Sei sulla pagina 1di 7

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP

2009

IMAGEM DIALTICA / IMAGEM CRTICA: UM PERCURSO DE WALTER BENJAMIN GEORGE DIDI-HUBERMAN Luciano Bernardino da Costa1 Neste texto se busca compreender o conceito de imagem dialtica em Walter Benjamin a partir da concepo de imagem crtica elaborada por George Didi-Huberman. Cabe destacar, que este trabalho parte de uma reflexo sobre o referido conceito benjaminiano aplicado produo fotogrfica contempornea que tem o espao urbano como questo. Essa relao entre fotografia, cidade e imagem dialtica se desenvolveu como opo metodolgica de pesquisa por dar um contraponto moderno produo fotogrfica corrente, de modo que as questes polticas e estticas possam ser compreendidas, no como possibilidade de emancipao do sujeito, como ocorrera em Benjamin, mas como potncia crtica e reflexiva do individuo em meio metrpole contempornea. Desse modo, a discusso de Benjamin se situa sob uma ordem poltica em que a experincia esttica, associada aos novos dispositivos tcnicos, tem papel central na sua concepo de emancipao poltica do indivduo. Emancipao essa que, sob a ordem econmica do capitalismo tardio, parece impraticvel. O que implica na necessidade de repensar tal conceito, valorizando seu carter reflexivo dissociado de um projeto poltico coletivo a que estava relacionado. Isso, no entanto, sem perder seu suporte crtico e terico que pressupe um campo dialtico, capaz de fazer aflorar, na relao com o visvel, um espaamento inquietante entre o observador e o observado, situando-os na historicidade que os envolve. Da a opo de desdobrarmos tal conceito valendo-nos da anlise proposta por Didi-Huberman em sua obra O que vemos, o que nos olha (1992). Na reflexo deste filsofo, uma ponte tramada entre o materialismo histrico, que suporta as reflexes de Benjamin e a fenomenologia do ver. Tem-se, ento, uma associao muito profcua entre uma dimenso histrico-critica que transpassa a produo e a recepo das imagens, juntamente ao seu vis anacrnico como uma colagem de saberes que emerge no presente, e a dialtica do ver que se faz corpo e espao imaginativo. Tal passagem Didi-Huberman chamar de imagem crtica. Assim, vejamos uma passagem em que Benjamin apresenta a imagem dialtica:
O ndice histrico das imagens diz, pois, no apenas que elas pertencem a uma determinada poca, mas, sobretudo, que elas s se tornam legveis numa determinada poca. E atingir essa legibilidade constitui um determinado ponto crtico especfico do movimento em seu interior. Todo o presente determinado por aquelas imagens que lhe so sincrnicas: cada agora o agora de uma determinada cognoscibilidade. Nele, a verdade est carregada de tempo at o ponto de explodir. (...) No que o passado lana sua luz sobre o presente ou que o presente lana luz sobre o passado; mas a imagem aquilo em que o ocorrido encontra o agora num lampejo, formando uma constelao. Em outras palavras: a imagem a dialtica na imobilidade. Pois, enquanto a relao do presente com o passado puramente temporal, a do ocorrido com o agora dialtica no de natureza temporal, mas imagtica. Somente as imagens dialticas so autenticamente histricas, isto , imagens no arcaicas. A imagem lida, quer dizer,

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
1

Desenvolve projeto de doutorado na FAU-USP (em fase de concluso), na rea de Projeto, Espao e Cultura, em que discute a percepo do espao urbano e sua relao com a esttica fotogrfica contempornea. mestre na rea de Educao, Conhecimento, Linguagem e Arte pela Faculdade de Educao da UNICAMP e graduado em Cincias Sociais nessa mesma universidade.

87

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP

2009

a imagem no agora da cognoscibilidade, carrega no mais alto grau a marca do momento crtico, perigoso, subjacente a toda leitura (Benjamin, Passagens, 2006:505 [N 3, 1]).

Neste excerto, a imagem dialtica pode ser compreendida como um ponto de confluncia de teorias da histria, do conhecimento e da imagem, desenvolvido pelo filsofo, ao mesmo tempo em que um poderoso instrumento de recorte da produo e cognio imagtica moderna tendo a vivncia na metrpole moderna e a produo artstica como elementos privilegiados de investigao. Nesse sentido, no propriamente um conceito instrumental, mas um campo reflexivo no qual a imagem possui uma amplitude cognitiva, histrica e de pensamento, sendo tratada como um espao de imagens2, aberto, sobreposto, multidimensional, podendo ocorrer como um adensamento de tempo, como uma colagem de impresses, em relao rememorativa e dialtica a uma historicidade revisitada no agora. Tal espao de imagens vivido cotidianamente na metrpole, nas fraes do percebido, no sempre-novo3 reinventado pelo moderno, nas mitologias e sonhos de uma poca etc, compe a proposta metodolgica da obra de Benjamin que opera por montagem de fragmentos e citaes. Nesse procedimento, a relao dialtica um espaamento crtico que instaura a legibilidade do instante presente e o reconhecimento do tempo histrico em que se vive. um estado de suspenso, um situar-se diante do fluxo de impresses a que est sujeito o homem moderno. Mas isto no se d sob uma ordenao linear, orientada pelo mito do progresso, e sim por um aspecto obscuro entre o ocorrido e o agora, como um salto de temporalidades distintas em que a imagem dialtica o ponto de encontro entre o anacronismo da imagem e a historicidade de que emerge. Para isso, Benjamin concebe a imagem como um adensamento de sentidos em uma superfcie cognitiva que compactua com a faculdade mimtica do homem em produzir semelhanas4. Enquanto necessariamente histricas, as imagens, ao manifestarem sua legibilidade, tornam explcitas as ambigidades que as constituem no encontro com o agora, com o vivido, como um olhar retrospectivo que tem, no presente, seu ponto de fuga. E no agora, no relampejar do instante, que a sincronicidade das imagens com o
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
2 Camargo, P F., 2004, p 30. A tima dissertao de mestrado de Patrcia Freitas Camargo, orientada pelo prof. Dr. Willi Bolle, pretende responder o que a imagem dialtica. Para isso, a pesquisadora faz um percurso que visa demonstrar a busca de Benjamin por uma chave interpretativa da modernidade fundada na disseminao de cultura da imagem. A imagem dialtica ento colocada como ponto de convergncia das reflexes de Benjamin, o que nos auxiliou a encontrar os elementos constituintes desse conceito. 3 Ao nos referirmos ao sempre novo, tratamos de um processo de reificao, que tem, na constante reapresentao do novo, a sensao de um tempo vindouro e em movimento. Benjamin em um excerto das Passagens Parisienses I nos diz: O coletivo que sonha ignora a histria. Para ele, os acontecimentos se desenrolam segundo um curso sempre idntico e sempre novo. Com efeito, a sensao do mais novo, do mais moderno, tanto uma forma onrica do acontecimento quanto o eterno retorno do sempre igual (Benjamin, 2006:. 937, [M,14]). 4 O carter mimtico no entender de Benjamin constitutivo do prprio ser. Mimtico no restrito aquilo que imitativo, mas que se faz e busca a semelhana, dessa caracterstica decorrendo a teoria da linguagem do autor. Em seu texto A doutrina das semelhanas ele expe sua concepo: Mas o homem que tem a faculdade suprema de produzir semelhanas. Na verdade, talvez no haja nenhuma dessas funes superiores que no seja decisivamente co-determinada pela faculdade mimtica. Essa faculdade tem uma histria, tanto no sentido filogentico como ontogentico. (1987, p.108) Sobre a concepo mimtica em Benjamin, J. M. Gagnebin desenvolve o artigo, Do conceito de MIMESIS no pensamento de Adorno e Benjamin, nesse texto identifica a originalidade da teoria benjaminiana que estaria em supor uma histria da capacidade mimtica. Em outras palavras, as semelhanas no existem em si, imutveis e eternas, mas so descobertas e inventariadas pelo conhecimento humano de maneira diferente, de acordo com as pocas (1990).

88

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP

2009

tempo vivido se manifesta, sendo necessrio, descobri-las, colet-las na memria material, pessoal e coletiva, identificando as relaes que faam emergir seu carter dialtico em consonncia com uma poca. Tendo essa breve apresentao do conceito benjaminiano como referncia, DidiHuberman desenvolve uma abordagem que, num primeiro momento, parece ser uma passagem do conceito de imagem dialtica ao de imagem crtica. No entanto, no decorrer do texto, percebe-se que o filsofo destaca o aspecto fenomenolgico do conceito, valorando o espaamento tramado entre o observador e a obra como um lugar onde se abre o impondervel a ser completado e interpretado, ou no, pelo olhante. Por outro lado, essa discusso nos conduz a pensar a imagem, sua recepo e produo como um campo de tenses dialticas. Um espao que podemos entender como um entre: de um lado, o observar e, de outro, a obra que retorna o olhar, como Didi-Huberman nos coloca a seguir:
No h que escolher entre o que vemos (com sua conseqncia exclusiva num discurso que o fixa, a saber: a tautologia) e o que nos olha (com seu embargo exclusivo no discurso que o fixa, a saber: a crena). H apenas que se inquieta com o ENTRE. (..) o momento em que o que vemos justamente comea a ser atingido pelo que nos olha um momento que no impe nem excesso de sentido (que a crena glorifica) , nem a ausncia cnica de sentido (que a tautologia glorifica). o momento em que se abre o antro escavado pelo que nos olha no que vemos (Didi-Huberman, 1998:77).

Nesse excerto, uma relao diferenciada se d em um espao que chamvamos de obscuro, ao nos referirmos imagem dialtica em Benjamin. Um momento de abertura a um intervalo conhecido, porm inesperado, entre o excesso (crena) e a ausncia (tautologia) de sentido. Um campo dinmico, dialtico, oscilante, capaz de inquietar o ver, de permitir reconhec-lo, ao tornar-se reflexo de si mesmo na relao com a obra. DidiHuberman se refere a esse entre como a um fenmeno, talvez uma revelao entremeada histria, semelhana de Benjamin. Assim, em Benjamin, com freqncia, a dialtica da imagem apresentada no duplo jogo entre proximidade e distncia. A fotografia, como sabemos, compreendida como o dispositivo que vai corroer, pouco a pouco, a distncia evocada pela aura da obra de arte. Aura compreendida como uma figura singular, composta de elementos espaciais e temporais: a apario nica de uma coisa distante, por mais perto que ela esteja (Benjamin, 1987:170). Tal distncia, propiciada pela aura, seria um escavar silencioso entre aquele que observa e a obra que lhe retorna o olhar. Sob a autenticidade, originalidade e unicidade, a imagem convida o observador a uma historicidade que transcende o objeto sua frente. De maneira que a aura estar intimamente associada ao valor de culto e tradio que suporta a evocao trazida pela obra. Didi-Huberman, por sua vez, ir compreender, antes de tudo, como dialtica do ver essa relao entre o olhante e o olhado percebida por Benjamin. como um embate trabalhado no tempo, que se desdobra em pensamento e memria para alm da visualidade da imagem, no entanto, dissociada de seu valor de culto.5 A esse embate em que o prximo e o distante se experimentam dialeticamente DidiHuberman chama de dupla distncia que, ao configurar essa dialtica do ver, acaba por operar uma dissociao da crena em relao ao ato de apreend-lo, um ato historicamente situado. Disso decorre a defesa, pelo filsofo, da secularizao da aura, no mais a pensando sob o vis de seu valor de culto e das condies materiais inerentes a obra de
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
5 antes de um olhar trabalhado pelo tempo que se trataria aqui, um olhar que deixaria apario do tempo de se desdobrar como pensamento, ou seja, que deixaria ao espao o tempo de se retramar de outro modo, de se reconverter em tempo. (Didi-Huberman, 1998: 149)

89

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP

2009

arte, mas tambm sob a nfase da relao dialtica com o visvel num entrelaamento entre o ato de ver e a memria como instncia necessria de um olhar crtico ao presente desse ato. Assim, segundo Didi-Huberman, quando Walter Benjamin evoca a imagem aurtica dizendo que, ao nos olhar, ela que se torna dona de ns, ele nos fala ainda do poder da distncia como tal, e no de um poder vagamente divino, ainda que oculto, ainda que ele mesmo distante. A ausncia e a distncia no so figuras do divino (Didi-Huberman, 1998:158-159). Neste sentido, o ato de ver abre um espaamento tramado por distncias contraditrias que se experimentam dialeticamente. Espao que se d na relao com o visvel, na distncia imposta pelo ato de ver. Enquanto distncia, faz-se tambm surpresa, evocao de um sentido esquecido, reencontrado como uma apario no assombro do embate entre olhante e olhado. Portanto, tambm memria, olhar reminiscente em relao com o olhado, cuja apario desdobra para alm de sua prpria visibilidade. Faz-se pensamento, ou mesmo culto, como, por exemplo, quando associado ao fenmeno aurtico tratado por Benjamin. De maneira que, ao dissociar a aura como dupla distncia do culto fundado na tradio, Didi-Huberman realiza uma dupla operao: a primeira, como vimos, o reconhecimento de uma dialtica do visvel que subjaz no valor de culto da imagem; a segunda a elucidao da memria como parte fundamental do ato de ver. Desse modo, a memria o elemento temporal que transpassa esse ato e o constitui. Como diria Benjamin, ela o substrato, o meio daquilo que vivemos, assim como a terra o meio dentro do qual jazem, soterradas, as cidades mortas (Benjamin apud Bolle, 2000:318). Ela o que nos permite encontrar no visvel, a abertura para aquilo que nos situa simultaneamente no presente e para alm dele, promovendo, portanto, o encontro entre o vivido e o rememorado. parte do invisvel, capaz de nos surpreender, de se revelar como uma apario, embora no se trate, necessariamente, de um olhar crdulo. Dir Didi-Huberman: Nesse momento, portanto, o passado se dialetiza na protenso de um futuro, e dessa dialtica, desse conflito, justamente surge o presente emergente (Didi-Huberman, 1998: 151). Assim, nesse excerto, apresentada uma temporalidade dilatada a qual no se reduz a indcios confinados sob uma ordem temporal objetiva. Temporalidade, protenso, decorrente da dialtica do ver entremeada pela memria. Campo, portanto, que se distende ao passado e ao futuro e que compe o prprio situar-se no mundo como uma erupo constante no tempo presente.6 A inquietude do ato de ver atravessa esse presente e emerge como atitude pungente, capaz de revelar a temporalidade que abarca o indivduo em sua historicidade. Esse presente que emerge, tratado por Didi-Huberman, tem sua clara correspondncia com o agora da reconhecibilidade, a fora de exploso desenvolvida por Benjamin ao definir imagem dialtica. Isso nos parece indicar uma concepo de tempo que se avizinha da fenomenolgica entremeada histria, desenvolvida por Merleau-Ponty uma dcada depois.
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
6 A concepo de tempo aqui apresentada por Didi-Huberman tem uma clara correspondncia com a concepo de tempo fenomenolgico pensado por Merleau-Ponty em A fenomenologia da percepo (1945). Ao tratar do corpo na relao com os objetos e o mundo, apresenta o tempo em um contnuo desdobrar, estando imiscudo em cada ato. A sntese espacial e a sntese do objeto esto fundadas neste desdobramento do tempo. Em cada movimento de fixao, meu corpo ata em conjunto um presente, um passado e um futuro, ele secreta tempo, ou antes torna-se este lugar da natureza em que, pela primeira vez, os acontecimentos em lugar de impelirem-se uns aos outros no ser, projetam em torno do presente um duplo horizonte de passado e de futuro e recebem uma orientao histrica... (2006, p. 321).

90

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP

2009

Ao pensarmos essa protenso, possvel reconhecer, simultaneamente, a natureza anacrnica das imagens enquanto justaposio de temporalidades, mitos e memrias diversas, - quero dizer que a imagem atemporal, absoluta, eterna, que escapa, por essncia historicidade (Didi-Huberman, 2005:29) sendo tambm histricas ao emergir no presente. Portanto, no seguem a factualidade idealizada do documento visual, objetivamente apreciado sob as condicionantes nicas de sua produo. Didi-Huberman, a partir de Benjamin, entende que as imagens possam ocorrer como um afloramento, manifestando uma tenso dialtica entre a histria e a dinmica prpria das imagens com suas temporalidades justapostas, anacrnicas. Ele compreende essa relao dialtica, assim como a aura e a reconhecibilidade dada no instante, como tendo um valor de sintoma. Assim,
o paradoxo visual a apario: um sintoma aparece, um sintoma sobrevive, interrompe o curso normal de uma coisa segundo uma lei to soberana como subterrnea que resiste observao banal. O que a imagem-sintoma interrompe no outra coisa seno o curso normal da representao. (...) um sintoma jamais emerge em um momento correto, aparece sempre a contrapelo, como uma velha enfermidade que volta a importunar nosso presente (Didi-Huberman, 2005:44).

Sintoma , ento, um desdobramento da dialtica do ver, o embate entre o olhante e o olhado entremeado por diferentes historicidades que compem a memria. A aura da obra de arte, com seu valor transcendente, anterior a disseminao da obra atravs da reprodutibilidade tcnica, um exemplo de uma relao com o visvel compreendida como um sintoma. Dessa maneira, sob essa noo, o fenmeno aurtico, ao ser dissociado da idia de crena, de culto, ou de uma tautologia, acaba por aproximar-se do conceito de imagem dialtica, ambos compreendidos sob essa dialtica do ver em tenso com a memria e a historicidade de que emerge. Isso porque o sintoma o suporte para o salto, para uma inquietao renovada, no acomodada assimilao imediata do visvel, estabelecida como memria no prprio corpo. Mas com fora de redemoinho, capaz de interromper o curso normal de uma coisa segundo uma lei, a que Benjamin chama de imagem dialtica. Portanto, sintoma como resgate dessa dialtica do ver, sua fenomenologia associada a uma historicidade em que est imerso, manifestando-se como uma irrupo. Isso caracteriza o carter de afloramento da imagem dialtica em Benjamin, sendo que, sob a leitura de DidiHuberman, tem-se destacado sua dimenso sensvel-corppera. Por sua vez, a imagem marcante de uma dialtica em obra, associada a um redemoinho, remete-nos novamente apario, ao deslumbramento em relao a algo que se agita, que se movimenta e que acaba por envolver aquele que observa. Uma apario com a fora de um relampejar, como indica essa passagem de Benjamin: Nos domnios de que tratamos aqui, o conhecimento existe apenas em lampejos. O texto o trovo que segue ressoando por muito tempo (Benjamin, Passagens, 2006: 499, [N, 1,1]). Percebemos aqui uma diviso em dois momentos: o da exuberncia instantnea do relmpago e o outro do seu possvel desdobramento crtico-terico, ambos compondo a imagem dialtica. Essa distino conduz Didi-Huberman a duas dimenses na composio desse conceito em Benjamin: a primeira, a dimenso do sintoma que, como vimos, tem sua clara associao com a origem para Benjamin; e a dimenso analtica-terica, associada ao filsofohistoriador:
Precisamos doravante reconhecer esse movimento dialtico em toda sua dimenso crtica, isto , ao mesmo tempo em sua dimenso de crise e de sintoma como turbilho que agita o curso do rio e em sua dimenso de anlise crtica, de reflexividade negativa, de intimao como o turbilho que revela e acusa a estrutura, o leito mesmo do rio (Didi-Huberman, 1998, p.171).

91

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP

2009

A imagem crtica fruto dessa dupla composio, sendo, dessa maneira, uma imagem autntica, no dizer de Benjamin. Autntica por seu carter reluzente, de crise, como um salto que revela a dialtica do ver entrecruzada memria, mas que s ocorre plenamente quando ultrapassa o inexprimvel do torvelinho a que fomos lanados, experenciando-o criticamente. Assim, quando, na relao com a palavra, a imagem crtica constitui-se a si mesma na explicitao dos limites que a fizeram aflorar, impinge uma autocritica quele que por ela afetado, confluindo-se ao presente como potncia reflexiva. Por fim, uma imagem que critica a imagem capaz, portanto, de um efeito, de uma eficcia tericos e, por isso, uma imagem que critica nossas maneiras de v-la, na medida em que, ao nos olhar, ela nos obriga a olh-la verdadeiramente. E nos obriga a escrever esse olhar, no para transcrev-lo, mas para constitu-lo (Didi-Huberman, 1998:172). Bibliografia ADORNO, Theodor./ HORKHEIMER, Max. Dialtica do Esclarecimento: Fragmentos Filosficos. Traduo: Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. ARISTTELES. A potica clssica/Aristteles, Horcio, Longino. Introduo Roberto de Oliveira Brando; traduo Jaime Bruna. So Paulo: Cultrix, 2005. BAUDELAIRE, Charles. A modernidade em Baudelaire. Apresentao Teixeira Coelho; traduo Suely Cassal. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. BENJAMIN, Walter. Magia e tcnica, arte e poltica. Obras Escolhidas vol. I. Traduo: Sergio Paulo Rouanet. So Paulo: Brasiliense, 1987. _______________. Charles Baudelaire, um lrico no auge do capitalismo. Obras Escolhidas vol.III. Traduo: Jos Carlos Martins Barbosa & Hemerson Alves Baptista. So Paulo: Brasiliense, 1989. _______________. Passagens. Traduo e coordenao: Willy Bolle. So Paulo: Imprensa Oficial do Estado/ UFMG, 2006. BOLLE, Willi. Fisiognomia da Metrpole Moderna: Representao da Histria em Walter Benjamin. So Paulo: EDUSP, 2000. _______________. BOLLE, Willi. Alegoria, imagens, tableau. In: Novaes, A. (org.). Artepensamento. So Paulo: Cia das Letras, 1994. BREA, Jose. L. El inconsciente ptico y el segundo obturador. La fotografa en la era de su computerizacin. In: http://aleph-arts.org/pens/ics.html - acessado em 15 ago 2007. ____________. Images e archives in a ram culture. BUCK-MORS, Susan. Dialtica do Olhar: Walter Benjamin e o projeto das passagens. Traduo: Ana Luiza de Andrade. Belo Horizonte: Editora UFMG; Chapec/SC: Editora Universitria Argos, 2002. CAMARGO, Patricia F. A Cmera Obscura de Walter Benjamin: Um estudo sobre a imagem dialtica no Trabalho das Passagens. Dissertao de Mestrado, orientador Prof. Dr. Willi Bolle. Depto. de Teoria Literria, FFLCH/USP, 2004. CHARNEY, Leo. Num instante: o cinema e a filosofia da modernidade. In O cinema e a inveno da vida moderna. So Paulo: Cosac e Naify, 2004. DIDI-HUBERMAN, G. Ante el Tiempo. Traduo para o espanhol: Oscar Antonio Oviedo Funes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2005. ___________________. O que vemos, o que nos olha. Traduo Paulo Neves. So Paulo: Ed. 34, 1998. ! 92

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP

2009

FRAYZE-PEREIRA, Joo A. Arte, dor: inquietudes entre esttica e psicanlise. Cotia, SP: Ateli Editorial, 2005. GAGNEBIN, J. M. Histria e narrao em Walter Benjamin. So Paulo: Perspectiva, 1999. ______________. Do conceito de MIMESIS no pensamento de Adorno e Benjamin. Texto apresentado no Ciclo de Conferncias sobre a Escola de Frankfurt, Faculdade de Cincias e Letras da Unesp, 1990. In: www.fclar.unesp.br/seer/index.php?journal=perspectivas&page=article&op=viewFil e&path[]=771&path[]=632, acessado em 27 dez 2008. JAMESON, F. Ps Modernismo. A lgica Cultural do Capitalismo Tardio. Trad. Maria Elisa Cevasco. So Paulo: Ed. Atica, 2006. JAUSS, Hans Robert. A esttica da recepo: colocaes gerias. Trad. Luiz Costa Lima. In: Lima, LC (org) A literatura e o leitor. Textos de esttica da recepo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. MERLEAU-PONTY, Maurice. A fenomenologia da Percepo. Traduo: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. So Paulo: Martins Fontes, 2006.

93

Potrebbero piacerti anche