Sei sulla pagina 1di 2

10. Segundo Karl Marx como est organizada uma sociedade?

Karl Marx defendia que o funcionamento da uma sociedade era de acordo com a sua base econmica, tais como no ramo poltico, cultural, etc. Ou seja, as relaes de produo e a organizao do trabalho, definia uma sociedade. 11. Explique o que so as contradies de uma sociedade capitalista. As contradies, ou Luta de classes em uma sociedade capitalista, explicava que sempre haveria conflito entre os que dominavam os meios de produo e os que eram dominados, por causa de suas desigualdades. Os que detm poder sempre buscam formar suas ideologias afim de manter seus privilgios. 12. Que aspectos da sociedade moderna so tratados numa anlise sociolgica de teoria marxista? A anlise sociolgica tem a funo de expor o lado sujo da sociedade, como as desigualdades e exploraes sociais, para que essas situaes sejam superadas. Porm, observa-se que as situaes no devem ser somente observadas pelos socilogos, e sim, trabalhar para que haja uma reduo desses problemas. 13. Quais argumentos de Max Weber para explicar o papel da sociologia? Weber argumentou que para explicar o papel da sociologia, devemos buscar os fundamentos dos fenmenos sociais, sendo por todos os lados: As experincias de quem atua, e os sistemas culturais e sociais de quem est envolvido. Ao contrrio de Karl Marx, Weber afirmava que no existe fatos fixos para tais eventos ocorrerem, mas, um conjunto de circunstncias que geram os acontecimentos. Um argumento forte que ele usou foi que o acmulo de dinheiro em instituies religiosas foi o grande responsvel pelo capitalismo industrial na Europa, e no as foras materiais de produo, como dizia Marx. 14. Por que Max Weber travou um debate silencioso com Marx na viso de Turner? Quais os debates silenciosos mais importantes? Porque Weber tinha a inteno de enxugar as ideologias de Marx, em relao desigualdade, poder e mudana social. Por isso, Weber sustentava o pensamento de que a anlise sociolgica deve ser isenta de juzos de valor. O primeiro debate silencioso foi que a propriedade privada era apenas uma das bases para se ter a desigualdade, assim como tambm outras bases constituem o poder e a poltica. O segundo debate foi que para Weber, o conflito no inevitvel e inexorvel, e sim, algo possvel que depende de uma situao. Por ltimo, o socilogo acreditava (ao contrrio de Marx) que as ideias culturais podem causar mudanas sociais e alternar os meios de produo, e no que somente os meios de produo v gerar as ideias culturais de uma sociedade.

Questes referentes aos textos: Baseando-se no texto de Marx Caractersticas essenciais do sistema capitalista, responda:

a) Em que consiste o regime capitalista de produo? Consiste em trs lados que abrangem a sociedade: De um lado, quem possui a fora de trabalho. Do outro, quem tem o capital, e por ltimo, ao proprietrio da terra. Em tese, parte de um geral que se segmenta em possuidores dos diversos agentes de produo, cada um dependente do outro. b) Quais as caractersticas principais do regime capitalista de produo? Explique. No capitalismo, os produtos tm carter somente de venda, onde o trabalhador cumpre determinadas vezes sua funo de vendedor e o lucro/ custo, gera seu salrio. Tambm h o fato de que, o valor da mercadoria vai alm da juno dos preos de suas matrias-primas, mas, o valor social que este exerce. A mais-valia bastante comum em uma sociedade capitalista: Para mais lucro, preciso diminuir o preo do produto e aumentar a intensificao da fora produtiva dele.

Baseando-se no texto de Max Weber O esprito do capitalismo, responda:

a) Cite pelo menos trs das sentenas de Benjamin Franklin e explique por que Weber afirma que elas representam o utilitarismo dos americanos. Lembra-se de que tempo dinheiro. Aquele que pode ganhar dez xelins por dia por seu trabalho e vai passear, ou fica vadiando metade do dia, embora no despenda mais do que seis pence durante seu divertimento ou vadiao, no deve computar apenas essa despesa, gastou, na realidade, ou melhor, jogou fora, cinco xelins a mais. Aquele que gasta inutilmente um groat por dia, desperdia mais de seis libras por ano, que o preo do uso de cem libras. Por seis libras anuais poders ter o uso de cem libras, uma vez que sejas um homem de conhecida prudncia e honestidade. Nessas citaes de Benjamin Franklin, percebe-se o zelo pela honestidade, frugalidade e pelo esforo no trabalho. Mas, essas virtudes se mostram um pouco hipcritas, ao observar que tais atitudes ao caminho da bondade, so puramente egocntricas. Ou seja, so usadas pela mera aparncia, disfarce. b) Em que consiste o esprito do capitalismo moderno? Consiste em uma contabilidade consciente do capital, liberdade de mercado e na explorao econmica capitalista, sem deixar que a Justia e a administrao estivessem fora do controle.

Potrebbero piacerti anche