Sei sulla pagina 1di 4

O Plano de Deus e o Pecado Lidio Feix

De vez em quando se ouve algum falar que a entrada do pecado frustrou o Plano de Deus para o homem. Esta no exatamente uma expresso feliz, porque no corresponde verdade, e podemos buscar uma analogia no mundo natural para entendermos melhor a situao. Sabemos que todas as guas escorrem sempre para o nvel mais baixo. Um rio sempre se escoa para o mar, mas nem toda a gua do rio chega at l. Parte dela se evapora, e outra parte se infiltra na terra; apenas uma pequena parte do total chega ao seu destino final. O Plano de Deus para o homem semelhante a um rio que se escoa em direo ao mar. Suas guas podem ser desviadas, ou at mesmo barradas, mas sempre iro se amontoar, elevar seu nvel e contornar o obstculo, seja pelos lados, seja por cima dele, e vo retomar seu caminho em direo ao mar. Nenhum obstculo capaz de parar as guas de um rio; no mximo, iro retardar o seu curso, mas ele cedo ou tarde seguir o seu caminho. A entrada do pecado no mundo perfeito que Deus criou semelhante a um obstculo posto no caminho de um rio. Ainda que algum pudesse anular a Lei da Gravidade e parar as guas de um rio, nada, nem ningum, jamais poderia frustrar nenhum plano de Deus. Quando iniciou sua rebelio, ainda no Cu, o pai da mentira determinou-se a criar uma situao onde pudesse desfrutar para si das honras que so devidas apenas e somente a Deus. Por mais poderoso, por mais sbio, por mais habilidoso, por mais influente que o antigo anjo querubim cobridor pudesse ser, jamais passaria de uma criatura, jamais passaria de um ser criado, jamais passaria de um ser que no tem vida em si mesmo, jamais passaria de um ser dependente do seu Criador, e que, por tudo isso, jamais poderia equiparar-se ao seu Deus e Criador. Satans jamais teve, e nunca ter poder para frustrar nenhum Plano de Deus. A sua tentativa de rebelar o Universo atrs de si contra Deus nunca teria resultado maior do que tentar bloquear as guas de um rio.

Os engenheiros que constroem barragens em rios sabem que necessrio deixar nelas uma abertura, um vertedouro, para que as guas continuem se escoando, pois do contrrio elas subiro, e subiro at passar por cima da represa para que o rio continue seu curso. Sabemos que quando um rio transborda por sobre a sua represa pode causar grande destruio, e at destruir a barragem. Pensar que o Plano de Deus para o homem tenha sido frustrado pelo pecado , ao mesmo tempo, tanto atribuir a Satans um poder e uma influncia que ele no tem, como tambm, talvez de uma forma imperceptvel, supor que a onipotncia e a oniscincia de Deus possam ser limitadas, o que uma incoerncia. Pelo prprio significado das palavras, onipotncia significa poder sem limites, da mesma forma que oniscincia define conhecimento ilimitado. Quando o pecado surgiu, primeiro no Cu e depois neste mundo, Deus no precisou improvisar porque no foi tomado de surpresa, mas colocou em ao a alternativa que estava pronta desde antes da Criao do mundo. Essa alternativa Deus chamou de Evangelho Eterno, um plano que foi elaborado para compensar o mau uso do maior bem que Ele concedeu aos seres inteligentes que criou, o livre-arbtrio. No h limites para o poder de Deus, nem para o Seu conhecimento, nem para a Sua criatividade, e nem mesmo para Seu amor por ns. Por isso o Evangelho Eterno foi preparado, para que houvesse uma alternativa de salvao se o homem escolhesse pecar, para que cada pessoa tivesse uma nova oportunidade, se quisesse novamente ter acesso vida eterna que o pecado nos tira. O que os homens precisam saber que todos pecaram e carecem da glria de Deus. (Rom. 3.23) Todos estamos contaminados pelo veneno mortal do pecado, porque o salrio do pecado a morte. (Rom 6:23, pp) Os homens precisam reconhecer que estamos contaminados pelo veneno do pecado a no podemos fazer nada para nos livrar dele; a cura no est em ns, ela est alm da nossa capacidade e poder. Os homens precisam admitir que pecamos contra o Rei do universo, que pecamos contra o nosso Deus Criador e Fonte da Vida, e que nada, nada existe que possamos fazer, em nossas prprias foras, para resolver o problema. a que entra o Evangelho Eterno, e se chama Evangelho Eterno porque Deus sempre ofereceu a salvao aos homens de um nico modo: justificando os pecadores arrependidos

por Sua graa, mediante a f nos mritos de Jesus, o nico nome dado abaixo dos Cus mediante o qual importa que sejamos salvos (Atos 4:12). Os homens precisam saber que o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Rm. 6:23) E precisam saber que isto s acontece Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unignito, para que todo o que nEle cr no perea, mas tenha a vida eterna. (Joo 3:13) verdade que os atrativos, os falsos atrativos deste mundo fazem com que a maioria das pessoas abandone o caminho da Vida, da mesma forma como as guas que se evaporam e abandonam o leito do rio, ou como as guas que se infiltram na terra e ficam perdidas pelo caminho. Todas essas pessoas desprezam a suprema oferta de amor que Deus fez a toda a humanidade, e perdem o interesse de se juntar ao Grande Mar de todos os salvos. Apocalipse 17:15 nos diz que guas so povos, multides, naes e lnguas. Num sentido alegrico e mais amplo, o Grande Mar a imensa multido formada pelos fiis de todos os mundos no-cados, aos quais os salvos de todas as pocas da Terra somos convidados a nos juntar para entoar louvores ao Rei nosso Deus. A vida de cada um de ns como guas de um rio, de um rio que Deus programou para desaguar nEle. Mas, assim como num rio natural, grande parte das guas se evaporam e vo para o espao, e outra parte ainda maior fica pelo caminho, infiltrada na terra. Apesar disso, a proposta de Deus : S fiel at a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Apoc. 2:10) O convite de Deus para sermos fiis at o fim. Jesus garante Seu apoio: ...estarei convosco todos os dias, at a consumao do sculo. Mateus 28:20) E voc? O que voc vai fazer? Vai se evaporar? ou vai sumir na terra? Ou vai ser fiel at o fim, e ento cair nos braos de Jesus?

Voc deseja estar no Grande Mar dos fiis de todo o Universo, que muito em breve estar reunido em torno de Jesus? Lembre sempre disso: s estar l quem decidir isso aqui e agora. Deus j fez tudo quanto era preciso fazer para garantir a nossa salvao. Deus tudo pode; a nica coisa que Ele no pode fazer o que no faz porque voluntariamente Se limita. Ele respeita seu livre arbtrio, mas espera que aceite a salvao que lhe proposta. A deciso sua.

Potrebbero piacerti anche