Sei sulla pagina 1di 14

DIVERSIDADE ARQUIVSTICA E POLTICAS DE ARQUIVOS1

Resumo A formulao e implementao de polticas pblicas arquivsticas no Brasil supe a produo de conhecimento sobre a diversidade arquivstica brasileira. A formao de arquivistas, os concursos pblicos e a produo de conhecimento em anos recentes expressam alguns dos aspectos que ilustram a diversidade arquivstica brasileira. So sugeridos tpicos que podem nortear uma agenda de investigao sobre a diversidade arquivstica brasileira. Palavras-chave: Polticas arquivsticas. Diversidade arquivstica. Pesquisa arquivstica.

Jos Maria Jardim


Dr. em Cincia da Informao, Professor do Departamento de Cincia da Informao da Universidade Federal Fluminense. josemariajardim@yahoo.com.br

ARCHIVAL DIVERSITY AND ARCHIVAL POLICIES Abstract Formulation and implementation of archival public policies in Brazil requires knowledge production on the Brazilian archival diversity. Archival education, public contests and the production of knowledge in recent years illustrate some aspects of the Brazilian archival diversity. Some topics of a research agenda on the Brazilian archival diversity must be considered. Key-words: Archival policies. Archival diversity. Archival research.

Artigo baseado no trabalho apresentado no XV Congresso Brasileiro de Arquivologia, realizado em Goinia, de 30 de junho a 4 de julho de 2008.

PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 46-59, abr. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br

46

1 INTRODUO Nos ltimos anos vm sendo ampliados no Brasil os debates sobre a formulao, desenvolvimento e avaliao de polticas pblicas arquivsticas. Esse tema ocupa hoje, felizmente, um lugar de destaque na discusso arquivstica em nosso Pas. Est presente nos congressos, nas salas de aula, na produo de literatura arquivstica, nos concursos pblicos para arquivistas etc. O debate tem se dado mais em funo da ausncia do que da presena dessas polticas, razo pela qual mostra-se bastante oportuno. As reflexes a respeito, provocadas em especial por recentes pesquisas sobre o tema, revelam cada vez mais a complexidade de elementos envolvidos no desenho e implementao das polticas pblicas no campo dos arquivos. Demonstram tambm que a construo de polticas pblicas vai muito alm da retrica legal e do discurso governamental auto-referente que ao longo dos anos tem sido uma frequente caracterstica no cenrio arquivstico brasileiro.

2 POLTICAS ARQUIVSTICAS So vrias as interpretaes sobre polticas arquivsticas. Essa noo, porm, carece ainda de maior verticalizao conceitual entre os diversos atores envolvidos nos vrios momentos da formulao, implementao e anlise de polticas pblicas arquivsticas. Entende-se por poltica pblica arquivstica, nestas observaes,
o conjunto de premissas, decises e aes - produzidas pelo Estado e inseridas nas agendas governamentais em nome do interesse social - que contemplam os diversos aspectos (administrativo, legal, cientfico, cultural, tecnolgico, etc.) relativos produo, ao uso e preservao da informao arquivstica de natureza pblica e privada (JARDIM, 2006).

Um aspecto singular parece ser fundamental quando analisamos ou gerenciamos polticas pblicas arquivsticas. Trata-se da diversidade da nossa realidade arquivstica, expresso da diversidade que marca um pas como o Brasil. Essa diversidade est presente no decorrer da nossa histria e no quadro da contemporaneidade brasileira. Sob tal perspectiva, um pressuposto a ser mais bem contemplado nos debates sobre o tema que as aes na formulao, implementao e avaliao de polticas arquivsticas no
PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 46-59, abr. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br

47

podem prescindir de um profundo conhecimento dessa diversidade: tanto da diversidade brasileira quanto, a inserida, a diversidade arquivstica brasileira.

3 DIVERSIDADE E DESIGUALDADE ARQUIVSTICAS BRASILEIRAS A diversidade brasileira , sem dvida, um eixo interpretativo dos mais ricos para tentarmos entender o Brasil, seu percurso histrico, seus desafios atuais e eventuais cenrios futuros. No por acaso, a ideia de diversidade est presente em grande parte das chamadas interpretaes do Brasil a partir do sculo XIX. De imediato, um caminho de interpretao sedutor, porm complexo e sofisticado como perspectiva de anlise. At porque, abordado de forma menos profunda, podemos gerar leituras repletas de clichs sobre essa diversidade. A tal ponto que afirmarmos que o Brasil o pas das diversidades pode ser, sem os devidos cuidados, um grande clich. No se pretende aprofundar aqui a respeito de como a diversidade se faz presente em vrias manifestaes do pensamento social brasileiro, especialmente aps 1822, nos projetos modernistas, nas perspectivas ideolgicas democrticas e tambm nas autoritrias. Alguns traos, porm, parecem recorrentes no reconhecimento da nossa diversidade, tomada, a princpio, na maioria das interpretaes do Brasil, como um atributo positivo: - nossa diversidade geogrfica; - nossa diversidade populacional; - nossa diversidade cultural; - nossa diversidade social; - nossa diversidade econmica. Aps os anos 1980, com a retomada da democracia, o discurso da diversidade tende a cruzar-se com outro eixo que, de um lado, tambm uma das possibilidades de interpretao do Brasil, e por outro, constitui-se em norteamento poltico para vrios projetos. Trata-se da igualdade. Igualdade como projeto poltico em seu confronto direto com a desigualdade, suas causas e consequncias na vida social brasileira.

PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 46-59, abr. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br

48

Torna-se, a partir de ento, mais frequente a percepo, no campo acadmico e nos movimentos sociais, que a diversidade brasileira incompreensvel sem que se leve em conta a desigualdade que a caracteriza. Portanto, em torno dessas duas categorias (diversidade e desigualdade) que propomos a seguir algumas hipteses e questes sobre a geografia arquivstica brasileira. Esse , afinal, o universo a partir do qual e para o qual, espera-se, as polticas pblicas arquivsticas sejam formuladas, executadas e avaliadas em nveis nacional, estadual e municipal. Embora muitos de ns convivamos, em vrias dimenses da nossa atuao profissional, com distintas situaes que apontam para a diversidade e desigualdade arquivsticas no Pas, sabemos ainda pouco dessa realidade. Avanamos muito, nos ltimos 20 anos, na produo de diagnsticos e censos arquivsticos de escalas variadas. No entanto, dispomos de uma escassa literatura e poucas pesquisas que assegurem um conhecimento mais profundo para apoiar determinadas iniciativas de polticas pblicas em arquivos. Trata-se, portanto, de reconhecermos que esbarramos atualmente na necessidade de ampliarmos nossos conhecimentos sobre a diversidade e a desigualdade arquivstica brasileira para, entre outras possibilidades, nutrirmos qualitativamente os processos de formulao, implementao e avaliao de polticas pblicas. Vale observar que a ausncia desse conhecimento no significa necessariamente um convite inrcia dos agentes pblicos responsveis por polticas arquivsticas. Nem tampouco um obstculo construo dessas polticas. muito provvel que o incio de um processo de formulao de uma poltica pblica arquivstica contribua para um maior conhecimento da diversa realidade arquivstica brasileira. Supondo, claro, que tenhamos uma compreenso de que essas polticas, num contexto democrtico, suscitam indagaes e busca de respostas dos mais diversos atores do Estado e da sociedade e no apenas das instituies arquivsticas. Se os agentes incumbidos da formulao de polticas pblicas levaro em conta a necessidade de maior conhecimento dessa diversidade arquivstica, imprevisvel. No entanto, a pesquisa cientfica pode inserir novos elementos na esfera pblica e influenciar a qualidade do debate e, muito provavelmente, as aes e atores polticos envolvidos numa dada poltica.

PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 46-59, abr. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br

49

Reconhecemos, mediante experincias diversas, que nossa realidade arquivstica provavelmente to diversa e desigual quanto o Brasil. Porm, no conhecemos suficientemente, mediante a pesquisa e a difuso cientfica, como e quanto se produz, se reproduz, se modifica essa realidade diversa e desigual. Portanto, esse quadro sugere que as instituies arquivsticas, responsveis pelas polticas arquivsticas, tenham como um objetivo prioritrio a aquisio de mais conhecimento sobre o universo que (ou deveria ser) objeto dessas polticas. Assumir tal objetivo , em si, uma deciso poltica com evidentes consequncias tcnico-cientficas na gesto das instituies arquivsticas. Isso significa no apenas assumir as tarefas clssicas de gerenciar o acesso, preservao e documentos sob guarda da instituio e atuar de formas variadas nos arquivos correntes e intermedirios da esfera de governo na qual se encontra o arquivo. Coloca-se tambm a necessidade de coletar e interpretar com dinamismo, periodicidade e transparncia informaes sobre o meio-ambiente da instituio, seja a administrao pblica ou a sociedade em geral. Isso requer desde estudos de usos e usurios da informao arquivsticas em diversos contextos at, por exemplo, o recenseamento dos arquivos privados de um estado ou municpio.

3.1 A PRODUO DE CONHECIMENTO ARQUIVSTICO A produo de conhecimento arquivstico no est mais, especialmente a partir dos anos 1990, restrita s instituies arquivsticas. tambm um dever das universidades. Possivelmente essa atribuio das universidades ser mais eficazmente cumprida se resultar de dilogos permanentes com os arquivos pblicos. Tais dilogos so ainda raros e pouco densos no caso brasileiro. A interlocuo entre a universidade e os arquivos poderia e deveria ser incentivada por ambos universos, quase sempre em estado de desconhecimento mtuo. Ainda que as universidades venham se ampliando como espao de produo de conhecimento arquivstico, h uma aparente distncia entre a quantidade de cursos de Arquivologia que temos hoje e a qualidade e quantidade de conhecimento arquivstico produzido nesse cenrio. Formamos atualmente uma quantidade significativa de arquivistas, porm aparentemente ainda produzimos pouco conhecimento arquivstico nas universidades
PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 46-59, abr. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br

50

mesmo reconhecendo um crescimento nesse sentido, sobretudo a partir do incio dos anos 1990. Por outro lado, a produo de conhecimento arquivstico que emerge das instituies arquivsticas historicamente um lcus privilegiado de produo de saber arquivstico no se faz acompanhar de suficiente difuso desse saber. Os arquivos pblicos brasileiros ainda difundem muito pouco o saber que, supe-se, emerge das prticas arquivsticas que desenvolvem. Com base em algumas pesquisas (concludas e em curso), sero abordadas a seguir trs situaes que ilustram alguns dos aspectos da nossa diversa e desigual realidade arquivstica.

3.2 CURSOS DE ARQUIVOLOGIA A institucionalizao do campo arquivstico brasileiro nas ltimas dcadas apresenta uma forte relao com a formao de arquivistas pela universidade. Entre 1977 e 2008, foram criados 14 cursos de Arquivologia no Brasil, cuja distribuio geogrfica a seguinte:
Quadro 1 Distribuio geogrfica da cursos de Arquivologia no Brasil
Curso Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal Fluminense - UFF Universidade Federal do Esprito Santo - UFES Universidade Estadual Paulista - UNESP Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Universidade Federal do Rio Grande - FURG Universidade Estadual de Londrina - UEL Universidade de Braslia - UNB Universidade Federal da Bahia - UFBA Universidade Estadual da Paraba - UEPB Universidade Federal da Paraba - UEPB Universidade Federal do Amazonas - UFAM Regio Sudeste Sudeste Sudeste Sudeste Sudeste Sul Sul Sul Sul Centro-Oeste Nordeste Nordeste Nordeste Norte Estado Rio de Janeiro Rio de Janeiro Esprito Santo So Paulo Minas Gerais Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Paran Distrito Federal Bahia Paraba Paraba Amazonas Criao 1977 1978 1999 2003 2008 1977 1999 2008 1998 1991 1998 2006 2008 2008

PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 46-59, abr. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br

51

Constata-se um crescimento contnuo na criao de cursos universitrios de Arquivologia, com maior nfase nos ltimos dez anos. Dos 14 cursos citados, 10 (71%) foram criados a partir de 1998. Essa tendncia oferta de cursos superiores de Arquivologia parece expressar uma demanda cada vez mais acentuada por parte da sociedade e do Estado em relao atuao de arquivistas nos setores pblicos e privados. Esse crescimento, no entanto, ocorre num cenrio ainda muito desigual no que toca oferta regional dos cursos de Arquivologia. Assim, 36% dos cursos esto na regio Sudeste, 28% no Sul, 22% no Nordeste, 7% no Centro-Oeste e 7% no Norte. A concentrao de cursos de Arquivologia nas regies Sul e Sudeste (64%) sinaliza uma desigualdade ainda maior nas possibilidades de formao de arquivistas no Pas. Essa desigualdade revela-se tambm numa oferta concentrada em nove estados e no distrito federal, o equivalente a apenas 37% das unidades da federao.

3.3 LITERATURAS ARQUIVSTICA: 1990-2006 Outro aspecto que sinaliza a profunda desigualdade no cenrio arquivstico brasileiro diz respeito produo e difuso de literatura arquivstica. Costa publicou em 2007 uma anlise sobre a literatura arquivstica publicada no Brasil entre 1960 e 2006, incluindo ttulos de autores brasileiros e estrangeiros.2 A partir desse levantamento, selecionamos, para esta reflexo, os livros publicados no perodo 1990-2005, num universo de 40 ttulos.3 Como pode ser constatado nos quadros abaixo, a desigualdade arquivstica revela-se numa concentrao de 92% de publicaes na regio Sudeste. O Centro-Oeste responde por 5% e a regio Sul por 3%. As regies Norte e Nordeste so invisveis nessa geografia arquivstica.

Costa (2007) utilizou como critrio fundamental para constituio do seu universo emprico as obras selecionadas com mais de 49 pginas, publicadas, editadas e/ou traduzidas no Brasil entre 1960 e 2006. Conforme o autor, O total de livros encontrados foi de 77 obras. Desses, 57 autores so brasileiros (74%) e 9 so organizadores (11,6%) de livros que renem artigos de vrios autores sobre temas especficos. Os livros de autores internacionais, traduzidos e publicados no Brasil, atingem o nmero de 12 (15,6%), considerando que a ISAD(G) no foi traduzida por um nico autor, e sim por uma comisso realizada pelo Arquivo Nacional. A mdia anual de livros publicados 1,6 livro por ano. (COSTA, 2007, p.12).
3

Adotou-se 1990 como marco referencial, pois a literatura da rea indica um aumento crescente da produo bibliogrfica arquivstica a partir dessa data.

PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 46-59, abr. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br

52

3.4 CONCURSOS PBLICOS PARA ARQUIVISTAS: 2004 A 2008 Nos ltimos anos aumentou significativamente talvez em propores inditas no Brasil o mercado de trabalho para arquivistas no setor pblico, mediante concursos pblicos. Em pesquisa realizada entre maro e junho de 2008, identificamos e analisamos 68 editais de concursos pblicos para arquivistas no perodo 2004 a 2008. O universo da pesquisa foi constitudo por editais publicados na internet.

PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 46-59, abr. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br

53

No universo pesquisado, constatou-se que entre 2004 e 2008 ocorreu um aumento progressivo de concursos pblicos para arquivistas: 2004 - 11% 2005 - 11% 2006 - 22% 2007 - 22% 2008 - 34% As instituies pblicas para as quais foram destinadas as vagas para arquivistas encontram-se majoritariamente concentradas no eixo Centro-Oeste/Sudeste do Pas.

Em termos percentuais, observa-se a seguir a distribuio regional das instituies pblicas para as quais foram destinadas as vagas dos concursos realizados: Regio Norte - 5% Regio Sul - 6% Regio Sudeste - 39% Regio Centro-Oeste - 40% Regio Nordeste - 10% No que se refere esfera governamental, a maioria dos concursos visou o governo federal, sendo ainda muito escassa a oferta de vagas nas esferas municipal e estadual.

PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 46-59, abr. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br

54

O setor governamental mais contemplado pelos concursos foi o Executivo (82%), especialmente o federal, seguido - em escala muito menor pelo Judicirio (16%) e o Legislativo (2%). Neste caso, a geografia arquivstica brasileira apresenta forte densidade (CentroOeste/Sudeste), embora no reproduza a tendncia concentrao no eixo Sul/Sudeste quando se trata de cursos de Arquivologia e da difuso de literatura arquivstica. Como ponto comum nos trs exemplos anteriormente apresentados, observa-se que a regio Sudeste apresenta um evidente protagonismo, seguida das regies Sul e Centro-Oeste. O Norte e o Nordeste brasileiros ainda permanecem numa situao perifrica, apesar de avanos significativos dessas regies nos ltimos anos em termos arquivsticos. Vrios outros aspectos poderiam ilustrar nossas diversidade e desigualdade arquivsticas. Apesar dos exemplos apresentados, tampouco se pretende reduzir essa diversidade e desigualdade a aspectos regionais. Um maior conhecimento a respeito provavelmente revelaria outros elementos caractersticos desse cenrio.

4 EM BUSCA DE UMA AGENDA DE PESQUISA ARQUIVSTICA A necessidade de produo de conhecimento sobre o cenrio arquivstico brasileiro, inclusive mas no apenas para sustentar polticas pblicas arquivsticas, aponta para diversos temas e possibilidades de investigao. A seguir, so enumeradas algumas questes, sem qualquer pretenso de exaustividade ou qualquer perspectiva prescritiva.
PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 46-59, abr. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br

55

O perfil da atividade arquivstica: Quais os profissionais que atuam no desenvolvimento de prticas arquivsticas? Quantos so arquivistas graduados? Em quais universidades? Qual tipo de formao contnua esses profissionais desenvolvem? Quantos possuem ps-graduao lato sensu e stricto sensu? Em quais reas? Quais so suas fontes de informao profissional? Qual a distribuio regional dessa comunidade profissional? Quais as faixas salariais? Qual o gnero? Qual a idade? Quantos atuam no setor pblico? Quantos atuam no setor privado? Que relaes mantm com as associaes profissionais? Associativismo Quantas so, como esto distribudas regionalmente e como funcionam as associaes profissionais da rea? Quantos so os associados? Qual o perfil dos associados e dos quadros dirigentes? Quais a atividades desenvolvidas? Docncia e docentes em Arquivologia Quantos so? Desde quando atuam na docncia? Quantos possuem graduao em Arquivologia ou em outras reas? Quantos possuem ps-graduao? Em quais reas? Quais as experincias prvias no campo dos arquivos? Qual a distribuio regional dessa comunidade profissional? Quais as faixas salariais? Qual o gnero? Qual a idade? Quais as linhas de pesquisa? Quais os temas arquivsticos com maior ou menor incidncia de professores? Como e em quais unidades acadmicas se inserem os cursos de Arquivologia? Qual a relao acadmica desses cursos de Arquivologia com cursos de Biblioteconomia, Histria, Administrao etc.?

PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 46-59, abr. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br

56

Usos e usurios da informao arquivstica Quais so os usos e quem so os usurios dos arquivos? Como se estruturam esses usos em diversos contextos? Qual o grau de satisfao dos usurios com os arquivos? Quais as demandas dos usurios em relao aos arquivos? Quais as alteraes no atendimento ao usurio com o acesso a informaes arquivsticas na internet? Os setores de atendimento aos usurios esto se modificando em funo da internet? Quem o arquivista de referncia hoje? Quais as caractersticas da relao arquivistas-usurios em variados contextos institucionais? Quais os usurios potenciais, porm no atendidos pelos arquivos? Por que e como tal situao ocorre? Quais as aes desenvolvidas pelos arquivos pblicos, associaes profissionais e universidades para ampliar o uso social dos arquivos? Quais as aes que podem favorecer o uso social dos arquivos? Quais os obstculos e aspectos favorveis ao uso social dos arquivos? Produo e difuso de conhecimento Qual a quantidade e o universo temtico de trabalhos finais de graduao, dissertaes, teses, anais de congressos, artigos de peridicos, livros etc.? Qual a produo de conhecimento arquivstico da universidade e das instituies arquivsticas? Quais os temas mais pesquisados? Quais os mecanismos de difuso desse conhecimento? Qual a atuao das agncias governamentais de apoio pesquisa em relao produo de conhecimento arquivstico? Arquivos pblicos (Servios arquivsticos e instituies arquivsticas governamentais) Quantos so? Qual a distribuio regional? Qual a distribuio por segmentos do Estado brasileiro (Unio, Estados e Municpios / Executivo, Legislativo e Judicirio)? Quais os desenhos de estrutura organizacional? Quantos so e quais as condies de conservao dos acervos? Qual o grau de autonomia financeira? Qual o oramento? Quais instrumentos garantem respaldo legal? Qual a infraestrutura fsica, tecnolgica e humana? Quais os
PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 46-59, abr. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br

57

instrumentos de pesquisa? Qual o grau de normatizao? Quais as normas arquivsticas utilizadas? Percepo social dos arquivos, da Arquivologia e dos arquivistas Como so visualizados os arquivos e os arquivistas pela sociedade brasileira? Quais as aes desenvolvidas pelos arquivos pblicos, associaes profissionais e universidades para ampliar a percepo social dos arquivos, da Arquivologia e dos arquivistas? Prospeco (construo de cenrios e identificao de tendncias com base em pesquisas) Como se d a ampliao crescente dos usos de tecnologias da informao? Em quais bases? Em consequncia, h mais atendimentos remotos a usurios nos arquivos? Quais as perspectivas de efetiva ampliao de um Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gesto Arquivstica de Documentos, preconizado pelo e-ARQ Brasil? Como desenharmos hoje nossos programas de gerenciamento arquivstico, considerando essas tendncias? Quais as perspectivas concretas de ampliao da formao de arquivistas em nveis de graduao e ps-graduao? Quais as tendncias na pesquisa na rea? Quais as tendncias do nosso associativismo? Quais as tendncias na forma pela qual os arquivos so visualizados pela sociedade brasileira? Quais os instrumentos para minimizarmos as nossas desigualdades arquivsticas num quadro de diversidade?

5 CONSIDERAES FINAIS Talvez o nosso desconhecimento sobre vrios aspectos da diversidade e desigualdade que caracterizam o quadro arquivstico brasileiro tenha resultado em naturalizaes e clichs.
PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 46-59, abr. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br

58

Neste sentido, como fazer e o qu contemplar nas polticas pblicas arquivsticas tambm talvez seja mais desconhecido do que supomos. Em muitos casos, os obstculos formulao dessas polticas talvez resultem desse desconhecimento. A produo e difuso de conhecimento mediante o mapeamento sistemtico da diversidade arquivstica brasileira poder favorecer a ruptura com esse quadro e indicar-nos mais e melhores possibilidades no desenvolvimento de polticas pblicas arquivsticas. Quanto maior a percepo dos variados atores envolvidos no desenho e implementao de polticas pblicas arquivsticas, maiores as possibilidades de contemplarmos nossa diversidade em aes que visem reduzir tantas desigualdades. tambm a produo de mais conhecimento sobre a nossa diversidade arquivstica que poder subsidiar aes transformadoras no cenrio arquivstico brasileiro.

REFERNCIAS COSTA, Alexandre de Souza. A bibliografia arquivstica no Brasil: anlise quantitativa e qualitativa. Arquivistica.net, Rio de janeiro, v. 3, n. 1, p. 8-26, jan./jun. 2007. Disponvel em: <http://www.arquivistica.net>. Acesso em: 06 dez. 2008. JARDIM, Jos Maria. Polticas pblicas arquivsticas: princpios, atores e processos. Arquivo & Administrao, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 5-16, 2006.

PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 46-59, abr. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br

59

Potrebbero piacerti anche