Sei sulla pagina 1di 22

2007

Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem

Isabela Baleeiro Curado Marina Elizabeth Vaz Souza Elenice Yamaguishi Madeira

DIRETRIZES PARA CITAES E REFERNCIAS 4 edio

So Paulo 2007

CURADO, Isabela Baleeiro Diretrizes para citaes e referncias / Isabela Baleeiro Curado, Marina Elizabeth Vaz Souza, Elenice Yamaguishi Madeira. - 4.ed. - So Paulo: FGV-SP, 2007. 21 p. 1. Documentao - Normalizao 2. Normas tcnicas I. Souza, Marina Elizabeth Vaz II. Madeira, Elenice Yamaguishi III. Fundao Getulio Vargas CDU 001.818

SUMRIO

CITAO ......................................................................................6 REFERNCIAS SEGUNDO ABNT ................................................11 ILUSTRAES .............................................................................15 TABELAS ......................................................................................19 REFERNCIAS .............................................................................21

A insero de citaes e referncias em um texto acadmico fundamental pois respeita princpios ticos, a propriedade intelectual e no infringe princpios legais relativos ao plgio e cpia. Citar as fontes das informaes que voc utiliza, importante porque: 1. 2. 3. facilita o trabalho do leitor de acessar as informaes que lhe interessam; contribui para o desenvolvimento do campo das idias e o aprofundamento da produo acadmica; facilita o trabalho do autor (voc pode acessar as suas fontes em outro momento, com facilidade).

Buscando facilitar o trabalho de todos autor, leitor e pesquisador ao longo do tempo foram definidas linguagens comuns que padronizavam as formas de citar e referenciar outras fontes de informao. Essa linguagem comum nada mais do que uma forma de facilitar a identificao das fontes de informao. Com a evoluo dessas linguagens, foram criados padres, definidos em Normas Tcnicas. Para facilitar a definio dessas linguagens nos cursos da FGV-SP, foi preparado um resumo das regras de citao e referncia, baseado na ABNT, no IBGE, no material preparado pela Biblioteca Karl Boedecker e no que considera-se mais adequado para os trabalhos que voc ir fazer durante o seu curso (para a redao de dissertaes e teses existe um material especfico preparado pela Biblioteca Karl Boedecker). A publicao DIRETRIZES PARA CITAES E REFERNCIAS composta de: Citao Referncias Ilustraes

As diretrizes apresentadas a seguir so resultado de um trabalho coletivo, desenvolvido ao longo dos ltimos semestres pelos professores da disciplina Trabalho de Estgio e pelo grupo de professores tutores, revisado pela equipe da Biblioteca Karl Boedecker e editado pela equipe da DEG. Muito obrigada a todos!! Profa. Isabela Baleeiro Curado

CITAO
a utilizao de informao de outra fonte que tenha relao direta com o tema do trabalho. Existem duas formas de citao: citao direta e citao indireta. A citao direta a transcrio textual de parte de uma obra, com todas as suas caractersticas de grafia, pontuao, idioma, etc. Citao indireta se d sob a forma de condensao ou sntese das idias de um autor. A fonte deve ser indicada no texto e a respectiva descrio da obra utilizada deve figurar em Referncias, no final do trabalho, ordenada alfabeticamente. Citao Direta A apresentao da citao direta varia em funo do nmero de linhas que est sendo citado. A citao direta com at trs linhas inserida no prprio texto entre aspas duplas. Exemplos:

Segundo essa perspectiva, [...] a busca da figura paterna, no Brasil, encobriria o fato de que aqueles que procuramos como pai, so na outra ponta, filhos que tambm buscam um pai, mas sempre encontram o colonizador. (BRESLER, 2000, p. 135). Um estudo exploratrio possui, como finalidade principal, [...] desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idias, com vistas formulao de problemas mais precisos ou hipteses pesquisveis para estudos posteriores. (TRIPODI; FELLIN; MEYER, 1975, p. 40).
A citao direta com mais de trs linhas deve ser apresentada em pargrafo distinto, com recuo de 4 centmetros a partir da margem esquerda, com espacejamento simples e letra menor que a utilizada no texto. Deve-se evitar citaes muito longas. Exemplo:

J outros autores tm opinio distinta a esse respeito:


A relao entre experincia e teoria, nas cincias exatas, corresponde, no campo da histria, s relaes entre documento e teoria. Ou seja, a ausncia de um quadro terico torna tanto a experincia cientfica quanto o documento aglomerados cegos. (LIMA, 1986, p. 198). Na citao direta pode-se omitir partes do texto. Exemplo:

J outros autores tm opinio distinta a esse respeito:


[...] a ausncia de um quadro terico torna tanto a experincia cientfica quanto o documento, aglomerados cegos. Por isso encontramos em um trabalho de histria, [...], uma concluso congruente com as de Einstein. (LIMA, 1986, p. 198). Citao Indireta Ao redigir o texto utiliza-se idias ou o texto sintetizado do autor consultado. A indicao da(s) pgina(s) consultada(s) opcional. Exemplos:

Tamanha a importncia dos meios de comunicao de massa, que se pode afirmar que eles constituem a prpria mensagem (MCLUHAN, 1969, p. 18). Uma vez que os seres humanos, como sujeitos, no tm uma personalidade integrada, livre de contradies, qualquer texto pode ser lido e interpretado - no se pode pensar a histria como um todo (IGGERS, 1997, p. 128). A partir da dcada de 90, ocorre a expanso do pluralismo histrico, que pode ser refletido na crescente importncia das tradies culturais nos estudos histricos e o crescente interesse na antropologia histrica (IGGERS, 1997, p. 134; VAINFAS, 1992). 7

A citao indireta pode ser de vrios textos de diferentes autores, mencionados simultaneamente, devendo separ-los por ponto-evrgula, em ordem alfabtica. Exemplo:

O termo tchn deriva do verbo teuch, cujo sentido central fabricar, produzir, construir. Tchn pode ser entendida como uma competncia no fazer, ou, a produo ou fazer eficaz, relacionada atividade produtora (piesis) (CASTORIADIS, 1987, p. 237; KOIKE; MATTOS, 2000, p. 6).
Citao de Citao Esse tipo de citao s deve ser utilizada na total impossibilidade de acesso ao documento original (documento muito antigo, dados insuficientes para localizao etc). Exemplo:

Marinho1 (1980 apud MARCONI; LAKATOS, 1982) apresenta a formulao do problema como uma fase de pesquisa que, sendo bem delimitado, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigao.
Em Referncias indica-se somente a obra consultada (no exemplo acima, a obra de Marconi e Lakatos). Em nota de rodap, insere-se a referncia completa da obra citada (no exemplo acima, a obra de Marinho). Traduo de Citao A citao pode ser apresentada no idioma original ou traduzida pelo autor e, nesse caso, deve-se incluir, aps a chamada da citao, a expresso traduo nossa. Exemplo:

E continua ocorrendo, embora j tenha sido chamada a ateno para este fato: Ingls, portanto, no uma boa lngua para se usar em programao. Isto j foi constatado por outros que precisaram transmitir instrues. (TEDD, 1977, p. 29, traduo nossa).

Citao de documentos jurdicos Lei: mencione no texto o nmero da lei, artigo, inciso etc, assim como a data de promulgao; indique a fonte da lei. Exemplo:

Conforme o art. 1 da Lei n 7.766, de 11 de maio de 1989:


Art. 1 O ouro em qualquer estado de pureza, em bruto ou refinado, quando destinado ao mercado financeiro ou execuo da poltica cambial do Pas, em operaes realizadas com a intervenincia de instituies integrantes do Sistema Financeiro Nacional, na forma e condies autorizadas pelo Banco Central do Brasil, ser, desde a extrao, inclusive, considerado ativo financeiro ou instrumento cambial. (BRASIL, 1989, p. 304). Jurisprudncia e acrdo: indique a fonte incluindo o rgo judicirio competente. Exemplo:

Dessa forma, nada impede o Administrador Pblico de proceder ao desconto dos dias no trabalhados pelos servidores pblicos em decorrncia da greve nos servios pblicos. (BRASIL. Tribunal Regional Federal 4. Regio, 2003, p. 356).
Tratados internacionais: mencione no texto o ttulo completo e por extenso do Tratado e o nmero do artigo, inciso etc. Indique, entre parnteses, aps o ttulo do tratado, o ano de promulgao do mesmo. Exemplo:

No pairam dvidas de que aos Estados contratantes lcito propor emendas aos tratados, as quais sero incorporadas desde que aceitas pelos Estados partes no tratado, segundo o art. 39 da Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados (1969). Este o procedimento utilizado principalmente para tratados bilaterais.

Indicao de fontes citadas - regras gerais A fonte de onde foi extrada a informao deve ser obrigatoriamente indicada no texto, respeitando-se os direitos autorais. A indicao da fonte deve apresentar: a) autoria da informao citada: se autor pessoal, deve figurar o sobrenome; se autor-entidade, deve figurar o nome da instituio responsvel; se de autoria desconhecida, deve figurar o ttulo da publicao; b) ano de publicao; c) nmero da pgina, quando citao direta. A indicao da fonte pode ser includa na sentena do texto, em letras maisculas e minsculas, ou destacadas da sentena, entre parnteses e em letras maisculas. Exemplos:

Albertin e Moura (2002) argumentam que o comrcio eletrnico passou por uma fase de euforia seguida de um ceticismo exagerado. Sob um regime democrtico, a corrupo inaceitvel, porque cidados elegem seus pares para represent-los, e no para operar contra eles. (SILVA, 1999, p. 26).
At trs autores, todos devem ser mencionados. Exemplos:

De fato, semelhante equacionamento do problema conteria o risco de se considerar a literatura meramente como uma fonte a mais de contedos j previamente disponveis, em outros lugares para a teologia. (JOSSUA; METZ, 1976). Na viso de Curado, Pereira e Wood Jnior (1997), a gesto de Recursos Humanos ....
Acima de trs autores, mencione o nome do primeiro, seguido da expresso et al. . Exemplo:

O poder das organizaes, segundo Tonelli et al. (2003)...

10

Dois autores com o mesmo sobrenome devem ser diferenciados pelo uso das iniciais de seus prenomes; permanecendo a coincidncia, colocam-se os prenomes por extenso. Exemplo:

(MARX, K., 1848, p. 4) (MARX, G., 1958, p. 37) (MARX, Harold, 1848, p. 4) (MARX, Harry, 1958, p. 37)
Quando um autor possui vrias obras, elas so diferenciadas pela data de publicao. Em caso de obras publicadas no mesmo ano, acrescente ao ano letras minsculas em ordem alfabtica. Exemplo:

(URDAN, 2001a, p. 20) (URDAN, 2001b, p. 39)


Citao indireta de diversos documentos de vrios autores, mencionados simultaneamente. Exemplo:

Outras pesquisas (PRADO JNIOR, 2002; MINTZBERG, 1990) mostram que...


Quando o autor uma entidade, indique o nome por extenso. Exemplo:

Segundo dados da Federao das Indstrias do Estado de So Paulo (1993), as indstrias...

REFERNCIAS SEGUNDO ABNT


Devem ser listadas na seo REFERNCIAS, em ordem alfabtica, ao final do trabalho, todas as referncias das fontes utilizadas diretamente no trabalho, sob pena de ser levantada alguma suspeita de deslealdade (conhecida como plgio), que ser severamente punida. Regras gerais:

11

a) autores at trs autores, indica-se todos na referncia; mais de trs autores, indica-se o primeiro autor seguido da expresso et al.; b) edio a partir da segunda edio, inclusive, faz-se a indicao na referncia; c) ttulo utiliza-se itlico ou negrito para o devido destaque. No caso de fontes encontradas na Internet, fundamental informar a data de acesso (muitas vezes um texto que est disponvel numa data pode ficar indisponvel por algumas semanas e depois...). Monografias Inclui livros, folhetos, trabalhos acadmicos (dissertaes, teses, relatrios, entre outros), manuais, guias, catlogos, enciclopdias, dicionrios, etc. Monografia no todo: AUTOR. Ttulo. Subttulo. Edio. Local de publicao: Editora, ano. Parte de monografia: SOBRENOME DO AUTOR DA PARTE, Prenome. Ttulo da parte. In: SOBRENOME DO AUTOR DO DOCUMENTO, Prenome. Ttulo: subttulo do livro. Edio. Local de publicao: Editora, ano de publicao. Nmero do captulo [se houver], pgina inicial pgina final. Exemplos: Livro Captulo de livro MOTTA, Fernando C. P. Teoria das organizaes: evoluo e crtica. 4.ed. So Paulo: Pioneira, 1986. FARAH, Marta Ferreira Santos. Estratgias de adaptao crise: tendncias de mudana no processo de trabalho na construo habitacional. In: RIBEIRO, Luiz C. de Queiroz; AZEVEDO, Sergio de. A crise na moradia das grandes cidades: da questo da habitao reforma urbana. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1996. cap. 3, p. 49-71.

12

Dissertao

ALVES, Mrio A. Organizaes sociais: um estudo sobre o discurso. 1996. 105f. Dissertao (Mestrado em Administrao de Empresas) Escola de Administrao de Empresas de So Paulo, Fundao Getulio Vargas, So Paulo. LAURENTI, R. Mortalidade pr-natal. So Paulo: Centro Brasileiro de Classificao de Doenas, 1978. Brochura. FUNDAO GETULIO VARGAS. Escola de Administrao de Empresas de So Paulo. Manual de orientao para crescimento da receita prpria municipal. So Paulo, 2000. Disponvel em: <http://www.fgvsp.br/academico/estudos/ gvconsult/Manual.doc> . Acesso em: 12 fev. 2001. MCKINSEY. The war for talent. [S.l.], 1998. Documento interno.

Brochura Monografia em formato eletrnico Material interno de empresa

Peridicos Inclui revistas cientficas ou no, jornais e boletins. Artigo de peridico: AUTOR. Ttulo do artigo. Ttulo do peridico, Local de publicao, Ano ou volume, Nmero ou fascculo, Pginas inicial-final, Ms e ano de publicao. Exemplos: Artigo de peridico Artigo eletrnico DRUCKER, Peter F. The new productivity challenge. Harvard Business Review, Boston, v. 69, n. 6, p. 69-79, Nov./Dec. 1991. TENOPIR, C. Are you a super searcher? Library Journal, v. 125, n. 4, p. 36-38. Disponvel em Proquest Direct ABI/Inform: <http://proquest.uml.com/pqdweb>. Acesso em: 10 fev. 2001.

Artigo de jornal: AUTOR. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, Local, Dia ms ano. Seo, Caderno ou parte do jornal, Pginas inicial-final.

13

Exemplos: Artigo de jornal WATANABE, Marta. Aumenta uso de incentivo ao terceiro setor. Gazeta Mercantil, So Paulo, 14 jan. 2000. Caderno A, p. 10. (obs.: paginao precede data quando no houver indicao para seo ou caderno) DANTAS, Fernando. Crescimento interno maior desafio para o BC. O Estado de S. Paulo, So Paulo, 12 fev. 2001. Disponvel em: <http://www.estado.com.br/>. Acesso em: 12 fev. 2001. Congressos e eventos Inclui anais de congressos, seminrios, encontros e outros eventos cientficos. Exemplos: Congresso ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAO NACIONAL DE PS-GRADUAO EM ADMINISTRAO, 23., 1999, Foz do Iguau. Anais. Foz do Iguau: ANPAD, 1999. 1 CD ROM. LEITE, Christina L. Paula. Os diferentes enfoques do trabalho como fator integrador do homem. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAO NACIONAL DE PS-GRADUAO EM ADMINISTRAO, 13., 1989, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: ANPAD, 1989. Documentos jurdicos Inclui legislao, jurisprudncia (decises judiciais) e doutrina (interpretao dos textos legais) nacionais. Inclui tambm tratados internacionais. Exemplos: Lei BRASIL. Lei n 7.766, de 11 de maio de 1989. Dispe sobre o ouro, ativo financeiro e sobre seu tratamento tributrio. Lex: legislao federal e marginalia, So Paulo, v. 53, p. 304-306, 2. trim. 1989.

Artigo eletrnico

Artigo em Congresso

14

Jurisprudncia e acrdo

Tratado internacional

BRASIL. Tribunal Regional Federal (4. Regio). Apelao em mandado de segurana n 2001.72.00.007.607-6/SC. Apelante: Departamento Nacional de Proteo Mineral. Apelado: Sindicato dos Trabalhadores no Servio Pblico Federal de Santa Catarina. Relator: Des. Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, n. 32, p. 355-361, abr./jun. 2003. CONVENO de Viena sobre o Direito dos Tratados = VIENNA Convention on the Law of Treaties. 22 maio 1969. Disponvel em: <http://www.un.org/law/ilc/texts/treaties.htm>. Acesso em: 15 abr. 2005.

Documentos exclusivamente eletrnicos Inclui base de dados, lista de discusso, site, arquivo em disco rgido, disquete, programa e conjunto de programas, mensagem eletrnica entre outros. Exemplos: Lista de discusso CRITICAL Management List. List mainteined by ALVESSON, Mats, discusso sobre Habermas e Critical Management. Disponvel em: <criticalmanagement@mailbase.ac.uk>. Acesso em: 23 out. 1996. NATAL, Alejandro. Publicao eletrnica. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <mms@uam.edu.mx.> em 14 nov. 2002.

E-mail

ILUSTRAES
So considerados ilustraes os desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros. Identifique a ilustrao com as seguintes especificaes, no rodap da ilustrao:

15

ttulo da ilustrao precedido da palavra designativa (esquema, grfico, desenho etc) e o nmero de ordem de ocorrncia no texto, em algarismos arbicos; b) indique a(s) fonte(s): . ilustrao de autoria prpria: informe elaborao do autor ; . ilustrao extrada de um documento: informe o autor, ano e nmero de pgina do documento fonte (regra de citao direta); . ilustrao adaptada: informe adaptado de seguido do autor, ano e nmero de pgina do documento fonte (regra de citao direta). c) notas: sempre que for necessrio prestar uma informao de natureza geral sobre a ilustrao, deve ser feita uma nota (Exemplo: dados numricos arredondados). A ilustrao deve ser inserida o mais prximo possvel do trecho a que se refere, conforme o projeto grfico. ESQUEMAS: segundo Houaiss (2002) [...]figura que d uma representao muito simplificada e funcional de um objeto, um movimento, um processo etc.; esboo[...].

a)

RESPONSABILIDADE SOCIAL
RESPONSABILIDADE

LEGAL Segue Segue asas leis leis

como IMAGEM como NEGCIO gia marketing Foco na estrat Foco no no voltado tanto pro marketing voltado para o ambiente externo ambiente externo voltado para o ambiente externo quanto para o interno

COMPROMISSO SOCIAL Comprometido Comprometido ideologicamente com a Como CIDADANIA transformao transformao Foco na atuao socialsocial social Interno / externo / projetos sociais

Cobrana social
LEIS
ADEQUAO ADEQUA O

TRANSFORMAO SOCIAL

Esquema 1 - Modelo de sntese da atuao social das empresas Fonte: CURADO, 2002, p. 4

GRFICOS: depois de sintetizados em tabelas, os dados podem ser apresentados em grficos, com a finalidade de proporcionar ao interessado uma viso rpida do comportamento do fenmeno. O grfico serve para representar qualquer tabela de maneira simples,

16

160

legvel e interessante, tornando claros fatos que poderiam passar despercebidos em dados apenas tabulados. No tracejado da maioria dos grficos, so consideradas duas escalas: a) escala vertical ou das ordenadas que se refere aos valores observados ou a freqncia dos itens; b) escala horizontal ou das abscissas que se refere ao campo de variao do fenmeno.

140

120

100

80

60

40

20

0
jan eir o ab 199 ril 1 jul 199 h ou o 1 1 tub 99 1 jan ro 1 eir 991 o ab 199 ril 2 jul 199 ou ho 1 2 tub 99 2 jan ro 1 eir 992 o ab 199 ril 3 jul 199 ou ho 1 3 tub 99 3 jan ro 1 eir 993 o ab 199 ril 4 jul 199 ou ho 1 4 tub 99 4 jan ro 1 eir 994 o ab 199 ril 5 jul 199 ou ho 1 5 tub 99 5 jan ro 1 eir 995 o ab 199 ril 6 jul 199 ou ho 1 6 tub 99 6 r jan o 1 eir 996 o ab 199 ril 7 jul 199 ou ho 1 7 tub 99 7 jan ro 1 eir 997 o ab 199 ril 8 jul 199 ou ho 1 8 tub 99 8 jan ro 1 eir 998 o ab 199 ril 9 jul 199 ou ho 1 9 tub 99 9 jan ro 1 eir 999 o ab 200 ril 0 jul 200 ou ho 2 0 tub 00 ro 0 20 00

ocupao na produo (base fixa, mdia 1985=100)

Se prod. fsica industrial sem ajuste sazonal (base fixa, mdia 1991=100)

Grfico 1 - Indstria paulista em geral: pessoal ocupado na produo e produo fsica industrial sem ajuste sazonal, 1991-2000 Fonte: FUNDAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA, 2000, p. 20.

A legenda, tambm chamada conveno ou chave, a descrio das convenes utilizadas na elaborao do grfico. obrigatrio seu uso sempre que forem representadas divises variveis num mesmo grfico. Pode ser colocada preenchendo os espaos vazios deixados pelo tipo de representao utilizada, direita do grfico, ou ainda, abaixo deste.

17

MAPAS: so representaes em superfcie plana e em escala reduzida, referentes a aspectos geogrficos, topogrficos ou a divises poltico-administrativas. Sugere-se o uso de moldura nos mapas, uma vez que ela facilita a colocao de convenes e dados de controle, localizados direita e abaixo da moldura. As legendas devem ser colocadas, sem moldura, nas reas recortadas no mapa. PLANTAS: so desenhos que representam a projeo horizontal de uma cidade, construo, instalao fsica, eltrica, hidrulica, etc. QUADROS: forma usada para apresentar dados de forma organizada, para cuja compreenso no seria necessria qualquer elaborao matemtico-estatstica.
Manufatureira (saber prtico) Tecnologia
Ferramentas simples Diviso parcelar do trabalho Intensivo em fora humana e fora motriz

Industrial (saber tcnico)


produo em massa, em linhas Tayloristas / Fordistas rotina foco no produto intensivo em energia

Ps-industrial (saber plural)


manufatura flexvel, automao uso de computador para o desenho, produo e controle de estoques sistemas Just-in-time (JIT) nfase em velocidade e inovao foco no servio e na informao intensivo em conhecimento novas formas organizacionais (redes, alianas estratgicas, organizaes virtuais) terceirizao mecanismos informais de influncia (participao, cultura, comunicao) desintegrao vertical e horizontal fronteiras fluidas entre funes, unidades, organizaes celebra incerteza, paradoxo, modismos valores organizacionais: qualidade, servio ao consumidor, diversidade, inovao

Estrutura social

muito hierarquizada burocrtica e baseada na nfase na hierarquia com tradio comunicao vertical especializao integrao vertical e horizontal foco em controle celebra estabilidade, tradio, costume no existe a noo de empresas como atores sociais celebra estabilidade, tradio, costume valores organizacionais: crescimento, eficincia, padronizao, controle

Cultura

Quadro 1 - Caractersticas das fases do saber administrativo Fonte: adaptado de HATCH, 1997, p. 25; ALMEIDA, 1995; FREEMAN; OLDMAN, 1991 apud THORSTENSEN, 1994, p. 22

18

TABELAS
Segundo a Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE (1993, p. 9), tabela uma forma no discursiva de apresentar informaes, nas quais o dado numrico se destaca como informao central. Na elaborao de uma tabela devem ser considerados os seguintes elementos: a) ttulo: inscrito no topo da tabela, indicando a natureza e as abrangncias (geogrfica, temporal etc) dos dados numricos, de forma clara e concisa, sem abreviaes, precedido da palavra Tabela e o nmero de ordem de ocorrncia no texto, em algarismos arbicos; b) cabealho de coluna e indicadores de linha: utilize palavras claras e concisas, sem abreviaes nos cabealhos, indicando o contedo das colunas, e nos indicadores, indicando o contedo das linhas; c) indique a(s) fonte(s) responsveis pelos dados numricos no rodap da tabela: . dados elaborados pelo autor: informe elaborao do autor . dados extrados de um documento: informe o autor, ano e nmero de pgina do documento fonte (regra de citao direta); . dados transformados: se houver transformao dos dados numricos obtidos na fonte, identifique o responsvel pela operao em nota, informando dados trabalhados pelo autor (veja exemplo na Tabela 1); d) nota geral e nota especfica: esclarecimentos a respeito do contedo geral da tabela ou de um elemento especfico so colocados em nota geral e especfica, respectivamente (veja exemplo na Tabela 2); e) dado numrico: utilize algarismos arbicos e a unidade de medida deve estar inscrita no espao do cabealho (por exemplo: metro, reais etc), entre parnteses.

19

Tabela 1 - Coeficiente de penetrao das importaes indstria de transformao brasileira


Atividades Matriz Variao anual mdia 19891998 42% 42% 24% 23% 22% 21% 19% 9% 8% 6% Coeficiente mdio do trinio 1996-1998 4,7 0,2 1,5 17,9 7,9 8,4 25,2 1,9 23,7 4,1

Artigos de vesturio Acar Madeira e mobilirio Txtil Outros produtos metalrgicos Artigos de plstico Mquinas e tratores Minerais no-metlicos Indstrias diversas Outros produtos alimentares

Fonte: FONSECA; CARVALHO JUNIOR; POURCHET, 2000, p.25. Nota: dados trabalhados pelo autor

Tabela 2 - Nmero de estabelecimentos agropecurios, pessoal ocupado, por grupo de densidade do rebanho bovino Brasil 1975
Grupo de densidade do rebanho bovino Nmero de estabelecimentos 5 834 779
2 2 2

Pessoal ocupado

Total (1) Menos de 15 bovinos por km

23 273 517 7 817 021 5 549 210 6 677 749 3 229 537

1 989 702 1 298 248 1 741 958 804 871

15 a menos de 30 bovinos por km 30 a menos de 50 bovinos por km 50 e mais bovinos por km


2

Fonte: FUNDAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA, 1975, p. 50. Nota: Dados sujeitos a retificao (1) Em 31.12.1975

20

Algumas observaes quanto apresentao grfica das tabelas: a) moldura: deve haver pelo menos trs traos horizontais paralelos - o primeiro para separar o topo, o segundo para separar o espao do cabealho e o terceiro para separar o rodap; no deve haver traos verticais que delimitem a esquerda e a direita da tabela; b) dimenso: recomenda-se que uma tabela seja elaborada de forma a ser apresentada em uma nica pgina; se a tabela tem muitas linhas e poucas colunas, ela pode ser dividida em duas ou mais partes, dispostas lado a lado, na mesma pgina, separadas por um trao vertical duplo, repetindo-se o cabealho; se a tabela tem muitas colunas e poucas linhas, ela pode ser dividida em duas ou mais partes, dispostas uma abaixo da outra, na mesma pgina, repetindo-se o cabealho das colunas indicadoras e os indicadores de linha, separadas por um trao horizontal duplo.

REFERNCIAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2006. FUNDAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Normas de Apresentao Tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993. HOUAISS, A. Dicionrio eletrnico Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. NORMAS para apresentao de monografia. 4.ed. So Paulo: FGV-SP, 2005.

21

Av. 9 de Julho, 2029 9 andar sala 907 Bela Vista 01313-902 - So Paulo, SP Tel. (11) 3281.7725 Fax: (11) 3284.7945 www.fgv.br cedea@fgv.br

CEDEA - FGV

Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem

Potrebbero piacerti anche