Sei sulla pagina 1di 12

PLANO DE NEGCIOS

BEER BIKE PORTUGAL

Lisboa, Maio de 2013

1. Sumrio Executivo O nome do negcio vai ser Beer Bike Portugal e a rea de actividade a do Turismo. A misso ser proporcionar aos clientes um tempo bem passado visitando alguns dos monumentos mais bonitos de Portugal. O mbito do negcio ser colocar disposio das pessoas um veculo em que se possam divertir, beber cerveja, ouvir musica e fazer um passeio cultural a um preo acessvel. Constitui uma aposta inovadora porque no existe nada parecido em Portugal e ser vencedora porque existe um potencial enorme em Portugal para este tipo de negcio. Os recursos humanos necessrios sero poucos j que apenas ser preciso uma pessoa no veculo. Os recursos financeiros sero apenas o investimento inicial da compra do veculo e seu transporte, mais o fundo de maneio para compra de cerveja. O retorno do investimento pelas nossas projeces realistas ser de 2,35 meses.

2. Histrico da Companhia e dos Seus Promotores A ideia de introduzir o negcio da Beerbike em Portugal surgiu quando, por mero acaso, atravs da internet se visualizou o conceito na Alemanha onde existem neste momento 20 veculos espalhados pelo pais. Este conceito j est em Espanha desde 2011 e em 7 cidades diferentes. A empresa que labora em Espanha este conceito tem fbrica de veculos. O objectivo ser criar uma empresa nova com o nome de Beerbike Portugal. Carlos Pinto tem formao em Economia e experincia profissional em gesto de empresas ao nvel financeiro. Eduardo Medeiros tem experincia profissional de gesto de empresas na rea da publicidade e marketing.

3. O Mercado Subjacente Os mercados que se podem explorar sero vrios: - Turistas que queiram conhecer locais histricos da cidade de Lisboa de uma forma saudvel e divertida. Os nmeros de 2011 indicam a entrada de 7,2 milhes de turistas em Portugal. Dos dados relativos a turistas que nos visitaram em 2012 temos os Ingleses em primeiro lugar e os Alemes em terceiro. Estes pases so dos mais consumidores de cerveja mundial, como tal existe um potencial de adeso bastante elevado. - Populao portuguesa em geral que queira celebrar aniversrios, despedidas de solteiro(a), grupos de amigos que se queiram divertir, etc. - Empresas que queiram realizar um evento publicitrio ou que queiram oferecer aos seus funcionrios uma forma diferente de se descontrarem.

4. A Nova Ideia e o Seu Posicionamento no Mercado No mercado portugus no existe nenhum negcio que seja concorrente directo com o nosso projecto, como tal no se pode dizer que exista concorrncia. O que existe so outras ofertas, nomeadamente para turistas, como por exemplo os Segways, os Tuk-Tuk ou os Sightseeing, mas que no so concorrentes directos deste negcio.

5. O Projecto O projecto ser adquirir um veculo empresa espanhola Beer Bike Spain e faze-lo circular em Lisboa. As duas reas que inicialmente se vo explorar sero a zona de Belm e a do Rossio/Baixa j que tm vrios factores positivos para rentabilizar o negcio. Turistas, edifcios e monumentos histricos, centralidade, zonas planas e afluncia de pessoas. Estes sero alguns desses factores positivos. As duas formas mais comuns de negcio sero as seguintes: - Alugar o veculo aos clientes que se dirigem ao local onde o mesmo est estacionado ou onde est a passar, ou seja tambm podem entrar em movimento. - Alug-lo a um grupo fechado, movendo-se o veculo para a localidade onde ir ser celebrado o evento. Tendo em conta o que praticado em Espanha o valor para 1 hora de viagem de 15,00 e d direito a beber a cerveja que se quiser. Durante o percurso existe msica no veculo, e sero servidos amendoins, caju, tremoos, pevides, etc. O veculo fabricado em Espanha pela empresa Beer Bike Spain com as seguintes caractersticas: - Rodas 15 " - 10 assentos com pedais, 12 lugares no total incluindo as laterais. - Capacidade at 18 pessoas. - Pintura com a qualidade habitual de um carro. - Cor a escolher. - Engrenagens com tecnologia de patente espanhola, facilitando o andar de bicicleta e reduzir o rudo. - Pinos, rolamentos e placas Shimano.

- Rdio USB com 2 alto-falantes de 600W. - Bateria que permite utilizar o dispositivo durante um perodo de 5 horas. - Sistema eltrico completo, com fusveis automticos aprovados. - Instalao de cabos dentro do chassis. - Sistema de travagem hidrulico, com travagem s 4 rodas. - Sinais de luzes de posio, travagem e intermitentes, com lmpadas LED. - Aproximadamente 500 kg de peso. - Feito de ferro e alumnio. O preo do veculo de 11.000,00 . O material est homologado e tem um certificado de aprovao CE, com toda a documentao necessria para circular na Europa. Demora cerca de uma semana para fabricar um veculo na fbrica de Espanha. Tem garantia de 2 anos para todo o material, excepto os 10 assentos. Pode ser dirigido por qualquer pessoa, j que se trata de uma bicicleta, tendo em conta que a pessoa deve ter carta de conduo j que aconselhvel saber as regras de trnsito. O veculo pode atingir o mximo de 25km/h. O transporte do veculo de Valncia para Lisboa no est includo no preo. Iremos contactar os dois fornecedores de cerveja em Portugal, a Unicer e a Central de Cervejas, e apresentar o nosso produto. Poder haver interesse destes fornecedores em nos ter como parceiros de negcio quer como fornecedores de cerveja quer como veculo de promoo das marcas que representam.

6. Estratgia Comercial Existem vrias vertentes de estratgia comercial a desenvolver: - Vamos divulgar a ideia na comunicao social em especial na revista Time-Out que est direccionada para uma grande parte do cliente alvo. - Para a o cliente alvo turista teremos informao, com folhetos, nos dez postos de turismo espalhados por Lisboa alm do veculo em pontos-chave. - Para as empresas iremos realizar aces de divulgao atravs de e-mail. - Divulgao atravs da internet tendo como base a plataforma online da Beer Bike Spain. Este acesso gratuito. - Divulgao do negcio atravs das redes sociais. - Possibilidade de fazer deslocar o veculo para zonas onde existam eventos como concertos, festivais, provas de desporto, etc. para ter retorno quer como ponto de venda quer como ponto de divulgao.

7. Projeces Financeiras Calculo aproximado de receitas e despesas do veiculo BEERBIKE Perspectiva de clculo Clientes por hora (18) Horas por semana por pessoa Horas ms N de pessoas necessrias Total por ms em (receitas brutas) H.ms x por pessoa x 18 p. 2.160,00 16 15,00 Mdia real Com xito Com muito xito 6 15,00 12 15,00 20 15,00 80 1 21.600,00 48 1 12.960,00 24 1 6.480,00 1 4.320,00

Ocasional Sem muito xito

2 15,00 4

Despesas fixas - Calculo aproximado Rubrica Autnomo Contabilidade Estacionamento Seguro Publicidade Gastos de transporte Total de gastos aprox. ms 250,00 50,00 80,00 22,00 150,00 25,00 577,00 Excepes Se j autonomo noutras actividades Se tiver noes de contabilidade Se tiver local de estacionamento prprio Sem excepes Gasto voluntrio Em caso de transporte do veiculo

Despesas variveis - Calculo aproximado Rubrica Trabalhador Seguro trabalhador 24h/Ms Gastos com bebidas e comidas Total de gastos aprox. ms 24h/Msx8=192 150,00 1.080,00 1.230,00 Excepes Trabalhar o proprietrio Trabalhar o proprietrio

Receitas 6.480,00

Despesas fixas 577,00

Despesas variveis 1.230,00

Margem lucro aprox. 4.673,00

Amortizao do investimento - nmeses 2,35

8. Gesto e Controlo do Negcio Toda a gesto contabilstica do negcio ser feita por um contabilista externo que entregar mensalmente relatrios financeiros relativos actividade da empresa. Os relatrios sero alvo de anlise minuciosa para, se for necessrio, fazer os ajustamentos necessrios para o bom desempenho do negcio.

9. Investimento Necessrio Baseado nas nossas projeces os fundos necessrios para iniciar a actividade sero de 20.000,00. O retorno do investimento previsto ser de 2,35 meses. Iremos investir com capitais prprios 5.000,00 e ser necessrio fazer um emprstimo bancrio de 15.000,00 atravs de um leasing dando como garantia o veculo adquirido. O risco de falhar muito baixo j que temos em Portugal todas as condies para o negcio ser um sucesso.

Potrebbero piacerti anche