Sei sulla pagina 1di 10

ABUSO SEXUAL E SOCIOMETRIA: UM ESTUDO DOS VNCULOS AFETIVOS EM FAMLIAS INCESTUOSAS

Delane Pessoa Matias*


RESUMO. O trabalho descrito neste artigo teve como objetivo estudar os vnculos afetivos em famlias onde ocorrem relaes incestuosas. Foram estudadas duas famlias atendidas pelo Ncleo de Combate Violncia e Explorao Sexual da Secretaria de Ao Social do Estado do Cear, sendo as vtimas do sexo feminino, uma de 07 anos e outra 14 anos, ambas abusadas pelo pai e padrasto, respectivamente. O instrumento para a coleta de dados foi o teste sociomtrico, que estuda as estruturas sociais atravs das escolhas e rejeies que ocorrem dentro dos grupos humanos. Os resultados demonstraram a estrutura sociomtrica dos grupos e o status social ocupado pelos participantes. Os dados colhidos indicaram que as vtimas apresentam a auto-estima rebaixada e dficits de percepo. O estudo conclui que o conhecimento aprofundado dos vnculos afetivos nas famlias incestuosas possibilita intervenes teraputicas mais eficazes para o resgate dessas relaes, essenciais convivncia dos indivduos no grupo familiar.
Palavras-chave: vnculo, incesto, sociometria.

SEXUAL ABUSE AND SOCIOMETRY: A STUDY OF AFFECTIVE BONDS IN INCESTUOUS FAMILIES


ABSTRACT. The study described in this article had the purpose of studying the affective bonds in families where incestuous relations occurred. Two families attended by Ncleo de Combate Violncia e Explorao Sexual - da Secretaria de Ao Social do Estado do Cear, a center of combat to violence and sexual abuse supported by the Secretariat of Social Action of the state were studied. The victims were females, one of them 07 years old and the other 14 years old, both sexually abused by the father and stepfather, respectively. The means for data collection was a sociometric test, which studies the social structures, through choices and rejections that occur within human groups. The results show the sociometric structure of the groups, as well as, the social status occupied by the participants. The analysis of data indicated that the victims show reduction of selfesteem and perception deficits. The study concludes that, the deep knowledge of the affective bonds within incestuous families allow more efficient therapeutics interventions, in order to recover the relations, considered essential to the coexistence of the individuals in the family group.
Key words: Bond, incest, sociometry.

ABUSO SEXUAL Y SOCIOMETRA: UN ESTUDIO DE LOS VNCULOS AFECTIVOS EN FAMILIAS INCESTUOSAS


RESUMEN. El trabajo descrito en este artculo tuvo como propsito estudiar los vnculos afectivos en familias donde ocurren relaciones incestuosas. Fueron estudiadas dos familias atendidas por el Ncleo de Combate a la Violencia y Exploracin Sexual de la Secretara de Accin Social del Estado de Cear, siendo las vctimas del sexo femenino, una de 7 aos y otra de 14, ambas molestadas por el padre y por el padrastro respectivamente. El instrumento para la recogida de datos fue el test sociomtrico, que estudia las estructuras sociales a travs de las elecciones y rechazos que ocurren dentro de los grupos humanos. Los resultados demostraron la estructura sociomtrica de los grupos y el status social ocupado por los participantes. Los datos recogidos indicaron que las vctimas presentan el autoestima rebajada y dficits de percepcin. El estudio concluye que el conocimiento profundizado de los vnculos afectivos en las familias incestuosas posibilita intervenciones teraputicas ms eficaces para el rescate de esas relaciones, esenciales a la convivencia de los individuos en el grupo familiar.
Palabras-clave: vnculo, incesto, sociometra.

Psicloga e terapeuta, mestranda em Psicologia Clnica pela Universidade Catlica de Pernambuco.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 295-304, mai./ago. 2006

296

Matias

Poucas palavras provocam tanta reao de temor em nossa sociedade quanto incesto. A simples meno desse termo nos leva ao imaginrio de um universo pleno de segredos, de fatos sussurrados aos ouvidos de algum, sob promessas de silncio. Evoca ainda a sensao de significados ocultos, de algo de que se deve envergonhar e, portanto, esconder. Mas a impresso mais marcante que a palavra provoca a de impureza, de mancha, de marca indelvel, de pecado. Essa concepo de mcula tambm se insere nas suas razes etimolgicas, o que pode indicar que este significado vem de pocas as mais remotas, e continua propagando essa reao que se observa sempre que nos encontramos diante da possibilidade de termos contato com essas ocorrncias. A palavra incesto deriva do latim incestum, que significa estritamente sacrilgio. O adjetivo incestus quer dizer impuro e sujo. Aprofundando-se nas razes etimolgicas do termo incestus, Cromberg (2001) explica que este formado pelo privativo in e cestus, que seria uma deformao do termo castus, que significa casto, puro. Incesto, portanto, significaria tambm, no casto. Quando se fala de incesto, as dificuldades parecem imperar, no s por ser um assunto difcil de lidar, mas, inclusive, pela forma de defini-lo. Existem diversas concepes do que seja um comportamento incestuoso, abordando pressupostos jurdicos, religiosos, genticos ou psicolgicos. Uma vez que este trabalho trata do abuso sexual incestuoso cometido contra crianas ou adolescentes, trabalharemos com a definio adotada pela Associao Brasileira para a Infncia e Adolescncia - ABRAPAIA (1997), que define o incesto como qualquer relao de carter sexual entre um adulto e uma criana ou adolescente, entre um adolescente e uma criana, ou ainda entre adolescentes, quando existe um lao familiar, direto ou no, ou mesmo uma mera relao de responsabilidade. Buscando compreender historicamente este fenmeno, vimos que o incesto se faz presente em muitas culturas, algumas delas bem antigas, como atestam os relatos mitolgicos, como o caso de Zeus, que se disfarou de serpente e manteve relaes sexuais com sua irm Ria, e bblicos, como o de Abrao, que se casou com sua meia-irm Sara. A histria da humanidade tambm est repleta de casos de incesto. Foi prtica permitida aos imperadores, considerados por algumas religies como os representantes de Deus na terra. Essa permisso era justificada pela suposta origem divina desses indivduos, que, por terem, tambm supostamente, o sangue puro, no o manchariam praticando o incesto

(Cohen, 1993). O autor assinala que, no Egito antigo, as unies entre irmos eram praticadas pelos faras e consideradas homenagens aos deuses sis e Osris. Esse costume perdurou at a dinastia dos Ptolomeus, sendo o exemplo mais conhecido o de Clepatra, que se casou com seu irmo Ptolomeu II. Esta prtica tambm era adotada pelos reis peruanos da poca pr-colombiana, que esposavam suas irms em homenagem ao Sol e Lua, com o objetivo de perpetuar a santidade da dinastia. O costume era adotado tambm entre os fencios, que permitiam o casamento do pai com a filha e da me com o filho, hbito esse mantido durante o Imprio Persa. Ao nos depararmos com esses exemplos, podemos supor que a prtica das relaes incestuosas foi encarada de maneira diversa em diferentes pocas, uma vez que foi aceito e glorificado em perodos anteriores histria moderna, ao passo que, em perodos mais recentes da histria da humanidade, passou a ser considerado um crime monstruoso. No obstante, registros da histria antiga tambm comprovam que a prtica de relaes incestuosas, desde pocas muito remotas, j estava sob proibio. O cdigo de Hamurbi, o mais antigo sistema de leis que se conhece, estabelecia uma espcie de matrimnio monogmico e de famlia patrilinear, e previa quatro tipos de incesto (pai-filha, sogro-nora antes e depois do matrimnio, e me-filho), e prev para cada um deles penalidades diferentes. Os livros sagrados, como a Bblia e o Alcoro, probem o incesto. Em algumas concepes religiosas, como a grega e a judaica, alm da catlica, as relaes incestuosas foram condenadas e estigmatizadas como um crime repulsivo conscincia (Cohen, 1993). Esse sentimento de repulsa, horror, averso ao incesto aparece com muita intensidade em algumas culturas, conforme afirma Cromberg (2001):
A palavra incesto designa circuitos muito variveis de uma cultura a outra, mas cada vez que ela empregada, suscita um autntico sentimento de horror. Parece que cada cultura secreta uma teoria do incesto e seus oponentes. O incesto mesmo ou o simples fato de dever falar dele provoca um tal desgosto a alguns, que, por vezes, como na China e Indonsia, no se pode pronunciar a palavra. Compreende-se, ento, que se trata do impronuncivel (p. 21).

Pelo visto, na civilizao ocidental, nos dias atuais, vivemos diante de uma poderosa dicotomia: o incesto, apesar de ser considerado uma prtica social desqualificada, temida e censurada, acontece num

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 295-304, mai./ago. 2006

Abuso sexual e sociometria

297

nmero bastante expressivo de famlias.1 O comportamento incestuoso parece, pois, estar no liame de dois sentimentos contraditrios: o desejo e o temor. A teoria psicanaltica partidria da tese de que o desejo incestuoso to antigo quanto o prprio homem. Sendo um desejo to intenso, justificaria a necessidade de uma proibio igualmente intensa, uma vez que no haveria razo em se proibir algo que ningum deseja fazer (Freud, 1913/1973). O antroplogo Claude Levi-Strauss (1976) recorreu ao comportamento animal para tentar explicar a regra do incesto nos homens. O autor acredita na existncia do desejo sexual entre familiares e afirma que, nos animais, as unies ocorrem sem nenhuma regra, com os encontros acontecendo por acaso, predominando, portanto, a promiscuidade entre os sexos e graus de parentesco. Afirma que a proibio ao incesto universal, mesmo recaindo em diversas culturas sobre diferentes laos de parentesco, e acredita que essa proibio se deve ao fato de que o ser humano , ao mesmo tempo, um ser biolgico, portanto, pertencente natureza, e um ser social, portanto, produto da cultura. Essa dupla natureza lhe conferiria o carter de ambigidade, uma vez que como ser biolgico desejaria concretizar os desejos incestuosos e como ser cultural os evitaria. A renncia aos desejos incestuosos seria o fator que possibilitaria ao homem a passagem da ordem da natureza para a ordem da cultura. Verificou, ainda, que a interdio ao incesto deu origem a uma srie de leis que regiam as unies matrimoniais, determinando as formas de interao entre as famlias. Importante se faz perceber a influncia da proibio do incesto para a formao do sujeito. Segundo Faiman (2004), ela fundamental para o desenvolvimento psicolgico, uma vez que possibilita ao indivduo o reconhecimento da existncia de
1

limites para a concretizao dos seus desejos, para a sua conduta e para o reconhecimento de si prprio. Segundo Cohen e Gobbetti (2003), a proibio ao incesto tem um efeito estruturante na personalidade, uma vez que a represso dos desejos incestuosos possibilitar o reconhecimento das funes do pai e da me, que so fundamentais para o desenvolvimento da identidade familiar, que, por sua vez, ser o princpio da estruturao da identidade social.

AS RELAES INCESTUOSAS E A DINMICA VINCULAR DAS FAMLIAS

A busca de compreenso sobre o incesto, necessariamente, traz baila uma reflexo sobre a famlia, uma vez que as relaes incestuosas ocorrem no espao familiar, onde so vivenciados os vnculos essenciais formao da personalidade. A famlia na nossa sociedade vista como a instncia encarregada da proteo e proviso afetiva de seus membros.
Desde Freud, famlia e, em especial, a relao me-filho, tem aparecido como referencial explicativo para o desenvolvimento emocional da criana. A descoberta de que os anos iniciais de vida so cruciais para o desenvolvimento emocional posterior focalizou a famlia como o locus potencialmente produtor de pessoas saudveis, emocionalmente estveis, felizes e equilibradas, ou como o ncleo gerador de inseguranas, desequilbrios e toda a sorte de desvios de comportamento (Szymansky, 2000, p. 23).

Na Amrica do Norte, um milho de crianas so vitimadas por negligncia ou abuso, e mais de 1200 morrem vtimas de agresses cometidas pelos pais. Esse nmero, desde 1976, cresceu em mais de 300% (Daro & Svevo, 1999). Kaplan & Sadock (1997) citam dados do Committee for the prevention of Child Abuse que atestam serem relatados, a cada ano, nos Estados Unidos, cerca de 150 a 200 mil novos casos de abuso sexual infantil. Segundo a ABRAPIA (1997), a real incidncia dos abusos sexuais no Brasil ainda deconhecida. Colaboram para isso, por um lado, a inexistncia de normas tcnicas para orientar os profissionais no tocante ao diagnstico, registro e notificao dos casos, assim como o pacto do silncio, onde todos as pessoas que testemunham a agresso se calam, impossibilitando as denncias e, conseqentemente, o conhecimento do nmero real de casos e o atendimento s vtimas.

No entanto, a histria nos mostra que nem sempre o carter afetivo esteve presente nos grupos familiares. As formas de organizao familiar, ao longo dos tempos, tm passado por modificaes profundas, at que, na modernidade, assumem a forma da famlia nuclear burguesa, tal como a conhecemos hoje. A crena neste modelo tornou-se de tal forma dominante que se passou a rejeitar todo e qualquer agrupamento que se desviasse da norma. Assim, grupos familiares que no obedecessem a esta configurao foram considerados desestruturados, potencialmente produtores de desajustes. Tomando-se como base as famlias onde ocorrem as situaes de agresso incestuosa e considerando-as como agrupamentos cujos membros adotam um comportamento que se considera desviante das normas, a primeira reao de se tomar essa famlia como patolgica, desestruturada, insensvel,

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 295-304, mai./ago. 2006

298

Matias

espao onde convivem pais monstros, e mes ausentes etc. No obstante, h que se considerar que o cenrio familiar palco de inmeras representaes. Mesmo havendo um modelo predominante, surgem os mais variados tipos de agrupamento, os quais tm um ponto comum: a existncia de um vnculo afetivo a ligar todos os seus integrantes. Diante dessa perspectiva, consideramos importante olhar a problemtica do incesto do ponto de vista da tessitura dos vnculos afetivos que se estabelecem entre os membros de cada famlia. Nesse ponto, achamos importante tecer consideraes sobre a noo de vnculo. Moreno (1994) concebe o homem como uma unidade indivisvel de seu meio ambiente, onde experimenta uma relao de interdependncia, relao essa que se faz presente tambm entre os indivduos. Para o referido autor, o homem s pode ser entendido a partir do ponto de vista de suas inter-relaes, que tem o vnculo como clula mnima. A necessidade de estabelecer vnculos seria, pois, inerente ao ser humano:
Nenhum indivduo permanecer isolado do outro, nem nenhum grupo permanecer separado de outros se viverem geograficamente prximos. Mais cedo ou mais tarde realizaro intercmbio de emoes e de outros valores sociais, produzindo, assim, estruturas horizontais atravs de diferenciao coletivista e de interdependncia (Moreno, 1994, p. 92).

contexto social no qual se apresentem. Assim, fazer afirmaes acerca da personalidade dos envolvidos na dade com base na dinmica vincular que se estabelece pode ser um erro, uma vez que a caracterstica apresentada pertinente ao vnculo, e no intrnseca aos participantes.
Algum que em um vnculo frgil e dependente, em outro pode sentir-se forte e seguro, j que depende do campo estimulador-estimulado onde se encontre. No quero dizer com isso que no exista uma predisposio, que atua como constante e que depende das primeiras relaes. Estas como veremos mais adiante criam maior fixidez ou maior versatilidade, segundo sua natureza Mas essencial considerar sempre a partir de que vnculo se formula uma determinada afirmao. muito comum ver homens que se consideram impotentes, ou mulheres frgidas, que deixam de s-lo ao trocar de par (Bustos, 1990, p. 62-63).

Pichon Rivire (1998) define vnculo como a maneira particular pela qual cada indivduo se relaciona com outro ou outros, criando uma estrutura particular a cada caso e a cada momento (p. 3). Esse estudioso ressalta o carter social assumido pelo vnculo. Para Bustos (1990), o vnculo pode ser definido como o interjogo entre pessoas, que atuam atravs de papis. O vnculo se estabelece entre papis (p. 79). Entendemos que no se considera como vnculo apenas a relao que se configura como amena, protetora e amorosa, mas toda e qualquer relao afetiva, independentemente da qualidade desse afeto. Esses vnculos podem assumir as mais variadas formas, provocando, sobre o comportamento do indivduo, efeitos diversos. A configurao que os vnculos apresentam no a mesma para todos os indivduos, ainda que estejam na mesma situao vincular. Assim, os vnculos me-filho, pai-filho, marido-mulher, assumiro caractersticas prprias, podendo sofrer influncias de fatores como o tempo, a cultura e o

Vrios tericos so partidrios da idia de que as relaes incestuosas tm suas razes na forma como se estruturam os vnculos me-criana. Cromberg (2001) prope a teoria do incesto baseada nos estudos realizados pelo pediatra Aldo Naouri, que descreve algumas particularidades do vnculo afetivo que se estabelece na relao didica me-criana, relao esta fortemente carregada de contedo afetivo. A me, separada do beb pelo parto, satisfaz todas as suas necessidades. Ao desejo da me de que ao filho nada falte chama de propenso maternal natural ao incesto, e afirma que ela indispensvel ao beb. No entanto, esta solicitude teria por incoveniente, para o beb, a idia de que essa me todo-poderosa, e que no pode nem deve mesmo lhe recusar nada. Se essa solicitude cresce desmesuradamente e no encontra um freio ou contraponto, poder causar devastaes bem graves. Seria, pois, necessria a interposio de uma barreira externa ao par me-criana, que pode ser realizada pelo pai, o qual funcionaria como o portador da lei de interdio ao incesto. A relao entre o vnculo que se estabelece na dade me-criana e o surgimento de uma relao incestuosa tambm so defendidos por Ferreira (2005), quando afirma que as relaes incestuosas se inscrevem na ordem do gozo com a me. Esta exerceria um papel fundamental na constituio da criana como sujeito. De acordo com a maneira como fosse estruturado esse vnculo, o mesmo poderia resvalar para as situaes de abuso sexual ou de incesto, a depender de como a me lida com seu prprio desejo edpico.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 295-304, mai./ago. 2006

Abuso sexual e sociometria

299

Todas essas consideraes so de extrema importncia. No entanto, levando em conta a multiplicidade de formas e caracteres com que podem se configurar os vnculos afetivos e, ainda, a dinmica presente nas mais diversas formas de agrupamento familiar, consideramos insuficiente explicar a problemtica do incesto somente do ponto de vista psicolgico. Assim, concordamos com Faiman (2004), quando afirma que o incesto pode representar conflitos diferentes para cada famlia, e, portanto, no pode ser considerado a partir de uma nica dimenso:
O incesto [...] pode ser expresso de diversos conflitos ou dificuldades de natureza absolutamente distinta para cada famlia, com as mais diversas consequncias e representaes, o que descarta qualquer resposta genrica advinda de um corpo terico previamente definido para as questes relativas a esse tema (p. 22-23).

possveis padres de interao comuns aos diversos grupos em que ocorrem as relaes incestuosas, as situaes de ambivalncia afetiva existentes, as dificuldades de percepo acerca de si e do outro, alm dos focos de tenso, fragilidade e agressividade. Acreditvamos que o estudo da problemtica do incesto, do ponto de vista dos vnculos afetivos, poderia possibilitar ainda uma compreenso particularizada da dinmica pertinente a cada grupo, o que possibilitaria uma nova compreenso sobre o tema, uma vez que no considervamos, de antemo, esses grupos e os indivduos que os compem como portadores de uma patologia, mas tnhamos a compreenso de que fazem parte de um sistema vincular, onde todos os sujeitos esto envolvidos numa trama de relaes possivelmente disfuncionais.
MTODO Foram estudadas duas famlias, selecionadas dentre as famlias atendidas pelo Ncleo de Combate Violncia e Explorao Sexual da Secretaria de Ao Social do Estado do Cear. A unidade de atendimento situa-se na cidade de Fortaleza. As famlias foram escolhidas segundo critrios previamente definidos, ou seja, aquelas com criana ou adolescente vtima de abuso sexual incestuoso com idade a partir de 07 anos, do sexo feminino, contra a qual a violncia sexual tinha sido cometida pelo pai ou padrasto. As famlias foram previamente consultadas para saber se concordavam em se submeter ao estudo. Foram mantidos dois contatos com cada uma das famlias selecionadas. No primeiro, foi realizada uma entrevista inicial, que tinha como objetivos, alm do estabelecimento de um rapport entre entrevistador e entrevistados, a explicitao dos objetivos da pesquisa e a obteno do consentimento dos participantes. O segundo contato foi utilizado para a aplicao do teste sociomtrico, instrumento escolhido para a coleta de dados. O referido teste foi criado por Jacob Levi Moreno, e, como ele mesmo o define, um meio de medir a organizao dos grupos sociais [...] um mtodo de pesquisa de estruturas sociais atravs da medida das atraes e rejeies que existem entre os membros de um grupo (Moreno, 1999, p. 34). Segundo Kaufman (1993), o teste sociomtrico confirma a existncia de alguns padres caractersticos da organizao dos grupos, suas expresses e configuraes prprias. um teste que pode ser utilizado em qualquer grupo e cuja aplicao extremamente simples. Consiste em pedir ao sujeito que escolha, no grupo ao qual pertence, os indivduos

Essas consideraes adquirem importncia fundamental a partir do momento em que se volta o olhar sobre o contexto onde se encontram as famlias palco dessas ocorrncias, uma vez que o vnculo que se estabelecer entre os parceiros, certamente, sofrer influncias determinantes desse contexto, o que ir se refletir sobre toda a dinmica familiar. Seguindo essa linha de pensamento, citamos Faiman (2004), que afirma que o incesto diz respeito ao funcionamento familiar como um todo, e Figaro (2005), que compartilha dessa mesma opinio.
Ningum sai ileso. Na relao incestuosa h sempre algum que a pratica e algum que a sofre mas no podemos reduzi-la somente s pessoas diretamente implicadas. Uns podem ser mais ou menos atingidos mas todos de alguma maneira testemunham conscientes ou inconscientemente o que ocorre na famlia. Testemunham algo que deve ser mantido em segredo, um segredo muito bem guardado que aparentemente possui a funo de continuar mantendo uma estrutura familiar que fragilizada. Portanto, o incesto deve ser considerado como uma problemtica fundamentalmente familiar e no individual (p. 1).

Neste trabalho, nossa inteno esteve centrada no estudo dos grupos familiares atingidos, com foco nos vnculos afetivos que se estabeleceram entre seus componentes. Tencionvamos, atravs do estudo desses vnculos, obter um panorama geral da dinmica afetiva e psicolgica dessas famlias, atravs da revelao de

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 295-304, mai./ago. 2006

300

Matias

que gostaria de ter por companheiros, de acordo com um critrio (motivo pelo qual se escolhe) previamente estabelecido. No caso do presente estudo, o critrio foi pensado de forma que representasse uma escolha afetiva que possibilitasse uma investigao nos vnculos entre os componentes da famlia, mas que no necessitasse tocar diretamente na questo do abuso sexual. Assim, escolhemos como critrio a pergunta: Quem voc levaria para um final de semana? O teste foi feito na sua forma completa, ou seja, com as duas partes: teste objetivo escolhas emitidas pelos membros do grupo, e teste perceptual por quem, dentro do mesmo grupo, estes acreditam que seriam escolhidos. Em ambas, pede-se que o indivduo justifique suas escolhas, e que as hierarquize segundo sua preferncia. Essa hierarquia corresponde intensidade dos vnculos existentes entre os membros do grupo. A aplicao foi realizada a todos os membros da famlia, de forma escrita. Todos os indivduos do grupo se submeteram ao teste no mesmo dia, embora cada qual tenha respondido a ele de forma individual.

tabela que apresentamos em seguida representa o quantitativo das escolhas realizadas pelos membros do grupo.
Tabela 1. Escolhas Realizadas pelos Membros da Famlia 1
Famlia I Mara Nina Lcia Jorge Jos + - * + - * + - * + - * + - * Escolhas 5 1 1 5 1 1 4 2 1 5 1 1 6 1 emitidas Escolhas recebidas 5 1 - 6 - - 4 1 1 4 1 1 6 - Escolhas percebidas 3 1 3 2 1 4 4 1 2 5 2 - 3 2 1
* representa as escolhas indiferentes.

+ 5 1 3

Edu Pedro - * + - * 2 - 5 1 1

2 3 2 4 1 2 4 2 -

RESULTADOS DO TESTE SOCIOMTRICO DA FAMLIA 1

A famlia composta de 08 pessoas, tendo sofrido uma reestruturao aps a descoberta da situao de abuso. Assim, a famlia de origem era composta pela me (Mara2) pai (Pedro), duas filhas (Lcia e Nina) e dois filhos (Jorge e Jos) de respectivamente 17, 15, 14 e 12 anos. As duas adolescentes so filhas de um primeiro relacionamento da me, tendo Nina sido criada como filha por Pedro desde a idade de dois anos. Aps a separao, Mara constituiu novo relacionamento com Edu, com quem vive maritalmente. Nina comeou a ser abusada pelo padrasto aos nove anos de idade, mas a situao s veio a ser descoberta quando, aos 14 anos, engravidou. Vale a pena ressaltar que o abuso s veio a ser revelado no sexto ms de gestao, visto que as modificaes no corpo da adolescente no podiam mais passar despercebidas. Com o descobrimento da ocorrncia, a famlia se separou. A me constituiu novo relacionamento e passou a residir em outra casa com o novo companheiro, as duas filhas e a criana (Mila, nascida da relao incestuosa, que estava, por ocasio da realizao do experimento, com dois meses de idade). Os dois garotos permaneceram na companhia do pai. A
2

Conforme os dados da tabela acima, os resultados do teste sociomtrico de Mara (a me) mostram um alto ndice de aceitao (faz cinco escolhas positivas e correspondida em todas com forte grau de intensidade), o que demonstra que mantm vnculos fortes, denotando a sua importncia dentro do grupo, e a classifica, em termos sociomtricos, como estrela de popularidade.3 Ocupa um status social4 elevado no grupo. tambm estrela sociomtrica, pois apresenta o maior nmero de mutualidades.5 Os ndices tlicos e de relao direta6 alcanados por ela foram os mais altos do grupo. Ela apresenta, ainda, o mais alto ndice de emisso e um bom ndice de percepo7. Em termos caracterolgicos sociomtricos, pode ser considerada boa emissora e boa receptora, que, segundo Bustos (1979), o indivduo que emite adequadamente e percebe corretamente, o que lhe confere uma boa capacidade de comunicao, podendo ele, com maior facilidade, conseguir ter suas necessidades satisfeitas. Nina escolhe positivamente todos os membros do grupo, exceo de Pedro, para quem emite rejeio, e
3

Indivduo que apresenta grande nmero de escolhas positivas. O status social refere-se posio ocupada por cada um dos indivduos no grupo. Chamam-se mutualidades as escolhas feitas com o mesmo sinal: positivo-positivo, negativo-negativo, indiferenteindiferente. O ndice tlico avalia globalmente a comunicao e possibilita o conhecimento sobre o grau de adequao do indivduo consigo mesmo e com o grupo ao qual pertence; o ndice de relao direta permite conhecer o grau de adequao das condutas (Bustos, 1979). O ndice de percepo mede a capacidade de perceber de um indivduo, e o ndice de emisso refere-se capacidade na emisso de mensagens.

Todos os nomes utilizados so fictcios

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 295-304, mai./ago. 2006

Abuso sexual e sociometria

301

Edu, a quem emite indiferena, e escolhida positivamente por todos os membros do grupo, inclusive por quem ela rejeita e lhe indiferente. Em termos de aceitao grupal, s perde na intensidade das escolhas recebidas para a me. tambm considerada estrela de popularidade, pelo alto nmero de escolhas positivas que recebe. Seu teste perceptual, no obstante revela que no se percebe como um membro bem-aceito dentro do grupo. Percebe as escolhas positivas apenas da filha (que ainda um beb e, portanto, no pode, objetivamente, emitir escolhas) e da me. Acreditamos que esta dificuldade de percepo se deve a uma baixa auto-estima e, talvez, a intensos sentimentos de culpa e de inadequao, comuns em vtimas de abuso sexual (Amazarray & Koller, 1998; Gauderer & Morgado, 1992; Narvaz, 2005). Pode ser considerada como boa emissora e m receptora, com um aumento dos sinais negativos e neutros em detrimento dos positivos. Em pessoas que demonstram essa configurao, o comportamento pode resvalar para o recolhimento e a timidez, uma vez que percebem um grupo indiferente. Pedro s recebe escolhas positivas de Jos e Jorge. Ocupa o lugar de membro rejeitado do grupo, pelo alto nmero de escolhas negativas que recebe. O teste perceptual, no entanto, revela que tem uma boa percepo. Decodifica corretamente a rejeio de Mara e Edu. Erra apenas ao interpretar a rejeio de Lcia e Nina como aceitao, o que provavelmente se deve aos longos anos em que conseguiu manter esta ltima sob a situao de abuso. Jorge apresenta um bom ndice de percepo e baixo ndice de emisso. Isso pode ser constatado pelo fato de emitir quatro escolhas positivas que so percebidas pelos demais membros do grupo como indiferentes. Pode ser classificado como mau emissor e bom receptor, pois converte os sinais positivos em neutros. Segundo Bustos (1979), pessoas que apresentam essa configurao tm dificuldade em demonstrar sua aceitao e tendem a emitir corretamente apenas as rejeies. Como o grupo no consegue perceb-las corretamente, pode isol-las. Esta dificuldade pode causar-lhes um empobrecimento do tomo social8. Jos goza de grande aceitao dentro do grupo, uma vez que escolhido positivamente por todos os membros. Figura tambm como estrela sociomtrica e de popularidade. Pelos resultados alcanados, percebese que transita bem entre os dois grupos familiares,

O tomo social definido por Moreno (1992) como a menor unidade funcional dentro do grupo social. Sua gnese se d atravs de padres de atrao, repulso e indiferena e seu ncleo o prprio indivduo.

funcionando como elemento de ligao entre os dois subgrupos, na rede sociomtrica familiar. Edu recebe uma nica escolha positiva, que vem da companheira Mara. Este o nico vnculo que o segura no grupo. As escolhas positivas que emite podem ser consideradas uma tentativa de manter-se no grupo, ao qual se encontra fragilmente vinculado. O teste perceptual revela que s percebe corretamente a aceitao de Mara e a rejeio de Pedro, que so bvias. Pode ser considerado mau emissor e mau receptor. Conforme assinala Bustos (1979), o comprometimento de ambos os sentidos da comunicao pode corresponder a uma desordem grave, o que pode implicar num grau de isolamento sociomtrico muito srio. Essa afirmao corroborada pela posio que os resultados do teste indicam, no que se refere posio que este indivduo ocupa no grupo. Uma vez que mantm uma nica mutualidade positiva, pode ser classificado como membro isolado. Atravs dos resultados das vinculaes apresentadas no teste, lanamos o seguinte questionamento: se Mara (a me) mantm um vnculo to forte com Nina (a vtima), definindo-a como sua companheira de todas as horas (justificativa dada escolha, no teste), e se levar-se em conta que tem um bom ndice de percepo, como a situao de abuso pode ter perdurado por um tempo to demasiadamente longo, s vindo a ser descoberta devido gravidez da vtima, j no sexto ms? Atravs dos relatos clnicos feitos aos tcnicos do programa onde a famlia atendida, Mara revelou que sua relao com Edu j existia antes do final do casamento, uma vez que seu marido no demonstrava mais interesse sexual por ela. Lanamos, ento, a hiptese de que Mara se beneficiou da situao, que serviu como libi para a manuteno de sua relao extraconjugal com Edu, e, aps os fatos revelados, usou-os como justificativa para a separao imediata de Pedro e a adoo de Edu como companheiro oficial. Importante se faz ressaltar que o teste revela que incide sobre Edu a primeira escolha positiva de Mara, o que revela ser este o seu vnculo mais forte dentro do grupo, sobre o qual est localizado seu maior compromisso afetivo. Pedro, por sua vez, utilizando-se de sua boa percepo, identificava Nina como uma vtima em potencial, pelo fato de esta emitir aceitao a todos os integrantes do grupo. Juntando-se ao fato da relao de confiana que existia anteriormente, de pai para filha, iniciou a abordagem abusiva, que, no comeo, no era entendida pela vtima. Quando esta passou a desconfiar de que aquela relao no era uma coisa

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 295-304, mai./ago. 2006

302

Matias

normal entre pai e filha e comeou a rejeitar os avanos do padrasto, este passou a manipul-la, assumindo o papel de vtima ningum me quer, nem sua me, se voc no me quiser, vou me matar, ou ento a amea-la, e amedront-la utilizando-se de seu poder: vou contar para sua me, todos vo ficar contra voc (relatos feitos entrevistadora, por ocasio da segunda entrevista realizada com a adolescente). Assim, consideramos a existncia de um pacto grupal, em que ambos, Mara e Pedro, os dois integrantes do grupo com maior ndice tlico, e, portanto, maior capacidade global de comunicao, beneficiaram-se da situao de abuso sofrida por Nina, que, por sua vez, obteve, a um custo exageradamente alto, a manuteno do vnculo positivo com a me, o nico que percebe no grupo, e que, portanto, lhe vital. Consideramos, ainda, que os demais integrantes do grupo tambm se encontravam envolvidos no pacto, uma vez que, exceo de Edu, apresentam um bom ndice de percepo, e nenhuma denncia foi feita, preservando o pacto do silncio, que perdurou por cinco anos. Acreditamos que a manuteno deste silncio pelos demais membros do grupo pode dever-se a fantasias de desintegrao do grupo familiar, o que, de certa forma, acabou acontecendo, uma vez que a famlia dividiu-se, em conseqncia da descoberta da situao.

comportamento agressivo com ela e com o pai, com quem era muito apegada, a no querer ficar sozinha em casa, na companhia do pai, e a se sair mal na escola. Dias aps a fuga, resolveu prestar queixa contra o agressor. O teste foi aplicado aos membros do grupo, exceto o pai biolgico, o qual no conseguimos localizar, e Lena, que um beb. Esta no pode emitir escolhas, mas pode ser escolhida por todos os membros do grupo.
Tabela 2. Escolhas Realizadas pelos Membros da Famlia 2
Famlia II Jlia Lia Lus Beto Tito Lena + - * + - * + - * + - * + - * + - * Escolhas emitidas Escolhas recebidas Escolhas percebidas 4 1 3 - 4 1 - 4 1 - 4 1 - 3 - 3 - 3 - 2 -

- 4 -

- 4 -

4 1

- 3 1 1 4 1 - 4 1 -

* representa as escolhas indiferentes.

RESULTADOS DO TESTE SOCIOMTRICO DA FAMLIA 2

A famlia 2 composta por Jlia (a me), Lia, a filha de sete anos (vtima), Beto (o filho mais novo, tambm vtima de maus-tratos por parte do pai), Lus, o novo companheiro da me, e Lena, um beb de cinco meses, fruto da relao de Jlia com Lus. O pai biolgico e agressor, Tito, aps a descoberta do abuso e conseqente separao, no fez mais contato nenhum com a ex-mulher e os filhos, e no conseguimos localiz-lo para que se submetesse ao teste. Logo aps a descoberta do abuso praticado pelo pai, que foi, nas primeiras tentativas, denunciado pela criana sua me, esta tomou a deciso de afastar-se do agressor, inicialmente fugindo com os filhos para uma cidade do interior do Estado, onde no pudesse ser descoberta, com medo de novas agresses, visto ser o marido um homem de comportamento violento, que agredia fisicamente a ela e ao filho mais novo, por acreditar que este no era filho dele. A me afirma que em nenhum momento desconfiou da denncia da criana, que passou a apresentar terror noturno,

Conforme indicam os dados da tabela acima, o teste revelou que todos os membros do grupo se escolhem de maneira positiva, com uma particularidade: as escolhas de Jlia recaem, em primeiro lugar, sobre os filhos. Tal fato demonstra que seus vnculos mais fortes so com os filhos, no com o companheiro, apesar de manter um vnculo recproco de aceitao com este. No teste perceptual, todos se escolhem mutuamente de forma positiva e se vem rejeitados por Tito, exceo de Lia, que percebe uma rejeio e uma indiferena por parte dos irmos e acha que ser escolhida positivamente por Tito. Ao ser indagada sobre por que acha que Tito a escolheria, limita-se a dizer: No posso dizer o motivo, uma possvel aluso a que seria escolhida apenas para ser abusada novamente. Os dados colhidos no teste desta famlia mostram um grupo coeso, com fortes vnculos mtuos de aceitao, cuja estrutura um crculo, que, do ponto de vista sociomtrico, a estrutura mais complexa, onde cada um dos participantes tem, pelo menos, duas alternativas, ou seja, no corre o risco de cair no isolamento sociomtrico (Bustos, 1990).
Esta considerada a configurao tpica de uma boa coeso grupal, pois a maior possibilidade de trocas e mobilidade nos vnculos prescinde da necessidade de controle direto entre os membros do grupo. O indivduo que integra esta configurao encontra-se numa posio sociomtrica tima (Kaufman, 1993, p. 63).

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 295-304, mai./ago. 2006

Abuso sexual e sociometria

303

Todos os integrantes figuram como estrelas sociomtricas e de popularidade, gozando, pois, do mesmo status social dentro do grupo. J Tito aparece claramente como membro rejeitado, uma vez que recebe escolhas negativas de todos os membros do grupo. Curiosamente, as nicas duas incongruncias reveladas no teste perceptual vm de Lia, a vtima do abuso. Aqui, a exemplo da outra famlia, a vtima demonstra dificuldade de percepo, que pode estar sendo ocasionada por sentimentos de culpa e inadequao devido agresso sofrida. No entanto, consideramos que, devido ao fato de o tempo em que perdurou o abuso ter sido mnimo, e graas grande confiana mtua existente entre Lia e a me, essa criana tem maiores chances de superar os efeitos malficos da agresso sofrida.

Em ambos os grupos, os agressores foram apontados como membros rejeitados. As vtimas apresentaram elevado status sociomtrico dentro do grupo, mas, em decorrncia das dificuldades de percepo e da auto-estima rebaixada, no conseguem perceber a posio de destaque que ocupam no grupo familiar. Acreditamos que as informaes obtidas acerca das interaes afetivas dos indivduos nos grupos podem servir de subsdio para intervenes teraputicas que visem a uma reestruturao nos vnculos. Elas possibilitariam a reconstruo destes vnculos numa base mais saudvel, uma vez que essas relaes afetivas so fundamentais para a constituio emocional e para o convvio harmonioso dos indivduos dentro do grupo familiar; alm disso seriam teis para o entendimento das questes relativas prtica incestuosa, contribuindo, como afirma Banchs (1995), para revel-la, desmistific-la, e assim combat-la.

CONSIDERAES FINAIS

Atravs da realizao desse estudo, podemos observar que os vnculos afetivos se configuram de forma diferente, mesmo em papis cujo desempenho universal (me, pai, filho, irmo, irm); constatamos, assim, a afirmativa de Bustos (1990) de que, dependendo do contexto onde acontecem, os vnculos afetivos podem formar estruturas pariculares a cada caso e a cada momento. Nas duas situaes apresentadas, o vnculo afetivo da filha com a me foi determinante na situao de abuso. No primeiro caso, mesmo havendo conivncia da me, que parece ter-se beneficiado com o abuso sofrido pela filha, mantinha com esta uma forte relao afetiva. No segundo caso, a relao de confiana estabelecida serviu de lastro para a revelao precoce do incesto. Nas duas situaes, o vnculo era carregado de afetividade, embora a forma de expresso desses afetos e suas conseqncias fossem diferentes. Constatamos que a ocorrncia do incesto teve uma repercurso impactante na vida de cada um dos integrantes do grupo familiar, mesmo na dos no diretamente envolvidos na trade pai-me-filha. Tal ocorrncia teve como conseqncias, alm das dificuldades de ordem econmica, advindas da separao do casal, o rompimento de vnculos, as desconfianas, os temores, as inseguranas, e obrigou as famlias a emprenderem um grande esforo no sentido de recuperar a organizao do grupo. Para isso, acreditamos que precisaram lanar mo de todo o potencial espontneo e criativo de que dispunham, no sentido de permanecerem unidos e preservarem seus vnculos.

REFERNCIAS
Abrapia. (1997). Abuso sexual contra crianas e adolescentes. Rio de Janeiro: Autores & Agentes & Associados. Amazarray, M. R. & Koller, S. H. (1998). Alguns aspectos observados no desenvolvimento de crianas vtimas de abuso sexual. Psicologia: Reflexo e Crtica. 11(3). Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script= sci_arttext&pid=S0102-79721998000300014>. (Acesso em 22/10/2004). Banchs, M. A. (1995). O papel da emoo na representao do self e do outro em membros de uma famlia incestuosa. Em S. T. M. Lane & B. B. Sawaia (Orgs.), Novas veredas da Psicologia Social. (pp. 97-113). So Paulo: Brasiliense. Bustos, D. (1979). O teste sociomtrico: fundamentos, tcnica e aplicaes. So Paulo: Brasiliense. Bustos, D. (1990). Perigo... amor vista! Drama e psicodrama de casais. So Paulo: Aleph. Cohen, C. & Gobbetti, G. J. (2003). O incesto: o abuso sexual intrafamiliar. Disponvel em <http://violnciasexual.org.br/ textos/PDF/incesto_cohen.pdf> (Acesso em 14/03/2005) Cohen, C. (1993). O incesto, um desejo. So Paulo: Casa do Psiclogo. Cromberg, R. U. (2001). Cena Incestuosa: abuso e violncia sexual. So Paulo: Casa do Psiclogo. Daro, D. & Svevo, K. R. (1999). Reviso resumida do abuso infantil e da negligncia na Amrica do Norte. Em Inocncia em perigo: abuso sexual de crianas, pornografia infantil e pedofilia na internet. (pp.68-69). Rio de Janeiro: Garamond. Faiman, C. J. S. (2004). Abuso sexual em famlia: a violncia do incesto luz da Psicanlise. So Paulo: Casa do Psiclogo.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 295-304, mai./ago. 2006

304

Matias

Ferreira, M. F. (2005). Relao esquecida: a me nos bastidores do abuso sexual entre pai e filha. Disponvel em <http://psicopedagogi.com.br/artigos/artigo.asp?entrlD=223>. (Acesso em 07/03/2005). Figaro, C. J. (2005). Famlias incestuosas e sua relao com a psicanlise: os desafios institucionais do Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso sexual CEARAS. Disponvel em <http://www.estadosgerais.org/historia/51-familias_ incestuosas.shtml>.(Acesso em 20/03/2005). Freud, S. (1973, 3 ed). Totem e Tabu (L. L. Y de Torres), Obras completas de Sigmund Freud (Tomo II, pp. 17481850). Madrid: Biblioteca Nueva. (Original publicado em 1913). Gauderer, C. E & Morgado, K. (1992). Abuso sexual na criana e no adolescente. Jornal de Pediatria, 68 (7/8), 78. Kaplan, H. I. & Sadock, B. J. (1997, 7 ed). Compndio de psiquiatria: cincias do comportamento e psiquiatria clnica. (D. Batista, Trad.). Porto Alegre: Artes Mdicas. (Original publicado em 1994). Kaufman, F. G. (1993). O Teste Sociomtrico. Em R. F. Monteiro (Org.), Tcnicas fundamentais do Psicodrama. (pp. 45-68). So Paulo: Brasiliense. Levi-Strauss, C. (1976). As estruturas elementares do parentesco. (M. Ferreira, trad.). So Paulo: Vozes. Moreno, J. L. (1992). Quem sobreviver? (Vol.1: Fundamentos da Sociometria, Psicoterapia de Grupo e Sociodrama. (A. R. de Farias, D. L. Rodrigues & M. A.

Kafuri, Trads.). Goinia: Dimenso. (Original publicado em 1953). Moreno, J. L. (1994). Quem sobreviver? (Vol.3). Fundamentos da Sociometria, Psicoterapia de Grupo e Sociodrama. (D. L. Rodrigues & M. A. Kafuri, Trads.). Goinia: Dimenso. (Original publicado em 1953). Moreno, J. L. (1999). Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. (A. C. Mazzaroto Filho, Trad.). Campinas: Livro Pleno. (Original publicado em 1959). Narvaz, M. G. (2005). Quem so as mes das vtimas de incesto? Disponvel em <http://gravatai.ulbra.tche.br/ psicologia/ conteudo/revistas/artigo_60.html.> (Acesso em 10/12/05). Pichon-Rivire, E. (1998, 6 ed.). Teoria do vnculo. (E. T. Zamilkhouwsky, Trad.). So Paulo: Martins Fontes. Szymansky, H. (2000). Teoria e Teorias de famlias. Em M.C.B. Carvalho (Org.), A famlia contempornea em debate. (pp.23-27). So Paulo: Cortez.

Recebido em 28/11/2005 Aceito em 17/05/2006

Endereo para correspondncia: Delane Pessoa Matias. Rua Canind, 797, ap.101, Mucuripe, CEP 60175-330, Fortaleza-CE. E-mail: delanematias@terra.com.br

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 295-304, mai./ago. 2006

Potrebbero piacerti anche