Sei sulla pagina 1di 8

Superior Tribunal de Justia

AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.149.914 - MT (2009/0138734-5) AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO ADVOGADO : AGRENCO DO BRASIL S.A : LUCIEN FBIO FIEL PAVONI E OUTRO(S) RONIMRCIO NAVES E OUTRO(S) : CARAMURU ALIMENTOS S/A : PAULO SRGIO HILRIO VAZ E OUTRO(S) RELATRIO

O EXMO. SR. MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO (Relator): AGRENCO DO BRASIL S.A interps agravo regimental contra a deciso na qual se proveu o recurso especial do agravado, nos seguintes termos:
RECURSO ESPECIAL. EMBARGOS DE TERCEIRO. SEQUESTRO DE SOJA EM SEDE DE AO CAUTELAR. JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE. NO COMPROVAO DO FATO CONSTITUTIVO DO DIREITO DO AUTOR. CERCEAMENTO DE DEFESA. OCORRNCIA. 1. A irregularidade na representao processual constitui, nas instncias de origem, nulidade sanvel, de forma que os embargos de declarao opostos pela recorrente em face do acrdo recorrido somente poderiam ser considerados inexistentes se, uma vez intimada, no promovesse a devida regularizao. 2. Consequente tempestividade do recurso especial. 3. Inaplicabilidade das Smulas 07, 126 e 211 deste STJ. 4. H cerceamento de defesa no procedimento do magistrado que, sem oportunizar a produo de provas, julga antecipadamente a lide e conclui pela no comprovao do fato constitutivo do direito do autor. 5. Precedentes especficos deste STJ. 6. RECURSO ESPECIAL PROVIDO, DESCONSTITUINDO-SE OS ATOS DECISRIOS.

Reiterou a agravante, em sntese, as alegaes veiculadas nas contrarrazes do recurso especial. Afirmou, inicialmente, a intempestividade do recurso especial e o trnsito em julgado do acrdo recorrido, uma vez que o advogado subscritor dos embargos de declarao opostos pela recorrente na origem no possuiria
Documento: 25316546 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 1 de 8

Superior Tribunal de Justia


procurao nos autos. Alm disso, sustentou a aplicabilidade da Smula 07 deste STJ e, no mrito, a ausncia de cerceamento de defesa. o relatrio.

Documento: 25316546 - RELATRIO E VOTO - Site certificado

Pgina 2 de 8

Superior Tribunal de Justia


AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.149.914 - MT (2009/0138734-5)

VOTO

O EXMO. SR. MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO (Relator): Eminentes colegas, o agravo regimental no merece ser provido, ficando mantida a deciso agravada pelos seus prprios fundamentos:
Vistos etc. CARAMURU ALIMENTOS S/A interps recurso especial contra acrdo proferido pelo Tribunal de Justia do Estado do Mato Grosso. Na origem, a recorrente ops embargos de terceiro em face do sequestro de noventa mil quilos de soja nos autos da ao cautelar proposta pela recorrida. O Tribunal recorrido, confirmando a sentena, desacolheu os embargos nos seguintes termos:
EMBARGOS DE TERCEIRO - CERCEAMENTO DE DEFESA ALEGAO INSUBSISTENTE - POSSE E PROPRIEDADE DO PRODUTO - SOJA GARANTIA POR PENHOR - AO IMPROCEDENTE - RECURSO IMPROVIDO. Tendo a embargante conhecimento dos documentos apresentados com a contestao, os quais embasara inclusive a exordial dos embargos de terceiro, improcede a alegao de cerceamento de defesa por no ter sido oportunizada a sua manifestao. No restou demonstrada a ocorrncia de cerceamento de defesa, vez que os autos estavam aptos ao julgamento em face das provas incontroversas apresentadas. Estando provado que o produto arrestado proveniente de contrato legalmente firmado e garantido por penhor, indevida se mostra a sua guarda e permanncia em poder de terceiro.

Nas suas razes de recurso especial, sustentou a recorrente, preliminarmente, a contrariedade do art. 535 do CPC. No mrito, diante do dissdio jurisprudencial e da violao dos arts. 330, I, e 333, I, do CPC, e 326 e 398 do CPC, afirmou a ocorrncia
Documento: 25316546 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 3 de 8

Superior Tribunal de Justia


de cerceamento de defesa Segundo a recorrente, o juzo de primeiro grau, em que pese tenha julgado antecipadamente a lide, considerou no estar comprovado o fato constitutivo do seu direito, no lhe oportunizando, ainda, vista dos documentos juntados na contestao, que teriam servido de fundamento para o desacolhimento dos embargos. Foram apresentadas contrarrazes pela AGRENCO DO BRASIL S.A. Afirmou a recorrida, inicialmente. a intempestividade do recurso especial e o trnsito em julgado do acrdo recorrido, uma vez que o advogado subscritor dos embargos de declarao opostos pela recorrente na origem no possuiria procurao nos autos. Alm disso, sustentou a aplicabilidade das Smulas 07, 126 e 211 deste STJ e, no mrito, a necessidade de ser considerado, com relao ao cerceamento de defesa, o disposto no art. 1050 do CPC, segundo o qual o embargante deve apresentar, nos embargos de terceiro, prova sumria da posse e da condio de terceiro. o relatrio. Passo a decidir. Nos termos do art. 13 do CPC, a irregularidade na representao processual constitui, nas instncias de origem, vcio sanvel (REsp 293.431/MG, Rel. Ministro RAUL ARAJO e AgRg no REsp 1269709/PE, Rel. Ministro RICARDO VILLAS BAS CUEVA). Desta forma, os embargos de declarao opostos pela recorrente na origem somente poderiam ser considerados inexistentes, repercutindo na tempestividade do recurso especial, se, uma vez intimada, no promovesse a regularizao da representao. Invivel, por outro lado, a aplicabilidade das Smulas 07, 126 e 211 deste STJ. Como se ver, a questo relativa ao cerceamento de defesa, da forma como veiculada no presente recurso especial, constitui, segundo a jurisprudncia deste STJ, tpica questo de direito, para cuja apreciao no h a necessidade de serem examinadas as provas constantes dos autos.
Documento: 25316546 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 4 de 8

Superior Tribunal de Justia


Quanto Smula 126, o Tribunal de origem rejeitou a alegao de cerceamento de defesa exclusivamente com base na legislao infraconstitucional, no sendo suficiente, para o reconhecimento da utilizao de fundamento constitucional, a simples meno s garantias do contraditrio e da ampla defesa. Por fim, no h dvida, como demonstra a prpria ementa do acrdo recorrido, que a questo do cerceamento de defesa foi devidamente prequestionada. No mrito, inicio apreciando a alegao de cerceamento de defesa, que precede a suposta violao ao art. 535 do CPC. O cerceamento de defesa, no caso dos autos, manifesto, devendo ser provido o recurso especial ante a violao dos arts. 330, I e 333, I, do CPC. O Tribunal de origem, confirmando o procedimento adotado em primeiro grau, considerou correto o julgamento antecipado da lide com base no art. 330, I, do CPC. No entanto, em que pese tenha admitido o julgamento antecipado da lide, o Tribunal recorrido desacolheu os embargos de terceiro atribuindo recorrente, com fundamento no art. 333, I, do CPC, o nus da no comprovao do fato constitutivo do seu direito. A seguinte passagem da sentena, transcrita no acrdo recorrido como razo de decidir, demostra, com clareza, a utilizao do art. 333, I, do CPC:
Dessa forma, descuidou a embargante da prova, quanto ao fato constitutivo do seu direito, traduzida na verdadeira origem do produto que adquiriu, e da prova da alegada propriedade que in casu inocorreu, destendendo o preceito insculpido no art. 333, inc. I, da Lei Adjetiva Civil.

De acordo com a jurisprudncia deste Superior Tribunal de Justia, h cerceamento de defesa no procedimento do magistrado que, sem oportunizar a produo de provas, julga antecipadamente a lide e conclui pela no comprovao do fato constitutivo do direito do autor. Neste sentido:
Documento: 25316546 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 5 de 8

Superior Tribunal de Justia


PROCESSUAL CIVIL. TRIBUTRIO. AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL. EXECUO FISCAL. EMBARGOS. INDEFERIMENTO DE PRODUO DE PROVA PERICIAL. JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE. CERCEAMENTO DE DEFESA. CONFIGURADO. 1. O julgamento antecipado da lide no implica cerceamento de defesa, se desnecessria a instruo probatria, mxime se a matria for exclusivamente de direito. 2. O artigo 131, do CPC, consagra o princpio da persuaso racional, habilitando-se o magistrado a valer-se do seu convencimento, luz dos fatos, provas, jurisprudncia, aspectos pertinentes ao tema e da legislao que entender aplicvel ao caso concreto constantes dos autos, rejeitando diligncias que delongam desnecessariamente o julgamento, atuando em consonncia com o princpio da celeridade processual. 3. No obstante, sobreleva notar que, in casu, o Juzo Singular, considerando a desnecessidade de outras provas para o deslinde da controvrsia, julgou antecipadamente a lide, com base no princpio do livre convencimento, no se pronunciando acerca do requerimento de produo de prova pericial formulado pela embargante. 4. Ocorre que, quando o julgamento da apelao o acrdo local, no que pertine ao meritum causae, calcou-se na premissa de que a empresa ora recorrente, no juntou aos autos prova capaz de demonstrar sua pretenso, consoante se infere de excerto do voto-condutor do acrdo recorrido, verbis: "(...) cumpre ao contribuinte, na ao de repetio de indbito ou em embargos execuo onde pretenda o inadimplente furtar-se do pagamento da obrigao tributria, demonstrar que suportou o encargo financeiro, no o transferindo a terceiro. Sem que haja prova cabal da no transferncia do encargo financeiro, invivel a pretendida exonerao do recolhimento do tributo conforme disciplina inscrita no artigo 166 do Cdigo Tributrio Nacional, sob pena de caracterizao de enriquecimento sem causa, situao h muito vedada pela legislao brasileira. (...) Dessa forma, ausente comprovao da no transferncia do encargo, assim como inexiste prova da anuncia do consumidor de fato que suportou o pagamento do valor do tributo que a embargante pretende evitar seja repassado aos cofres pblicos, de rigor o acolhimento do apelo fazendrio para que se prossiga na execuo. (fls. 76/77) 5. Deveras, cedio na Corte que resta configurado o cerceamento de defesa quando o juiz, indeferindo a produo de provas requerida, julga antecipadamente a lide, e a pretenso veiculada considerada improcedente justamente porque a parte no comprovou suas alegaes. Precedentes do STJ: REsp 623479/RJ, publicado no DJ de 07.11.2005; AgRg no Ag 212534/SP, Relator Ministro Humberto Gomes de Barros, publicado no DJ de 08.08.2005; REsp 184472/SP, Relator
Documento: 25316546 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 6 de 8

Superior Tribunal de Justia


Ministro Castro Filho, Terceira Turma, publicado no DJ de 02.02.2004; e REsp 471322/RS, Relatora Ministra Nancy Andrighi, Terceira Turma, publicado no DJ de 18.08.2003. 6. Agravo regimental desprovido. (AgRg nos EDcl no REsp 1136780/SP, Rel. Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, julgado em 06/04/2010)

Especificamente em sede de embargos de terceiro:


DIREITO PROCESSUAL CIVIL. EXECUO FISCAL. EMBARGOS DE TERCEIRO. ALEGAO DE POSSE ANTERIOR PENHORA. JULGAMENTO ANTECIPADO. CERCEAMENTO DE DEFESA. OCORRNCIA. 1. " admissvel a oposio de embargos de terceiro fundados em alegao de posse advinda do compromisso de compra e venda de imvel, ainda que desprovido do registro" Smula 84/STJ. 2. O mesmo entendimento pode ser aplicado compra e venda no registrada. Precedentes. 3. O julgamento antecipado da lide, sem dilao probatria requerida pelo autor quanto posse, caracteriza cerceamento de defesa se o magistrado, no ponto, conclui pela insuficincia das provas. 4. No se conhece de recurso especial pela divergncia se o paradigma consiste em verbete sumular. 5. Recurso especial conhecido em parte e provido. (REsp 468.276/CE, Rel. Ministro CASTRO MEIRA, SEGUNDA TURMA, julgado em 21/08/2008)

Ressalto, neste aspecto, que o art. 1050 do CPC no determina o julgamento antecipado da lide ou impede a produo de provas no curso do processo. Com o reconhecimento do cerceamento de defesa, fica declarada a nulidade dos atos decisrios, devendo os autos retornar ao primeiro grau de jurisdio a fim de que seja oportunizada a produo de provas por parte da recorrente, com a designao, se for o caso, de audincia de instruo e julgamento. Prejudicada a apreciao da alegao relativa aos arts. 326 e 398 do CPC, pois, com o retorno dos autos, poder a recorrente se manifestar acerca dos documentos juntados na contestao. Ante o exposto , dou provimento ao recurso especial, desconstituindo os atos decisrios e determinando o retorno dos autos ao primeiro grau de jurisdio.
Documento: 25316546 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 7 de 8

Superior Tribunal de Justia


Intimem-se.

Como a irregularidade da representao processual constitui, na origem, vcio sanvel, ressalto, uma vez mais, que os embargos de declarao opostos pela agravada na origem somente poderiam ser considerados inexistentes, repercutindo na tempestividade do recurso especial, se, uma vez formalmente intimada, no promovesse a regularizao da representao. Ante o exposto, nego provimento ao agravo regimental. o voto.

Documento: 25316546 - RELATRIO E VOTO - Site certificado

Pgina 8 de 8

Potrebbero piacerti anche