Sei sulla pagina 1di 5

Resumo PPR:

1) Qual a funo principal do conector maior ? R: Unir a PPR direta ou indiretamente todas as outras partes componentes entre-sim. Quais as funes secundrias do conector maior ? R: Alm da funo principal de conexo, pode participar do suporte, das reten es direta e indireta e da esta!ili"ao da pr#tese. $odas essa fun es podem acontecer apenas com os conectores maiores da maxila, uma %e" &ue esses mantm intimo contato com a fi!romucosa. '(uporte: dado atra%s do intimo contato com a fi!romucosa. 'Reteno direta: adeso , coeso e presso atmosfrica. ' Reteno indireta) da mesma forma depende do intimo contato com a fi!romucosa, impedindo &ue a pr#tese rotacione atra%s do fulcro formado pelos dois principais apoios oclusais. '*sta!ili"ao +ori"ontal: a principal esta!ilidade o contato da armao met,lica com os dentes suporte, sendo os flancos lin-uais do palato respons,%eis pela esta!ili"ao. Quais as caractersticas dos Conectores maiores ? R: /e%em ser R010/23, para &ue toda PPR possa atin-ir o!4eti%o de !om desempen+o !iomec5nico, se o conector no for r6-ido e flexionar-se so!re funo, poder, intruir e lesar o tecido. /e%em possuir compati!ilidade !iol#-ica. Cite os conectores maiores para a mandbula: R: 8arra lin-ual, 9+apeado lin-ual, (plint :in-ual, 8arra su!lin-ual, 8arra %esti!ular e !arra !ipartida. Defina barra lingual quanto a sua localizao, seco e forma e indicaes: R: :ocali"ao: de%e estar locali"ada o mais distante poss6%el da -en-i%a mar-inal li%re, no m6nimo 2 mm, idealmente de . a 7 mm ou at mais &uando poss6%el. (eco e forma: em forma de meia pera, com a parte mais espessa locali"ada inferiormente. Al6%io: no de%e ter contato com a mucosa, para no intruir no tecido. 0ndica es: de aplicao uni%ersal <0, 00 , 000 e 0= de >enned?) desde &ue +a4a espao para sua aplicao, a altura do re!ordo lin-ual se4a compat6%el com a lar-ura da !arra. Defina c apeado lingual quanto a sua localizao, seco e forma e indicaes: R: :ocali"ao: 2 conector c+apeado, ou, reco!rimento lin-ual reco!re desde o c6n-ulo dos dentes anteriores no limite superior at pouco alm da -en-i%a mar-inal, no limite inferior. (eco e forma: contornar os dentes anteriores de formais mais anatAmica e del-ada poss6%el para tornar-se o menos percept6%el a l6n-ua, sua seco de%e ser em forma de meia pBra. Ali%ios: de%e-se ali%iar as ameias para &ue o conector no in%ada as ,reas retenti%as e tam!m a -en-i%a. 0ndicao: caso em &ue no +a4a espao para colocao de uma !arra lin-ual. 9asos em &ue se dese4a reteno indireta <contato com os dentes),. $orus mandi!ular *xpectati%a de perda de elemento dental no futuro. Defina !plint lingual, quanto a sua localizao, seco e forma , indicao: R: :ocali"ao: ocupa todo o tero cer%ical dos dentes anteriores, sem entretanto atin-ir a -en-i%a mar-inal li%re. (eco e forma: meia cana alon-ada <semel+ante a letra /)

2)

.)

7)

;)

@)

C)

0ndica es: i-uais ao c+apeado lin-ual, &uando se dese4a reteno indireta adicional. 9asos em &ue os dentes anteriores foram rea!ilitados por PPDs, onde se fa" um preparo na superf6cie lin-ual para rece!er o splint.

E)

Defina barra sublingual, quanto a sua localizao, seco e forma, indicao: R: :ocali"ao: situa-se no sulco lin-ual, lo-o acima dos tecidos m#%eis do assoal+o da !oca. <posio mais !aixa &ue a !arra cl,ssica) (eco e forma: sua seco o%oide. Apesar de muito %olumoso muito confort,%el. /e%em ser feitos al6%ios. 0ndica es: casos em &ue +ou%er altura de re!ordo redu"ido. <moldeiras indi%iduais) F) Defina "arra #estibular, quanto a sua localizao, forma e seco e indicao: :ocali"ao: locali"a-se no sulco %esti!ular, acima do sulco -en-i%ola!ial. (eco e forma: seco em forma de meia cana alon-ada ou da letra /. /e%e ser feito ali%io, o freio la!ial e aminBncia canina am!m de%em ser ali%iados. 0ndica es: casos em &ue +a4a lin-uo%erso excessi%a dos dentes anteriores.

1G) Defina barra "ipartida quanto a sua localizao, seco e forma e indicao: R: :ocali"ao: a mesma da !arra lin-ual cl,ssica, o &ue diferencia &ue na sua poro mdia ela ramifica-se em duas. (eco e forma: a !arra Hnico possui seco em forma de meia pera, ap#s a !ifurcao am!as as !arras possuem seco em forma de meia cana. Ali%ios: necess,rios semel+ante a !arra cl,ssica 0ndica es: dentes suporte com suporte periodontal inade&uado. *le flex6%el, le%am a uma so!rerea!soro. 0ndicar este conector apenas para casos &ue +a4a fator #sseo positi%o.

11) Quais so os conectores maiores para a ma$ila ? R: 8arra palatina, reco!rimento parcial palatino, reco!rimento total, dupla !arra, !arra !ipartida. 12) Quais so as caractersticas gerais dos conectores maiores ? R: Io +, necessidade de al6%io, o palato participa do suporte da pr#tese. Janter-se o mais afastado da -en-i%a mar-inal li%re <ideal de 7 a @mm), en&uanto a&ueles &ue se situam 4unto as ru-osidades palatinas de%em ter sua lin+a de terminao no %ale formado entre duas ru-osidades para &ue o conector torne-se o menos percept6%el poss6%el. 1.) Defina "arras palatinas, quanto a sua localizao , forma e indicao: R: :ocali"ao: as !arras anteriores ocupam a re-io das ru-osidades palatinas, as mdias lo-o atr,s das ru-osidades e as posteriores na frente do limite palato duroKmole. (eco em forma de letra / alon-ada. 0ndicao: pe&uenos espaos protticos de 9lasses 000 e 0= 17) Defina %ecobrimentos &arciais quanto a sua localizao, forma e indicao: R: :ocali"ao: so denominados de acordo com a posio &ue ocupam no palato <anterior, mdio e posterior) (eco e forma: cinta plana 0ndica es: 9lasses 0, 00, 000 e 0=, de espaos protticos pe&uenos e mdios. Luando existirem espaos protticos maiores, pode-se associar dois reco!rimentos.

1;) Defina o conector maior de %ecobrimento total, quanto a sua localizao, seco e forma e indicaes: R: Reco!re toda a ,rea apro%eit,%el do palato. Pode ser de metal ou resina. (eco e forma: cinta plana. 0ndica es: &uando +ou%er poucos dentes remanescentes, +a%er, a necessidade &ue o conector maior participe do suporte, das reten es direta e indireta e da esta!ili"ao +ori"ontal da pr#tese. M o conector de eleio &uando da presena apenas dos dentes anteriores dispostos em lin+a reta.

1@) Defina Dupla "arra: %: 'ocalizao: caracteri"a-se pela presena de uma !arra anterior e outra posterior, +a%endo um espao central li%re. 0ndica es: Utili"ao uni%ersal. 1C) Defina barra bipartida: :ocali"ao: Anterior e posterior. Ia re-io anterior Hnica e su!di%ide-se em duas: uma &ue une os elementos constituintes &ue tem contato com os dentes e outra &ue une-se a sela. (eco e forma: poro anterior seco em cinta plana, poro posterior em letra / alon-ada. 0ndica es: 0ndica-se !arras !ipartidas superiores &uando se dese4a poupar os dentes remanescentes de uma so!recar-a masti-at#ria.

((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((() R*$*I$2R*( 2U 1RAJP2(: 1) Defina reteno: R: a resistBncia ao desalo4amento da pr#tese no sentido cer%ico oclusal, podendo ser fisiol#-ica , f6sica ou mec5nica.

2)

*ma &&% de#e respeitar as leis de %+,C- quais so elas: R: Reteno, Dixao, *sta!ilidade e Reciprocidade. Quais as caractersticas gerais dos grampos circunferenciais ? R: Possuem ori-em oclusal, a partir dessa posio orienta-se em direo cer%ical. 1 8rao retenti%o, flex6%el, posiciona-se no terminal retenti%o <G,2;mm) 1 8rao de reciprocidade &ue situa-se acima do e&uador prottico. Quais as caractersticas gerais dos grampos por ,o de &onta ? R: Doram ideali"ados por R2A9N, sua caracter6stica o !rao de reteno emer-ir da sela, sendo sua ori-em de cer%ical para oclusal. <$U:09) $odo -rampo de ao de ponta de%e ter em sua unidade , um elemento de suporte <apoio) e um !rao de reciprocidade ao !rao de reteno. Quais so os tipos de grampos circunferenciais ? d. o nome de cada um/ R: 1. 1rampo de AcOers, 2. 1rampo de ao re%ersa,.. 1rampo em Anel, 7. 1rampo circunferencial Nalf and Nalf <meio a meio),;. 1rampo 1Bmeos.

.)

7)

;)

@)

+ 0rampo de ,c1ers 2 constitudo por quais elementos, e para quais casos ele 2 indicado? R: Um apoio oclusal, um !rao de reteno, um !rao de oposio, unidos entre-si pelo corpo do -rampo e um conector menor. (o indicados para: molares e pr-molares e casos ou se-ementos dento suportados, &uando o terminal retenti%o <G,2;mm) esti%er oposta ao espao prottico e o dente em posio normal no arco <%erticali"ado) + grampo de ao re#ersa 2 constitudo por quais elementos, e para quais casos ele 2 indicado ? 30rampo de 04''567 R: 2 !rao de oposio e o conector menor so i-uais ao -rampo de acOers, esse -rampo determinado &uando o apoio e o terminal retenti%o esto do mesmo lado. 0ndicao: /entes mesiali"ados com inclinao da coroa para o espao prottico) indicado para dentes posteriores , &uando a poro retenti%a se locali"ar pr#ximo ao apoio, ou se4a, o terminal retenti%o e o apoio se encontrarem do mesmo lado. Quais as caractersticas do grampo circunferencial em anel , so constitudo por quais elementos ?, e para quais casos ele 2 indicado ? R: 9aracteri"a-se por circunscre%er o dente suporte a partir do ponto de ori-em , lem!rando a forma de um anel. Ao seus constituintes so classificados em . tipos: '1 apoio e 1 conector menor: - 2 !rao de reciprocidade nasce do apoio, camin+a por lin-ual e atin-e a proximal contornando-a, o !rao de reteno uma continuao do !rao de reciprocidade. '2 apoios e 1 conector menor: 2 !rao de reno tem ori-em a partir do apoio intermedi,rio. Possui caracter6sticas semel+antes ao !rao de oposio de AcOers, exceto na sua extremidade terminal, onde se une a um apoio intermedi,rio. '2 apoios e 2 conector menor: *sses elementos so unidos por intermdio do !rao de reciprocidade. 0ndicao: Um apoio: molares e pr-molares posteriores ao espao prottico, dentes no mesiali"ados, lin-uali"ados <inferiores) e %esti!ulares <superiores) /ois apoios: Pilares posteriores ao espao prottico, molares e pr-molares isolados entre dois espaos protticos 9lasse 000 de Oenned? com reteno msio-%esti!ular ou msio lin-ual.

C)

E)

F)

Quais as caractersticas do grampo circunferencial -alf and -alf ? seus elementos constituintes ? e suas indicaes ? R: 9aracter6stica: dupla reteno. Possuem dois apoios oclusais <mesial e distal) por onde emer-em seus respecti%os conectores menores e !raos de reteno <um por %esti!ular e outro por lin-ual) *sse -rampo no apresenta !rao de reciprocidade A reciprocidade de cada terminal retenti%o dada pelo corpo e pela poro emer-ente do !rao do -rampo oposto. 0ndica es: Jolares e pr-molares isolados entre dois espaos protticos dentes suportados.

1G) Quais as caractersticas do grampo circunferencial 0.meos ? !eus elementos constituientes ? 5 suas indicaes ? R: (o idBnticos ao -rampo de AcOers, unidos por um Hnico apoio ou descanso interdental.

9ompAem-se de um apoio interdental, 2 !raos de reteno e 2 !raos de reciprocidade. 0ndica es: (empre &ue +ou%er necessidade de unir dentes em &ual&uer classe de >enned?. 1----------------------1) Quais so os constituintes de uma &&% ? R: Retentores diretos, retentores diretos intracoron,rios, retentores indiretos, conector menor, sela, dentes artificiais, conector maior.

2)

Defina retentor direto: R: 0mpede &ue a pr#tese se deslo&ue so! fora de extruso, ou se4a paralela a tra4et#ria de insero. Defina retentor indireto: R: 0mpedem &ue as pr#teses de extremidade li%re executem mo%imentos rotacionais durante a masti-ao de alimentos pe-a4osos. <manuteno da reteno direta ) +s retentores e$tracoronrios ou grampos apresentam quatro elementos constituintes, quais so eles ? R: 8rao de reteno: respons,%el pela reteno direta. 8rao de oposio: respons,%el pela reciprocidade e esta!ilidade. Apoio oclusal ou incisal: respons,%el pela fixao e suporte. 9orpo do -rampo: unio entre o apoio e os !raos de reteno e reciprocidade, ele &ue a!raa o dente suporte , impedindo seu deslocamento so! foras de extruso <reteno direta) Quais elementos so mais utilizados como retentor indireto P R: Apoios oclusais e de%em ser usados em dentes distantes ao espao prottico. Defina conector maior e conector menor: R: 9onector maior: tem como funo unir os componentes locali"ados nos dois lados do arco, est, li-ado direta ou indiretamente as outras partes da pr#tese. 9onector menor: Unir o conector maior aos demais elementos da PPR <retentores diretos, apoios, sela, etc...) Defina !5',: R: (uporta os dentes artificiais a -rade met,lica, e resta!elece %olume de osso al%eolar rea!sor%ido. Defina dentes artificiais em &&%: R: /e%ol%er esttica e funo dos dentes naturais perdidos.

.)

7)

;)

@)

C)

E)

Potrebbero piacerti anche