Sei sulla pagina 1di 7

Corte Certo

Sistema de otimizao de corte de chapas retangulares


Guia de Operao
Copyright As informaes contidas neste documento so dirigidas a clientes do sistema Corte Certo e no podem ser copiadas ou usadas sem aprovao por escrito. Corte Certo Copyright !!" ... #$$%. &odos os direitos reservados.

1 - Introduo
Corte Certo ' um sistema especialista para plane(amento de encai)e e corte de peas retangulares para microcomputadores padro *C com sistema operacional +indo,s !-. !/. 0e. 1& %.$. #$$$ ou 2*. 3tilizado para materiais como vidro plano. AC0 4material composto de alum5nio6. madeira 4078. compensado. aglomerado6. pl9stico. acr5lico. metal. *C: 4placas de circuito impresso6 e outros. gera de forma autom9tica os mapas de corte 4na tela. impressos ou em ar;uivo6. utilizados para o corte manual ou para m9;uinas automatizadas de corte. 8unes au)iliares permitem agilizar as demais tarefas relacionadas com o corte de chapas< = C9lculo com par>metros configur9veis conforme necessidades do usu9rio = ?isualizao do corte na tela e na impressora = *ossi@ilidade de modificao manual de montagens = 0anuteno de cadastros de pro(etos e mat'ria prima 4chapas A retalhos6 = Bmisso de relatCrios estat5sticos = :mpresso de eti;uetas para identificao de peas. retalhos. etc. Importante: Algumas funes a;ui apresentadas podem no estar dispon5veis na s'rie 0:1:

2 - Primeiros passos
2.0 - Botes da janela principal
A (anela principal apresenta. em sua parte superior. uma s'rie de @otes ;ue acionam as principais opes do sistema< [Projetos] 7ados so@re os pro(etos. isto '. com as informaes das peas a serem cortadas 4dimenses. ;uantidade. etc.6 [Recursos] :nformaes so@re os materiais dispon5veis para atender os pro(etos como. por e)emplo. as chapas e retalhos em esto;ue dispon5veis para o corte ou para testes de compra futura. [ !lculo] Danela para o acionamento do c9lculo autom9tico de posicionamento das peas de um ou mais pro(etos selecion9veis entre os (9 cadastrados. ["isuali#a] *ermite a visualizao. edio e impresso das montagens criadas. [Relat$rio] *ermite a visualizao e impresso de relatCrios diversos so@re informaes do sistema.

[%ti&ueta] :mpresso de eti;uetas para a identificao das peas a serem cortadas. [ on'i(ura] Configurao de itens diversos do sistema. [)juda] *ermite a visualizao de te)tos de a(uda. [*air] Sai do Corte Certo.

+ - Projetos
3m pro(eto cont'm as dimenses. ;uantidades e outras informaes de cada pea a ser cortada. Cada pro(eto ' identificado por um nEmero entre $ e F$$$$. denominado c$di(o. Ao acionarmos o @oto principal correspondente ao pro(eto. ' apresentada a (anela com a lista dos pro(etos (9 cadastrados. 1esta (anela podeGse escolher entre trHs opes< editar um pro(eto da lista. apagar ou criar um novo pro(eto. 1a edio de um pro(eto. o usu9rio digita os valores necess9rios de maneira semelhante a planilhas de c9lculo 4B)cel.Iotus.etc6. contando com funes ;ue au)iliam nas seguintes tarefas< CCpia autom9tica de campos repetidos &roca de materiais 7efinio de per5metro especial para cada pea a ser cortada 4fita de @orda6 Ordenao das peas por 9rea JelatCrio com total de peas e 9rea total do pro(eto. para cada tipo de material. *ara au)iliar na identificao de cada pro(eto. al'm de um campo de descrio. e)istem ainda os seguintes campos au)iliares< 7ata de criao 7ata da Eltima modificao Status do pro(eto 4a@erto. conclu5do. etc6 / campos opcionais. com o t5tulo e conteEdo definidos pelo usu9rio

, - Recursos
Danela onde so configurados os materiais a serem utilizados para o corte 4chapas e retalhos6 e suas caracter5sticas @9sicas 4descrio. cor. peso. tamanho m5nimo para retalhos. etc.6 *ara cada material. usaGse um cCdigo de identificao. podendoGse usar os seguintes valores< $ %$$$$ -$$$$ !!$$$ ... F!!! ... %!!!! ... !/!!! ... !!!!! G 3so livre G 0ateriais duplos ou triplos 4mEltiplo6 = G Jeservado para materiais padro G 0ateriais e)emplo

= 3m material KmEltiploL ' formado por dois ou trHs materiais normais. As peas de um pro(eto configurado com um material KmEltiploL so su@stitu5das na hora do c9lculo de corte por duas ou trHs peas de materiais diferentes. 3ma aplicao t5pica para este recurso ' a ela@orao de pro(etos de (anelas com vidros duplos ou triplos 4para melhor isolamento t'rmico e acEstico6.

,.0 - Propriedades
Danela onde so digitadas as caracter5sticas f5sicas e comerciais das chapas e retalhos do material selecionado.

,.1- Planil-a de c-apas


*lanilha com as dimenses e ;uantidades das chapas dispon5veis para cada tipo de material 4mat'ria prima. ou se(a. chapas ;ue sero cortadas. gerando as peas necess9rias de um ou mais pro(etos6.

,.2 - Planil-a de retal-os


Os retalhos so Mso@rasM de cortes. ;ue por terem um tamanho m5nimo so guardados para utilizao futura.

. - !lculo
Bsta opo efetua o c9lculo de encai)e e corte do4s6 pro(eto4s6 selecionado4s6.

..0 - %scol-a de projeto para o c!lculo


O pro(eto a ser calculado deve ser selecionado com o @oto es;uerdo do mouse. na lista de pro(etos cadastrados ;ue ' apresentada na tela. *ara marcar mais de um pro(eto. use em con(unto as teclas Shift 4para selees cont5nuas6 ou Ctrl 4para selecionar pro(etos no MprC)imosM6.

..1 - %/ecuo do c!lculo


Ao se pressionar o @oto Iniciar, o clculo efetuado. Aguarde at' ;ue o c9lculo se(a completado e ento pressione o @oto 01. Se a opo Mmostrar mapas apCs c9lculoM estiver ha@ilitada. os mapas so apresentados automaticamente apCs o c9lculo.

..2 -

on'i(urao de c!lculo
on'i(urao. a(ustando

*ara configurar as caracter5sticas dese(adas para o c9lculo. selecione o @oto cada opo conforme o dese(ado.

..+ - 0po 20 &ue acontece se3


*ermite modificar algumas opes de c9lculo de maneira r9pida. para testes e comparaes.

4 - "isuali#a
?isualizao. edio e impresso de montagens e relatCrios so@re as montagens geradas pelo c9lculo autom9tico de corte. *ermite tam@'m a atualizao de esto;ue 4desconto das chapas utilizadas no corte e cadastro dos retalhos gerados no corte6.

4.0 - Introduo
Ao selecionar o @oto "isuali#a. ' poss5vel a visualizao gr9fica do Eltimo c9lculo realizado 4mapa de corte6. e da sua edio 4modificao6. N poss5vel tam@'m a visualizao de c9lculos antigos ;ue foram gravados.

4.1 - "iso macro


*ara uma viso geral de todas as montagens geradas ao mesmo tempo na tela. utilize o @oto Viso macro. localizado no canto superior direito da (anela. Bsta opo apresenta na tela. de uma sC vez. todas as montagens do material selecionado. Blas aparecero destacadas ;uando o nEmero de repeties for maior ;ue zero. Ouanto maior o nEmero de repeties. maior ser9 o desta;ue. simulando uma pilha de montagens. 1o canto superior direito ' apresentado o aproveitamento geral do c9lculo e o nEmero de chapas utilizadas. 7eslocandoGse o cursor pela tela. so apresentadas. no canto direito. informaes so@re a montagem ;ue estiver so@ o cursor< 1 1Emero

2 3

Ouantidade de chapas 4repeties6 Aproveitamento de 9rea

0ais detalhes sero apresentados na (anela normal de visualizao. ao se pressionar o @oto es;uerdo do mouse com o cursor so@re uma montagem.

4.2 - 5odi'icao do mapa de cortes


A montagem ;ue est9 sendo visualizada pode ser editada 4modificada6 livremente pelo usu9rio. podendoGse alterar a posio das peas e dos cortes conforme e)igHncias de cada produo ou pro(eto. Graas ao avanado algoritmo utilizado pelo Corte Certo. as modificaes so realizadas r9pida e facilmente. As mudanas so efetuadas com a seleo das peas. refugos 4sem tamanho m5nimo para utilizao6 ou retalhos envolvidos na operao. *ara selecionar uma pea. refugo ou retalho. posicione o cursor so@re o item e dH um cli;ue com o @oto es;uerdo do mouse. A pea. refugo ou retalho permanecer9 com seu contorno piscandoP um novo cli;ue no mesmo item desativa a seleo. Notas: 1 Q Se um novo c9lculo for acionado para o mesmo pro(eto. as novas montagens geradas sero gravadas so@re as atuais. apagando as alteraes feitas manualmente.

2 Q O sistema no permite alteraes geometricamente imposs5veis ou no permitidas 4deslocamento de pea ;ue cause ;ue@ra de corte. criao de so@ra com dimenses menores ;ue as permitidas. etc.6. 1este caso. o comando re;uisitado pelo usu9rio simplesmente no ' e)ecutado. ou o usu9rio ' alertado por uma mensagem. conforme o caso. )teno: 1o ' poss5vel a verificao do tipo de corte ou corte interrompido em montagens cu(a largura de serra se(a maior ;ue zero. )s modi'icaes poss67eis nos mapas de corte so: 5udana de corte< *ermite a alterao do sentido 4horizontal ou vertical6 do corte entre duas so@ras 4refugos ou retalhos6. Q Selecionar uma das so@ras ;ue ' tangenciada pelo corte # Q *osicionar o cursor so@re a outra so@ra tangenciada pelo mesmo corte. e dar um cli;ue com o @oto es;uerdo do mouse.

8eslocamento de uma pea: *ermite o deslocamento de uma pea em ;ual;uer sentido. desde ;ue a posio final se(a um refugo ou retalho com dimenses compat5veis ou uma posio fora da chapa. Q Selecionar a pea dese(ada. # Q Selecionar o refugo ou retalho para ;ual a pea deve ser deslocada. 1otar ;ue o sistema sC permite o deslocamento ;uando este ' geometricamente poss5vel. Retirada de pea da monta(em: :sso permite ;ue uma pea se(a retirada da montagem caso ha(a necessidade. Com a pea fora da chapa. ' poss5vel gir9Gla em !$ graus. apag9Gla ou alterar suas dimenses. Q Selecionar a pea dese(ada. # Q *osicionar o cursor fora da chapa. em cima dela ou R sua direita. e dar um cli;ue com o @oto es;uerdo do mouse. 1otar ;ue uma pea fora da chapa pode ser reintroduzida. conforme descrito no item seguinte. Introduo de pea: Coloca uma pea dentro da chapa. Q Selecionar a pea dese(ada 4;ue este(a fora da chapa6 # Q *osicionar o cursor dentro da chapa 4so@re um refugo ou um retalho6. e dar um cli;ue com o @oto es;uerdo do mouse. %liminao de pea: Q Jetirar a pea da chapa. # Q Selecionar a pea. F Q 7ar um cli;ue no @oto de apagar 45cone do cesto de li)o6. )teno: Com esta operao. a montagem no corresponde mais ao pro(eto selecionado no c9lculo. (9 ;ue uma pea foi eliminada. *ortanto. deve ser usada com cuidadoS Rotao de pea: *ermite uma rotao de !$ graus de determinada pea. A se;THncia ' a seguinte< Q Jetirar a pea da chapa. # Q Selecionar a pea. F Q 7ar um cli;ue no @oto de giro. % Q Jeposicionar a pea na chapa. so@re um refugo ou um retalho. )lterao de dimenses da pea: *ermite a alterao das dimenses 4largura A altura6 da pea selecionada. Q Jetirar a pea da chapa. # Q Selecionar a pea. F Q Selecionar o @oto de alterao de dimenses 4 mais 9 menos 6. % Q Alterar as dimenses. nos campos correspondentes ;ue so apresentados. - Q *ressionar 0: na (anela de alterao )teno: Com esta operao. a montagem no corresponde mais ao pro(eto selecionado no c9lculo. (9 ;ue uma pea foi modificada. *ortanto. deve ser usada com crit'rioS Introduo de uma no7a pea: *ermite a introduo de uma nova pea. Q 7ar um cli;ue no @oto de introduo de nova pea. # Q 7igitar o cCdigo e as dimenses. nos campos correspondentes ;ue so apresentados. F Q *ressionar 0: na (anela de introduo 4a pea ' colocada fora da chapa6

% Q *osicionar a pea na chapa. )teno: Com esta operao. a montagem no corresponde mais ao pro(eto selecionado no c9lculo. (9 ;ue uma nova pea ;ue no estava no pro(eto foi adicionada. *ortanto. deve ser usada com crit'rioS ;ota: Com as opes Bliminao de pea e :ntroduo de uma nova pea ' poss5vel retirar uma pea de uma montagem e coloc9Gla em outra. caso se(a necess9rio. )teno: 1este caso. deveGse prestar ateno< ao introduzirmos uma nova pea em uma determinada montagem. podemos estar. na verdade. introduzindo mais de uma pea no total. caso o nEmero de repeties desta montagem 4destino6 se(a maior ;ue 4um6. O mesmo ocorre na montagem ;ue teve sua pea retirada. ou se(a. se retirarmos uma pea de uma montagem ;ue possui $ repeties. estaremos retirando $ peas no total.

< - Relat$rios
*ermite a visualizao e impresso de relatCrios diversos so@re c9lculos realizados e planilhas do sistema para um determinado material< Bsses relatCrios so de informaes (erais do sistema. *ara relatCrios espec5ficos so@re o Eltimo c9lculo realizado. deveGse usar os relatCrios da (anela de 7isuali#ao< Uoto "isuali#a. Selecione a pasta Relat$rios. @otes Relat$rio da monta(em atual ou Relat$rio (eral.

<.0 - =ltimos c!lculos


JelatCrio comparativo dos Eltimos c9lculos realizados. *ermite a comparao do resultado de v9rios c9lculos realizados com configuraes diferentes. como por e)emplo. dimenses de chapas ha@ilitadas diferentes para um mesmo pro(eto. para verificar ;ual dimenso de chapa ' a mais ade;uada para menores perdas de material. Nota: As informaes desse relatCrio so referentes ao c9lculo autom9tico realizado. 0odificaes nos mapas de corte efetuadas pelo usu9rio. e ;ue modifi;uem as porcentagens de aproveitamento. no so consideradas. A descrio dos campos ' apresentada no prCprio relatCrio. no final.

<.1 - Reiniciar >?ltimos relat$rios>


Jeinicia o relatCrio MEltimos c9lculosM. :ndicado ;uando o usu9rio dese(a comparar v9rias alternativas de c9lculo de um mesmo pro(eto ou grupo de pro(etos usando diferentes m'todos de c9lculo.

<.2 - Peas no posicionadas


Apresenta uma lista com as peas no posicionadas no Eltimo c9lculo para o material selecionado. Se todas as peas foram posicionadas. isso ' indicado no prCprio relatCrio.

@ - %ti&ueta
*ossi@ilita a impresso de eti;uetas para a identificao dos seguintes itens< *eas de um pro(eto *eas a serem cortadas conforme o Eltimo c9lculo realizado Jetalhos gerados pelo Eltimo c9lculo realizado.

As dimenses das eti;uetas e as informaes ;ue sero impressas em cada uma so totalmente configur9veis pelo usu9rio. B)emplo de informaes ;ue podem ser impressas nas eti;uetas< 7imenses das peas A retalhos 7escrio das peas 7ata

Cliente 1Emero da montagem Iogotipo da empresa 4ar;uivo gr9fico padro U0*6

A - on'i(ura
*ermite a configurao de v9rios itens do sistema.

A.0 - Idioma
Seleo do idioma dos menus do sistema.

A.1 - )presentao decimal


Configura o modo de apresentao das medidas digitadas.

A.2 - Bnidade monet!ria


Seleo do s5m@olo monet9rio 4por e)emplo. 3SV. JV . etc6.

A.+ - *en-a
Senha a ser digitada ;uando o Corte Certo ' acionado. Se no for colocada nenhuma senha. o sistema no pedir9 a digitao da senha durante a inicializao. Importante< O sistema faz diferenciao entre letras maiEsculas e minEsculasS

A., - Cipo de arredondamento:


O Corte Certo efetua dois tipos de c9lculos de arredondamento. 1os dois casos o arredondamento ' feito nas dimenses das peas. antes de calcular a 9rea. de - em - cm 4-$ mm6. A diferena dos dois m'todos ' a seguinte< Cipo 1< A dimenso ' sempre arredondada para cima. 0esmo se a dimenso real (9 for mEltiplo de - cm. ela ' aumentada. Cipo 2< Se a dimenso (9 for mEltiplo de - cm. ela no sofre alterao. O@s< Bsta configurao ' utilizada normalmente pelo setor de vidros planos.

A.. - Permite c!lculo incompleto


Sem estar com o @oto acionado. impede c9lculos ;uando nem todas as peas foram posicionadas. 4por no haver chapas em nEmero ou tamanho suficiente para conter todas as peas ;ue devem ser cortadas6
As informaes deste documento podem ser alteradas sem aviso pr'vio. Wltima atualizao< #"A$%A$%

Potrebbero piacerti anche