Sei sulla pagina 1di 4

Agua sanitaria

http://iolenecastro.blogspot.com.br/2012/11/experimento-determinacao-do-teorde_17.html

TTULO: DETERMINAO DO TEOR DE CLORO ATIVO NA GUA SANITRIA.

1. RESUMO Para a realizao deste experimento primeiramente preparou-se as solues de cido sulfrico a 10% (p/p), de iodeto de potssio a 20% (p/p), de tiossulfato de sdio a 0,1M e diluiu-se 10 mL de gua sanitria em 100 mL de gua destilada. Em seguida realizou-se o experimento sobre a orientao do tutor, onde a partir da mdia dos volumes encontrados, se obteve 2,47% de teor de cloro na gua sanitria analisada.

2. INTRODUO A gua sanitria comercial uma soluo diluda de hipoclorito de sdio (NaOCl), sendo utilizada em processos de desinfeco, esterilizao e desodorizao de guas industriais, gua potvel e piscinas, branqueamento de celulose, limpeza de roupas, lavagem de frutas e legumes, produo da gua sanitria, para irrigao dentria e outros. Essa soluo de hipoclorito de sdio obtida ao se passar gs cloro por uma soluo concentrada de hidrxido de sdio de acordo com a seguinte reao: 2 NaOH + Cl2 NaOCl + NaCl + H2O Os produtos obtidos a partir dessa reao so o hipoclorito de sdio, havendo tambm a formao de cloreto de sdio. O Hipoclorito de Sdio um sal inorgnico cuja frmula molecular NaOCl, apresentando massa molar 74,44 g mol-1, densidade 1,07 - 1,14 g /cm3 (produto comercial), ponto de fuso 18C e ponto de ebulio 101C. No Brasil, a gua sanitria um produto muito utilizado, independente da classe social, porm s pode ser legalmente comercializada com o registro da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilncia Sanitria), que realiza periodicamente fiscalizaes com o objetivo de verificar se as empresas esto obedecendo s regras de fabricao, definido pela portaria n 89/94 onde o teor de cloro ativo estabelecido entre 2,00% p/p a 2,5% p/p durante o prazo de validade, estabelecido de no mximo de seis meses (ANVISA, 2009). No caso de uma quantidade acima do especificado, o cloro pode ser liberado em forma de gs cloro (Cl2), que altamente irritante e que pode ser absorvido

pelo corpo humano (INMETRO, 2009). A legislao define o intervalo entre 2,0 a 2,5 % p/p para fins de registro. Entretanto, para fins de fiscalizao, a ANVISA considera um intervalo de aceitao entre 1,75 e 2,75 % p/p. De acordo com as normas de fabricao um alvejante (gua sanitria) deve ter em sua composio apenas hipoclorito de sdio ou hipoclorito de clcio e gua. No sendo permitida em sua formulao a adio de outros produtos. Contudo assim como em outros produtos alguns fabricantes acabam fraudando a composio do alvejante adicionando Barrilha (Carbonato de Sdio), soda leve, com o propsito de aumentar o pH, e diminuir a concentrao do Hipoclorito, barateando assim o produto. Dessa forma o produto no condiz com as normas estabelecidas pela legislao vigente, e sua finalidade se altera, pois em vez de clarear a roupa, deixa-a amarelada, alm de causar leses graves nas mos provocadas pela adio de barrilha. As anlises de produtos qumicos devem estar de acordo com as normas da ABNT. Para verificar a qualidade de um alvejante, preciso fazer uma anlise do teor de cloro ativo do mesmo. O mtodo de determinao baseia-se no fato do cloro poder deslocar o bromo e o iodo de seus sais. Com isso, ao se adicionar iodeto de potssio (KI) soluo, pode-se dosar o iodo liberado com soluo padronizada de tiossulfato de sdio (Na2S2O7), usando soluo de amido como indicador.

3. OBJETIVO GERAL v Analisar uma amostra de gua sanitria de um determinado fabricante, comparando o teor de cloro ativo obtido experimentalmente com o estabelecido pela ANVISA.

4. OBJETIVOS ESPECFICOS v Determinar o teor de cloro ativo em uma marca de gua sanitria; v Comparar o resultado experimental com o indicado pelo fabricante e o recomendado pela ANVISA;

5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Para a realizao da aula prtica de laboratrio utilizou-se apenas uma marca de gua sanitria (Econmica), que foi analisada pelas equipes para verificar o teor de cloro ativo na amostra. Aps a preparao das solues de cido sulfrico a 10% (p/p), de iodeto de potssio a 20% (p/p), de tiossulfato de sdio a 0,1M, diluiu-se uma amostra de 10 mL que foram pipetados e transferidos para um balo volumtrico de 100 mL. Em seguida aferiu-se com gua destilada e homogeneizou-se. Mediu-se 10 mL em uma proveta, desta soluo recm-preparada e transferiu-se para um erlenmeyer de 250 mL. Depois foram adicionados ao erlenmeyer 10 mL da soluo de cido sulfrico (H2SO4) a 10% (p/p), 10 ml de KI a 20% (p/p) e 5 mL de gua destilada com o

auxilio de pipetas graduadas de 10mL com pra de borracha. Utilizando uma bureta de 50 mL titulou-se com a soluo de Na2S2O3 0,1 mol/L at a amostra apresentar a colorao amarelada. Em seguida Colocou-se 5 mL da soluo de amido 5 % (p/v) observando o surgimento de uma colorao azul escura. Continuou-se a titulao at que a cor azul escura desaparecesse. Ao final anotou-se o volume gasto em mL. Repetiu-se o procedimento por mais trs vezes com a participao das equipes dando continuidade ao experimento. 6. RESULTADOS A partir dos dados obtidos nos experimentos e dos clculos efetuados com os mesmos, temos: Tabela 1. Determinao do cloro ativo em gua sanitria. Amostra de Volume gasto de Volume mdio gasto Cloro ativo gua Na2S2O3 (mL) de Na2S2O3 (VG) (%) sanitria 6,5 7,3 Econmica 6,95 2,47 7,1 6,9 Clculo da porcentagem de cloro ativo na amostra: % de cloro ativo = (V1 x N1 x Meq Cl2 x 100) / Valiq x Vdil Onde: V1 = volume de Na2S2O3 gasto na titulao; N1 = Normalidade da soluo de Na2S2O3; MeqCl2 = Miliequivalente-grama do Cl2 = 35,5.10-3 ; Valiq = volume da alquota para a diluio utilizada na titulao; Vdil = volume final a diluio da soluo aps a diluio; % de cloro ativo = (V1 x N1 x Meq Cl2 x 100) / Valiq x Vdil % de cloro ativo = (6,95.10-3)(0,1)( 35,5.10-3)(100)/(10.10-3)(100.10-3) % de cloro ativo = 2,47 % Este resultado est de acordo com as normas estabelecidas pela ANVISA, onde o teor de cloro ativo nas guas sanitrias dever est entre 2 a 2,5%. Onde: V1 = 6,95 mL Na2S2O3 (verificado na titulao); N1 = 0,1 (concentrao de Na2S2O3); MeqCl2 = = 35,5.10-3 (em mili-equivalente grama); Valiq = 10 mL (gua sanitria Econmica + gua destilada); Vdil = 100 mL (gua sanitria Econmica + gua destilada); 7. DISCUSSO O resultado obtido no experimento para determinar o teor de cloro ativo de uma amostra de gua sanitria da marca econmica foi de 2,47 %, atendendo assim os objetivos propostos no que se referia a determinar o teor de cloro ativo nessa marca e comparar os resultados com os parmetros estabelecidos pela ANVISA.

Observou-se que o resultado encontrado, satisfatrio, pois atende a norma definida pela ANVISA. Onde as informaes obtidas a partir do resultado do experimento foram suficientes para definir o assunto sobre a determinao do teor de cloro ativo da amostra da gua sanitria.

8. CONCLUSO A legislao (portaria n 89/94) define que o teor de cloro ativo na gua sanitria comercial deve atender o intervalo entre 2,0 a 2,5 % p/p para fins de registro. Entretanto, para fins de fiscalizao, a ANVISA considera um intervalo de aceitao entre 1,75 e 2,75 % p/p (RDC n 184/2001). A partir da anlise feita na aula de laboratrio, os resultados obtidos (tabela 1) pela amostra de gua sanitria de marca Econmica est de acordo com a legislao no que diz respeito ao teor de cloro ativo. Estando assim, adequada para ser utilizada como alvejante e bactericida. Os dados obtidos destinaram-se a avaliar o teor de cloro ativo presente na amostra da gua sanitria de marca econmica, por se tratar de um produto presente no comrcio local e ser muito utilizada nas residncias.

Potrebbero piacerti anche