Sei sulla pagina 1di 4

Cisto tireoglosso Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O cisto tireoglosso uma patologia congnita que ocorre por falha no fechamento do ducto tireoglosso e produao de muco pelas clulas da sua mucosa. A tireide se desenvolve na base do "V" lingual, migrando anteriormente, passando por dentro do osso hiide, at se localizar anteriormente traquia. Os remanescentes do ducto tireoglosso mantm ntima relao com o corpo do osso hiide, ficando em geral ligeiramente abaixo deste ou, raramente, na base da lngua. Os cistos podem sofrer infeco e formarem abscessos, com conseqente drenagem espontnea ou cirrgica, resultando na formao de uma fstula. Esta pode apresentar episdios de fechamento e recidiva, com drenagem de lquido que varia de mucinoso a purulento. Sinais e sintomas Aparecimento de ndulo cervical anterior em linha mdia, mais comumente abaixo do osso hiide, que pode aumentar de tamanho com a protruso da lngua. So arredondados, nodolorosos. Orifcio fistuloso na linha mediana cervical. Tumorao cstica na linha mdia do pescoo. Diagnstico usada a cintilografia da tireide para excluir tireide ectpica. Tratamento Exciso da fstula ou do cisto conjuntamente com o corpo do osso hiide, conhecida como tcnica de Sistrunk.

Cistos Dermide e Epidermide Podem ocorrer no asssoalho da boca. Os cistos dermides so revestido por epitlio da epiderme, tem anexos cutneos em sua parede fibrosa. Os cistos epidermides so revestidos por epitlio da epiderme, mas no tem anexos cutneos em sua parede. Cistos dermides ocorrem no assoalho da boca, na linha mediana, produzem tumefao no assoalho da boca e no pescoo. Raramente so laterais, provocam elevao da lngua, dificultando a fala e deglutio. Acredita-se que os cistos dermides sempre se originam acima do msculo milohioideo, mas pode penetr-lo. Sua origem como se outros cistos controvertida, podem ter origem a partir de ductos salivares. Os cistos dermides so caracterizados pela presena em sua parede de tecido piloso, glndulas sudorparas ou glndulas sebceas. Plos raramente so encontrados. Tratamento cirrgico.

Cisto Dentgero: tem a particularidade de apresentar no tecido conjuntivo adjacente, ilhotas de epitlio, podendo assim ter reincidiva. Devemos ter cuidado na sua remoo, pois pode degenerar para ameloblastoma ou carcinoma epidermide (tumor maligno de glndula salivar). -Origina-se depois da coroa do dente incluso estar completamente formada relaciona-se com o folculo dentrio. -Raramente esta associado a um dente decduo, - potencialmente capaz de se transformar em leso agressiva. -Pode ser encontrado envolvido um dente supranumerrio ou um odontoma.

1-MARSUPIALIZAO: Principio bsico: regenerao ssea indicada para cistos maiores que 3 cm ou que podem comprometer estruturas nobres, se for realizada a enucleao. Via de acesso: vestibular Desvantagens: -acmulo de detritos, -a membrana cstica permanece. Tcnica Cirrgica: -Inciso: circular ou eliptica, exerese da fibromucosa delimitada pela inciso. -Osteotomia -Operao propriamente dita: aspirao do contedo cistico remoo da fibromucosa e membrana cstica com tesoura. -Tratamento da cavidade ssea -Sutura dos bordos da membrana cstica e mucosa bucal. Transforma-se o interior do cisto em cavidade acessria da boca. Pode a cavidade ser protegida com gaze medicamentosa que dever ser trocada diariamente e irrigar-se at que se d a cicatrizao das bordas. Como resultado ser observado: -Crescimento da leso cessa -Aplainamento progressivo da cavidade -Epitlio adquire caracterstica da mucosa bucal. Vantagens da tcnica: -Preveno das possiveis 5 consequncias da enucleao dos grandes cistos apontadas por Archer (hemolise, fistula, ..) -Conservao do contorno dos tecidos bucais -Facilidade de execuo -Cavidade fica protegida por epitelio -Evita infeco ssea. 2-ENUCLEAO OU PARSCH II 1910 Radical indicada para cisto de 2 a 3 cm de dimetro. -Com sutura -Sem sutura Enucleao com sutura Tempos cirrgicos: 1-Inciso: -Neumam -Wassmund Mais usadas: Partsch e angulada 2-Descolamento do retalho 3-Osteotomia: -Cinzel -Brocas -Pina goiva 4-Operao propriamente dita -Fazer aspirao do contedo cstico -Pinar a membrana cstica com pina de Allis, Kocher, descola-lo da loja ssea com auxlio da cureta e remove-lo 5-Tratamento da cavidade ssea, limpeza cuidadosa 6-Sutura Esta tcnica com sutura conduz a cicatrizao por primeira inteno. Fazer controle radiogrfico peridico at cura total da leso.

Enucleao sem sutura Tempos cirrgicos: Todos os tempos da tcnica com sutura s na fase final, aps a toalete da cavidade, colocamos o retalho no interior da cavidade ssea atapetando-a e protegemos com gaze medicamentosa (furacinada, iodoformada etc.) Colocamos este retalho dentro da cavidade ssea para previnir: hemorragias, infeco e proteger as estruturas adjcentes. Nesta tcnica a cicatrizao se d por segunda inteno. Essa gaze medicamentosa pode permenecer com trocas peridicas, at aderencia do retalho ao tecidi sseo. Possveis consequncias da enucleao de grandes cistos(Archer): -Hemolise do coagulo -Formao de fstula -Desvitalizao de dentes contguos -Ocorrncia de fraturas sseas -Abertura de cavidade anatmicas O melhor material para preenchimento da cavidade ssea o sangue. 3. DESCOMPRESSO Principio bsico: regenerao ssea Tcnica: diferente da marsupializao so realizadas 2 intervenes cirrgicas distintas em pocas diferentes. Permite regenerao ssea em todos os sentidos e a cicatrizao por primeira inteno resultando um contorno melhor aps a cura. Ainda permite a obteno de primeira amostra do cisto para exame histopatolgico. Drenos utilizados: metol, acrlico, polietileno, borracha,... Preparo do dreno Tcnica cirrgica: 1-Primeira etapa: Inciso Operao propriamente dita Sutura 2-Segunda etepa: Aps a redup do cisto em tamanho compativl, a enucleao com sutura. Os tempos cirrgicos so os mesmos da enucleao, Entre a segunda etapa o paciente far higienizao da cavidade e o profissional controle radiogrfico para observao da reparao ssea. Esse controle dever ser mantido tambm aps a segunda etapa, e at a cura completa.

Potrebbero piacerti anche