Sei sulla pagina 1di 12

A Origem da Pscoa Depois do povo hebreu passar mais de quatrocentos anos de escravido no Egito, Deus decidiu libert-lo.

Para isso suscitou um libertador, Moiss, que transmitiu a ordem divina: Deixa ir o meu povo. Como fara rejeitou a ordem de Deus, este enviou sobre a terra do Egito dez pragas, a fim de lhe quebrantar o corao. Chegou o momento da dcima e ltima praga, aquela que no deixaria aos egpcios nenhuma alternativa seno a de deixar o povo hebreu partir. Deus enviou um anjo destruidor para passar sobre a terra do Egito, para eliminar () todos os primognitos, desde homens at animais() (Ex 12.12). Visto que os israelitas tambm habitavam no Egito, como poderiam escapar do anjo destruidor? O Senhor emitiu uma ordem especfica ao seu povo; a obedincia a essa ordem traria proteo divina a cada famlia dos hebreus, com seus respectivos primognitos. Cada famlia deveria tomar um cordeiro macho de um ano de idade, sem defeito e sacrific-lo; famlias menores poderiam repartir um nico cordeiro entre si (Ex 12.4). O mais importante viria a seguir: Parte do sangue do cordeiro sacrificado deveria ser aspergido nas duas ombreiras e na verga da porta de cada casa. Quando o anjo destruidor fosse enviado ao Egito, ele apenas passaria por cima das casas marcadas com o sangue, sem tocar mortalmente nos primognitos. Da o termo Pscoa, do hebraico pesah, que significa passar por cima, pular alm da marca ou poupar. Assim, pelo sangue do cordeiro morto, os israelitas foram protegidos da condenao da morte. Deus ordenou o sinal do sangue para mostrar profeticamente ao seu povo o que aconteceria centenas de anos mais tarde, quando Jesus (o cordeiro de Deus) derramaria o seu sangue na cruz do calvrio para libertar os homens da escravido do pecado. Naquela noite especfica (no dia 14 do ms de abibe - maro-abril do calendrio gregoriano), alm de marcar as casas com o sangue, os israelitas deveriam tambm

comer ervas amargas e pes asmos (sem fermento). As ervas amargas representariam os anos de sofrimento que o povo havia passado no Egito, enquanto que o po asmo era para lembrar a rpida fuga do Egito, quando no sobrou tempo para fermentar o po. Alm disso, os israelitas deveriam estar vestidos e preparados para partir apressadamente (12.11), pois esta seria a noite de sua libertao da escravido do Egito. Tudo aconteceu conforme o Senhor dissera (Ex 12.29-36) e a partir da, por ordem divina, o povo de Israel passou a celebrar a Pscoa como uma festa memorial, todos os anos (x 12:17-20, 24-27).

A Pscoa Judaica A Pscoa Judaica (Pesah) era seguida de sete dias da Festividade dos Pes No Fermentados (pes zimos ou asmos), de 15 a 21 de abibe (ou nis), realizada no seio da famlia ou cl; na celebrao no havia altares, santurios e sacerdotes ou qualquer influncia do culto oficial. O ato central dessa celebrao era o sacrifcio de um cordeiro. Um cordeiro sem defeito era sacrificado; A entrada das cabanas era ungida com o sangue do animal; A carne do cordeiro era assada; Com a carne assada, cada famlia reunida fazia uma grande refeio; A refeio inclua pes sem fermento e ervas amargas nascidas no deserto.

Cada participante da Pscoa deveria: Ter uma atitude de marcha e pressa; Usar vestimenta para viagem; Ter as vestes amarradas na cintura; Atar as sandlias nos ps; Ter um cajado de pastor na mo.

A Pscoa foi uma ordenana direta ao povo judeu. O estrangeiro no deveria comer da Pscoa (xodo 12:43). Se por acaso, um estrangeiro, um gentil, desejasse participar da pscoa, teria que ser circuncidado (xodo 12:43). Os pais ensinavam s crianas judias que as celebraes anuais da Pscoa recordavam a noite em que o Senhor Deus feriu os egpcios e livrou o povo hebreu do cativeiro. Somente depois da morte e ressurreio de Jesus Cristo que os apstolos entenderam que o real significado da Pscoa no fora discernido pelos os judeus por quase 1500 anos: Simbolismo Proftico: A Pscoa teve como propsito primordial, prenunciar a morte de Jesus Cristo; o seu alvo era ensinar Israel e, colocar em suas mentes, a salvao pelo sangue do cordeiro inocente, preparando o povo para o advento de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Joo 1.29).

A Pscoa judaica contempornea j no celebrada com o cordeiro assado. Com a destruio do Templo de Jerusalm pelos romanos, em 70 d.C., o sistema de sacrifcios de animais terminou e foi substitudo completamente pelos servios de oraes. Entretanto, os judeus ainda se renem em famlia para a celebrao da Pscoa, ocasio em que o pai da famlia narra toda a histria do xodo, conforme a prescrio de Yahweh (x 12.14,26,27).

A Celebrao Pascal da Nova Aliana Durante vrios sculos a pscoa judaica viera apontando para o sacrifcio de Jesus Cristo (Joo 1.29), mas os judeus no discerniram isso. Todavia, chegara o tempo do Senhor Jesus, celebrar a ltima Pscoa, nos moldes judaicos, juntamente com os seus apstolos. Aquele era o momento que Jesus tanto esperava (Lc 22.15).

Foi na noite que precedeu a Sua morte, que Jesus e os Seus discpulos comeram a ltima Pscoa, e depois foi morto como o Cordeiro Pascal (Mt 26.17-29; Mc 14.12-26; Lc 22.7-20; Jo 13 e 14). Naquela noite houve duas ceias: a Ceia da Pscoa e a Ceia do Senhor Jesus (Lc 22.17-20).

Podemos observar que, duas festas uniram-se em uma nica celebrao. No cenculo deu-se um acontecimento notvel: A Festa Pascal foi solenemente encerrada (Lc 22.16-18), e a Ceia do Senhor Jesus instituda com uma festividade ainda mais sublime do que a Pscoa, por representar um fato consumado em sua plenitude, a morte do Senhor Jesus (Lc 22.19-21; 1 Co 5.7). Naquela ocasio terminou um perodo e comeou outro. Cristo era o cumprimento de uma ordenana e a consumao da outra. A Pscoa judaica havia servido seu propsito proftico, porque o Cordeiro de Deus que o sacrifcio pascal simbolizava, ia ser morto pelos os homens. A partir daquela noite o povo de Deus deveria celebrar uma nova ordenana, a Ceia do Senhor.

... tomou o po, e, abenoando-o, o partiu e deu aos discpulos, e disse: Tomai, comei, isto o meu corpo, que por vs dado; fazei isto em memria de mim (Lc 22.19, ver tambm em 1 Co 11.24). Jesus tomou um po sem fermento, proferiu uma bno, partiu-o e deu aos seus discpulos, dizendo: ...isto o meu corpo. Jesus deu um novo significado ao rito, dizendo que o po representava o Seu corpo. A distribuio dos pedaos do po significa para que os que recebem, participao nos benefcios daquele Santo Sacrifcio. Por isso, a Santa Ceia tambm chamada de comunho (gr koinonia), que literalmente significa participao. ...E, tomando o clice, e dando graas.... Assim, como Jesus abenoou o po antes

de partir, tambm deu graas pelo clice, antes de distribuir aos Seus discpulos. ...Bebei dele todos... A distribuio do clice lembra-nos a comunho do sangue de Cristo (1 Cor 10.16), ou seja, compartilhar dos benefcios obtidos atravs da Sua morte redentora. ...Porque isto o meu sangue, o sangue da Nova Aliana.... Na distribuio do clice, Jesus anuncia aos Seus discpulos que uma Nova Aliana estava sendo instituda, mediante a Sua morte sacrificial; uma Nova Aliana entre Deus e os homens, que estava sendo selada com o prprio sangue de Jesus, representado pelo clice. A Aliana instituda por Cristo chamada Nova porque contrasta com a aliana feita com Israel no monte Sinai, ao iniciar o perodo da Lei. A primeira Aliana foi estabelecida pelo sangue aspergido de animais sacrificados (Hb 9.16-22). A Nova Aliana tornou-se vlida, atravs do Sangue imaculado de Jesus Cristo, vertido na cruz (Hb 8.6-13). ...Derramado em favor de muitos, para remisso dos pecados. Todos aqueles que, pela f aceitam para si o sacrifcio expiatrio de Cristo, recebem o perdo dos seus pecados. Todos: A redeno oferecida para todo aquele que cr. (1 Tim 1.15; 2.3-6). Jesus Cristo o Cordeiro Pascal, o sacrifcio da Pscoa (1Co 5:7). O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29). Em Cristo a Pscoa consumada e substituda pela Santa Ceia (comunho), como smbolo da Nova Aliana, que no se limita somente ao povo judeu, mas a todos quantos crem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. O sangue precioso do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, vertido na cruz, deve ser aspergido pela f, no nas portas de algumas casas, mas nos nossos coraes, possibilitando-nos desfrutar de uma vida abundante (eterna), longe da escravido do Egito (mundo) e da tirania de fara (Satans). A Ceia do Senhor, composta de vinho e po, no tem uma data especfica para a sua celebrao, podendo ser comemorada em qualquer dia do ano, at que Jesus Cristo volte Terra para julgar vivos e mortos e para reinar com o seu povo. Sempre que

celebrada a Santa Ceia, os discpulos de Cristo anunciam a morte do Senhor Jesus, o cordeiro de Deus, inocente e sem mcula, que foi morto como substituto de todo pecador que Nele cr. ( I Co 11:26; 1 Pe 1:19). A Santa Ceia smbolo de uma Aliana Superior: Na Pscoa um cordeiro morria para substituir o pecador uma vez ao ano, Jesus o Cordeiro que se sacrificou completamente uma vez por todas, para sempre.(Hb 10:12); Na Pscoa era um cordeiro por famlia, Jesus fez um nico sacrifcio completo por todos os homens.(Hb 10:12). Quem tem Cristo como o seu Salvador pessoal, tem a marca do sangue do cordeiro pascal sobre a sua vida; o sangue que lhe assegura a libertao do reino das trevas e o direito vida eterna.

A Influncia do Paganismo Lamentavelmente, a histria registra que alguns grupos cristos no preservaram na nova ordenana instituda por Jesus, a Ceia do Senhor. No decorrer dos sculos, controvrsias e sincretismos religiosos, modificaram de tal forma a unidade da f confessional, ao ponto de alguns grupos cristos acolherem prticas pags associadas aos antigos rituais judaicos da Pscoa, desvirtuando completamente o sentido da maior celebrao da Nova Aliana. No novidade percebermos que muitas prticas do paganismo, totalmente incompatveis com os ensinamentos das Sagradas Escrituras, foram gradativamente agregadas doutrina de alguns segmentos cristos.

Equincio da Primavera - A Pscoa Pag H milhares de anos os povos europeus comemoravam a Festa da Primavera. Algumas

sociedades na regio do Mediterrneo, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o ms de maro, na primeira lua cheia da poca das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o comeo da primavera era de extrema importncia, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivncia em funo do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produo de alimentos. O que se observa que muitas das comemoraes do equincio da primavera deram origem a vrios costumes hoje relacionados com a pscoa contempornea. Como a maioria dos antigos festivais pagos, a celebrao do Equincio da Primavera foi adaptada (ou cristianizada) pela igreja, aproveitando o fato de que coincidia com a provvel data da ressurreio de Jesus Cristo.

Ostara

A pscoa como o mundo moderno a conhece, deriva das celebraes da fertilidade deusa anglo saxnica Oster ou Ostara. A Pscoa pag o Sabbat de Ostara, que a deusa da Fertilidade plena e da luz crescente da Primavera. Na simbologia pag significa o renascimento da Terra em sua fora de fertilidade (primavera) aps um perodo de morte (inverno).

Durante o Equincio da Primavera, os campnios europeus (pagos) acendiam fogueiras ao nascer do sol, tocavam sinos e decoravam ovos cozidos. Nos pases de origem Celta, nesta poca do ano, a Deusa Ostara lembrada e honrada com belssimos festivais que incluem flores, cores vivas, ovos e lebres. As flores e as cores vivas representam a primavera; a lebre (coelho) simboliza a fertilidade; os ovos representam a possibilidade de uma nova vida; os rituais so feitos em homenagem Me Natureza ou Me Terra (Gaia), que mais uma vez fertilizar seus campos e nutrir

os homens que vivem sobre o seu leito.

O Ovo de Pscoa Os ovos, smbolos de fertilidade e da reproduo, eram pintados com vrios smbolos mgicos ou com as cores do Equincio da Primavera, como amarelo ou dourado (cores solares sagradas).

As tradies e lendas sobre a relao do ovo com a origem da vida so identificadas em vrias civilizaes:

Os babilnios, um ovo de tamanho enorme caiu do cu no rio Eufrates. Deste ovo a deusa Astarte (Ostara) foi chocada. O ovo veio a simbolizar a deusa Ostara.

Para os egpcios, o deus R (ou R) nasceu de um ovo; para os hindus, Brahma surgiu de um ovo de ouro. Para os chineses, P'an Ku, nasceu de um ovo csmico.

Coelho ou Cordeiro? Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinnimo de preservao da espcie e melhores condies de vida, numa poca onde o ndice de mortalidade era altssimo. O coelho era o animal sagrado da deusa teutnica da Primavera, Easter (Ostara), deusa lunar da fertilidade, que tinha cabea de coelho. Visto que o coelho procria rapidamente, simbolizava, entre os pagos, o ato sexual; o ovo simbolizava "nascimento" e "renovao". A Lebre, sendo o smbolo da Lua, foi associada festa crist da ressurreio, j que a Lua foi utilizada para determinar a data do domingo de Pscoa.

As sacerdotisas anglo-saxnicas faziam previses do futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. claro que a verso moderna coelhinho da pscoa, que trazes para mim? bem mais comercialmente interessante do que a verso original, que diz: Lebre de Ostara o que tuas entranhas trazem de sorte para mim? O cordeiro e no o coelho era o animal do sacrifcio pascal. Convm lembrar que os judeus consideravam o coelho (ou a lebre) um animal impuro, uma vez que ele figura na lista dos animais impuros para o consumo humano, na Lei de Moiss (Deuteronmio 14:7; Levtico 11:6), o que levanta ainda mais reservas quanto aceitao desse smbolo pascal pago. A Data A Pscoa dos hebreus era cerlebrada no dia 14 do ms de abibe (mais tarde chamado nis) x 12:14, 24-47; Lv 23:10. A Pscoa pag uma data mvel que usa a prtica comum da astrologia. O dia do culto de Asthar (Ostara), que ainda praticado pelos seguidores da tradio celta, no primeiro Domingo depois da primeira Lua Cheia, aps o Equincio da Primavera (hemisfrio norte), que acontece entre os dias 19 e 22 de Maro. Os cristos, atravs do Conclio de Nicia em 325, fixaram o dia da Pscoa no primeiro Domingo depois da Lua Cheia, a partir de 21 de Maro. O conclio foi imposto e patrocinado pelo imperador Constantino para que houvesse uma data padronizada para a Pscoa por todos os grupos cristos daquela poca. A fixao dessa data era algo muito complicado porque a ressurreio de Cristo ocorreu na pscoa judaica, cujo calendrio baseia-se nas fases da lua, e no se dispunha naquela poca de conhecimentos astronmicos para sincronizar as fases lunares com o calendrio solar vigente o calendrio juliano , que tambm era falho. Alm disso, os cristos queriam desatrelar a comemorao crist da ressurreio de Jesus Cristo das festividades da Pscoa judaica. O jeito foi associar a ressurreio de Cristo ao Equincio

da Primavera, correlacionando-o com fases da lua e o ciclo semanal dos domingos. Parece confuso? Com certeza, mas foi assim mesmo. No Conclio de Nicia ficou definido que a Pscoa deveria cair no primeiro domingo aps a primeira lua cheia depois do equincio da primavera, no hemisfrio norte. A palavra equincio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasies em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Os equincios ocorrem nos meses de maro e setembro quando definem mudanas de estao. Do Conclio de Nicia em diante a cultura pag de festejo do Equincio da Primavera foi oficialmente integrada nas comemoraes da Semana Santa do calendrio cristo.

A Pscoa Contempornea A Pscoa, como hoje conhecida e celebrada, alm do contedo pago, carrega uma influncia comercial exorbitante. O capitalismo deformou muitas festas religiosas. Nas ltimas cinco dcadas a humanidade foi totalmente transformada pelo o capitalismo. Ele tomou conta do mundo e transformou quase tudo em fonte de lucro e de consumo. Assim, at mesmo as festas religiosas tornaram-se ocasio de um consumo maior. A pscoa moderna mais uma grande fonte de lucro comercial. Jesus Cristo morreu em uma cruz e as pessoas comercializam chocolate.Isto um absurdo! De acordo com a Bblia Sagrada, a pscoa contempornea, celebrada por alguns segmentos cristos, no possui vnculo algum com a Pscoa judaica, instituda por Deus a Israel, em comemorao a libertao da escravido do Egito. Por qu? Porque a Pscoa foi uma ordenaa ao povo judeu e no a todos os povos. A Pscoa judaica uma celebrao exclusiva ao povo da Antiga Aliana, Israel. A pscoa moderna tambm no se relaciona com a santidade da Santa Ceia que foi por Jesus Cristo estabelecida, em memria e honra de sua morte na cruz. Por qu? Porque a nova ordenana substitui a anterior e, como smbolo da Nova Aliana, entre Deus e todos os

povos que crem no sacrifcio de Jesus, celebrada apenas com vinho e po, em qualquer dia do ano. O que o povo comemora ento? Um sincretismo religioso que uma mistura de judaismo, paganismo e consumismo, com alguns resqucios de uma linguagem crist. Diante de tantos ritos e costumes pagos, em vez de Feliz Pscoa, seria mais apropriado dizer: Feliz Equincio! Uma coisa recebermos educao religiosa por algum que no possui o entendimento bblico e outra ns mesmos, depois de conhecermos a verdade, nos tornarmos cmplices e propagadores de uma mentira em nome de Deus (Is. 5.20,21). Lamentamos profundamente o fato de que, a cada ano, muitos cristos sinceros, mas desconhecedores da verdade bblica, continuam celebrando uma festa estreitamente associada ao paganismo, ainda que as suas intenes sejam outras. A Bblia nos adverte para o fato de que um pouco de fermento leveda toda a massa (1 Co 5:6 ), ou seja, um pouco de doutrina estranha ou de mentira, contamina o todo.

Parecer Conclusivo da CNV

A Pscoa foi uma ordenana de Deus exclusiva ao povo de israel ( xodo 12:3). Uma festa para ser guardada por todos os filhos de Israel (xodo 12:47) e no para os outros povos. Hoje sabemos que a Pscoa judaica encontrou o seu cumprimento e o seu fim na morte e ressurreio de Jesus Cristo, e que essa pscoa no tem mais eficcia, pois, o verdadeiro sacrifcio pascal - o Senhor Jesus - j foi consumado na cruz.

A Pscoa contempornea completamente estranha aos preceitos bblicos e judaicos, revestindo-se de outros valores, inclusive pagos, sob o disfarce do cristianismo

nominal. A Ceia do Senhor o smbolo da Nova Aliana e a maior celebrao da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Revela-se cheia de sentido quando celebrada com entendimento e em esprito de adorao: a festa do AMOR, porquanto Jesus deu sua vida por ns em atitude maior de verdadeiro amor. a festa da COMUNHO porque nos faz entender que ainda que sendo muitos, estamos irmanados em Cristo. a festa da VITRIA, da vida sobre a morte, pois Jesus ressuscitou, vencendo definitivamente a morte na cruz. ainda a festa da ESPERANA, pois nos aviva a memria de que Jesus voltar para o seu povo.

Diante do exposto, ns da CNV, preferimos perseverar na doutrina bblica e apostlica da Santa Ceia, como sendo a expresso e celebrao mxima da Nova Aliana, instituda pelo o Senhor Jesus Cristo aos seus discpulos, em substituio Pscoa judaica.

Potrebbero piacerti anche