Sei sulla pagina 1di 13

MODELO PR-PROJETO PROJETO INTEGRADOR 2013.

FORMATO 1. Espacejamento

Papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm) Fonte Times New Romam ou Arial; Tamanho 12 para o texto; Tamanho 10 para citaes com mais de 4 linhas, com recuo de 4cm. Tamanho 14 para os ttulos e subttulos; Recuo de pargrafos: 1,25 cm e o espao (1,5) entre as linhas do texto

2.

Margens

Margem superior e esquerda: 3,0 cm Margem inferior e direita: 2,0 cm

3.

Paginao

A numerao das pginas inicia-se a partir da primeira folha da parte pr-textual. Todas as folhas do trabalho, a partir da capa, devem ser contadas sequencialmente, mas no numeradas: (Capa, folha de rosto, sumrio, introduo, consideraes finais, referncias).

CENTRO UNIVERSITRIO JORGE AMADO - UNIJORGE NOME (S) DO ACADMICO (S) (Times New Roman ou Arial tamanho 14 - sem negrito)

TEMA (Times New Roman ou Arial tamanho 14 em negrito somente o ttulo/ subttulo sem negrito)

Salvador BA 2013

(Times New Roman ou Arial tamanho 14 - sem negrito)

NOME (S) DO ACADMICO (S) (Times New Roman ou Arial tamanho 14 - sem negrito)

TEMA (Tamanho Times New Roman ou Arial tamanho 14 em negrito somente o ttulo/ subttulo sem negrito)

Pr-projeto apresentado para o Projeto Integrador como requisito bsico para a apresentao do mesmo no Curso de Engenharia (Civil, Eltrica, Mecnica, Produo, Petrleo e Gs, Qumica) Orientador (a): (Times New Roman ou Arial tamanho 10/ Recuo 4 cm)

Salvador BA 2013

(Times New Roman ou Arial tamanho 14 - sem negrito)

SUMRIO (Times New Roman ou Arial em negrito os ttulos subttulo sem negrito) 1 INTRODUO TEMA E PROBLEMATIZAO ............................................................. 7 2 JUSTIFICATIVA ........................................................................................................................ 8 3 OBJETIVOS................................................................................................................................ 9 4 METODOLOGIA ..................................................................................................................... 10 5 REFERENCIAL TERICO .................................................................................................... 11 6 RESULTADOS ESPERADOS ................................................................................................. 12 7 CRONOGRAMA ...................................................................................................................... 13 8 REFERNCIAS ........................................................................................................................ 14

1 INTRODUO TEMA E PROBLEMATIZAO


(Tamanho 14 ou Arial em negrito Arial ou Times) Todos os Ttulos Introduo a apresentao rpida do assunto abordado e seu mrito. uma seo na qual se agua a curiosidade do leitor, na qual se tenta vender-lhe o projeto. Incluir uma viso geral do projeto, contemplando: introduo sobre a temtica a ser discutida no projeto de interveno, delimitao do problema a ser investigado, justificativa sucinta para investigar o problema relatado, objetivo geral, e opo por metodologia de pesquisa, tambm de forma sucinta.

2 JUSTIFICATIVA
Justificar informar o porqu da construo do trabalho, descrever sobre o problema que pretende resolver na pesquisa, se realmente um problema e se vale pena tentar encontrar uma soluo para ele. Responde a pergunta por que fazer o trabalho, procurando relevncia do assunto/tema, argumentando sobre a importncia prtica terica, colocando as possveis contribuies esperadas.

3 OBJETIVOS
Refere-se a indicao do que pretendido com a realizao do estudo ou pesquisa e quais os resultados que se pretende alcanar. Define o que se quer fazer na pesquisa. Os objetivos devem ser redigidos com verbos no infinitivo, exemplo: caracterizar, identificar, compreender, analisar, verificar.

3.1

OBJETIVO GERAL (sem negrito tamanho 12)

Normalmente apenas um. Para elaborar este item deve-se definir o que pretende com o trabalho de forma ampla. O objetivo geral est, geralmente, ligado a uma viso global do tema. Est relacionado ao contedo intrnseco do tema-problema; aos fenmenos com ele envolvidos, eventos que nele so observados, ideias que devem ser estudadas. As frases devem ser iniciadas com verbos no infinitivo.

3.2

OBJETIVO ESPECFICO (sem negrito tamanho 12)

Tem funo intermediria e instrumental, ou seja, tratam dos aspectos concretos que sero abordados na pesquisa e que iro contribuir para se atingir o objetivo geral. com base nos objetivos especficos que o pesquisador ir orientar o levantamento de dados e informaes.

4 METODOLOGIA
o procedimento geral. o caminho percorrido em uma investigao. Mostra como se ir responder aos objetivos estabelecidos. Deve se ajustar aos objetivos especficos. Envolve a definio de como ser realizado o trabalho. Como base na metodologia de pesquisa-ao, descrever como ser realizada a interveno proposta. preciso justificar, com base na literatura, a escolha feita pela metodologia, tcnicas e instrumentos.

5 REFERENCIAL TERICO
Esta etapa do projeto importante, porque apresenta uma breve discusso terica do problema, na perspectiva de fundament-lo nas teorias existentes. As ideias apresentadas no texto devem estar ligadas com os objetivos, hipteses, definio conceitual e operacional das variveis e outras partes do projeto. A fundamentao terica apresentada deve, ainda, servir de base para a anlise e interpretao dos dados coletados na fase de elaborao do relatrio final. Os dados apresentados devem, necessariamente, ser interpretados de acordo com as teorias existentes.

6 RESULTADOS ESPERADOS
Descrever sobre os resultados esperados, deixando claro o(s) produto(s) a ser (em) gerado(s).

7 CRONOGRAMA
Contm a ordem lgica que ser desenvolvido o plano de atividades.

SUGESTO DE CRONOGRAMA Atividades 1) Pesquisa Bibliogrfica 2) Coleta de Dados 3) Apresentao e discusso dos dados 4) Entrega do Pr-projeto 5) Concluso 7) Reviso do trabalho 8) Apresentao do Projeto Integrador Agosto Setembro Outubro X X X X

8 REFERNCIAS

Nessa parte so exibidos os livros, sites, revistas, enfim, todo o material que foi consultado para elaborao do trabalho. Deve ser elaborado de acordo com as normas da ABNT. Exemplos: ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo a metodologia do trabalho cientfico: elaborao de trabalhos na graduao. 6. ed. So Paulo (SP): Atlas, 2003. 174 p. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientfico: procedimentos bsicos, pesquisa bibliogrfica, projeto e relatrio, publicaes e trabalhos cientficos. 6. ed. So Paulo (SP): Atlas, 2001. 219 p. RIOS, Jocelma. Modelo Projeto. Salvador, 2009. Disponvel em : <http://engtelecom.ifce.edu.br/wpcontent/uploads/2012/08/modelo_preprojeto_tcc.pdf>. Acessado em 31 de janeiro de 2013. Disponvel em: <http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/>. Acessado em 02 de outubro de 2012.

Potrebbero piacerti anche