Sei sulla pagina 1di 4

Competncia: Ato administrativo 1

o conjunto de poderes conferido por lei aos agentes pblicos para um eficiente desempenho de suas funes.
O professor Celso Antnio Bandeira de mello destaca o fato de os agentes pblicos possurem, acima de tudo, deveres e , por essa razo, que o Direito lhes confere poderes: Crculo compreensivo de um plexo de deveres pblicos a serem satisfeitos mediante o exerccio de correlatos e demarcados poderes instrumentais, legalmente conferidos para a satisfao do interesse pblico ( B. de Mello).
1 2

Aula 6 Professor William Collyer. Email: profwillcollyer@hotmail.com Face: will tkd

Maria Zanela Sylvia Di Pietro prefere usar o termo SUJEITO. Os ensinamentos do professor B. de Mello vo de encontro aos artigos da Lei 9784/99, observe:
a) b) de exerccio obrigatrio para os rgos e agente pblicos; irrenuncivel. No obstante, o exerccio da competncia pode ser parcial e temporariamente delegado, desde que atendidos os requisitos legais. A delegao, de toda forma, no implica renncia competncia de agente delegante, que pode efetuar a delegao com ressalva de exerccio da atribuio delegada, alm de poder revogar a delegao a qualquer tempo.

c) intransfervel. Valem, aqui, as mesmas ressalvas feitas acima, acerca da delegao. A delegao no transfere competncia, mas somente, em carter temporrio, o exerccio de parte das atribuies do delegante, o qual tem a possibilidade de permanecer exercendo-a concomitantemente com o delegado (ressalva de exerccio de atribuio delegada), e de revogar a delegao a qualquer tempo;

Art. 11. A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos.

Art. 12. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo aplica-se delegao de competncia dos rgos colegiados aos respectivos presidentes.
d) Imodificvel pela vontade do agente. e) Imprescritvel. Alguns doutrinadores falam ainda sobre a IMPRORROGABILIDADE como atributo da competncia.
3 4

9784/99, cap. VI, da Competncia.

Delegao:
Art. 11. A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. Art. 12. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial.

Art. 13. No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. Art. 14. O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial. 1o O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. 2o O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. 3o As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegado.

Avocao: Art. 15. Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.

Usurpao de funo: Crime. Pessoa que no foi investida de forma alguma em cargo, emprego ou funo. No possuindo nenhuma relao jurdica funcional com a Administrao. Funo de fato: Pessoa investida em cargo, emprego ou funo pblica, porm, h alguma irregularidade. Di Pietro cita os seguintes exemplos: Falta de requisito legal para a investidura, como: certificado de sanidade vencido; inexistncia de formao universitria para funo que a exige etc.. O ato ser vlido de acordo com a teoria da aparncia, o mesmo no acontece no caso de usurpao de funo, onde o ato ser inexistente.

Finalidade: requisito vinculado, a finalidade o objetivo de interesse pblico pretendido com a prtica do ato. Sempre que o ato for praticado visando a defesa de interesse alheio ao interesse pblico, ser nulo por desvio de finalidade ou dtournement du pouvoir.

Forma: Forma: requisito vinculado, envolvendo


o modo de exteriorizao e os procedimentos prvios exigidos na expedio do ato administrativo. Diante da necessidade de controle de legalidade, o cumprimento da forma legal sempre substancial para a validade da conduta. Em regra, os atos administrativos devero observar a forma escrita, admitindo -se excepcionalmente atos gestuais, verbais ou expedidos visualmente por mquinas, como o caso dos semforos, especialmente em casos de urgncia e transitoriedade da manifestao.

10

Motivo: a situao de fato e o fundamento jurdico que autorizam a prtica do ato. Constitui requisito discricionrio porque pode abrigar margem de liberdade outorgada por lei ao agente pblico. Exemplo: a ocorrncia da infrao o motivo da multa de trnsito. No se confunde com motivao, que a explicao por escrito das razes que levaram prtica do ato.

Teoria dos motivos determinantes: A motivao (exposio , declarao por escrito do motivo que ensejou a prtica do ato), em regra, elemento obrigatrio dos atos administrativos. Cabe lembrar que muito excepcionalmente a motivao no obrigatria. Sempre que um ato for motivado, seja a motivao obrigatria ou no, os motivos escritos devero estar de acordo com a realidade, caso contrrio o ato ser NULO.

11

12

Objeto: o contedo do ato, a ordem por ele determinada, ou o resultado prtico pretendido ao se expedi -lo. Todo ato administrativo tem por objeto a criao, modificao ou comprovao de situaes jurdicas concernentes a pessoas, coisas ou atividades sujeitas ao da Administrao Pblica. O objeto requisito discricionrio.

Mrito do ato Administrativo


Motivo r i t Objeto

Segundo Hely Lopes Meirelles: o mrito administrativo consubstancia-se na valorao dos motivos e na escolha do objeto no ato, feitas pela administrao incumbida de sua prtica, quando autorizada a decidir sobre a convenincia, oportunidade e justia do ato a realizar.

No se admite julgamento do mrito administrativo pelo poder judicirio.


13 14

FUNDAMENTO

COMPETNCIA

EFEITO

Anulao

ILEGALIDADE

PODER JUDICIRIO

EX TUNC. (RETROAGE)

ADM PBLICA Revogao CONVENINCIA/ OPORTUNIDADE ADM PBLICA SOMENTE. EX NUNC. (NO RETROAGE) P/ FRENTE. NEXT

15

Potrebbero piacerti anche