Sei sulla pagina 1di 14

ANLISE COMPARATIVA DA TRANSMISSO SONORA DE DIFERENTES PAREDES DIVISRIAS

Gabriela Schneider de Sousa 1, Katiane Laura Balzan 2


Resumo: O desempenho acstico de um ambiente pode ser diferenciado tanto pela forma e dimenses do ambiente quanto pelos materiais a ele empregados. Atualmente as lajes e paredes cada vez mais delgadas prejudicam as condies acsticas das unidades habitacionais de edifcios. Este trabalho apresenta uma pesquisa na qual foi realizada uma anlise comparativa da transmisso sonora do rudo areo de diferentes paredes divisrias, sendo estas de alvenaria convencional (tijolo cermico furado), gesso acartonado com camada de ar e gesso acartonado com l de PET. Foram analisados estes trs sistemas por serem convencional, pouco utilizado e novo no mercado, respectivamente. As paredes foram executadas uma de cada vez em um ambiente padro composto por duas salas, emisso e recepo, separadas pelo elemento analisado. Foi utilizada fonte sonora para emisso e medidores de nvel de presso sonora, sendo possvel obter a Diferena de Nvel entre as salas. Os ensaios seguiram algumas recomendaes da ISO 140 4, observados em trabalhos j realizados. Para cada parede foram encontrados resultados diferentes conforme o tipo de som emitido. Para todos os ensaios foram emitidos trs sons, estes que so comuns e frequentes e que so considerados rudos, pois diversas vezes so motivos de reclamaes. Os resultados obtidos foram comparados, e pode-se observar que dos trs sistemas de parede divisria a que obteve melhor desempenho foi a de gesso acartonado com camada de l de PET. Alm do bom desempenho observado, a l de PET sustentvel, e o sistema de gesso acartonado traz flexibilidade e rapidez obra. Palavras-chave: Conforto acstico. Desempenho acstico. Paredes divisrias. Transmisso sonora. Acstica em edifcios.

1. Introduo Atualmente, com o aumento da demanda na construo civil, principalmente de edifcios, necessrio se preocupar mais com o conforto acstico do cliente, este que por muitas vezes prejudicado pelo som emitido pelo vizinho devido s condies construtivas do ambiente que no atendem os nveis recomendados para conforto acstico. Para Akkerman (2010), quando os investidores so competitivos eles precisam fazer produtos mais baratos, e isso, na maioria das vezes, compromete a qualidade. O autor cita como exemplo as lajes e paredes cada vez mais finas que, por sua vez, acarretam problemas acsticos, estes que causaro reclamaes, podendo virar processos jurdicos, o que leva os investidores a melhorarem os produtos atendendo s exigncias dos clientes.

1 2

Acadmica de Engenharia Civil, Universidade Comunitria da Regio de Chapec, e-mail: gabi.sousa@unochapeco.edu.br Mestranda em Engenharia Civil, Universidade Comunitria da Regio de Chapec, e-mail: katilaura@unochapeco.edu.br

Rudo comum do dia-a-dia, como o trfego de veculos nas ruas, mais difcil de controlar, devido ao nvel de rudo e o aumento do trfego. Porm, os rudos que ocorrem dentro das edificaes so os alvos de reclamaes, e esses sim podem ser eliminados ou pelo menos amenizados. De maneira geral, os rudos dividem-se em dois grupos: rudos areos e rudos de impacto. Os rudos areos so transmitidos atravs do ar, enquanto os rudos de impacto decorrem da percusso sobre um slido (CARVALHO, 2010). As paredes divisrias de unidades habitacionais tm a funo de controlar o rudo areo. Segundo Bistafa (2006) a parede entre dois recintos reduz a transmisso sonora entre eles, pois ocorrem mudanas do meio de propagao: ar parede e parede ar. Porm, nem todos os materiais aplicados em paredes divisrias possuem bom desempenho acstico. Para Gerges (2000 apud Neto, 2006) as caractersticas de materiais ou dispositivos para isolamento acstico podem ser estabelecidas atravs da determinao de duas grandezas fsicas: Perda de Transmisso (PT) e Diferena de Nvel (D), ambos expressos em decibis (dB). O autor conceitua Perda de Transmisso como sendo a relao logartmica entre a energia sonora transmitida e a energia sonora incidente em uma parede, enquanto a Diferena de Nvel o resultado da reduo do rudo depois do uso de algum dispositivo isolador. Se a Perda de transmisso (PT), tambm chamada de ndice de Reduo (R), for alta, significa baixa transmisso de energia acstica e vice-versa. Paixo (2002, apud Neto, 2006) explica que a Perda de Transmisso (PT) no se baseia, somente, nas caractersticas dos materiais, porque sofre a interferncia de fatores relativos ao ambiente, como o volume e a absoro, o que a torna diferente da Diferena de Nvel Sonoro (D). De maneira geral, a PT depende da espessura do material, da absoro e da frequncia do som emitido. Para Gerges (1992), a PT aumenta 6 dB quando duplicada a massa. Porm, isso vlido at a frequncia crtica, onde ocorre o fenmeno de coincidncia, ou seja, a frequncia do som emitido se assemelha frequncia que faz o material entrar em vibrao, o que reduz a PT. Na obra de Costa (2003) so apresentados valores da atenuao do rudo (R) para parede simples de tijolos cermicos a uma frequncia de 500 Hz, sendo que no caso do tijolo furado tem-se um R de aproximadamente 40 dB.

J no caso de uma divisria de gesso acartonado de 12,5 mm de espessura com camada de ar de 25 mm, o valor de R de aproximadamente 28 dB. Se houver substituio da camada de ar por uma l mineral de mdia densidade, esse ndice aumenta para aproximadamente 35 dB (CARVALHO, 2010). Com o intuito de comparar o desempenho desses sistemas de paredes, foi realizado o experimento descrito no presente artigo. Os ensaios foram f realizados em campo para obteno de valores de Diferena de Nvel (D) (D entre duas salas semelhantes. 2. Materiais e mtodos O ambiente escolhido para ensaio consiste em uma sala de estar de um apartamento em uma obra em andamento, com paredes e teto rebocados rebocado e laje sem camada de regularizao (Figura 2.1). 2.1)

Figura 2.1: Ambiente escolhido para ensaio

Nesta sala foram construdas as paredes estudadas, uma de cada vez, dividindo a sala em duas, uma sala de emisso (SE) e outra de recepo (SR). Sendo assim, para ara maior semelhana entre salas as aberturas de porta foram fechadas, e foram instaladas duas portas para acesso s s salas (Figura 2.2).

Figura 2.2: Modificaes

avaliadas foram: divisria de gesso acartonado com Os paredes divisrias avaliadas camada de ar (P1); divisria de gesso acartonado com camada de l de PET (P2) e parede rebocada de tijolo cermico furado (P3). As placas utilizadas para P1 tinham dimenses de 1,20 x 2,90 m e espessura de 1,25 cm, e camada de ar de 7,5 cm de espessura. espessura A divisria foi montada com perfis metlicos (guias e montantes) parafusados no cho, no teto e nas paredes laterais, onde as placas foram fixadas depois com parafusos. As juntas receberam tratamento com fita especial e posteriormente as frestas foram fechadas com massa para gesso (Figura 2.3).

Figura 2.3: Divisria de gesso acartonado (P1)

Para a P2 foi utilizada a mesma divisria, substituindo a camada de ar por uma camada de l de PET, PET sendo esta de densidade 15 Kg/m e mesma espessura de 7,5 cm (Figura 2.4).

Figura ura 2.4: L de PET (Fonte: TRISOFT, 2010)

No caso da P3 foram utilizados tijolos cermicos de dimenses 9 x 14 x 24 cm, assentados a chato (caracterstica da obra), com juntas horizontais e verticais com espessura de 1 cm e revestida com uma camada de reboco reboco em ambos os lados na espessura de 1 cm (Figura 2.5).

Figura 2.5: Parede de tijolo cermico (P3)

Para a execuo do ensaio foram necessrios aparelhos de emisso emis e medio sonora. A fonte emissora utilizada foi um aparelho de som potente para atingir o nvel de intensidade sonora necessrio. necessrio Para a medio do nvel sonoro em ambas as salas foram utilizados dois decibelmetros digitais. Porm, apenas um decibelmetro decibelmetro tinha a funo Datalogger, ou seja, a funo de gravar os registros para descarregar posteriormente no

computador. Sendo assim, o aparelho que no possua essa funo foi colocado na SE, onde os registros seriam semelhantes para todos os ensaios. Informaes gerais do decibelmetro (SE): modelo DEC 420, nvel de medio de 30 a 130 dB (30 80 dB; 50 100 dB; 60 110 dB; 80 130 dB), resposta rpida e lenta (fast e slow), curvas de ponderao A e C, valor mximo. Informaes gerais do decibelmetro (SR): modelo DL 4200, iluminao do display, nvel de medio de 30 130 dB (30 80 dB; 50 100 dB; 80 130 dB; 30 130 dB), curvas de ponderao A e C, funo DataLogger, tempo de resposta rpida e lento (fast e slow), valor mximo e mnimo. Alm dos aparelhos de medio de nvel sonoro foi utilizado tambm um termo-higrmetro para verificao da umidade relativa do ar e temperatura ambiente antes da realizao de cada ensaio, sendo que a partir de uma umidade de 80% pode haver interferncia no resultado. Para cada ensaio foram emitidos trs tipos de som, cada um com uma intensidade diferente. Os trs sons foram gravados em um CD e no primeiro dia de ensaio, antes das 7h, foram definidos de acordo com a faixa de normalidade para cada um deles (Quadro 2.1).
Quadro 2.1: Nvel de intensidade dos sons emitidos nos ensaios

Nome Som 1 Som 2 Som 3

Tipo de som Fala humana (conversao em tom normal) Msica em volume alto Liquidificador

Intensidade (dB(A)) 50 70 80 90 > 90

Os ensaios foram realizados nos domingos durante a manh e tarde, pois foi observado que o dia de menos trfego, contribuindo para a realizao dos ensaios. O experimento foi realizado baseado em algumas recomendaes da ISO 140-4, descritas no trabalho de Paixo e Gerges (2004). Sendo assim, foram determinados dois pontos de posio de fonte na SE e cinco pontos de posio do medidor de nvel sonoro na SR (Figura 2.6).

Figura 2.6: Esquema do ensaio

Os aparelhos de medio foram configurados para registrar o nvel de intensidade ntensidade com a curva de ponderao A, por se aproximar da percepo do ouvido humano, e o tempo de resposta lenta (slow), pois esta utilizada para medio de nvel de som mdio, enquanto fast utilizada para sons de pico. O ensaio ocorreu da seguinte forma: cada som foi emitido e medido durante 1 minuto, 15 vezes em cada posio de fonte, fonte, considerando o valor mximo registrado neste intervalo (Figura 2.7).

Figura 2.7: Emisso, PF1

Das 15 emisses, o nvel de presso (NPS) foi medido 3 vezes em cada ponto da SR (Figura 2.8).

Figura 2.8: Recepo, PM1

As leituras de recepo foram registradas na memria do decibelmetro, onde posteriormente foi possvel obter tambm o mximo valor entre os registrados em cada minuto. Desta forma, ao final do ensaio de cada parede, foram obtidos 90 valores de emisso e 90 valores de recepo, sendo 30 deles para cada tipo de som. 3. Resultados e discusses A partir dos valores obtidos no ensaio de cada parede foi determinado um nvel de presso sonora mdio de emisso e outro de recepo recep para cada som atravs da equao proposta por Gerges (1992). 1 NPS 10 log 10 M

(1)

Alguns valores de recepo foram desconsiderados devido alta variao em relao ao demais, fato observado nos grficos pela existncia de picos, o que se deve principalmente interferncia de trfego. trfego. Tambm foram desconsiderados alguns valores de emisso, devido variao da distncia entre fonte e medidor, fato corrigido nas demais s medies.

Com o NPS mdio de emisso e o de recepo foi determinada a Diferena de Nvel (D). Abaixo so apresentados os valores mdios de NPS e a D para a divisria de gesso acartonado com camada de ar (Tabela 3.1).
Tabela 3.1: Diferena de nvel para P1

P1 Som 1 Som 2 Som 3

NPSSE (dB(A)) 78,52 92,44 100,56

NPSSR (dB(A)) 52,69 67,17 69,08

D (dB(A)) 25,83 25,27 31,48

Como pode ser observado, a D para os sons 1 e 2 muita prxima, porm ambos so diferentes da D obtida para o som 3. Isso demonstra bem o que foi mencionado em relao ao comportamento dos materiais, este que depende muito da natureza do som que est sendo emitido. No caso acima o sistema de gesso acartonado com camada de ar se comporta melhor como barreira de um som de liquidificador do que para o som de uma conversa, com um aumento de 6,21 dB(A) em relao a esta. J no caso da divisria de gesso acartonado com camada de l de PET foram obtidos resultados diferentes para os sons 1 e 2 (Tabela 3.2).
Tabela 3.2: Diferena de nvel para P2

P2 Som 1 Som 2 Som 3

NPSSE (dB(A)) 77,21 91,87 97,43

NPSSR (dB(A)) 51,5 58,81 62,19

D (dB(A)) 25,71 33,06 35,24

Novamente o melhor desempenho foi observado na emisso do som de liquidificador, com um acrscimo de 9,53 dB(A) em relao conversa e 2,18 dB(A) em relao msica. Para o caso da parede de tijolo cermico foram obtidos os resultados apresentados abaixo (Tabela 3.3).

Tabela 3.3: Diferena de nvel para P3

P3 Som 1 Som 2 Som 3

NPSSE (dB(A)) 78,90 92,23 100,03

NPSSR (dB(A)) 47,08 63,26 68,26

D (dB(A)) 31,82 28,97 31,77

Neste caso houve pouca melhoria do desempenho entre o som de conversa e liquidificador, com um aumento quase insignificante. Porm, em relao msica, a emisso do som de liquidificador apresentou aumento de 2,8 dB(A). Todos os resultados obtidos levam em considerao a estrutura da sala e no somente o elemento divisor, ou seja, h colaborao dos elementos das salas, piso (laje sem camada de regularizao), paredes rebocadas e teto rebocado. Porm, conforme Neto (2006), a) quando a densidade superficial do elemento divisor igual a dos elementos adjacentes, a transmisso por via direta igual transmisso por via indireta; b) quando a densidade superficial do elemento divisor menor que a dos elementos adjacentes, a transmisso ocorre essencialmente pelo elemento separador, sendo a influncia da transmisso marginal desprezvel. Desta forma, considera-se que a maior parcela foi transmitida pelo elemento divisor nos trs casos, podendo-se fazer uma comparao entre eles (Figura 3.1).

38 36 34 32 30 28 26 24 22 Som 1 Som 2 Som 3

D (db(A))

P1 P2 P3

Figura 3.1: Grfico da diferena de nvel para cada tipo de som

possvel observar que a divisria com camada de ar obteve os resultados mais baixos para os sons 2 e 3. O principal fator a falta de algum material absorvente entre as placas. Tambm possvel que o motivo para o baixo desempenho seja a estrutura metlica, pois possui ligaes parafusadas. Neste caso, os parafusos funcionam como ponte acstica, transmitindo o som de uma sala para outra. Com a aplicao da l de PET entre as placas de gesso, a msica e o som de liquidificador apresentaram maior Diferena de Nvel em relao aos resultados da divisria sem a l, com um aumento aproximado de 31% para a emisso da msica e 12% para o liquidificador. possvel observar um aumento da D de aproximadamente 8 dB(A) e 4 dB(A) para a msica e o liquidificador, respectivamente. Esse aumento est prximo do proposto por Carvalho (2010), onde a aplicao de material absorvente entre as placas de gesso aumenta de 6 dB a 9 dB, sendo que esses valores de Carvalho (2010) referem-se ao ndice de Reduo, e no somente Diferena de Nvel. Desta forma, se considerar o volume da sala e rea de absoro conforme equao de R o desempenho seria ainda maior. Obviamente esse aumento da D corresponde a uma reduo do rudo, sendo que, para o ouvido humano, a reduo a partir de 3 dB(A) j perceptvel, e uma reduo de aproximadamente 10 dB(A) no rudo equivalente reduo da metade do rudo. Ou seja, com a aplicao da l de PET, o rudo que chega sala de recepo quase a metade daquele que chega sem a l. Porm, com a aplicao da l de PET, no foi observada praticamente nenhum aumento da D no caso da conversao. Conforme a Trisoft (2010) que apresenta dados do material testado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnolgicas), onde a absoro da l aumenta quando aumenta tambm a frequncia, o coeficiente de absoro da l baixo para baixas frequncias. Sendo assim, no h grande eficincia do conjunto para esse tipo de som. Alm disso, esse baixo desempenho pode ter relao com a frequncia crtica, onde a frequncia do som emitido a mesma que faz a parede entrar em ressonncia, transmitindo ento a maior parte do som para a outra sala. No caso da parede de tijolo cermico furado, pode ser observado que apresentou melhor desempenho para a conversao. Uma das hipteses para tal fato a espessura da parede (16 cm), pois com maior espessura, maior a

capacidade da parede de absorver ondas de baixa frequncia que, por sua vez, possuem maiores comprimentos de onda. Mas para o caso da msica e do som de liquidificador essa parede no to eficiente, pois no possui material absorvente para as frequncias mais altas como o caso da divisria de gesso com a l. Porm, para as trs opes de parede, em todos os sons emitidos, exceto para P3 no som 1, o Nvel de Presso Sonora na sala de recepo est acima do recomendado na NBR 10152/1987, onde o nvel de conforto acstico para uma sala de estar est entre 40 dB e 50 dB. Tambm analisando o quadro de classificao de isolamento (Quadro 2.2), as trs paredes estariam entre isolamento pobre e bom, considerando que h mais uma parcela a ser considerada juntamente com a D, que somado seria o R.
Quadro 3.1: Classificao do isolamento (Fonte: Gomez, 1988)

Qualificao do Isolamento Pobre Regular Bom Muito Bom Excelente

Perda de Transmisso < 30 dB 30 a 35 dB 35 a 40 dB 40 a 45 dB > 45 dB

Condies de Audio Compreende-se a conversao normal facilmente atravs da parede. Ouve-se a conversao em voz alta, mas no se entende bem a conversao normal. Ouve-se a conversao em voz alta, mas no facilmente inteligvel. A palavra normal inaudvel e em voz alta muito atenuada, sem compreenso. Ouve-se muito fracamente os sons muito altos.

Outro fator importante o custo de cada material. Alguns valores aproximados so apresentados baseados em cotao de algumas empresas, considerando material e mo-de-obra (Tabela 3.1).
Tabela 3.1: Custo aproximado de cada parede

Opes de parede Tijolo cermico furado (9x14x24), rebocada Gesso acartonado com camada de ar Gesso acartonado com l de PET

Preo (R$/m) 51,00 55,00 68,00

A opo de tijolo cermico a que possui menor custo. Porm, analisando o desempenho acstico associado rapidez de execuo e flexibilidade, a divisria de gesso acartonado com camada de l de PET mais vivel. Considerando o caso desta anlise realizada, se substituir a alvenaria de tijolos cermicos por gesso acartonado com camada de l de PET, pagando R$ 17,00 alm, seria possvel reduzir em torno de 4 dB(A) a mais do rudo provocado por uma msica, o que no aparenta uma grande melhoria, mas, como j mencionado, perceptvel ao ouvido humano, sendo melhor para o usurio. 4. Consideraes O conforto acstico no somente um diferencial de um empreendimento, nem um servio que deve ser cobrado a mais, pois um direito de todo indivduo. O rudo pode ocasionar alguns sintomas como a irritabilidade, que vai totalmente contra o conceito de bem estar, o que deveria ser o reflexo de uma moradia. O local de moradia o resguardo dos problemas de trabalho, do barulho do trnsito, do cansao do dia-a-dia, ento este precisa ser um lugar de conforto. Focando o conforto acstico, neste trabalho foi possvel observar que de algumas opes atuais de paredes, a divisria de gesso acartonado com l de PET obteve os melhores resultados. Embora no caso de uma conversao ela no tenha apresentado melhor eficincia, conveniente ainda dizer que a melhor opo, pois o rudo de uma msica de alta intensidade ou de um liquidificador em potncia mxima mais indesejvel que o som de uma conversa. O sistema convencional de tijolo cermico furado, segundo os resultados, no a pior opo, pois apresentou boa Diferena de Nvel. Porm, importante salientar que os tijolos estavam deitados, gerando maior espessura da parede. Mas se forem assentados em p (cutelo) provvel que esse resultado diminua, tornando o sistema menos eficiente simplesmente pela disposio do material. De modo geral, pelo estudo apresentado, a aplicao de um material absorvente auxilia na isolao sonora. Como a Diferena de Nvel foi maior para sons de maior frequncia, pode-se afirmar tambm que a absoro do material aumenta quando aumenta tambm a frequncia do som, fato demonstrado por Carvalho (2010). Sendo assim, associando material isolante, mas no muito reflexivo, como o gesso, e material absorvente, como a l de PET, tem-se uma boa alternativa para o

conforto acstico de um ambiente. Porm, preciso ainda mais que isso para melhor atender as recomendaes das normas. necessrio ainda repetir os ensaios com equipamentos mais completos e precisos para afirmar as hipteses feitas e os resultados obtidos, possibilitando uma melhor anlise dos materiais. Referncias AKKERMAN, Schaia. Barreiras acsticas. Tchne, ed. 161, p. 22-24, mar. 2010. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10152: nveis de rudo para conforto acstico. Rio de Janeiro, 1987. BISTAFA, Sylvio Reynaldo. Acstica aplicada ao controle do rudo. So Paulo: Blucher, 2006. cap. 9. CARVALHO, Rgio Paniago. Acstica arquitetnica. 2. ed. Braslia: Thesaurus, 2010. COSTA, Ennio Cruz. Acstica tcnica. So Paulo: Blucher, 2003. GERGES, Samir N.Y. Rudo: fundamentos e controle. 1. ed. Florianpolis: S.N.Y. Gerges, 1992. GOMEZ, G. O. Acustica aplicada a la construccin. El ruido. Santiago de Cuba: Ediciones ISPJAM, 1988. NETO, Nestor Alves dos Santos. Caracterizao do isolamento acstico de uma parede de alvenaria estrutural de blocos cermicos. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2006. Disponvel em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/acustica/download/DISSERTA/diss_nestor.pdf>. Acesso em: 05 out. 2010. PAIXO, Dinara Xavier; GERGES, Samir Nagi Yousri. Perda de transmisso sonora em paredes de alvenaria de tijolo macio cermico. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2004. Disponvel em: <http://seer.ufrgs.br/ambienteconstruido/article/viewFile/3566/1962>. Acesso em: 05 out. 2010. TRISOFT. L de PET: Isosoft. So Paulo, 2010. Disponvel em: <http://www.trisoft.com.br/site/index.php/em-destaque.html>. Acesso: 10 set. 2010.

Potrebbero piacerti anche