Sei sulla pagina 1di 9

PROCESSO SELETIVO 2014- LIGA ACADMICA DE HIPERTENSO

1) Atualmente, cada vez mais cobrado que o estudante de Medicina saiba, alm de tratar, conceituar o que est se tratando. No saber ao exato e detalhadamente aquilo que se trata o primeiro passo para erros teraputicos. Assim sendo, pode-se definir hipertenso arterial como: a) Uma condio clnica multifatorial caracterizada por nveis elevados e no sustentados de presso arterial (PA). Associa-se freqentemente a alteraes funcionais e/ou estruturais dos rgos-alvo (corao, encfalo e rins) e a alteraes metablicas, com conseqente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e no fatais. b) Uma condio clnica multifatorial caracterizada por nveis elevados e sustentados de presso arterial (PA). Associa-se freqentemente a alteraes funcionais e/ou estruturais dos rgos-alvo (corao, encfalo, rins e pulmo) e a alteraes metablicas, com conseqente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e no-fatais c) Uma condio clnica multifatorial caracterizada por nveis elevados e no sustentados depresso arterial (PA). No associada a alteraes funcionais e/ou estruturais dos rgos-alvo (corao, encfalo, rins e vasos sanguneos) e a alteraes metablicas, com conseqente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais. d) Uma condio clnica multifatorial caracterizada por nveis elevados e sustentados de presso arterial (PA). Associa-se freqentemente a alteraes funcionais e/ou estruturais dos rgos-alvo (corao, encfalo, rins e vasos sanguneos) e a alteraes metablicas, com conseqente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e no-fatais. 2) A HAS tem altas prevalncias e baixas taxas de controle, considerado um dos principais fatores de risco para doenas cardiovasculares. uma condio clnica multifatorial e seu desenvolvimento possui relao direta com alguns fatores de risco, como idade, excesso de peso e ingesto de sal. Sobre esses fatores de risco INCORRETO afirmar que: a) Em faixas etrias acima de 65 anos a prevalncia de HAS superior a 60%. b) A ingesto excessiva de sdio tem sido relacionada com elevao de PA e a restrio do mesmo tem efeito hipotensor. c) A proporo global de HAS entre homens e mulheres igual at a 5 dcada, quando a proporo de mulheres ultrapassa a de homens. d) HAS duas vezes mais prevalente em indivduos no-brancos.

3) HAS diagnosticada pela deteco de nveis elevados e sustentados de PA pela medida casual. muito importante seguir as recomendaes da VI Diretriz Brasileira de Hipertenso no momento da aferio. Dentre as tais recomendaes NO EST CORRETO: a) Certificar-se que o paciente no ingeriu caf, bebidas alcolicas, alimentos, no fumou e no praticou exerccios fsicos h pelo menos 60 minutos. b) Insuflar rapidamente at o valor da PA sistlica estimada pelo mtodo palpatrio. c) Desinsuflar o manguito na velocidade de 2 mmHg/segundo. d) Anotar o valor, sem arredondar, e o brao em que a presso foi medida.

4) Sobre a classificao da presso arterial de acordo com a medida em consultrio, para maiores de 18 anos, assinale a opo CORRETA: a) Hipertenso sistlica isolada = PA sistlica > 140 mmHg. b) Hipertenso estgio 2 = PA sistlica 160 179 e PA diastlica 90 -99 mmHg. c) Limtrofe = PA sistlica 130 139 e PA diastlica 85 -89 mmHg. d) Normal = PA sistlica <120 e PA diastlica <80 mmHg. 5) No que se refere medida da PA, assinale a alternativa mais correta: a) Na primeira avaliao, as medidas devem ser obtidas em ambos os braos e, em caso de diferena, deve-se utilizar como referncia sempre o brao com o menor valor para as medidas subseqentes; b) O indivduo dever ser investigado para doenas arteriais se apresentar diferenas de presso entre os membros superiores maiores de 10/20 mmHg para as presses sistlica/diastlica respectivamente; c) Novas orientaes desconsideram a utilizao da MRPA como ferramenta na investigao de pacientes com suspeita de hipertenso; d) Os aparelhos semiautomticos de brao certificados pelo INMETRO so os dispositivos mais recomendados para a AMPA pela sua facilidade de manejo e confiabilidade. 6) Sobre MAPA, AMPA e MRPA, assinale a alternativa correta: a) Uma das principais caracterstica da AMPA a possibilidade de identificar as alteraes do ciclo circadiano da PA, sobretudo as alteraes durante o sono, que tm implicaes prognsticas considerveis; b) Para o MAPA so consideradas anormais as mdias de PA de 24 horas > 125 x 75 mmHg, viglia > 130 x 85 mmHg e sono > 110/70 mmHg (B); c) Hipertenso mascarada definida como a situao clnica caracterizada por valores anormais de PA no consultrio (> 140/90 mmHg), porm com PA normal pela MAPA durante o perodo de viglia ou na MRPA; d) O valor limtrofe da MAPA viglia para hipertenso do avental branco deve ser < 130/75 mmHg.

7) Seu Jos de Ribamar paciente da Liga Acadmica de Hipertenso h mais de 10 anos, alm de diabtico h 5 anos. Ao atend-lo, voc colheu a anamnese, realizou exame fsico e passou o caso para Dr rika Carneiro, coordenadora docente da Liga. Assinale a alternativa que aponta para o manejo CORRETO do paciente hipertenso e diabtico:

a) dispensvel a medida da PA na posio ortosttica visto que, por conta do diabetes mellitus, tais pacientes no apresentam hipotenso ortosttica; b) A meta de PA deve ser <140/90mmHg no paciente hipertenso e diabtico; c) A razo albumina/creatinina em amostra de urina isolada considerada microalbuminria se for menor que 30mg nos pacientes com HAS e DM; d) O exame de fundo de olho/fundoscopia indispensvel para avaliar o paciente com HAS e DM.

8) a) b) c) d)

Qual dos seguintes exames no faz parte da avaliao inicial para o paciente hipertenso? ECG convencional. Sdio urinrio. Creatinina plasmtica. Anlise de urina.

9) Durante o atendimento que os acadmicos realizam na Liga de Hipertenso, no raro o aparecimento de pacientes hipertensos com alguma afecco renal. Assim, marque a alternativa INCORRETA no que se refere doena renal crnica (DRC): a) A DRC a principal causa de HAS secundria; b) Um mecanismo patognico da HAS na DRC a maior ativao do Sistema renina-angiotensinaaldosterona; c) A meta de PA dos pacientes com DRC deve ser PA130/80mmHg; d) IECAS e BRAs II devem ser evitados nos pacientes hipertensos com DRC, j que aumentam a proteinria; e) Os beta-bloqueadores com freqncia fazem parte do esquema anti-hipertensivo nos hipertensos com DRC. 10) Constituem indicadores de leses subclnicas de rgos-alvo, exceto: a) ndice tornozelo braquial 0,9; b) Velocidade de onda de pulso > 12m/s; c) Clearance de creatinina <60 ml/min; d) Espessura mdio-intimal de cartida > 0,9 mm; 11) A hipertenso arterial sistmica secundria (HAS-S) tem prevalncia de 3% a 5%. Antes de pensarmos nela, devemos excluir algumas situaes, como medida inadequada da PA, hipertenso do jaleco branco, tratamento inadequado, no-adeso ao tratamento, dentre outras. Assinale a alternativa em que os achados clnicos NO correspondem suspeita diagnstica proposta: a) Pulsos em femorais reduzidos ou retardados, raios-x de trax anormal Coarctao da aorta; b) Hipertenso paroxstica com cefaleia, sudorese e palpitaes hipertireoidismo; c) Hipertenso resistente ao tratamento e/ou com hipocalemia e/ou com ndulo adrenal Hiperaldosteronismo Primrio; d) Litase urinria, osteoporose, depresso, letargia, fraqueza muscular Hiperparatireoidismo.

12) No que se refere classificao da presso arterial para crianas e adolescentes, assinale a alternativa CORRETA: a) Se o paciente apresentar PA limtrofe, deve-se reavali-la em 3 meses; b) Hipertenso do jaleco branco definida como PA > percentil 95 em ambulatrio ou consultrio e PA normal em ambientes no-relacionados prtica clnica; c) Hipertenso estgio 1 definida como PA > percentil 99 mais 5 mmHg; d) PA normal definida como PA< percentil 85; e) A medida da PA em crianas deve ser feita a partir dos 7 anos de idade, pelo menos anualmente.

13) A presso arterial um sinal vital de grande importncia no exame fsico de qualquer paciente. Em algumas situaes, a ateno sobre ela deve ser redobrada para evitarem-se complicaes ao paciente. A gravidez uma de tais situaes de muito cuidado e duas das possveis complicaes mais temidas so a pr-eclmpsia e a eclampsia. a) A pr-eclmpsia caracteriza-se pelo aparecimento de HAS e proteinria (> 500 mg/24h) aps a 30 semana de gestao em mulheres previamente hipertensas. A eclampsia corresponde preclmpsia complicada por convulses que no podem ser atribudas a outras causas. b) A pr-eclmpsia caracteriza-se pelo aparecimento de HAS e proteinria (> 300 mg/24h) aps a 10 semana de gestao em mulheres previamente hipertensas. A eclmpsiacorresponde preclmpsia complicada por convulses quaisquer. c) A pr-eclmpsia caracterizada pelo aparecimento de HAS e proteinria (> 300 mg/24h) aps a 20 semana de gestao em mulheres previamente normotensas. A eclampsia corresponde preclmpsia complicada por convulses que no podem ser atribudas a outras causas. d) A pr-eclmpsia caracterizada pelo aparecimento de HAS e proteinria (> 600 mg/24h) aps a 20 semana de gestao em mulheres previamente normotensas. A eclmpsiacorresponde preclmpsia complicada por convulses quaisquer.

14) Nem tudo so flores nessa vida mdica. No sempre que o paciente hipertenso se apresentar tranquilo e controlado em ambulatrio. A hipertenso toma, por vezes, carter de emergncia. Mas de urgncia tambm. E, sim, tem diferena. Assinale a alternativa que define corretamente urgncia e emergncia hipertensivas. a) Convencionou-se definir urgncia hipertensiva a elevao crtica da presso arterial, em geral presso arterial diastlica 120 mmHg, porm com estabilidade clnica, sem comprometimento de rgosalvo. Emergncia hipertensiva condio em que h elevao crtica da presso arterial com quadro clnico grave, progressiva leso de rgos-alvo e risco de morte, exigindo imediata reduo da presso arterial com agentes aplicados por via parenteral. b) Convencionou-se definir urgncia hipertensiva a elevao crtica da presso arterial, em geral presso arterial diastlica 100 mmHg, porm com estabilidade clnica, sem comprometimento de rgos-alvo. Emergncia hipertensiva condio em que h elevao crtica da presso arterial com

quadro clnico grave, progressiva leso de rgos-alvo e risco de morte, exigindo imediata reduo da presso arterial com agentes aplicados por via parenteral. c) Convencionou-se definir urgncia hipertensiva a elevao crtica da presso arterial, em geral presso arterial sistlica 200 mmHg e com estabilidade clnica, sem comprometimento de rgos alvo. Emergncia hipertensiva condio em que h elevao crtica da presso arterial com quadro clnico grave, progressiva leso de rgos-alvo e risco de morte, exigindo imediata reduo da presso arterial com agentes aplicados por via parenteral. d) Convencionou-se definir urgncia hipertensiva a elevao crtica da presso arterial, em geral presso arterial diastlica 120 mmHg, associado a com instabilidade clnica, sem comprometimento, entretanto, de rgos-alvo.Emergncia hipertensiva condio em que h elevao crtica da presso arterial com quadro clnico grave, progressiva leso de rgos-alvo e risco de morte, exigindo imediata reduo da presso arterial com agentes aplicados por via parenteral. 15) Senhor Lennon, 64 anos, um novo paciente da nossa Liga Acadmica de Hipertenso e vem para seu primeiro atendimento. Anteriormente, tinha se consultado em outras instituies de sade. Diabtico, trouxe, entre vrios outros exames, suas medidas de glicemia em jejum(236 mg/dL) e hemoglobina glicada(9,0%). Em uso de metformina(850 mg, trs vezes ao dia aps as refeies), Lennon relatou, misturando seu ingls com um tpico maranhense, que vinha com seus exames relacionados ao controle do diabetes alterados h cerca de oito meses. Entretanto, em exames de dois anos atrs ele vinha controlando muito bem o diabetes. H um ano ele tambm foi diagnosticado como hipertenso e iniciou uma terapia com dois medicamentos: hidroclotiazida(50 mg, uma vez ao dia) e atenolol(50 mg, duas vezes ao dia).Sr. Lennon diz-se muito triste, pois viu um de seus irmos sofrer infarto agudo do miocrdio aos 50 anos e estava sentindo sua diabetes piorar dia a mais. A presso arterial na pr-consulta, antes do seu atendimento, estava em 150 x 90 mmHg. Diante disso, voc, em atendimento como futuro ligante da LAHAS: a) Ficaria espantado com a glicemia e hemoglobina glicada do paciente, mas estaria de acordo com sua terapia anti-hipertensiva. Faria a aferio de presso na posio sentada e supina. Ao passar o caso para a orientadora, sugeriria manuteno da medicao vigente anti-hipertensiva. b) Ficaria espantado com a glicemia, a hemoglobina glicada e mais ainda com a prescrio dos antihipertensivos. Para o Sr. Lennon, como portador de risco cardiovascular moderado e por ter alterao no metabolismo glicdico, deve-se ser muito cuidadoso e evitar a prescrio de terapia com combinao de um diurtico tiazdico e um betabloqueador simultaneamente. Faria a aferio de presso na posio sentada apenas, mas bilateralmente. c) Ficaria espantado com a glicemia, a hemoglobina glicada e mais ainda com a prescrio dos antihipertensivos. Para o Sr. Lennon, como portador de risco cardiovascular alto e por ter alterao no metabolismo glicdico, deve-se ser muito cuidadoso e evitar a prescrio de terapia com combinao de um diurtico tiazdico e um anti-hipertensivo de ao central simultaneamente. Faria a aferio de presso na posio sentada e supina. d) Ficaria espantado com a glicemia, a hemoglobina glicada e mais ainda com a prescrio dos antihipertensivos. Para o Sr. Lennon, como portador de risco cardiovascular alto e por ter alterao no metabolismo glicdico, deve-se ser muito cuidadoso e evitar a prescrio de terapia com combinao de um diurtico tiazdico e um betabloqueador simultaneamente. Faria a aferio de presso na posio sentada, supina e ortosttica.

16) Homem, 64 anos, chega ao pronto-socorro com intensa dor torcica esquerda. Ao exame: PA=180/120 mmHg, ECG sem alterees significativas. Qual droga estaria contra-indicada neste momento? a) Captopril. b) Nitroprussiato de sdio. c) AAS. d) Hidralazina.

17) Paciente hipertenso necessita de vrios medicamentos para controle da presso arterial. Passou a apresentar insnia e pesadelos, deteriorando sua qualidade de vida. Qual dos medicamentos est mais provavelmente relacionado essa queixa? a) Atenolol. b) Clortalidona. c) Losartana. d) Alfametildopa. 18) Mecnico de 48 anos, hipertenso h cinco, em uso dirio de hidroclorotiazida 25mg e captopril 50mg duas vezes ao dia. Apresenta PA=150/90 mmHg em trs verificaes nessa avaliao. O ECG mostra bloqueio trio-ventricular de 2 grau. Qual das condutas no est indicada? a) Associar verapamil. b) Aumentar a dose de captopril. c) Associar losartana. d) Associar alfametildopa. 19) De acordo com a VI Diretriz Brasileira de Hipertenso, para um paciente hipertenso e diabtico que tem um ritmo de filtrao glomerular <60ml/min a meta de presso arterial : a) Inferior a 140/90 mmHg. b) Inferior a 130/80 mmHg. c) Inferior a 125/75 mmHg. d) Inferior a 135/85 mmHg. 20) Paciente asmtico, diabtico, apresenta nveis tensionais elevados e encaminhada ao ambulatrio da Liga de Hipertenso. Que grupo de drogas est formalmente contraindicado? a) Diurticos. b) Bloqueadores de canal de clcio. c) Betebloqueadores. d) Alfa2-agonista. 21) Um homem com 40 anos se apresenta com hipertenso arterial sistmica e sobrepeso, alm de referir que no est fazendo tratamento com drogas. Os exames laboratoriais caracterizam-se pela presena de hipocalemia e renina plasmtica baixa. O diagnstico mais provvel : a) Hipertenso arterial primria. b) Hipertenso renal crnica. c) Feocromocitoma.

d) Hiperaldosteronismo primrio. 22) Mulher de 66 anos, PA=158 x 98 mmHg, 52Kg, nega tabagismo ou etilismo, caminha 5 vezes por semana, 30 minutos. Exame Fsico: sem edemas, com nveis de PA elevados. Laboratrio: Glicemia= 98mg/dl , Teste de tolerncia a glicose = normal, K= 4,5 mg/dl, Creatinina=1,9 mg/dl, EAS normal, HDL= 40mg/dl, LDL=115 mg/dl, Triglicerdeos=160 mg/dl, ECG sem anormalidades dignas de nota. Em relao ao caso, assinale a alternativa correta: a) HAS estgio I e risco cardiovascular muito alto, pela presena de condio clnica associada doena renal crnica. Tem indicao precisa de um inibidor do sistema renina angiotensina aldosterona. b) HAS estgio 2 e risco cardiovascular alto, pelos fatores de risco cardiovascular que apresenta. Tem indicao precisa de um bloqueador do canal de clcio de preferncia associada ao diurtico. c) HAS estgio 1 e risco cardiovascular baixa, pois sua perda renal ainda leve. Tem indicao precisa de inibidor do sistema renina angiotensina aldosterona. d) HAS estgio 2 e risco cardiovascular muito alto pela presena de doena renal crnica. Tem indicao precisa de um diurtico de ala. 23) Paul um acadmico de Medicina muito estudioso. Aps tantos vestibulares aos quais se submeteu, sente-se na necessidade de honrar todo o esforo de outrora estudando e aprendendo o mximo que puder. Assim, para se manter em alerta, est sempre sendo visto na cantina da querida Tia Geg com um cafezinho na mo. Sua nica folga na sexta noite, quando toma vrias cervejas com seus amigos. Entretanto, j praticamente no meio do curso, Paul relata ter feito nos ltimos dois meses duas aferies em que a presso mostrou-se acima de 140 x 90 mmHg. Sua me, Mary, disse a ele o seguinte: Paul, meu filho, larga esse caf porque isso s sobe a sua presso. Da cerveja eu no falo nada porque o lcool dilata as veias que uma be-le-za!. Duvidoso a respeito, j faltou aula sobre hipertenso, Paul procurou voc, ligante, preocupado por sua famlia ser toda hipertensa e ele achar estar prximo disso. Assim, voc o orientou que: a) Sua me estava certssima. H grandes evidncias da reduo da presso arterial a longo prazo com o consumo de lcool, enquanto que o caf pode causar elevaes arriscadas e importantes da presso arterial. b) Sua me estava certa, mas com algumas observaes. O caf pode causar elevaes arriscadas importantes da presso arterial e o lcool seguramente causa efeito de reduo da presso arterial a longo prazo desde que no se ultrapasse a quantidade de 60 gramas de etanol dirios para homens. c) Sua me estava errada. O caf tem propriedades vasoprotetoras, com elevaes de presso arterial de risco irrelevante. J que o consumo de lcool tem recomendao, para homens, de no ultrapassar a quantidade de 30 g de lcool dirios. Seu consumo por longo perodo est associado a maior morbidade e mortalidade cardiovascular. d) Sua me estava parcialmente errada! O caf tem propriedade vasoprotetoras, com elevaes variveis da presso arterial. J o consumo de lcool deve ser limitado a 30 gramas de etanol dirios para homens, ainda que no esteja associado a morbidade e mortalidade cardiovascular em consumo por longo perodo. 24) Ringo um senhor de 70 anos que v a idade como uma questo apenas de opinio. Fascinado por musculao, vai diariamente academia apenas para exerccios com peso e faz uso de seus suplementos com frequncia. Sr. Ringo nem olha para a esteira, bicicleta ou nada aerbico. Seu filho,

a) b)

c)

d)

George, estudante de Medicina, certo dia o falou: Pai, acho que esses exerccios do senhor so bons sim, mas o senhor deveria tambm realizar atividades aerbicas diariamente para uma proteo cardiovascular de fato. Ringo primeiro achou que seu filho estivesse falando besteira e que no estava estudando direito, mas na consulta de rotina com o cardiologista, narrou a situao. O mdico, orientando-o corretamente, afirmou que: George, de fato, no est estudando direito. Os exerccios resistidos do Sr. Ringo j eram suficientes para a proteo cardiovascular. George est estudando mais ou menos. Na realidade, para proteo cardiovascular, os exerccios no precisariam ser dirios. 30 minutos por semana de atividade aerbica resolveriam a situao de Sr. Ringo quanto proteo cardiovascular. Os exerccios resistidos devem ser prioritrios. George estava estudando muito bem! Para proteo cardiovascular de fato, os exerccios resistidos devem ser apenas complementares. As atividades aerbicas devem corresponder a pelo menos 30 minutos em frequncia mnima de trs vezes por semana, com ritmo moderado. George estava estudando muito bem! Para proteo cardiovascular de fato, os exerccios resistidos devem ser apenas complementares. As atividades aerbicas devem corresponder a pelo menos 60 minutos em frequncia mnima de cinco vezes por semana, com ritmo moderado.

25) Qual das associaes de anti-hipertensivos a segui NO considerada eficaz? a) Hidroclorotiazida com clortalidona. b) Clortalidona com atenolol. c) Losartana com hidroclorotiazida. d) Hidroclorotiazida com espironolactona.

PROCESSO SELETIVO 2014 GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

D C B C D B D B D A B B C A D D A A B C D A C C A

Potrebbero piacerti anche