Sei sulla pagina 1di 60

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 Ol, concurseiros e concurseiras!

! Vamos nossa stima aula de Processo Legislativo para o Senado Federal! Nesta aula, estudaremos a tramitao de vetos, medidas provisrias e matrias oramentrias. Vamos l! VETOS No processo legislativo, a sano e o veto presidencial integram a etapa deliberativa no Poder Executivo. Consistem em formas de contrabalanar a competncia legislativa do Congresso Nacional por parte do Chefe do Poder Executivo, dentro do sistema de freios e contrapesos entre os trs Poderes. Depois que um projeto de lei aprovado no Poder Legislativo, ele vai sano do Presidente da Repblica. Na sano, como vimos brevemente no comeo do curso, o Presidente manifesta sua concordncia com o que foi aprovado pelo Congresso, podendo isso se dar de forma expressa ou tcita, pois, decorrido prazo de quinze dias teis, o silncio do Presidente da Repblica importar sano (CF/88, art. 66, 3). Na hiptese de sano tcita, o Presidente da Repblica ainda dispe de 48 horas para promulgar a lei. Se ele no o fizer, devolver os autgrafos ao Presidente do Senado, que, em 48 horas, dever promulgar a lei. E se este no o fizer, o Vice-Presidente do Senado o far. S para lembrar! Sano e veto cabem em projeto de lei ordinria, complementar ou projeto de lei de converso oriundo de Medida Provisria alterada no Congresso. Outras proposies no se submetem a sano ou veto, como PECs, projetos de decreto legislativo e resolues. Agora, se nesse prazo de quinze dias teis, o Presidente decidir vetar o projeto, poder faz-lo, sempre de forma expressa (no existe veto tcito), total ou parcialmente. No veto parcial, ainda h uma ressalva: a Constituio permite a supresso apenas do texto integral de artigo, pargrafo, inciso ou alnea (CF/88, art. 66, 2). O uso do veto, porm, no pode ser feito de forma indiscriminada. A prpria Constituio Federal coloca de forma expressa a fundamentao do veto, justificvel quando o projeto de lei se mostra inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico (CF/88, art. 66, 1).
1

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 Na primeira hiptese, a da inconstitucionalidade, o Presidente da Repblica veta o projeto por entender que o mesmo est em desacordo com a Constituio, utilizando-se de um critrio estritamente jurdico o chamado veto jurdico. Na segunda hiptese, a do interesse pblico, as razes so fundamentalmente polticas, envolvendo uma anlise de custo/benefcio. o veto poltico. A prxima etapa submeter o veto ao Poder Legislativo. Como o veto apenas suspende a converso do projeto em lei (total ou parcialmente) at deliberao definitiva do Congresso Nacional, diz-se que relativo ou supervel. Outra caracterstica do veto sua irretratabilidade, ou seja, depois de manifestado, no pode o Presidente da Repblica retir-lo ou retratar-se para sancionar o projeto vetado. A tramitao do veto no Poder Legislativo comea quando o Chefe do Poder Executivo, no prazo de 48 horas, comunica ao Presidente do Senado os motivos do veto (CF/88, art. 66, 1). Recebida a comunicao do veto, o Presidente do Senado deve convocar uma sesso conjunta, dentro de 72 horas, para dar conhecimento da matria ao Congresso Nacional e designar a Comisso Mista responsvel por relatar o veto. O Presidente tambm estabelece o calendrio de tramitao (RCCN, art. 104). Essa comisso mista ser composta de trs Senadores e trs Deputados, indicados pelos Presidentes das respectivas Casas, e devem fazer parte dela, se possvel, os parlamentares que foram relatores da matria na fase de elaborao do projeto (RCCN, art. 104, 2). O prazo para que a comisso mista apresente seu relatrio de 20 dias, contados a partir da constituio da comisso (RCCN, art. 105). O texto do projeto, mais as partes que foram vetadas e sancionadas, os pareceres das Comisses que apreciaram a matria e o relatrio da comisso mista sobre o veto so publicados em avulsos e marcada uma sesso conjunta para deliberar sobre o veto. A Constituio determina que a votao sobre os vetos se d na modalidade secreta, sendo rejeitados pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores (CF/88, art. 66, 4).

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 O processo de votao de vetos presidenciais pelo Congresso Nacional manual, por meio de uma cdula de votao. Os parlamentares marcam o voto e depositam a cdula em uma urna, assinando a lista de presena na votao. As urnas com as cdulas so levadas ao Prodasen, rgo de informtica do Senado Federal, pela Secretaria-Geral da Mesa (SGM) para a contagem e contabilizao dos votos. A apurao coordenada pela SGM e segue procedimentos para garantir a confiabilidade do processo, que acompanhado por uma comisso de parlamentares indicados pelos lderes partidrios. Mais um detalhe: quando o Prodasen vai fazer a apurao, ele inicia pelos votos da Cmara. E os votos do Senado s sero apurados se a Cmara tiver rejeitado o veto. Mas h uma exceo: se o projeto de lei vetado tiver o Senado como casa de origem, a contagem comea pelos votos dos senadores, e somente se for rejeitada verificada ento na Cmara (RCCN, art. 43, 2). Essa metodologia possvel porque o veto deve ser rejeitado pelas duas Casas. Vamos ver ento como funciona o voto, para no confundirmos! O que vai ser posto em votao o veto. Quem vota no, vota pela rejeio ao veto. Quem vota sim, pela manuteno do mesmo. Se no for alcanada a maioria absoluta de votos no, o veto ficar mantido. O projeto de lei (no caso de veto total) ou as partes vetadas do projeto devero ser arquivados. Logo, a rejeio do veto implica a manifestao da maioria absoluta em cada uma das casas pelo voto no. Se o veto for rejeitado, a consequncia a transformao do projeto de lei em lei, a qual dever ser promulgada (CF/88, art. 66, 5). O prazo constitucional para que o Chefe do Poder Executivo efetue essa promulgao de 48 horas (CF/88, art. 66, 7). Na hiptese do Presidente da Repblica no promulgar a lei, quem dever faz-lo o Presidente do Senado; e se este tambm no o fizer em 48 horas, a tarefa caber ao Vice-Presidente do Senado (CF/88, art. 66, 7). Quando o veto derrubado e as partes, antes vetadas, so promulgadas, a vigncia dessas partes comea a partir da publicao. Os efeitos no retroagem data da publicao da lei inicial, que continha os vetos. Agora, ser que o Congresso Nacional pode, na hiptese de veto total, rejeitar apenas partes do veto? O Supremo Tribunal Federal j
3

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 reconheceu a admissibilidade de rejeio parcial de veto total, sendo possvel que o Congresso ratifique alguns itens e rejeite outros (STF, Representao n 1385/SP, Relator Min. Moreira Alves). como se o veto total fosse, na verdade, um conjunto de vrios vetos parciais. Quanto aos prazos para tramitao do veto, cabem duas ressalvas. O prazo constitucional para que o Congresso aprecie o veto de trinta dias, contados a partir do seu recebimento, sob pena de sobrestamento das demais proposies (CF/88, art. 66, 6). Primeiramente, o sobrestamento de proposies se refere s matrias que porventura estejam na Ordem do Dia da sesso do Congresso Nacional. Veto pendente de deliberao no tranca a pauta nem da Cmara, nem do Senado. A outra ressalva diz respeito no apreciao dos vetos por parte do Congresso, o que tem se mostrado um problema. Levantamento deste ms de maio de 2011 aponta que existem 1.414 vetos pendentes de deliberao. Mas, ento, como as sesses do Congresso continuam acontecendo, se h tantos vetos que, pela lgica constitucional, deveriam estar trancando a pauta? Acontece que o Regimento Comum, quando dispe sobre a apreciao dos vetos, afirma que o prazo de trinta dias a que se refere a Constituio, no art. 66, 4, comea a ser contado a partir da sesso convocada para conhecimento da matria (RCCN, art. 104, 1). Dessa forma, os vetos podem continuar chegando ao Poder Legislativo; contudo, seu prazo de tramitao s tem incio quando o Presidente do Senado convocar a sesso de conhecimento (que, pelo mesmo Regimento, deveria acontecer 72 horas aps a comunicao feita pelo Presidente da Repblica).

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 MEDIDAS PROVISRIAS As Medidas Provisrias so editadas pelo Chefe do Poder Executivo, em caso de relevncia e urgncia, com eficcia imediata e fora de lei. Assim que publicada no Dirio Oficial da Unio, ela j passa a produzir seus efeitos, devendo ser submetida de imediato ao Congresso Nacional. O prazo de vigncia das Medidas Provisrias de 60 dias contados da publicao da MP, prorrogveis por igual period, se ela ainda no tiver sido convertida em lei (CF/88, art. 62, 3). A prorrogao do prazo de vigncia automtica e ser comunicada em Ato do Presidente da Mesa do Congresso Nacional, publicado no Dirio Oficial da Unio (Resoluo 01/2002-CN, art. 10, 1). Esses prazos no so contados durante o recesso parlamentar. As Medidas Provisrias se prestam a regular um amplo espectro de matrias. Contudo, a Constituio, a partir da EC 32/2001, passou a trazer as seguintes vedaes materiais para edio dessas Medidas: Matria relativa a nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral (CF/88, art. 62, 1, I, a); Matria relativa a direito penal, processual penal e processual civil (CF/88, art. 62, 1, I, b); Matria relativa a organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros (CF/88, art. 62, 1, I, c); Matria relativa a planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, (CF/88, art. 62, 1, I, d), com exceo dos crditos adicionais extraordinrios, que so veiculados por MP; Matria que vise a deteno ou sequestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro (CF/88, art. 62, 1, II); Matria reservada a lei complementar (CF/88, art. 62, 1, III); Matria j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica (CF/88, art. 62, 1, IV); Instituio ou elevao de impostos por MP, em regra, s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte, respeitando o princpio da anterioridade tributria (art. 62, 2).
6

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 Cuidado na prova para no misturar as limitaes edio de Medidas Provisrias (CF/88, art. 62, 1) com as limitaes impostas para o contedo de Lei Delegada (CF/88, art. 68, 1).

A Constituio estabelece ainda uma vedao procedimental edio de Medidas Provisrias, que a proibio de reedio, na mesma sesso legislativa, de MP que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo (CF/88, art. 62, 10). O Presidente da Repblica tambm no pode retirar da apreciao do Congresso Nacional uma MP que j tenha sido encaminhada ao Legislativo. Contudo, o Supremo Tribunal Federal assentou entendimento de que possvel o Presidente da Repblica ab-rogar, ou seja, revogar totalmente Medida Provisria em tramitao por meio da edio de outra Medida Provisria (ADI 1.315-MC/DF, Rel. Min. Ilmar Galvo). Nosso estudo sobre a tramitao de Medidas Provisrias est baseado nos procedimentos previstos pela Constituio e pela Resoluo 01/2002, do Congresso Nacional, que regulam o tema. Assim que sai a publicao da Medida Provisria no Dirio Oficial, o Presidente da Repblica envia a MP, acompanhada da respectiva Mensagem e a motivao do ato ao Presidente da Mesa do Congresso, que o Presidente do Senado Federal, para ser lida e publicada em avulsos. Ento, designada uma comisso mista temporria, no prazo de 48 horas contadas da publicao (Resoluo 01/2002-CN, art. 2). A exceo a Medida Provisria que abre crdito adicional extraordinrio, cujo parecer ser emitido pela Comisso Mista de Oramento (Resoluo 01/2002-CN, art. 2, 6). Nesse caso, no h comisso mista temporria constituda especialmente para anlise da MP, como acontece para as que versam sobre outros assuntos. Voltando s demais MPs, a Comisso Mista temporria fica responsvel por emitir o parecer sobre a MP, sendo os membros da comisso indicados pelas lideranas partidrias. No havendo indicao, cabe ao Presidente do Congresso faz-lo em 48 horas, incluindo o nome dos lderes e vice-lderes na Comisso (Resoluo 01/2002-CN, art. 2, 5). A constituio da Comisso Mista e a fixao do calendrio de tramitao da MP podem ser comunicadas em sesso do Senado Federal ou em sesso conjunta do Congresso Nacional. Se for em sesso do Senado, dado conhecimento Cmara dos Deputados, por intermdio de ofcio dirigido ao seu Presidente (Resoluo 01/2002-CN, art. 2,
7

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 7). A Comisso Mista integrada por 12 Senadores e 12 Deputados, com igual nmero de suplentes, acrescida de mais uma vaga destinada a cada uma das Casas, a serem preenchidas em rodzio, pelas bancadas minoritrias que no alcancem nmero para participar da Comisso (Resoluo 01/2002-CN, art. 2, 3). Aps ser designada, a Comisso tem prazo de 24 horas para sua instalao, quando so eleitos seu Presidente e Vice-Presidente e designados os Relatores para a matria. A cada comisso formada, devese alternar a Presidncia: uma vez o Senado, outra vez a Cmara. O Presidente e o Vice devem ser de Casas diferentes e o Relator, de casa diversa da do Presidente (Resoluo 01/2002-CN, art. 3, 1 e 2). Na apreciao de Medidas Provisrias, a relatoria um pouco diferente das demais proposies. Alm do Relator, o Presidente vai designar um Relator Revisor, pertencente a Casa diferente e, de preferncia, do mesmo partido que o primeiro (Resoluo 01/2002-CN, art. 3, 3). Ora, e por que isso? que a Medida Provisria, apesar de receber parecer da Comisso Mista, votada separadamente na Cmara dos Deputados e no Senado. Assim, quando a matria chegar a cada uma das Casas, dever ser relatada nela. E no d para ter uma matria tramitando no Senado, por exemplo, tendo um Deputado como relator. Da esse instituto de dois relatores na Comisso Mista, o Relator e o Relator Revisor. Para entender melhor como funcionaria esse mecanismo, vamos dar um exemplo. Suponha que a Presidncia de uma Comisso Mista Temporria para analisar MP coubesse a um Senador. Ficaria assim: PRESIDENTE Senador VICE-PRESIDENTE Deputado RELATOR Deputado RELATOR REVISOR Senador Vamos passar agora fase de emendamento. Emendas Medida Provisria so oferecidas por deputados e senadores no mbito da Comisso Mista, protocoladas na Secretaria-Geral da Mesa do Senado, at o sexto dia contado da publicao da MP no DOU (Resoluo 01/2002-CN, art. 4, caput e 1). As emendas no podem tratar de matria estranha ao assunto da
8

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 Medida Provisria. Agora, um detalhe: cabe ao Presidente da Comisso indeferir a emenda, se entender que a mesma est em desacordo com a regra (Resoluo 01/2002-CN, art. 4, 4). Da deciso do Presidente cabe recurso para o plenrio da comisso do autor da emenda, desde que apoiado por trs membros desse colegiado (Resoluo 01/2002-CN, art. 4, 5). O prazo para que a Comisso d seu parecer sobre a MP de 14 dias contados da publicao. Esse parecer nico e deve abordar, em itens separados, os seguintes pontos (Resoluo 01/2002-CN, art. 5): Aspectos formais (o parecer diz se o texto da MP, a Mensagem e a Exposio de Motivos foram encaminhados); Aspectos constitucionais (atendimento aos pressupostos de relevncia e urgncia); Mrito da MP; Adequao financeira e oramentria (repercusso sobre a receita ou a despesa pblica da Unio e atendimento das normas oramentrias e financeiras vigentes). Para essa anlise, o rgo de consultoria oramentria da Casa a que pertencer o Relator (atualmente a Consultoria de Oramentos da Cmara ou a do Senado) encaminha Comisso nota tcnica com subsdios necessrios, no prazo de 5 dias da publicao da MP (Resoluo 01/2002-CN, art. 19);

Importante: a Comisso sempre deve se manifestar a respeito do mrito da MP, mesmo que ela no atenda aos pressupostos de relevncia e urgncia, ou seja, inadequada do ponto de vista financeiro ou oramentrio (Resoluo 01/2002-CN, art. 5, 2) E como pode se dar a apreciao de mrito? A Comisso pode decidir de vrias formas (Resoluo 01/2002-CN, art. 5, 4):

Aprovao total Aprovao parcial Alterao da Medida Provisria Rejeio

Em caso de rejeio, o parecer da Comisso deve concluir pela apresentao de um projeto de decreto legislativo (PDL) que ir disciplinar as relaes jurdicas decorrentes da vigncia dos textos suprimidos ou alterados, nos termos da CF/88, art. 62, 3. Esse PDL
9

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 comea a tramitar pela Cmara dos Deputados. Mas, se a Medida Provisria tiver sido alterada pelo Legislativo por meio de emenda, o parecer concluir pela apresentao de um Projeto de Lei de Converso (PLV), segundo a Resoluo 01/2002-CN, art. 5, 4, I. Se for alterao parcial, converte-se a Medida em PLV. Aquelas partes que constavam originalmente na MP e que no foram aproveitadas no PLV devem ser disciplinadas por meio de decreto legislativo. Aprovado o parecer na comisso, ele ser encaminhado Cmara dos Deputados, acompanhado do projeto de lei de converso e do projeto de decreto legislativo, se for o caso (Resoluo 01/2002-CN, art. 5, 5). Se o prazo da Comisso estiver esgotado e ela no tiver elaborado o parecer, no 15 dia de vigncia da MP o processo encaminhado Cmara dos Deputados (Resoluo 01/2002-CN, art. 6, 1). Chegando Cmara, o parecer publicado em avulsos e no Dirio da Cmara dos Deputados; a MP includa na Ordem do Dia da Casa, sem precisar cumprir interstcio (Resoluo 01/2002-CN, art. 6, caput). Na hiptese de no haver parecer da comisso, quem far isso no Plenrio da Cmara o mesmo Relator ou Relator Revisor designado na Comisso. Se no tiver sido designado relator da Comisso, ser o Presidente da Cmara quem escolher um relator para a medida. O prazo dele ser at a sesso ordinria seguinte. Se o parecer desse relator for pela apresentao de um Projeto de Lei de Converso, poder ser concedido prazo at a sesso ordinria seguinte para a votao da matria (Resoluo 01/2002-CN, art. 6, 2 e 3). O prazo da Cmara para votar a MP at o 28 dia de vigncia da Medida, contado da publicao no DOU (Resoluo 01/2002-CN, art. 6). Logo, so 14 dias de que o Plenrio da Cmara dispe para apreciar a matria. Na hora de votar, sero analisadas duas coisas: primeiro, os pressupostos constitucionais de urgncia e relevncia. Depois, o mrito da MP. Se a Medida for rejeitada na Cmara, nem mesmo vai ao Senado. O Presidente da Cmara comunica esse fato ao Senado e a matria vai para o Arquivo.

10

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07

Importante! Esgotado o prazo de 14 dias sem que a Cmara delibere sobre a MP, o Senado pode iniciar a discusso da matria, mas a votao no SF s pode acontecer aps finalizada a deliberao na Cmara (Resoluo 01/2002-CN, art. 7, 2).

Mas se aprovada na Cmara, a MP ou o PLV decorrente dela sero encaminhados ao Senado, que ter at o 42 dia de vigncia da Medida Provisria, contado da sua publicao no DOU, para apreci-la (Resoluo 01/2002-CN, art. 7). Se houver partes rejeitadas na MP (sem ser rejeio total), elas tambm iro ao Senado, que poder fazer a reincluso delas na MP ou no PLV. Assim, o plenrio do Senado tem outros 14 dias para apreciar a MP ou o PLV decorrente de sua alterao, seguindo o mesmo procedimento da Cmara. Naquela mesma hiptese, de no haver parecer da comisso mista e no houver sequer relator designado, o Presidente do Senado designa o Relator. No Plenrio, ocorre a apreciao preliminar do atendimento ou no dos pressupostos constitucionais de relevncia e urgncia e de sua adequao financeira ou oramentria, antes do exame de mrito (Resoluo 01/2002-CN, art. 8). Se o Plenrio da Cmara ou o do Senado decidir no sentido do no atendimento dos pressupostos constitucionais ou pela inadequao financeira ou oramentria da MP, esta ser arquivada (Resoluo 01/2002-CN, art. 8, par. nico). Em regra, a votao da MP acontece por votao simblica, exigido qurum de maioria simples para sua aprovao. Se os Senadores fizerem alguma alterao de mrito, o texto precisa retornar Cmara, que vai ter apenas 3 dias para analisar essas alteraes (Resoluo 01/2002-CN, art. 7, 4). No podemos esquecer que na Constituio est previsto que, se em 45 dias a MP no tiver sido deliberada, no 46 dia ela vai entrar em regime de urgncia e sobrestar (trancar) a pauta de votao da Casa onde se encontrar pode ser na Cmara ou no Senado (CF/88, art. 62, 7). Nenhuma deliberao pode ser realizada sem que antes os parlamentares resolvam sobre essa MP em regime de urgncia. Vale lembrar, contudo, o entendimento adotado pelo ento Presidente
11

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 da Cmara dos Deputados Michel Temer (hoje Vice-Presidente da Repblica), de que as matrias trancadas so apenas aquelas que podem ser reguladas por medida provisria. A tramitao de um projeto de lei complementar, por exemplo, no ficaria trancada pela MP. Contra essa deciso, tramita no STF o Mandado de Segurana 27.931, de autoria de parlamentares, cuja liminar foi negada pela Corte Mxima. Pelo andar da carruagem, tudo indica que o Supremo confirmar o entendimento do Presidente da Cmara. At o momento, o processo est pendente de deciso. Sugiro que fiquem atenados a esse assunto. Muito bem! Encerrada a etapa de deliberao no Legislativo, so vrios os caminhos que pode seguir uma MP, conforme o resultado final obtido: Aprovao da medida provisria, nos mesmos termos em que veio do Poder Executivo: promulgada como lei pelo Presidente da Mesa do Congresso, que a envia para publicao. Aprovao de um Projeto de Lei de Converso (PLV): vai sano do Presidente da Repblica como qualquer outro projeto de lei, podendo ser sancionado ou vetado. No segundo caso, o veto ainda dever ser apreciado pelo Congresso Nacional (CF/88, art. 62, 12, 3 e 11, e Resoluo 01/2002-CN, art. 11, caput e 1). Rejeio total da Medida Provisria: o Presidente da Casa que assim se pronunciar comunicar o fato imediatamente ao Presidente da Repblica, fazendo publicar o ato declaratrio de rejeio de Medida Provisria (Resoluo 01/2002-CN, art. 14). A Comisso Mista deve elaborar um projeto de decreto legislativo regulando as relaes jurdicas decorrentes no perodo de sua vigncia. Se o decreto legislativo no for editado em at 60 dias, as relaes jurdicas decorrentes continuaro sendo reguladas pela Medida Provisria (CF/88, art. 62, 3 e 11, e Resoluo 01/2002-CN, art. 13). Prazo de vigncia, inclusive com a prorrogao, esgotado sem apreciao: Medida Provisria perde a eficcia, devendo o Presidente da Mesa do Congresso comunicar o fato ao Presidente da Repblica. O Congresso deve elaborar um projeto de decreto legislativo regulando as relaes jurdicas decorrentes no perodo de sua vigncia. Se o decreto legislativo no for editado em at 60 dias, as relaes jurdicas decorrentes continuaro sendo reguladas pela Medida Provisria (CF/88, art. 62, 3 e 11 e Resoluo 01/2002-CN, art. 11, caput e 1).
12

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 Para ilustrar o assunto tramitao de MP, segue um exemplo de calendrio de tramitao de Medida Provisria. No caso, utilizei a MP 523/2011, que ainda tramita no Congresso Nacional: Calendrio de tramitao da Medida Provisria n 523/2011: Publicao no DO: 21/01/2011 Designao Prevista da Comisso: 02/02/2011 Instalao Prevista da Comisso: 03/02/2011 Emendas: at 07/02/2011 (6 dias aps a publicao) Prazo na Comisso: 02/02/2011 a 15/02/2011 (14 dia) Remessa do processo CD: 15/02/2011 Prazo na CD: de 16/02/2011 a 1/03/2011 (15 ao 28 dia) Recebimento previsto no SF: 1/03/2011 Prazo no SF: de 02/03/2011 a 15/03/2011 (42 dia) Se modificado, devoluo CD: 15/03/2011 Prazo para apreciao das modificaes do SF, pela CD: de 16/03/2011 a 18/03/2011 (43 ao 45 dia) Regime de urgncia, obstruindo a pauta a partir de: 19/03/2011 (46 dia) Prazo final no Congresso: 02/04/2011 (60 dias) Prazo Prorrogado (mais 60 dias): 1/06/2011 (Ato Pres. da Mesa do CN n 15, de 28/03/2011) Agora, um breve comentrio: na prtica, o trmite de Medidas Provisrias tem se afastado do que est previsto nas normas. Isso porque as comisses mistas destinadas ao exame das MPs no vm sendo instaladas (acreditem!), fazendo com que os presidentes das duas Casas designem os relatores em plenrio, geralmente quando a pauta j est trancada, aps 45 dias de edio da MP. Ou seja, uma exceo prevista na Resoluo acaba se tornando regra. Mas, como j tivemos a oportunidade de dizer em nossa primeira aula, o que cai na prova a teoria! Finalizando nosso estudo sobre este assunto, importante lembrar que as medidas provisrias editadas antes da promulgao da Emenda Constitucional n 32/2001, que alterou substancialmente as regras sobre a tramitao de MPs, continuam em vigor at sua deliberao definitiva pelo Congresso Nacional, ou at que outra medida provisria as revogue explicitamente (art. 2. da EC 32/2001). Vale lembrar que a deliberao sobre essas MPs que ganharam vida eterna ainda o anterior
13

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 modificao promovida pela EC 32, isto , por meio de sesso conjunta do Congresso Nacional.

14

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 MATRIA ORAMENTRIA Vamos ver agora em linhas gerais como funciona a tramitao dos projetos de lei referentes matria oramentria: o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Oramentrias e o Oramento Anual, alm das proposies referentes a crditos adicionais (suplementares, especiais e extraordinrios). Plano Plurianual (PPA): editado a cada quatro anos com vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subsequente (ADCT, art. 35, 2, I). Estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada (CF/88, art. 165, 1). Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a sua incluso, sob pena de crime de responsabilidade. Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO): elaborada e aprovada anualmente e com validade at o final do exerccio seguinte. Compreende as metas e prioridades da Administrao Pblica Federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orienta a elaborao da lei oramentria anual, dispe sobre as alteraes da legislao tributria e estabelece a poltica de aplicao das agncias financeiras de fomento. Determina, assim, de forma antecipada, as diretrizes, as prioridades de gastos, e as normas e os parmetros que devem orientar a elaborao do projeto de lei oramentria para o exerccio seguinte (CF/88, art. 165, 2). Lei Oramentria Anual (LOA): editada para cada exerccio financeiro, que coincide com o ano civil. Compreende trs partes: o Oramento Fiscal, referente aos Poderes da Unio, fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico; o Oramento da Seguridade Social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta e indireta bem como os fundos e fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico, destinados a segurar os direitos relativos Sade, Previdncia e Assistncia Social; e o Oramento de Investimento das Estatais, empresas em que a Unio direta ou indiretamente detenha a maioria do capital social com direito a voto (CF/88, art. 165, 5, I, II e III).

15

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 Crditos adicionais: so classificados em crditos suplementares, utilizados quando h previso no oramento para uma determinada despesa, mas a dotao oramentria foi insuficiente; crditos especiais, aqueles no previstos no Oramento da Unio; e crditos extraordinrios, para atender situaes imprevisveis e urgentes (CF/88, art. 167, 3). Esses ltimos, por possurem os requisitos constitucionais de imprevisibilidade e urgncia, so enviados ao Congresso Nacional em forma de medida provisria, sendo o nico caso de uso de MP para matria oramentria. Nas duas primeiras espcies de crditos adicionais, a autorizao feita por meio de projeto de lei (CF/88, art. 167, V). Como j estudamos, os projetos de lei de matria oramentria so de iniciativa vinculada do Presidente da Repblica, sendo que a Constituio Federal estabelece prazos (ADCT, art. 35, 2, I, II e III) para que ocorra o envio desses projetos de lei ao Congresso e a consequente devoluo da matria, pelo Legislativo, para sano, conforme a tabela abaixo:
PROPOSIO VIGNCIA Quatro anos PRAZO DE ENVIO At 4 meses antes do encerramento do 1 exerccio financeiro do mandato do Presidente da Repblica (31/08) At 8 meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro (15/04) At 4 meses antes do encerramento do exerccio financeiro (31/08) PRAZO DE DEVOLUO At o encerramento da sesso legislativa ordinria correspondente (22/12) At o encerramento do 1 perodo da sesso legislativa ordinria (17/07) At o encerramento da sesso legislativa ordinria (22/12)

PPA

LDO

At o final do exerccio seguinte

LOA

Anual

Quanto ao projeto de lei de LDO, cabe uma ressalva importante: se o Congresso Nacional no deliberar sobre ele at a data limite (at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa ordinria, ou seja, at 17 de julho), a sesso legislativa no poder ser interrompida. Assim, no haver o recesso parlamentar at que essa deliberao esteja concluda (CF/88, art. 57, 2). Todas essas matrias so encaminhadas ao Congresso Nacional por
16

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 meio de projeto de lei, j que vedada sua disciplina por meio de Medida Provisria. Com uma exceo: os crditos adicionais extraordinrios. O trmite dos projetos de lei que versam sobre matria oramentria tem incio quando o Presidente da Repblica encaminha a Mensagem ao Presidente do Senado. A Mensagem deve ser lida em sesso conjunta, especialmente convocada para esse fim, dentro de 48 horas de sua entrega (RCCN, art. 89). A partir do recebimento do projeto, haver cinco dias teis para a publicao da matria e a confeco dos avulsos. A mensagem ento encaminhada Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao, chamada tambm de Comisso Mista de Oramentos (CMO). Essa comisso tem previso constitucional (CF/88, art. 166, 1) e compete a ela, alm da anlise sobre matria oramentria, examinar e emitir parecer sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da Repblica (CF/88, art. 166, 1, I) e sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio, alm de exercer o acompanhamento e a fiscalizao oramentria (CF/88, art. 166, 1, II). No tema de sua competncia, a CMO deve verificar o atendimento das normas constitucionais e legais aplicveis (Resoluo 01/2006-CN, art. 70, I, a). A CMO composta por 40 titulares, sendo 30 Deputados e 10 Senadores, com igual nmero de suplentes (Resoluo 01/2006-CN, art. 5). A Comisso possui um presidente e trs vice-presidentes, sendo o mandato anual. O Presidente e Vice-Presidente devem pertencer a Casas distintas, alternando as funes a cada ano (Resoluo 01/2006-CN, arts. 12 e 13). Para emitir o parecer, sero nomeados na Comisso Mista os relatores do projeto de lei. So as lideranas partidrias que indicam o RelatorGeral e o Relator da Receita do projeto de lei oramentria anual, o Relator do projeto de lei de diretrizes oramentrias e o Relator do projeto de lei do plano plurianual (Resoluo 01/2006-CN, art. 16, I). Essas relatorias so escolhidas alternadamente, recaindo a cada ano em um representante do Senado e da Cmara, no podendo pertencer ao mesmo partido ou bloco parlamentar do Presidente (Resoluo 01/2006CN, art. 16, II). No caso do projeto de LOA, so escolhidos um Relator-Geral, um Relator da Receita e os Relatores Setoriais. O Relator da Receita no pode pertencer mesma Casa ou mesmo partido Relator-Geral (Resoluo 01/2006-CN, art. 16, V). O Relator-Geral e os Relatores
17

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 Setoriais vo cuidar, principalmente, da parte da despesa (alocao de recursos no projeto de LOA). Outro critrio importante quanto s relatorias o de que cada parlamentar poder, na mesma legislatura, exercer somente uma vez uma das funes de relator, valendo para PPA, LDO, LOA e relatorias setoriais (Resoluo 01/2006-CN, art. 16, X). As relatorias setoriais consistem na diviso do projeto de lei oramentria por grupos temticos, de maneira a facilitar o estudo sobre a matria. Nos termos da Resoluo 01/2006-CN, art. 26, so as seguintes as reas temticas: 1. Infra-Estrutura; 2. Sade; 3. Integrao Nacional e Meio Ambiente; 4. Educao, Cultura, Cincia e Tecnologia e Esporte; 5. Planejamento e Desenvolvimento Urbano; 6. Fazenda, Desenvolvimento e Turismo; 7. Justia e Defesa; 8. Poderes do Estado e Representao; 9. Agricultura e Desenvolvimento Agrrio; 10. Trabalho, Previdncia e Assistncia Social. Nomeados os relatores, comea a fase de emendamento. Antes de mais nada, preciso ter em mente que o Presidente da Repblica, autor da mensagem, poder enviar ao Congresso proposta de modificao ao projeto inicial. Contudo, essas modificaes s sero apreciadas se recebidas at enquanto no iniciada a votao, na Comisso mista, da parte cuja alterao proposta (CF/88, art. 166, 5). Segundo a Resoluo 01/2006-CN (art. 28), esse momento refere-se ao incio da votao do Relatrio Preliminar na CMO. O Relatrio Preliminar, aps votado pela CMO, transforma-se no Parecer Preliminar da Comisso, documento que orienta a fase de emendamento do projeto de lei. A CMO realizar ainda audincias pblicas para o debate e o aprimoramento do projeto, com Ministros ou representantes dos rgos de Planejamento, Oramento e Fazenda do Poder Executivo e representantes dos rgos e entidades integrantes das reas temticas (Resoluo 01/2006-CN, art. 29). A Comisso tem prazo de at 30 dias para a realizao dessas audincias pblicas, a partir da publicao da matria. Na apreciao das matrias oramentrias, permitido que as Comisses Permanentes tambm participem desse processo junto com a
18

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 Comisso Mista. Para isso, as Comisses Permanentes interessadas devero solicitar ao Presidente da CMO que lhes seja remetido o texto do projeto de lei oramentria (RCCN, art. 90, 3, a). As Comisses permanentes que solicitarem participao no processo vo tratar somente de assuntos que dizem respeito matria de sua competncia especfica (RCCN, art. 90, 3, b) e podero realizar reunies conjuntas podendo concluir pela apresentao de parecer nico (RCCN, art. 90, 3, f). Os pareceres dessas comisses sero encaminhados ao relator na Comisso Mista, para que sirva como subsdio ao estudo da matria, sendo que o parecer do relator na CMO dever fazer referncia expressa ao ponto de vista da Comisso Permanente (RCCN, art. 90, 3, e). Quanto s emendas, o projeto de lei oramentria admite dois grandes grupos: emendas receita e emendas despesa. Emendas receita so aquelas que alteram a estimativa da receita, ou seja, quanto o Poder Executivo espera arrecadar para fazer face s despesas. J as emendas despesa so subdivididas em trs espcies: de remanejamento, de apropriao e de cancelamento. A emenda de remanejamento aquela que prope um acrscimo de despesa usando como recurso a anulao de outra, constante do projeto, com exceo da Reserva de Contingncia (Resoluo 01/2006-CN, art. 38). A emenda de apropriao igualmente prope acrscimo ou incluso de dotao oramentria, mas usa como fonte de crdito a anulao de recursos constantes na Reserva de Contingncia e outras dotaes, definidas no Parecer Preliminar (Resoluo 01/2006-CN, art. 39). Por fim, a emenda de cancelamento mais simples: prope somente a reduo de despesas constantes do projeto (Resoluo 01/2006-CN, art. 40). E quem pode apresentar emendas aos projetos de lei oramentria? Vejamos:

Comisses Permanentes (da Cmara e do Senado) com relao Mesas Diretoras (Resoluo 01/2006-CN, art. 44, 2). Bancadas Estaduais (Resoluo 01/2006-CN, art. 46). Parlamentares, individualmente (Resoluo 01/2006-CN, art.
49).

s matrias que lhes sejam afetas (Resoluo 01/2006-CN, art. 43).

19

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 importante destacarmos algumas regras constitucionais sobre a aprovao de emendas ao Oramento, constantes do art. 166, 3, da CF/88: As emendas devem ser compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; As emendas devem indicar os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, sendo que no podem ser anuladas despesas com: dotaes para pessoal e seus encargos, servio da dvida e transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; As emendas podem estar relacionadas tambm com a correo de erros ou omisses (geralmente utiliza-se essa regra para emendar o valor da previso da receita) ou com os dispositivos do texto do projeto de lei (a redao dos artigos da lei).

O trabalho da comisso comea pela aprovao do Relatrio da Receita, includa uma etapa de emendamento especfica para essa fase. Em seguida, votado um Relatrio Preliminar, contendo os parmetros e critrios que devero ser obedecidos na apresentao de emendas e na elaborao do relatrio do projeto pelo Relator-Geral e pelos Relatores Setoriais (Resoluo 01/2006-CN, art. 51). Concluda a votao do Relatrio Preliminar (que passa a ser ento o Parecer Preliminar), so dez dias de prazo para a apresentao de emendas de despesa ao projeto da LOA. So votados os relatrios setoriais, que devem ser apreciados separadamente (Resoluo 01/2006-CN, art. 75). Por fim, a comisso vota o Relatrio do Relator-Geral, cuja apreciao s pode comear depois de aprovado o projeto de lei do Plano Plurianual ou de projeto de lei que o revise (Resoluo 01/2006-CN, art. 76), pois a Lei Oramentria Anual precisa estar compatvel com o que est previsto no PPA. Depois de aprovado, o Relatrio do Relator-Geral torna-se o Parecer da CMO (Resoluo 01/2006-CN, art. 133), que deve ser encaminhado dentro de cinco dias para a Mesa do Congresso Nacional (Resoluo 01/2006-CN, art. 82, XIV). O Parecer da CMO est previsto tambm no art. 166, 1, I, da CF/88. O parecer que vem da CMO conclusivo, inclusive em relao s emendas que foram apresentadas. As emendas podem ser apreciadas pelo Plenrio do Congresso separadamente, mas para isso preciso um requerimento assinado por no mnimo 1/10 de congressistas (60

20

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 assinaturas), apresentado Mesa do Congresso at a vspera da discusso da matria em plenrio. E se a Comisso Mista no apresentar o seu parecer final no prazo fixado? Nesse caso, o Regimento Comum determina que se proceda como em outras matrias nessa situao: o Presidente do Senado convocar sesso conjunta para a apreciao da matria e designar Relator, que proferir parecer oral (RCCN, art. 100). A votao final de matria oramentria ocorre no plenrio do Congresso Nacional, reunido em sesso conjunta. Relembremos que a sesso conjunta aquela onde os votos so computados de forma separada, primeiro na Cmara, depois no Senado. A matria precisa ser considerada aprovada nas duas Casas. A votao acontece na modalidade aberta, simblica, por maioria simples de votos em cada Casa. O Regimento Comum do Congresso Nacional determina ainda que so aplicveis subsidiariamente tramitao do projeto de lei oramentria anual as disposies regimentais relativas aos projetos de lei em geral. Depois de aprovado, o projeto de lei oramentria anual segue para sano do Presidente da Repblica. Mas, se h prazo para que o Congresso Nacional delibere sobre matria oramentria (no caso da LOA, at 22 de dezembro), o que acontece se ela no for aprovada? Ou se no for sequer votada? A no aprovao do projeto de oramento anual enseja as seguintes situaes: Se o Legislativo rejeitar todo o projeto da LOA: O Poder Executivo executa o oramento usando crditos especiais e extraordinrios (CF/88, art. 166, 8): Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa. Se o exerccio financeiro seguinte comear sem a aprovao do projeto de LOA: o Poder Executivo executa provisoriamente o que est no projeto de LOA. Essa situao vem sendo regulamentada pelas Leis de Diretrizes Oramentrias, que estipulam que certas despesas podem ser executadas sem que a LOA esteja aprovada. Tomando como exemplo a LDO para 2011, temos:
Art. 68. Se o Projeto de Lei Oramentria de 2011 no for sancionado pelo Presidente da Repblica at 31 de dezembro de 2010, a programao dele constante poder ser executada para o atendimento de: 21

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07


I - despesas com obrigaes constitucionais ou legais da Unio, relacionadas na Seo I do Anexo IV desta Lei; II - bolsas de estudo no mbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq, da Fundao Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior Capes e do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada IPEA, bolsas de residncia mdica e do Programa de Educao Tutorial PET, bem como Bolsa Atleta e bolsistas do Programa Segundo Tempo; III - pagamento de estagirios e de contrataes temporrias por excepcional interesse pblico na forma da Lei no 8.745, de 1993; IV - aes de preveno a desastres classificadas na subfuno Defesa Civil; V - formao de estoques pblicos vinculados ao programa de garantia dos preos mnimos; VI - realizao de eleies pela Justia Eleitoral; VII - outras despesas correntes de carter inadivel; e VIII - importao de bens destinados pesquisa cientfica e tecnolgica, no valor da cota fixada no exerccio financeiro anterior pelo Ministrio da Fazenda.

A mesma LDO determina que a forma de liberao dos recursos acontece por meio da execuo de um duodcimo (1/12) do valor de cada dotao prevista no projeto de lei oramentria, a cada ms, at que ocorra a sano da LOA. Por fim, se o Poder Executivo sequer enviar o projeto de LOA para apreciao do Congresso Nacional no prazo fixado, o Poder Legislativo considerar como proposta a Lei de Oramento vigente, ajustado aos limites determinados pela LDO (Lei 4.320/1964, art. 32). Vale ressaltar que, com essa conduta, o Presidente da Repblica estar incorrendo em crime de responsabilidade (CF/88, art. 85, VI). A tramitao dos demais projetos atinentes matria oramentria LDO, PPA e crditos adicionais segue, em linhas gerais, no que couber, as mesmas disposies aplicadas LOA. Diferem em questes relativas a prazos, limites para emendas e quantidade de relatrios. Todos esses pontos esto disciplinados na mesma Resoluo 01/2006CN, que trata da competncia da CMO e da apreciao de matria oramentria.

22

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07

Muito bem! Vamos agora aos nossos exerccios!

23

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 Exerccios 1) FGV/SF/Advogado/2008: Assinale a afirmativa incorreta. (A) No caso de veto, a Comisso Mista tem o prazo de 20 (vinte) dias, contado da data de sua constituio, para apresentar seu relatrio. Correta (RCCN, art. 105). (B) Aps comunicado o veto ao Presidente do Senado, este designa a Comisso Mista, e a esta incumbe relat-lo e fixar o calendrio de sua tramitao. Errada. o Presidente que designa a Comisso Mista para relatar o veto e ele tambm que estabelece o calendrio de tramitao (RCCN, art.104). (C) O veto do Presidente da Repblica apreciado em sesso conjunta das Casas do Congresso Nacional. Correta (CF/88, art. 66, 4). (D) A Comisso Mista compe-se de 3 (trs) Senadores e 3 (trs) Deputados, indicados pelos Presidentes das respectivas Cmaras. Correta (RCCN, art. 104, 2). (E) O prazo de 30 (trinta) dias para apreciao do veto contado a partir da sesso convocada para conhecimento da matria. Correta (RCCN, art. 104, 1). Gabarito: Letra B. 2) FGV/SF/Advogado/2008: A respeito do processo legislativo, analise as afirmativas a seguir: I. Podem apresentar proposta de emenda Constituio Federal: o Presidente da Repblica; um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; e mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades de federao, manifestando-se, cada uma
24

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 delas, pela maioria relativa de seus membros. A proposta de emenda Constituio ser submetida discusso e votao em cada casa legislativa, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver trs quintos de votos favorveis dos membros de cada casa. Correta (CF/88, art. 60, I, II e III e 2). II. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. As medidas provisrias perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de trinta dias. O Presidente da Repblica poder reeditar medida provisria que no tenha sido apreciada pelo Congresso Nacional, desde que ainda estejam presentes os requisitos da relevncia e urgncia. Aps a quinta reedio, a medida provisria no apreciada ser havida como rejeitada, cabendo ao Presidente da Repblica, por decreto, regular as relaes jurdicas dela decorrentes. Errada. So 3 erros: 1) as medidas provisrias perdero eficcia se no forem convertidas em lei no prazo de 60 dias, prorrogvel uma vez por igual perodo (CF/88, art. 62, 3), e no 30 como afirma a questo; 2) vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo (CF/88, art. 62, 10); e 3) se a medida provisria no for convertida em lei, cabe ao Congresso Nacional disciplinar, por decreto legislativo, as relaes jurdicas delas decorrentes (CF/88, art. 62, 3), e no ao Presidente da Repblica. III. Os projetos de lei de iniciativa do Presidente da Repblica com pedido de urgncia na tramitao devem ser apreciados, inicialmente pela Cmara dos Deputados, e depois pelo Senado Federal, no prazo sucessivo de quarenta e cinco dias. Ultrapassado tal prazo, ficam sobrestadas as demais deliberaes legislativas da respectiva casa, com exceo das que tenham prazo constitucional determinado, at que se ultime a votao. Os prazos de quarenta e cinco dias no correm nos perodos de recesso do Congresso Nacional. Correta (CF/88, art. 64, 2 e 4). IV. O projeto de lei que tenha sido aprovado nas duas casas legislativas ser encaminhado ao Presidente da Repblica para sano. Se o chefe do Poder Executivo considerar o projeto inconstitucional ou contrrio ao
25

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 interesse pblico, vet-lo-, no prazo de quinze dias teis, contados da data do recebimento. A Constituio probe o veto parcial do projeto, em razo do risco de desvirtuamento decorrente da supresso de apenas alguns artigos da lei aprovada. O veto poder ser derrubado em sesso conjunta das casas legislativas, pelo voto secreto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores. Errada. A Constituio admite o veto parcial, contanto que seja em relao a texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea (CF/88, art. 66, 2). Assinale: (A) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se apenas a afirmativa I estiver correta. Gabarito: Letra D. 3) Indita: Considere a seguinte situao hipottica. Na apurao dos votos relativos apreciao de veto do presidente da Repblica a um projeto de lei de iniciativa do Senado, os trabalhos foram iniciados pela contagem dos votos recebidos no Senado. Nessa situao, apesar dos votos, nas sesses conjuntas, serem apurados primeiro pela Cmara dos Deputados, foi correta a medida adotada. Correta. Em caso de veto a projeto de lei de iniciativa do Senado, a apurao ter incio pelo Senado (RCCN, art. 43, 2). 4) Vunesp/TJSP/Juiz/2008: Se o Presidente da Repblica vetar projeto de lei cuja votao foi concluda na Cmara dos Deputados, o veto a) ser apreciado pela Casa em que a votao do projeto teve incio, no prazo de quinze dias contados do seu recebimento. Errada (CF/88, art. 66, 4). b) ser apreciado em sesso da Casa onde a votao foi concluda, no
26

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 prazo de quinze dias contados do seu recebimento. Errada (CF/88, art. 66, 4). c) ser apreciado pelo Senado Federal, no prazo de trinta dias contados do seu recebimento. Errada (CF/88, art. 66, 4). d) ser apreciado em sesso conjunta das duas Casas do Congresso Nacional, no prazo de trinta dias contados do seu recebimento. Correta (CF/88, art. 66, 4): O veto ser apreciado em sesso conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento. Gabarito: Letra D 5) JUIZ/TRF 1R/2009: Quando o veto presidencial abarcar todo o projeto de lei, o Congresso Nacional no poder promover a rejeio parcial desse veto. Errada. O veto total, no entendimento do STF, consiste em uma serie de vetos parciais, sendo possvel ao Congresso Nacional manter alguns vetos e derrubar outros, em um projeto de lei totalmente vetado. 6) FCC/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado/2010 (adaptada): Estabelecem as regras constitucionais sobre o processo legislativo ordinrio que veto presidencial interposto por motivos de inconstitucionalidade s poder ser derrubado pelo voto da maioria absoluta dos membros da Comisso de Constituio e Justia do Congresso Nacional. Errada. O veto presidencial s pode ser derrubado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em sesso conjunta do Congresso Nacional (CF/88, art. 66, 4). 7) FCC/DPE-MA/Defensor Pblico/2009: mecanismo inerente sistemtica da separao de poderes como albergada pela Constituio da Repblica: a) o veto do Presidente da Repblica a projetos de lei aprovados pelas Casas do Congresso Nacional, por motivo de contrariedade ao interesse
27

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 pblico. Correta, nos termos da CF/88, art. 66, 1. b) o processamento e julgamento do Presidente da Repblica, nos crimes de responsabilidade, pela Cmara dos Deputados. Errada. O julgamento do Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade compete ao Senado Federal (CF/88, art. 52, I). A Cmara dos Deputados somente autoriza a instaurao de processo (CF/88, art. 51, I). c) a suspenso, no todo ou em parte, pelo Congresso Nacional, da execuo de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal. Errada. Suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do STF competncia privativa do Senado Federal (CF/88, art. 52, X). d) a sustao de atos normativos do Poder Executivo pelo Senado Federal, nos casos em que se extrapolarem os limites de delegao legislativa. Errada. Sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa competncia do Congresso Nacional (CF/88, art. 49, V). e) a criao pelas Casas do Congresso Nacional, mediante requerimento de, no mnimo, dois teros de seus membros, de comisso parlamentar de inqurito, para apurao de fato determinado e por prazo certo. Errada. Comisso Parlamentar de Inqurito criada mediante requerimento de, no mnimo, um tero da composio da Casa (CF/88, art. 58, 3). Gabarito: Letra A. 8) FCC/MPU/Analista-Controle Interno/2007: certo que o veto do Presidente da Repblica a projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional pode ser
28

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 a) parcial, com excluso de parte de texto de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. Errada. O veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea (CF/88, art. 66, 2). b) rejeitado por qualquer das Casas do Congresso. Errada. O veto pode ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, logo, pelas duas Casas Legislativas (CF/88, art. 66, 4). c) oposto, se o projeto de lei for contrrio ao interesse pblico. Correta. Se o Presidente da Repblica considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, poder vetlo (CF/88, art. 66, 1). d) rejeitado pelo voto da maioria simples dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto. Errada. Para ser rejeitado o veto precisa do voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores (CF/88, art. 66, 4). e) dever ser oposto no prazo mximo de dez dias teis, contados do recebimento do projeto. Errada. O prazo para o Presidente da Repblica vetar o projeto de 15 dias teis (CF/88, art. 66, 1). Gabarito: Letra C. 9) FCC/TJPI/Assessor Jurdico/2010 (adaptada): No processo de elaborao de leis e atos normativos, o Presidente da Repblica exerce o poder de veto sobre projetos de lei ordinria e complementar, o qual poder ser derrubado por maioria de trs quintos dos membros do Congresso Nacional em sesso unicameral. Errada. O veto poder ser derrubado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, reunidos em sesso conjunta (CF/88, art. 66, 4).
29

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 10) Cespe/AGU/Procurador/2010: Pelo voto da maioria absoluta dos deputados e senadores, o veto presidencial a projeto de lei poder ser rejeitado. Em tal hiptese no haver mais a participao do presidente da Repblica no processo legislativo, j que a subsequente promulgao ficar a cargo do presidente do Senado Federal. Errada. Se o veto for rejeitado, preciso que as partes antes vetadas sejam promulgadas pelo Presidente da Repblica. Se a lei no for promulgada dentro de 48 horas, o Presidente do Senado a promulgar, e, se este no o fizer em igual prazo, caber ao Vice-Presidente do Senado faz-lo (CF/88, art. 66, 7). 11) Cespe/AGU/Advogado/2009: No h veto ou sano presidencial na emenda Constituio, em decretos legislativos e em resolues, nas leis delegadas, na lei resultante da converso, sem alteraes, de medida provisria. Correta. A sano e o veto cabem em projetos de lei (ordinria ou complementar) e nos projetos de lei de converso oriundos de Medida Provisria que tenha sofrido alteraes. 12) FCC/TRT 21 R/Analista Judicirio/2003: O Presidente da Repblica vetou integralmente, por contrrio ao interesse pblico, um projeto aprovado pelo Congresso Nacional. Este, examinando as razes do veto, rejeitou-o, devolvendo o projeto para a promulgao do Presidente da Repblica. Decorrido o prazo, sem qualquer providncia do Chefe do Poder Executivo, a lei ser promulgada pelo a) Presidente da Cmara dos Deputados. Errada (CF/88, art. 66, 7). b) Presidente do Senado Federal. Correta. Se a lei no for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da Repblica, o Presidente do Senado a promulgar (CF/88, art. 66, 7). c) Presidente do Supremo Tribunal Federal. Errada (CF/88, art. 66, 7).
30

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07

d) Vice-Presidente da Repblica. Errada (CF/88, art. 66, 7). e) Procurador Geral da Repblica. Errada (CF/88, art. 66, 7). Gabarito: Letra B. 13) FCC/TRF 3 R/Tcnico Judicirio/2007: Considere as seguintes assertivas sobre o processo legislativo: I. Nos casos em que o veto do Presidente da Repblica no for mantido pelos Deputados e Senadores, se a lei no for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da Repblica, aps receber novamente o projeto, o Presidente do Senado a promulgar, e, se este no o fizer em igual prazo, caber ao Presidente da Cmara dos Deputados faz-lo. Errada. Se o Presidente do Senado no promulgar a lei, cabe ao VicePresidente do Senado fazer isso (CF/88, art. 66, 7). II. Se o Presidente da Repblica considerar o projeto de lei, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo- total ou parcialmente, no prazo de quinze dias teis, contados da data do recebimento, e comunicar, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. Correta (CF/88, art. 66, 1). III. O veto do Presidente da Repblica a projeto de lei ser apreciado em sesso conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto da maioria simples dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto. Errada. O veto s pode ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores (CF/88, art. 66, 4). IV. A matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante
31

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional. Correta (CF/88, art. 67). De acordo com a Constituio Federal de 1988, est correto o que se afirma APENAS em a) II, III e IV. b) I, III e IV. c) I, II e IV. d) I, II e III. e) II e IV. Gabarito: Letra E. 14) FGV/SF/Analista Legislativo/2008: O Presidente da Repblica, no uso de suas atribuies constitucionais, aduzindo relevncia e urgncia, remeteu ao Congresso Nacional Medida Provisria para reajustar vencimentos de servidores pblicos, diante da ameaa de greve, com prejuzos continuidade da prestao do servio pblico. Nos termos da Constituio, existe prazo para o Congresso realizar a votao da Medida Provisria, convertendo-a em lei. Aps determinado perodo ocorre o denominado trancamento da pauta de votaes. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir: I. Aps a publicao, a Medida Provisria deve ser apreciada em at quarenta e cindo dias. Correta. Em 45 dias, se no houve deliberao, a MP entra em regime de urgncia, sobrestando as demais votaes (CF/88, art. 62, 6). II. Nenhuma das Casas pode analisar os pressupostos constitucionais de relevncia e urgncia. Errada. As Casas devem avaliar os pressupostos constitucionais de relevncia e urgncia (CF/88, art. 62, 5). III. No sendo votada em sessenta dias, perder a eficcia, incabvel a prorrogao do prazo. Errada. Cabe prorrogao de prazo por igual perodo (CF/88, art. 62,
32

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 3). IV. Cmara e Senado indicaro membros para compor comisso mista, responsvel por examinar e dar parecer sobre Medidas Provisrias. Correta (CF/88, art. 62, 9). V. A votao ocorrer em sesso conjunta do Congresso Nacional. Errada. A votao se d pelo plenrio de cada uma das Casas do Congresso Nacional, em sesso separada (CF/88, art. 62, 9). Assinale: (A) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas II, III e V estiverem corretas. Gabarito: Letra A. 15) Esaf/MPOG/EPPGG/2009 (adaptada): As medidas provisrias perdero a eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de trinta dias a contar de sua publicao, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relaes jurdicas dela decorrentes. Errada. O prazo para converso em lei de sessenta dias, prorrogveis por igual perodo (CF/88, art. 62, 3). 16) Esaf/MPOG/EPPGG/2009 (adaptada): A reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo ser permitida apenas uma vez, por igual perodo. Errada. A partir da EC 32/2001, ficou vedada a reedio de medida provisria rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia na mesma sesso legislativa (CF/88, art. 62, 10). 17) Cespe/TRT 1 R/Analista/2008: As medidas provisrias no podem ser objeto de deliberao em convocao extraordinria do Congresso Nacional proposta pelo presidente da Repblica.
33

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07

Errada. Havendo medidas provisrias em vigor na data de convocao extraordinria do Congresso Nacional, sero elas automaticamente includas na pauta da convocao (CF/88, art. 57, 8). 18) Cespe/ TRT 5 R/Analista/2008: Medida provisria no constitui instrumento adequado a ser editado em janeiro de 2008 para criar tributo que s ser cobrado em 2009. Errada. possvel a instituio ou majorao de tributos por Medida Provisria, que somente produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte se houver sido convertida em lei at o ltimo dia daquele em que foi editada (CF/88, art. 62, 2). Portanto, no caso em questo, a MP seria instrumento adequado. 19) Cespe/CD/Analista Legislativo/2002 (adaptada): O prazo total de vigncia de uma MP, inclusive computando-se o perodo de sua prorrogao, no poder ultrapassar 120 dias. Errada. De acordo com a CF/88, art. 62, 3, as medidas provisrias perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de sessenta dias, prorrogvel, por igual perodo. Porm, a Constituio faz a ressalva de que, se for aprovado projeto de lei de converso alterando o texto original da medida provisria, esta manterse- integralmente em vigor at que seja sancionado ou vetado o projeto (CF/88, art. 62, 12). Alm disso, segundo a Carta Magna, o prazo mximo de tramitao da MP suspenso durante os perodos de recesso do Congresso Nacional (art. 62, 4). 20) Cespe/CD/Analista Legislativo/2002 (adaptada): Aps o Presidente da Repblica vetar integralmente um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, no poder ser editada MP a respeito da matria disciplinada nesse projeto de lei, antes que o Congresso delibere, definitivamente, sobre o veto. Errada. O que a Constituio veda edio sobre matria de projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e que esteja pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica (CF/88, art. 62, 1, IV). Como a questo afirma que o Presidente j vetou o projeto, no haveria impedimento. 21) Cespe/CD/Analista Legislativo/2002: Quando a matria de que
34

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 trata uma MP for reservada a lei complementar, essa medida provisria dever ser aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada uma das Casas do Congresso Nacional. Errada. Matria reservada lei complementar no pode ser disciplinada por Medida Provisria (CF/88, art. 62, 1, III). 22) Cespe/CD/Analista Legislativo/2002: Se uma MP no for apreciada em at 45 dias, contados de sua publicao, ficaro sobrestadas, at que se conclua a votao da MP, todas as demais deliberaes legislativas da Casa em que estiver tramitando. Correta (CF/88, art. 62, 6). 23) Cespe/CD/Analista Legislativo/2002: Embora uma MP deva ser votada, separadamente, primeiro na Cmara dos Deputados e, depois, no Senado Federal, a fase preliminar de sua apreciao pelo Congresso compete a uma comisso mista de deputados e senadores. Correta (CF/88, art. 62, 9). 24) Cespe/SF/Advocacia/1995 (adaptada): Na apreciao de MPs, os congressistas podero apresentar emendas versando sobre qualquer assunto. Errada. Segundo a Resoluo 01/2002-CN, art. 4, 4, vedada a apresentao de emendas que versem sobre matria estranha quela tratada na Medida Provisria. 25) Cespe/SF/Advocacia/1995 (adaptada): A medida poder ser inadmitida e declarada insubsistente, por faltarem os pressupostos constitucionais de urgncia e relevncia. Correta, nos termos da Constituio e da Resoluo do Congresso Nacional que regula o tema. Pela CF/88, art. 62, 5: A deliberao de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mrito das medidas provisrias depender de juzo prvio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais. Pela Resoluo 01/2002-CN, art. 8, par. nico: Se o Plenrio da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal decidir no sentido do no atendimento dos pressupostos constitucionais ou da inadequao financeira ou oramentria da Medida Provisria, esta
35

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 ser arquivada. 26) Cespe/Instituto Rio Branco/2009: Os ativos financeiros, como, por exemplo, poupanas privadas, podem ser objeto de medida provisria que determine deteno temporria ou sequestro de bens. Errada. vedada a edio de MP sobre esses assuntos (CF/88, art. 62, 1, II). 27) FCC/MPE-PE/Promotor de Justia/2008: Lei ordinria assegura aos servidores pblicos a percepo do Abono de Natal correspondente a 1 (um) ms de remunerao. Ocorre que medida provisria ampliou esse benefcio para conceder mais 50% (cinquenta) por cento por ocasio do aniversrio do servidor. Entretanto a medida provisria foi rejeitada pelo Congresso Nacional. Nesse caso, para a soluo dos que j receberam o benefcio entre o perodo da edio dessa espcie normativa e sua rejeio, a) o Judicirio, por meio de provimento, pelo respectivo plenrio deliberar, dentro do prazo de 6 (seis) meses sobre as relaes jurdicas e administrativas ocorridas no perodo de vigncia da medida provisria. Errada. Para resolver a situao, o Congresso Nacional deve editar um decreto legislativo, no prazo de sessenta dias aps a rejeio da MP (CF/88, art. 62, 3). b) a Cmara dos Deputados regulamentar mediante resoluo, no prazo legalmente estabelecido, todas as situaes havidas no perodo de vigncia da medida provisria rejeitada. Errada (CF/88, art. 62, 3). c) o Senado Federal editar lei delegada, dentro do prazo de 90 (noventa) dias, disciplinando as situaes ocorridas no perodo de vigncia da medida provisria que sofreu a rejeio. Errada (CF/88, art. 62, 3). d) o Congresso Nacional dever disciplinar por meio de decreto legislativo, no prazo constitucionalmente estabelecido, as relaes jurdicas consolidadas durante a vigncia da medida provisria.

36

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 Correta (CF/88, art. 62, 3). e) o Presidente da Repblica dever editar nova medida provisria para regulamentar as situaes ocorridas dentro do prazo de vigncia da medida provisria rejeitada. Errada (CF/88, art. 62, 3). Gabarito: Letra D. 28) Cespe/TRE-PA/Analista Judicirio/2007: medidas provisrias (MPs), assinale a opo correta. Em relao s

a) A aprovao com quorum de maioria absoluta permite o trato de assuntos de lei complementar. Errada. vedado Medida Provisria dispor sobre assuntos reservados lei complementar (CF/88, art. 62, 1, III). b) No se admite a utilizao de MP em matria de direito eleitoral. Correta. vedada a edio de medidas provisrias sobre matria relativa a nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral (CF/88, art. 62, 1, I, a). c) O perodo do recesso forense no mbito da justia eleitoral pode ser definido por MP. Errada. vedada edio de MP sobre matria relativa organizao do Judicirio (CF/88, art. 62, 1, I, c). d) As MPs sero votadas em sesso conjunta do Congresso Nacional. Errada. A votao das MPs ocorre em sesses separadas, pelo plenrio de cada uma das Casas do Congresso Nacional (CF/88, art. 62, 9). e) No se admite MP em matria relativa a oramento e crditos adicionais. Errada. vedada a edio de Medida Provisria relativa matria oramentria, incluindo os planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares (CF/88, art. 62, 1, I,
37

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 d). Contudo, a Constituio faz uma ressalva quanto aos crditos adicionais extraordinrios (CF/88, art. 167, 3), veiculados por meio de MP. Gabarito: Letra B. 29) FCC/TRT 24 R/Analista Judicirio/2006: A inobservncia, pelo Congresso Nacional, do prazo constitucional de 60 dias, para converso de medida provisria em lei, cuja vigncia j tenha sido prorrogada uma vez, a) ocasionar a perda da eficcia, salvo se a mesma medida provisria for reeditada na mesma sesso legislativa. Errada. vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo (CF/88, art. 62, 10). b) ocasiona perda ex nunc da eficcia da medida provisria. Errada. As medidas provisrias que no forem convertidas em lei perdero eficcia desde a edio (CF/88, art. 62, 3). c) no ocasiona perda da eficcia da medida provisria, salvo se houver explcita rejeio do projeto de converso. Errada. As medidas provisrias perdero eficcia desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de sessenta dias prorrogvel por igual perodo. Isso pode se dar por rejeio ou pela perda de eficcia da matria (CF/88, art. 62, 3 e 11). d) ocasiona perda da eficcia da medida provisria, a no ser que outra medida provisria tenha sido editada aps o prazo de 60 dias para o Congresso se manifestar. Errada. vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo (CF/88, art. 62, 10). e) ocasiona perda ex tunc da eficcia da medida provisria. Correta. As medidas provisrias que no forem convertidas em lei
38

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 perdero eficcia desde a edio (CF/88, art. 62, 3). Gabarito: Letra E. 30) FCC/TRT 24 provisria editada R/Analista Judicirio/2006: Uma medida

a) poder ter sua vigncia prorrogada uma vez pelo prazo mximo de 60 dias. Correta (CF/88, art. 62, 3): As medidas provisrias perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de sessenta dias, prorrogvel uma vez por igual perodo. b) passar por uma comisso de Senadores que emitir parecer sobre ela antes de ser apreciada pelo Congresso Nacional. Errada. O parecer cabe a uma comisso mista de Deputados e Senadores (CF/88, art. 62, 9). c) no poder ser reeditada em nenhuma hiptese se for expressamente rejeitada pelo Congresso Nacional. Errada. A MP no pode ser reeditada na mesma sesso legislativa. Vale para Medida Provisria rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo (CF/88, art. 62, 10). d) poder ser reeditada na mesma sesso legislativa, ainda que rejeitada pelo Congresso Nacional. Errada. vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo (CF/88, art. 62, 10). e) ter sua votao iniciada no Senado Federal. Errada. Votao de MP tem incio na Cmara dos Deputados (CF/88, art. 62, 8). Gabarito: Letra A. 31) TJSC/Juiz/2009: Assinale a alternativa INCORRETA no tocante ao
39

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 instituto da medida provisria: a) Dentre outras hipteses, defeso edit-la sobre disciplinada em projeto de lei pendente de sano ou veto. Correta (CF/88, art.62, 1, IV). b) Cumpre ao Poder Legislativo disciplinar, por decreto legislativo, as relaes jurdicas decorrentes de sua no converso em lei. Correta (CF/88, art. 62, 3). c) vedada sua reedio, na mesma legislatura, se rejeitada ou tornada ineficaz por decurso de prazo. Errada. vedada a reedio de MP na mesma sesso legislativa, se rejeitada ou tornada ineficaz (CF/88, art. 62, 10). d) Urgncia e relevncia so pressupostos para sua adoo. Correta (CF/88, art. 62, 5). e) Perder sua eficcia se no convertida em lei no prazo de sessenta dias, prorrogvel, uma vez, por igual perodo. Correta (CF/88, art. 62, 3). Gabarito: Letra C. 32) FGV/TJPA/Juiz/2009: A respeito do regramento constitucional das medidas provisrias, assinale a afirmativa incorreta. a) vedada a edio de medidas provisrias sobre matria j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. Correta (CF/88, art.62, 1, IV). b) A edio de medida provisria para instituio de tributos s ser admitida para atender despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica.
40

matria

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 Errada. O item misturou a instituio de tributos, finalidade para a qual a MP instrumento vivel, com o conceito de crdito extraordinrio, tambm veiculado por meio de MP (CF/88, art. 62, 1, I, d, e 2). c) Apenas excepcionalmente o Poder Judicirio poder, no controle de constitucionalidade da medida provisria, examinar a adequao dos requisitos de relevncia e urgncia, por fora da regra de separao de poderes. Correta. Em regra, a anlise da relevncia e urgncia de uma MP cabe ao Chefe do Poder Executivo, havendo discricionariedade. Porm, a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, passou a admitir a possibilidade do controle judicial dos pressupostos constitucionais da medida provisria quando houver manifesto abuso do poder de legislar (ADI-MC 2.213, Rel. Min. Celso de Mello). d) A medida provisria no apreciada pelo Congresso Nacional podia, at a Emenda Constitucional 32/2001, ser reeditada dentro do seu prazo de eficcia de trinta dias, mantidos os efeitos de lei desde a primeira edio. Correta. Antes da emenda constitucional 32/2001, que alterou o rito das Medidas Provisrias, era possvel sua reedio enquanto o prazo para que o Congresso Nacional as apreciasse no estivesse esgotado. Agora, no mais assim. Depois de sessenta dias prorrogveis por mais sessenta sem haver deliberao do Legislativo, a MP perder a eficcia. Anteriormente EC 32/01, segundo a jurisprudncia do STF, a MP poderia ser reeditada mantidos os efeitos de lei desde a primeira edio. e) vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo. Correta (CF/88, art. 62, 10). Gabarito: Letra B. 33) Cesgranrio/Bacen/Analista/2010: Suponha que o Congresso Nacional tenha aprovado projeto de lei que aumenta a alquota do IR, e o projeto foi encaminhado ao Presidente da Repblica para sano. O chefe do Poder Executivo, no entanto, insatisfeito com alguns dispositivos do projeto, decidiu editar medida provisria dispondo sobre a mesma
41

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 matria, reproduzindo alguns dos dispositivos do projeto de lei e alterando outros. Nesse caso hipottico, a medida provisria editada pelo Presidente da Repblica a) constitucional e produzir efeitos a partir da data de sua edio. Errada. vedada a edio de medida provisria sobre matria j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica (CF/88, art. 62, 1, IV). b) constitucional, mas s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte, se tiver sido convertida em lei at o ltimo dia do exerccio em que foi editada. Errada (CF/88, art. 62, 1, IV). c) inconstitucional, porque a Constituio veda a edio de medida provisria sobre direito tributrio. Errada. Medida provisria pode dispor sobre direito tributrio, mas s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte se houver sido convertida em lei at o ltimo dia daquele em que foi editada (CF/88, art. 62, 2). d) inconstitucional, porque a Constituio veda a edio de medida provisria sobre matria j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. Correta (CF/88, art. 62, 1, IV). e) inconstitucional, porque a Constituio veda a edio de medida provisria que implique majorao de imposto. Errada. Medida provisria pode implicar instituio ou majorao de impostos (CF/88, art. 62, 2). Gabarito: Letra D. 34) FGV/SF/Analista Legislativo/2008: Aps o Presidente Repblica remeter ao Congresso o projeto de lei oramentria:
Prof. Luciano Oliveira www.pontodosconcursos.com.br

da
42

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07

I. cabe s comisses permanentes o exame da desnecessria a instituio de comisso temporria;

matria,

sendo

Errada. O projeto de lei oramentria ser apreciado por uma Comisso Mista que contar com a colaborao das Comisses Permanentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal (RCCN, art. 90, caput). O problema dessa alternativa foi dizer que a apreciao da matria cabe s comisses permanentes, de forma genrica. Quando dizemos "comisses permanentes", estamos nos referindo s comisses como CCJ, CAE, etc. No so elas que apreciam o oramento. Se a expresso viesse no singular - "cabe a uma comisso permanente" (CMO) - a alternativa estaria correta. II. ser lido o projeto em sesso conjunta, especialmente convocada, at quarenta e oito horas aps a entrega; Correta (RCCN, art. 89). III. o projeto ser apreciado por Comisso mista e pelas comisses permanentes; Correta (RCCN, art. 90, caput). IV. o parecer do relator da Comisso Mista dever fazer referncia expressa ao ponto de vista expendido pela Comisso Permanente; Correta (RCCN, art. 90, 3, e). V. podero ser realizadas sesses conjuntas entre comisses permanentes do Senado e da Cmara, para discutir o oramento. Correta (RCCN, art. 90, 3, f). Analise os itens acima e assinale: (A) se somente os itens I e II estiverem corretos. (B) se somente os itens II, III, IV e V estiverem corretos. (C) se somente os itens I, III e IV estiverem corretos. (D) se somente os itens II, IV e V estiverem corretos. (E) se somente os itens IV e V estiverem corretos.
43

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 Gabarito: Letra B 35) Cespe/SF/Consultor de Oramentos/1996 (adaptada): O processo legislativo do projeto de lei oramentria inicia-se com a mensagem do Presidente da Repblica encaminhando o projeto. Correta (RCCN, art. 89). 36) Cespe/SF/Consultor de Oramentos/1996 (adaptada): Aplicam-se subsidiariamente tramitao do projeto de lei oramentria anual s disposies regimentais relativas aos projetos de lei em geral. Correta (RCCN, art. 102). 37) Cespe/SF/Consultor de Oramentos/1996 (adaptada): Podem apresentar emendas ao projeto de lei oramentria anual os parlamentares, individualmente, e as comisses permanentes do Senado e da Cmara dos Deputados, coletivamente, com relao s matrias que lhes sejam afetas pelo regimento. Correta (Resoluo 01/2006-CN, arts. 43 e 49). 38) Cespe/SF/Consultor de Oramentos/1996 (adaptada): Podem apresentar emendas ao projeto de lei oramentria anual as bancadas estaduais no CN, coletivamente, e os blocos partidrios, tambm coletivamente. Errada. Embora as bancadas estaduais possam apresentar emendas (Resoluo 01/2006-CN, art. 46), no h previso regimental de emenda apresentada por bloco partidrio. 39) Cespe/SF/Consultor de Oramentos/1996 (adaptada): A Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao realizar audincias pblicas com autoridades dos outros poderes e com entidades representativas da sociedade que possam contribuir para o debate e aprimoramento dos projetos de competncia dela. Correta (Resoluo 01/2006-CN, art. 29).

44

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 40) Cespe/SF/Consultor de Oramentos/1996 (adaptada): As emendas ao projeto de lei de diretrizes oramentrias devem ser compatveis com o Plano Plurianual. Correta. CF/88, art. 166, 3, I: As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias. 41) Cespe/CD/Assessor de Oramento/1998 (adaptada): As emendas ao projeto de lei oramentria podero ser aprovadas pela Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao (CMO), se compatveis com a Lei de Diretrizes Oramentrias e indicarem os recursos necessrios de qualquer ordem, como os provenientes das transferncias tributrias constitucionais. Errada. Os recursos para emendas no podem vir de qualquer dotao. A Constituio probe a anulao de despesa relativa s transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal (CF/88, art. 166, 3, II, c) 42) Cespe/TRT 10 R/Analista Judicirio Administrativa/2004: No Congresso Nacional, a constitucionalidade das matrias de natureza oramentria, tais como o projeto de lei de plano plurianual e o projeto de LOA, deliberada pela Comisso de Constituio e Justia do Senado Federal. Errada. A Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao aprecia a adequao legal e constitucional das matrias a ela submetidas (Resoluo 01/2006-CN, art. 70, I a) 43) Cespe/Anatel/Analista Administrativo/2006: O presidente da Repblica pode propor modificao no projeto de lei do oramento anual enquanto no for iniciada a votao na comisso mista do Congresso Nacional da parte cuja alterao proposta. Correta (CF/88, art. 166, 5). 44) FCC/TRT 23 R/Analista Judicirio-rea Administrativa/2007: Dentre outras, peculiaridade constitucional do processo legislativo oramentrio
45

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 a) a aprovao do projeto oramentrio pelo Senado Federal e a obrigatoriedade de sua sano pelo Poder Executivo. Errada. O projeto de lei oramentria deve ser aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da Repblica, nos termos da CF/88, art. 48, II. b) o no cabimento da apresentao de qualquer emenda na Comisso Mista. Errada. Podem ser apresentadas emendas Comisso Mista (CF/88, art. 166, 2). c) a atuao da Comisso Mista caracterizada pela sua temporariedade e representao por integrantes de partidos polticos. Errada. A Constituio prev que tal comisso ser permanente (CF/88, art. 166, 1). d) a competncia privativa da Cmara dos Deputados para emitir parecer sobre o projeto oramentrio. Errada. A competncia emitir parecer sobre o projeto oramentrio da comisso mista permanente prevista na CF/88, art. 166, 1. e) a aplicao subsidiria das normas referentes ao processo legislativo comum. Correta (CF/88, art. 166, 7). Gabarito: Letra E. 45) Cespe/Inca/Analista C&T/2009: A Constituio Federal impe restries capacidade de o Poder Legislativo alterar a proposta oramentria encaminhada pelo Poder Executivo, sendo admitidos acrscimos na programao de despesas apenas se houver cancelamento de valor equivalente. Correta. A questo cobrou o conhecimento do art. 166, 3, II, da CF/88, que diz que as emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso
46

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa. 46) Cespe/Abin/Agente Tcnico de Inteligncia/2010: Quando o projeto da LOA encaminhado ao plenrio do Congresso Nacional aps ter recebido parecer da Comisso Mista Permanente de Oramento, no podem mais ser admitidas emendas com propostas de modificao ao projeto apresentadas por deputados e senadores ou pelo presidente da Repblica. Correta. As emendas de parlamentares so admitidas apenas perante a Comisso Mista (CF/88, art. 166, 2). J o Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificao nos projetos a que se refere este artigo enquanto no iniciada a votao, na Comisso mista, da parte cuja alterao proposta (CF/88, art. 166, 5).

47

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 LISTA DE QUESTES DESTA AULA 1) FGV/SF/Advogado/2008: Assinale a afirmativa incorreta. (A) No caso de veto, a Comisso Mista tem o prazo de 20 (vinte) dias, contado da data de sua constituio, para apresentar seu relatrio. (B) Aps comunicado o veto ao Presidente do Senado, este designa a Comisso Mista, e a esta incumbe relat-lo e fixar o calendrio de sua tramitao. (C) O veto do Presidente da Repblica apreciado em sesso conjunta das Casas do Congresso Nacional. (D) A Comisso Mista compe-se de 3 (trs) Senadores e 3 (trs) Deputados, indicados pelos Presidentes das respectivas Cmaras. (E) O prazo de 30 (trinta) dias para apreciao do veto contado a partir da sesso convocada para conhecimento da matria. 2) FGV/SF/Advogado/2008: A respeito do processo legislativo, analise as afirmativas a seguir: I. Podem apresentar proposta de emenda Constituio Federal: o Presidente da Repblica; um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; e mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades de federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. A proposta de emenda Constituio ser submetida discusso e votao em cada casa legislativa, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver trs quintos de votos favorveis dos membros de cada casa. II. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. As medidas provisrias perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de trinta dias. O Presidente da Repblica poder reeditar medida provisria que no tenha sido apreciada pelo Congresso Nacional, desde que ainda estejam presentes os requisitos da relevncia e urgncia. Aps a quinta reedio, a medida provisria no apreciada ser havida como rejeitada, cabendo ao Presidente da Repblica, por decreto, regular as relaes jurdicas dela decorrentes. III. Os projetos de lei de iniciativa do Presidente da Repblica com pedido de urgncia na tramitao devem ser apreciados, inicialmente pela Cmara dos Deputados, e depois pelo Senado Federal, no prazo
48

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 sucessivo de quarenta e cinco dias. Ultrapassado tal prazo, ficam sobrestadas as demais deliberaes legislativas da respectiva casa, com exceo das que tenham prazo constitucional determinado, at que se ultime a votao. Os prazos de quarenta e cinco dias no correm nos perodos de recesso do Congresso nacional. IV. O projeto de lei que tenha sido aprovado nas duas casas legislativas ser encaminhado ao Presidente da Repblica para sano. Se o chefe do Poder Executivo considerar o projeto inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo-, no prazo de quinze dias teis, contados da data do recebimento. A Constituio probe o veto parcial do projeto, em razo do risco de desvirtuamento decorrente da supresso de apenas alguns artigos da lei aprovada. O veto poder ser derrubado em sesso conjunta das casas legislativas, pelo voto secreto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores. Assinale: (A) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se apenas a afirmativa I estiver correta. 3) Indita: Considere a seguinte situao hipottica. Na apurao dos votos relativos apreciao de veto do presidente da Repblica a um projeto de lei de iniciativa do Senado, os trabalhos foram iniciados pela contagem dos votos recebidos no Senado. Nessa situao, apesar dos votos, nas sesses conjuntas, serem apurados primeiro pela Cmara dos Deputados, foi correta a medida adotada. 4) Vunesp/TJSP/Juiz/2008: Se o Presidente da Repblica vetar projeto de lei cuja votao foi concluda na Cmara dos Deputados, o veto a) ser apreciado pela Casa em que a votao do projeto teve incio, no prazo de quinze dias contados do seu recebimento. b) ser apreciado em sesso da Casa onde a votao foi concluda, no prazo de quinze dias contados do seu recebimento. c) ser apreciado pelo Senado Federal, no prazo de trinta dias contados do seu recebimento. d) ser apreciado em sesso conjunta das duas Casas do Congresso
49

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 Nacional, no prazo de trinta dias contados do seu recebimento. 5) JUIZ/TRF 1 R/2009: Quando o veto presidencial abarcar todo o projeto de lei, o Congresso Nacional no poder promover a rejeio parcial desse veto. 6) FCC/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado/2010 (adaptada): Estabelecem as regras constitucionais sobre o processo legislativo ordinrio que veto presidencial interposto por motivos de inconstitucionalidade s poder ser derrubado pelo voto da maioria absoluta dos membros da Comisso de Constituio e Justia do Congresso Nacional. 7) FCC/DPE-MA/Defensor Pblico/2009: mecanismo inerente sistemtica da separao de poderes como albergada pela Constituio da Repblica: a) o veto do Presidente da Repblica a projetos de lei aprovados pelas Casas do Congresso Nacional, por motivo de contrariedade ao interesse pblico. b) o processamento e julgamento do Presidente da Repblica, nos crimes de responsabilidade, pela Cmara dos Deputados. c) a suspenso, no todo ou em parte, pelo Congresso Nacional, da execuo de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal. d) a sustao de atos normativos do Poder Executivo pelo Senado Federal, nos casos em que se extrapolarem os limites de delegao legislativa. e) a criao pelas Casas do Congresso Nacional, mediante requerimento de, no mnimo, dois teros de seus membros, de comisso parlamentar de inqurito, para apurao de fato determinado e por prazo certo. 8) FCC/MPU/Analista-Controle Interno/2007: certo que o veto do Presidente da Repblica a projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional pode ser a) parcial, com excluso de parte de texto de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. b) rejeitado por qualquer das Casas do Congresso. c) oposto, se o projeto de lei for contrrio ao interesse pblico. d) rejeitado pelo voto da maioria simples dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto.
50

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 e) dever ser oposto no prazo mximo de dez dias teis, contados do recebimento do projeto. 9) FCC/TJPI/Assessor Jurdico/2010 (adaptada): No processo de elaborao de leis e atos normativos, o Presidente da Repblica exerce o poder de veto sobre projetos de lei ordinria e complementar, o qual poder ser derrubado por maioria de trs quintos dos membros do Congresso Nacional em sesso unicameral. 10) Cespe/AGU/Procurador/2010: Pelo voto da maioria absoluta dos deputados e senadores, o veto presidencial a projeto de lei poder ser rejeitado. Em tal hiptese no haver mais a participao do presidente da Repblica no processo legislativo, j que a subsequente promulgao ficar a cargo do presidente do Senado Federal. 11) Cespe/AGU/Advogado/2009: No h veto ou sano presidencial na emenda Constituio, em decretos legislativos e em resolues, nas leis delegadas, na lei resultante da converso, sem alteraes, de medida provisria. 12) FCC/TRT 21 R/Analista Judicirio/2003: O Presidente da Repblica vetou integralmente, por contrrio ao interesse pblico, um projeto aprovado pelo Congresso Nacional. Este, examinando as razes do veto, rejeitou-o, devolvendo o projeto para a promulgao do Presidente da Repblica. Decorrido o prazo, sem qualquer providncia do Chefe do Poder Executivo, a lei ser promulgada pelo a) Presidente da Cmara dos Deputados. b) Presidente do Senado Federal. c) Presidente do Supremo Tribunal Federal. d) Vice-Presidente da Repblica. e) Procurador Geral da Repblica. 13) FCC/TRF 3 R/Tcnico Judicirio/2007: Considere as seguintes assertivas sobre o processo legislativo: I. Nos casos em que o veto do Presidente da Repblica no for mantido pelos Deputados e Senadores, se a lei no for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da Repblica, aps receber novamente o projeto, o Presidente do Senado a promulgar, e, se este no o fizer em igual prazo, caber ao Presidente da Cmara dos Deputados faz-lo.
51

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07

II. Se o Presidente da Repblica considerar o projeto de lei, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo- total ou parcialmente, no prazo de quinze dias teis, contados da data do recebimento, e comunicar, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. III. O veto do Presidente da Repblica a projeto de lei ser apreciado em sesso conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto da maioria simples dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto. IV. A matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional. De acordo com a Constituio Federal de 1988, est correto o que se afirma APENAS em a) II, III e IV. b) I, III e IV. c) I, II e IV. d) I, II e III. e) II e IV. 14) FGV/SF/Analista Legislativo/2008: O Presidente da Repblica, no uso de suas atribuies constitucionais, aduzindo relevncia e urgncia, remeteu ao Congresso Nacional Medida Provisria para reajustar vencimentos de servidores pblicos, diante da ameaa de greve, com prejuzos continuidade da prestao do servio pblico. Nos termos da Constituio, existe prazo para o Congresso realizar a votao da Medida Provisria, convertendo-a em lei. Aps determinado perodo ocorre o denominado trancamento da pauta de votaes. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir: I. Aps a publicao, a Medida Provisria deve ser apreciada em at quarenta e cindo dias. II. Nenhuma das Casas pode analisar os pressupostos constitucionais de relevncia e urgncia.
52

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 III. No sendo votada em sessenta dias, perder a eficcia, incabvel a prorrogao do prazo. IV. Cmara e Senado indicaro membros para compor comisso mista, responsvel por examinar e dar parecer sobre Medidas Provisrias. V. A votao ocorrer em sesso conjunta do Congresso Nacional. Assinale: (A) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas II, III e V estiverem corretas. 15) Esaf/MPOG/EPPGG/2009 (adaptada): As medidas provisrias perdero a eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de trinta dias a contar de sua publicao, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relaes jurdicas dela decorrentes. 16) Esaf/MPOG/EPPGG/2009 (adaptada): A reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo ser permitida apenas uma vez, por igual perodo. 17) Cespe/TRT 1 R/Analista/2008: As medidas provisrias no podem ser objeto de deliberao em convocao extraordinria do Congresso Nacional proposta pelo presidente da Repblica. 18) Cespe/ TRT 5 R/Analista/2008: Medida provisria no constitui instrumento adequado a ser editado em janeiro de 2008 para criar tributo que s ser cobrado em 2009. 19) Cespe/CD/Analista Legislativo/2002 (adaptada): O prazo total de vigncia de uma MP, inclusive computando-se o perodo de sua prorrogao, no poder ultrapassar 120 dias. 20) Cespe/CD/Analista Legislativo/2002 (adaptada): Aps o Presidente da Repblica vetar integralmente um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, no poder ser editada MP a respeito da matria disciplinada nesse projeto de lei, antes que o Congresso delibere,
53

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 definitivamente, sobre o veto. 21) Cespe/CD/Analista Legislativo/2002: Quando a matria de que trata uma MP for reservada a lei complementar, essa medida provisria dever ser aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada uma das Casas do Congresso Nacional. 22) Cespe/CD/Analista Legislativo/2002: Se uma MP no for apreciada em at 45 dias, contados de sua publicao, ficaro sobrestadas, at que se conclua a votao da MP, todas as demais deliberaes legislativas da Casa em que estiver tramitando. 23) Cespe/CD/Analista Legislativo/2002: Embora uma MP deva ser votada, separadamente, primeiro na Cmara dos Deputados e, depois, no Senado Federal, a fase preliminar de sua apreciao pelo Congresso compete a uma comisso mista de deputados e senadores. 24) Cespe/SF/Advocacia/1995 (adaptada): Na apreciao de MPs, os congressistas podero apresentar emendas versando sobre qualquer assunto. 25) Cespe/SF/Advocacia/1995 (adaptada): A medida poder ser inadmitida e declarada insubsistente, por faltarem os pressupostos constitucionais de urgncia e relevncia. 26) Cespe/Instituto Rio Branco/2009: Os ativos financeiros, como, por exemplo, poupanas privadas, podem ser objeto de medida provisria que determine deteno temporria ou sequestro de bens. 27) FCC/MPE-PE/Promotor de Justia/2008: Lei ordinria assegura aos servidores pblicos a percepo do Abono de Natal correspondente a 1 (um) ms de remunerao. Ocorre que medida provisria ampliou esse benefcio para conceder mais 50% (cinquenta) por cento por ocasio do aniversrio do servidor. Entretanto a medida provisria foi rejeitada pelo Congresso Nacional. Nesse caso, para a soluo dos que j receberam o benefcio entre o perodo da edio dessa espcie normativa e sua rejeio, a) o Judicirio, por meio de provimento, pelo respectivo plenrio deliberar, dentro do prazo de 6 (seis) meses sobre as relaes jurdicas e administrativas ocorridas no perodo de vigncia da medida provisria. b) a Cmara dos Deputados regulamentar mediante resoluo, no prazo
54

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 legalmente estabelecido, todas as situaes havidas no perodo de vigncia da medida provisria rejeitada. c) o Senado Federal editar lei delegada, dentro do prazo de 90 (noventa) dias, disciplinando as situaes ocorridas no perodo de vigncia da medida provisria que sofreu a rejeio. d) o Congresso Nacional dever disciplinar por meio de decreto legislativo, no prazo constitucionalmente estabelecido, as relaes jurdicas consolidadas durante a vigncia da medida provisria. e) o Presidente da Repblica dever editar nova medida provisria para regulamentar as situaes ocorridas dentro do prazo de vigncia da medida provisria rejeitada. 28) Cespe/TRE-PA/Analista Judicirio/2007: medidas provisrias (MPs), assinale a opo correta. Em relao s

a) A aprovao com quorum de maioria absoluta permite o trato de assuntos de lei complementar. b) No se admite a utilizao de MP em matria de direito eleitoral. c) O perodo do recesso forense no mbito da justia eleitoral pode ser definido por MP. d) As MPs sero votadas em sesso conjunta do Congresso Nacional. e) No se admite MP em matria relativa a oramento e crditos adicionais. 29) FCC/TRT 24 R/Analista Judicirio/2006: A inobservncia, pelo Congresso Nacional, do prazo constitucional de 60 dias, para converso de medida provisria em lei, cuja vigncia j tenha sido prorrogada uma vez, a) ocasionar a perda da eficcia, salvo se a mesma medida provisria for reeditada na mesma sesso legislativa. b) ocasiona perda ex nunc da eficcia da medida provisria. c) no ocasiona perda da eficcia da medida provisria, salvo se houver explcita rejeio do projeto de converso. d) ocasiona perda da eficcia da medida provisria, a no ser que outra medida provisria tenha sido editada aps o prazo de 60 dias para o Congresso se manifestar. e) ocasiona perda ex tunc da eficcia da medida provisria. 30) FCC/TRT 24 provisria editada R/Analista Judicirio/2006: Uma medida

55

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 a) poder ter sua vigncia prorrogada uma vez pelo prazo mximo de 60 dias. b) passar por uma comisso de Senadores que emitir parecer sobre ela antes de ser apreciada pelo Congresso Nacional. c) no poder ser reeditada em nenhuma hiptese se for expressamente rejeitada pelo Congresso Nacional. d) poder ser reeditada na mesma sesso legislativa, ainda que rejeitada pelo Congresso Nacional. e) ter sua votao iniciada no Senado Federal. 31) TJSC/Juiz/2009: Assinale a alternativa INCORRETA no tocante ao instituto da medida provisria: a) Dentre outras hipteses, defeso edit-la sobre matria j disciplinada em projeto de lei pendente de sano ou veto. b) Cumpre ao Poder Legislativo disciplinar, por decreto legislativo, as relaes jurdicas decorrentes de sua no converso em lei. c) vedada sua reedio, na mesma legislatura, se rejeitada ou tornada ineficaz por decurso de prazo. d) Urgncia e relevncia so pressupostos para sua adoo. e) Perder sua eficcia se no convertida em lei no prazo de sessenta dias, prorrogvel, uma vez, por igual perodo. 32) FGV/TJPA/Juiz/2009: A respeito do regramento constitucional das medidas provisrias, assinale a afirmativa incorreta. a) vedada a edio de medidas provisrias sobre matria j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. b) A edio de medida provisria para instituio de tributos s ser admitida para atender despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. c) Apenas excepcionalmente o Poder Judicirio poder, no controle de constitucionalidade da medida provisria, examinar a adequao dos requisitos de relevncia e urgncia, por fora da regra de separao de poderes. d) A medida provisria no apreciada pelo Congresso Nacional podia, at a Emenda Constitucional 32/2001, ser reeditada dentro do seu prazo de eficcia de trinta dias, mantidos os efeitos de lei desde a primeira edio. e) vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo.
56

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07

33) Cesgranrio/Bacen/Analista/2010: Suponha que o Congresso Nacional tenha aprovado projeto de lei que aumenta a alquota do IR, e o projeto foi encaminhado ao Presidente da Repblica para sano. O chefe do Poder Executivo, no entanto, insatisfeito com alguns dispositivos do projeto, decidiu editar medida provisria dispondo sobre a mesma matria, reproduzindo alguns dos dispositivos do projeto de lei e alterando outros. Nesse caso hipottico, a medida provisria editada pelo Presidente da Repblica a) constitucional e produzir efeitos a partir da data de sua edio. b) constitucional, mas s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte, se tiver sido convertida em lei at o ltimo dia do exerccio em que foi editada. c) inconstitucional, porque a Constituio veda a edio de medida provisria sobre direito tributrio. d) inconstitucional, porque a Constituio veda a edio de medida provisria sobre matria j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. e) inconstitucional, porque a Constituio veda a edio de medida provisria que implique majorao de imposto. 34) FGV/SF/Analista Legislativo/2008: Aps o Presidente Repblica remeter ao Congresso o projeto de lei oramentria: da

I. cabe s comisses permanentes o exame da matria, sendo desnecessria a instituio de comisso temporria; II. ser lido o projeto em sesso conjunta, especialmente convocada, at quarenta e oito horas aps a entrega; III. o projeto ser apreciado por Comisso mista e pelas comisses permanentes; IV. o parecer do relator da Comisso Mista dever fazer referncia expressa ao ponto de vista expendido pela Comisso Permanente; V. podero ser realizadas sesses conjuntas entre comisses permanentes do Senado e da Cmara, para discutir o oramento. Analise os itens acima e assinale: (A) se somente os itens I e II estiverem corretos. (B) se somente os itens II, III, IV e V estiverem corretos. (C) se somente os itens I, III e IV estiverem corretos.
57

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 (D) se somente os itens II, IV e V estiverem corretos. (E) se somente os itens IV e V estiverem corretos. 35) Cespe/SF/Consultor de Oramentos/1996 (adaptada): O processo legislativo do projeto de lei oramentria inicia-se com a mensagem do Presidente da Repblica encaminhando o projeto. 36) Cespe/SF/Consultor de Oramentos/1996 (adaptada): Aplicam-se subsidiariamente tramitao do projeto de lei oramentria anual s disposies regimentais relativas aos projetos de lei em geral. 37) Cespe/SF/Consultor de Oramentos/1996 (adaptada): Podem apresentar emendas ao projeto de lei oramentria anual os parlamentares, individualmente, e as comisses permanentes do Senado e da Cmara dos Deputados, coletivamente, com relao s matrias que lhes sejam afetas pelo regimento. 38) Cespe/SF/Consultor de Oramentos/1996 (adaptada): Podem apresentar emendas ao projeto de lei oramentria anual as bancadas estaduais no CN, coletivamente, e os blocos partidrios, tambm coletivamente. 39) Cespe/SF/Consultor de Oramentos/1996 (adaptada): A Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao realizar audincias pblicas com autoridades dos outros poderes e com entidades representativas da sociedade que possam contribuir para o debate e aprimoramento dos projetos de competncia dela. 40) Cespe/SF/Consultor de Oramentos/1996 (adaptada): As emendas ao projeto de lei de diretrizes oramentrias devem ser compatveis com o Plano Plurianual. 41) Cespe/CD/Assessor de Oramento/1998 (adaptada): As emendas ao projeto de lei oramentria podero ser aprovadas pela Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao (CMPOF), se compatveis com a Lei de Diretrizes Oramentrias e indicarem os recursos necessrios de qualquer ordem, como os provenientes das transferncias tributrias constitucionais. 42) Cespe/TRT 10 R/Analista Judicirio Administrativa/2004: No Congresso Nacional, a constitucionalidade das matrias de natureza oramentria, tais como o projeto de lei de plano plurianual e o projeto
58

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 de LOA, deliberada pela Comisso de Constituio e Justia do Senado Federal. 43) Cespe/Anatel/Analista Administrativo/2006: O presidente da Repblica pode propor modificao no projeto de lei do oramento anual enquanto no for iniciada a votao na comisso mista do Congresso Nacional da parte cuja alterao proposta. 44) FCC/TRT 23 R/Analista Judicirio-rea Administrativa/2007: Dentre outras, peculiaridade constitucional do processo legislativo oramentrio a) a aprovao do projeto oramentrio pelo Senado Federal e a obrigatoriedade de sua sano pelo Poder Executivo. b) o no cabimento da apresentao de qualquer emenda na Comisso Mista. c) a atuao da Comisso Mista caracterizada pela sua temporariedade e representao por integrantes de partidos polticos. d) a competncia privativa da Cmara dos Deputados para emitir parecer sobre o projeto oramentrio. e) a aplicao subsidiria das normas referentes ao processo legislativo comum. 45) Cespe/Inca/Analista C&T/2009: A Constituio Federal impe restries capacidade de o Poder Legislativo alterar a proposta oramentria encaminhada pelo Poder Executivo, sendo admitidos acrscimos na programao de despesas apenas se houver cancelamento de valor equivalente. 46) Cespe/Abin/Agente Tcnico de Inteligncia/2010: Quando o projeto da LOA encaminhado ao plenrio do Congresso Nacional aps ter recebido parecer da Comisso Mista Permanente de Oramento, no podem mais ser admitidas emendas com propostas de modificao ao projeto apresentadas por deputados e senadores ou pelo presidente da Repblica.

59

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL 2012 LUCIANO OLIVEIRA AULA 07 GABARITO: 1B 2D 3C 4D 5E 6E 7A 8C 9E 10 E 11 C 12 B 13 E 14 A 15 E 16 E 17 E 18 E 19 E 20 E 21 E 22 C 23 C 24 E 25 C 26 E 27 D 28 B 29 E 30 A 31 C 32 B 33 D 34 B 35 C 36 C 37 C 38 E 39 C 40 C 41 E 42 E 43 C 44 E 45 C 46 C

60

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche