Sei sulla pagina 1di 65

3

Mdulo

Recursos Didticos e Multimdia

A utilizao dos recursos didticos deve ser ponderada e devidamente enquadrada

ndice

Sub-mdulo 2.1. 9 Explorao de Recurso Didticos 9 Objetivos 11 Introduo 11 Gesto do Espao Formativo 13 Dimenso da Sala 13 Equipamento 13 Temperatura Ambiente 14 Iluminao Natural 14 Iluminao Artificial 14 Moblias 14 Disposio em crculo 15 Disposio em U 15 Disposio em Redor do Objeto 15 Conceito de Recursos Didticos 16 Funes dos Recursos Didticos 17 Caractersticas Indispensveis de um Recurso Didtico 18 Vantagens do uso dos Recursos Didticos 18 Critrios de Seleo Recursos Didticos 19 O Objetivo 20 Os Destinatrios 21 O Contedo da Mensagem 21 Os Condicionalismos Materiais 21 O Tempo Disponvel 21 Os Sentidos dos Formandos 21 A Sofisticao dos Recursos 22 Custo dos Recursos 22 Funo do Recurso Didtico 22 Condicionalismos Fsicos 22 Utilizao 22 Deve assim evitar-se 23 Testa os teus conhecimentos 24 A relao Sentidos Recursos Didticos 25 Classificao dos Recursos 26 Diviso dos Recursos Didticos 27 Recursos Visuais no Projetveis/Convencionais 27 Recursos Visuais - Projetveis 27 5

Audiovisuais 27 Recursos Auditivos 27 Testa os teus conhecimentos 28 Quadros 29 Quadro de Lousa 30 Quadro Branco 30 Quadro de papel ou flip-chart 31 Quadro Interativo 31 Imagem e Fotografia 32 Imagem 32 Fotografia 32 Texto 33 Molduras e Maquetes 34 Projetor de Slides 34 Retroprojector 36 Acetato 37 Recursos Auditivos 37 Outros Recursos Didticos 38 Sub-Mdulo 2.2 41 Construo de Apresentaes Multimdia 41 Recursos de suporte multimdia 43 Ecrs para projeo 43 Videoprojetor e Data-Show 44 Videoprojetor 44 Data-show 44 Vdeo e Televiso 44 DVD e o Filme Pedaggico 45 Filme pedaggico 45 Confronto com parmetros 46 Cmara de Filmar 46 Computador 47 Regras para elaborao de documentos projetveis 48 Princpios Gerais a considerar 49 Fundo da apresentao 49 Formato 49 Texto 49 Fonte 50 Cor 51

Grficos 53 Vrios 53 Power Point 54 PowerPoint como ferramenta base para criao de apresentao 54 Comandos e Funcionalidades do PowerPoint 54 Consideraes acerca da impresso 61 Dicas para uma apresentao de TOPO 61 Concluso 64 Bibliografia 65 Bibliografia recomendada 65

SUB-MDULO 2.1 EXPLORAO DE RECURSOS DIDTICOS

OBJETIVOS

Identificar as boas prticas na gesto do espao formativo; Identificar as regras de utilizao dos principais recursos didticos e as suas vantagens/limitaes; Selecionar, conceber e adequar os meios Pedaggico-Didticos, em suporte multimdia, em funo da estratgia adotada; Conceber, adequar e utilizar apresentaes multimdia; Adaptar o contexto formativo sala aos objetivos pretendidos; Ajustar a utilizao dos recursos didticos s reas do saber a trabalhar, e, aos sentidos que lhe esto subjacentes (Viso, Audio, Tato, Olfato). Criar apresentaes em Power Point tendo em conta as respetivas regras de elaborao.

INTRODUO

Tal como j referimos vrias vezes ao longo da formao e dos manuais pedaggicos, a sociedade atual, a sociedade de informao, encontrase em constante mutao e vincada pela inovao tecnolgica e pelas necessidades de atualizao e inovao por parte das organizaes. Desta forma os formadores tm de responder a uma diversidade de solicitaes, executando, em inmeras situaes, outras funes que superam o campo de ao acadmico ou profissional. Em resultado das necessidades acima citadas torna-se imprescindvel o domnio de um conjunto de tcnicas que permitam transmitir, de uma forma assertiva e apelativa, todo o conhecimento e competncias, num determinado contexto formativo. A posio atual do formador, bem como as suas funes, enquanto elo de ligao entre a aprendizagem e os formandos, dependem e muito do seu posicionamento mais clssico como senhor absoluto do conhecimento, ou uma posio de destaque marcada pela inovao.

11

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

Inovar fundamental, mas preciso saber inovar. Conhecer e analisar os recursos didticos, de modo a utilizar os mesmos na plenitude das suas potencialidades e conseguir inovar com os mesmos, evitando os recursos montonos e clssicos, uma das tarefas do novo formador face aos recursos pedaggicos. A utilizao de recursos didticos como o quadro branco, o data-show, o retroprojetor, entre outros, passando pela digitalizao de imagens, fotografia digital e s apresentaes, ou ainda as questes como a correta integrao da cor, texto e imagens num documento pedaggico so indispensveis para que funcionem como um fator facilitador da aprendizagem. Atualmente, o formador tem sua disposio inmeros meios audiovisuais e tecnolgicos que pode utilizar no contexto formativo. Podemos afirmar que os meios informticos, as apresentaes multimdia, e as ferramentas tecnolgicas ocupam um lugar de relevo na formao profissional atualmente. As novas tecnologias so hoje ferramentas indispensveis na formao profissional, computadores, data-show, videoconferncias, cmaras de filmar, quadros interativos, entre outros. Neste manual iremos apresentar os recursos didticos mais clssicos e inovadores passveis de serem utilizados na formao profissional, bem como as suas normas de utilizao, isto porque no existem normas especficas para a utilizao dos recursos, existem vrios fatores que entram em conta, tal como o espao, o pblico-alvo, os objetivos, e muito mais.

12
Formao

GESTO DO ESPAO FORMATIVO

O espao formativo apresenta-se como um espao de partilha de conhecimento e experincias, cujo o bem-estar de todos, bem como a qualidade dos equipamentos fundamental para o sucesso formativo, impulsionando a motivao e empenho. O espao formativo assim uma das variveis para o sucesso da formao, sendo que o mesmo potencializa a utilizao de determinados recursos em detrimento de outros. Os recursos futuramente apresentados podero ser explorados nas suas potencialidades, se o espao formativo estiver adequado aos mesmos. por isso necessrio conhecer, antecipadamente, as caractersticas do espao. Uma vez que, todos os aspetos relacionados com o espao formativo podem influenciar a rentabilidade e sucesso da formao. Contudo, preciso relembrar que o Formador de Topo deve ser capaz de se adaptar s condies que encontra. Todos os utilizadores da sala devem sentir-se confortveis e motivados para a formao que ir iniciar. Sem o conforto necessrio, quer o formador, quer os formandos no tero a mesma disposio para comunicar e interagir. Desta forma podemos assinalar alguns aspetos indispensveis para um bom funcionamento de uma sala de formao1: DIMENSO DA SALA A dimenso da sala fundamental, no podendo essa ter um espao demasiado amplo, quer pela barreira que ser criada, quer pelas dificuldades acsticas bem como de aquecimento. A sala dever ter cerca de 2m2 por cada formando, de forma a possibilitar uma circulao livre e espaosa. EQUIPAMENTO Todo o material tcnico que se encontra na sala de formao deve estar devidamente orientado e organizado, de modo a que no haja problemas no decorrer da formao, indicamos aqui alguns elementos a ter em conta:

1 Orientaes referenciadas no processo de Homologao da sala das entidades formativas pelo IEFP.

13

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

Secretaria do formador com ligaes eltricas suficientes; Possuir pelo menos um computador na sala de formao para consultas; Ligao Wi-Fi internet; Ligaes eltricas devidamente organizadas; Orientao e qualidade dos equipamentos informticos, como o Data-show; Organizao e higiene do mobilirio, como mesas, cadeiras, armrios entre outros.

TEMPERATURA AMBIENTE A temperatura ambiente da sala algo fundamental, sendo a mesma um dos primeiros elementos que todos iro ter em considerao, ningum se sente bem num espao demasiado quente, nem demasiado frio. Possuir um sistema AVAC (aquecimento, ventilao e ar condicionado) imprescindvel. Os nveis de concentrao e motivao so afetados pelas oscilaes de temperaturas, como demasiado frio ou com demasiado calor. Sugerimos que a sala tenham uma temperatura entre os 20 e 26 graus C. ILUMINAO NATURAL Uma sala dotada de muita luz natural tem grandes benefcios. Para alm do fator econmico, tem o fator de ateno e saturao. As pessoas sentem-se melhor com luz natural do que com luz artificial. Procure sempre orientar a sala de modo a tirar partido da luz natural. ILUMINAO ARTIFICIAL Quando necessrio a sua utilizao fundamental ter em conta os focos de luz, a sua intensidade e ainda o local onde incide, a orientao estratgica. MOBLIAS indispensvel que as mesas tenham largura suficiente para poder colocar documentos A4, bem como vrios outros objetos da formao. As cadeiras devem ser confortveis, isto porque os formandos iro passar algumas horas sentados nelas. O mobilirio deve ser neutro, isto , as cores no devem ser fortes. A disposio da sala depende e muito dos objetivos devidamente definidos antes da ao de formao, bem como das atividades que iro decorrer, os recursos didticos que iro ser utilizados, o pblico-alvo e as suas potencialidades.

14
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

Passamos a apresentar algumas disposies de sala mais usuais e quais os seus objetivos de utilizao. DISPOSIO EM CRCULO Objetivo Discutir temticas abordadas na formao, partilhar ideias, experincias e alcanar concluses. Atividades Trabalho em grupo, discusses e debates. DISPOSIO EM U Objetivo Apresentao de contedos por parte do formador bem como por parte dos formandos em contexto de autoscopias. Atividades Palestras, sesses de formao, apresentao de conceitos, etc Nota: Esta disposio permite que o formador seja ouvido e visto pelos formandos da melhor forma, sendo o contacto visual direto. DISPOSIO EM REDOR DO OBJETO Objetivo Desenvolver atividades psicomotoras, que exijam a realizao de atividades prticas por parte dos formandos. Atividades De carcter demonstrativo. Os elementos do grupo colocam-se em redor do objeto que vai ser utilizado. Nota: Quando o grupo for demasiado numeroso, deve ter em ateno a sua dinmica.

15

CONCEITO DE RECURSOS DIDTICOS

Os recursos didticos apresentam-se como criaes pedaggicas desenvolvidas para facilitar o processo de aquisio de competncias atravs da estimulao do formando. Desta forma, podemos considerar como recurso didtico qualquer meio que se utiliza na sala de formao para facilitar a informao entre os interlocutores da comunicao educativa. Eles auxiliam a transferncia de situaes, experincias, demonstraes, sons, imagens e fatos para o campo da conscincia. Ou seja, a finalidade dos recursos didticos servir de interface mediadora para facilitar na relao entre formador, formando e o conhecimento num determinado momento da elaborao do Saber. Considera-se como recurso didtico todo o material utilizado no processo ensino/aprendizagem com o objetivo de o tornar mais eficiente e eficaz. O termo auxiliar/suporte pedaggico tambm utilizado na gria da formao profissional.

RECURSO

DIDTICA

Ato ou efeito de recorrer; auxlio; meio. (Infopdia,2012)

Cincia auxiliar da pedagogia/ andragogia que se preocupa com os mtodos e as tcnicas mais apropriadas para uma correta e eficiente gesto do ensino aprendizagem; Arte de ensinar e de fazer aprender. (Infopdia,2012)

So concebidos para fins pedaggicos, entre outros, o quadro branco, a tela, os acetatos, os textos, os slides, as gravaes, os filmes, os manuais, televiso, etc... Para alm destes, so considerados outros recursos que podem ajudar a facilitar a apreenso de conhecimentos jornais, revistas, cartazes, etc...

16
Formao

FUNES DOS RECURSOS DIDTICOS

Cada recurso didtico tem a sua utilidade e a sua rea de ao, contudo, todos eles tm como finalidade mxima atingir os objetivos definidos no incio da ao de formao, de uma forma isolada ou em complementaridade. Referenciamos aqui as principais Funes dos recursos didticos: Ajudar a desenvolver representaes corretas; Ajudar a melhorar e compreender as relaes das partes com o todo; Apoiar na formao de conceitos exatos (temas de difcil compreenso); Consolidar o esprito crtico; Dar oportunidade de melhor anlise e interpretao; Dar nfase observao e a experimentao; Despertar a ateno; Facilitar a apreenso intuitiva e sugestiva de um tema; Melhorar a reteno da imagem visual e da formao; Melhorar a fixao e integrao da aprendizagem.

17

CARACTERSTICAS INDISPENSVEIS DE UM RECURSO DIDTICO


Os recursos didticos devem manifestar algumas caractersticas de modo a serem teis: Atualidade - os conhecimentos e informaes devem ser atuais; a atualidade scio-econmica tambm fundamental. Adequao - devero estar ao nvel da apreenso dos formandos, sem nunca esquecer os objetivos do trabalho a realizar. Aplicabilidade - demonstrar o lado prtico, isto , as possibilidades de utilizao poder ser tambm um fator de sucesso no momento da aplicao dos recursos didticos. Agradvel - o interesse e a motivao so dois aspetos fundamentais de modo a criar uma relao pedaggica de sucesso. Compreenso - de modo a facilitar a comunicao e a perceo, evitando a criao de dvidas e a confuso nos formandos. Rigor - representando corretamente os fatos ou partes essenciais desses fatos. Finalidade - deve estar diretamente relacionados com os objetivos do planeamento da sesso. Qualidade - melhorando a aquisio de conhecimentos, atitudes e valores. Simplicidade - a simplicidade permite a facilitao de comunicao e apreenso, ou seja, quanto mais complexo for o recurso didtico poderse- correr o risco de ser menos eficiente. Utilidade - motivar o sentimento de trabalho e tarefa entre formandos e formadores.

VANTAGENS DO USO DOS RECURSOS DIDTICOS


No contexto formativo todos os processos, tcnicas, mtodos, ferramentas tm as suas caractersticas e suas finalidades. Os recursos didticos tm vantagens que devem ser tidas em conta no momento da seleo para aplicao na ao. Um determinado recurso no pode ser preferido em detrimento de outro, deve sim, ser escolhido de acordo com as suas vantagens e desvantagens relacionado com o objectivo e tema abordado naquela sesso.

18
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

de realar que as vantagens dos Recursos Didticos tm um peso favorvel inovao e qualidade na formao profissional, sempre que adequados aos objetivos e aos contedos programticos. Vantagens Despertam maior interesse e ateno. Objetivam o contedo das palavras. Facilitam a compreenso e a troca de ideias. Ajudam a aplicar e a fortalecer os conhecimentos. Diminuem o tempo de formao. Superam limitaes fsicas.

CRITRIOS DE SELEO RECURSOS DIDTICOS

Antes de selecionar os recursos didticos, necessrio ter em conta todo o processo de preparao, ou seja, todo o perodo que envolve a pr-seleo. Preparar e desenvolver os recursos didticos para uma ao de formao requer seguir alguns fatores e pontos indispensveis da formao. Antes de mais os recursos didticos devem ser tidos em conta indissociavelmente dos objetivos da ao. indispensvel que os recursos didticos ajudem os formandos na aprendizagem e compreenso das temticas; complementem a explicao do formador; estejam adequados sesso e ao seu contedo; sejam simples e coerentes; tenham objetividade. A seleo dos recursos didticos deve ser realizada, tendo em conta algumas questes indispensveis, tais como: Como selecionar os recursos para a formao? Porqu que um recurso pode ser mais adequado do que outro? Qual o resultado que se obtm com este ou aquele recurso? S aps estas questes colocadas e respostas encontradas, que o formador poder planificar a sua formao. Deve-se reformar a ideia, de que no existe uma linha diretriz a seguir, no existe uma frmula uniformizada para a seleo deste ou daquele recurso pedaggico, ou para a combinao ideal entre eles.

19

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

Este processo de seleo e escolha apenas pode surgir aps uma anlise cuidada a inmeros aspetos, tais como o grupo e os objetivos a alcanar.

Os recursos no substituem o formador. Devem ser um complemento formao, nunca um elemento substituto.

O grau de inovao e informatizao, no significa por si resultados mais favorveis e um caminho mais fcil na divulgao dos contedos, nem todas as sesses podem e devem ter como suporte didticos os meios informatizados e sofisticados. Cada aprendizagem e contedo tm as suas singularidades, desta forma a seleo dos recursos no pode ser homognea, deve sim ser inovadora e ter em ateno a situao formativa em questo. Desta forma, na escolha dos recursos didticos o formador deve ter em conta os seguintes aspetos: Objetivo Destinatrios Contedos da mensagem Condicionalismos Materiais Tempo disponvel Sentidos dos Formandos Sofisticao dos recursos Custo dos recursos Funo do recurso Condicionalismo Fsicos Utilizao

O OBJETIVO Comunicar as etapas do Suporte Bsico de Vida oralmente, no seria a melhor escolha, contudo, ter um manequim que possibilitasse a experincia real seria uma aposta de sucesso. Concordncia a palavra de ordem na relao recursos - concretizao dos objetivos. Conhecer os objetivos indispensvel, assim, o formador tem conhecimento do que devem aprender os formandos e, desta forma, pode elaborar o melhor fio condutor para desenvolver as suas competncias e habilidades ao longo da ao.

20
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

OS DESTINATRIOS Os recursos selecionados devem adequar-se s caractersticas pessoais dos participantes. necessrio ter em ateno aspetos como os conhecimentos prvios, ritmos de aprendizagem, capacidade de expresso, desenvolvimento intelectual, motivao, entre outros. Por vezes, surgem determinados grupos que necessitam de uma maior estimulao/motivao. por isso imprescindvel perceber e selecionar o recurso que melhor estimular o grupo. Analisar de forma criteriosa as caractersticas do grupo necessrio, e a partir dessa anlise poder o formador escolher os recursos mais adequados. O CONTEDO DA MENSAGEM A natureza do recurso tendo em conta o contedo da mensagem deve variar segundo a qualidade do destinatrio, se individual, se grupal. Assim, se a mensagem se destinar a uma reflexo individual, o melhor recurso ser o texto impresso. Permite uma concentrao individual maior e a anotao de algumas reflexes, por parte do formando. Se a mensagem se destinar a uma anlise de grupo, o recurso a um equipamento projetvel, tal como data-show, acetatos, slides ser o aconselhvel. OS CONDICIONALISMOS MATERIAIS Conhecer a sala e os seus recursos fsicos corresponde a um dos aspetos fulcrais da formao. O formador deve ter o conhecimento dos equipamentos, de modo a averiguar se esto enquadrados com as necessidades da estratgia definida, e se iro estar disponveis e em condies de funcionamento. Conhecer a disponibilidade de um determinado recurso permite, se no disponvel, optar por outro alternativo que permita atingir as metas estabelecidas. O TEMPO DISPONVEL O Tempo na formao profissional um fator crucial. Assim, de acordo com o tempo disponvel para uma determinada sesso, o formador no poder utilizar uma apresentao PowerPoint de 20 minutos, se apenas possui 15 minutos para apresentar e debater determinada temtica. OS SENTIDOS DOS FORMANDOS Os sentidos devem, no contexto formativo, ser todos eles estimulados. O formador no pode utilizar recursos que apenas estimulam determinados sentidos. Estimular os vrios sentidos permite uma forte complementaridade

21

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

e contribui na totalidade para que o formando, no final da sesso, tenha apreendido os contedos de tal modo que os consiga executar e explicar. A SOFISTICAO DOS RECURSOS Inovar deve ser uma palavra de ordem na formao. Estar atualizado e utilizar os recursos mais sofisticados tambm. Contudo, necessrio que os recursos selecionados permitam a visualizao de forma clara e realista das ideias que o formador pretende apresentar. O formador tem que ter em ateno aspetos como: a mancha tipogrfica dos textos; a qualidade de imagem dos vdeos; a qualidade sonora ou ainda a iluminao do data-show. CUSTO DOS RECURSOS O factor econmico aparece como em todos os aspetos da sociedade, como um fator a ter em conta. essencial analisar e avaliar os custos relacionados com os recursos, e se existir rentabilidade dos mesmos face aprendizagem. No se deve por isso escolher um recurso apenas por considera-lo sofisticado, necessrio que ele possa trazer algo compensatrio formao, facilitar a aprendizagem ou consolidar de forma positiva a aprendizagem. Se no for o caso, deve-se pensar em alternativas. Torna-se tambm necessrio adequar a nossa planificao aos recursos, em consonncia com a capacidade econmica da Entidade responsvel pela formao. FUNO DO RECURSO DIDTICO A seleo de um recurso deve basear-se na funo que ir desempenhar numa situao de ensino/aprendizagem. Os recursos podem assumir funes distintas. Por exemplo, um conjunto de acetatos coloridos ou um filme ajudam na introduo de um tema e facilitam a motivao. Outros recursos haver que facilitam a reteno e a memorizao, como os audiovisuais em geral. CONDICIONALISMOS FSICOS A falta de espao para a realizao de uma atividade, a distncia dos formandos ao televisor, a dificuldade em escurecer a sala, etc., so tambm fatores a considerar. UTILIZAO Utilizar os diversos recursos didticos implica inicialmente uma familiarizao prvia com o equipamento ou o material. recomendvel que o formador teste os recursos antes de os utilizar. Recorrer a diversos recursos - tais como vdeos, slides, tela branca, entre outros - pode ser uma forma para promover o interesse dos formandos.

22
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

Contudo, a sua utilizao deve surgir no tempo oportuno, com moderao e acessvel a todos os formandos. O formador dever situar-se de frente para o grupo, e no atrs dos equipamentos, de modo a que o formador continue a ser o principal elo de ligao e que no seja substitudo pelos recursos.

DEVE, ASSIM, EVITAR-SE Utilizar um instrumento s para agradar aos participantes; Utilizar um s instrumento pedaggico; Organizar a sesso em funo dos instrumentos a utilizar e no do contedo a transmitir.

A RETER Os Recursos no devem substituir o formador, devem ser complementares. Recurso Didtico todo o material utilizado no processo ensino/aprendizagem com o objetivo de o tornar mais rpido e eficaz. Principais Objetivos: Ajudar a desenvolver representaes corretas; Ajudar a melhorar e compreender as relaes das partes com o todo; Facilitar a apreenso intuitiva e sugestiva de um tema; Ajudar a formar imagens corretas; Apoiar na formao de conceitos exatos (temas de difcil compreenso); Melhorar a fixao e integrao da aprendizagem; Tornar o ensino mais objetivo e concreto, prximo da reali-dade; Dar oportunidade de melhor anlise e interpretao; Consolidar o esprito crtico.

23

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

TESTA OS TEUS CONHECIMENTOS

Identifique 3 fatores a ter em conta para a seleo dos Recursos Didticos: ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________

Refira 3 funes da utilizao dos Recursos Didticos: ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________

24
Formao

A RELAO SENTIDOS RECURSOS DIDTICOS


Para estimular o crebro, no processo de aprendizagem, podemos contar com os cinco sentidos, que funcionam, em termos de importncia, pela seguinte ordem: Viso Audio Olfato Gosto Tato

No processo de formao profissional os nossos sentidos so canais privilegiados de acesso informao, sendo que a viso tem o papel mais importante neste processo, a audio ganha importncia apenas um pouco menor. Assim, os recursos didticos podem ser selecionados de acordo com a importncia dos sentidos no processo de aprendizagem. Por exemplo: Os recursos gustativos esto relacionados, por ex., com o controlo de qualidade na indstria alimentar; Os tteis tm um bom exemplo na aprendizagem da escrita de Braille; Os olfativos, na Industria Qumica e de Perfumes, devido impossibilidade de descrever por palavras ou esquemas um odor. Os recursos visuais, auditivos e audiovisuais devido sua complexidade sero tratados com maior desenvolvimento neste manual. A informao retida aps algumas horas de formao varia de acordo com os recursos didticos utilizados: 20% do que ouvimos (informao oral); 30% daquilo que vemos (informao visual); 50% daquilo que vemos e ouvimos (informao audiovisual).

25

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

Essa variao continua a ser significativa aps alguns dias de formao, retemos: 10% do que ouvimos (informao oral); 20% daquilo que vemos (informao visual); 45% daquilo que vemos e ouvimos (informao audiovisual).

CLASSIFICAO DOS RECURSOS


Os recursos didticos tm a grande virtude de apelarem aos vrios sentidos. Este fato rentabiliza as capacidades dos formandos e facilita a sua aprendizagem. Como vimos no mdulo da aprendizagem, privilegiamos sempre um sentido relativamente aos restantes (rever Mdulo da Aprendizagem e PNL). Estudos realizados para saber a percentagem de informao retida no processo de aprendizagem sugerem que retemos aproximadamente: 20% do que ouvimos; 30% do que vemos; 50% do que vemos e ouvimos simultaneamente; 80% do que dizemos; 90% do que dizemos enquanto fazemos algo em que refletimos e participamos. Podemos desta forma, classificar os recursos didticos tendo em conta os sentidos a que esses apelam.

26
Formao

DIVISO DOS RECURSOS DIDTICOS

possvel efetuar vrias divises e subdivises dos recursos didticos, optamos por apresentar a seguinte: RECURSOS VISUAIS NO PROJETVEIS/CONVENCIONAIS Quadros; Fotografia e imagens; Textos; Recursos do meio ambiente; Modelos e Maquetes. RECURSOS VISUAIS - PROJETVEIS Projetor de slides; Episcpio; Retroprojetor/acetato; Data-show e videoprojector (ecr de projeo). AUDIOVISUAIS Videogravador; DVD; Filme; Cmara de filmar. RECURSOS AUDITIVOS Rdio; Leitor de CD; Gravador; Leitor MP3.

27

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

TESTA OS TEUS CONHECIMENTOS

Da lista dos seguintes recursos didticos classifique-os quanto sua tipologia. Quadro _____________ DVD _________ Fotografias _____________ Revista _________ Leitor de CDs _____________ Livro _________ Data-show _____________ Computador ______ Porque se deve planear uma ao de formao considerando vrios recursos didticos? _______________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ _____________________________________________________

28
Formao

QUADROS
Os quadros de lousa so elementos indispensveis numa sala de formao, encontram-se sempre disponveis, e o que pode falhar apenas o giz. Permite ao formador e aos formandos uma utilizao segura e rpida. assim fcil expor ideias, que possam aparecer na discusso de um contedo, e que no estejam a ser compreendidas pelos colegas. Nesta categoria, os mais utilizados so os quadros branco/magntico e de lousa bem como o quadro de papel. Escrever no quadro, apesar de parecer uma tarefa extremamente simples, deve respeitar algumas normas, de modo a que os formandos possam todos compreender as informaes a colocadas. A apresentao deve ser antes de mais: Limpa, Organizada e Agradvel. Desta forma, deve-se realizar uma pequena orientao em funo do assunto a tratar. Isto , existem temas que por si s, podem dispensar a utilizao de outros auxiliares pedaggicos e existem outros, onde se torna necessrio a associao a outro meio audiovisual (por exemplo o Retroprojetor). Aspetos a considerar nesta fase, sero nomeadamente: Que tipo de mensagem a inscrever: desenhos, grficos, frases? Tempo de execuo da mensagem? Utilizao prolongada ou curta? Qualidade de participao dos Formandos (aspetos que condicionam o espao de ocupao do quadro e que difcil de prever). A escrita no quadro deve ser alvo de algumas preocupaes por parte do formador e dos formandos, tal como: Tamanho da letra legvel a uma distncia considervel; Estilo de letra Simples; Tipo de Letra no escrever texto na ntegra com maisculas; Espessura proporcional com a altura das letras; Linhas Horizontais; Espaamento; Diferentes cores - de modo a captar a ateno e diferenciar os ttulos, textos e palavras-chave; No estar de costas para o grupo, mas ligeiramente de lado, para que o contacto visual com os formandos se possa manter e para que seja mais fcil a projeo da sua voz; No escrevinhar ao redor do quadro frases ou palavras. Apagar o quadro, a menos que se necessite voltar a abordar o assunto.

29

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

QUADRO DE LOUSA Este tipo de quadros permite a minimizao de custos, uma vez que, se podem apagar e voltar a escrever todos os contedos. Vantagens Reduzido custo de aquisio; Facilidade de utilizao; Utilizao de cores; Longa durabilidade; Polivalncia: escrita, ecr, quadro magntico; Versatilidade. Desvantagens A pessoa que estiver a escrever ficar de costas para o pblico; Legibilidade limitada com trao fino; Informao no reutilizvel (apagando, a informao desapare-ce).

QUADRO BRANCO As caractersticas deste quadro so muito semelhantes s do quadro de lousa. O material necessrio para se escrever neste tipo de quadro devero ser marcadores no permanentes. Para alm da escrita, este quadro pode assumir ainda outras funes, como por exemplo, servir de quadro magntico para colocar algo e servir de ecr para projeo de slides.

Vantagens Reduzido custo de aquisio; Facilidade de utilizao; Utilizao de cores; Longa durabilidade; Polivalncia: escrita, ecr, quadro magntico; Versatilidade. Desvantagens A Pessoa que estiver a escrever ficar de costas para o pblico; Informao no reutilizvel (apagando, a informao desaparece).

30
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

QUADRO DE PAPEL OU FLIP-CHART Neste quadro podero ser utilizados diversos tipos de papel. As informaes escritas neste quadro podem ser reutilizveis, caso seja o pretendido. O fato deste quadro se encontrar suportado por um cavalete, possibilita uma maior mobilidade, podendo mesmo ajustar-se em relao altura e inclinao. Tal como o quadro branco, o flip-chart pode tambm assumir funes como quadro magntico, ou at mesmo de quadro de projeo. Vantagens Reduzido custo de aquisio; Facilidade de utilizao; Utilizao de cores; Diversos materiais de escrita. Desvantagens rea de escrita limitada.

QUADRO INTERATIVO O quadro interativo pode ser considerado como uma tecnologia de ponta em relao aos quadros de projeo. Para a utilizao do quadro necessrio tambm um computador, bem como a utilizao de uma caneta prpria. O computador pode inclusive ser controlado pelo quadro interativo dado que existem sensores no quadro que, quando ativados em diferentes locais, atraem o cursor do rato para l. Existem trs tipos diferentes de quadros interativos com diferentes formas de controlar o computador atravs deles: os electromagnticos, os sensveis ao toque e os infravermelhos. Vantagens Inovador; Facilidade de utilizao; Utilizao de cores; Elevada durabilidade; Guardar as informaes; Interao. Desvantagens Elevado investimento; Fixo, necessita de uma posio fixa de modo a que o projetor esteja devidamente posicionado.

31

IMAGEM E FOTOGRAFIA
A imagem surge como recurso visual no projetvel, porque pode existir por si, tal como a fotografia. Contudo, pode existir tambm em suporte projetvel, atravs da digitalizao. IMAGEM A utilizao da imagem pode surgir na formao de diferentes formas, variando com o suporte do recurso didtico escolhido. Depende das condies materiais e humanas, dos objetivos e do tempo. A imagem pode dar um aspeto atrativo se utilizado da forma mais correta e sempre relacionado com o tema em questo. Vantagens Diversos suportes; Facilidade de utilizao; Utilizao de cores; Atrativo; Complementar; Longa durabilidade em suporte digital. Desvantagens Fraca durabilidade quando impressa; Perceo varivel.

FOTOGRAFIA A fotografia permite, em contexto formativo, expressar parte de uma informao, contedo, tema, podendo por vezes ser ela prpria o contedo, informao ou tema. A fotografia um instrumento valioso em formao. A fotografia permite ao formando ter acesso a um instrumento expressivo para se expor a nvel crtico e criativo. A fotografia transmitenos informaes a que dificilmente poderamos ter acesso de outra forma. De acordo com a perceo de cada um, a fotografia poder transmitir ideias e conceitos diferentes, necessrio ter em ateno este fator, devese contextualizar da melhor forma a introduo da fotografia.

32
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

Vantagens Diversos suportes; Facilidade de utilizao; Utilizao de cores; Atrativo; Complementar; Longa durabilidade em suporte digital; Fcil transmisso. Desvantagens Fraca durabilidade quando impressa; Perceo varivel.

TEXTO

O texto um meio de comunicao, contudo, de modo a que no seja esquecido ou simplesmente aborrecido, necessrio que tenha alguns pontos indispensveis que motivem o formando a ler e a analisar o texto. O texto deve conter a informao estritamente necessria, em funo dos objetivos pretendidos. O contedo dos textos deve ser adaptado s caractersticas do pblico a que se destina; No que diz respeito sua estrutura, devem evitar-se os textos manuscritos, a fim de facilitar a sua perceo; no devem possuir letras pequenas e pouco espaados nas entrelinhas, conduzem a uma maior desmotivao. Caso o Formador apresente apenas textos, perder a ateno dos seus Formandos, dever desta forma intercalar o texto com outros recursos didticos. Vantagens Oferece informao concreta e objetiva; Contm informao que perdura no tempo; Pode ser consultado a qualquer momento; Reproduo relativamente barata; Forma mais apropriada para a apresentao de casos e trabalhos prticos.

33

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

Desvantagens Meio esttico, sem qualquer animao; difcil fazer com que todos os formandos acompanhem, em simultneo, a sua anlise; Requer algum cuidado na sua preparao e adequao ao grupo.

MOLDURAS E MAQUETES

Em contexto formativo, embora o ideal fosse mostrar sempre o objeto em tamanho real, por vezes necessrio adaptar os tamanhos dos objetos, ou porque o tamanho demasiado grande, como por exemplo um submarino, ou demasiado pequeno, como por exemplo uma bactria. Ainda surgem os casos dos objetos perigosos, como por exemplo uma bomba nuclear, ou complexos como o motor de um avio. Desta forma, maquetas e modelos so as ferramentas ideias para representar os objetos acima citados, tendo sempre em conta as escalas.

PROJETOR DE SLIDES

O projetor de slides constitudo por uma lmpada, um conjunto de lentes e um refletor que permitem a projeo e a focagem dos elementos que constituem o slide. um aparelho de projeo fixa. Os slides devem estar numerados para que, desta forma, se coloquem na posio correta. O formador deve planear antecipadamente a sequncia dos slides, para que a estrutura dos contedos no seja alterada. Durante a exposio h que ter em conta que o ritmo de apresentao deve atender aos diferentes ritmos de aprendizagem dos formandos. Uma vez que a projeo de slides esttica, o formador deve recorrer

34
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

participao dos formandos para que os mesmos se sintam o mais ativos possveis. Vantagens A dimenso da imagem pode ser adaptada ao nmero de formandos na sala; A qualidade da imagem; A fiabilidade do aparelho; A possibilidade de projetar o que se fotografa; Forma mais apropriada para a apresentao de casos e trabalhos prticos; A facilidade de transporte e utilizao simples; O slide sempre compatvel, seja qual for o projetor; A economia na realizao dos documentos; Estimula a concentrao, especialmente quando usado em salas obscurecidas; Permite voltar a visualizar a imagem anteriormente projetada; Pode ser usado para ampliao rudimentar de pequenos desenhos. Desvantagens A necessidade de obscurecimento da sala com a consequente quebra de comunicao visual formador/formando; Imagem no animada; Quando associada com outros mtodos audiovisuais aumenta a dificuldade de utilizao; A posio do aparelho oposta do formador.

35

RETROPROJECTOR

O retroprojetor estruturado de forma a projetar documentos de grande formato a curta distncia, sem perda sensvel de qualidade. Para uma correta projeo das imagens necessrio ter em conta alguns requisitos: O tamanho da imagem deve ser ajustado, consoante a distncia entre a tela e o projetor; Focar a imagem, s assim ser possvel obter uma nitidez na imagem; Realizar a manuteno e limpeza da lente, do espelho e do portadocumentos.

Se o contedo existente no documento no puder ser visualizado na ntegra inicialmente, ento, utilize uma mscara. Se for necessrio o reforo de alguma ideia, ou destacar determinado aspeto do contedo, aponte diretamente no documento que se encontra no retroprojetor, de modo a evitar passar a frente da mquina e criar sombras. Apesar de ser um recurso esttico, poder criar algumas animaes, como desenhos, grficos, tabelas. Dever ainda utilizar algumas cores de modo a ser fcil a diferenciao entre o ttulo, texto e ideias-chave. Vantagens A dimenso da imagem pode ser adaptada ao nmero de formandos na sala; A qualidade da imagem; A fiabilidade do aparelho; Forma mais apropriada para a apresentao de casos e trabalhos prticos; A facilidade de transporte, sobretudo dos retroprojetores portteis; O slide sempre compatvel, seja qual for o projetor; A economia na realizao dos documentos; Facilidade de execuo do slide; Poupa tempo na sesso, pois permite a preparao prvia; Permite a ampliao de pequenos desenhos. Desvantagens Necessita de alguns conhecimentos tcnicos para a sua utilizao; A turbina de arrefecimento pode provocar rudos desagradveis, mesmo depois de desligar o aparelho; Necessita de verificaes e ajustes prvios para garantir um bom visionamento.

36
Formao

ACETATO

o instrumento para a utilizao do retroprojetor. Normalmente o acetato tem o formato A4 e existem algumas diversidades, existem tambm acetatos que so coloridos. Com a utilizao da caneta de acetato, escreve-se diretamente no acetato. a forma mais antiga. O acetato deve possuir uma mensagem clara, para tal deve possuir: Um ttulo curto e apelativo; Trs ideias chave por cada acetato; Letra legvel, para que todos compreendam a mesma mensagem; Devem utilizar-se quatro cores no mximo; No se devem utilizar abreviaturas.

RECURSOS AUDITIVOS

Nesta categoria de recursos enquadram-se todos os meios que utilizam unicamente o som como veculo para transmisso da informao. Os recursos auditivos apresentam a vantagem de estar muito vulgarizados. muito fcil encontrar na atual sociedade, indivduos que possuam rdio, gravador de cassetes e sistemas de alta-fidelidade. No contexto formativo, os recursos auditivos dificilmente aparecem isolados, com a exceo da voz, estes recursos esto normalmente associados imagem, como no diaporama, no filme e no vdeo. Msicas, entrevistas, discursos, ou ainda, situaes da formao (ex., role-play) so exemplos de resultados de documentos auditivos utilizveis. Existem vrios recursos auditivos, contudo, os mais significativos so: Rdio; Leitor de CD; Gravador; Leitor MP3.

37

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

Para formaes na rea do atendimento ou ainda telemarketing, o gravador e o rdio so de extrema utilidade, pois permitem ao formando treinar a dico, tom de voz, ou ainda a prpria estrutura das suas frases. Analisar numa fase posterior, tambm uma das vantagens do gravador. Estes equipamentos so de fcil e dinmica utilizao de forma independente, ou associados ao computador. Todos estes equipamentos tm uma forte durabilidade e resistncia.

OUTROS RECURSOS DIDTICOS


Os recursos didticos apresentados representam os mais usuais e os mais utili-zados pelos formadores em contexto formativo. Contudo, cada formao uma formao nica, com objetivos diferentes e um pblico-alvo diferente. Assim, usar a imaginao de modo a inovar e estar adaptado aos objetivos e ao grupo de formandos, funo primordial do formador. Desta forma, pode utilizar todos os objetos imaginveis para a sua formao, qualquer objeto devidamente adaptado poder ser o sucesso da aprendizagem. Citamos alguns exemplos de objetos fceis de encontrar no dia-a-dia, e que podem ser utilizados: Bales Canetas Puzzle Corda Fruta Jornais Lpis de Cor Revistas Bolas Vegetais Plasticina Lego Cartolinas Roupa

De modo a poder ter uma ideia de como se pode aplicar qualquer objeto no contexto formativo, passamos a expor o que a PsicoSoma j desenvolveu em contexto de Team Building, para vrios empresrios do Norte, com a temtica Gesto e Motivao: Aps conhecer os objetivos pretendidos pela Associao Comercial em questo, a PsicoSoma procurou adaptar os contedos aos objetivos, criando recursos dinmicos e inovadores. Como a temtica da ao de formao iria abordar a Gesto e a Motivao em equipa, a PsicoSoma definiu um Team Building muito dinmico.

38
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

A ao decorreu numa quinta no norte do pas, com jardins e grandes espaos interiores. Contudo, antes da ao a equipa foi visitar o espao de modo a poder conhecer exactamente o espao e imaginar as possveis actividades. Assim, a PsicoSoma definiu como atividade principal uma Caa ao Tesouro, com vrias etapas, em que cada etapa exigiu uma atividade e uma abordagem Gesto e Motivao de Grupos, estabelecendo, assim, a ponte com os contedos da formao. O jogo do Ovo foi a primeira atividade. Os grupos deveriam fazer passar um ovo pelas palmas das mos at um cesto que se encontrava numa cadeira. Aps o Jogo do Ovo, surgiu a atividade que mais tempo exigiu, a construo de Pontes de Sucesso. Nesta atividade os grupos atravs de materiais tais como, garrafas de gua, corda, tesouras, revistas, fita-cola, marcadores, deviam construir uma ponte que ligasse um determinado ponto ao outro, tendo em conta que quanto mais material utilizassem mais cara seria a ponte. Cada trabalhador tinha as suas singularidades e seu preo. O objetivo era o de construir o mais barato, utilizando o mnimo de matrias, e efetuando a melhor gesto dos trabalhadores. E por ltimo, a atividade final correspondia ao jogo da Coeso Organizacional. Nesta atividade os grupos deveriam conseguir passar uma bola de tnis em tubos de canalizao, PVC, que tinham atado cinta, encaixando uns nos outros, para poder percorrer determinada distncia.

39

SUB-MDULO 2.2 CONSTRUO DE APRESENTAES MULTIMDIA

RECURSOS DE SUPORTE MULTIMDIA

Para alm dos recursos anteriormente apresentados, deixamos aqui presentes recursos de suporte multimdia, recursos adequados s novas realidades e contexto educativo e formativo, que utilizam softwares prprias, sendo esses ferramentas fundamentais para a produo de apresentaes dinmicas, interativas e criativas. De seguida iremos focar alguns softwares para o desenvolvimento e projeo de apresentaes multimdia, dando nfase ao PowerPoint, sendo que a plataforma e-learning ter refe-rncias a ferramentas como o Keynote, Prezi, The Brain Mind, entre outros que podem ser utilizados permitindo uma maior interatividade dentro da prpria apresentao.

ECRS PARA PROJEO

Os ecrs so um recurso muito importante quer no contexto formativo quer em contexto educativo. Existem vrios tipos de ecrs. Podem ser opacos ou translcidos. Os opacos devem ser utilizados em salas obscurecidas. Nos translcidos, a projeo feita pelo lado de trs e a sala pode estar iluminada. As paredes: quadro de porcelana ou ainda flipchart so solues para quando no existem ecrs, embora haja uma perda de qualidade, sobretudo nas paredes em que haja irregularidades. Quando o espao formativo reduzido, o formador ganha ao projetar diretamente para a parede, gerindo assim o espao formativo.

43

VIDEOPROJETOR E DATA-SHOW

VIDEOPROJETOR O videoprojetor no se limita apenas projeo de imagens atravs do computador, sendo esta a grande diferena do datashow. Possibilita tambm a projeo de imagem e som a partir de cmaras de vdeo, videogravadores e televises. Este equipamento consegue efetuar uma projeo direta, sem o recurso a um retroprojector, o que o faz dele um equipamento muito cmodo. DATA-SHOW O Data-Show permite a projeo da imagem de um computador para uma tela. Ampliar as imagens, de forma a permitir a sua visualizao a grandes audincias. Esta caracterstica apresenta-se como a sua vantagem.

VDEO E TELEVISO

A utilizao do video em conjunto com a televiso tem sido prtica recorrente nas aces de formao. A explorao de vdeos pedaggicos, permite uma maior comodidade e facilidade na transmisso dos contedos a abordar. Com os avanos tecnolgicos a televiso tem cada vez mais cedido espao ao computador. O uso do vdeo possibilita mostrar informao que no se pode transmitir de outra forma. Assim, permite ilustrar de forma mais atrativa os contedos que se pretendem transmitir. As simulaes pedaggicas so um excelente exemplo para a utilizao do vdeo, em que a filmagem possibilita, mais tarde, a visualizao das situaes vivenciadas anteriormente. Deve ser utilizado em situaes de demonstrao prtica, ou ainda no incio da formao, de forma a despertar a ateno dos formandos ou ento motiv-los no decorrer da formao.

44
Formao

DVD E O FILME PEDAGGICO

O DVD (Digital Versatile Disc) substituiu o VHS, no armazenamento de informao, em formato digital. A utilizao do DVD bastante econmica, sendo cada vez mais recorrente a sua utilizao nas aes de formao. Uma das vantagens em relao ao VHS, que o DVD possui uma capacidade de armazenamento superior ao VHS. FILME PEDAGGICO A utilizao do Filme Pedaggico um recurso didtico muito utilizado e de grande relevncia no contexto formativo. A sua utilizao torna-se um instrumento til na transmisso e captao da informao. Atualmente so inmeros os filmes pedaggicos das diversas reas profissionais que podem ser utilizados nas aes de formao. Finalidade da utilizao de um filme: Motivao, de forma a quebrar alguma a monotonia; Incentivar o debate; Apresentar dados de um contedo difcil de explicar; Execuo de snteses parcelares.

Na explorao de um filme pedaggico, o Formador deve ter em conta determinados aspetos: Apresentao do filme: Divulgar o objetivo do mesmo; Apelar interpretao; Visualizao sem interpretao inicial; Exerccios; Destacar aspetos principais; Reflexo individual/grupo; Discusso; Aproximao aos conceitos; Clarificar opinies; Concluso.

45

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

Confronto com parmetros Durao O tempo mdio, que deve ser utilizados para a visualizao de um filme, varia entre 15 e 30 minutos. Quando o filme excede os 30mn, aconselha-se que o mesmo se divida em vrias partes, para no se correr o risco de perder a ateno dos formandos. Durante as pausas do filme, o formador poder partir para o debate do filme, lanar exerccios acerca do mesmo, entre outras atividades.

CMARA DE FILMAR

As cmaras de filmar esto cada vez mais vulgarizadas, em resultado do seu preo e das mudanas tecnolgicas ocorridas nas diversas reas profissionais. As cmaras de filmar permitem resultados instantneos. O que se filma fica registado e pode ser visionado a qualquer momento, bastando para isso rebobinar a cassete ou apenas, ou no caso das cmaras digitais, selecionando o vdeo desejado. So de utilizao fcil, dado o elevado grau de automatismos. Qualquer formador, com um mnimo de conhecimentos, pode recolher as imagens que considerar teis para a persecuo dos seus objetivos. A focagem e o zoom permitem uma aproximao a imagens longnquas, o controlo de luminosidade e os efeitos especiais possibilitam o controlo da qualidade de imagem. Vantagens Apresenta-se como um auxiliar exmio na transmisso de informao; Regista comportamentos e atitudes (em simulaes ou em situaes reais) que podem vir a ser objeto de auto e/ou heteroavaliao autoscopias; Depois de gravado o vdeo pode ser consultado a qualquer momento e por um nmero indeterminado de vezes; No caso de cmaras digitais, existe a possibilidade de ligao direta a um computador, abrindo assim portas imaginao no que diz respeito edio de imagem.

46
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

Desvantagens Necessita de alguns conhecimentos tcnicos para a sua utilizao; Necessita de verificaes e ajustes prvios para garantir uma boa utilizao; Autonomia limitada, quando alimentadas por bateria.

COMPUTADOR

Hoje em dia o computador torna-se cada vez mais uma ferramenta indispensvel no processo formativo. Sem os computadores alguns dos recursos apresentados (Data-Show, por exemplo) no teriam qualquer funcionalidade, nem utilidade. Os computadores permitem inmeras aes e atividades, que mais nenhum recurso permite. Para uma boa utilizao deste recurso no contexto formativo deve-se: Planear a aplicao tendo em conta os objetivos definidos; Conhecer o equipamento atempadamente; Verificar a compatibilidade dos equipamentos; Simular no local da utilizao; Instalar o equipamento da melhor forma, de modo a que sua utilizao seja simples e no se torne num obstculo; Ter sempre um plano B caso o equipamento falhe.

47

REGRAS PARA ELABORAO DE DOCUMENTOS PROJETVEIS

A formao profissional em contexto sala recorre a ferramentas indispensveis como so as que j foram apresentadas, e aquelas que sero expostas de seguida. Qualquer utilizao de recursos didticos deve sempre ter em considerao as trs funes basilares do formador profissional, planear, animar e avaliar. Contudo, podemos apresentar como seguimento lgico na utilizao dos recur-sos as etapas de: planear, planificar, selecionar e gerir informao. O conhecimento do tema por parte do formador um aspeto imprescindvel, sendo que o mesmo facilita imenso o domnio do tema, a articulao das sesses, bem como a utilizao dos recursos. Uma referncia interessante a de Guy Kawasaki2 com a sua regra 10-20-30 para apresentaes de sucesso, referenciado pelo prprio no seu blog Guykawasaki.com3:
a)

10 - Dez o nmero mximo de slides que a apresentao pode ter. difcil o indivduo reter mais que isso com eficcia. Aplicando essa regra formao profissional, podemos criar pequenos blocos de 10 slides por tema. 20 Tempo ideal, sendo que se usar mais do que tal, a ateno das pessoas comea a dispersar. Estabelecendo o paralelismo com a formao, semelhana do que sucede como o nmero de slides, deve ocupar cerca de 20 minutos por tema. 30 - Trinta o tamanho das letras (fontes) recomendas para ser utilizadas nas apresentaes. Este tamanho permite focar temas e ideias, bem como facilitar a leitura de todos os presentes na sala. Esta regra de Kawasaki uma mera sugesto, sendo que iremos de seguida apresentar diversas normas e dicas que iro ajudar na elaborao, gesto e comunicao de contedos no momento da apresentao.

b)

c)

2 3

Site Oficial de Kawasaki - http://www.guykawasaki.com/ http://blog.guykawasaki.com

48
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

PRINCPIOS GERAIS A CONSIDERAR Conhecer o tema; Seja simples; Use o mnimo de texto; Uma ideia por slide; Uma ilustrao por slide; Seja consistente; Evite demasiada animao; Treine a apresentao antes de a divulgar aos formandos. FUNDO DA APRESENTAO Se a sua experincia com softwares como o PowerPoint, Keynote e outros reduzida, ento, deve escolher um fundo para os diapositivos com um estilo global j pr-existente. Ajud-lo- a criar um estilo para a sua apresentao, permitir ligar visualmente os slides individuais e far com que os seus ficheiros fiquem menores. Contudo, a formatao base apresenta-se como uma limitao criativa, isto , criar de raiz o ficheiro permite uma inovao total, podendo contudo ser um processo mais difcil. No que diz respeito cor a utilizar, azuis e verdes escuros so os mais eficazes. So confortveis para a vista mas ao mesmo tempo providenciam contraste suficiente para o texto e para as imagens. Cores brilhantes e claras so cansativas para a vista. FORMATO O formato da sua apresentao fundamental, ser uma imagem que ir deixar na apresentao e face aos formandos. O formato da sua apresentao dever assemelhar-se de um livro. Ou seja, dever existir coerncia tipogrfica de modo a que cada diapositivo estabelea ligao com o seguinte como as pginas de um livro. Dever manter o mesmo estilo durante a apresentao. De modo a captar ainda mais a ateno e orientar de forma mais fcil a leitura por parte do formando, deve comear todos os diapositivos no mesmo local dentro da sua apresentao. TEXTO No deve utilizar muito texto, e deve deixar muito espao entre as letras e linhas. Segundo as Dicas para criar e exibir uma apresentao eficiente referenciadas no site da Microsoft, uma letra de 2,5 cm pode ser lida de 3 metros de distncia, uma letra

49

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

de 5cm pode ser lida de 6 metros de distncia sendo que uma letra de 7,5 cm pode ser lida de 9 metros de distncia. Veja a dificuldade em ler o slides do lado direito. Utilize Palavras-Chave do contedo que pretende apresentar. Deve utilizar as maisculas apenas para Ttulos, Anotaes, Cabealho e para dar nfase a conceitos importantes. Nunca use maisculas em blocos de texto torna-se difcil de ler o que, consequentemente, atrasa a leitura. O texto em maisculas mais difcil de ler, isto porque, a forma dada s palavras atravs das minsculas e maisculas permite-nos reconhecer as palavras. Se tal no existir, temos que parar para poder interpretar as palavras. O formador nunca deve sublinhar o texto para lhe dar nfase a linha confundir-se- com o texto - use uma das seguintes alternativas: Texto em Itlico; mudar o tamanho do texto; utilizar uma cor diferente, ou ainda utilizar maisculas. Nunca se deve reduzir o espaamento entre linhas para poder introduzir mais texto. Texto muito apertado muito mais difcil de ler. A melhor soluo rever o contedo, ou ento mudar de diapositivo. No que diz respeito ao espaamento, quanto maior for o bloco de texto maior espao entre linhas necessitar. Para alinhar os textos nos diapositivos, no escolha o alinhamento ao centro, porque esse dificulta a leitura dos mesmos. Para os mais variados propsitos o alinhamento esquerda ser a melhor opo. Os olhos sabem exatamente onde o incio da linha. O texto utilizado em regra nos slides de uma apresentao no extenso o suficiente para que se justifique o texto. FONTE No que diz respeito fonte de letra, use uma fonte standard do Windows como a Arial ou Calibri. Privilegie as fontes (tipos de letras usadas pelo computador) mais comuns e disponveis em todos os computadores (Arial, Verdana, Times New Roman). Tipos de fonte diferentes podem no marcar presena nas Fontes do computador onde a apresentao ser executada, sendo que neste caso a mesma ir perder a sua formatao. Algumas dicas teis para a formatao e estruturao da fonte: No utilize mais que 2 fontes por diapositivo e mais de 3 fontes por apresentao. Use o itlico, o bold ou maisculas se quiser realar alguma coisa no uma nova fonte.

50
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

O exemplo apresentado do lado direito, apresenta tipos de letra diferentes, cores demasiadas fortes, bem como uma variao de cores demasiada contrastante ao longo da apresentao. COR Segundo Ciurej e Yee, a cor uma experincia perceptiva codificada pelo crebro, a cor encontra-se relacionada com o espectro fsico. A cor desta forma provocada pela ao de um feixe de fotes sobre clulas da retina, que transmitem atravs de informao pr-processada no nervo ptico, impresses para o sistema nervoso. A cor pode ser descrita segundo os termos de HUE4, que referem o puro espectro da cor - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta (ou de luminncia, tambm referido como brilho), que refere o grau de intensidade - escurido ou luminosidade - bem como de saturao. Beau Lotto5, neurocientista na University College London, explica num artigo escrito para a BBC6, que a cor no mais do que luz, sendo que a mesma depende do nosso crebro e no dos nossos olhos. As cores no existem, existem sim luz. Segundo, Lotto a cor criada com base em nossas experincias passadas, explicando desta forma as iluses de ptica. A cor tem uma fora nica na natureza, se no vejamos os exemplos apresentados por Lotto, a relao entre os polinizadores e as flores (as flores so coloridas para benefcio prprio), ou ainda os diversos animais que usam as cores como forma de se camuflarem ou de atrarem a ateno como no caso do pavo. Ainda no artigo apresentado por Lotto, indica que um grupo de investigao abordou os fundamentos da viso de cores entre homens e mulheres. Solicitou-se que as pessoas avaliassem as diferenas nas simples deteces de luz. As mulheres foram mais sensveis do que os homens, assim como as mulheres que tem um forte senso de controle foram mais sensveis do que as que se sentiam impotentes realmente algo notvel quando estamos falando apenas de deteco de luz, refere o neurocientista.
http://www.colorsontheweb.com/colorterms.asp http://www.lottolab.org/ 6 http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-14421303
4 5

51

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

A seleo de cores e aplicao das mesmas nas apresentaes nem sempre se apresenta como um processo simples, e de fraca reflexo, de modo a facilitar a seleo deixmos algumas consideraes acerca das cores: Modelos de Cor a utilizar: RGB (Red, Green & Blue) deve ser utilizada na reproduo de cores em dispositivos eletrnicos como monitores de televiso e computador, "datashows", scanners e cameras digitais, assim como na fotografia tradicional. CMYK (Ciano - Cyan, Magenta - Magenta, Amarelo - Yellow e Preto - "K"ey do ingls=chave, pois a base) este sistema utilizado para documentos que venham a ser impressos e fotocopiados, de modo a reproduzir a maioria das cores do espectro visvel. Web Colors ou Tripleto hexadecimal representa o nmero de seis dgitos formado por trs bytes em hexadecimal. utilizado em documentos HTML, CSS e em outras aplicaes, permite que a cor visualizada no ecr seja a mesma em todos os equipamentos. As cores ajudam a: Apontar diferenas Atrair a ateno para focos Indicar variaes quantitativas Despertar sensaes

Dicas acerca das cores e sua aplicao nas apresentaes: O formador deve restringir o nmero de cores que vai usar na sua apresentao. No dever usar mais do que 4 cores por diapositivo. Prefira cores suaves, at porque essas conseguem ser mais eficaz que cores com um grande contraste. Evite textos em azul pois so de difcil leitura. Evite utilizar as cores verde e vermelho juntas (Daltonismo). Deve ser coerente ao longo da apresentao use as mesmas cores. Estabelea mudanas subtis para dar nfase, no grandes contrastes mais agradvel para os nossos olhos.

52
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

Conhea de forma cientfica a natureza, perceo e utilizao das cores em: Cones and Color Vision (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK11059/) The Color of Neurons or The Color of Success (http://neuroscience-bucharest.blogspot.pt/2009/08/color-ofneurons-or-color-of-success.html) Visual Neural Science: Color Vision (http://camelot.mssm.edu/~ygyu/colorvision.html) GRFICOS Os grficos so elementos muito teis para uma apresentao de dados, comparaes, anlises, entre outras informaes. Contudo, se no forem corretamente formatados, podero funcionar no sentido oposto, deixamos aqui presente algumas dicas a seguir: Dar nfase a informao necessria; Analisar as cores selecionadas; Evitar modificar o tipo de grfico, nem sobrepor demasiados dados; No utilize muitas linhas nos grficos, pode dificultar a leitura e interpretao do contedo; Use elementos grficos para ajud-lo a contar a sua histria; Moderao na utilizao de elementos grficos; Referenciar a fonte dos dados/informao selecionados.

VRIOS Deve utilizar animaes controladas e simples, quando a sua apresentao demasiada mente longa, de modo a apelar ateno dos formandos; Uma boa apresentao deve ser curta, interessante e cativante; Possibilitar a interao com os formandos; Evitar animaes demasiadas agressivas, coloridas e dinmicas, pois corre o risco de se tornar cansativo; As transies devem ser simples e rpidas.

53

POWER POINT

POWERPOINT COMO FERRAMENTA BASE PARA CRIAO DE APRESENTAO O PowerPoint uma ferramenta informtica do software Windows para realizar apresentaes estticas ou animadas. O PowerPoint um programa que permite assim a criao e exibio de apresentaes, cujo objetivo informar sobre um determinado tema, podendo usar imagens, sons, textos e vdeos, que podem ser animados de diferentes maneiras. Contudo, apesar da sua popularidade e utilizao, poucos so aqueles que elaboram PowerPoints da melhor forma, pois necessrio equilibrar cores, estruturas, animaes. Assim, procuramos apresentar o objetivo do PowerPoint, suas utilidades e funes. COMANDOS E FUNCIONALIDADES DO POWERPOINT O formador pode atravs do PowerPoint, fazer apresentaes electrnicas; conceber acetatos e ainda fazer slides de 35 mm. Permite ainda criar alguns suportes de apoio a quem apresenta, nomeadamente notas para o orador, pginas descritivas dos contedos a abordar para o pblico-alvo. Uma vez que corre em ambiente Windows, permite toda uma partilha bilateral de informao com outros aplicativos, como o Word, o Excel, etc De seguida iremos apresentar os vrios pontos fundamentais, baseados nas explicaes fornecidas no site da Microsoft. 1 passo para dar incio apresentao Iniciar a apresentao comeando do zero, para tal basta entrar no programa e seguir, Ficheiro > Novo ou ainda Ficheiro > Novo Template. Ao clicar em Novo Template, ir abrir-se a Galeria de Templates a selecionar, para selecionar o template basta clicar no mesmo. Caso no encontre nenhum template que seja do seu agrado, selecione aquele que se aproxima mais do que deseja, sendo que poder alterar o mesmo, desde da fonte, ao tipo de cor, fundo e muitas outras indicaes.

54
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

Existem ainda diversos templates gratuitos na internet, com elementos inovadores, cores e efeitos diferentes daqueles que so apresentados. Poder ainda abrir um ficheiro PowerPoint guardar, para basta clicar em Ficheiro > Abrir e selecionar dentro da janela o arquivo que pretende abrir. Modificar slides Aps criar os vrios slides, atravs da ao Novo Diapositivo, poder alterar as confirguraes do documento, tal como o fundo da apresentao. Poder especificar o seguinte: Um preenchimento slido Um preenchimento gradiente Uma imagem ou textura Um padro de preenchimento Para mudar o fundo da apresentao, clique no boto direito do rato, e selecione Formatar Fundo da Apresentao. Preenchimento slido Para especificar uma cor slida de preenchimento, clique na amostra Cor de preenchimento. Um painel exibido para que selecione uma cor. Preenchimento gradiente Um gradiente a transio gradual de uma cor para outra a ser aplicada na apresentao. Quando esta opo for selecionada, pode escolher entre uma seleco de gradientes predefinidos clicando no boto cores predefinidas. Pode ainda personalizar, definindo o gradiente. Poder personalizar o gradiente, indicando se o mesmo linear, radial, caminho, retangular ou sombra do ttulo. Alm disso ser necessrio especificar a direco gradiente, ngulo, em que as cores esto posicionados sobre o gradiente (com os batentes gradiente) e as propriedades de cada cor no gradiente. Essas propriedades incluem a cor, o brilho e a transparncia. Imagem ou textura Ao especificar uma imagem ou de preenchimento de textura para o fundo do PowerPoint, utiliza uma imagem como plano de fundo. O PowerPoint apresenta j algumas texturas que pode usar, ou pode selecionar uma imagem que est armazenada. Poder ainda personalizar diversos atributos como a aparncia da imagem.

55

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

Padro de preenchimento Tal como acontece com texturas, o PowerPoint vem com uma seleo predefinidos de padres que pode usar como plano de fundo. Os padres disponveis para seleo incluem pontos, listras, zig zags, tijolos e muito mais.

Redefinir ou Aplicar a todos Todas estas personalizaes podem ser removidas,e voltar a ter o fundo base. Pode igualmente aplicar a todos os diapostivios as presentes alteraes, dando uma coerncia ao documento, sem desenvolver inumeros esforos de formatao. Criar e formatar uma caixa de texto Ao adicionar texto s apresentaes em PowerPoint, pode utilizar as caixas pre-definidas pelo modelo, bem como inserir novas caixas de texto. No primeiro caso, basta clicar em adicionar um ttulo e contedo do slide, existe sempre um espao reservado de ttulo em que ver as palavras "Clique para adicionar ttulo" e um espao reservado de contedo que exibe as palavras "Clique para adicionar texto". No segundo caso, que atribui maior flexibilidade sobre o posicionamento adicionar uma caixa de texto. Clique em Inserir > Texto > Caixa de Texto. De modo a movimentar a caixa, basta passar com o rato nos contornos da caixa, e arrastar a caixa de texto. Poder ainda redimensionar a caixa atravs dos cantos, basta clicar e arrastar em qualquer uma linhas de contorno. Caso pretenda uma orientao base das caixas de texto no diapositivo, basta para tal clicar em Layout Diapostivo, e ter uma janela semelhante a apresentada, atravs da qual poder selecionar diversas estruturas. De modo a alterar o tipo de letra bem como o seu aspecto poder atravs da ferramenta que se encontrar na barra no topo dos menus encontrar diversos comandos. Para formatar um texto, em primeiro lugar deve selecionar o mesmo, s assim a barra ficar ativa. Os comandos presentes iro permitir colocar o texto a negrito, itlico e fazer vrias tarefas de formatao de texto. Deixmos aqui umas dicas que permitem economizar tempo, para aumentar o tamanho da fonte e colocar o texto a negrito. Deve selecionar o texto e pressione CTRL-b. Para aumentar o tamanho

56
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

da fonte de forma incremental, pressione Ctrl-Shift->. Pode manter pressionando-o at chegar ao tamanho certo, ou selecione um tamanho de fonte especfico. Inserir e Personalizar Imagens Para inserir uma imagem no PowerPoint, clique em Inserir > Imagens. Existem quatro diferentes tipos de imagem que pode inserir. Para inserir uma imagem, basta clicar, e navegar pela janela at pasta na qual se encontra o ficheiro. De modo a inserir Clip Art, basta clicar no boto Clip Art, o painel Clip Art abre na direita da rea de trabalho, essa ferramenta permite ainda pesquisar por conceito, casa por exemplo, apresentando resultados de imagens relacionadas como o conceito. Atravs desta ferramenta podero ainda ser inseridas ilustraes, fotografias, vdeos e ainda ficheiros udios, cujo os princpios so semelhantes aos anterio-res apresentados. Transies de diapositivos No PowerPoint, as transies de slides so efeitos de movimento que ocorrem na vista Apresentao de Slides quando os slides so transitados na apresentao. Poder controlar a velocidade, adicionar som e at mesmo personalizar as propriedades de efeitos de transio. Para adicionar da transio. Para definir as transies, selecione o item Transies, sendo que poder de seguida personalizar os efeitos, a ordem de entrada dos objetos, ou ainda como a transio acontece, se de forma simples aps a entrada de um objeto, se por ordem de clique ou ainda ao fim de um determinado tempo. Animaes de diapositivos Para adicionar uma animao personalizada num objeto no PowerPoint, em primeiro lugar deve selecionar o objeto, em seguida, clique de seguida no item Animao. Ir encontrar miniaturas de animaes que poder aplicar ao objeto. De modo a ver mais efeitos de animao dever clicar no canto inferior direito da janela, e ir descobrir as diversas animaes que poder aplicar.

57

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

As animaes encontram-se dessa forma categorizados da seguinte forma: Entrada - esse tipo de animao traz o objeto para o slide do PowerPoint a partir de um local fora do slide. nfase - uma vez que o objeto est no slide, pode dar alguma nfase a este tipo de animao. Sada Dita a sada do objeto de um slide. Trajetrias de Movimento - aplicando esse tipo de animao, podemos traar um caminho para o objeto a seguir. De modo a remover uma animao de um objeto, clique nde caixa de dilogo e selecione Nenhum no topo. Inserir udio Inserir som na apresentao deve ser um processo cuidado, podendo a introduo do mesmo ser um aspecto negativo, caso no se enquadre devidamente com a apresentao. Existem vrias maneiras diferentes para adicionar um clip de som no PowerPoint. Clips de som Powerpoint, para inserir um clip de som na apresentao do PowerPoint, clique em Inserir > Media > udio. Poder inserir atravs da opo udio de arquivo, caso tenha um arquivo de som armazenado no computador, use esta opo para navegar at ele, selecion-lo e inseri-lo. Ter ainda vrias opes como reproduzir, seguir, e mais alguns itens. O som poder ser introduzido ainda pelo Audio Clip Art, utilizando a biblioteca de clip art para inserir sons predefinidos. O processo semelhante a introduo de imagens via Clipart, pesquise por conceito na caixa, e ter vrios resultados acerca desse mesmo conceito. Ainda poder inserir som atravs da opo Audio Record, que permite gravar o clip de som prprio dentro do PowerPoint. Basta utilizar um microfone para gravar a voz, abre-se uma caixa de dilogo que pode usar para iniciar e parar a gravao de voz. Reviso do texto e alterao de conceito O Power Point possui ferramentas de reviso de texto e ortografia, no sendo por isso necessrio de reviso ponto a ponto, slide a slide dos textos e conceitos, facilitando todo o processo e tempo investido. O Power Point tem, semelhana de outras ferramentas Windows, o corretor ortogrfico automtico, que poder ativar logo no incio da sua apresentao. Ao clicar em Ficheiro > Opes > Verificar, poder determinar uma srie de parmetros acerca da verificao do texto. Encontrar opes como Ignorar palavras em MAISCULAS, Ignorar palavras que contm nmeros, Ignorar Internet e endereos de arquivos, Sinalizar as palavras repetidas, Impor maisculas acentuadas,

58
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

Sugerir o dicionrio principal, pode ainda desativar a opo de correo ortogrfica atravs do Ocultar erros de ortografia. Apresentao Power Point A qualquer momento durante a criao da apresentao PowerPoint, pode execut-lo para ver um preview. Isto ir mostrar-lhe como a apresentao surge quando ir proceder apresentao. Existem vrias formas de iniciar a apresentao: Clique no boto Apresentao de Slides na parte inferior da rea de trabalho (ao lado do slide zoom) Pressione F5 Slide Show clique no Slide Show > Iniciar e, em seguida, escolha a forma mais adequada para executar a apresentao de slides.

Caneta e Marcador PowerPoint A caneta e marcador do PowerPoint so ferramentas que podero ajudar a captar a ateno da plateia. No momento da apresentao, no canto inferior esquerdo ir surgir um quadro de comandos, composto por caneta e marcador. Atravs destes comandos poder sublinhar, escrever ou simplesmente desenhar algo no slide em questo. Pode ainda personalizar Cores e Tamanho. Imprimir Apresentao Power Point Poder ser til imprimir a apresentao PowerPoint, quer para servir de guio, quer porque simplesmente no se adapta a leituras em ecrs. De modo a imprimir a apresentao, dever antes de mais configurar a pgina, definindo o tamanho do slide, orientao da pgina e nmero de slide, desta forma clique em Estrutura > e ainda encontrar duas opes Configurar a Pgina e Orientao Diapositivos para horizontal ou vertical. Aps a configurao final da apresentao, clique em Ficheiro > Imprimir de modo a preparar a impresso do documento.

59

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

Encontrar diversas opes como: Imprimir, podendo selecionar o nmero de cpias a imprimir; Impressora, podendo configurar uma nova impressora, ou selecionar outra impressora, bem como configurar parmetros da mesma; Definies: Imprimir Todos os Diapositivos podendo imprimir toda a apresentao, ou apenas um intervalo de pginas ou mesmo apenas um pgina. Diapositivos de Pgina Inteira aqui poder selecionar quantos diapositivos deseja imprimir por pgina. Imprimir apenas um lado com esta opo ir poder selecionar se deseja imprimir frente e verso, ou simplesmente frente. Agrupadas poder imprimir intervalos de pginas selecionados, criando assim blocos de pginas. Sem agrafos caso possua uma impressora configurada capaz de agrafar automaticamente, com esta opo poder indicar em que posio do slide ser agrafada a mesma (esta opo no se encontra presente em todas as verses do PowerPoint) Cor poder imprimir a cor, tons de cinza ou preto e branco. Editar Cabealho e Rodap apesar de j ter tal definido anteriormente, poder configurar novamente os mesmos casos veja que os mesmos no esto bem configurados.

Dica til: Antes de proceder impresso da apresentao, aconselhamos a criar um PDF da apresentao, atravs da opo Ficheiro > Guardar Como > PDF, assim ir ter uma percepo de como ser o documento impresso.

60
Formao

CONSIDERAES ACERCA DA IMPRESSO

Caso queira imprimir a sua apresentao ou ainda manuais de formao, deixamos aqui algumas consideraes que podem ser teis no momento da configurao da impresso, reveja estes parmetros antes de imprimir: O documento deve possuir um ttulo O documento deve possuir um cabealho e rodap A organizao deve ser simples, sinttica e coerente No possuir erros ortogrficos Evitar informaes desnecessrias Identificar as entidades relacionadas com a formao com a presena dos logos O documento deve conter texto, imagens, elementos grficos como tabelas e grficos Possuir um glossrio de palavras chaves Conter referncias bibliogrficas Verificar a qualidade do papel a utilizar Verificar a impressora, nomeadamente tinteiros

DICAS PARA UMA APRESENTAO DE TOPO

Pasta de TOPO Criar uma pasta no seu ambiente de trabalho, na qual dever colocar todos os elementos que introduz na sua apresentao perdendo assim links dos elementos.

61

Formao Pedaggica Inicial de Formadores FPIF

Envios de TOPO Caso a apresentao seja para enviar via e-mail ou ser inserida numa plataforma e-learning, dever controlar o tamanho das imagens, vdeos e sons. Arquivos grandes. Na hora de enviar uma apresentao por e-mail, por exemplo, ela no pode estar muito grande. Por isso, controle no uso de imagens e vdeos que tornam o arquivo ainda maior. Lembre-se de enviar os vdeos quando os arquivos sero abertos e editados por outras pessoas. Orientao de TOPO Definir uma linha orientadora de toda a apresentao, com apresentao dos pontos a abordar, desenvolvimento utilizando imagens, vdeos e grficos, concluir de forma sinttica. Fontes de TOPO O uso de fontes de letras fundamental, utilizar fontes bsicas como Arial, Verdana e Times New Roman seguro. Evitar a utilizao de diversas fontes ao longo da apresentao, mantendo assim a coerncia. Texto de TOPO A apresentao no o formador, um apoio, uma orientao, sendo que o texto dever seguir os parmetros que j apresentamos, KISS o foco. Cores de TOPO A apresentao no deve ser um arco-ris, mantenhas as regras anteriormente apresentadas, lembre-se que os olhos comem, e muito. Copy/Past de TOPO Numa apresentao no pode copiar e colar simplesmente elementos, deve sempre utilizar a opo Inserir > permitindo assim uma introduo de imagens, vdeos, sons de forma segura e sem perder a ligao direta ao ficheiro guardado na pasta de TOPO. Ateno de TOPO A apresentao tem um objetivo, de certo que no ser animar semelhana de um circo. Por isso, tenha cuidado com as transies de slides bem como com as animaes dos objetos, efeitos simples tm igual efeito e encanto. Reviso de TOPO Rever todos os contedos, texto, imagens, vdeos e sons em modo apresentao de modo a detetar falhas e assim ajustar antes do mo-mento da verdade. Kit de TOPO Tenha sempre consigo uma pen com a pasta de TOPO na qual tem a apresentao, caneta, blocos de folhas, apontador, adaptadores para o seu computador ficar conectado com impressoras e outros equipamentos.

62
Formao

Mdulo N 3 Recursos Didticos e Multimdia

Ferramentas de TOPO Caso tenha receio em perder a sua apresentao coloque a mesma em softwares como o iCloud, Dropbox e outros, sendo que atravs de um simples acesso internet poder aceder sua apresentao de forma segura.

A RETER

Com materiais simples abordou-se uma temtica complexa e dinmica. Ovos, cesto, garrafas de gua, corda, tesouras, revistas, fita-cola, marcadores, bolas, canos PVC, foram os materiais de eleio para transmitir os princpios da Gesto e Motivao de Grupos. Inovar um aspeto-chave para o sucesso.

A utilizao dos diferentes recursos didticos prende-se com factores diversos: Objetivos da ao de formao; Durabilidade da ao; Condicionantes fsicas do espao; Mtodos escolhidos para ao de formao.

O Formador ao preparar a sua ao de formao deve ter em conta a panplia de recursos didticos a utilizar, no sentido de tornla mais apelativa e estimulante aprendizagem dos Formandos.

63

CONCLUSO
Tal como podemos verificar a aproximao s novas tecnologias um fator determinante no contexto de formao profissional, pois introduz mudanas qualitativas na atividade formativa. O formador atento s nuances que vo ocorrendo neste mercado em constante alterao conseguir obter uma vantagem competitiva em relao a quem opte pela no alterao do status quo tornando-se, inevitavelmente, obsoleto. Contudo, a utilizao destes novos recursos deve ser feita de forma cuidada e atenciosa, pois se por um lado facilitam a atividade do formador, correm o risco de criar uma dependncia excessiva para a sua atividade formativa. O formador tem de contemplar a possibilidade do mau funcionamento dos recursos, perdas ao nvel informtico, ou, at a total ausncia de condies para a utilizao dos mesmos. O formador deve assim estar preparado para, nessa eventualidade, respondendo de forma eficaz e sem colocar em risco a formao, pois os recursos NO devem servir de muleta ao formador.

Um conselho: um Formador de Topo deve ter sempre um Plano B!

64
Formao

BIBLIOGRAFIA
Abrantes, J., C. (1992) Os Media e a Escola; Lisboa, Texto Editora. Benavente, A. (1992) As cincias da Educao e a inovao das prticas Educativas; Revista: Decises nas Polticas Educativas, Sociedade portuguesa de Cincias da Educao, Porto. Chadwick, C., B (1992) Tecnologia Educacional para el docente; 3. Edio, Edies Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministrio da Educao. Comisso de Reforma do Sistema Educativo (1988) Novas Tecnologias no Ensino na Educao, Edies do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministrio da Educao. Mendona, H., M., N. (1974) Os Meios Audiovisuais e a Aprendizagem; Coleco Didctica Dinmica, Rio de Janeiro. Instituto de Inovao Educacional (1994) Revista Noesis, n. 24 e n. 30, Lisboa. Rauly, T., D. (1992) Escolher e utilizar os suportes visuais e audiovisuais; Coimbra Editores Lda.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
Fernandez, A. U., & Fonollosa, M. C. (2010). Internet como recurso educativo. Madrid: Anya Multimedia Iglesias, Joaquin P. Martin (2011). Servicios Google como herramienta educativa. Madrid: Anaya Multimedia Relvas, Lus (2006). Utilizao do PowerPoint para desenvolvimento de produes interativas para a formao. Coleo Referenciais de Formao continua de formadores. Lisboa: IEFP Relvas, Lus (2006). A Revoluo Digital e a Formao. Revista Formar. No 55. pp. 38 Varela, Ana Maria Villar (2011). Microsoft PowerPoint 2007: como triunfar com sus presentaciones. Vigo: Ideas propias Editorial VV. AA. (2011). Orientacion educative y tecnologias de la informacion y la comunicacion: nuevas respuestas para nuevas realidades. Sevilla: Editorial MAD Relvas, Lus (2002). Recursos Audiovisuais na Formao. CD-ROM interativo. Disponvel na Mediateca do Instituto do Emprego e Formao Profissional.

65

Potrebbero piacerti anche