Sei sulla pagina 1di 5

Gaita Cromtica

gaita

cromtica a

uma

evoluo

da

diatnica, de e

criada em

para

permitir

execuo com

meldica

msicas

qualquer

tonalidade,

modulaes

acidentes

eventuais e sem as variaes de afinao produzidas pelo bend. Para isso ela possui duas palhetas de sopro e duas de suco em cada furo e uma chave que o msico aciona com o indicador da mo direita para direcionar o

ar

para

cada

par s

sopro/suco. teclas brancas

Quando do

chave

est a

solta, a gaita produz as notas naturais (sem acidentes correspondentes piano). Quando chave acionada so produzidas as notas com acidentes (bemis e sustenidos - correspondentes s teclas pretas do piano). Alm disso, todas as palhetas possuem vlvulas para em impedir uma que as palhetas a h de sopro ser que e suco estas soem simultaneamente. Por isso no possvel executar bends gaita cromtica Mas no vlvulas artistas bends. sejam removidas. excees, bends", alguns

conseguem executar

"meios

ou efeitos de

As gaitas cromticas normalmente possuem 12 ou 16 furos para uma extenso de trs ou 4 escalas completas, sendo que atualmente j se fabricam gaitas cromticas com 10 e 14 furos. Existem dois modelos de Gaitas Cromticas no mercado,

que so as seguintes:

Gaita Cromtica 48 vozes - Possui escala cromtica relativa ao tom da Gaita. - Possui 12 orifcios. - Possui 3 oitavas. Gaita cromtica 64 vozes - Possui escala cromtica relativa ao tom da Gaita. - Possui 16 orifcios. - Possui 4 oitavas.

A escala cromtica possui as notas naturais: D, R, Mi, F, Sol, L e Si, que so obtidas sem o uso da chave, e os acidentes: D#, R#, F#, Sol#, L# ou Rb, Mib, Solb, Lb e Sb, que so obtidas com o uso da chave.

Sendo assim, cada orifcio da Gaita Cromtica possui 4 notas ou 4 vozes: 2 sem o uso da chave (soprado e aspirado). 2 com o uso da chave (soprado e aspirado). Para memorizar: Cromtica 48 vozes - 3 oitavas - 12 orifcios. Cromtica 64 vozes - 4 oitavas - 16 orifcios.

Como segurar sua Cromtica: Segure o instrumento com os dedos polegar e indicador da sua mo esquerda e com a mo direita, use o dedo inticador para pressionar a chave.

Embocadura Existem muitas maneiras de tocar sua Gaita, possibilitando solos com notas simples, em oitavas, solo e acompanhamento, etc. Veremos a tcnica de notas simples, esta tcnica consiste em emitir com clareza as diferentes notas do instrumento perfeitamente individualizadas. A palavra embocadura um termo musical derivado do Francs, usada para descrever o posicionamento apropriado dos lbios quando se toca um instrumento de sopro. Veja a seguir a embocadura usada para soprar e aspirar somente uma nota na sua gaita:

Tcnica de sopro de bico ( lipping )

Para aplicar esta tcnica, devemos unir os lbios como para assobiar (figura 1) e nesta posio coloc-los sobre cada um dos orifcios da gaita, soprando e aspirando cada nota individualizada. Evite contrair os lbios (figura 2), pois desta forma eles iro se cansar rapidamente e seu sopro sair muito fraco. Embocadura contrada, tpica dos iniciantes (figura 3). Os lbios esto forados para fora, tornando a embocadura muito tensa, deste modo o fluxo de ar ir se reduzir e formar um Bend involuntrio. Este erro fica bem claro no orifcio 2 aspirado, para resolver este problema tente inclinar a gaita 45 graus para baixo (figura 4) e relaxe seus lbios. Repare que inclinando sua gaita, automaticamente seu lbio superior cobrir uma rea maior, produzindo assim um som mais alto e claro do que quando est contrado. Outra dica usar um espelho para verificar a inclinao exata da gaita.

http://mundodagaita.webnode.com.br/

Potrebbero piacerti anche