Sei sulla pagina 1di 6

OXIDAO DE AMNIO EM BIORREATORES DE MEMBRANAS NO TRATAMENTO DE GUAS

Fernanda Miranda Zoppas*1; Renata Baro Rossoni2; Andrea Moura Bernardes3; lvaro Meneguzzi4.
1

UFRGS: fernandazoppas@gmail.com; UFRGS: renata_rossoni@hotmail.com; UFRGS: amb@ufrgs.br; 4UFRGS: meneguzzi@ufrgs.br

RESUMO

O lanamento de guas residurias contendo compostos nitrogenados tem um importante impacto sobre a sade e o meio ambiente, tornando necessria a incorporao de processos de remoo desses compostos nos sistemas de tratamento de guas residurias. Neste trabalho, foram estudadas as condies de operao para promover a remoo de nitrognio amoniacal em um biorreator de membrana, contnuo, operado sob aerao constante, alimentado com efluente sinttico contendo nitrognio amoniacal na concentrao de 150 mg/L e matria orgnica na concentrao de 300 mg DQO/L. A concentrao de amnio se estabilizou aps 25 dias de operao, com eficincia mdia de 95,1%. Essa eficincia manteve-se alta para diferentes concentraes de oxignio dissolvido.

PALAVRAS-CHAVE

Biorreator de Membrana; tecnologias limpas; tratamento de efluentes.

AMMONIUM OXIDATION IN MEMBRANE BIOREACTORS IN THE WATER TREATMENT

ABSTRACT

The release of wastewater containing nitrogenous compounds has an important impact on health and the environment, necessitating the incorporation process of removing these compounds in the systems of wastewater treatment. In this work, were studied the operating conditions to promote removal of ammoniacal nitrogen in a membrane bioreactor (MBR), continuously operated under constant aeration, fed with synthetic wastewater containing ammonia nitrogen concentration of 150 mg/L and organic matter concentration of 300 mg COD/L The concentration of ammonium
XX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

stabilized after 25 days of operation, with an average efficiency of 95.1%. This efficiency remained high for different concentrations of OD.

KEYWORDS

Membrane bioreactor; clean technologies, wastewater treatment.

INTRODUO

O nitrognio um dos contaminantes mais importantes presentes nas guas residuais. Parte importante deste nitrognio chega aos diferentes corpos d`gua na forma de amnio, nitrito e nitrato, criando problemas de toxicidade flora e fauna aqutica, diminuio da concentrao de oxignio dissolvido (OD), eutrofizao e outros problemas que tambm afetam a sade humana (He et al., 2009). As alternativas tecnolgicas mais usuais para o tratamento biolgico do nitrognio lanam mo do ciclo bioqumico do nitrognio, o qual se sustenta em dois processos, a nitrificao e a desnitrificao (Philips, 2008). Na fase da nitrificao, em condies aerbicas, o amnio oxidado em duas fases: na primeira, levado at nitrito pelas bactrias oxidadoras de amnio (AOB), e numa etapa subsequente o nitrito consumido pelas bactrias oxidadoras de nitrito (NOB), produzindo nitrato. Sob condies anxicas, o amnio oxidado ento convertido por bactrias heterotrficas em nitrognio gasoso (Chang et al., 2011; Munoz et al., 2009). O processo de nitrificao limitado pela concentrao de OD e temperatura, alm de ser inibido pela concentrao de amnia e cido nitroso (Ciudad et al., 2007). Se o pH alcalino, o equilbrio se desloca at a formao de amnia, favorecendo a atividade das AOB (Beltran, 2008). Isso pe em evidncia a importncia de ter um controle permanente no sistema de tratamento, principalmente de pH e OD como uma forma de otimizar o processo de nitrificao. O objetivo deste trabalho estudar a etapa de nitrificao durante o tratamento de um efluente sinttico rico em nitrognio amoniacal, durante 51 dias de operao, com um MBR operado em modo contnuo. Durante o estudo o pH, temperatura e a concentrao de OD foram monitorados.

1.1

METODOLOGIA

1.2

Descrio do MBR e condies e operao

A figura 1 mostra o funcionamento do MBR. O tanque de alimentao contendo efluente sinttico alimenta o reator, por meio de bomba peristltica. O reator mantido sob regime de mistura completa por meio de um sistema de aerao (pedra porosa e compressor de ar), para manter a biomassa em suspenso e fornecer oxignio aos micro-organismos. Uma bomba centrfuga
XX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

bombeia o contedo do biorreator em direo ao mdulo de membranas, que separa o fluido em duas correntes: concentrado, que retorna ao tanque de aerao; e permeado, recolhido no tanque de permeado. O sistema foi operado em modo contnuo. O efluente sinttico utilizado na alimentao tinha concentrao de N-NH4 de 150 mg/L e com DQO= 300 mg/L. O ajuste do pH no reator era realizado com uma soluo de 0,25 M de carbonato de sdio. O objetivo era manter o pH entre 7 e 8 para favorecer a segunda etapa do processo de remoo de nitrognio (que no ser detalhada neste estudo).

Figura 1. Unidade de microfiltrao em escala de bancada.

As medidas de pH, temperatura e OD realizaram-se mediante eletrodos especficos do aparelho Lutron WA 2015. A determinao de N-NH4 se deu por cromatografia inica (Dionex ICS 3000). O estudo se manteve em temperatura ambiente para simular as condies reais de uma estao de tratamento de efluentes. A concentrao de slidos suspensos totais nesta etapa iniciou em 3,0 g/L, alcanando a mdia de 4,5 g/L aps 51 dias de operao.

RESULTADOS OBTIDOS

A figura 2 apresenta o perfil de concentrao de N-NH4, na sada (permeado) do MBR. Podese constatar que aps 25 dias do incio da operao a concentrao de N-NH4 ficou em valores aproximadamente constantes e prximos a zero. A eficincia de oxidao de amnio durante a operao, aps a estabilizao, atingiu o percentual mdio de 95,1%, com desvio padro de 5,3%.

XX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

Perfil de Concentrao de NH4


160 140 120 100

mg/L

80 60 40 20 0 0 10 20 30 40 50 60

Tempo (dias)

Figura 2: Perfil de concentrao de NH4 pelo tempo de operao no MBR.

A oxidao de amnio tambm pode ser constatada atravs do perfil de pH (figura 3-A), que vai perdendo alcalinidade durante a operao no MBR.

Perfil de pH
9 8 7 6 80 120 100

OD x Oxidao de Amnio

pH

5 4 3 2 1 0 10 20 30 40 50 60
A

60 40 20
B

0 0 2 4 6 8 10

Tempo (dias)

OD (mg/L)

Figura 3: Perfil de pH em funo do tempo de operao no MBR e de porcentagem de oxidao de amnio em funo da concentrao de OD.

XX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

Na figura 3-A, possvel visualizar o perfil de pH. As quedas no pH so caractersticas da nitrificao. Para manter a alcalinidade, foi necessrio adicionar soluo de carbonato de sdio 0,25M, caracterizada pelas subidas repentinas de pH. Na figura 3-B, oxidao de N-NH4 pode ser observada com relao concentrao de OD. O que se observa que a maior concentrao de pontos perto da eficincia de 100% ento entre 0,0 e 2,0 mg/L de OD. Tambm houveram pontos com eficincia prxima a 100% em concentraes de OD de 3,0 mg/L e 6,0 mg/L. Esses valores indicam que a nitrificao pode ocorrer em diferentes concentraes de OD. Com essa informao possvel otimizar o processo de remoo de nitrognio atravs da utilizao de concentraes de OD mais prximas de zero como uma forma de favorecer a desnitrificao (etapa posterior). A temperatura mdia do processo ficou na faixa de 24 a 28 C. Isso mostra que a temperatura manteve-se aproximadamente constante e que foi favorvel para o processo de nitrificao de forma geral, uma vez que as temperaturas timas de operao esto entre 15 e 32 C (Cervantes, 2000). 3 CONCLUSES

O biorreator de membrana apresentou uma elevada eficincia na oxidao de amnio, que se deu na ordem de 95,1%. As condies operacionais mais adequadas para a oxidao de amnio foram: OD entre 0,0 e 2,0mg/L; O perfil de pH no MBR mostrou a necessidade de adicionar a soluo de carbonato de sdio em perodos regulares para manter a alcalinidade do sistema. 4 AGRADECIMENTOS

Capes (projeto Capes-Mercosul PPCP 005/2011), UFRGS e CNPq. 5 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Beltran, C.A.E. 2008. Aplicacin de un sistema de control supervisor de pH y OD en la operacin continua de un reactor nitrificante de disco rotatrio. in: Departamento de Engeniera Qumica, Universidad de La Frontera. Temuco, Chile. Cervantes, C.P., J.; Gmez, J. 2000. Avances en la Eliminacin del Nitrgeno de las Aguas Residuales. Revista Latinoamericana de Microbiologa, 42, 73-82. Chang, C.Y., Tanong, K., Xu, J., Shon, H. 2011. Microbial community analysis of an aerobic nitrifying-denitrifying MBR treating ABS resin wastewater. Bioresource Technology, 102(9), 5337-5344. Ciudad, G., Gonzalez, R., Bornhardt, C., Antileo, C. 2007. Modes of operation and pH control as enhancement factors for partial nitrification with oxygen transport limitation. Water Research, 41(20), 4621-4629. He, S.B., Xue, G., Wang, B.Z. 2009. Factors affecting simultaneous nitrification and de-nitrification (SND) and its kinetics model in membrane bioreactor. Journal of Hazardous Materials, 168(2-3), 704-710.

XX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

Munoz, C., Rojas, D., Candia, O., Azocar, L., Bornhardt, C., Antileo, C. 2009. Supervisory control system to enhance partial nitrification in an activated sludge reactor. Chemical Engineering Journal, 145(3), 453-460. Philips, A.M.L. 2008. Utilizao De Reator De Biodiscos Para Tratamento De Efluentes Com Altas Concentraes De Nitrognio. in: Departamento de Engenharia Qumica e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal De Santa Catarina. Florianpolis.

XX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

Potrebbero piacerti anche