e) fibrose capsular.

:)+);<=8%> 1A? , # 1A1 , ' 1A6 , D 1A@ , ) 1A4 , + 1A9 , ) 1AA , ' 1A7 , # 1A2 , + 17B , '

281 - Q27332 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) 0aciente com 9 anos de idade, sexo masculino, apresenta arco tipo << de +aume. 8s dentes ?9, 19, 69 e @9 encontramse recm,erupcionados e apresentam,se em plano terminal reto. ) condio Ktopo a topoK persistir! at a substituio dos segundos molares decduos, o que ocorrer! com a idade de a) 7 anos. b) ?B anos. c) ?1 anos. d) ?@ anos. e) ?9 anos.

282 - Q27333 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ #rto ontia' )

173

120
) evoluo desta condio na presena de caninos normalmente posicionados sugere que, na dentio permanente, este paciente apresentar! ocluso, segundo )ngle, de 'lasse a) <<<. b) << subdiviso. c) << diviso 1. d) << diviso ?. e) <.

283 - Q27334 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ #rto ontia' ) ) me de paciente com @ anos de idade, sexo masculino, relata o h!bito de suco do polegar pela criana. 8 exame clnico mostra a presena de mordida aberta anterior. ) orientao para interrupo deste h!bito a) desnecess!ria, pois os procedimentos ortod.nticos corrigiro esta malocluso. b) deve ser feita ap"s a erupo dos incisivos centrais permanentes. c) acarreta danos emocionais, sem apresentar repercusso sobre a malocluso. d) suficiente para que ocorra a autocorreo desta anormalidade de ocluso. e) deve ocorrer ap"s os 9 anos de idade, devido ao desenvolvimento psquico da criana.

284 - Q27335 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Trau&atologia' ) 0aciente com @7 anos de idade, sexo masculino, submetido 5 extrao do dente ?4, ocasio em que um movimento abrupto realizado com o extrator dental pode ter ocasionado a perfurao do soalho do seio maxilar. 'om ob etivo de verificar se ocorreu a comunicao buco, sinusal, deve,se executar a manobra que consiste em a) obliterar o alvolo e observar se h! sangramento. b) obliterar as narinas do paciente e solicitar que ele expire. c) verificar se h! material estranho na mucosa alveolar. d) procurar por fragmentos de raiz na cavidade bucal. e) obliterar a cavidade bucal e solicitar que o paciente expire.

173

121

285 - Q27336 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-A* - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Trau&atologia' ) Mma possvel consequncia deste acidente clnico a a) leso do arco oposto. b) parestesia. c) fratura da tuberosidade maxilar. d) sinusite maxilar cr.nica. e) enxaqueca.

286 - Q23248 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # ontologia Preventiva e %o!ial' ) ) atuao intersetorial para a promoo de sa(de bucal requer a) a interdisciplinaridade nas interven/es clnicas. b) o monitoramento do processo e dos resultados 5 dist3ncia. c) a construo de relacionamentos com hierarquia vertical. d) a definio clara de papis e responsabilidades. e) a sustentabilidade econ.mica do setor de educao.

287 - Q23249 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # ontologia Preventiva e %o!ial' ) 'onsidere a figura a seguir>

B$d#ce C OD e& e'co,are' de 12 a$o' de #dade e& &u$#c<p#o' co& e 'e& 1.ua *,uore%ada4 E'%ado de 90o au,o( 2002

173

122

#ste mtodo de massa para a preveno da c!rie dent!ria a) resulta em valores mdios para o ndice '08D inferiores em popula/es privadas do benefcio. b) no considerado um direito de cidadania. c) contribui para a melhoria da qualidade dos sistemas de abastecimento de !gua. d) reduz o ndice de c!rie em popula/es se forem diferentes suas caractersticas socioecon.micas. e) aumenta o ndice '08D em ?,1 dentes, em mdia, nos municpios com !gua fluoretada.

288 - Q23250 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # ontologia Preventiva e %o!ial' ) ) abordagem educacional para a promoo de sa(de bucal constitui uma interveno coletiva com potencial para estimular a reduo do biofilme dent!rio, a) pois reconhece a import3ncia dos fatores socioecon.micos na determinao da sa(de. b) porm no leva em considerao se o indivduo tem as habilidades necess!rias para tanto. c) devido 5 conduo da negociao e ao enfoque individualizado. d) pois proporciona conhecimento e habilidade para adoo de um estilo de vida saud!vel. e) contudo limitada para modificar atitudes arraigadas ao longo da vida.

289 - Q23251 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # ontologia Preventiva e %o!ial' )

173

123
*a #stratgia %a(de da Jamlia, as ferramentas utilizadas para o estudo de caso indivduo,famlia a) a udam a identificar os casos e os controles. b) permitem conhecer os dados epidemiol"gicos do territ"rio. c) enfocam a sistematizao da prevalncia de doenas bucais. d) limitam,se ao plane amento de a/es educativas. e) possibilitam o plane amento de a/es para gesto dos casos.

290 - Q23252 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # ontologia Preventiva e %o!ial' ) ) insero da equipe de sa(de bucal na #stratgia %a(de da Jamlia T+rasil, 1BB?L implicou o desenvolvimento de modelos assistenciais com nfase a) em preveno secund!ria. b) curativo,restauradora. c) em vigil3ncia da sa(de. d) odontogeri!trica. e) reabilitadora.

:)+);<=8%> 17? , ' 171 , # 176 , D 17@ , + 174 , D 179 , D 17A , ' 177 , D 172 , # 12B , '

291 - Q23253 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # ontologia Preventiva e %o!ial' ) 8s princpios norteadores das a/es a serem desenvol, vidas na perspectiva das linhas do cuidado constantes no documento KDiretrizes da 0oltica *acional de %a(de +ucalK T+rasil, 1BB6L so> a) equidade, biotica, humanizao e responsabilidade social. b) tica, gesto participativa, integralidade e eficincia. c) responsabilidade profissional, biotica, humanizao e publicidade.

173

124
d) universalidade, integralidade, equidade e moralidade. e) acesso, acolhimento, vnculo e gesto participativa.

292 - Q23254 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia ) 'onsidere a tabela a seguir>

) queda do ndice de c!rie dent!ria atribuda 5 a) ampliao do acesso ao ensino p(blico. b) reduo das desigualdades sociais. c) adoo da tcnica transversal no uso de dentifrcio fluoretado. d) implantao das a/es de sa(de bucal no %istema \nico de %a(de. e) elevao da cobertura de fluoretao das !guas de abastecimento p(blico.

293 - Q23255 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) ) prevalncia das gengivites na inf3ncia a) baixa, devido 5s particularidades da dentio decdua. b) mais elevada que a sua severidade. c) restrita 5 fase de dentadura mista. d) menos elevada que a sua severidade. e) baixa para a forma localizada e alta para a forma generalizada.

173

125

294 - Q23256 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) ) incidncia de traumatismos dent!rios a) no apresenta diferenas entre os gneros. b) reduzida entre os meninos na fase de dentadura mista. c) mostra caractersticas sazonais entre as meninas na dentio decdua. d) inversamente proporcional 5 idade na dentio decdua. e) apresenta tendncia crescente com a adoo de ambientes saud!veis.

295 - Q23257 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) 'om relao 5s doenas e altera/es bucais com ocorrncia na inf3ncia, correto afirmar> a) )s les/es traum!ticas na regio dos l!bios e bochechas em crianas menores de 4 anos podem indicar abuso infantil. b) 8 lquen plano deixa a criana debilitada, sem apetite, febril, irritadia, com sialorria, edema e sangramento gengival. c) )s manifesta/es orais de doenas sistmicas devem ser investigadas devido 5 possibilidade de malignizao na adolescncia. d) ) gengivo,estomatite herptica apresenta maior ocorrncia em crianas com deficincia imunol"gica e presena do vrus $<C. e) ) candidase bucal gera imenso desconforto de fala e de deglutio e pode ocasionar, com isso, desnutrio infantil. *o 1F ms de gestao, paciente com ?7 anos de idade atendida no consult"rio odontol"gico, com sangramento gengival. ) sondagem periodontal detecta a presena de bolsas profundas na regio posterior.

296 - Q23258 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ Perio ontia' ) ) presena de doena periodontal severa a) est! associada 5 gengivite ulcerativa necrosante aguda. b) caracterstica da gravidez. c) eleva o risco de prematuridade do parto.

173

126
d) resulta da suplementao alimentar utilizada pela paciente. e) independe do controle do biofilme.

297 - Q23259 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ Perio ontia' ) Diante do diagn"stico de doena periodontal, o tratamento odontol"gico a) deve ser postergado para o perodo a partir da ?1F semana de gestao, em virtude da organognese e maior incidncia de abortos espont3neos no ?F trimestre. b) requer adiamento para o 6F ms de gestao, em decorrncia da possibilidade de hipotenso postural e incontinncia urin!ria. c) deve ser realizado independentemente do perodo da gestao, em decorrncia dos riscos aos quais o feto est! exposto. d) requer prioridade, uma vez que a liberao de catecolaminas decorrentes do estresse gera repercuss/es negativas 5 me e ao feto. e) pode ser agendado para o perodo da manh, quando os epis"dios de en .o e indisposio so menos frequentes.

298 - Q23260 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) 0aciente com 17 anos de idade encontra,se no AF ms de gestao e realiza consulta odontol"gica de rotina. 8 momento da consulta utilizado para algumas orienta/es odontopedi!tricas durante o pr,natal. 8 aleitamento materno exclusivo at os 9 meses de vida traz benefcios para o beb, tais como <. <<. <<<. <C. o a o a reduo aumento incremento diminuio na das da perda taxas de de de incidncia peso morte inicial enterocolite de do necrosante. hiperbilirrubinemia. recm, do nascido.

s(bita

lactente.

#st! correto )0#*)% o benefcio constante em a) < e <<. b) < e <C. c) << e <<<. d) << e <C.

173

127
e) <<< e <C.

299 - Q23261 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ Pa!ientes Es+e!iais' ) 8 aleitamento materno '8*=;)<*D<')D8 em caso de a) fenilceton(ria. b) exposio ocupacional a metais pesados. c) hansenase com tratamento iniciado 1 meses antes. d) doena de 'hagas. e) tuberculose com secreo nasal e bucal.

300 - Q23262 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) *a impossibilidade de aleitamento materno, no se rcomenda utilizar leite de vaca para crianas menores de ? ano, uma vez que a) fornece baixas taxas de protena. b) fornece taxas insuficientes de s"dio, pot!ssio e c!lcio. c) contm quantidades insuficientes de vitamina ', quando fervido. d) contm quantidade insuficiente de carboidratos. e) contm altos teores de !cido linoleico.

:)+);<=8%> 12? , # 121 , # 126 , + 12@ , D 124 , ) 129 , ' 12A , ) 127 , + 122 , + 6BB , D

301 - Q23263 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) Qe de paciente de 4 anos de idade, sexo feminino, relata uso frequente de chupeta pela criana. 8 exame fsico mostra pequenas calosidades no dorso do polegar, indicando o h!bito de suco digital. )o exame clnico, so observadas mordida

173

128
aberta anterior, constrio do arco maxilar e mordida cruzada posterior. ) funo de suco a) alivia a tenso psquica do beb e estabelece a necessidade de vnculo com os pais. b) permite a alimentao do beb, evitando suas primeiras sensa/es de conexo com o mundo exterior. c) apresenta um sentido inicial de segurana e satisfao vinculado estreitamente 5 sensao t!ctil digital. d) diminui espontaneamente antes dos @ meses de vida, quando a criana desenvolve habilidades como vocalizar e utilizar as mos. e) satisfaz importantes necessidades psicol"gicas da criana nos seus primeiros meses de vida.

302 - Q23264 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) 8 prolongamento do h!bito de suco do polegar at os 4 anos de idade tem como causas prim!rias> <. ateno maternal insuficiente para alvio de tens/es e satisfao 5s necessidades de estmulo da criana. <<. frustrao da criana, nos primeiros meses de vida, em relao a uma experincia de suco satisfat"ria e livre. <<<. tenso emocional estruturada sobre a incapacidade da criana em superar sentimentos de "dio ou agressividade. <C. ansiedade da criana diante da cobrana de bom desempenho em atividades escolares e pr!ticas esportivas, por parte de seus pais. #sto corretas )0#*)% as causas prim!rias constantes em a) < e <<. b) < e <<<. c) << e <<<. d) << e <C. e) <<< e <C.

303 - Q23265 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) ) respirao bucal pode estar associada ao quadro descrito. #ntre as caractersticas deste padro funcional alterado, verifica,se

173

129
a) narinas alargadas. b) hipertonicidade do l!bio inferior. c) hipertonicidade do m(sculo mentual. d) retrognatismo maxilar. e) hipotonicidade das bochechas.

304 - Q23266 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) ) recomendao de interromper o h!bito de suco digital nesta idade constitui uma medida a) independente de procedimentos psicol"gicos, devido 5 imaturidade infantil. b) desnecess!ria, pois h! forte probabilidade de auto, correo da mordida cruzada posterior. c) precoce, pois a interveno ortod.ntica ser! realizada na fase de dentio permanente. d) dependente de procedimentos fonoaudiol"gicos, devido 5s altera/es na fala. e) importante, uma vez que a persistncia na fase de dentadura promove m! ocluso.

305 - Q23267 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ #rto ontia' ) 'onsiderando,se a etiologia da m!,ocluso apresentada por esta paciente, uma caracterstica da mordida aberta anterior consiste em a) forma simtrica. b) forma assimtrica. c) ausncia de diastema. d) arco tipo < de +aume. e) arco de forma ov"ide.

306 - Q23268 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia ) ) me de paciente recm,nascido, do sexo masculino, refere ser infectada pelo $<C.

173

130
%endo necess!rio um tempo longo para definio do diagn"stico de infeco da criana pelo $<C, este beb deve a) receber a vacina contra tuberculose T+':,<DL logo ap"s o nascimento, pela maior exposio em seu ambiente familiar. b) ter o incio da vacinao postergado, visando 5 aplicao de doses corretas para cada morbidade. c) ser examinado para detectar a presena de sinais, com ob etivo de selecionar algumas vacinas do calend!rio oficial de vacinao. d) ser vacinado precocemente, com ob etivo de promover sua imunizao contra as doenas infantis. e) receber a vacina oral contra poliomielite, pois o vrus vacinal pode ser transmitido 5 me imunodeficiente.

307 - Q23269 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) 'om relao 5 amamentao do beb, a) a livre demanda constitui o melhor regime de aleitamento materno. b) o aleitamento materno est! temporariamente contra, indicado. c) o desmame precoce pode ser ocasionado por depresso puerperal. d) indicado o leite em p" modificado para atender 5s necessidades infantis. e) o desmame deve ser estimulado ap"s os 9 meses de vida.

308 - Q23270 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ -&unologia' ) 8s cuidados com a biossegurana fazem parte da rotina odontol"gica, aliada 5s medidas de imunizao infantil. %egundo o calend!rio de vacinao do Qinistrio da %a(, de, a vacina contra hepatite + deve ter a aplicao a) da primeira dose aos ?1 meses. b) em dose (nica ao nascer. c) da primeira dose ao nascer. d) da segunda dose aos 9 meses. e) de reforo aos ?4 meses.

173

131

309 - Q23271 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia ) 0aciente com 9 anos de idade, sexo masculino, apresenta queixa de dor no dente 44 ao ingerir sopas quentes. 8 exame clnico mostra leso de c!rie profunda no dente 44 e os dentes A4 e 74 restaurados com am!lgama. $! biofilme visvel nos dentes anteriores. )o exame radiogr!fico, observa,se espessamento do espao periodontal na regio do dente 44. #sta consulta odontol"gica inicial requer a realizao de> a) exame mais conciso e dirigido, com ob etivo de resolver a causa da queixa no menor tempo possvel. b) exame radiogr!fico completo, visando detectar les/es de c!rie nas superfcies interproximais. c) avaliao do risco de c!rie por meio de testes de fluxo salivar e an!lise da microbiota oral. d) anamnese detalhada, com ob etivo de conhecer a historia presente e a passada dos aspectos odontol"gicos. e) entrevista com os pais, visando detectar possveis comportamentos no colaborativos da criana.

310 - Q23272 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) 8 plane amento do tratamento clnico deve levar em considerao a) as repercuss/es mediatas do condicionamento psicol"gico necess!rio 5 colaborao do paciente. b) o impacto imediato das interven/es restauradoras e as consequncias em mdio prazo das medidas reabilitadoras. c) a convenincia de aplicar tcnicas operat"rias em paciente nesta etapa de crescimento e desenvolvimento. d) a capacidade de colaborao do paciente para as manuten/es preventivas, visando evitar recidiva de c!rie. e) a adequao comportamental e a participao ativa da famlia que permita o adequado alvio da dor do paciente.

:)+);<=8%> 6B? , # 6B1 , ) 6B6 , ' 6B@ , # 6B4 , + 6B9 , ) 6BA , D 6B7 , ' 6B2 , ) 6?B , '

173

132

311 - Q23273 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) 0aciente com 9 anos de idade, sexo masculino, apresenta queixa de dor no dente 44 ao ingerir sopas quentes. 8 exame clnico mostra leso de c!rie profunda no dente 44 e os dentes A4 e 74 restaurados com am!lgama. $! biofilme visvel nos dentes anteriores. )o exame radiogr!fico, observa,se espessamento do espao periodontal na regio do dente 44. 8 dente 44 tem como diagn"stico e teraputica endod.ntica, respectivamente, a) pulpite aguda e pulpotomia. b) necrose pulpar e pulpectomia. c) pulpite cr.nica hiperpl!sica e pulpotomia. d) alterao pulpar degenerativa e pulpectomia. e) hiperemia e proteo pulpar direta.

312 - Q23274 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) 0ara o controle do biofilme dent!rio, a motivao dos pais e da criana para o autocuidado fundamental, e requer estmulo para que a criana assuma a) parte da responsabilidade pela escovao, sem prescindir do auxlio de seus pais, principalmente na higienizao dos primeiros molares permanentes, que se encontram em perodo de maior risco 5 c!rie. b) sua responsabilidade pela escovao, sem necessitar do auxlio de seus respons!veis na higienizao dos primeiros molares permanentes, que se encontram em perodo de maior risco 5 c!rie. c) parte da responsabilidade pela escovao, sem prescindir do auxlio de seus pais, principalmente na higienizao dos segundos molares permanentes, que se encontram em perodo de maior risco 5 c!rie. d) parte da responsabilidade pela escovao, sem necessitar do auxlio de seus pais, principalmente na higienizao dos primeiros molares permanentes, que se encontram em perodo de menor risco 5 c!rie. e) sua responsabilidade pela escovao, sem necessitar do auxlio de seus respons!veis na higienizao dos segundos molares decduos, que se encontram em perodo de maior risco 5 c!rie.

173

133
313 - Q23275 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) )o avaliar a ingesto de sacarose pelo paciente, necess!rio observar a existncia de um padro diettico de elevada cariogenicidade, caracterstico de um padro compatvel com o consumo de> a) bolachas recheadas aos finais de semana. b) batata frita com Vetchup nas refei/es. c) refrigerante a base de cola em dias festivos. d) sorvete de frutas nos dias quentes. e) balas de caramelo adquiridas na cantina escolar.

314 - Q23276 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) *a aplicao de fl(or t"pico, um fator relevante na definio da tcnica a) a segurana, uma vez que a aplicao de verniz fluoretado mostra concentrao de fluoreto no sangue ap"s absoro inferior 5quela observada com a aplicao de gel em moldeiras. b) a segurana, pois a aplicao de gel em moldeiras mostra concentrao de fluoreto no sangue ap"s absoro inferior 5quela observada com a aplicao de bochechos fluorados. c) o custo, pois a aplicao de verniz fluoretado apresenta valor inferior 5quele observado com a aplicao de bochechos fluorados. d) o custo, uma vez que a aplicao de gel em moldeiras apresenta valor inferior 5quele observado com a fluoretao das !guas de abastecimento p(blico. e) a efic!cia, uma vez que a aplicao de fl(orfosfato acidulado apresenta reduo de c!rie inferior 5quela observada no controle de biofilme com dentifrcios sem fl(or.

315 - Q23277 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) 8 uso de selantes de cicatrculas e fissuras tem indicao a) em dentes permanentes recm,erupcionados. b) em superfcies oclusais de todos os dentes no cariados. c) at o segundo ano, ap"s a erupo de cada dente. d) com base na hist"ria de c!rie na dentio decdua. e) com base no risco individual do dente e da superfcie dent!ria 5 c!rie.

173

134

316 - Q23278 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ Far&a!ologia' ) 0aciente com 4 anos de idade, sexo feminino, apresenta leso de c!rie profunda no dente A4. ) criana mostra,se visivelmente inquieta e a me relata hist"rico de comportamento pouco colaborador em tratamentos odontol"gicos anteriores. 'om ob etivo reduzir a ansiedade da criana frente aos procedimentos odontol"gicos, indica,se a tranquilizao verbal associada 5 prescrio de a) ? gota de levomepromazina para cada 1 Vg de peso corporal, uma hora antes da interveno. b) ? comprimido de lorazepam ? mg, uma hora antes da interveno. c) ? comprimido de diazepam 4 mg, 6B minutos antes da interveno. d) 1 comprimidos de diazepam 4 mg dissolvidos em !gua, uma hora antes da interveno. e) 4 gotas de pimetixeno por quilo de peso corporal, 6B minutos antes da interveno.

317 - Q23279 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ Anestesiologia' ) 8 tratamento restaurador deve ser realizado com o uso de anestesia a) t"pica. b) por bloqueio do nervo alveolar inferior. c) infiltrativa do nervo mentoniano. d) por bloqueio do nervo nasopalatino. e) por infiltrao papilar.

318 - Q23280 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ (ent)sti!a Restaura ora' ) 8 <. <<. <<<. <C. material permitir possibilitar apresentar ser compatvel um restaurador microinfiltra/es preparo estabilidade cavit!rio de deve> marginais. conservador. cor. na boca.

com o tempo que o dente decduo deve permanecer

173

135

#sto corretas )0#*)% as caractersticas que constam em a) <<< e <C. b) << e <C. c) << e <<<. d) < e <<<. e) < e <C.

319 - Q23281 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ Perio ontia' ) 0aciente com ?1 anos de idade, sexo feminino, faz uso de aparelho ortod.ntico fixo e apresenta inflamao gengival generalizada, com sangramento espont3neo. )dicionalmente, observa, se diastema localizado entre os incisivos centrais superiores e retrao gengival nesta regio. ) gengivite na puberdade tem como causas principais a) consumo de sacarose e baixo p$ salivar. b) tabagismo e consumo moderado de bebidas alco"licas. c) estresse e baixo peso ao nascer. d) altera/es hormonais e ac(mulo de biofilme. e) produo de ocitocinas e consumo de carboidratos.

320 - Q23282 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ Perio ontia' ) 8 tratamento da retrao gengival requer a realizao de a) ulectomia. b) frenectomia. c) ulotomia. d) gengivoplastia. e) gengivectomia.

173

136

:)+);<=8%> 6?? , D 6?1 , ) 6?6 , # 6?@ , ) 6?4 , # 6?9 , ) 6?A , + 6?7 , + 6?2 , D 61B , +

321 - Q23283 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ Far&a!ologia' ) 0aciente com 4 anos de idade, sexo masculino, levado pelos pais ao consult"rio odontol"gico 6B minutos ap"s sofrer uma queda no pla[ground. 8 exame fsico mostra feridas na regio do mento. ) criana relata dor e chora muito. 8bserva,se que os dentes 4? e 9? esto intrudos 8 atendimento de urgncia requer o controle da dor infantil por meio da administrao de a) dipirona magnsica ] @B gotasPdose. b) acetaminofen ] ?B gotasPVgPdose. c) paracetamol ] ? gotaPVgPdose at o limite de 64 go,tas. d) dipirona s"dica ] 64 gotasPdose. e) !cido acetil saliclico ] ? comprimido diludo em !gua.

322 - Q23284 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ Ra iologia' ) 'om ob etivo de detectar a presena de fratura "ssea na regio do mento, necess!rio realizar tomada radiogr!fica a) periapical. b) oclusal superior. c) panor3mica. d) interproximal. e) carpal.

323 - Q23285 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) 8 tratamento para os dentes 4? e 9? consiste em

173

137
a) imobilizao por esplintagem. b) extrao em caso de no,pressionamento dos germes dent!rios. c) reposio do osso alveolar e sutura. d) aguardo da reerupo por 1 a @ meses. e) extrao e colocao de mantenedor de espao.

324 - Q23286 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia ) 8 trabalho da equipe de sa(de bucal no atendimento ao paciente implica a distribuio de tarefas, com a participao a) do =%+ na prescrio de analgsico. b) do )%+ no agendamento de consultas. c) do 'D na revelao da radiografia. d) do 'D na confeco de mantenedor de espao. e) do )%+ na aplicao de anestesia.

325 - Q23287 ( Prova: FCC - 200: - TRT - > Regio (*8) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia Pe iatria $ # ontologia ) 0aciente com A anos de idade, sexo masculino, tem indi, cao de restaurao biol"gica no dente 4@. 'onstitui requisito a ser observado pelo profissional ao utilizar o +anco de Dentes> a) processamento do "rgo dental constitudo por esterilizao e hidratao. b) triagem clnica e sorol"gica do receptor com documentao que comprove os resultados. c) assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido e termo de doao pelo doador. d) processamento das estruturas mineralizadas por meio de desinfeco qumica por 1@ horas. e) preveno 5 infeco cruzada por meio da utilizao de equipamentos de proteo individual.

326 - Q26300 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

138
0ara realizar o diagn"stico diferencial de dor aguda, a correta associao entre a condio do paciente, as caractersticas da dor e seus fatores desencadeantes ocorre em

a)

b)

c)

d)

e)

327 - Q26301 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 biofilme dental considerado um fator etiol"gico prim!rio da c!rie. 8s estreptococos do grupo mutans so altamente cariognicos, uma vez que a) produzem polissacardeo extracelular a partir da sacarose. b) colonizam superfcies que descamam, como o acrlico. c) colonizam a cavidade bucal de indivduos edntulos. d) produzem !cido l!tico extracelular a partir do sorbitol.

173

139
e) no produzem !cidos em grande quantidade em p$ menor ou igual a 4.

328 - Q26302 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) <nforma/es derivadas da an!lise do genoma do %. mutans sugerem que essa bactria a) utiliza a reserva de polissacardeos intracelulares para manter a atividade metab"lica na presena de carboidratos na cavidade bucal. b) no pode metabolizar a galactose e o manitol. c) tem no gene dlt um papel importante no processo de sntese e reteno de polissacardeos intracelulares. d) situa no gene gtf a habilidade de manter a estrutura protica da parede celular intacta durante as mudanas de p$ do biofilme. e) apresenta no gene ffh um papel fundamental para a sua agregao ao biofilme dental.

329 - Q26303 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com ?4 anos de idade, sexo masculino, chega ao consult"rio odontol"gico para consulta inicial e apresenta grande ac(mulo de biofilme dental de aspecto pega oso nos dentes anteriores e posteriores. Durante a semiologia da c!rie dent!ria, correto afirmar que a) dentes com stios desmineralizados podem ser cavitados pelo uso de sonda exploradora, que no deve ser utilizada. b) uma cuidadosa profilaxia com evidenciao de placa deve ser feita previamente ao diagn"stico. c) inatividade de les/es de c!rie pode ser observada pelo tipo de microbiota que coloniza esta placa bacteriana. d) a utilizao de sonda exploradora pode promover danos a tecidos hgidos, portanto, deve ser utilizada nos dentes posteriores. e) placa espessa e pega osa caracterstica da presena de polissacardeos extracelulares produzidos por lactobacilos.

330 - Q26304 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) presena de les/es cervicais cavitadas nos dentes ?? e ?6 requer

173

140
a) acompanhamento clnico e radiogr!fico. b) controle da c!rie sem restaurao. c) remineralizao das les/es com fl(or fosfato acidulado. d) preparo cavit!rio limitado 5 remoo do tecido cariado. e) preparo cavit!rio com extenso de preveno.

:)+);<=8%> 61? , ' 611 , ' 616 , D 61@ , + 614 , # 619 , D 61A , ) 617 , ' 612 , ) 66B , D

331 - Q26305 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ (ent)sti!a Restaura ora' ) 0aciente com ?4 anos de idade, sexo masculino, chega ao consult"rio odontol"gico para consulta inicial e apresenta grande ac(mulo de biofilme dental de aspecto pega oso nos dentes anteriores e posteriores. 8 material restaurador de escolha para adequao do meio bucal a) resina de micropartculas. b) cimento de ion.mero de vidro. c) adesivo dentin!rio. d) am!lgama de prata. e) fosfato de zinco e eugenol.

332 - Q26306 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) *o tratamento de defeitos infra,"sseos com a tcnica da regenerao tecidual guiada, os resultados mais satisfat"rios so descritos em defeito a) largo e com duas paredes remanescentes. b) largo e profundo. c) largo e raso.

173

141
d) raso e com trs paredes remanescentes. e) profundo e estreito.

333 - Q26307 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente com 61 anos de idade, sexo feminino, busca no implante dent!rio a resoluo para a perda do dente @@. Durante a avaliao da condio de sa(de geral da paciente, a presena de algumas condi/es constitui contra,indicao 5 reabilitao prottica por meio de implante. ) condio de sa(de e respectiva ustificativa esto corretas em>

a)

b)

c)

d)

e)

173

142
334 - Q26308 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 'om relao 5 morfologia "ssea da regio do dente @@, observa,se uma condio favor!vel 5 instalao de implante convencional tipo +ranemarV quando a) o espao interdental mnimo de @ mm. b) em movimento de abertura, a dist3ncia m!xima entre arcos de 4 mm. c) em ocluso, a dist3ncia mnima entre arcos de 4 mm. d) a largura "ssea no sentido vestbulo,lingual mnima de 1 mm. e) a altura "ssea mnima de 4 mm.

335 - Q26309 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Ra iologia' ) Mtilizando a tcnica do paralelismo, com ob etivo de identificar a dist3ncia horizontal entre o forame mentoniano e o dente @6, a correta angulao do feixe de raios E em relao 5 tangente do arco na !rea entre o forame e este dente a) em 3ngulo de 9BD. b) em 3ngulo de @4D. c) distal. d) mesial. e) perpendicular.

336 - Q26310 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) *a cirurgia periodontal, a escolha do anestsico contendo vasoconstritores adrenrgicos proporciona a) dificuldade na visualizao do campo cir(rgico. b) manuteno do sangramento gengival em nvel mnimo. c) reduo da qualidade do procedimento cir(rgico. d) isquemia p"s,operat"ria. e) exacerbao do sangramento na !rea cir(rgica.

173

143
337 - Q26311 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Perio ontia' ) 8 sucesso clnico da cirurgia periodontal observado pela ausncia de a) reduo de profundidade da bolsa. b) acesso para raspagem e alisamento radicular. c) sangramento 5 sondagem no fundo da bolsa periodontal. d) morfologia da !rea dentogengival que permita o controle da placa. e) placa visvel supragengival.

338 - Q26312 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Perio ontia' ) 0aciente com 16 anos de idade, sexo masculino, refere dor intensa e sangramento que inicia espontaneamente nas margens gengivais na regio dos incisivos inferiores. 8 exame fsico mostra intumescimento dos n"dulos linf!ticos submandibulares. )o exame clnico, observa,se que as papilas gengivais esto edemaciadas e apresentam contorno arredondado. ) remoo de uma camada pseudomembranosa brancoamarelada provoca sangramento e exposio de tecido ulcerado. 8s sinais e sintomas so compatveis com o diagn"stico prov!vel de a) gengivite ulcerativa necrosante aguda. b) gengivite descamativa. c) penfig"ide benigno. d) eritema multiforme exsudativo. e) gengivite estreptoc"cica.

339 - Q26313 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) prescrio do antimicrobiano de escolha e respectivo espectro de ao esto corretos em>

173

144

a)

b)

c)

d)

e)

340 - Q26314 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Perio ontia' ) 8 tratamento da fase aguda deve incluir a) cirurgia a retalho visando 5 eliminao de defeitos teciduais. b) raspagem supragengival ap"s a remisso do sangramento gengival. c) gengivectomia para remoo de crateras profundas. d) gengivoplastia ob etivando impedir o ac(mulo de placa bacteriana. e) raspagem subgengival com intensidade crescente 5 medida que os sintomas diminuem.

:)+);<=8%>

173

145
66? , + 661 , # 666 , D 66@ , ' 664 , # 669 , + 66A , ' 667 , ) 662 , D 6@B , #

341 - Q26315 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ En o ontia' ) *a formulao de um diagn"stico pulpar, a presena de alguns fatores pode indicar pulpite irreversvel, dentre os quais encontra,se a) contato oclusal prematuro. b) exposio pulpar devido 5 c!rie. c) periodontite marginal. d) resposta negativa de dor 5 percusso. e) resposta negativa ao teste pulpar.

342 - Q26316 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Cirurgia' ) Decorridas 69 horas da extrao do dente 1A, paciente com 66 anos de idade, sexo feminino, retorna ao consult"rio odontol"gico com queixa de dor intensa e contnua na regio da interveno cir(rgica. ) paciente queixa,se de odor ftido e relata ser fumante. 'linicamente, observa,se hiperemia na mucosa que circunda a ferida. *o h! supurao e as paredes do alvolo apresentam colorao acinzentada. 8 diagn"stico e plano de tratamento, respectivamente,

a)

b)

c)

173

146

d)

e)

343 - Q26317 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ #rto ontia' ) 0aciente com ?6 anos de idade, sexo feminino, mostra hiperatividade do m(sculo mentoniano, que se contrai para elevar o m(sculo orbicular dos l!bios e efetuar o selamento labial. %eu perfil facial retrogn!tico, com excessiva sobressalincia. #m ocluso, a dentio mandibular encontra,se distalmente 5 maxilar. %egundo a classificao de )ngle, trata,se de m! ocluso de a) 'lasse <. b) 'lasse << diviso ?. c) 'lasse << diviso 1. d) 'lasse <<< funcional. e) 'lasse <<< esqueltica.

344 - Q26318 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) 0aciente com 9 anos de idade, sexo masculino, apresenta h!bito de suco do polegar e mordida aberta anterior. )lm de terapia ortod.ntica para correo da m! ocluso, recomenda,se a) o uso de mtodos restritivos que limitem a movimentao dos braos e mos. b) a eliminao das interferncias oclusais que induzem ao h!bito. c) aguardar o amadurecimento psicol"gico da criana e o abandono espont3neo do h!bito. d) o uso de mtodos psicol"gicos que estimulem o abandono do h!bito. e) a aplicao de medidas punitivas para induzir ao abandono do h!bito deletrio.

173

147
345 - Q26319 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Perio ontia' ) Cisando realizar um procedimento conservador e a manuteno do dente @9 de um paciente do sexo masculino, 1A anos de idade, na elaborao do plano de tratamento considera,se a possibilidade de amputao radicular ThemissecoL, procedimento que poder! ser realizado na )M%^*'<) de a) furca com localizao profunda. b) periodontite marginal severa. c) fratura radicular. d) reabsoro cervical. e) perfurao superficial infectada.

346 - Q26320 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0aciente do sexo masculino, com 62 anos de idade, queixa,se de dor ao morder e relata um procedimento restaurador no dente ?A realizado h! ?B dias. )o exame clnico, observa,se restaurao no referido dente com contato prematuro. )s respostas aos testes de sensibilidade trmica so normais e a dor desencadeada pelo teste de percusso. 8 tratamento indicado a) pulpectomia e restaurao definitiva. b) terapia antibi"tica e proservao. c) instrumentao dos canais radiculares e medicao intracanal. d) apicectomia e proservao. e) a uste da ocluso e acompanhamento.

347 - Q26321 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ En o ontia' ) 0aciente com 2 anos de idade, sexo masculino, sofreu traumatismo nos dentes ?? e 1?. %eu atendimento odontol"gico ocorreu 6 horas ap"s o acidente. *essa ocasio, observou,se sangramento pulpar no dente ?? e fraturas em dentina em ambos os dentes. 8 procedimento indicado para o dente ?? a) pulpotomia parcial com uso de pasta de hidr"xido de c!lcio. b) pulpectomia e reconstruo com resina composta. c) pulpectomia com uso de cimento de hidr"xido de c!lcio. d) esplintagem com fio ortod.ntico.

173

148
e) colagem do fragmento com resina composta.

348 - Q26322 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ Cirurgia' ) 0aciente com ?A anos de idade, sexo masculino, apresenta fratura de c.ndilo mandibular unilateral sem luxao e sem desvio. 'linicamente, observa,se que no h! repercusso na ocluso dent!ria. 8 tratamento consiste em a) terapia cir(rgica para restabelecer a dimenso vertical. b) dieta lquida por duas semanas e observao. c) fisioterapia el!stica para corrigir a ocluso. d) bloqueio maxilo,mandibular. e) osteotomia para recapturar o c.ndilo.

349 - Q26323 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 tratamento incruento ou conservador tem indicao em fratura mandibular a) associada a dis un/es do tero mdio da face. b) relacionada a um tumor. c) com cominuo dos fragmentos e instabilidade. d) com desvio significativo. e) da snfise com desvio pouco significativo.

350 - Q26324 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )o final da realizao de procedimento restaurador em paciente com 14 anos de idade, sexo masculino, o profissional percebeu que as luvas estavam rasgadas. Deve,se realizar a anti,sepsia a) higienizando as mos vigorosamente com escovas de cerdas duras. b) friccionando as mos com !lcool a 6BH. c) utilizando polivinil pirrolidona iodo sobre as mos.

173

149
d) imergindo as mos em saneantes. e) friccionando as mos com gel glicerinado com aloe vera.

:)+);<=8%> 6@? , + 6@1 , ' 6@6 , + 6@@ , D 6@4 , ) 6@9 , # 6@A , ) 6@7 , + 6@2 , # 64B , '

351 - Q26325 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )o final da realizao de procedimento restaurador em paciente com 14 anos de idade, sexo masculino, o profissional percebeu que as luvas estavam rasgadas. )p"s o contato com material biol"gico, o cirurgio,dentista deve a) realizar testes para $<C, se o paciente tiver resultado positivo ou desconhecido. b) iniciar quimioprofilaxia antiretroviral @7 horas ap"s o acidente. c) ser imunizado contra hepatite '. d) ser imunizado contra rubola. e) solicitar teste de sorologia $<C ao paciente.

352 - Q26326 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia $ # onto+e iatria' ) 0aciente com 4 anos de idade, sexo masculino, apresenta les/es cr.nicas cavitadas de c!rie na superfcie mesial dos dentes 4? e 9?. 8 plano de tratamento deve considerar a) a remoo do esmalte sem suporte para execuo de restaura/es adesivas. b) o est!gio incipiente de perda mineral representado pelas cavita/es. c) a previsibilidade de esfoliao dos dentes e a inatividade da doena. d) a necessidade de tratamento invasivo, visando evitar a progresso da doena. e) o est!gio avanado de perda mineral representado pelas manchas brancas.

173

150
353 - Q26327 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) Cisando ao controle dos fatores envolvidos na etiopatogenia da c!rie, o aconselhamento diettico realista inclui a) consumo de frutas frescas ap"s as refei/es. b) substituio da sacarose por sorbitol, que tem efeito anticariognico. c) utilizao di!ria de ciclamato, um substituto da sacarose com valor nutriente. d) controle da freq_ncia de consumo de uva passa e frutas secas. e) proibio do consumo de sacarose refinada.

354 - Q26328 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) *a regulao da comunicao em 8dontologia, o '"digo de Ntica 8dontol"gica considera infrao tica a divulgao de <. especialidades que possuam ou que se am reconhecidas pelo 'onselho Jederal de 8dontologia. <<. crticas a tcnicas utilizadas por outros profissionais ou observa/es desabonadoras sobre sua atuao clnica. <<<. <C. terapias oferta de de tratamento servios que que no no este am devidamente o comprovadas da cientificamente. profisso.

ocasionem

aviltamento

N correto o que consta )0#*)% em a) < e <C. b) << e <C. c) < e <<. d) < e <<<. e) << e <<<.

355 - Q26329 ( Prova: FCC - 200H - TRT - 1H Regio (8#) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) %egundo a 'onsolidao das *ormas para procedimentos nos 'onselhos de 8dontologia, aprovada pela ;esoluo 'J8 96P1BB4, *Y8 da competncia exclusiva do mdico a realizao de a) traqueostomias eletivas.

173

151
b) cirurgia esttico,funcional do aparelho mastigat"rio. c) tratamento de neoplasias das gl3ndulas salivares maiores. d) tratamento de neoplasias malignas. e) retirada de tecido de regio doadora fora da !rea buco,maxilo,facial destinado a enxertos aut"genos.

356 - Q304987 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 material utilizado como selante de fissura > a) resina composta de baixo escoamento. b) resina composta de baixo escoamento para molares em erupo. c) resina composta de alto escoamento ou cimento de ion.mero de vidro. d) resina composta de alto escoamento para molares em erupo. e) verniz com fl(or.

357 - Q304988 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )s finalidades da anamnese e do exame fsico do paciente so, respectivamente, as colheitas de a) sintomas e sangue para exame hematol"gico. b) sinais e antecedentes familiais. c) sintomas e antecedentes m"rbidos. d) sinais e sintomas. e) sintomas e sinais.

358 - Q304989 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0ara complementao dos achados clnicos de uma leso, com vistas 5 elaborao do diagn"stico, pode,se indicar os seguintes exames> a) 'lnico intrabucal e radiogr!fico.

173

152
b) 'itologia esfoliativa e tomografia. c) Qodelo de estudo e ultrasonografia. d) +i"psia e modelo de estudo. e) Qodelo de trabalho e bi"psia.

359 - Q304990 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )s caractersticas de vescula e p!pula, em relao aos conte(dos no seu interior so>

a) b) c) d) e)

360 - Q304991 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) Ieso com aspecto clnico de bolha na mucosa labial inferior, com etiologia de traumatismo mec3nico, sugestivo de> a) Qucocele. b) 'isto de erupo. c) %ialodenite. d) ;3nula. e) %ialolitase.

:)+);<=8%> 64? , ) 641 , ' 646 , D 64@ , # 644 , + 649 , ' 64A , # 647 , + 642 , D 69B , )

173

153

361 - Q304992 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0ara les/es cariosas de cicatrculas e de fissuras, o tecido afetado, para confeco de uma restaurao preventiva, deve ser removido a) com instrumento cortante rotat"rio no ?B2B. b) por ameloplastia seletiva. c) como de Rcavidade adesivaS. d) com instrumento cortante rotat"rio no 6. e) com curetas de dentina.

362 - Q304993 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) corroso da superfcie da restaurao de am!lgama, exposta ao meio bucal, decorrente da formao paulatina de "xidos, que promovem a) infiltrao marginal. b) piora na adaptao da restaurao com o tempo. c) efeito bactericida. d) c!rie secund!ria. e) vedamento da interface dentePrestaurao.

363 - Q304994 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) restaurao de am!lgama, realizada de acordo com a tcnica, depende, para sua reteno na cavidade, (nica e exclusivamente de a) unio qumica com as estruturas dent!rias. b) preparo cavit!rio com ausncia de contorno. c) reteno friccional com as paredes cavit!rias. d) condicionamento !cido do esmalte. e) reten/es adicionais externas.

173

154

364 - Q304995 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )s recomenda/es para proteo do complexo dentino, pulpar para restaura/es adesivas, segundo a profundi, dade da cavidade, so>

a)

b)

c)

d)

e)

365 - Q304996 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) Dentre os principais movimentos realizados pelo f"rceps para luxar um segundo molar permanente inferior esto as press/es a) apical, rotacional e trao. b) vestibular, lingual e rotacional. c) apical, vestibular, lingual e cisalhamento. d) apical, vestibular, lingual e trao. e) apical e rotacional.

366 - Q304997 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0ara a luxao de um dente com f"rceps, este deve ser colocado o mais apicalmente possvel e as foras aplicadas devem ser direcionadas para a parte de

173

155
a) maior resistncia "ssea de forma lenta e gradual. b) menor resistncia "ssea de forma lenta e gradual. c) menor resistncia "ssea de forma r!pida, firme e gradual. d) maior resistncia "ssea de forma r!pida, firme e gradual. e) menor resistncia "ssea tentando remover o dente do alvolo.

367 - Q304998 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) *o bloqueio do nervo alveolar superior mdio, os dentes superiores anestesiados so> a) canino, primeiro e segundo pr,molares. b) primeiro e segundo pr,molares. c) incisivo lateral, canino e primeiro pr,molar. d) segundo pr,molar, primeiro e segundo molares. e) primeiro e segundo pr,molares e raiz msio,vestibular do primeiro molar.

368 - Q304999 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) *o bloqueio do nervo alveolar inferior, os dentes inferiores, do lado anestesiado, so> a) primeiro e segundo pr,molares e primeiro e segundo molares. b) canino, primeiro e segundo pr,molares e primeiro e segundo molares. c) incisivos central e lateral, canino, primeiro e segundo pr,molares e primeiro e segundo molares. d) incisivos central e lateral. e) incisivos central e lateral e canino.

369 - Q305000 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) %o complica/es associadas 5 administrao de anestsicos locais> a) fratura de agulha, trismo e les/es de tecidos moles.

173

156
b) trismo, hematoma e hemangioma. c) fratura de agulha, trismo e fratura radicular. d) paralisia do nervo facial, hematoma e concusso. e) fratura de agulha, parestesia e fstula.

370 - Q305001 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) melhor combinao para o uso preventivo do fl(or em relao 5 c!rie dent!ria, quanto 5 concentrao e 5 freq_ncia na cavidade bucal, > a) grande concentrao de fl(or com alta freq_ncia na cavidade bucal. b) pequena concentrao de fl(or com baixa freq_ncia na cavidade bucal. c) grande concentrao de fl(or com baixa freq_ncia na cavidade bucal. d) pequena concentrao de fl(or com alta freq_ncia na cavidade bucal. e) grande concentrao de fl(or independente da fre, q_ncia na cavidade bucal.

:)+);<=8%> 69? , + 691 , # 696 , ' 69@ , ) 694 , D 699 , + 69A , # 697 , ' 692 , ) 6AB , D

371 - Q305002 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 'om relao 5 doena periodontal cr.nica, os recursos de que o profissional pode lanar mo para efetuar o plane amento teraputico so> a) anamnese somente em casos especiais e exames clnico e radiogr!fico. b) radiografia panor3mica, oclusal superior e inferior. c) investigao superficial da condio sistmica do paciente. d) anamnese, exames clnico, radiogr!fico, modelos e fotografias clnicas. e) exame clnico e somente em casos especiais o exame radiogr!fico.

372 - Q305003 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

157
8s sinais clnicos que melhor descrevem a gengivite associada ao ac(mulo de placa dental so> a) incio da doena na margem gengival e sangramento gengival provocado. b) bolsa periodontal e sangramento gengival espont3neo. c) abscesso gengival e sangramento gengival provocado. d) presena de c!lculo, perda "ssea e sangramento gengival espont3neo. e) placa dental em margem gengival e perda "ssea.

373 - Q305004 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) De acordo com o Qinistrio da %a(de, visando a ateno b!sica em sa(de bucal, os procedimentos clnicos que podem ser indicados para o tratamento da gengivite so> a) raspagem e remoo das bolsas periodontais. b) raspagem e alisamento subgengival. c) raspagem e polimento supragengival profissional. d) uso indeterminado do controle qumico da placa. e) aplicao t"pica de fl(or e polimento subgengival.

374 - Q305005 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) Jrente a um acidente de trabalho com material perfuro, cortante, durante o atendimento de um paciente, fonte, cu a sorologia para $<C desconhecida, o profissional dever!> a) solicitar coleta de sangue apenas do paciente,fonte ap"s duas semanas do acidente. b) ocorrendo novo acidente no ser! necess!rio reiniciar o protocolo. c) iniciar a quimioprofilaxia contra o $<C at @7 horas do acidente. d) retornar 5 consulta para acompanhamento da quimioprofilaxia semestralmente. e) considerar o paciente,fonte como soropositivo se houver recusa em realizar o exame.

375 - Q305006 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia )

173

158
0ara diminuir os riscos de transmisso por sangue e outros fluidos org3nicos o profissional deve tomar os seguintes cuidados> a) quebrar ou retirar agulhas com ateno para descart!,las ap"s o uso. b) desprezar material perfuro,cortante em recipiente com tampa e resistente 5 perfurao. c) colocar os coletores do material perfuro,cortante distante do local onde o procedimento for realizado. d) usar #0< somente nos casos de paciente portadores de doenas transmissveis. e) utilizar agulhas para fixar papis e reduzir a ateno durante o atendimento.

376 - Q305007 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) )s principais doenas que podem ser transmitidas por sangue e outros fluidos org3nicos so> a) mononucleose e tuberculose. b) tuberculose e hepatite. c) mononucleose e con untivite. d) hepatite e sndrome da imunodeficincia adquirida. e) sndrome da imunodeficincia adquirida e meningite.

377 - Q305008 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) orientao sobre os h!bitos alimentares da criana fator importante no sucesso do tratamento e controle da c!rie, de modo que pode,se afirmar que a) em pacientes com atividade de c!rie deve,se controlar a freq_ncia de ingesto de alimentos de consistncia pega osa. b) a instruo alimentar deve ser feita baseada apenas nas condi/es s"cio,econ.micas do paciente. c) o profissional deve informar taxativamente o que se deve comer. d) a instruo alimentar deve ser feita baseada apenas na avaliao do di!rio alimentar. e) o a(car deve ser proibido para a criana durante o tratamento.

173

159
378 - Q305009 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 tratamento endod.ntico em dentes decduos est! contra,indicado em caso de> a) les/es de c!rie profunda e risco de exposio pulpar. b) necrose pulpar e altera/es pulpares degenerativas. c) les/es periapicais ou inter,radiculares extensas e grande mobilidade. d) continuidade da l3mina dura do saco folicular do sucessor permanente. e) boa sa(de geral do paciente infantil.

379 - Q305010 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) #m relao 5s caractersticas anat.micas dos dentes decduos comparativamente aos permanentes pode,se afirmar que apresentam a) a polpa dos molares menos volumosa em relao 5 coroa. b) face oclusal ampla pela divergncia das paredes vestibular e lingual. c) grande espessura de esmalte e dentina circundando a polpa. d) menor constrio no colo. e) maior constrio no colo.

380 - Q305011 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8 contorno final de abertura para o tratamento endod.ntico dos dentes anteriores, normalmente, a) quadrangular. b) trapezoidal. c) elptico. d) circular. e) triangular.

173

160
:)+);<=8%> 6A? , D 6A1 , ) 6A6 , ' 6A@ , # 6A4 , + 6A9 , D 6AA , ) 6A7 , ' 6A2 , # 67B , #

381 - Q305012 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 0ara o diagn"stico clnico de abscesso dento,alveolar cr.nico, o profissional dever! considerar as seguintes caractersticas quanto 5 dor e 5 condio pulpar>

a)

b)

c)

d)

e)

382 - Q305013 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) ) pulpectomia est! indicada em caso de> a) abscesso dento,alveolar agudo. b) pericementite cr.nica. c) necrose pulpar. d) leso inflamat"ria irreversvel. e) granuloma.

383 - Q305014 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) De acordo com o Qinistrio da %a(de, a/es individuais e coletivas em sa(de bucal podem fazer parte do 0rograma %a(de da Jamlia, visando 5 reorganizao da ateno b!sica e ao reordenamento dos demais

173

161
nveis de ateno do sistema local de sa(de, com o intuito de ampliar o acesso da populao 5 sa(de bucal. 0ara isto vm sendo implantadas as #quipes de %a(de +ucal T#%+L. ) #%+ na modalidade 1 deve ser composta por> a) ? cirurgio dentista, ? atendente de consult"rio dent!rio, ? tcnico de higiene dental. b) ? cirurgio dentista, ? atendente de consult"rio dent!rio. c) ? cirurgio dentista, ? atendente de consult"rio dent!rio, ? tcnico de higiene dental, ? mdico da famlia. d) ? atendente de consult"rio dent!rio, ? tcnico de higiene dental. e) ? cirurgio dentista generalista, ? mdico da famlia.

384 - Q305015 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) 8s sinais e sintomas da toxicidade aguda do fl(or so> a) n!useas, dores abdominais, fluorose. b) parestesia, n!useas, hipoplasia. c) n!useas, parestesia, fluorose. d) fluorose, hipoplasia, hipocalcificao. e) diarria, hipotenso, hipocalcemia.

385 - Q305016 ( Prova: FCC - 200H - TRF - F RE8-9# - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ # ontologia ) De acordo com o princpio da paralaxe, ao examinarmos dois ob etos semelhantes que se encontram em linha reta, sobrepostos, deslocando,se o aparelho de raios E para a direita ou esquerda, observa,se que o ob eto mais pr"ximo do aparelho a) deslocar,se,! no mesmo sentido ao movimento do aparelho de raios E. b) deslocar,se,! em sentido contr!rio ao movimento do aparelho de raios E. c) permanecer! na mesma posio original. d) no haver! dissociao de imagens no caso apresentado. e) ficar! distorcido devido 5 movimentao do aparelho.

173

162
:)+);<=8%> 67? , ' 671 , D 676 , ) 67@ , # 674 , +

1 - Q201729 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ Anato&ia A+li!a a = # ontologia $ Ra iologia' ) ac#e$%e co& 29 a$o' de #dade( 'e)o *e&#$#$o( +e& ao co$'u,%-r#o odo$%o,-.#co para u&a a+a,#a/0o rad#o.r1*#ca pr2+#a 3 e)%ra/0o do' de$%e' 17 e 184 )lgumas medidas protetoras para evitar a contaminao do filme radiogr!fico com saliva durante a tomada radiogr!fica intra oral incluem a) a remoo da saliva com uma soluo antissptica ap"s o manuseio e processamento. b) o acondicionamento do filme em envelopes pl!sticos protetores. c) a utilizao de posicionadores previamente autoclavados. d) a utilizao de blocos de mordida descart!veis. e) o acondicionamento do filme em envelopes de papel.

2 - Q201730 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ Anato&ia A+li!a a = # ontologia $ Ra iologia' ) ) tcnica da bissetriz apresenta algumas vantagens em relao 5 tcnica do paralelismo, como a) o registro preciso dos nveis "sseos periodontais. b) a pro eo do processo zigom!tico aparecer acima do !pice dos molares. c) a produo de imagens geometricamente precisas com mnima ampliao. d) a imagem do dente apresentar seu comprimento mais pr"ximo do real. e) a apresentao precisa dos tecidos periapicais com alongamento mnimo.

3 - Q201731 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ Anato&ia A+li!a a = # ontologia $ Ra iologia' ) )o efetuar a tomada radiogr!fica da regio de molares superiores, a paciente mostrou reflexo de n!usea, o que dificultou o posicionamento do filme. )lguns procedimentos auxiliam na soluo deste problema, como a) utilizar a tcnica do paralelismo e, havendo deslocamento do posicionador, minimizar esta situao com o uso de rolinhos de algodo.

173

163
b) posicionar o filme horizontalmente na boca, no plano oclusal, de forma que no toque o palato, e aplicar os princpios da tcnica da bissetriz. c) posicionar o filme verticalmente na boca, no plano oclusal, de forma que no toque o palato, e aplicar os princpios da tcnica da bissetriz. d) utilizar a tcnica da bissetriz e, havendo deslocamento do posicionador, minimizar esta situao com o uso de rolinhos de algodo. e) realizar duas radiografias da regio do terceiro molar, utilizando duas angula/es horizontais diferentes, porm com a mesma angulao vertical.

4 - Q201732 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ Anato&ia A+li!a a = # ontologia $ Ra iologia' ) *o gerenciamento de resduos oriundos da pr!tica odontol"gica, os reveladores utilizados em radiologia a) no requerem tratamento especifico, porm devem ser encaminhados para sistemas licenciados de disposio final. b) devem ser acondicionados em recipientes sob selo dW!gua para posterior recuperao em "rgos ambientais. c) podem ser submetidos a processo de recuperao, reutilizao e reciclagem, uma vez que no apresentam riscos ao meio ambiente. d) devem ser submetidos a processo de neutralizao para posterior lanamento na rede coletora de esgoto. e) necessitam ser encaminhados para disposio final em aterros, devido aos potenciais riscos 5 sa(de das pessoas.

5 - Q201733 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ Anato&ia A+li!a a = # ontologia $ (entisti!a' ) Durante a inspeo visual dos dentes realizada em paciente com 12 anos, sexo feminino, importante observar algumas situa/es, como a) presena de numerosas restaura/es, sugerindo propenso a c!rie dent!ria aliada a cuidados odontol"gicos regulares. b) colorao anormal de um dente, refletindo a incorporao de materiais pigmentados durante a sua formao. c) extrao de numerosos dentes devido a c!rie dent!ria, sugerindo elevada atividade da doena. d) padro generalizado de dentes supranumer!rios, indicando uma doena infecciosa no perodo de formao dos dentes. e) faltas de dentes na !rea superior posterior, sugerindo que os dentes foram perdidos por traumatismo.

173

164

6 - Q201736 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ Anato&ia A+li!a a = # ontologia $ (entisti!a' ) Na e)ecu/0o de u& preparo ca+#%1r#o C,a''e 7 para u&a re'%aura/0o de a&1,.a&a $o de$%e 27( e& u& pac#e$%e de 24 a$o'( 'e)o &a'cu,#$o( de+e-'e co$'#derar a 74 necessidade de prover 3ngulos internos da cavidade arredondados, uma vez que 3ngulos vivos atuam como pontos de concentrao de tens/es e podem levar 5 fratura do remanescente dental. 774 natureza org3nica da dentina, na qual a leso de c!rie progride mais lentamente que no esmalte, requerendo acesso adequado ao tecido cariado, 5s custas de esmalte sadio. 7774 consistncia da dentina como um importante critrio para guiar a remoo de tecido cariado, que deve ser integralmente removido. 784 remoo ou reforo com materiais adesivos de todo esmalte socavado pela remoo de tecido cariado. E'%1 corre%o o que 'e a*#r&a A ENA9 e& a) 7 e 774 b) 7 e 7774 c) 7 e 784 d) 77 e 7774 e) 77 e 784

7 - Q201738 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ Anato&ia A+li!a a = # ontologia $ Esto&atologia' ) ac#e$%e co& 22 a$o' de #dade( 'e)o *e&#$#$o( apre'e$%a co&o que#)a o ?1,#%o *2%#do e dor #$%e$'a $a re.#0o .e$.#+a, do' de$%e' a$%er#ore' do arco #$*er#or4 A pac#e$%e re,a%a e'%ar +#+e$c#a$do &o&e$%o' de e'%re''e( de+#do a co$*,#%o' *a&#,#are'4 O e)a&e c,<$#co &o'%ra u,cera/0o da' pap#,a' #$%erde$%a#' e &ar.e$' .e$.#+a#'( co& a'pec%o carac%er<'%#co de cra%era' e pre'e$/a de er#%e&a4 0ara o tratamento desta afeco, nesta consulta, so indicados alguns procedimentos, #E'#=8> a) prescrever dipirona s"dica 4BB mg para o alvio da dor, com intervalos de @ horas, pelo perodo de 1@ horas. b) instrumentar vigorosamente a regio de incisivos inferiores, visando 5 remoo de dep"sitos grosseiros de biofilme e c!lculo. c) reforar a orientao quanto aos cuidados para a remoo de biofilme dental. d) prescrever bochechos com soluo de digluconato de clorexidina a B,?1H, pela manh e 5 noite, por uma semana.

173

165
e) aplicar anestesia local infiltrativa submucosa previamente 5 instrumentao supra e subgenvival.

8 - Q201721 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ Anato&ia A+li!a a = # ontologia $ %au e +u,li!a' ) ) sa(de bucal a) uma abstrao (til, 5 medida que este estado do indivduo pode subsistir como sa(de parcial de um "rgo ou sistema. b) corresponde a um con unto de condi/es ob etivas e sub etivas que possibilita ao ser humano exercer a mastigao, deglutio e fonao. c) representa uma srie de condi/es sub etivas relacionadas 5 dimenso esttica que permite ao indivduo ter ausncia de doenas. d) parte integrante da sa(de geral do indivduo e est! indiretamente relacionada com as condi/es de saneamento, alimentao e moradia. e) parte insepar!vel da sa(de sistmica do indivduo, porm no guarda relao com seu contexto social e hist"rico.

9 - Q201723 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ Anato&ia A+li!a a = # ontologia $ E+i e&iologia' ) ) abordagem da sa(de como fen.meno coletivo constitui o foco da epidemiologia, que tem como ob eto a) os saberes constitudos sobre a dimenso biol"gica que afetam os fen.menos relativos ao processo sa(de,doena. b) a compreenso que doenas so eventos que ocorrem ao acaso, ainda que tenham relao com uma rede de eventos identific!veis. c) o estudo de sadios e doentes sob a perspectiva biol"gica de cada indivduo, considerando aspectos fisiopatol"gicos e clnicos. d) o pressuposto que a noo de populao perifrica e o estudo das caractersticas das doenas ocupa lugar central. e) a relao entre o subcon unto de doentes e o con unto populao ao qual ele pertence, incluindo os determinantes desta relao.

10 - Q201727 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ Anato&ia A+li!a a = # ontologia $ %au e +u,li!a' ) ) organizao de um sistema de vigil3ncia em sa(de bucal inclui pr!ticas como a) o controle de contaminantes ambientais provenientes de procedimentos cir(rgicos.

173

166
b) a preveno de doenas transmissveis por resduos de metais pesados. c) o controle dos teores de fl(or nas !guas de abastecimento e na !gua mineral. d) a busca ativa de indivduos de baixo risco 5 c!rie dent!ria. e) o controle de doenas no transmissveis associadas a contaminantes.

:)+);<=8%> ?,+ 1,D 6,+ @,D 4,) 9,' A,+ 7,+ 2,# ?B , '

1 - Q201737 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ Patologia e %e&iologia # ontol;gi!as $ Perio ontia' ) ac#e$%e co& 22 a$o' de #dade( 'e)o *e&#$#$o( apre'e$%a co&o que#)a o ?1,#%o *2%#do e dor #$%e$'a $a re.#0o .e$.#+a, do' de$%e' a$%er#ore' do arco #$*er#or4 A pac#e$%e re,a%a e'%ar +#+e$c#a$do &o&e$%o' de e'%re''e( de+#do a co$*,#%o' *a&#,#are'4 O e)a&e c,<$#co &o'%ra u,cera/0o da' pap#,a' #$%erde$%a#' e &ar.e$' .e$.#+a#'( co& a'pec%o carac%er<'%#co de cra%era' e pre'e$/a de er#%e&a4 #ste quadro clnico compatvel com o diagn"stico de gengivite a) idiop!tica. b) hemorr!gica. c) hiperpl!sica. d) cr.nica. e) ulcerativa necrosante.

2 - Q201740 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 RE8-9# (%E) - Analista Ju i!i"rio - # ontologia $ Patologia e %e&iologia # ontol;gi!as $ PAT#L#8-A #RAL' ) ac#e$%e co& 24 a$o' de #dade( 'e)o *e&#$#$o( re*ere ep#'-d#o' recorre$%e'( 'e& &a$#*e'%a/:e' '#'%;&#ca'( de ,e':e' do,oro'a' $a boca( co& dura/0o e$%re 7 e 10 d#a'( que 'e repara& 'e& de#)ar c#ca%r#54 O e)a&e c,<$#co &o'%ra peque$a' =,cera' $a &uco'a buca, $0o quera%#$#5ada( co& d#>&e%ro #$*er#or a 1c&( be& de,#&#%ada'( co& u& ?a,o er#%e&a%o'o e $0o e$durec#da'4 #ste quadro clnico compatvel com o diagn"stico de a) herpes,zoster.

173

167
b) eritema multiforme. c) herpes simples recorrente. d) estomatite aftosa. e) epiderm"lise bolhosa.

:)+);<=8%> ?,# 1,D

9EO @ - Odo$%o,o.#a do Traba,?o Ar%4 674 8dontologia do =rabalho a especialidade que tem como ob etivo a busca permanente da compatibilidade entre atividade em meio ambiente laboral e a preservao da sa(de bucal do trabalhador. Ar%4 684 )s !reas de competncia identificao, avaliao e vigil3ncia dos para atuao do especialista em fatores ambientais que possam constituir 8dontologia do =rabalho incluem> aL risco 5 sa(de bucal no local de trabalho, em qualquer das fases do processo de produoX bL assessoramento tcnico e ateno em matria de sa(de, de segurana, de ergonomia e de higiene no trabalho, assim como em matria de equipamentos de proteo individual, entendendo,se inserido na equipe interdisciplinar de sa(de do trabalho operanteX plane amento e implantao de campanhas e programas de durao permanente para educao dos trabalhadores quanto a acidentes de trabalho, doenas ocupacionais e educao em sa(deX organizar estatstica de morbidade e mortalidade com causa bucal e investigar suas possveis rela/es com as atividades laboraisX realizao de exames odontol"gicos para fins trabalhistasX e, an!lise socioepidemiol"gica dos problemas de sa(de bucal do trabalhador.

cL

dL

eL fL

173

168

173

Potrebbero piacerti anche