Sei sulla pagina 1di 4

Crculo de Mohr

O Crculo de Mohr uma forma grfica de resolver um estado de tenses. Para que seja possvel o uso do Crculo de Mohr, necessrio que cada plano seja representado por um ponto em um sistema de coordenadas ( ; ), como mostra a figura 9.

Figura 9- Plano representado pelas tenses que nele atuam no sistema

Neste tipo de representao, possvel notar que: a) Os planos das tenses principais so representados por pontos que se encontram no eixo , j que neles a tenso de cisalhamento igual a zero. b) As tenses de cisalhamento, mxima e mnima, so representadas por pontos que so simtricos em relao ao eixo . Lembrar que nestes planos ocorre a mesma tenso normal e que as tenses de cisalhamento so iguais e de sinais opostos.

mx.

Plano de mx.

mn.

Plano de mn .

Figura 10- Planos das tenses de cisalhamento, mxima e mnima.

c) A tenso normal que atua nos planos das tenses de cisalhamento, mxima e mnima, igual mdia aritmtica das tenses principais. d) Planos perpendiculares entre si so representados por pontos que mesma distncia do eixo , porm em lados opostos. Note-se aqui que a tenso normal mdia dos dois planos igual tenso mdia das tenses principais

B A A B

=-

+ 2

B
.

Figura 11- Planos perpendiculares entre si no sistema

e) A figura geomtrica que satisfaz a todas estas condies simultaneamente um crculo. A este crculo se d o nome de Crculo de Mohr.
Plano de
mx mx

Plano de

A Plano de
B A A 1

=-

B
mn

+ 2

+ 2

Plano de

mn

Figura 12- Crculo de Mohr.

De acordo com o exposto, possvel traar o Crculo do Mohr para qualquer estado duplo. Para tal, se deve observar: 1. Planos perpendiculares entre si so representados por pontos diametralmente opostos. 2. O centro do Crculo de Mohr se encontra no eixo . 3. A tenso principal 1 se determina interseco entre o eixo e o lado direito do crculo 4. A tenso principal 2 se determina interseco entre o eixo e o lado esquerdo do crculo 5. As tenses de cisalhamento, mxima e mnima, so determinadas pelas tangentes horizontais ao crculo. 6. Conhecidas as tenses em dois planos perpendiculares entre si, o centro do crculo de Mohr se encontra na mdia entre as tenses normais que atuam nestes planos. Isto pode ser observado na figura 12. 7. Conhecidas as tenses em dois planos perpendiculares entre si, o raio do crculo de Mohr pode ser determinado pela hipotenusa do tringulo hachurado na figura 13.

mx

Plano de

A Plano de
1

=-

B
B A

Figura 12- Determinao do raio do Crculo de Mohr.

8. A tenso principal mxima pode ser determinada pela soma entre o raio do crculo e a tenso normal mdia dos planos perpendiculares entre si. 9. A tenso principal mnima pode ser determinada pela diferena entre o raio do crculo e a tenso normal mdia dos planos perpendiculares entre si. 10. O ngulo entre um plano do estado duplo e o plano onde atua determinado por:
1,

pode ser

Plano de

A Plano de
1

=-

Figura 13- Determinao do ngulo entre dois planos no Crculo de Mohr.

Na figura 13, o ngulo o ngulo entre o plano A e o plano de figura o ngulo o ngulo entre o plano B e o plano de 1. Exemplo

1.

Na mesma

A figura mostra um ponto material limitado por planos. As tenses indicadas caracterizam o estado duplo de tenses para este plano. Determinar o Crculo de Mohr; as tenses principais e a mxima tenso de cisalhamento.

Resposta:

Potrebbero piacerti anche