Sei sulla pagina 1di 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CURSO DE MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO: Estudos e Processos Museolgicos DISCIPLINA: Museologia e Comunicao I Professora: Helena Cunha de Uzeda

Aula 9 TEXTOS DE EXPOSIES LORD, B., LORD, G. D. Curatoship in the Exhibition Planning Process. In: The Manual of Museum
Exihibition. New York: Altamira Press, 2001, p. 32-34. Traduo: Helena Uzeda

Muito se discute sobre o carter e a aplicao dos textos nas exposies museolgicas de que forma usar o texto impresso numa exposio? Essa preocupao poderia parecer um pouco exagerada, considerando que: As palavras so pequenas e bi-dimensionais. Normalmente, o texto no o aspecto mais importante em termos espaciais, tampouco o mais dispendioso de uma exposio. As palavras no constituem um fator excepcional no ambiente da exposio. Palavras escritas podem aparecer em quase todos os lugares dos museus, galerias e centros de exibies. A palavra impressa relativamente abstrata como meio de comunicar informao, emoo e experincia, ao passo que as exposies museolgicas baseiam-se em experincias concretas e diretas, extrapolando os textos impressos. A maior parte das exposies centram-se nas colees de objetos, estabelecendo uma relao fsica com os visitantes. Como algo to pequeno e comum como simples textos poderiam causar tanto impacto sobre algo to nico e vasto quanto uma exposio museolgica? Talvez seguindo essa viso alguns muselogos costumam pensar nos textos de uma exposio como nada mais que um simples detalhe... Isso aponta, claramente, para um princpio fundamental de comunicao, que afeta museus tanto quanto a qualquer outra mdia. Palavras so poderosas transmissoras de significado e possuem importante funo em nossa cultura.

As palavras, escritas e faladas, possuem caractersticas conceituais nicas, que esto associadas a espaos mentais e que podem ser to desafiadoras para o projeto de exposio quanto so os espaos fsicos onde ela ser instalada.

28

Palavras so abstratas enquanto elas podem sugerir idias poderosas, imagens e sentimentos, as palavras em si mesmas no representam visualmente as experincias ou os objetos aos quais se referem. A palavra ma no se parece em nada com uma ma. Isso verdade tanto para textos de uma exposio quanto o para qualquer outra linguagem. Textos podem ser altamente subjetivos quando lemos a palavra ma, uma grande gama de associaes culturais e pessoais podem vir mente comida gostosa, hbitos saudveis e, mesmo, pecado original. Esse fator de interpretao pessoal e cultural apresenta um desafio particular comunicao quando consideramos que as palavras, como os nmeros, so freqentemente usados como parte, tambm, do discurso didtico. Enquanto por um lado nos dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, por outro, somos avisados que no podemos confiar completamente em mdias eletrnicas, como nas imagens de cinema e de televiso por se comunicarem primordialmente atravs de imagens (pode haver montagem, manipulao etc.) Muitas pessoas do aos jornais televisivos menos crditos do que imprensa escrita, considerando que esses ltimos so mais profundos e cuidadosos. Enfim, a palavra escrita confere grande autoridade intelectual e essa autoridade que deve ser compreendida e aplicada s exposies museolgicas.

PERSPECTIVA EQUILIBRADA NO TEXTO DE EXPOSIES

Hugh A. D. Spencer O texto impresso de uma exposio requer algum tipo de autoridade algum deve, ao final das contas, escrev-lo de forma confivel. Diversas habilidades e perspectivas so necessrias criao de uma exposio e todas elas podem refletir-se nos termos em que os textos da exposio so colocados. Nesse sentido, cada disciplina envolvida na mostra pode ser entendida como autora do texto: A perspectiva acadmica / curadoria provavelmente perceber o texto como um modo de transmitir as informaes sobre as colees reunidas pela pesquisa. Dessa forma, o texto da exposio torna-se uma extenso dos resultados da pesquisa da curadoria, do catlogo da exposio de longa durao ou mesmo de um texto acadmico. O ponto de vista de um educador do museu O texto da exposio pode ser percebido como veculo para transmitir informao didtica ou cumprir objetivos curriculares para programas de aprendizados. Dessa perspectiva, o texto deve ser acessvel e apropriado ao grupo de aprendizes e fornecer material que permita aos leitores alcanar os objetivos de comportamento e de atitude desejados. Pela abordagem do Marketing O texto pode ser percebido como um meio de conexo com as metas de marketing , atraindo a ateno do visitante da mesma forma que faz a publicidade. Dessa perspectiva, o texto da exposio deve funcionar do mesmo modo que uma boa pea de propaganda ou um bom jornalismo

29

manchetes fortes, pontos essenciais de convencimento, palavras claras e concisas que descrevam vividamente quem, o qu, porqu, quando e onde de uma narrativa (storyline) de uma exposio. Pela perspectiva do design O design pode ver o texto como um elemento visual e espacial que necessita ser incorporado exposio. Os desafios apresentados pelo texto vo desde sua adequao fsica posio e tamanho dos tipos at seu tratamento como parte da estratgia do design grfico, na qual os textos servem como suporte aos objetivos e s representaes conceituais da exposio. Na maioria das exposies, essas mltiplas perspectivas regulam o uso do texto, sendo possvel descrever como fica o peso de uma abordagem combinada, como mostra a figura abaixo:

Perspectivas de Abordagens de Aplicao do Texto

Pesquisa da curadoria

Didtica e educao

Narrativa e pblico

Design visual

O grfico acima no representa o equilbrio ideal para o uso do texto em exposies. Ele ilustra um modelo para determinar qual abordagem para o texto mais apropriada para uma determinada exposio. Por exemplo, uma mostra de espcimes cientficos, direcionada a um pequeno grupo de especialistas, j bem informados sobre o assunto num museu universitrio, pode ter a abordagem de seu texto equilibrada da seguinte forma:

Abordagem do Texto para Pblico Especializados no Assunto

30

Pesquisa da curadoria

Didtica e educao

Design visual Narrativa e pblico

Entretanto, exposies em museus para crianas, que tm um programa diretamente ligado ao currculo escolar, assim como as instituies que desejam atrair visitao de turistas, devem obedecer a uma abordagem diferente como a colocada abaixo.

Abordagem do Texto para Pblico Estudantil e de Turistas

Pesquisa da curadoria

Didtica e educao

Narrativa e pblico

Design visual

31

Essa estratgia de uso dos textos no pretende sugerir que pesquisa e curadoria no sejam significativas para o planejamento e o contedo nesses tipos de exposio, nem esta deva negligenciar alguns outros fatores quando seu direcionamento for a especialistas em um museu universitrio. O que isso quer dizer que so as necessidades didticas e de narrativa de um determinado pblico que devem dirigir o uso da palavra escrita. Os componentes visuais / design mantm-se relativamente constantes nesses exemplos contrastantes. Isso por que h requisitos fsicos para o uso do texto que devem ser seguidos em todos as abordagens, caso os organizadores da exposio desejem, realmente, que os visitantes leiam os textos apresentados

Quatro propriedades que regulam a apresentao de textos numa exposio: As pessoas precisam enxergar as palavras para poder l-las o que significa que o texto deve ter uma dimenso que permita ao pblico enxerg-lo com facilidade. Alm disso, os textos os banners, legendas e painis de uma exposio devem ser posicionados num campo de viso favorvel aos visitantes. O texto parte de um ambiente expositivo global com muita coisa a ser vista h usualmente muito mais apelo para que o visitante siga adiante para observar os objetos e outros estmulos no espao expositivo do que para ficar parado lendo textos informativos e explicativos. O texto da exposio convive num ambiente de mdia muito competitiva as expectativas em relao comunicao visual esto crescendo e as tcnicas para manter a ateno do pblico por outros meios de mdia esto tornando-se cada vez mais poderosas e sofisticadas. Por esses fatores, os textos de uma exposio devem ser curtos, relevantes ao interesse e motivaes dos visitantes, acessveis e agradveis leitura. Isso tambm significa que o texto tanto em sua aparncia quanto no contedo deve possuir qualidade profissional. Pode ser interessante conseguir auxlio de redatores profissionais verdade que mesmo com os textos seguindo todas essas orientaes, muitos visitantes ainda no iro ler os textos de uma exposio. Entretanto, se as palavras impressas so apresentadas de forma inadequada ou no profissional, todos os visitantes iro notar esse fato, estejam eles inclinados a l-las ou no.

32

DEAN, David. Museum Exhibition: Theory and Practice. London: Routledge, 1996.

Ttulos, Sub-ttulos e textos


TABELA PADRO PARA TEXTOS EM EXPOSIES Tabela de Padres para Textos de Exposies
FUNO DO TEXTO
QUANTIDADE DE PALAVRAS

ORIENTAES

TTULO PRINCIPAL: e acompanhamento Identificador

1 10 palavras

Subttulos Pontos chave

10 25 palavras 60 200 palavras 75 150 palavras

Texto Introdutrio Apresentao

Texto de grupos Conceitua conjuntos

Legenda do objeto Identificao e informao

14 24 palavras at 75 palavras

Que atraia a ateno Que se oriente pelo tema (pouca informao) Design mais importante que o contedo, seguindo o esprito da exposio (elegante, cmico, srio...) Sem limite de tamanho Legvel distncia, mas menor que o ttulo Contedo focado e informativo Orientado a determinado tpico Sem limite de tamanho Dividido em concisos pargrafos de 75 palavras Localizado prximo entrada Explicando os conceitos fundamentais da exposio (48 a 90 pt) Relacionado a um grupo de objetos ou a uma seo Pode ser iniciado com um ttulo interessante Unifica um grupo de objetos conceitualmente informativo e interpretativo (letra: entre 36 a 72 pt) Etiqueta de identificao: dados que identifiquem o objeto Texto informativo: mximo de 75 palavras (entre 12 a 18 pt)

NT: Os tamanhos das fonte no constavam do texto original)

Ttulo O ttulo da exposio uma importante pea visual com informao escrita. Ele d o tom e os parmetros da exposio e serve para atrair a curiosidade dos visitantes para a galeria. O ttulo deve usar uma linguagem simples, evitando termos vulgares ou demasiadamente eruditos e so normalmente colocados na entrada das galerias, anunciando a exposio. Intencionalmente atraentes e em grandes dimenses, os ttulos costumam ser colocados bem acima da altura do olhar para atrair a ateno. Seu esprito, forma e tamanho devem estar ajustados ao da exposio. Dele faz parte, geralmente, um complemento, que d mais detalhes sobre o tema da exposio. (Exemplo: Napoleo: um retrato ntimo The Queen's Own: Stamps That Changed the World - Caminhos de Santiago: arte no perodo Roman io em Castela e Leon)

33

Subttulos Atua como guia de unificao visual e verbal atravs da exposio. Funcionam como manchetes de jornais, resumindo em poucas palavras os pontos essenciais de cada tpico ou sub-tpico (ncleos diferenciados) de importncia. Os subttulos permitem o visitante, independentemente de seu nvel de ateno, acompanhar a seqncia de informao e a relao estabelecida entre os objetos. Eles servem como orientadores, guiando o pblico ao longo do tema exibido. Com o ttulo e os sub-ttulos apenas, devemos ter uma idia geral do que a exposio aborda e quais as principais idias por ela apresentadas. Eles usam tipos menores que o ttulo, ainda que suficientemente grandes para serem vistos distncia, auxiliando a estreitar o foco da abordagem de uma galeria. Os subttulos normalmente usam frases familiares e brincam com as palavras para estimular a imaginao do visitante. Eletricidades...estimulando os eltrons; Jornadas: mapeando Terra e Mentes na Arte Chinesa. Contrastes, aliteraes e metforas servem como estmulos curiosidade intelectual. A legibilidade tambm importante, devendo ser compreendidos em um relance. Texto Introdutrio O texto de apresentao da exposio que conceitua a idia apresentada e d o tom e o esprito do tema. Com extenso entre 60 a 200 palavras, o texto deve ser dividido em pargrafos de aproximadamente 75 palavras, sendo que o primeiro deles, certamente, o trecho que ser mais lido, deve ser conciso e resumir a idia central. O segundo e o terceiro podem desenvolver e aprofundar o tema.

Texto introdutrio 48pt

Texto 90 pt
Texto de grupos Como o texto que apresenta grupos de objetos, os textos de grupos possuem alto grau de comunicao informacional, com a diferena de serem usados para interpretar segmentos da exposio. Novamente, o tamanho de 75 palavras aconselhado, podendo-se utilizar at 150, desde que o texto seja quebrado em pargrafos e o tamanho e estilo das letras seja facilmente legvel. O propsito do texto de grupos unificar conceitualmente um conjunto determinado de objetos ou dados. Freqentemente, ele se faz acompanhar de sub-ttulos ou comea com um pequeno ttulo. Esse ttulo curto dever atrair a ateno, estimulando o interesse. Os textos de grupo requerem um certo esforo de leitura, j que contm uma quantidade significativa de mensagem interpretativa. Por essa razo, eles precisam ser interessantes, bem estruturados e sucintamente escritos para que os visitantes no se desinteressem de levar a leitura at o final.

34

Textos de grupos 36 pt

Textos grupos 72 pt
Legendas dos objetos A legenda dos objetos um elemento crtico na fluncia interpretativa da informao. Ela fornece ao visitante os detalhes sobre itens especficos da exposio. Esse texto respondem a pergunta bsica: O que isto, de quando , de onde veio? Mesmo que as legendas dos objetos possam estruturarse de vrias formas, com aparncias diversas, existem essencialmente dois tipos: Etiqueta de identificao o mais simples e familiar texto de uma exposio, que consiste num conjunto de dados sobre o objeto: nome ou ttulo da obra, autor, origem, material, tcnica, datas, coleo a qual pertence etc.). Em muitos museus, alm do ttulo da exposio e do texto introdutrio a etiqueta de identificao a nica informao escrita apresentada sobre os objetos da exposio. Texto informativo - um pequeno texto sobre o objeto (ou sobre alguns poucos objetos relacionados). Contm, normalmente, informaes detalhadas do(s) objeto(s). Deve ter no mximo 75 palavras e o tipo pode variar entre de 12 a 16 pt permitindo uma leitura fcil.

Est cada vez mais comum a utilizao de um texto que agrega dados relevantes sobre determinada pea. Colocada como um pargrafo separado abaixo, mas no mesmo campo da etiqueta, esse texto agrega significado pea, mas seu posicionamento deixa claro que sua leitura um complemento opcional da etiqueta.

Etiqueta (12 pt)

Etiqueta (18 pt)

35

Fatores importantes a considerar na confeco e colocao dos textos


Distncia entre os textos e o observador A distncia de viso para uma leitura normal, como um livro, de 30 cm aproximadamente para um texto de tipo 8 10 pt. No ambiente da exposio, o visitante est normalmente mais distante (entre 0, 60 a 1,20 m), o que faz com que os textos de grupos precisem estar entre 24 a 36 pt e as etiquetas dos objetos entre 14 e 24 pt. Contraste entre letras e fundo Os textos em tinta escura contra fundo claro so mais fceis de ler e mais suaves para os nervos ticos. Em uso limitado, letras claras contra fundo mais escuro como para ttulos e sub-ttulos so teis para atrair a ateno e causar impacto visual. Para longos blocos de textos, entretanto, essa forma pode causar cansao e embaralhar a viso. Devemos limitar as letras claras contra fundo escuro em no mximo 20 palavras. O uso de transparncias iluminadas por trs, muito usadas em ambiente com pouca luminosidade, tem efeito tico similar ao de letras claras sobre fundo escuro torna a leitura mais difcil e cansa os olhos, no devendo ser usadas em textos maiores. Misturando tipos diferentes de letras Outra prtica popular utilizar tipos diferentes de letras como um meio de separar e enfatizar grupo de blocos de textos. Entretanto, o uso de muitos tipos diferentes num nico texto pode criar confuso visual, sendo aconselhvel limitar essa variao a apenas dois ou trs tipos por texto, mesmo assim em casos muito especiais. Tipos muito floreados so visualmente confusos e dificultam a compreenso da mensagem. Tipos cursivos ou com serifa, como os dos jornais, so agradveis emocionalmente evocando respostas mais emocionais e familiares. Concluso A programao visual dos textos da exposio e a forma das letras e smbolos usados tm impacto significativo na efetividade da comunicao. A narrativa fornece a estrutura sobre a qual a mensagem da exposio ser construda. Os textos que o visitante encontra no ambiente da exposio devem ir ao encontro de suas necessidades, fazendo da mostra um local onde os no-iniciados podem conseguir informar-se. Os textos devem ser gerados respeitando o nvel intelectual do pblico, ainda que possa haver informaes mais profundas que satisfaam aos conhecedores do assunto. No basta que o texto seja bem escrito e adequado, havendo a necessidade de ele se enquadre dentro de um bom projeto visual. Mesmo muito bem escrito, se o texto no for bem apresentado no conseguir comunicar-se eficientemente. Enfim, o texto no de forma alguma um elemento secundrio no projeto da exposio, sendo essencial que seja projetado com cuidado, de forma o mais profissional possvel, e que possua o mesmo esprito e qualidade esttica que os demais elementos do design da exposio.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DEAN, David. Museum Exhibition: Theory and Practice. London: Routledge, 1996. LORD, B., LORD, G. D. Curatoship in the Exhibition Planning Process. In: The Manual of Museum Exihibition. New York: Altamira Press, 2001, p. 32-34.

36

37

Potrebbero piacerti anche