Sei sulla pagina 1di 4

Componentes de hardware e software aplicados Fisioterapia

A Fisioterapia, como tambm todas as outras indispensveis, apesar da sua eficincia, tem suas limitaes. Chega-se a um ponto em que, por mais que se garanta qualidade vida de um deficiente, no h como lhe garantir o exerccio dessa qualidade de vida. Para isso a Fisioterapia conta agora com um importante instrumento para liberao do deficiente, o computador. Os ltimos doze anos marcaram um significativo avano no uso desse recurso no Brasil, e a Fisioterapia, integrada num processo multidisciplinar, caminhou junto, incentivando, experimentando e obtendo resultados positivos no uso clnico do mesmo. Essa tecnologia influencia a fisioterapeuta no sucesso em um tratamento, pois preciso um conhecimento amplo de vrias reas, interpretao de exames de imagem e laboratoriais, que lhe fornecero dados para um diagnstico verdadeiro. E a informtica, a cada dia, vem se firmando como o mais importante e indispensvel instrumento a ser associada a um trabalho de habilitao, reabilitao, educao especial e integrao do deficiente no meio sociocultural. Atualmente j existem muitos softwares e hardwares voltados para a rea da Fisioterapia, como: equipamentos de entrada e sada (sntese de voz, Braille), auxlios alternativos de acesso (ponteiras de cabea, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com deficincia a usarem o computador; sistemas eletrnicos que permitem as pessoas com limitaes moto-locomotoras, controlar remotamente aparelhos eletroeletrnicos, sistemas de segurana, entre outros, localizados em seu quarto, sala, escritrio, casa e arredores. Alguns exemplos de software especficos para reabilitao: BLISS: desenvolvido no perodo de 1942 a 1965 por Charles Karl Bliss, em Sidney, Austrlia. O Sistema rene nove formas bsicas a partir das quais se desenham todos os sinais;

PCS:

Picture Communication Symbols: Foi desenvolvido por Roxane Mayer Johnson em 1981, nos EUA, Califrnia. Agrupa sinais que, em sua maioria, se caracterizam por desenhos lineares e pictogrficos. Permite a incluso de fotos, figuras, palavras escritas ou a combinao destes.

Prancha computadorizada (1): prottipo criado em 1985, pelos Analistas de Sistema, Carlos A. Pulino e Moyss C. Aronis. A prancha construda permitia que, por meio do mais simples movimento, o deficiente pudesse se comunicar e exercer controle sobre o ambiente.

Prancha computadorizada (2): foi desenvolvida pelo engenheiro Jean Michalaros, durante a sua tese de mestrado apresentada na UNICAMP. A prancha tambm permite que, atravs de um simples movimento, que pode ser um movimento de cabea, preenso, piscar de olhos, etc., o usurio selecione uma letra ou smbolo e com eles forme palavras e frases. A prancha permite a utilizao de qualquer sistema de comunicao grfico visual.

COMU: um editor de textos que pode ser acionado atravs de um simples movimento. A escolha de cada letra feita atravs de uma varredura luminosa, primeiro na vertical para que se escolha a linha em que a letra se encontra e, aps a escolha da linha, a varredura feita na horizontal, at que se escolha a letra. O COMU foi desenvolvido pelo engenheiro Jean Michalaros.

DOSVOX: um programa de informtica desenvolvido inicialmente para cegos. Aps cada letra teclada, h uma informao de que letra ou comando do teclado foi pressionado. Aps a escrita de palavras, frases ou textos, possvel que o computador faa a leitura do que est escrito, atravs de um comando no teclado. Esse programa foi desenvolvido pelo prof. Jos Antnio Borges, do Ncleo de Computao Eletrnica, da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BRAIN: Tambm desenvolvido pelo engenheiro Jean Michalaros, o BRAIN um programa que alm da possibilidade de comunicao atravs de qualquer sistema de comunicao grfico-visual e redao de textos, permite um bom controle do ambiente pelo usurio, que pode ligar um aparelho de TV, rdio, acender a luz, abrir um trinco de porta, atender telefone, etc. A sua utilizao tanto se d atravs do teclado do computador como atravs de um acionador, que pode ser um simples piscar de olho. Alm destes h outros como o projeto Mercury que uma plataforma wearable baseada em RSSF (Redes de Sensores Sem Fio) para analise de movimento de pacientes em tratamento de doenas neuromotoras, como Mal de Parkinson, epilepsia e derrame cerebral. Outro software que foi desenvolvido para o acompanhamento e a superviso do tratamento de pacientes de fisioterapia foi o FLEXMETER. Atravs de RSSF, medem-se ngulos articulares de um paciente ao longo de uma sesso de fisioterapia e exibem-se estes dados de trs formas: quantitativamente, atravs do valor numrico e de grficos em funo do tempo, e qualitativamente, atravs de um modelo de computao grfica do paciente. Os seguintes componentes foram adquiridos para este projeto: 01 Lab Development Kit Mini, contendo: 03 Mdulos Bsicos; 03 Bases de Programao (dock station); Outros itens:

04 Mdulos Bsicos adicionais; 06 Magnetmetros; 01 Sensor ECG. O software pode ser dividido em trs grandes blocos: o software embarcado dos mdulos sensores, o software de processamento de dados, a interface com usurio e o banco de dados. Software Embarcado: os mdulos sensores utilizam o TinyOS, um sistema operacional dirigido a eventos projetado especialmente para plataformas com recursos de memria e processamento restritos. Software de Processamento de Dados e Interface com Usurio: o software composto basicamente por dois threads, fora as que controlam a interface grfica com o usurio. Uma destes threads, intitulada Thread Receptora, responsvel por adquirir os dados dos mdulos sem fio atravs do receptor acoplado estao do Fisioterapeuta. A outra, a Thread Processadora, transforma os dados que permanecem em uma rea de dados compartilhada e apresenta os resultados os dados na interface grfica, alm de armazen-los na base de dados. Banco de dados: o sistema utiliza o gerenciador de bancos de dados MySQL para armazenar os dados de pacientes e tratamentos. Os componentes em geral representam componentes de hardware, como mdulos de comunicao ou sensores de temperatura, umidade, acelerao, etc.. As interfaces definem os comandos que os componentes podem realizar, mediante requisio de outros componentes, e/ou eventos que podem disparar, interrompendo outros componentes. A codificao deve ser realizada em nesC, uma linguagem de programao derivada do C.

REFERNCIAS: http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html http://www.larc.usp.br/~cbmargi/flexmeter/docs/monografia-final.pdf http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbsi/2012/0049.pdf

E outas apostilas enviadas pelo Prof. Giovane: edi_04_fisio_i_n.2.pdf; Informtica na Fisioterapia Sistema Multimdia de Apoio.pdf;

Potrebbero piacerti anche