Sei sulla pagina 1di 19

Paulo e Csar: uma Nova Leitura de Romanos

(Publicado originalmente em A Royal Priesthood: The Use of the Bible Ethically and Politically, ed. C. Bartholemew, 2002, Carlisle: Paternoster, 173193.)

N. T. Wright

Introduo Ns nos distanciamos rapidamente nos ltimos anos da antiga separao, que era presumida e inserida na gama de estudos bblicos no Ocidente, entre religio e poltica. Passamos a perceber que tentar separar as duas coisas no mundo antigo, especialmente no Oriente Mdio, to intil quanto tentar faz-lo em certas partes do mundo moderno. H agora um salto qntico se realizando para longe da antiga forma de se ler a Bblia, na qual certas implicaes polticas podiam ser deduzidas aqui e ali de textos que eram (evidentemente) sobre alguma outra coisa e em que a concentrao eventual em alguns textos isolados pode-se pensar na questo do tributo na tradio sintica e no notrio primeiro pargrafo de Romanos 13 eram os nicos lugares no Novo Testamento onde questes realmente polticas vieram tona. (At recentemente, o Apocalipse permanecia fora do cnon implcito de muitos estudiosos do Novo Testamento e, mesmo quando ele era considerado, sua marcante significncia poltica era freqentemente limitada a reflexes sobre o dcimo terceiro captulo.) Mas, agora, todos ns fomos alertados para o fato de que o reino de Deus era por si mesmo, e permaneceu, um conceito completamente poltico; de que a morte de Jesus foi um evento completamente poltico; de que a existncia e o crescimento da igreja primitiva foi uma questo de formao de comunidade, freqentemente em conflito com outras comunidades. H, claro, um perigo, nem sempre evitado nos estudos recentes, de ver o Novo Testamento, agora, simplesmente do sentido oposto, mas ainda dentro do paradigma do Iluminismo: em outra palavras, de declarar que tudo poltica e que ler o Novo Testamento como religio ou teologia domestic-lo ou particulariz-lo. O fato de que seja assim para alguns no nos d desculpa para deixar de fazer nosso melhor para reintegrar aquilo que o Iluminismo separou, tanto em nome do estudo srio da histria antiga quanto em nome do estudo bblico responsvel para o mundo de hoje. O que eu quero neste artigo introduzir, por meio de um exerccio de exegese muito 1 especfico, a questo de como repensar e localizar Paulo dentro desse novo mundo . Eu tenho uma sugesto a fazer, sugesto que venho desenvolvendo nos ltimos anos em conversao com um grupo de estudiosos, a maioria americanos, que esto trabalhando nessa rea, cujo lder mais evidente Richard A. Horsley, da Universidade de Massachusetts, editor de dois volumes de artigos 2 selecionados chamados Paulo e Imprio e Paulo e Poltica . Para entender de onde essa proposta est vindo e para onde est indo, precisamos voltar um pouco e considerar o que vem acontecendo nos estudos sobre Paulo durante a ltima gerao. Aproximadamente vinte e cinco anos atrs, os estudos sobre Paulo receberam um estmulo repentino e benfico que continua ativo ou, dependendo do ponto de vista, receberam um duro golpe do qual continuam tentando se recuperar. Em seu Paul and Palestinian Judaism, E. P. 3 Sanders props o que um escritor chamaria de nova perspectiva sobre Paulo . A tese central de
1 O que segue uma verso ligeiramente revisada de minha 2000 Manson Memorial Lecture, a ser publicada no BJRL. 2 Um tratamento mais geral e de maior abrangncia que mostra a direo em que tais ventos esto soprando Horsley e Silberman, Message. Ver tambm Elliott, Liberating. (Bibliografia no final do artigo.) 3 Ver Dunn, New Perspective.

Sanders, que eu considero firmemente estabelecida em linhas gerais, se no em todos os detalhes, que o quadro do Judasmo presumido na maior parte das leituras protestantes de Paulo historicamente inacurado e teologicamnete enganoso: os judeus do primeiro sculo no eram proto-Pelagianos e Paulo no os atacou como tais. A tese de Sanders foi explicitamente apresentada como um estudo sobre a religio do Judasmo em relao de Paulo; essa sempre foi uma proposta parcial, salientando ou deixando de lado grandes reas da teologia paulina, de tal forma que, algumas vezes, as respostas a Sanders vindas de telogos protestantes irados erraram o 4 alvo . A proposta de Sanders tinha seus prprios objetivos como estudo de religies; aquilo que ela controvertia no era o mesmo tipo de coisa que a perspectiva luterana, sendo, de algumas maneiras, mais uma tentativa de ver o Cristianismo de uma perspectiva modernista de comparao de religies do que de uma perspectiva teolgica clssica. Esses questionamentos nos induzem a reflexes ulteriores para as quais este no o lugar. Os debates subseqentes sobre a validade da nova perspectiva como um todo e em suas partes (com assuntos tais como a relao entre aliana e apocalptica, e a frase a f de/em 5 Jesus Cristo) continuam a engajar estudiosos e a produzir diferentes leituras do texto . Eu no quero sugerir aqui que esta linha de trabalho poderia ou deveria chegar agora a um fim. Ao contrrio, eu quero complicar as coisas propondo que h ainda uma dimenso toda em Paulo que tanto a velha quanto a nova perspectiva ignoraram e que deve ser considerada em discusses subseqentes. Uma Outra Perspectiva? Comeo com um fato que confesso no ter apreciado at bem recentemente, o que, por si mesmo, revela algo sobre as direes para as quais os estudos do Novo Testamento tm olhado e para onde no tm olhado. No mundo do Mediterrneo, onde Paulo exerceu sua vocao como apstolo dos gentios, os pagos, a religio que crescia mais rapidamente era o culto 6 imperial, a adorao a Csar . Na prpria Roma, como se sabe, os imperadores da dinastia jlio-cludia s recebiam explicitamente honras divinas depois de suas mortes, embora ser saudado como o filho de um recm deificado Jlio ter sido parte importante da carreira de Augusto, e de seus sucessores, tanto em Roma quanto no exterior. Mas no Oriente e o Oriente aqui comea, de fato, na Grcia, no apenas no Egito as provncias no viam necessidade de se conter. Com uma longa tradio de culto aos governantes remontando pelo menos a Alexandre, o Grande, cidades e provncias locais ficavam, em muitos casos, muito felizes por poder demonstrar sua lealdade ao imperador ao 7 estabelecer um culto em honra dele, e competir pelo privilgio de lhe prover um templo .

4 Gundry, Grace; Schreiner, Paul; Seifrid, Justification, The New Perspective and Christ. Um novo e importante projeto para refutar Sanders est a caminho, do qual o primeiro volume surgiu quando este artigo estava para ser publicado: Carson, et al. (eds.), Justification. 5 Sobre a convergncia entre aliana e apocalptica no pensamento de Paulo, ver especialmente Martyn, Galatians. Sobre os argumentos bsicos em torno de debate f de Jesus Cristo versus f em Jesus Cristo, ver a discusso entre Richard B. Hays e James D.G. Dunn em Johnson and Hay (eds.), Pauline Theology. 6 Price, Rituals, 1-22; Zanker, Power, 1-4; Wright, Pauls Gospel. 7 Sobre o impacto disso em Corinto por volta da poca em que Paulo estabeleceu a igreja ali, ver Winter, After Paul, captulo 12.

Esse aspecto do imprio Romano tem sido amplamente estudado e os debates restantes por exemplo, sobre a relao exata entre esse culto e aquele de governantes orientais anteriores no afetam o ponto bsico que estou defendendo. O mundo religioso da poca era, claro, totalmente pluralista, e no havia expectativa de que esse novo culto fosse desbancar as religies greco-romanas tradicionais em todas as suas formas, ou ele mesmo ser desafiado por uma delas. De fato, freqentemente, eles eram combinados, como o demonstram esttuas do imperador 8 em forma de Jpiter ou de outro deus bem conhecido . Mas, enquanto os livros e cursos tradicionais que tratam da antigidade tardia tendem a apresentar o culto ao imperador simplesmente como um elemento dentro de um ambiente de religies, filosofias e teologias variadas, dando aos estudantes a impresso de que era uma parcela relativamente insignificante entre aspectos mais importantes do pensamento e da vida pag, cada vez mais evidente que para muitas pessoas na Grcia, sia Menor e Egito com exceo do ltimo, os pontos centrais do trabalho missionrio de Paulo o culto a Csar era crescente, claramente visvel e poderoso precisamente por sua rede de lealdades poltica e religiosa. Como muitos escritores tm salientado ultimamente, no necessria forte presena militar para policiar um imprio se os cidados adoram o imperador. Por outro lado, uma vez que Roma trouxe paz para o mundo, provendo salvao do caos, criando um novo sentido de unidade a partir de pluralidades previamente em disputa, havia algo de inevitvel no fato de Roma e do imperador, como seu regente, serem vistos como divinos. Roma tinha feito Augusto tinha feito o tipo de coisa que s os deuses podem fazer. Roma tinha poder: o poder de varrer toda oposio; o poder, portanto, para criar uma extraordinria nova ordem mundial. Roma alegava ter trazido justia ao mundo; de fato, a deusa 9 Iustitia foi uma inovao de Augusto, intimamente relacionada ao principado . A posse do imperador, assim como seu aniversrio, podia, portanto, ser saudada como euaggelion, boas novas (devemos nos lembrar que a maior parte do imprio falava a lngua grega, inclusive, com certeza, as regies onde Paulo trabalhou). O imperador era o kyrios, o senhor do mundo, aquele que exigia submisso e lealdade de seus sditos por todo o imprio. Quando ele fazia, pessoalmente, uma visita oficial a uma colnia ou provncia, a palavra para sua presena real era parousia. Com tudo isso em mente, abrimos na primeira pgina das cartas de Paulo, 10 conforme organizadas no Novo Testamento, e o que ns encontramos ? Encontramos Paulo escrevendo uma carta igreja em Roma, apresentando a si mesmo como o mensageiro designado pelo nico Deus verdadeiro. Ele traz o evangelho, o euaggelion, do filho de Deus, o Messias davdico, cujo carter messinico e filiao divina so validados por sua ressurreio, e que, como os Salmos insistem, o Senhor, o kyrios, do mundo inteiro. A tarefa de Paulo trazer o mundo, todas as naes, para uma submisso leal hypakoe pisteos, a obedincia da f a esse Senhor universal. Ele est ansioso para anunciar esse euaggelion em Roma, no se envergonhando, porque essa mensagem o poder de Deus que cria salvao para todo aquele que lhe leal, tanto judeus quanto gregos. Por que isso? Porque nessa mensagem (esse evangelho do filho de Deus), a justia de Deus, a dikaiosyne theou, revelada. Aqueles dentre ns que lem Romanos, escrevem artigos sobre Romanos, palestram sobre Romanos, pregam sobre Romanos j h muitos anos, podem se sentir desculpados se esfregarem os olhos em incredulidade. A maioria dos comentadores de Romanos 1:1-17 insiste que esse trecho forma a introduo temtica da carta. Nenhum que eu saiba (incluindo eu mesmo) havia sugerido que ele deve ter soado em Roma como
8 Ver Zanker, Power, 318. 9 Ver, e.g., Ovid, Epistuale ex Ponto 3.6.25; Acts of Augustus, ch. 34, and OCD, s.v., Iustitia (791). 10 Mais detalhes sobre tudo o que se segue encontra-se no meu comentrio sobre Romanos, NIB, X.

uma pardia do culto imperial, e que Paulo deve ter pretendido isso. Se ns pularmos, por um momento, para o outro extremo da carta, a impresso a mesma. A exposio temtica conclui com 15:7-13, onde a aceitao mtua entre cristos judeus e cristos gentios em uma nica famlia de Deus em Cristo, produzindo uma adorao mundial unida, em cumprimento das profecias nas Escrituras, o alvo de todo o evangelho. Paulo constri uma seqncia cuidadosa de passagens das Escrituras para provar o ponto, salientando, de passagem, a universalidade do domnio de Jesus Cristo, o kyrios (Sl 117:1, citado no v. 11, repete todos: todas as naes, todos os povos). A citao final de Isaas 11:10, uma das grandes passagens messinicas de Isaas, e Paulo escolheu uma passagem que, como consta na Septuaginta, faz aluso a Romanos 1:3: A raiz de Jess aparecer, aquele que se levanta (ho anistamenos) para governar as naes; nele todas as naes esperaro. O carter davdicomessinico de Jesus, mais uma vez, confirmado por sua ressurreio, e significa que ele o verdadeiro soberano sobre as naes. Isso no pode ser algo diferente, eu proponho, do que um desafio direto ao soberano atual sobre as naes, o prprio Csar. Austin Farrer, ao palestrar sobre Romanos em Oxford, no incio da dcada de 50, costumava ler Romanos 1:8-15, em voz alta, e ir direto para 15:14 e o trecho seguinte. Ele ento perguntava a seus ouvintes: por que Paulo se interrompeu e colocou todo aquele outro contedo no meio? De modo similar, eu quero colocar a questo: se Paulo estruturou essa grande carta com uma introduo e uma concluso teolgicas que parecem to claramente ecoar e, desta forma, desafiar o domnio de Csar com o domnio de Jesus Cristo, seria o restante da carta, de alguma forma, sobre isso tambm e, em caso afirmativo, como? E o que tudo isso tem a ver com nossas leituras tradicionais de Paulo, tanto na velha quanto na nova perspectiva? Antes de poder tratar disso, so necessrios alguns comentrios iniciais sobre o ponto em que ns j chegamos. Comentrios Iniciais Primeiro, uma observao sobre o tratamento dado no meio acadmico a Romanos 1:3-4. Quando eu trabalhei pela primeira vez com Romanos, em meados da dcada de 70, eu estava consciente daquilo que posso chamar apenas de uma poderosa contracorrente no meio acadmico que resistia a qualquer tentativa de permitir que Paulo estivesse interessado no carter davdico-messinico de Jesus, para no falar em Paulo afirmar ou fazer disso algo central. Romanos 1:3-4 era normalmente vista como uma frmula pr-paulina no tanto, penso eu, por causa de sua estrutura ou fraseologia, mas porque o carter messinico, especialmente com uma 11 referncia explcita a Davi, estava fadado a ser estranho teologia de Paulo . Comentadores, ento, se apressavam em direo a 1:16-17, que era vista como a verdadeira afirmao do tema da carta e, de fato, do evangelho. Eu achava, ento, e ainda acho, que isso representava parte de uma des-judaizao de Paulo, uma insistncia em que ele no podia pensar em categorias como a de 12 messias; e eu argumentei extensivamente a favor do ponto de vista oposto em outro trabalho . Agora, eu percebo que essa tendncia tambm representa uma des-politizao de Paulo, um desejo
11 Ver, e. g., Ksemann, Commentary, 5, que afirma que messianismo uma categoria que Paulo no enfatiza. De modo similar, Jewett, Redaction, 101. 12 Wright, Climax, 18-55

de transferir sua teologia para longe de uma confrontao com os poderes do mundo e em direo a uma esfera mais segura de uma f, uma religio, uma teologia na qual a nica coisa que algum precisa dizer a respeitos dos governantes do mundo que Deus os ordenou e que eles devem, em princpio, ser obedecidos. (Eu retornarei a Romanos 13 no devido momento). As razes dessa desjudaizao e des-politizao de Paulo esto fora do escopo desse artigo, mas eu imagino que no seriam muito difceis de encontrar. Meu segundo comentrio ressaltar que Romanos no , de forma alguma, nica 13 em sua referncia disfarada e subversiva a Csar . Eu escrevi em outro artigo sobre como Filipenses 2:5-11 e 3:19-21 podem ser vistos como contendo referncia explcita ao culto e propaganda imperiais, com, mais uma vez, a conseqncia principal de que Jesus Cristo o verdadeiro kyrios do mundo, de modo que Csar, obviamente, no o . De fato, eu argumentei que todo o terceiro captulo de Filipenses poderia e deveria ser lido como uma exortao anti-imperial disfarada: assim como Paulo havia abandonado seus privilgios judaicos para encontrar a Cristo, os filipenses deveriam estar, no mnimo, preparados para no tirar vantagem do fato de pertencerem a uma colnia romana, com o mesmo fim em mente (encontrar a Cristo). Filipos era, claro, uma colnia romana (no que todos os cristos filipenses fossem cidados romanos, mas todos haviam se beneficiado, ou tinham esperana de se beneficiar, do fato de serem parte da 14 cidade colonial) . Pode-se mostrar que algumas pistas em 1 Tessalonicenses apontam para a mesma direo: quando disserem paz e segurana, ento repentina destruio lhes sobrevir (1 Ts 5:3). E paz e segurana, argumenta-se, era parte da propaganda imperial romana no primeiro 15 sculo . Terceiro, ao salientar o contexto imperial nos escritos de Paulo e propor que em alguns pontos, pelo menos, Paulo est conscientemente parodiando e subvertendo a ideologia imperial, eu no estou sugerindo, de forma alguma, que Paulo tenha derivado sua teologia, em linhas gerais ou nos detalhes, do mundo do paganismo greco-romano em geral ou do culto imperial em particular. No devemos confundir derivao com confronto. Alguns daqueles que fizeram essa conexo parecem us-la como uma forma de retroceder cinqenta anos de trabalho, desde W. D. Davies a E. P. Sanders e ainda alm, de inserir Paulo dentro do mundo do judasmo do Segundo Templo, e voltar no tempo para um projeto anterior de histria das religies no qual 16 Paulo teria derivado seus temas centrais do mundo no-judaico da antigidade tardia . Como espero j ter indicado, mas que quero enfatizar aqui, minha leitura depende precisamente do fato de Paulo ser e permanecer um pensador judeu, dirigindo-se ao mundo pago com o anncio de que o Deus de Abrao, Isaque e Jac o verdadeiro Deus, e que esse Deus agora provou tal afirmao ao ressuscitar Jesus dentre os mortos, o qual , desta forma, o Messias judeu e, portanto, o Senhor do mundo inteiro. Esta, de fato, a lgica por trs de toda a misso aos gentios no que Paulo estivesse abandonando o Judasmo, mas o estava, alegadamente, cumprindo. Aqui, e no pela nica vez, ns encontramos paralelos fascinantes entre Paulo e o quase contemporneo Sabedoria de Salomo, que se dirige aos governantes do mundo com o anncio de que o Deus de Israel o
13 Reconheo com gratido o trabalho do Dr Peter Oakes da Universidade de Manchester,cujos estudos de Filipenses me alertaram pela primeira vez sobre todo esse tema, embora ele no deva ser considerado responsvel pelo quadro maior que estou tentando esboar, com todos os seus perigos e pontas soltas. Ver Oakes, Philippians. 14 Ver Wright, Pauls Gospel and Caesars Empire. Eu no acho que o uso eventual por Paulo de sua prpria cidadania romana esteja em conflito fundamental com essa posio. 15 Georgi, Theocracy, 28; Hendrix, Archaeology, 109; Koester, Imperial Ideology,161-62. 16 Ver Sabedoria 6:1-11; 15-19.

verdadeiro Deus, que no apenas d sabedoria aos governantes, mas que vindicar seu povo da 17 opresso pag . Quarto, se h, de fato, uma referncia a Csar e a seu culto em Romanos, Filipenses e alhures, seria um erro universalizar isso e imaginar que Paulo est disfaradamente se opondo a Csar em toda sorte de outros lugares. O tema no to bvio na correspondncia aos corntios, 18 embora, recentemente, um estudo tenha alegado encontr-lo ali tambm . ainda mais difcil de 19 v-lo em Glatas embora ali tambm um recente escritor tenha tentado faz-lo . Ao contrrio, eu proponho que a argumentao anti-imperial de Paulo parte de uma linha de raciocnio que tem sido marginalizada em muitos tratamentos sistemticos de seu pensamento, mas que deveria ser reconhecida e reabilitada: o confronto entre o evangelho e os poderes do mundo, entre o evangelho e o paganismo em geral. O evangelho de Paulo permaneceu completamente judaico: sua crtica idolatria e imoralidade, tambm com paralelos na tradio de escritos de sabedoria, a crtica judaica padro de largo alcance, afiada, mas no significativamente modificada, pelo evangelho de Jesus. Essa outra perspectiva que estou propondo, que levemos a srio a referncias subversivas de Paulo a Csar, parte de um ponto mais abrangente que venho defendendo em vrios trabalhos: que consideremos Paulo seriamente como o apstolo judeu para o mundo pago, e que pensemos atravs de sua teologia e religio no apenas como a expresso de uma histria das religies em abstrato, mas como um confronto com o paganismo em suas muitas variedades o culto a Csar sendo uma das mais poderosas, alm de visvel, rapidamente crescente e 20 normalmente ignorada no meio acadmico . Quinto, e talvez o mais importante, eu no estou propondo que desistamos de olhar para Paulo como um telogo e que o leiamos simplesmente como um poltico disfarado. H o risco, nem sempre evitado por Horsley e seus colegas, de ignorar os temas teolgicos principais em Paulo e simplesmente pegar partes de seus escritos para encontrar auxlio para preocupaes polticas do mundo ocidental contemporneo. Na verdade, Paulo no tem sido muito usado no pensamento poltico cristo, e muito trabalho ainda resta por fazer nesta rea. Mas no devemos ser tolos a ponto de supor que podemos substituir uma leitura unidimensional teolgica por uma leitura unidimensional poltica. Pelo contrrio: minha proposta que reconheamos em Paulo, em total integrao, aquilo que a cultura ocidental ps-iluminista separou. Nossas lutas pela integrao entre f e histria, entre igreja e sociedade, entre natural e supernatural, simplesmente no se pareciam com isso no primeiro sculo. Antes, a questo : como ns podemos descrever adequadamente o que nos parecem diferentes dimenses do pensamento de Paulo de forma que faa justia exegese do texto e que tambm, possivelmente, d uma lio ao incio do sculo vinte e um sobre pensamento integrado? Talvez seja irnico que telogos e exegetas estejam descobrindo aqui a importncia de pensamento poltico srio justamente quando os prprios
17 Ver, e.g., Georgi, Theocracy; Koester, Imperial Ideology 18 Ver Winter, After Paul. Sobre o culto imperial em Corinto, ver Chow, Patronage. Ver tambm Horsley, Rhetoric. Talvez devssemos explorar mais, neste aspecto, os conflitos entre o evangelho e os poderes em 1 Co 2, o domnio e a vitria de Cristo em 1 Co 15, assim como outros temas (ponto que me foi alertado pelo Dr Andrew Goddard em um dilogo). 19 Ver Winter, Imperial Cult. Ver a monografia de Winter a ser lanada , The Imperial Gods and the First Christians: Conflict over the Beginning of All Things. 20 Como Horsley afirma (Introduction, em Paul and Empire, 3): Uma vez que to pouca ateno tem sido dada ao contexto imperial romano da misso de Paulo e suas relaes com ele, estamos apenas no ponto de tentar formular questes adequadas e estratgias de pesquisa provisrias. Sobre minhas propostas de maior abrangncia, ver Climax e tambm What St Paul Really Said.

polticos parecem, finalmente, ter abandonado essa busca. Em Direo de uma Nova e Multi-Dimensional Leitura de Paulo Uma vez levantadas todas essas questes, deve estar claro que no faremos justia a Paulo simplesmente organizando pontos e pedaos de suas cartas de acordo com os esquemas doutrinrios da teologia dogmtica regular Deus, humanidade, pecado, salvao, e assim por diante ou de acordo com os padres de religio (entrada, permanncia, e assemelhados). Crenas doutrinrias so importantes; teoria e prtica religiosas so importantes; mas, so importantes como partes de um todo maior, e estou sugerindo que esse todo maior deve incluir a impresso de conflito, em Paulo, entre o evangelho e os principados e potestades, em geral, e Roma e Csar, em particular. Como podemos descrever tudo isso sem deixar que um elemento ganhe uma falsa proeminncia sobre os demais? Eu propus, em outra obra, uma mtodo de anlise de vises de mundo e o 21 empreguei, em grande escala, no meu tratamento histrico de Jesus . Vises de mundo, eu proponho, podem ser entendidas como uma combinao de prtica, narrativa, smbolo e teoria, que originam e so expressas como um conjunto de intenes e motivaes, por um lado, e de crenas especficas, em vrios nveis, por outro. Sem entrar em mincias, eu vou oferecer uma viso geral desses elementos, tentando mostrar como essa outra perspectiva que estou propondo no somente encontra um lugar ao lado de outros elementos, mas tambm altera a forma e o equilbrio do todo. Isso me trar de volta, em minha seo final, a outras reflexes sobre partes de Romanos entre 1:1-17 e 15: 7-13. As passagens que acabei de mencionar, assim como o restante de Romanos 15, fornecem uma excelente descrio das intenes e motivaes de Paulo, as quais so apoiadas por aquilo que sabemos de sua prtica habitual (em outras palavras, temos boas razes para pensar que aquilo que ele diz para os romanos sobre seus objetivos gerais no apenas uma cortina de fumaa retrica, mas representa realmente seu modo de pensar). Ele acreditava ter uma vocao nica por parte do Deus de Israel, o Deus criador e Deus da aliana, que o colocava em dvida para com o mundo inteiro, uma vez que era tarefa dele fazer ao mundo o anncio de que Jesus era Senhor e que Deus o havia ressuscitado dentre os mortos. Sua estratgia amadurecida para obedecer a tal vocao envolvia o trabalho contnuo de proclamao e desenvolvimento da igreja na Grcia e na sia Menor, com Jerusalm e Antioquia como bases; agora, era hora de ir a Itlia, Espanha e, presumivelmente, Glia (embora ele no a mencione). Seu objetivo era estender o domnio de Jesus, o verdadeiro Senhor do mundo, plantando clulas de pessoas leais a Jesus, cuja lealdade seria evidenciada especialmente por uma unio que ultrapassava barreiras tnicas e culturais. Com este fim, ele havia realizado uma coleta das igrejas dos gentios e estava a caminho de Jerusalm para d-la aos cristos judeus de l; era um smbolo poderoso de que Jesus Senhor e que os principados e potestades, que mantinham o mundo dividido em categorias e lealdades separadas, no o eram. A prtica simblica de Paulo como esboada em Romanos 15 indica a narrativa controladora que ele estava vivendo, que pode, claro, ser comparada com as vrias histrias que ele conta, explcita e implicitamente, por todos os seus escritos. Podemos traar seis histrias que
21 Ver New Testament, Parte II, caps. 3-5; e Jesus.

se entrelaam, partindo da escala maior para a menor. Em cada caso, a histria sobre um nico Deus verdadeiro, revelado em ao mxima e decisiva em Jesus e no Esprito, desafiando e derrotando deuses rivais. , em outras palavras, uma variao crist das histrias judaicas regulares do perodo do Segundo Templo, confrontando, como muitas dessas histrias, o mundo do paganismo. A grande histria que Paulo conta freqentemente, especialmente em Romanos, a histria da criao e da nova criao. Essa a histria judaica de um bom Deus criador dando origem a uma boa criao e, ento, quando a criao arruinada pela rebelio da humanidade, realizando seu resgate no por abandonar a antiga e comear uma nova em folha, mas como um ato de nova criao a partir da antiga. A ressurreio de Jesus , para Paulo, o prottipo da nova criao; o Esprito o agente, j em ao. Paulo aplica para a prpria criao o tema do xodo, da redeno da escravido. A segunda histria a narrativa da aliana, a partir de Abrao, passando por Moiss e pelos profetas, at o Messias, e alm, para a misso do Deus da aliana para o mundo no-judeu. Mais uma vez, isso visto, freqentemente, em Romanos, especialmente 9:6-10:21, mas tambm pressuposto e aludido em todo lugar. Assim como a histria da criao, a histria da aliana a do projeto original de Deus arruinado pelo pecado, desta vez pela rebelio do povo da aliana, salientada e exacerbada pela lei. Mas, mais uma vez, a soluo de Deus no a de destruir e comear do zero, mas redimir atravs do novo xodo, o qual foi realizado na morte e ressurreio de Jesus e na doao do Esprito. A terceira histria a do prprio Jesus. Paulo, notavelmente, tem pouco a dizer sobre a vida de Jesus anterior a sua crucificao, mas no deve haver dvida de que ele considerava a carreira de Jesus como messinica; a ressurreio por si no teria sido suficiente para convenc-lo de que algum era o Messias a menos que isso vindicasse o que ele havia sido antes. Toda vez que Paulo conta a histria da morte e da ressurreio de Jesus, ela surge de forma diferente, mas a nota constante, como ele afirma no resumo da tradio em 1 Corntios 15, que ela aconteceu segundo as Escrituras. O que ele quer dizer com isso no que esses eventos cumpriram algumas poucas profecias, mas que trouxeram a longa histria de Israel ao seu clmax e objetivo designados por Deus, tanto em seus aspectos positivos (especialmente no cumprimento da promessa a Abrao) quanto em seus aspectos negativos (especialmente no papel ambguo da lei). A narrativa de Jesus, para Paulo, a revelao suprema do nico Deus verdadeiro. No evangelho, a justia e o amor de Deus so revelados de modo definitivo e decisivo. Mais uma vez, isso central, claro, em Romanos (3:21-26; 5:6-10). Na complexa relao entre essa terceira narrativa e as duas primeiras, ns encontramos aquilo que pode ser chamado, de modo genrico, a teologia paulina da redeno; mas tambm encontramos, em um dos movimentos mais poderosos dentro desta outra perspectiva que estou propondo, o conceito de Paulo da cruz como o instrumento de derrota das potestades. Como qualquer um no mundo romano bem sabia, a cruz j tinha um significado simblico claro: 22 significava que Csar dominava o mundo, tendo tal morte cruel como sua arma final e comum . Para Paulo, por todos os seus escritos, a cruz muito mais do que simplesmente o meio pelo qual os pecados do indivduo so perdoados, embora, claro, isso tambm seja verdadeiro. Ela o
22 Ver, e.g., Hengel, Crucifixion.

meio pelo qual os poderes so derrotados e subrepujados (1 Co 2:6-8; Cl 2:13-15). A ressurreio mostra que o Deus verdadeiro tem um poder muito superior ao de Csar. Portanto, a cruz deve ser vista, em um paradoxo rico e profundo, como o poder secreto desse Deus verdadeiro, o poder do amor auto-doador que (como Jesus disse que aconteceria) subverte o poder do tirano (Mc 10:3545). A quarta histria que Paulo conta a histria da igreja, o povo renovado de Deus em Cristo. claro que, em certo sentido, isso um aspecto da segunda histria: a igreja nada mais do que a famlia multi-tnica que Deus prometeu a Abrao. Mas Paulo tambm conta essa histria, penso eu, como completa em si mesma, porque na era presente de escatologia inaugurada, vivendo entre a ressurreio de Jesus e seu reaparecimento final, a igreja caminha por seu prprio ciclo de chamado, misso, sofrimento, conflito e vindicao. A prpria existncia da igreja uma afronta aos principados e potestades em geral (Ef 3:10) e para Csar em particular, porque aqui, dentro de seu imprio, h um grupo crescente de pessoas prestando lealdade a um senhor diferente como Lucas diz, para outro rei (At 17:7). A igreja, atravs de sua vida moldada pelo xodo (1 Co 10:1-13), tambm uma revelao do Deus verdadeiro. A pneumatologia evidente de Paulo, da qual ele no se distancia mesmo em face da confuso, do pecado e da rebeldia na igreja de Corinto, permite que ele veja a prpria existncia da igreja, para no falar da vida obediente, como um sinal vital para o mundo de quem agora seu Deus e Senhor de direito. A quinta histria a do cristo individual. (Podemos notar, de passagem, quo estreito tem sido o foco de muitos estudos de Paulo, limitados s histrias 3 e 5, apenas com olhadelas eventuais para 1, 2 e 4). O chamado de cada pessoa para ouvir o evangelho, e para responder em obedincia da f, vital para Paulo, muito embora o que ele pretendesse dizer com justificao dificilmente seja o que a maioria dos telogos cristos tm pretendido dizer pelo termo no mnimo desde Agostinho. A histria que Paulo conta sobre como as pessoas se tornam crists clara em muitos pontos. O evangelho pregado isto , Jesus anunciado como Senhor ressuscitado do mundo e o poder de Deus ento lanado, por meio do Esprito, que faz com que alguns ouvintes, sem dvida para sua prpria surpresa, acreditem (veja, e. g., 1 Co 12:3; 1 Ts 1:4-5; 2:13). A submisso deles a Jesus como Senhor expressa no simbolismo do novo xodo, o batismo, que pela ligao com a morte e a ressurreio de Jesus entendido como colocando-os em Cristo, ou seja, no povo do Messias (Rm 6:1-11; 1 Co 10:1-2; Gl 3:26-29). A eles so dadas, ento, no apenas promessas seguras de salvao futura (Rm 8:29-30; Fl 1:6), mas tambm responsabilidades e obrigaes no presente, incluindo a de suportar o sofrimento que resultar do fato de assim permanecer diante de Deus contra as potestades (Rm 8:31-39; Fl 1:29-30; 1 Ts 3:3). E a cada momento nessa histria, eles esto se voltando dos dolos de seu passado pago para servir um Deus vivo e verdadeiro (1 Ts 1:9-10); isso deve ter significado, para muitos dos ouvintes de Paulo e seus sucessores nos sculos seguintes, sair do culto a Csar e, no lugar dele, adorar Jesus. Por final, todos devem comparecer diante do bema tou theou ou tou Christou, a cadeira de julgamento, na qual o verdadeiro Senhor, ao invs de Csar e de seus oficiais, presidir, justia ser vista e feita, e aqueles que j foram declarados por Deus serem povo de Deus com base na f somente tero tal declarao ratificada no ato final de sua ressurreio dentre os mortos, e assim salvos das maiores potestades e justificados, encontrados do lado vencedor, diante da corte 23 final .
23 Rm. 2:1-16; 14:10-12; 2 Co 5:9-10.

De modo polmico, mas crucial, quando Paulo usa a linguagem da justificao, ele no est se referindo a esse processo inteiro, esta ordo salutis. Pelo contrrio, ele est se referindo declarao de Deus sobre aqueles que acreditam no evangelho (confessando Jesus como Senhor e acreditando que Deus o ressuscitou dentre os mortos, como em Rm 10:9; cf. 4:2425). Esta f o nico sinal que marca aqueles que pertencem ao renovado e escatolgico povo de Deus; qualquer tentativa de propor outros sinais deixa as potestades ainda no controle. Esta declarao divina no presente faz sentido apenas porque baseada na morte e ressurreio de Jesus no passado e porque olha adiante, para o julgamento futuro em que nenhuma condenao 24 haver para essas mesmas pessoas por causa daquilo que o Esprito Santo fez em suas vidas . Aqueles a quem Deus justificou, Deus tambm glorificou (Rm 8:30). Este o significado bsico da justificao pela f; desta forma que, em Romanos, Glatas e outros textos, ela pode ser integrada com essa outra perspectiva que estou propondo. A f pela qual Deus justifica (nesse sentido) uma lealdade crente que supera a exigida por Csar; o julgamento que ser realizado no ltimo dia, e que antecipado na justificao presente, ser realizado pelo nico Deus, por meio do nico Senhor, ao invs daquele encontrado no sistema de Csar. O evangelho pelo qual o Esprito age poderosamente para trazer pessoas a essa obedincia da f, essa lealdade, e assim para a justificao, o verdadeiro evangelho ao invs do de Csar. O verdadeiro evangelho atenta para a crucificao do Messias ao invs de ser apoiado pela crucificao dos oponentes, como o de Csar. A sexta histria eu j contei, mas vou recapitular para torn-la evidente. a histria do prprio Paulo: Paulo era, em um nvel, um agente da nova criao; em outro, ministro da nova aliana; em outro, um membro do corpo de Cristo; em outro, fundador da igreja gentia; em outro, um exemplo clssico de um judeu convertido e de um ser humano convertido, o apstolo nico dos gentios. Paulo v sua prpria histria de misso e sofrimento, e sua expectativa de vindicao, como revelaes prticas do Deus verdadeiro, como encarnaes do xodo, atravs das quais os falsos deuses incluindo agora a idolatria do status e orgulho tnicos do prprio Israel so confrontados e repreendidos. O mundo narrativo de Paulo integra assim aquilo que telogos e historiadores da religio normalmente mantiveram separados, incluindo, de fato, aspectos que ambos os grupos haviam marginalizado ou ignorado completamente. A questo mais difcil para essa outra perspectiva encarar : como que isso pode ser integrado aos tpicos tradicionais da teologia paulina (justificao, a lei, Cristologia, e assim por diante)? Eu acredito que atravs desse meio, da anlise de vises de mundo e especialmente da anlise de narrativas, um caminho pode ser encontrado em direo a uma resposta mais completa, para a qual vou retornar neste momento. As histrias de Paulo so todas histrias de Deus, confrontando e subvertendo as histrias de outros deuses; todas elas tm foco em Jesus e no Esprito, e no novo xodo, a revelao do poder soberano de Deus sobre os deuses. Os smbolos da viso de mundo de Paulo so os pontos externos e visveis nos quais suas histrias e prticas caractersticas encontram expresso. Pregao do evangelho, batismo, a Eucaristia, a coleta, a unio de judeus e gentios em um corpo nico todos esses itens e outros devem contar como smbolos, sinais dentro do mundo de que um Deus diferente est em ao, alertando as potestades de que seu tempo est esgotado. por isso que cada um desses itens
24 Ver, novamente, Rm. 2:7, 10, 26-29; 8:1-17.

10

levantaram forte oposio. Explorar isso nos levaria muito longe, mas devemos notar que assim como a Ceia do Senhor era vista por Paulo, em 1 Corntios 10-11, como a realidade da qual as refeies em templos pagos eram mera pardia, da mesma forma o chamado tanto a judeus quanto a gentios para adorar Jesus como o soberano sobre todas as naes deve ser visto, do ponto de vista de Paulo, como a realidade da qual as grandiosas alegaes de Csar eram tambm pardia. E uma vez que tal chamado era absolutamente central para tudo aquilo que Paulo era e fazia, ns tambm devemos declarar que no nvel simblico, assim como no nvel da prtica e da narrativa, seu desafio a Csar era central e decisivo. Quando Policarpo de Esmirna se recusou a 25 prestar o juramento cem anos mais tarde, ele estava sendo um autntico seguidor de Paulo . Como Paulo responderia as cinco questes chave de uma viso de mundo que abarcam o nvel da teoria? 1. Quem somos ns? Ns somos o povo de Deus em Cristo, habitando em ns o Esprito. Ns somos o Israel renovado, o povo da nova aliana. Ns somos aqueles que reconhecem Jesus como Senhor e crem que Deus o ressuscitou dentre os mortos. E isso nos define em relao queles que adoram outros deuses e outros senhores. 2. Onde estamos? Ns estamos na boa criao de Deus cidados, agora, no tanto de um determinado pas quanto do mundo que Deus criar, onde compartilharemos o domnio do Senhor Jesus. como se ns estivssemos vivendo em uma casa que est sendo reconstruda ao nosso redor, embora ainda esteja por vir um momento final da reconstruo em uma escala at agora inimaginvel. Ns somos parte do movimento judaico planejado por Deus para se espalhar pelos confins da terra. Nossos limites so definidos no pelo imprio dos Csares mas pela criao e pela aliana de Deus. 3. O que est errado? Embora a ressurreio de Jesus tenha inaugurado a nova criao, ns vivemos entre esse evento e a redeno ainda aguardada por ns mesmos e pelo restante do mundo; e, uma vez que a maior parte do mundo ainda no reconhece Jesus como Senhor, ns somos perseguidos. E tambm ns mesmos no somos perfeitos ainda, mas vivemos na tenso entre o que j somos, em Cristo e no Esprito, e aquilo que seremos quando Jesus reaparecer e quando sua obra em ns estiver completa. Csar ainda domina o mundo, a despeito de Jesus ter sido entronizado como seu Senhor de direito. 4. Qual a soluo? A obra do Esprito, no presente e no futuro, colocar em prtica, para ns e para o universo todo, aquilo que foi realizado em Cristo. Deus trar justia ao mundo, alcanando, afinal, aquilo que Csar alegava ter feito. 5. Em que momento estamos? Ns vivemos na interseco entre as eras: a era porvir j foi inaugurada em Jesus, mas a era presente ainda continua. Uma grande crise se anuncia para breve, envolvendo duro sofrimento e mudana em escala mundial, da qual a igreja emergir mais forte; e um dia, embora ningum saiba quando, Jesus reaparecer, quando Deus finalmente recriar o cosmos. O mundo romano est caindo; apenas o reino de Deus permanecer. Da prtica, da histria, do smbolo e da teoria emergem no apenas objetivos e
25 Ver Mart. Pol., 8-12.

11

motivos, nos quais j demos uma olhada, mas tambm crenas explcitas, teologia. A teologia de Paulo pode ser mais bem entendida como uma reviso radical, luz de Jesus e do Esprito, da trplice crena judaica: monotesmo, eleio e escatologia. Assim como cada elemento da teologia judaica que Paulo estava modificando j se mantinha em oposio aos principados e potestades, assim tambm, na reviso dele, cada elemento continuava a confrontar os poderes do mundo. A crena judaica em um nico Deus sempre foi uma doutrina polmica em relao idolatria pag. Em algumas de suas maiores expresses, tal oposio explcita: o xodo foi a vitria de Deus sobre os deuses e sobre o fara do Egito e a manifestao da justia salvadora de Deus em Isaas 40-55 significava a derrota de Babilnia, seus governantes e seus deuses. Judeus do primeiro sculo, especialmente fariseus rgidos, no encontravam dificuldades em reler esses textos e outros semelhantes em relao vitria do Deus verdadeiro sobre o paganismo do primeiro sculo em geral e sobre o culto a Csar em particular. Sabedoria de Salomo oferece um paralelo instrutivo. Paulo, com base nessas fontes e relendo-as em torno de Jesus Cristo e do Esprito, lhes deu novo foco e aplicao, e iniciou assim um movimento no qual os herdeiros das Escrituras de Israel confrontariam o paganismo com uma nova arma, esperando por um novo tipo de vitria. A Cristologia e a pneumatologia altamente desenvolvidas de Paulo, formando, de modo polmico, a base para uma posterior doutrina da Trindade, foram projetadas como um meio de dar ao monotesmo judaico um novo foco e poder ofensivo contra os deuses pagos, especialmente Csar. Reconhecer isso suscita questes interessantes sobre o que est realmente em jogo nas 26 tentativas recorrentes de se negar a alta Cristologia de Paulo . A crena judaica na eleio de Israel para ser o povo do nico Deus verdadeiro, da mesma forma, sempre foi um doutrina polmica contra a idolatria pag. Torah, o documento da aliana de Israel, , de um ponto de vista, uma elaborao detalhada do que significa no ter deuses a no ser YHWH. A reviso radical de Paulo da doutrina da eleio, tendo foco na justificao pela f sem as obras da Torah e na criao em Cristo e pelo Esprito de um corpo, a igreja mundial, , simultaneamente, um desafio a todos os poderes, de Babilnia a Roma, que tentaram criar novos imprios que dessem unidade, paz e justia ao mundo todo. Para ele, a inteno da Torah se cumpre em Cristo e pelo Esprito; aqueles que so definidos como povo de Deus, desta forma renovada, so assim destacados dos povos que prestam lealdade a falsos deuses, incluindo imperadores. O reflexo da reviso de Paulo o debate constante e, s vezes, controvrsias amargas com o Judasmo descrente e com judeus cristos de direita devem ser vistos como tais, o reflexo da sua misso para o mundo, e no como o centro, por direito prprio, de seu entendimento teolgico e de sua empreitada. Por ltimo, a crena judaica na era porvir, quando a justia de Deus se manifestaria em ao, vindicando Israel, derrotando a maldade pag e estabelecendo ordem no mundo inteiro, sempre foi, da mesma forma, uma doutrina polmica contra o paganismo. Basta pensar em Daniel para ver como isso funcionava. Para Paulo, a revelao decisiva j havia acontecido em Jesus Cristo, e em sua morte e ressurreio, por meio de quem a era porvir j havia sido inaugurada; e o Esprito estava agora em ao para completar aquilo que havia comeado (por meio da ressurreio) no mundo e (por meio da pregao do evangelho) nos seres humanos. O Dia do Senhor se dividiu em dois: o dia que aconteceu na Pscoa e o dia que estava ainda por vir quando
26 Ver novamente Wright, Pauls Gospel, 181s.

12

Jesus reapareceria e o mundo inteiro seria finalmente libertado . Esta reviso radical da doutrina judaica foi, assim como as outras, feita para capacitar Paulo e seus leitores a permanecerem audaciosa e alegremente como cristos a despeito da ira das potestades, incluindo representantes de Csar. Assim, essa outra perspectiva que estou propondo no uma caracterstica estranha que poderia ter aparecido por acidente, ou que poderia ser lida por engano no pensamento de Paulo. Polmica contra as potestades, e contra o blasfemo culto ao imperador em particular, precisamente o que se espera com base nas tradies judaicas das quais Paulo era herdeiro e que 28 ele havia remodelado em torno do evangelho . Por fim, como que isso funciona em uma leitura de Romanos, com a qual ns comeamos? Nova Criao, Nova Aliana: O Corao de Romanos Como concluso, quero chamar a ateno para caractersticas chave de Romanos que mostram, creio eu, que a nova leitura de sua introduo e de sua concluso, inicialmente surpreendentes, no so acidentais, mas do forma ao todo sem diminuir todas as outras coisas das quais Romanos se trata. O ncleo de Romanos, pode-se argumentar, o clmax duplo formado pelos captulos 8 e 11. No vou entrar em detalhes aqui a respeito da complexa relao entre as diferentes sees da carta; simplesmente comentarei que os captulos 5-8 so um tipo de ncleo formal, motor para o resto, fornecendo energia para discusses de questes maiores enfrentadas pela igreja romana em 9-11 e 12-15. Por um lado, os captulos 1-4 preparam caminho para 5-8 e, por outro, para 9-11 e 12-15. No deve haver dvidas que Romanos 8 forma um dos momentos ureos de toda a obra escrita de Paulo. em relao carta, e talvez em relao ao seu pensamento como um todo, como o clmax da sinfonia Jpiter em relao aos movimentos anteriores e, em certa medida, toda a obra de Mozart. E o argumento principal de Romanos 8 marginalizado, ironicamente, em muita exegese protestante! a renovao de toda a criao por um grande ato de novo xodo realizado por Deus. O prprio cosmos ser redimido, libertado da escravido, libertado para partilhar da liberdade da glria dos filhos de Deus. Os filhos de Deus, por sua vez, tm sua herana, o equivalente na nova aliana terra prometida, nesse novo mundo inteiro. Como Romanos 5 enfatiza, eles compartilharo o reino de Jesus sobre o novo mundo 29 inteiro . Isso, eu proponho, no pode ser outra coisa que no subverso quando colocado como o clmax de uma carta para uma pequena igreja em dificuldades em Roma, cujo imperador alegava ser o soberano do mundo, cujos poetas haviam celebrado a nova era de paz, liberdade e prosperidade que havia sido inaugurada por Augusto pela derrota de seus inimigos. Embora a viso da nova criao seja, claro, muito mais do que mera polmica poltica, em seu contexto deve ser percebida como a oferta de uma viso destinada a fazer com que outras vises de imprio mundial cassem na insignificncia como imitaes baratas que realmente eram. Deus trar justia ao mundo; a dikaiosyne theou a fidelidade aliana pela qual Deus realizar a nova criao, na
27 Ver 1 Co 15:20-28. 28 Sobre constantes temas subversivos dentro da literatura mstica judaica, ver Alexander, Family. 29 No devemos ignorar, nesse contexto, a notvel promessa de que o povo de Deus em Cristo reinar (basileuein) (5:17). Com certeza o contraste principal aqui com o reino da morte; mas qualquer sugesto a respeito de um rei diferente de Csar discurso de guerra no Imprio Romano, como bem sabia Lucas (Atos 17:7).

27

13

qual a justia triunfar. Tudo isto realizado, em Romanos 5-8, pelo amor de Deus. David Aune recentemente sugeriu, em seu comentrio sobre Apocalipse, que alguns pensadores romanos viam sua cidade como tendo um nome secreto, o nome Roma escrito de trs para frente, formando a 30 palavra AMOR . Se isso for correto, Romanos 5 e 8 podem ser ainda mais subversivos, ao afirmar que o verdadeiro amor encontrado na auto-doao de Deus em Cristo, no em algum aspecto do orgulho cvico romano ou realizaes imperiais. Mas mesmo que isso for irrelevante, ou no mximo uma possibilidade que no pode ser provada, o tema da vitria de Deus sobre as potestades atravs de seu amor revelado em Jesus, que a substncia do pargrafo final de Romanos 8, ainda permanece poderoso no apenas pastoralmente, mas tambm, em um mundo onde crucificaes proclamavam o poder da morte como o meio de dominar o mundo, de enorme importncia poltica. Qualquer um que tomasse Romanos 8:31-39 como lema seria capaz de enfrentar Csar, sabendo que ele poderia fazer apenas aquilo que tiranos normalmente fazem, enquanto o Deus criador havia revelado uma arma ainda mais poderosa, no amor visto na cruz e no poder visto na ressurreio. Romanos 1:18-4:25 , claro, a descrio clssica da revelao da fidelidade de Deus aliana, sua justia salvadora, na e atravs da morte de Jesus, contra o pano de fundo de um mundo em rebelio e de falhas do povo de Deus da aliana. Por si mesmo, isso no parece ser explicitamente subversivo, exceto no sentido geral de que se desta forma que o Deus criador cumpriu seu propsito, ele claramente deixou para trs as ambies de Csar. (Podemos notar que em 4:13 Paulo fala quase casualmente sobre a famlia de Abrao herdar o mundo, antecipando a 31 concluso de 8:18-27 .) Mas, uma vez que essa uma das passagens nas quais 1:1-17 desenvolvida mais detalhadamente, e um movimento chave em direo a Romanos 8, podemos dizer que a morte salvadora de Jesus, para Paulo, revela no apenas o plano de salvao para pecadores como indivduos, mas a vitria de Deus sobre os poderes do mundo. De fato, por isso que j em 3:21-31 e 4:1-25 uma grande nfase a unio de judeus e gentios em uma famlia da aliana com base na mesma f, a mesma lealdade ao de Deus em Jesus. Romanos 9-11 trata, claro, de um assunto muito especfico, para o qual questes relativas a Csar e Roma parecem, primeira vista, irrelevantes. No devemos ficar to 32 acostumados a significados codificados a ponto de perder o argumento principal do texto . Contudo, o longo argumento de que Deus havia feito em Cristo e atravs da misso aos gentios, de fato, aquilo que ele havia prometido por toda a Escritura , por si mesmo, como vimos, uma verso da teologia judaica da eleio que fora projetada para mostrar Israel como o verdadeiro povo do nico Deus criador. E a histria dos dois filhos de Abrao, e ento dos dois filhos de Isaque, e do traado da verdadeira linhagem atravs dos indivduos certos em cada caso, no poderiam deixar de soar a um ouvinte romano como notavelmente similares s grandes histrias 33 de fundao da prpria Roma, indo de volta a Rmulo e Remo . Paulo est contando uma histria muito mais antiga; como Josefo, ele est sugerindo que as histrias de Roma so superadas pelas bem mais antigas histrias judaicas de origens. Assim, embora seu propsito principal seja o de
30 Aune, Revelation, 92627. 31 Wright, New Exodus, 30-31. 32 Sobre polmicas polticas codificadas dentro de escritos teolgicos do primeiro sculo, ver esp. Goodenough, Politics. 33 Sobre a conexo entre Esa e Roma, ver, e. g., Hengel, Die Zeloten, 309; Feldman, Jew and Gentile, 493.

14

explicar a cristos gentios em Roma que eles no devem menosprezar judeus no cristos, parte deste argumento, desviando-os de qualquer orgulho latente por serem romanos ao invs de judeus, contar a histria judaica, embora com sua radical modificao crist, subvertendo a grande histria da prpria Roma. Uma palavra final necessria sobre Romanos 13 em particular. Romanos 13:1-7 tem sido considerada, claro, como o nico ponto em que Paulo faz referncia a Csar, e a referncia parece ser bastante respeitosa. Obviamente, eu considero isso radicalmente enganoso. 34 H aqui seis pontos a salientar . Primeiro, o fato de Paulo precisar reforar a necessidade da prpria obedincia civil um indcio muito forte, embora paradoxal, a favor da minha proposta como um todo. um indcio de que, sem algum conselho que o reprimisse, alguns poderiam ouvir seu ensino implicar que a igreja devia se tornar a verso crist da quarta filosofia judaica, prestando lealdade a ningum seno Deus e, portanto, sob a obrigao de se rebelar violentamente contra soberanos humanos e se recusar a pagar impostos. O pargrafo pode ser visto, ento, no como evidncia de que Paulo no estava dizendo algo subversivo, mas que ele o estava, e que agora ele precisava 35 deixar claro o que isto implicava e, especialmente, o que no implicava . Segundo, dizer que o soberano responsvel diante de Deus , por si s, uma crtica judaica contra cultos pagos aos soberanos. Csar, usualmente, no prestava lealdade a ningum a no ser a si mesmo e, talvez, embora superficialmente, aos deuses romanos tradicionais. Paulo declara, com uma grande tradio judaica o apoiando, que Csar , de fato, responsvel diante do Deus verdadeiro, quer ele o saiba ou no. Isso uma diminuio, e no um reforo, do totalitarismo pago. Terceiro, o poder e o dever do soberano como soberano fica enfatizado no contexto da proibio de vinganas pessoais no final do captulo anterior (12:19-21). O que Paulo diz neste ponto tema de uma das teorias comuns sobre a razo da magistratura: sem ela, cada um tomaria a lei em suas prprias mos. Isso se encaixa muito bem aos pontos seguintes. Quarto, o ponto subjacente de Paulo que a vitria do Deus verdadeiro no obtida pelos mtodos normais de revoluo. Roma podia lidar com revolues; no poderia lidar, como a histria o demonstrou, com uma comunidade que prestasse lealdade imitadora ao Jesus crucificado e ressuscitado. Deus no pretendia que a igreja fosse o meio de provocar anarquia, de recusa a responsabilidades cvicas normais; anarquia simplesmente troca a tirania dos oficialmente poderosos pela tirania dos no oficialmente poderosos, os grandes e os ricos. A derrota real do poder pago vem por outros meios. Quinto, se em Romanos 9-11 Paulo est preocupado com atitudes dos cristos em relao a judeus no cristos, em 12-15 ele est preocupado com o relacionamento mtuo dentro 36 da prpria igreja. Ele, quase certamente, sabia das disputas nos anos 40, impulsore Chresto ; esse tipo de comportamento, diz ele, deve ser evitado. Embora a igreja de fato preste lealdade a um
34 Infelizmente impossvel entrar aqui em debate com muitos estudiosos, incluindo alguns neste livro, que tm escrito sobre essa passagem. Uma exposio mais completa de minha presente posio est no comentrio NIB. 35 Devo este ponto ao Dr. David Wenham, em dilogo. 36 A frase de Suetnio, Claud. 25.4. Ver meu New Testament, 354.

15

outro rei, essa lealdade no deve ser vista pelas autoridades como resultando em perturbaes cvicas, em disputas entre diferentes sees de uma comunidade. Deus Deus de ordem, no de caos, a resposta crist tirania no a anarquia, mas a criao de uma comunidade adoradora de Jesus como Senhor. Sexto, como as passagens seguintes deixam claro, Paulo quer que os cristos romanos vivam apropriadamente na tenso entre o passado e o futuro. Isso no significa, como o prprio exemplo de Paulo mostra, que se deve ser politicamente omisso ou reprimido at o reaparecimento final de Jesus. Pregar e viver o evangelho sempre deve significar anunciar e seguir Jesus, ao invs de Csar, como o verdadeiro Senhor. Mas o equilbrio escatolgico deve ser mantido. A igreja deve viver como um sinal do reino vindouro completo de Jesus Cristo; mas, uma vez que esse reino caracterizado por paz, amor e alegria, ele no pode ser inaugurado no presente por meio do caos, da mgoa e da raiva. Isso, penso eu, o que motiva Paulo em Romanos 13:1-7. Concluso Quando ns situamos o evangelho de Paulo, especialmente a carta aos Romanos, no contexto do crescente e difundido culto a Csar daqueles dias, com tudo o que isso implicava, ns descobrimos uma outra perspectiva, um novo ngulo sobre passagens familiares, que d nova forma e, at certo ponto, modifica leituras tradicionais. Isso no quer dizer para antecipar a crtica mais bvia que os principais assuntos teolgicos ou religiosos de Romanos ficam de lado ou so diminudos. Pelo contrrio. A crtica s potestades que Paulo tem em mente depende precisamente de uma teologia abrangente e bem trabalhada, incluindo uma Cristologia altamente desenvolvida e uma forte doutrina da justificao, e fortalecida pela religio explicitamente crist da qual e para a qual Paulo escreve. Mostrar como isso funciona integrar a polmica implcita e explcita de Paulo contra o paganismo em geral, s potestades em particular e ao culto a Csar em especial, dentro de sua teologia maior e exegese uma longa e complicada tarefa. Espero ter mostrado que uma tarefa necessria e tambm frutfera.

Bibliografia Alexander, P.S., The Family of Caesar and the Family of God, in Images of Empire (ed. L. Alexander; JSOTSup 122; Sheffield: Sheffield Academic Press, 1991), 276-97 Aune, D.E., Revelation (WBC 52c; 3 vols.; Dallas, TX: Word Books, 1997) Carson, D.A., P.T. OBrien and M.A. Seifrid (eds.), Justification and Variegated Nomism, I: The Complexities of Second Temple Judaism (WUNT 2/140; Tubingen: Mohr Siebeck; Grand Rapids: Baker, 2001) Chow, J.K., Patronage and Power: A Study of Social Networks in Corinth 16

(JSNTSup 75; Sheffield: JSOT Press, 1992) Dunn, J.D.G., The New Perspective on Paul, BJRL 65 (1983), 95-122; reprinted in Jesus, Paul and the Law: Studies in Mark and Galatians (London: SPCK, 1990), 183-206 Elliott, N., Liberating Paul: The Justice of God and the Politics of the Apostle (Biblical Seminar 27; Sheffield: Sheffield Academic Press. 1995) Feldman, L.H., Jew and Gentile in the Ancient World (Princeton: Princeton University Press, 1993) Georgi, D., Theocracy in Pauls Praxis and Theology (Minneapolis: Fortress Press, 1991) Goodenough, E.R., The Politics of Philo Judaeus (Hildesheim: Georg Olms Verlagsbuchhandlung, 1967 [1938]). Gundry, R.H., Grace, Works and Staying Saved in Paul, Bib 66 (1985), 1-38 Hendrix, H.L., Archaeology and Eschatology at Thessalonica, in The Future of Early Christianity: Essays in Honor of Helmut Koester (ed. B.A. Pearson; Minneapolis: Fortress Press, 1991), 107-18 Hengel, M., Die Zeloten (Leiden: E.J. Brill, 1961) , Crucifixion in the Ancient World and the Folly of the Message of the Cross (London: SCM Press, 1977) Horsley, R.A. (ed.), Paul and Empire: Religion and Power in Roman Imperial Society (Harrisburg, PA: Trinity Press International, 1997) (ed.), Paul and Politics: Ekklesia, Israel, Imperium, Interpretation: Essays in Honor of Krister Stendahl (Harrisburg, PA: Trinity Press International, 2000) , Rhetoric and Empire - and 1 Corinthians, in Horsley, Paul and Politics, 72-102 and N.A. Silberman, The Message and the Kingdom: How Jesus and Paul Ignited a Revolution and Transformed the Ancient World (New York: Grossett/Putnam, 1997) Jewett, R., The Redaction and Use of an Early Christian Confession in Romans 1:3-4, in The Living Text: Essays in Honor of Ernest W. Saunders (ed. D.E. Groh and R. Jewett; Lanham, MD: University Press of America, 1985) Johnson, E.E., and D.M. Hay (eds.), Pauline Theology, IV: Looking Back, Pressing On (Symposium Series 4; Atlanta: Scholars Press, 1997) 17

Ksemann, E., Commentary on Romans (Grand Rapids: Eerdmans, 1980) Koester, H., Imperial Ideology and Pauls Eschatology in 1 Thessalonians, in Horsley (ed.), Paul and Empire, 161-62 Martyn, J.L., Galatians (AB 33A; New York: Doubleday, 1998) Oakes, P., Philippians: From People to Letter (SNTSMS 110; Cambridge- CUP 2001) Price, S.R.F., Rituals and Power: The Roman Imperial Cult in Asia Minor (Cambridge: CUP, 1984) Sanders, E.P., Paul and Palestinian Judaism: A Comparison of Patterns of Religion (London: SCM Press, 1977) Schreiner, T.R., Paul and Perfect Obedience to the Law: An Evaluation of the View of E.P. Sanders, WTJ 47 (1985), 245-78 Seifrid, M.A., Justification by Faith: The Origin and Development of a Central Pauline Theme (NovTSup 68; Leiden/New York: E.J. Brill, 1992) , The New Perspective on Paul and its Problems, Them 25 (2000), 4-18 , Christ, Our Righteousness: Pauls Theology of Justification (Leicester: Apollos, 2000) Winter, B.W., The Imperial Cult and the Early Christians in Pisidian Antioch (Acts 13 and Galatians 6), in First International Conference on Antioch in Pisidia (ed. T. DrewBear, M. Tashalan, and C.M. Thomas; Ismit: Kocaeli Press, 2000), 60-68 , After Paul Left Corinth: The Influence of Secular Ethics and Social Change (Grand Rapids: Eerdmans, 2001) , The Imperial Cods and the First Christians: Conflict over the Beginning of All Things (forthcoming) Wright, N.T., Climax of the Covenant: Christ and the Law in Pauline Theology (Edinburgh: T. & T. dark, 1991) , What St Paul Really Said: Was Paul of Tarsus the Real Founder of Christianity? (Oxford: Lion; Grand Rapids: Eerdmans, 1997) , Christian Origins and the Question of God, I: The New Testament and the People of God (London: SPCK, 1992) 18

, Christian Origins and the Question of God, II: Jesus and the Victory of God (London: SPCK, 1996) , Pauls Gospel and Caesars Empire, in Horsley (ed.), Paul and Politics, 160-83 , New Exodus, New Inheritance: The Narrative Structure of Romans 3-8, in Romans and the People of God: Essays in Honor of Cordon D. Fee on the Occasion of His 65th Birthday (ed. Sven K. Soderlund and N.T. Wright; Grand Rapids/Cambridge: Eerdmans, 1999), 26-35 , Romans (NIB 10; Nashville: Abingdon Press, 2002) Zanker, P., The Power of Images in the Age of Augustus (Jerome Lectures, 16th Series; Ann Arbor, MI: University of Michigan Press, 1988)

19

Potrebbero piacerti anche