Sei sulla pagina 1di 13

Apontamentos Histria do Jornalismo

O jornalismo comea a partir dos finais do sc. XVI e sc. XVII. No entanto h outras manifestaes sculos anteriores. Por volta de 1440 surge a imprensa de Guttenberg, meados do sc. XV (no h datas exactas). Guttenberg permite que se comece a impresso em srie. Aperfeioou um processo anterior. Na realidade j existiam outros processos, com cubos em madeira que iam detorando as letras, Guttenberg facilitou o processo de impresso. A Bblia de 42 linhas foi o primeiro exemplo de impresso em srie. A tcnica de Guttenber foi utilizada at ao final do sc XIX. A imprensa escrita e a imprensa impressa estiveram sempre interligadas, mantendo-se sempre ao mesmo tempo. Em Portugal, com o Pblico, que o jornal sofreu algumas alteraes na impresso. Trouxe uma redaco informatizada, dai a alterao no modo de impresso. Ao contrrio da maioria que ainda utilizava tcnicas de impresso rudimentares. A partir do sc. XVI as noticias manuscritas e impressas comeam a revelar um caracter jornalstico.

Venzeza Avizi
Em Veneza existia uma indstria de boletins informativos avizi- podiam ter caracter mais pblico ou privado, destinando-se a divulgar algo. Surgem em Veneza pois esta era um importante local de passagem. Todos os mercadores atracavam ali. Era uma espcie de centro comercial do mundo. Ao mesmo tempo, noutros pases, comeou a surgir tambm folhetos informativos: Frana, Alemanha. Alguns dos Avizi eram vendidos a mercadores que procuravam notcias econmicas. A periocidade ganha importncia e era uma das caractersticas para algo ser considerado jornalismo. Como o que era transmitido nos avizi interessava, comearam a ser cobrados. Quem tivesse jeito para a escrita era escolhido e normalmente eram conhecidos por gazeteiros pois a moeda do local era essa.

Ao serem pagos propiciam que as pessoas se liguem mais quilo. Que se entreguem mais tarefa. H uma aproximao da profissionalizao. Os avisi eram manuscritos; Os diferentes poderes comeam a interessar-se pela potencialidade dos Avizi. Os monges copistas ainda existiam, o que acontece em simultneo com o surgimento dos novos mtodos de impresso. Carlos V, em 1521, emitiu o edito de Warns que limitava qualquer difuso, impresso e leitura que no tivessem aprovao religiosa. tambm no sc. XVI que surge a lista de livros proibidos.

Caso Portugus
Em Portugal as 1s notcias impressas surgem em 1626/1630. 200 anos depois da inveno de Guttenberg. Chamavam-se folhas volantes e relaes. Tengarrinha, historiador de Jornalismo, um dos mais importantes historiadores da imprensa portuguesa. A 1 notcia tinha como ttulo Relaes Foi assinada por Manuel Severim de Faria, clrigo e escritor. identificado, muitas vezes, como o primeiro jornalista portugus. Criaram os anurios, revistas com alguma espessura, que relatava uma histria ou vrias da poca. Podem ser considerados embrionrias, no jornalismo, mas no eram peridicas. Contavam epopeias que aconteciam durante anos. Eram limitadas em termos de impresso. Folhas noticiosas, circulavam por toda a Europa, e assemelhavam-se mais ao jornalismo. Eram sobre variados temas e de grandes dimenses. Os avizi foram o mote para estas folhas noticiosas. A forma de impresso que era indiferenciada. Tengarrinha fez um levantamento das folhas noticiosas e dos seus temas. A expanso martima, relaes entre povos e questes religiosas ocupavam a fatia maior dos temas.

As notcias da corte, do clero, seguiam-se como temas seguintes. A informao geral (Portugal e estrangeiro) tambm eram pretenses. Pois havia uma intensa troca de ligao a outros pases. As descries de batalhas tambm eram abordadas. Notcias sobre Lisboa eram preponderantes. Jorge Pedro Sousa, historiador do jornalismo portugus, diz que a mais antiga folha noticiada foi editada em Itlia em 1470 e relatava a queda de Constantinopla. Incunbulo, obra impressa na poca da inveno da tipografia. O primeiro incunbulo portugus foi editado em 1487, que se tenha conhecimento, e chamava-se o Pentateuco. Foi escrito em caracteres hebraicos e foi feito na oficina de um judeu (Samuel Bagon). O primeiro incunbulo impresso em portugus chamava-se Tratado de Confissom em 1488/1489. Os caracteres mveis permitiram o reforo das lnguas. As 1s folhas noticiosas surgiram em Portugal no sc. XVI, a que h conhecimento, uma vez que se pensam que existiram desde o sc. XV. Para Tengarrinha foi o afundar da nau algarvia a 1 notcia de folha noticiosa, em 1556, naufrgio que se deu nos Pases Baixos. Foi a impressa em Lisboa, escrita por Manuel Rangel, tinha 23 pginas. Lancini diz que a 1 relao foi em 1620. A de um naufrgio do galio S. Joo, que se perdeu em 1552. No se sabe quem foi o autor mas foi publicada um livro com 20 pginas. Esta pode ser considerada uma emergncia do jornalismo moderno. As relaes de Manuel Severim de Faria tinham vrios temas que constituam um compndio do que ia acontecendo no pas. Foi editada e reeditada em 1626/1627. Os 1s peridicos portugueses chamavam-se Gazetas de Restaurao e foram publicados em 1641. Eram muito influenciadas pela La Gazeta de Frana- Deixaram de ser publicadas em 1647/1648. Dizia-se que pendiam para D.Joo IV. Manuel de Galhegos foi o 1 director. Eram caras, dirigiam-se a um pblico restrito e havia muito analfabetismo. Em 1633 surge uma nova publicao em Portugal: O Mercrio Portugus e era feita pelo poltico Antnio de Sousa Macedo. H quem o considere o 1 jornalista portugus pois a forma como escrevia era j muito jornalstica: concisa; comea em 1633 e termina em 1667 (julho).

Ao longo do sc. XVII no se conhece nenhuma publicao peridica portuguesa. No sc. XVIII so raras as publicaes que surgem e que so duradouras.

Sc. XVIII, Sc. XIX Portugal


Em Portugal, em 1745 surge o 1 jornal oficial portugus. A gazeta de Lisboa teve um exemplar em 1755 sobre o terramoto de Lisboa. Teve vrios nomes. Em Abril de 1986 passa a Dirio da Repblica. Foi um jornal com uma evoluo acentuada pois passou a peridico, ainda que no jornalstico. 1750 1777 reinado executivo de Marqus de Pombal, h o retrocesso do jornalismo. Apesar do Marqus ter uma relao prxima. 1767 1768 real mesa sensria fez desaparecer todas as notcias. O Marqus fez surgir novas formas de jornalismo especializado: culturais, cientficos. poca do iluminismo: O marqus continua a utilizar o caracter da censura mas menos acentuado. A gazeta literria dirigida por um padre, era dirigida para um pblico aqueles que j tinham conhecimento enciclopdico. erudito,

Sc. XVIII e XIX so sculos proliferadores do jornalismo especializado e vem revelar o gosto do pblico. Continham publicaes voltadas para o divertimento e humor. Surgem aps as invases francesas para satirizar o invasor. Antes das invases eram crnicas clandestinas. Recorriam ilustrao para intensificar a mensagem passada e para os mais entendidos se reverem. A gazeta de Lisboa, aps as invases, era a nica a publicar notcias. Surge o jornalismo destinado ao pblico feminino, contendo o que importava s mulheres, notcias ligadas ao quotidiano, ao amor, vida das mulheres da alta sociedade (pois eram literrias, tinham passes para adquirirem as publicaes). Isto acontecia pois nestes sculos surge a poca pr-romntica e a poca romntica. A imprensa assume este carcter cor-de-rosa. A Histria do amante liberal e A experincia amorosa so alguns destes ttulos femininos. Isto ser importante para o fortalecimento do jornalismo. Houve um reforo do jornalismo especializado.

No sc. XIX comeam a surgir os 1s quotidianos, O Dirio Lisbonense O surgimento dos dirios traz a impresso 2x por dia. Sc. XIX difcil para a poltica portuguesa, invases, vo influenciar a imprensa portuguesa. Tengarrinha desconfia da influncia das invases francesas e atribui mais responsabilidade aos lderes locais (clero). Durante as invases francesas, os ttulos portugueses eram Pasquins- folhas soltas, panfletos. O leal portugus, Gazeta de Lisboa, Telgrafo Portugus, Mapa Politico, O Mensageiro, Publicao de publicaes portuguesas feitas a partir de Londres, O espelho e o Portugus. Com contedo antifrancs. Tambm a partir do Brasil se publicavam ttulos A gazeta do Rio de Janeiro e O Patriota. rgos oficiosos da corte portuguesa no Brasil. A gazeta de Lisboa, rgo propagandista, falava das vantagens das invases, estava ao servio de Junot. O Dirio do Porto que no era dirio, tambm propagandeava as invases francesas. Na Blgica e na Holanda os franceses tiveram muita resistncia para controlarem a imprensa, ao contrrio de Portugal. Depois da sada das tropas francesas e sobretudo a partir de 1820 com a implementao do liberalismo, comea a haver mais jornalismo ao saber das lutas e dos comandantes. O decreto de 4 de Julho de 1821 (segundo Tengarrinha) estabelece pela 1 vez a liberdade de imprensa em Portugal. Mas, na prtica este decreto nunca se concretizou totalmente. A 30 de Setembro de 1822 jurada a constituio liberal, surge a liberdade de expresso. Todos os cidados podem, sem estarem sujeitos a censura prvia manifestar a sua opinio. 1820 a 1823 a criao jornalstica foi muito intensa, em Portugal. Em 1828 D.Miguel foi proclamado como rei absoluto: terminam ambas as liberdades. H um retrocesso. Os miguelistas perseguem os jornalistas sendo condenados morte, Jos de Sousa Bandeira foi condenado fora. Escritores, jornalistas e liberais emigram para Frana e Inglaterra e conspiram atravs de publicaes. Tambm vo para a Ilha da Madeira, dos Aores (totalmente anti-liberal), na ilha Terceira.

Em 1834 assina-se a paz entre as duas faces mas as lutas continuam. A instabilidade mantem entre 1834/1851, perodo do Cabralismo. Cabral, lei de 22 de Dezembro de 1834. Segundo Tengarrinha esta promulgao que favorecia a liberdade de imprensa no se verificava na prtica. A instabilidade reflectia-se. Predominavam as publicaes clandestinas pois eram a nica forma de se operar. Em 3 de Agosto de 1850 sai a lei da polis, que tem como base a promoo da liberdade de imprensa mas acabou por fazer o oposto. Em 1851 foi revogada e comea-se a conhecer uma facilitao da actividade jornalstica em Portugal. O jornalismo comea a ter mais desenvolvimento e floresce. nesta altura que comea a surgir alguns ttulos. 1865 surge o Dirio de Noticias, Eduardo Coelho. 1 Jornal de venda ambulante em Portugal. Traz receitas publicitrias que fazem deste jornal o 1 penny press, muito mais baratos do que os outros. Em 1875 havia 33 penny press. O 1 jornal a ter um anncio foi a Gazeta de Lisboa em 1715. O Dirio Popular, 1866. Acabou em 2006. Este jornal era diferente dos outros. JN de 1888. O sculo 1881. O Comrcio do Porto era rival do JN, ligava-se indstria e ao comrcio. O Porto era ligado ao comrcio do vinho do Porto. O Correio da Manh foi criado em 1975. no seculo XIX que surgem os jornalistas remunerados, em Portugal. Antnio Rodrigues Sampaio, liberal, Politico e jornalista foi remunerado para fazer textos de notcias interpretados. No era um reprter pois era tambm politico.

Caso Francs
Renaudot, Gazette, Journal des Savants, Mercure, Danckoucke

At chegar ao caso francs passamos por vrias publicaes avulsas, no peridicas. 30 de Maio de 1631 surge a Gazette o primeiro jornal francs pois j tem periodicidade. Estava nas mos da famlia Renaudot. Filantropo, poca, homem emergente das Luzes. Era amigo do cordeal, aliana que facilitou a criao do Gazette. Esta ligao poltica foi fundamental para esta publicao. De 1631 a 1749 a famlia Renaudot manteve o privilgio desta publicao.

A Gazette comeou por ser um semanrio. Havia uma relao estreita com o estado. A impresso era assegurada por entidades responsveis. Tinha variada informao mas a influncia do estado era evidente. Era uma publicao, tal como todas as francesas, mais literrias e no tanto informativas. O Journal des Savants e O Mercure eram, a par da Gazette, os jornais mais influentes de Frana. O primeiro de caracter mais literrio e o segundo mais cientfico. A Gazette tinha 4 pginas. Em 1642 a Gazette duplicou as suas pgs e passou a publicar os Extraordinrios (suplementos). Traziam diversa informao que, por um motivo qualquer, no tinha lugar no corpo do jornal. Chegou a vender 12 mil exemplares. Era vendida por assinatura. Havia diferenciao entre os assinantes. Os mais ricos recebiam 1 do que os mais pobres. Introduz os vendedores ambulantes quase na totalidade. Permitia a impresso regional. Finais sc. XVII e sc. XVIII acontecem grandes mudanas. H cada vez mais interessados em consumir informao. Com a burguesia houve um impulso muito maior. Comeou-se a apostar nos mais novos, surgindo assim as 1s universidades. Cresce o consumo da imprensa e literatura. Sc. XVIII poca iluminista. Clareza, razo, saber; surge a enciclopdia por dois autores franceses. Panckoucke tambm participou numa enciclopdia. O saber enciclopdico, por vezes, adquire um sentido negativo pois a enciclopdia no d a fonte primria. Isto traz um pblico mais informado, mais participativo, mais expositivo. Aparece a censura, a autocensura: No vou publicar isto para no ser vtima de represlias. Quanto maior for a censura mais difcil emitir a opinio. Surge uma empresa noticiosa, pois no havendo informao interna, ia-se procurar ao estrangeiro. Assim nasce, com Charles Panckoucke, 1 magnata da imprensa francesa, um grupo de jornais que tentavam ultrapassar estes problemas. O que estrangeiro melhor do que nacional Assim, Panckoucke, cria o jornal Histria e Politica impresso em Paris mas que era dito que era impresso em Genebra.

Comprou O Mercure, a Gazette (de Frana) e juntou-a ao seu ncleo de informao (1875). Comea a surgir a imprensa de anncios. Ainda havia imprensa manuscrita. 1779 foram fechados 31 jornais. No sc. XVIII estabelecida a liberdade de imprensa (1789). 1795 a Constituio de Frana, estabelece a liberdade de imprensa. As impresses manuscritas e impressas coexistia. A imprensa diria era impressa as folhas revolucionrias eram manuscritas para escapar censura. 1789/1795 deu-se a proclamao da independncia de imprensa. O artigo 355 da constituio francesa. 1797 fechou o 1 jornal comunista. O regime Napolenico reforou a quebra da liberdade de imprensa. Dai tantos fechos. Napoleo organizou o 1 gabinete de imprensa que contemplava o nome dos directores, leitores e autores dos jornais. A censura estendeu-se aos livros. Alguns artigos de jornais eram redigidos pelo gabinete de comunicao. Este regime estendeu-se aos territrios arquivados a Napoleo, nomeadamente em Espanha. Para Napoleo, as gazettas valiam mesmo 300 mil homens. Tinha a ideia de que os jornais so mais perigosos do que os exrcitos. No caso portugus no se sabe a repercusso destas mudanas pois o povo era analfabeto, poucos eram os que liam os jornais. Sc. XIX, a publicidade surge como investidor. No sc. XIX, fruto da revoluo industrial h uma revoluo no design e impresso dos jornais. A qualidade aumenta. H o desenvolvimento das vias de comunicao, nomeadamente dos caminhos-de-ferro. Esta melhoria dos transportes pblicos e dos correios vo estar na origem da Revoluo Americana. A partir do sc. XIX podemos pensar numa imprensa mais globalizada.

Com o surgimento do telgrafo, desenvolveu-se as agncias noticiosas. Comeam por transmitir as mensagens por pombo-correio. Tudo isto estreitou as relaes de comunicao e propiciou o surgimento do jornalismo de massas e da penny press.

Filme: Citizen Kane de Orson Welles, 1941


Retrata de forma fiel a transformao e emergncia do jornalismo, a emergncia das mulheres; News of the March anuncia a morte de Charles Foster Kane, dominou 37 jornais, fbricas de papel e rdio. Havia quem o considerasse um fascista. Os jornais de Kane, durante 40 anos denunciavam qualquer assunto pblico. 1916 candidatou-se a governador. Com a grande depresso os jonais de Kane sofrem. O jornal s funcionava 12h/dia. Kane fala que as noticias acontecem 24h/dia. Ensina truques para o jornalista conseguir entrevistas. O ardina vendia jornais na rua gritando o ttulo dos principais notcias. Tiragem do Inquirer- 26 mil 495 mil 684.162 mil S os homens aparecem como jornalistas. Surge uma mulher como jornalista a quem atribuda a coluna social. Constri uma pera para a nova esposa porque no optou em detrimento da esposa e me do seu filho. Manipula as pessoas por causa do seu poder (a mulher no sabe cantar e ele no deixa o professor despedir-se). Rosebud era o nome do tren dele, quando era jovem. Assim como a infncia dele. Este filme tem muito de bom e muito de mau. Mau: sensacionalismo, manipulao. Bom: jornalismo 24h/dia, profissionalizao do jornalismo, as mquinas, os ttulos, qualidade grfica, melhoramento de impresso, a investigao jornalstica.

Filme: All the Presidents men


Retrata de forma fiel o que se passou no Watergate. Caso mais emblemtico do jornalismo de investigao. Washington Post ganhou um poltico. Testemunha chamava-se garganta funda. Uma aluso ao local onde se encontravam, numa garagem. No se faz investigao sem o apoio das chefias Atentar as fontes. 1 de Junho de 1972 Comea com a chegada do Presidente Nixon ao Capitlio. Tomada de posse. Tentam arrombar o edifcio Watergate, sede do partido democrtico. Woodward, jornalista, comea a investigar este assalto misterioso. Todos trabalhavam para a CIA. Washington Post Jornal que denunciou. Comeou a interrogar pessoas, como bibliotecrias e assistentes. Pergunta o poder quem tem a fonte que o informa. Vai-se encontrar com uma fonte a um estabelecimento deserto. Investigam a lavagem de dinheiro. Dois jornalistas pouco conhecidos mas que procuram ao mais nfimo pormenor. O chefe apoia-os e confia na sua informao. Vo a casa de uma mulher que trabalha para o comit e diz ter destrudo papis. Woodward comea a perder a esperana mas Bernatein continua. Acusam um alto cargo da justia de estar envolvido, ao que o chefe responde: espero que estejam certos. No posso fazer a reportagem pelos meus reprteres. Tenho de confiar neles. Nixon renuncia, aps dizer que no o faria.

Pontos nos is Ilustrao, torna o jornal apelativo e permite a passagem de crtica atravs da caricatura. A Choldra Espcie de estatuto editorial, 1 pgina indica ao que se vo comprometer.

O jornalismo moderno dos EUA


O jornalismo moderno surge nos EUA, no final das guerras coloniais. Benjamin foi um defensor do auto governo. O 1 semanrio nova-iorquino surgiu em 1725 e chamava-se The New York Gazete. A lei do selo, foi uma lei que estabelecia que todos os jornais que circulavam nos EUA deveriam trazer selo. Mas como o selo era britnico, o dinheiro iria parar a Inglaterra. Isto fez com que comeassem a proliferar jornais clandestinos e folhetos propagandsticos. Samuel Adams conduziu a revoluo antibritnica e comea a gerir um jornal em 1748. O imposto do ch (Boston tea Party). Em 1775, 23 das 37 publicaes eram de cariz revolucionrio. Depois da independncia dos EUA (4 de Julho de 1776) a imprensa continuava a ter muita influncia. Antifederalista, Jefferson defendia a existncia de jornais sem gorvernos, em detrimento de um governo sem jornais. No sc. XIX surge o penny press, nos EUA. Os EUA so uma nova e jovem nao. O desenvolvimento das redes de transportes fazem com que os EUA comearam a lutar de igual para igual, o avano social, a publicidade. O The New York Sun em 1833 era editado por Benjamin Day e inicia o penny press. Apostavam na informao de cariz sensacionalista e econmico. 6 de Maio de 1835 surge o Harold, dirigido por Gordon Bennett, que j tinha sido jornalista, o que o permitia ir mais alm. Investia no crime, aumentou as tiragens, Tinha correspondentes externos e internos o que diversificava a informao e originava novas seces como o desporto e as finanas. A influncia politica e social

deste jornal era mnima. Como era muito sensacionalista era visto como o jornal do povo. 1840 Harold foi acusado de blasfmia. Considerado pouco credvel. 1841 surge o the New York Tribuns era dirigido por Horase Greeley , religioso, j tinha tentado criar outros jornais, era jornalista, comeou aos 15 anos. Queria que o jornal fosse srio mas popular. Afastou-se do Harold mas nunca conseguiu as tiragens deste. Trouxe uma edio dominical, que tinha uma grande influncia em todo o pas. Greeley foi o 1 jornalista a publicar uma entrevista em formato pingpong (pergunta, resposta). Superou a influncia do Harold sem nunca superar as tiragens do mesmo. 1851 surge o New York Times, jornal de referncia e de enorme lucro, tambm ele um penny press.

Agncias Noticiosas
As agncia noticiosas, servios rpidos, objectivos, rigorosos e atuais (sc. XIX), vo permitir que os jornais possam ter informao de todos os cantos do mundo. A 1 agncia foi a Havas, francesa, criada por Charles Havas, e uma das mais importantes da europa, criada em Paris por volta da dcada de 30, do sc. XIX. Usava pombos-correio. Deu origem ao France press. Trabalhavam dois alemes. Wolff e Reuters juntam-se. Quando se deixam os pombos-correios e se passa para o telgrafo, este muito dispendioso. Com a existncia de vrias agncias, propicia-se a troca de informao. Nos EUA a primeira agncia foi a Associated Press New York de caracter informativo e cooperativo. Era resultado da juno de vrios jornais nova iorquinos, dividindo despesas e lucros. Actualmente, abandonou o New York e constituiu uma reorganizao da actual AP (associated press). 1907 surge United Press Association, que originou a UPI. 1900 surge uma agencia de noticias pela mo de William Randolph Hearst. Tass foi criada em 1925 na URSS. Ligada as classes privilegiadas. Depois de 1992 mudou para Inter Tasse. William Russel foi o 1 correspondente de guerra.

Potrebbero piacerti anche