Sei sulla pagina 1di 4

Tubo de Raio-x

Funo Um tubo de raios-x um conversor de energia. Ele recebe energia eltrica e converte-la em duas outras formas: x-radiao e calor. O calor um subproduto indesejvel. Tubos de raios-X so projetados e construdos para maximizar a produo de raios-x e para dissipar o calor mais rapidamente possvel. O tubo de raios-x um dispositivo relativamente simples eltrico tipicamente contendo dois principais elementos: um catodo e um anodo. medida que a corrente elctrica passa atravs do tubo a partir do ctodo de nodo, os electres passam por uma perda de energia, o que resulta na gerao de radiao-x. Uma vista em corte transversal de um tubo de raios-X tpico mostrada abaixo. Andio O nodo o componente em que a radiao X produzida. um relativamente grande pedao de metal, que se conecta ao lado positivo do circuito elctrico. O nodo tem duas funes principais: (1) para converter a energia electrnica em radiao X, e (2) para dissipar o calor gerado no processo. O material para o nodo seleccionado para aumentar estas funes. A situao ideal seria se a maioria dos eltrons criado ftons de raios-x em vez de calor. A frao da energia eletrnica total que convertido em radiao X (eficincia) depende de dois fatores: o nmero atmico (Z) do material do nodo ea energia dos eltrons. A maioria dos tubos de raios-x usar o tungstnio, o qual tem um nmero atmico de 74, como o material do nodo. Para alm de um elevado nmero atmico, tungstnio tem vrias outras caractersticas que o tornam adequado para esta finalidade. Tungstnio quase nico na sua capacidade para manter a sua resistncia a altas temperaturas, e que tem um ponto de fuso elevado e uma taxa relativamente baixa de evaporao. Durante muitos anos, o tungstnio puro foi utilizado como material de nodo. Nos ltimos anos, uma liga de tungstnio e rnio tem sido usado como o material do alvo, mas apenas para a superfcie de algumas nodos. O corpo do nodo sob a superfcie de tungstnio-rnio em muitos tubos fabricado a partir de um material que relativamente leve e tem uma boa capacidade de armazenamento de calor. Dois desses materiais so de molibdnio e grafite. A utilizao de molibdnio como um material de base do nodo no

deve ser confundida com a sua utilizao como um material de superfcie do nodo. A maioria dos tubos de raios-x usados para mamografia tem nodos de molibdnio de superfcie. Este material tem um nmero intermedirio atmico (Z = 42), que produz caractersticos ftons de raios-x com energias bem adequado para esta aplicao particular. Alguns tubos de mamografia tambm ter um segundo nodo feito de rdio, o qual tem um nmero atmico de 45. Isto produz uma energia mais elevada e mais radiao penetrante, que pode ser utilizado para imagem denso da mama. A utilizao de uma liga de tungstnio-rnio melhora a sada de radiao de longo prazo de tubos. Com tubos de raios-x, com os nodos de tungstnio puro, de sada da radiao reduzida com o uso por causa de danos trmicos superfcie. Projeto A maioria dos nodos so em forma de discos chanfradas e ligado ao eixo de um motor elctrico que gira-los a velocidades relativamente elevadas durante o processo de produo de raios-x. O objectivo da rotao do nodo de dissipar o calor e considerado em detalhe em outro captulo .. Ponto Focal Nem todo o nodo est envolvido na produo de raios-x. A radiao produzido em uma muito pequena rea da superfcie do nodo conhecido como o ponto focal . As dimenses do ponto focal determinada pelas dimenses do feixe de electres que chega a partir do ctodo. Na maior parte dos tubos de raios-x, o ponto focal aproximadamente rectangular. As dimenses dos pontos focais geralmente variam entre 0,1 a 2 mm. Tubos de raios-X so projetados para ter tamanhos especficos ponto focal; pequenos pontos focais produzem menos indefinio e melhor visibilidade de detalhes, e grandes manchas focais tm uma maior capacidade de dissipao de calor. Tamanho do ponto focal um fator que deve ser considerado na escolha de um tubo de raios-x para uma aplicao especfica. Tubos com pequenos pontos focais so usados quando a alta visibilidade da imagem de detalhe essencial ea quantidade de radiao necessria relativamente baixa por causa de pequenas e finas regies do corpo como em mamografia. maioria dos tubos de raios-x tem dois tamanhos de ponto focal (pequenas e grandes) , que pode ser seleccionada pelo operador de acordo com o procedimento de imagiologia.

Ctodo A funo bsica do ctodo de expulsar os electres do circuito elctrico e concentr-los num feixe bem definida que visa o nodo. O ctodo tpico consiste de uma pequena bobina de fio (filamento) rebaixada dentro de uma regio em forma de taa, como mostrado abaixo.

Energy Exchange dentro de um tubo de Raio-X Os eltrons que fluem atravs de circuitos eltricos geralmente no podem escapar do material condutor e mover-se em espao livre. Eles podem, no entanto, se eles recebem energia suficiente. Em um processo conhecido como a emisso de lmpadas, a energia trmica (ou calor) utilizado para expelir dos electres do ctodo. O filamento do ctodo aquecida da mesma forma como um filamento da lmpada por passagem de uma corrente atravs dele. Esta corrente de aquecimento no o mesmo que a corrente que flui atravs do tubo de raios-x (MA), que produz a radiao-x. Durante o funcionamento do tubo, o ctodo aquecida a uma temperatura de incandescncia, e a energia de calor expele alguns dos electres do ctodo.

Envelope O anodo eo catodo so contidos em um gabinete hermtico, ou envelope. O invlucro e os seus contedos esto muitas vezes referido como o tubo de insero,que a parte do tubo que tem um tempo de vida limitado e pode ser substitudo no interior da caixa. A maioria dos tubos de raios-x tem invlucro de vidro, embora alguns tubos para aplicaes tm metal e envelopes de cermica. As funes principais do envelope so proporcionar apoio e isolao eltrica para o anodo eo catodo assemblias e para manter um vcuo no tubo. A presena de gases no tubo de raios-x que permitem o fluxo de electricidade atravs do tubo livremente, e no apenas no feixe de electres. Isto interfere com a produo de raios-x e, possivelmente, danificar o circuito.

Habitao CONTEDO O invlucro do tubo de raios-x fornece diversas funes, para alm encerrando e apoiando os outros componentes. Ele funciona como um escudo e absorve a radiao, com excepo para a radiao que passa atravs da janela como o feixe de raios X til. A sua superfcie exterior relativamente grande dissipa a maioria do calor criado dentro do tubo. O espao entre o invlucro e a insero preenchido com leo, o que proporciona um isolamento elctrico e transfere calor a partir do inserto para a superfcie da carcaa.

Potrebbero piacerti anche