Sei sulla pagina 1di 5

cidos e Bases

Neste resumo, veremos de que forma podemos classificar substncias como cidos ou bases, as principais propriedades destes grupos, o conceito de pH e a fora relativa destas substncias. As duas funes mais importantes da qumica: cidos e bases. So os grandes pilares de toda a vida de nosso planeta, bem como da maioria das propriedades do reino mineral. ons carbonatos e bicarbonatos (ambos bsicos) esto presentes na maior parte das fontes de gua e de rochas, junto com outras substncias bsicas como fostatos, boratos, arsenatos e amnia. Em adio, vulces podem gerar guas extremamente cidas pela presena de HCl e SO2. A fotossntese das plantas pode alterar a acidez da gua nas vizinhanas por produzir CO2, a substncia geradora de cido mais comum na natureza. A fermentao do suco de frutas pode vir a produzir cido actico. Quando utilizamos nossos msculos em excesso sentimos dores provocados pela liberao de cido ltico. Com tamanha freqncia em nosso ambiente, no de se espantar que os cidos e bases tenham sido estudados por tantos sculos. Os prprios termos so medievais: "cido" vem da palavra latina "acidus", que significa azedo. Inicialmente, o termo era aplicado ao vinagre, mas outras substncias com propriedades semelhantes passaram a ter esta denominao. "lcali", outro termo para bases, vem da palavra arbica "alkali", que significa cinzas. Quando cinzas so dissolvidas em gua, esta se torna bsica, devido a presena de carbonato de potssio. A palavra "sal" j foi utilizada exclusivamente para referncia ao sal marinho ou cloreto de sdio, mas hoje tem um significado muito mais amplo.

Os ons hidrnio e hidrxido


A gua uma substncia deveras bizarra. Entre vrias propriedades anmalas, h uma de particular interesse no estudo de cidos e bases: a autoionizao. De fato, duas molculas de gua podem interagir e produzir dois ons: um ction, o hidrnio, e um nion, o hidrxido. uma reao onde ocorre uma transferncia de prton de uma molcula de gua para outra. A existncia da auto-ionizao da gua foi provada, ainda no sculo IXX, por Friedrich Kohlraush. Ele descobriu que a gua, mesmo que totalmente purificada e deionizada, ainda apresenta uma pequena condutividade eltrica. Kohlraush atribuiu esta propriedade existncia de ons na gua, mais precisamente ons hidrnios e hidrxidos.

A compreenso da auto-ionizao da gua o ponto de partida para os conceitos de cidos e bases aquosos.

Conceitos de cidos e bases


Um dos primeiros conceitos de cidos e bases que levavam em conta o carter estrutural das molculas foi desenvolvido no final do sculo 19, por Svante Arrhenius, um qumico sueco. Ele props que os cidos eram substncias cujos produtos de dissociao inica em gua incluiam o on hidrognio (H+) e bases as que produzem o on hidrxido (OH-). Este conceito, embora utilizado at hoje, tem srias limitaes: 1) s pode ser empregado a solues aquosas; 2) o on H+, de fato, sequer existe em soluo aquosa; 3) no pode ser aplicado para outros solventes. 4) segundo este conceito, somente so bases substncias que possuem OHem sua composio. verdade para o NaOH, mas outras substncias, como a amnia, no so bases de acordo com o conceito de Arrhenius. Em 1923, J.N. Bronsted, em Copenhagen (Denmark) e J.M. Lowry, em Cambridge (England) independentemente sugeriram um novo conceito para cidos e bases. Segundo eles, cidos so substncias capazes de doar um prton em uma reao qumica. E bases, compostos capazes de aceitar um prton numa reao. Este conceito ficou conhecido como "definio de Bronsted", pois este e seusalunos foram mais geis na difuso da nova idia. Esta nova definio bem mais ampla, pois explica o carter bsico da amnia e o carter cido do on amnio, por exemplo.

Repare que, na reao com amnia, a gua se comporta como um cido, pois doa um prton; j na reao com o amnio, a gua se comporta como uma base, pois aceita um prton deste on. A gua, portanto, um exemplo de substncia anfiprtica, isto , molculas que podem se comportar como um cido ou como uma base de Bronsted.

De acordo com Bronsted, a dissociao do HCl promove a formao de outro on: o on hidrnio

Como vimos, a noo de cidos e bases de Bronsted envolve, sempre, a transferncia de um prton - do cido para a base. Isto , para um cido desempenhar seu carter cido, ele deve estar em contato com uma base. Por exemplo: o on bicarbonato pode transferir um prton para a gua, gerando o on carbonato.

Como a reao reversvel, o on carboxilato pode atuar como uma base, aceitando, na reao inversa, um prton do on hidrnio - que atua como um cido. Portanto, os ons bicarbonato e carbonato esto relacionados entre si, pela doao ou ganho de um prton, assim como a gua e o on hidrnio. Um par de substncias que diferem pela presena de um prton chamado de par cido-base conjugado. Desta forma, o on carbonato a base conjugada do cido bicarbonato, e o on hidrnio o cido conjugado da base H2O. O on HPO42- a base conjugada do on H2PO4-.

Identificao de cidos e bases


Em gua, alguns cidos so melhores doadores de prtons do que outros, enquanto que algumas bases so melhores aceptoras de prtons do que outras. Por exemplo: uma soluo aquosa de HCl diluda consiste, praticamente, de ons cloreto e hidrnio, uma vez que quase 100% das molculas do cido so ionizadas. Por isso, este composto considerado um cido de Bronsted forte. Em contraste, uma soluo diluda de cido actico contm apenas uma pequena quantidade de ons acetato e hidrnio - a maior parte das molculas permanece na forma no ionizada. Este composto , portanto, considerado um cido Bronsted fraco.

De acordo com o modelo de Bronsted, um cido doa um prton para produzir uma base conjugada. Entretanto, esta base conjugada pode vir a aceitar o prton de volta, retornando ao cido conjugado. A espcie capaz de se ligar mais fortemente ao prton que vai determinar a fora do cido ou da base. Portanto, a) quanto mais forte for o cido, mais fraca a base conjugada Neste caso, a ligao H-A bastante fraca, e o on A- estvel, ou seja, uma base fraca. b) quanto mais fraco for o cido, mais forte a base conjugada. Isto significa que a ligao H-A uma ligao forte, pois o on A- pouco estvel e representa uma base forte, que tende a recapturar o prton. Numa soluo aquosa de HCl, duas bases entraro numa disputa pelo prton: o on cloreto e a gua. Como a gua uma base mais forte, praticamente todo o HCl perde o prton para esta.

J numa soluo aquosa de cido actico, a gua sai perdendo: a base mais forte o on acetato! Por isso, apenas parte das molculas deste cido sofrem ionizao.

Como vimos anteriormente, a gua sofre um processo de auto-ionizao, produzindo ons hidrnios e hidrxidos.

Entretanto, como o on hidrxido uma base muito mais forte do que a gua, da mesma forma que o on hidrnio um cido muito mais forte, o equlbrio grandemente deslocado para o lado esquerdo da equao. De fato, a 25oC, apenas 2 de cada um bilho de molculas sofrem auto-ionizao. Quantitativamente, podemos descrever o processo como:

Todavia, em gua pura ou em uma soluo aquosa diluda, o termo [H2O] uma constante (55,5 mol/L). Desta forma, podemos simplificar a equao acima como: Keq.[H2O]2 = Kw e Kw = constante de ionizao da gua = [H3O+].[OH-] a 25oC, Kw = 1,008 x 10-14 M2 Esta expresso de Kw muito importante, e deve ser memorizada, pois atravs dela que todos os conceitos de pH e pOH so deduzidos. O equilbrio da reao entre o cido actico e a gua pode ser descrito pela constante abaixo:

Novamente, no caso de solues diludas, o termo [H2O] constante, e podemos substituir a equao por Keq. [H2O]=Ka, que fica:

Esta a expresso para a constante de ionizao cida, Ka. Da mesma forma, podemos escrever a expresso para Kb, a constante de ionizao bsica. Vamos utilizar a reao da amnia com gua como exemplo:

Potrebbero piacerti anche