Sei sulla pagina 1di 19

Universidade Federal de So Paulo Instituto de Cincia e Tecnologia

Relatrio de Atividade Experimental

Curso: Bacharelado em Cincia e Tecnologia Disciplina: Fenmenos Eletromagnticos Experimental Professor: Massi

Difrao e Interferncia

Fabola Magno da Silva Lvio Oliveira de Miranda Renan Borges Marques

69556 69612 69653

Data: 05/08/2013

Sumrio
1. 2. 3. 4. Resumo: ............................................................................................................................... 2 Objetivo do Experimento: .................................................................................................. 3 Bases Tericas: .................................................................................................................. 4 Experimento ........................................................................................................................ 9 4.1 4.2 4.3 5. 6. 7. Lista de Materiais e Equipamentos: ........................................................................ 9 Montagem do Experimento: ...................................................................................... 9 Descrio do Experimento: ..................................................................................... 11

Resultados Obtidos: ......................................................................................................... 12 Concluses e Comentrios: ............................................................................................ 17 Referencias Bibliogrficas:.............................................................................................. 18

1. Resumo:
A luz uma onda eletromagntica, portanto e constituda por campos eltrico e magntico que oscilam, periodicamente, no tempo e no espao, perpendiculares entre si. A natureza ondulatria da luz fica evidente, quando seu comprimento de onda comparvel s dimenses de obstculos ou aberturas existentes em seu caminho. Fenmenos de interferncia e difrao da luz so exemplos de sua natureza ondulatria. O efeito de duas ou mais ondas ao se encontrarem em um ponto do espao, em certo instante, determinado pelo princpio da superposio. Se elas encontram-se em fase ou seja, se os mximos das ondas coincidem, elas produzem uma onda resultante, cuja amplitude igual soma das amplitudes de cada uma nesse caso diz-se que ocorre interferncia construtiva das ondas. Por outro lado, se as ondas, ao se encontrarem, esto fora de fase ou seja, se o mximo de uma coincide com o mnimo da outra, ocorre interferncia destrutiva e a amplitude da onda produzida igual diferena entre as amplitudes das duas ondas. O experimento de interferncia com a luz, feito pela primeira vez por Thomaz Young, em 1801, foi determinante para estabelecer-se a natureza ondulatria da luz, somente ondas podem interferir ou difratar. Nesse experimento, uma onda plana incide sobre uma placa opaca, que tem duas fendas estreitas e difrata-se em cada fenda, divergindo radialmente. As ondas provenientes de cada fenda superpem-se e interferem construtiva ou destrutivamente, em um certo ponto, dependendo da diferena de fase entre elas. Devido a esse efeito, observam-se, em um anteparo colocado na frente das fendas, regies em que a intensidade da luz mxima, alternadas com outras em que a intensidade mnima. Para se obter um padro de interferncia, as ondas provenientes de cada fenda devem ser monocromticas, ou seja, de mesma frequncia e coerentes, ou seja, a diferena de fase entre elas deve permanecer constante no tempo. A luz de um laser tem essa caracterstica tornando-se assim adequada para obteno de padres de interferncia.
2

2. Objetivo do Experimento:
Analisar os padres de difrao de fenda simples e fenda dupla e interferncia da luz em uma fenda dupla. Tem-se como objetivo tambm comparar o valor de comprimento de onda da luz do laser obtido experimentalmente com o valor fornecido pelo fabricante.

3. Bases Tericas:
Pitgoras (582-500 a.C.) considerava que cada objeto visvel emitia um fluxo constante de partculas que bombardeava o olho. Ele sugeriu que a luz consiste de raios que agem como tateadores, viajando em linha reta do olho ao objeto e a sensao da forma obtida quando esses raios tocam os objetos, de modo similar ao que ocorre na sensao do tato [1]. Plato (427 347 a.C.) considerava que a viso era produzida por raios que se originavam no olho, eles colidiam com os objetos que eram ento visualizados. Seguindo os ensinamentos de Plato Euclides (320 275 a.C.) teve grande influencia no desenvolvimento da tica, entendeu a lei da reflexo e a propriedade dos espelhos. Ele descreveu o comportamento da luz num livro sobre tica com doze postulados, o primeiro postulado afirmava: os raios emitidos pelo olho, viajam em linha reta [1]. Acreditava que a velocidade da luz era muita alta, pois ao fecharmos os olhos os objetos aos quais se est olhando desaparecem e ento, ao abrilos, mesmo as estrelas distantes aparecem instantaneamente [1]. A teoria ondulatria e corpuscular para a luz foi uma questo importante que emergiu no sculo XVII e, de certo modo, encontra seus primrdios nas interpretaes dos pensadores gregos da antiguidade. O entendimento de Pitgoras e Demcrito guarda mais similaridade ao modelo corpuscular, enquanto a teoria de Aristteles de aproxima mais do modelo ondulatrio [1]. A luz tem natureza ondulatria, provocando desvios bem definidos da propagao retilnea suporta pela ptica geomtrica. A luz uma onda eletromagntica transversal que se caracteriza por um campo eltrico e um campo magntico que variam com o tempo. Como esses campos de propagam juntos, basta considerar um deles e deixar o outro de lado. Uma onda transversal como a onda que se propaga quando uma corda de instrumento musical tocada, isto , vibra perpendicularmente direo de propagao [2]. A difrao acontece quando a luz interage com uma s fenda e h interferncia quando muitos feixes interagem. Se um anteparo tem muitas fendas podemos dizer que casa abertura faz o feixe se espalhar por difrao. Longe do anteparo, os feixes se superpem, e o resultado uma figura de interferncia [2]. Podemos explicar a difrao ou ao menos racionalizar a existncia da difrao utilizando a construo de Huygens. A construo de Huygens na figura 1 mostra que nesse caso a frente de onda parte de um plano que conseguiu atravessar uma fenda. Vemos alguns pontos que indicam a
4

pequenas ondas esfricas se irradiando. Tanto a prticas como a teoria eletromagntica indicam que as ondinhas se irradiam basicamente na direo de propagao; por isso so semicrculos, e no crculos completos [2].

Figura 1: Construo de Huygens

Quanto mais estreita a fenda, produzir um padro de difrao mais largo e a onda se espalhar mais do outro lado [2]. Na figura 2 temos exemplo que difrao de uma fenda simples e uma fenda dupla. Na fenda dupla produzir padres de interferncia.

Figura 2: Difrao sofrida por uma fenda simples e por uma fenda dupla.

Quando a luz atravessa a fenda, o ngulo formado entre um ponto de mnimo e a linha normal da fenda ao anteparo, dado pela equao 1:

a largura da fenda, luz, e

o ngulo formado pela linha normal entre a fenda o comprimento de onda da o segundo mnimo, e

e o anteparo e o m-simo ponto de mnimo, difrao (sendo a primeiro mnimo,

a ordem de ocorrncia dos pontos de mnimo no padro de

assim por diante, contando a partir do ponto de maior intensidade), como mostrado na figura 3 [3].

Figura 3: Padres de difrao para uma luz atravessando uma fenda estreita.

Interferncia um fenmeno tipicamente ondulatrio que ocorre quando duas ou mais ondas passam pelo mesmo ponto no espao no mesmo instante. Atravs do princpio de superposio, que vale tanto para ondas mecnicas, quanto para ondas eletromagnticas: o deslocamento resultante determinado somando-se os deslocamentos provocados pelas ondas individuais como se elas estivessem presentes sozinhos [4].

Figura 4: Ilustrao simplificada da interferncia construtiva e destrutiva das ondas eletromagnticas linearmente polarizadas ao longo da mesma direo.

- Interferncia construtiva: quando a onda resultante apresentar uma amplitude , maior que a amplitude das ondas primrias. Isto apenas ocorrer quando as ondas em interferncia estiverem em fase, ou seja, inteiro [3]. - Interferncia destrutiva: quando a onda resultante apresentar uma amplitude , menor que a amplitude das ondas primrias. Isto ocorrer quando as ondas em interferncia estiverem fora de fase, ou seja, fracionrio [3]. Logo, quando utilizamos a fenda dupla, haver interferncia nas franjas. O padro de interferncia dado pela equao 2: um nmero for um nmero

Figura 5: Franjas de interferncia.

Para encontrar o comprimento de onda utilizamos a equao 3:

4. Experimento:
4.1 Lista de Materiais e Equipamentos:

A seguir, sero listados os materiais e equipamentos utilizados no experimento: Laser, Optics Bench Pasco (650 nm) Lamina com fendas de vrias dimenses. Detector de luz. Computador com interface para aquisio de dados.

4.2

Montagem do Experimento:

A montagem do experimento, segue o diagrama de montagem, que pode ser observado na Figura 4.2.1.

Ilustrao do posicionamento dos suportes que contm a fonte de luz, o disco de fendas nicas e o anteparo.

A montagem pratica do experimento pode ser observada na Figura 4.2.2. seguir:

Ilustrao pratica do posicionamento dos suportes que contm a fonte de luz, o disco de fendas nicas e o anteparo.

10

4.3

Descrio do Experimento:
4.3.1.1 Difrao em uma fenda nica: Posicionou-se a fonte de luz a uma distncia de 10 cm do suporte que contm o disco de fendas nicas, em uma das extremidades do trilho, posicionou-se o anteparo que possui o sensor na outra extremidade, como pode ser visto na Figura 4.2.1. Anotou-se a distncia entre o anteparo que possui o sensor e o suporte que contm o disco de fendas nicas. Selecionou-se a fenda de 0,04mm rotacionando o disco de fendas nicas at que a fenda esteja centralizada no suporte. Ajustou-se a posio do feixe de luz vertical e horizontal, at que o feixe esteja centralizado na fenda. Ligou-se a fonte de luz e deslizou-se lentamente o anteparo que possui o sensor de forma que v se formando um grfico de Intensidade da Luz por Posio Linear no computador. Utilizou-se os dados obtidos para determinar o comprimento de onda.

4.3.2 Difrao e interferncia em uma fenda dupla: Repetiu-se os passos anteriores, trocando apenas o disco de fendas nicas pelo disco de fendas duplas, rotacionando o disco at que a fenda com 0,25mm de largura esteja centralizada no suporte. Com os novos dados obtidos, determinou-se o

comprimento de onda.

11

5. Resultados Obtidos:
5.1 Difrao em uma fenda nica: A fonte de luz foi posicionada a uma distncia de 10 cm do suporte com o disco de fendas nicas. A distncia D entre o anteparo que continha o sensor e o suporte que continha o disco de fendas nicas foi de 89 cm. A fenda utilizada foi a de 0,04 mm. Como auxlio do software do fabricante do sensor, foi possvel coletar todas as informaes que o sensor fornecia ao computador. Ento foi possvel coletar o grfico de Intensidade da luz x posio linear na figura 1.

Figura 1: Grfico da intensidade da luz x posio linear utilizado no disco de fenda nica.

Com as informaes fornecidas pelo grfico, pode-se calcular o valor do comprimento de onda do laser experimentalmente pela frmula:

Onde a a largura da fenda, y a distncia do centro do padro de difrao (ponto mximo absoluto m=0), ao m-simo ponto de mnimo, m a ordem de ocorrncia dos pontos de mnimo no padro e D a distncia entre o
12

anteparo que possui o sensor e o suporte que contm o disco de fendas nicas. Tendo a frmula para achar o comprimento de onda, pode-se achar uma frmula para calcular o desvio padro desta medida:

O comprimento de onda foi calculado para os valores de m=1 e m=2 e seus respectivos desvios padres (considerou-se que o desvio da rgua metlica de 0,1 mm. Podem-se ver os valores encontrados na tabela 1:
Tabela 1: Valores de comprimento de onda para fenda simples e seus respectivos desvios padres.

Valores de m esquerda de m=0: m=1 m=2 direita de m=0 m=1 m=2

Comprimento de onda (nm) 764 741 808 786

Desvio padro (nm)

25 26 26 25

Fazendo-se uma mdia de valores de comprimento de onda, tem-se que o valor mdio de erro percentual: 774,75 nm 25,5 nm. Pode-se comparar este valor experimental com o valor fornecido pelo fabricante (650 nm 10 nm) atravs do

E = 19,2% Como o valor encontrado maior que o valor terico, pode-se afirmar que de alguma maneira, o sensor captou mais luz. O erro pode estar relacionado ao fato de que o ambiente em que o experimento realizado estava muito claro, ento no estava totalmente apropriado para a realizao de um experimento envolvendo luz.
13

5.2

Difrao e interferncia em uma fenda dupla: A fonte de luz foi posicionada a uma distncia de 10 cm do suporte com

o disco de fendas nicas. A distncia D entre o anteparo que continha o sensor e o suporte que continha o disco de fendas nicas foi de 89 cm. A fenda utilizada foi a de 0,25 mm. Como auxlio do software do fabricante do sensor, foi possvel coletar todas as informaes que o sensor fornecia ao computador. Ento foi possvel coletar o grfico de Intensidade da luz x posio linear na figura 2.

Figura 2: Grfico da intensidade da luz x posio linear utilizado no disco de fenda dupla.

Com as informaes fornecidas pelo grfico, pode-se calcular o valor do comprimento de onda do laser experimentalmente pela frmula:

Onde a a separao das fendas, y a distncia do centro do padro de difrao (ponto mximo absoluto m=0), ao m-simo ponto de mnimo, m a ordem de ocorrncia dos pontos de mnimo no padro e D a distncia entre o anteparo que possui o sensor e o suporte que contm o disco de fendas nicas.
14

Tendo a frmula para achar o comprimento de onda, pode-se achar uma frmula para calcular o desvio padro desta medida:

O comprimento de onda foi calculado para os valores de m=1 e m=2 e seus respectivos desvios padres. Podem-se ver os valores encontrados na tabela 1:
Tabela 2: Valores de comprimento de onda para fenda dupla e seus respectivos desvios padres.

Valores de m esquerda de m=0: m=1 m=2 direita de m=0 m=1 m=2

Comprimento de onda (nm) 533 507 393 421

Desvio padro (nm)

21 20 18 19

Fazendo-se uma mdia de valores de comprimento de onda, tem-se que o valor mdio de erro percentual: 463,5 nm 19,5 nm. Pode-se comparar este valor experimental com o valor fornecido pelo fabricante (650 nm 10 nm) atravs do

E = 28,7% Como o valor encontrado menor que o valor terico, pode-se afirmar que de alguma maneira, o sensor captou menos luz. Nesta parte do experimento, foi colocada uma caixa sobre o aparato de maneira que deixasse menos luz do ambiente passar para todo o experimento. O erro pode estar relacionado ao fato de que entre o laser e o sensor no havia um ambiente livre

15

de interferncias externas (por exemplo: poeira). Pode-se afirmar tambm que o laser poderia estar um pouco descalibrado pelo seu uso, entre outros fatores.

16

6. Concluses e Comentrios:
Os valores de comprimento de onda encontrados desviaram acima e abaixo respectivamente para a fenda simples e fenda dupla. Tal fato ocorreu pela insero de uma caixa de papelo de modo que passasse menos luz ao experimento. Apesar de a luz ambiente interferir, os valores de desvios foram aceitveis, uma vez que o ambiente em que o experimento foi realizado no era totalmente inerte, ento interferncias como poeira poderiam alterar a sensibilidade do sensor. A lei fsica que rege a difrao e a interferncia (em fenda dupla) pde ser comprovada a partir dos grficos gerados, pois so semelhantes aos apresentados em toda a teoria. Alm disso, os valores encontrados de comprimento de onda se aproximaram do valor fornecido pelo fabricante.

17

7. Referencias Bibliogrficas:
[1] http://books.google.com.br/books?id=DxWd2duJSEC&printsec=frontcover&dq=historia+da+luz+fisica&hl=ptBR&sa=X&ei=_80JUriSGIjH2QWvloCgAg&ved=0CDEQ6AEwAA#v=onepage& q=historia%20da%20luz%20fisica&f=false. Acessado em 12 de agosto de 2013. s 22hs10min. [2] http://books.google.com.br/books?id=OZNDOMjZvEC&pg=PA142&dq=comportamento+de+onda+luz+difra%C3%A7%C 3%A3o&hl=ptBR&sa=X&ei=DMoJUrmzD6LD2wWF4IHgAQ&ved=0CF0Q6AEwCA#v=onepag e&q=comportamento%20de%20onda%20luz%20difra%C3%A7%C3%A3o&f=tr ue. Acessado em 12 de agosto de 2013. s 22hs57min. [3] Roteiro do experimento 7 da disciplina Fenmenos Eletromagnticos Experimental do primeiro semestre de 2013, ministrada pelo professor MARCOS MASSI MASSI disponvel no site http://ead.unifesp.br. Acessado em 13 de agosto de 2013. s 2h34min. [4]http://www.arquivos.ufs.br/mlalic/UAB_livro/Fisica_C_Aula_10.pdf. Acessado em 13 de agosto de 2013. s 03h24min.

18

Potrebbero piacerti anche