Sei sulla pagina 1di 10

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4a REGIO

Concurso Pblico para provimento de cargos de


de
R EP IL AS B BR L IC 9 A FE D ATIVA DO No ER 88

Analista Judicirio - rea Apoio Especializado Informtica

____________________________________________________ Prova Grupo C, Tipo 1 0000000000000000 00001001001

15

vem bro

1 de

N de Inscrio MODELO

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos


INSTRUES
Verifique se este caderno: corresponde a sua opo de cargo. contm 70 questes, numeradas de 1 a 70. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: - procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, fazendo um trao bem forte no quadrinho que aparece abaixo dessa letra.

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Voc ter 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. Devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados. FUNDAO CARLOS CHAGAS Maio/2004

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Grupo C, Tipo


CONHECIMENTOS GERAIS Ateno:

1
2. Atente para as seguintes afirmaes:

05/05/04 - 15:52

I. No primeiro pargrafo, a expresso em qualquer

As questes de nmeros 1 a 10 referem-se ao texto que segue. Justia e burocracia

dos casos est-se referindo a no caso de ficar evidenciada sua inocncia e a se nada vier a ser efetivamente comprovado. bilidade alude aos casos em que o processo judicial e a sentena final no deixam dvida quanto culpa do acusado.

II. No segundo pargrafo, a expresso notria culpa-

A finalidade maior de todo processo judicial chegar a uma sentena que condene o ru, quando provada a culpa, ou o absolva, no caso de ficar evidenciada sua inocncia ou se nada vier a ser efetivamente comprovado contra ele. O pressuposto o de que, em qualquer dos casos, a sentena ter sido justa. Mas nem sempre isso ocorre. O caminho processual ritualstico, meticuloso, repleto de clusulas, de brechas para interpretao subjetiva, de limites de prazos, de detalhes tcnicos uma longa jornada burocrtica, em suma, em que pequenos subterfgios tanto podem eximir de condenao um culpado como penalizar um inocente. Rus poderosos contam com equipes de advogados particulares experientes e competentes, ao passo que um acusado sem recursos pode depender de defensores pblicos mal remunerados e indecisos quanto melhor maneira de conduzir um processo. No limite, mesmo os rus de notria culpabilidade, reincidentes, por exemplo, em casos de corrupo, acabam por colecionar o que cinicamente chamam de atestados de inocncia, sucessivamente absolvidos por fora de algum pequeno ou mesmo desprezvel detalhe tcnico. Quanto mais burocratizados os caminhos da justia, maior a possibilidade de que os expedientes das grandes raposas dos tribunais se tornem decisivos, em detrimento da substncia e do mrito essencial da ao em julgamento. A burocracia dos tortuosos caminhos judiciais enseja a vitria da m-f e do oportunismo, em muitos casos; em outros, multiplica entraves para que uma das partes torne evidente a razo que lhe assiste.
(Domiciano de Moura)

III. No segundo pargrafo, defende-se a tese de que a


excessiva burocratizao dos caminhos da justia permite que um detalhe tcnico acessrio adquira mais importncia que o mrito substantivo do processo. Em relao ao texto, est correto SOMENTE o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E))

_________________________________________________________

I e II. II e III. I. II. III.

3.

No segundo pargrafo, a utilizao de palavras ou expresses entre aspas deixa evidente a preocupao do autor em (A) (B) (C) destacar o emprego tcnico de conceitos que so bsicos na linguagem jurdica. chamar a ateno para o fato de que est citando elementos do texto de um jurista. enumerar valores e atitudes que devem caracterizar a tica processual.

(D)) ressaltar o tom pejorativo com que se refere a certos aspectos das prticas jurdicas. (E) 4.
_________________________________________________________

identificar as etapas burocrticas que demonstram a rigidez dos ritos processuais.

Na construo do texto, o autor se valeu de uma srie de oposies, das quais constitui exemplo a estabelecida entre (A) (C) (D) (E) rus de notria culpabilidade / casos de corrupo. burocracia dos tortuosos caminhos / vitria da mf e do oportunismo. desprezvel detalhe tcnico / pequenos subterfgios. expedientes / raposas dos tribunais.

(B)) advogados particulares / defensores pblicos.

_________________________________________________________

1.

Deduz-se da leitura do texto que a relao entre a garantia de justia e a excessiva burocratizao dos procedimentos jurdicos (A) necessariamente complementar, j que no se pode admitir a primeira sem o concurso da segunda. constitui um paradoxo, pois a segunda implica a sistemtica e completa excluso da primeira.

5.

A frase em que se respeitam plenamente as regras de concordncia verbal : (A)) Raposas dos tribunais a expresso com a qual muitos identificam os advogados matreiros, que se valem da tortuosidade dos ritos processuais. (B) Costuma valer-se de algum desprezvel detalhe tcnico os causdicos que sabem tirar proveito da burocracia judicial. A tortuosidade dos caminhos judiciais acabam por ensejar um sem-nmero de distores no andamento de um processo. Falhas nos julgamentos sempre havero, mas a excessiva burocratizao dos ritos jurdicos acaba por multiplic-las. No cabem aos defensores pblicos, em geral mal remunerados e desmotivados, a responsabilidade integral por sua insegurana diante dos entraves burocrticos. TRF-4R-CG2

(B)

(C)) freqentemente conflituosa, pois a segunda pode representar um obstculo para a efetivao da primeira. (D) implica um contra-senso, pois cada um dos ritos de um processo j injusto em si mesmo.

(C)

(D)

(E) (E) harmnica, pois o detalhismo burocrtico favorece a lisura de cada um dos procedimentos e da sentena final.

www.pciconcursos.com.br

Prova Grupo C, Tipo


6. NO admite transposio para a voz passiva a seguinte construo: (A) (B) (C) O ru jamais admitiu a culpa. Entraves burocrticos dificultam a distribuio de justia. Os mais cnicos colecionam atestados de inocncia. (C) 10.

1 05/05/04 MODELO - 15:52

A grafia de todas as palavras est correta na frase: (A)) A sentena foi exarada sem que o juiz sequer vislumbrasse os subterfgios de que lanou mo o pertinaz advogado de defesa. (B) A alta inscidncia de erros judiciais constitui ou deveria constituir um alerta para que nossos juristas analizem com mais sensatez os ritos processuais. Acabam sofrendo discriminao, nos julgamentos, os rus mais pobres, assistidos por advogados pagos irrizoriamente pelo herrio pblico. Um advogado honesto deve sentir-se pezaroso por ter de enfrentar a malcia de pares seus, que chegam a se gabar por ganharem uma causa inescrupulozosamente. no fringir dos ovos na hora da sentena que se ver se o juiz se deixou ou no coptar pela argumentao falaciosa do esperto advogado.

(D)) Mas nem sempre isso acaba por ocorrer. (E) 7. Ele ignorou a importncia dos detalhes.
_________________________________________________________

Est correto o emprego do elemento sublinhado em: (A) (B) (C) (D) De todo e qualquer ru assiste o direito da ampla defesa. O nico apoio de que um acusado sem recursos pode contar o de um defensor pblico. Encerrou-se um processo cujo o mrito sequer foi avaliado. Foi uma sentena estranha, cuja acabou por provocar grande descontentamento.

(D)

(E)

_________________________________________________________

11.

No obstante as proibies legalmente impostas aos servidores pblicos, observa-se que (A) ainda defeso o desempenho de atribuies estranhas ao cargo ocupado, mesmo em situaes transitrias. a prtica do comrcio realizada por eles, na condio de acionista, tambm ilegal. considerada legtima a participao destes na administrao de sociedade civil.

(E)) um rito tortuoso, de cuja burocracia os espertos tiram proveito.


_________________________________________________________

8.

Est clara e correta a redao da frase: (A) Nada se garante quanto a justia, graas ao excesso de burocracia onde caracteriza-se o andamento dos processos. Atravs de recursos baixos, evita-se que um notrio corrupto se distingua de um homem honesto, embora a recproca no seja verdadeira. (B) (C)

(B)

(D)) permitido a estes o exerccio do comrcio na qualidade de acionista. (E) as atuaes como procuradores junto s reparties pblicas, quando se tratar de benefcios assistnciais, tambm vedada, em qualquer hiptese.

(C)) A reincidncia do ru em atos de corrupo nada significou para o juiz, que se mostrou mais preocupado com mincias tcnicas do processo. (D) Tanto mais burocracia, quanto maior a possibilidade de que se oferea entraves para um julgamento proveitoso e com iseno de um caso. Pode ocorrer m-f e oportunismo, nos casos aonde existem brechas para que esses venham a imperar, desde que a burocracia lhes facilite.

_________________________________________________________

12.

(E)

A respeito dos institutos relacionados com o provimento de cargos pblicos, observe as situaes:

_________________________________________________________

I. A investidura em cargo pblico de provimento


efetivo.

9.

O advogado de defesa encaminhou uma apelao. Para fundamentar a apelao, organizou a apelao numa progresso de itens bem articulados. Ainda assim, recusaram a apelao os juzes do Supremo, que consideraram a apelao inconsistente de todo. Evitam-se as abusivas repeties do perodo acima substituindo-se os elementos sublinhados, respectivamente, por: (A) fundament-la - organizou-lhe - recusaram a ela consideraram-na

II. O retorno atividade de servidor em disponibilidade.

III. O deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio,


no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede.

Essas hipteses esto direta e imediatamente relacionadas, respectivamente, com a (A) (B) readmisso de ofcio, a reintegrao e a readaptao. promoo, a reverso de ofcio e a transferncia.

(B)) fundament-la - organizou-a - recusaram-na - a consideraram (C) (D) (E) fundamentar a ela - a organizou - recusaram-lhe lhe consideraram fundamentar-lhe - organizou-lhe - recusaram-na a consideraram a fundamentar - organizou-a - recusaram-lhe - consideraram-na

(C)) posse, o aproveitamento e a remoo. (D) (E) nomeao, a reconduo e o aproveitamento. reverso a pedido, a readmisso e a transferncia. 3

TRF-4R-CG2

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Grupo C, Tipo


13.

1
16.

05/05/04 - 15:52

A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente. No caso do cnjuge que tambm detenha a condio de servidor, se vier a ter exerccio na mesma sede, (A) (B) ter o direito de receber essa ajuda de custo, desde que tenha cumprido o prazo do estgio probatrio. dever ocorrer o segundo pagamento, desde que sejam casados h pelo menos cinco anos, da data do primeiro pagamento. o pagamento ser efetuado no valor de cinqenta por cento daquele correspondente ao primeiro pagamento. o segundo pagamento ser devido, desde que ocorra aps o decurso do prazo de doze meses da primeira mudana.

A vacncia de cargo pblico decorrente de readaptao ocorre quando o servidor (A) tem a sua readmisso ao cargo de origem, por ato de ofcio, sem direito indenizao, com remunerao proporcional ao tempo de servio, em decorrncia da reintegrao de outro servidor, aps afastamento por incapacidade fsica, no cargo ocupado pelo primeiro. aposentado por invalidez, decorrente da sua incapacidade constatada mediante laudo de junta mdica, retorna atividade mediante ato da Administrao Pblica, por terem cessados os motivos da inatividade.

(B)

(C)

(D)

(C)) investido em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica. (D) aproveitado em outro cargo, mediante ato unilateral da Administrao, sem prejuzo da remunerao at ento recebida, em razo da readmisso de outro servidor que se encontrava fsica ou mentalmente incapacitado. passa para a condio de disponibilidade por motivo de sade fsica ou mental, com remunerao proporcional ao tempo de servio, ocasionada pela extino do cargo ou a declarao de sua desnecessidade.

_________________________________________________________

(E)) ser vedado o duplo pagamento de indenizao, a qualquer tempo.

14.

No que tange s penalidades disciplinares, analise as assertivas abaixo:

(E)

I. No mbito do Tribunal Regional Federal de uma


determinada Regio, apenas o seu Presidente pode aplicar a pena disciplinar de demisso.

_________________________________________________________

17.

II. A penalidade disciplinar que consista na destituio


do cargo em comisso aplicada pela autoridade que houver feito a nomeao.

No que se refere acumulao remunerada de cargos pblicos, correto afirmar que a participao em conselho (A)) de administrao das sociedades de economia mista e suas subsidirias no ilcita, observado o que dispuser a legislao especfica. (B) (C) fiscal das empresas pblicas ilcita, conforme disposto na legislao pertinente. de administrao das entidades em que a Unio, diretamente, detenha participao no capital social, ilegal, nos termos da legislao que rege a matria. fiscal das subsidirias das empresas pblicas vedada, consoante dispem as normas disciplinadoras. de administrao das empresas controladas pelas sociedades de economia mista ilegal, observadas as excees normativas.

III. A suspenso superior a 30 (trinta) dias do servidor


pblico, submetido ao devido processo administrativo disciplinar, aplicada pelo chefe da repartio em que estiver lotado o titular do cargo.

IV. A advertncia ou a suspenso de at 60 (sessenta)


dias aplicada pela autoridade que nomeou, ou pelo chefe da repartio. Esto corretas APENAS: (A)) (B) (C) (D) (E)

(D)

__________________________________________________________________________________________________________________

I e II. I e III. II e IV. I, II e III. I, II e IV.

(E)

15.

Julgada procedente a reviso do processo disciplinar, ser declarada sem efeito a penalidade aplicada, (A) sem prejuzo dos efeitos gerados at a data da respectiva deciso, acarretando a reintegrao daquele servidor destitudo do cargo em comisso.

18.

Em matria de responsabilidade do servidor pblico, certo que (A) a obrigao de reparar o dano causado por funcionrio pblico no se estende aos seus sucessores, uma vez que se trata de obrigao personalssima. a legislao em vigor veda, expressamente, a cumulao das sanes administrativas e civis em decorrncia do mesmo fato praticado pelo servidor pblico federal, posto que configura verdadeiro bis in idem. o servidor pblico que causar danos a terceiros responde, objetivamente, perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva.

(B)) restabelecendo-se todos os direitos do servidor, exceto em relao destituio do cargo em comisso, que ser convertida em exonerao. (C) acarretando o restabelecimento dos direitos do servidor, exceto os de natureza pecuniria, sendo que a destituio do cargo em comisso dever ser revertida. restaurando-se todos os direitos do servidor, seja ele ocupante de cargo de provimento efetivo ou em comisso, exceto o de contagem de tempo de servio do perodo no trabalhado, quando for o caso. com o conseqente reconhecimento de todos os direitos do servidor, salvo o tempo de servio, seja ocupante de cargo de provimento efetivo ou em comisso.

(B)

(C)

(D)

(D)) sua responsabilidade administrativa ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. (E) a responsabilidade civil do servidor pblico que causa prejuzo ao errio decorre apenas de atos comissivos, sendo vedada sua responsabilizao por atos omissivos. TRF-4R-CG2

(E)

www.pciconcursos.com.br

Prova Grupo C, Tipo


19. Dentre os requisitos dos atos administrativos, a finalidade e o motivo correspondem, respectivamente, (A) ao poder atribudo ao agente da Administrao para o desempenho especfico de suas funes, objetivando a prtica do ato; ao efeito jurdico imediato que o ato produz ao atender o interesse pblico. 21.

1 05/05/04 MODELO - 15:52

Duas bibliotecrias receberam 85 livros para catalogar. Dividiram o total entre si na razo direta de seus respectivos tempos de servio na empresa e na razo inversa de suas respectivas idades. Se uma tem 24 anos e trabalha h 6 anos na empresa e a outra, tem 36 anos e trabalha h 8, o nmero de livros que a mais jovem catalogou foi (A) 35 40

(B)) ao resultado que a Administrao quer alcanar com a prtica do ato, o efeito mediato que sucede sua prtica; ao pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento aos atos administrativos, podendo vir expresso em lei, como pode ser deixado ao critrio do administrador. (C) relao jurdica que cria o contedo do ato, em forma tal que este aparece identificado nessa forma de manifestao unilateral da Administrao; concepo que inclui no s a exteriorizao do ato, mas tambm todas as formalidades a serem observadas durante o processo de sua formao. ao elemento que deve portar o ato para que seja imposto a terceiros, independentemente de sua concordncia; a imperiosa conformidade do ato com a lei, exceto nos atos discricionrios. presuno de que esses atos so legtimos, at prova em contrrio; desnecessidade de prvia manifestao judicial para se tornarem exeqveis.

(B)

(C)) 45 (D) (E) 22. 48 50

_________________________________________________________

(D)

Um grupo de pessoas fretou um avio de 150 lugares para uma excurso. A empresa locadora exigiu que cada pessoa pagasse R$ 600,00 e mais um adicional de R$ 50,00 referente a cada lugar vago. Se esse fretamento rendeu empresa R$ 328 050,00, o nmero de pessoas que participou da excurso foi (A)) 81 (B) 85 90 92 97

(E)

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

20.

No que concerne invalidao dos atos administrativos, a Administrao controla seus prprios atos sob os aspectos da (A) universalidade e razoabilidade, com a conseqente resciso por convenincia, ao passo que o Judicirio dever apreciar o mrito do ato, que poder acarretar sua revogao. legalidade, finalidade, convenincia e oportunidade, podendo acarretar a anulao, ao passo que o Poder Judicirio fica restrito ao exame da convenincia, justia e moralidade, invalidando o ato mediante revogao. forma, probidade administrativa e contedo, invalidando o ato pela via da revogao, ao passo que o Poder Judicirio ficar restrito oportunidade, convenincia, legalidade e interesse pblico, devendo promover a anulao do ato. legitimidade, economicidade e contedo, promovendo a invalidao do ato por revogao, sendo que o controle judicirio dar-se- sob os aspectos da economicidade, convenincia e oportunidade, gerando o desfazimento do ato, atravs da resciso.

_________________________________________________________

23.

Uma pessoa tomou um emprstimo de R$ 500,00, a juros compostos de 12% ao ms. Se, aps 2 meses, ela pagou R$ 250,00 e, um ms aps esse pagamento, liquidou seu dbito, o valor desse ltimo pagamento foi (A) (B) (C) R$ 250,00 R$ 377,20 R$ 392,54

(B)

(D)) R$ 422,46 (C) (E) 24. R$ 453,60

_________________________________________________________

(D)

Pretende-se formar uma equipe de 5 analistas judicirios para que seja feita a avaliao de exames mdicos laboratoriais. Se os membros da equipe devem ser escolhidos aleatoriamente entre 4 mdicos e 6 mdicas, o nmero de equipes distintas que podem ser compostas, contendo exatamente 2 mdicos, (A) (B) 1 440 720 480 360 120 5

(E)) oportunidade, convenincia, justia, contedo, forma, finalidade, moralidade e legalidade, com a conseqente revogao ou anulao, enquanto o controle judicirio se restringe ao exame da legalidade que acarretar a respectiva anulao. TRF-4R-CG2

(C) (D) (E))

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Grupo C, Tipo


25.

1
28.

05/05/04 - 15:52

Certo dia, no incio do expediente de uma Repartio Pblica, dois funcionrios X e Y receberam, cada um, uma dada quantidade de impressos. Ento, X cedeu a Y tantos impressos quanto Y tinha e, logo em seguida, Y cedeu a X tantos impressos quanto X tinha. Se, aps as duas transaes, ambos ficaram com 32 impressos, ento, inicialmente, o nmero de impressos de X era (A) (B) 24 32

Um livro tem suas pginas numeradas de 1 a 300. O nmero de vezes que o algarismo 1 aparece na numerao das pginas desse livro (A)) 160

(B)

166

(C)) 40 (D) (E) 26. 48 52

(C)

168

(D)

170

_________________________________________________________

A tabela seguinte a de uma operao definida sobre o conjunto E = {a,b,c,d,e}. a b c d e a a b c d e b b c d e a c c d e a b d d e a b c e e a b c d

(E)

176

_________________________________________________________

29.

Seja X um nmero qualquer, inteiro e positivo, e seja Y o inteiro que se obtm invertendo a ordem dos algarismos de X. Por exemplo, se X = 834, ento Y = 438. correto afirmar que a diferena X Y sempre um nmero (A) par.

(B)

positivo.

Assim, por exemplo, temos: (b d) c = e c = b . Nessas condies, se x E e d x = c (b e), ento x igual a (A) (B) (C) (D) a b c d

(C)

quadrado perfeito.

(D)) divisvel por 9.

(E)

mltiplo de 6.

_________________________________________________________

30.

(E)) e
_________________________________________________________

27.

Uma pessoa distrai-se usando palitos para construir hexgonos regulares, na seqncia mostrada na figura abaixo.

Em um corredor h 30 armrios, numerados de 1 a 30, inicialmente todos fechados. Suponha que 30 pessoas, numeradas de 1 a 30, passem sucessivamente por esse corredor, comportando-se da seguinte maneira: a pessoa de nmero k reverte o estado de todos os armrios cujos nmeros so mltiplos de k. Por exemplo, a de nmero 3 reverte o estado dos armrios de nmeros 3, 6, 9, 12, ..., 30, abrindo os que encontra fechados e fechando os que encontra abertos. Nessas condies, aps todas as pessoas passarem uma nica vez pelo corredor, o total de armrios que estaro abertos (A) 4

Se ela dispe de uma caixa com 190 palitos e usar a maior quantidade possvel deles para construir os hexgonos, quantos palitos restaro na caixa? (A) (B)) (C) (D) (E) 6 2 4 8 16 31

(B))

(C)

(D)

(E)

8 TRF-4R-CG2

www.pciconcursos.com.br

Prova Grupo C, Tipo


36. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. Uma placa de vdeo garante melhor qualidade dos grficos e dos vdeos apresentados no monitor quanto maior for a capacidade (A) (B) (C) (D) da memria do computador. do barramento AGP. de jumpeamento da placa. da memria ROM da placa.

1 07/05/04 MODELO - 13:26

Uma estao de rede Windows, conectada Internet, pode obter dados seguros por meio do protocolo (A) (B) (C) (D) IP. FTP. PPP. SMTP.

(E)) PPTP.
_________________________________________________________

(E)) da memria RAM da placa.


_________________________________________________________

37.

Garantir a impossibilidade de que uma autoria de documento eletrnico seja negada posteriormente significa atender ao requisito de segurana (A) (B) (C) integridade. privacidade. autenticidade.

32.

A largura do barramento de endereos de um computador influencia a (A) capacidade mxima do processador.

(B)) capacidade mxima da memria principal. (C) (D) (E) 33. velocidade de transferncia do monitor. velocidade de transferncia do disco rgido. velocidade de processamento das instrues. 38.

(D)) irrefutabilidade. (E) tempestividade.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

No Windows Explorer, dentro da pasta Desktop, o cone Meu Computador representa um objeto do tipo (A) (B) (C) atalho. arquivo do sistema. driver de disco local.

Para obter alta disponibilidade de processamento dos computadores deve-se priorizar (A) a escalabilidade vertical.

(B)) a escalabilidade horizontal. (C) (D) (E) 39. um plano de contingncia. um plano de continuidade de negcios. as polticas de tecnologia da informao.

(D)) pasta do sistema. (E) 34. pasta de arquivos.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Considere as partes do sistema Linux sob a tica de uma diviso operacional. Dessa forma, (A) (B) o kernel no uma parte desse sistema.

Na Internet, um FQDN (Fully Qualified Domain Name) est sempre associado a um (A)) endereo IP. (B) protocolo TCP. endereo URL. provedor de acesso. servidor Web.

o shell no uma parte desse sistema. (C) (D) (E) 40.

(C)) os diretrios no so parte desse sistema. (D) (E) os aplicativos no so parte desse sistema. os utilitrios no so parte desse sistema.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

35.

Em servio de diretrio do ambiente Windows, os containers significam (A)) objetos especiais que armazenam outros objetos. (B) (C) (D) (E) conjuntos de atributos que caracterizam objetos. conjuntos de entes que compem objetos. tipos de objetos e seus respectivos atributos. tipos de atributos que se aplicam aos objetos.

Um programa de correio eletrnico, para enviar e receber dados binrios, deve utilizar (A) (B) um interpretador de dados binrios. um conversor de dados binrios.

(C)) o protocolo MIME. (D) (E) o protocolo SMTP. um protocolo para tratamento de dados binrios. 7

TRF-4R-Anal-Jud-Informatica-CE

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Grupo C, Tipo


41.

1
46.

07/05/04 - 13:26

O roteamento, para transmitir informaes a um computador da rede, encontra o endereo de destino por meio de um (A) (B) (C) endereo do gateway comparado com o endereo do roteador. XOR, entre o endereo IP do servidor e o nmero do node. OR, entre o endereo do computador e a mscara de rede.

Na linguagem SQL, a clusula DISTINCT utilizada para recuperar (A)) somente uma ocorrncia de registro, quando houver registros repetidos na tabela. (B) (C) (D) (E) registros diferentes dos valores solicitados pelo usurio. registros de tabelas diferentes. registros de uma tabela e orden-los. campos de diferentes tabelas, solicitados pelo usurio.

(D)) AND, entre o endereo do computador e a mscara de rede. (E) AND, entre o endereo do DNS com a mscara de rede.

_________________________________________________________

47.

O cdigo SQL abaixo: GRANT ALL ON NOTAS TO ANA WITH GROUP OPTION define que (A) (B) o usurio ANA ter acesso tabela NOTAS. a tabela NOTAS ser de uso pblico. a tabela NOTAS ser acessada somente por ANA.

_________________________________________________________

42.

Na tica das interligaes entre estaes de uma rede e seus respectivos componentes, a anlise e o mapeamento da rede de comunicao constituem (A) (B) o backbone.

(C) a topologia fsica. (C)) a topologia lgica. (D) a arquitetura da rede.

(D)) ANA conceder acesso tabela NOTAS para os outros usurios. (E) ANA acessar a tabela NOTAS somente com a autorizao de outro usurio.

_________________________________________________________ (E) o sistema de cabeamento. _________________________________________________________

48.

43.

No grupo de operadores unrios encontram-se somente os operadores relacionais: (A)) renomear e projeo. (B) (C) (D) (E) renomear e produto cartesiano. diferena e projeo. diferena e unio. seleo e unio.

A linguagem SQL executa as funes agregadas, do tipo mdia, acumulaes e outras, por meio do comando (A) (B) (C) (D) where. having. distinct. order by.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

(E)) group by.

49.

44.

No modelo de dados relacional, a integridade de identidade indica que a chave primria de uma tabela NO pode ter (A) (B) (C) (D) chave estrangeira correspondente em outra tabela. chave secundria associada. espaos em branco. um valor zero.

A busca de uma informao mais detalhada, dentro da estrutura dimensional de um data warehouse, realizada pela operao (A) drill-up.

(B)) drill-down. (C) (D) (E) drill-across. drill-through. ranking.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

(E)) um valor nulo.

50.

45.

O desempenho de um banco de dados relacional pode ser monitorado extraindo-se uma coleo de estatsticas denominada (A) view.

A coerncia das definies entre dimenses, estabelecidas em momentos diferentes do projeto de data warehouse, fundamental e representa a particularidade denominada (A) (B) dinmica de dimenses. combinaes de dimenses.

(B)) snapshot. (C) (D) (E) 8 backup. performance. table space.

(C)) conformidade de dimenses. (D) (E) dimenses especiais. dimenses degeneradas. TRF-4R-Anal-Jud-Informatica-CE

www.pciconcursos.com.br

Prova Grupo C, Tipo


51. As estruturas do banco de dados Oracle definidas no dicionrio de dados esto contidas no segmento (A)) de inicializao. (B) (C) (D) (E) de ndice. de dados. de rollback. temporrio. 56.

1 07/05/04 MODELO - 13:26

Um relacionamento com a cardinalidade 1:N, representado em um modelo de dados, indica que (A) (B) (C) (D) somente 1 significa cardinalidade mnima. somente 1 significa cardinalidade mxima. somente N significa cardinalidade mnima. somente N significa cardinalidade mxima.

(E)) 1 e N significam cardinalidades mximas. _________________________________________________________ _________________________________________________________ 52. A posio de uma linha dentro da tabela Oracle identificada pelo ndice (A) (B) (C) (D) COLID. COLNUM. KEYID. ROWID. (A) (B) (C) no existir relacionamentos associados. seus atributos tiverem valores nulos. sua identificao estiver numa chave estrangeira. 57. Em um modelo de dados, uma entidade ser considerada fraca se

(E)) ROWNUM.
_________________________________________________________

(D)) parte de sua identificao pertencer a outra entidade relacionada. (E) 58. os seus relacionamentos sempre forem 1:1.

53.

Um DTE Diagrama de Transio de Estado, da tcnica de anlise estruturada, representando um sistema realtime, dever conter no mnimo (A) (B) (C) 1 condio e 1 ao de mudana, apenas. 1 estado do sistema e 1 ao de mudana, apenas. 1 estado do sistema, 1 condio e 1 ao de mudana.

_________________________________________________________

Considerando a proposta ANSI/X3/SPARC, o esquema de banco de dados (A)) interno corresponde ao modelo lgico. (B) (C) (D) interno corresponde ao modelo conceitual. externo corresponde ao modelo lgico. externo corresponde ao modelo conceitual.

(D)) 2 estados do sistema, 1 condio e 1 ao de mudana. (E) 2 estados do sistema, apenas.

(E) conceitual corresponde ao modelo lgico. _________________________________________________________ _________________________________________________________ 54. Na elaborao de um dicionrio de dados com a notao de Yourdon, quando se deseja descrever um item que se repete, indicando um limite de ocorrncias inferior e um superior, utiliza-se a notao: (A) (B) Y = {X} Y = [X] 59. O desempenho, a escalabilidade, os mecanismos de concorrncia e de sincronizao, segundo a UML, so os focos da arquitetura de um sistema sob a viso de (A) casos de uso.

(B)) processo. (C) (D) projeto. implementao.

(C)) Y = 1{X}5 (D) (E) Y = 1[X]5 Y = [mnimo|mximo]

(E) implantao. _________________________________________________________ _________________________________________________________ 55. Os erros identificados nas categorias de funes ausentes, funes incorretas, falhas de trmino, entre outros, indicam que, na etapa de testes do ciclo de desenvolvimento, foram realizados testes do tipo (A) caixa branca. 60. Na UML, as principais representaes grficas utilizadas na arquitetura de um sistema, sob a tica de projeto, so os diagramas de (A) (B) casos de uso e os de classes. casos de uso e os de objetos.

(B)) caixa preta. (C) (D) (E) fluxo de dados. estrutura de controle. caminho bsico.

(C)) classes e os de objetos. (D) (E) classes e os de componentes. objetos e os de componentes. 9

TRF-4R-Anal-Jud-Informatica-CE

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Grupo C, Tipo


61.

1
66.

07/05/04 - 13:26

A UML disponibiliza, para organizar os casos de uso, os relacionamentos do tipo: (A) atores, cenrios e passos.

Um resultado Falso ser obtido com uma condio X = Falsa, uma condio Y = Falsa e o teste lgico (A) (B) NOT X. NOT X OR Y.

(B)) generalizao, incluso e extenso. (C) (D) (E) incluso e extenso, somente. cenrios, somente. passos, somente.

(C)) NOT X AND Y. (D) NOT (X OR Y).

(E) NOT (X AND Y). _________________________________________________________ _________________________________________________________ 62. Os valores de variveis de instncia de objetos dos softwares orientados a objetos podem ser examinados e editados por ferramenta do tipo (A) (B) (C) browser. profiler. editor. (B) (C) a implantao de procedimentos de testes. a gerao automtica de cdigos. 67. A engenharia de software deve ter como objetivo principal (A) a implementao do planejamento de projetos.

(D)) inspector. (E) debugger.

(D)) o aumento da satisfao dos usurios. (E) 68. o estabelecimento de metodologias de sistemas.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

63.

No processo de anlise orientada a objetos, segundo Coad/Yourdon, as conexes de mensagens devem ser definidas no nvel: (A) (B) (C) (D) assuntos. atributos. classes e objetos. estrutura.

Um sistema em operao no computador deve ter indicadores de desempenho satisfatrios para atender principalmente o requisito de qualidade: (A) (B) (C) (D) conformidade. integridade. confidencialidade. eficcia.

(E)) servios. 64. Quando cada item de uma estrutura de dados possui um apontador para o item seguinte e outro para o item anterior, e ainda o ltimo item aponta para o primeiro, trata-se de uma lista (A)) simtrica. (B) (C) (D) (E) 65. assimtrica.

__________________________________________________________________________________________________________________

(E)) eficincia.

69.

O processo de controle de projetos, no sentido especfico da funo, NO deve ter como objetivo (A) providenciar correes de desvios em tempo hbil.

(B)) definir tarefas, responsabilidades e prazos. (C) prever e comunicar possveis dificuldades futuras. informar fatos e resultados ocorridos. possibilitar que as metas estabelecidas sejam alcanadas.

encadeada. circular. linear. 70. (D) (E)

__________________________________________________________________________________________________________________

Totais rotativos so atualizados, por meio de laos sucessivos, com adio de valores em reas denominadas (A) (B) contadores. indexadores.

Para a empresa, os investimentos em TI devem ter como principal objetivo o benefcio estratgico de (A)) possibilitar maior flexibilidade aos negcios. (B) (C) (D) (E) aumentar o market share. aumentar o desempenho dos funcionrios. melhorar os nveis de controle. melhorar a imagem da organizao. TRF-4R-Anal-Jud-Informatica-CE

(C)) acumuladores. (D) (E) 10 registradores. totalizadores.

www.pciconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche