Sei sulla pagina 1di 36

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

Poltica do corpo e poltica de vida: a tatuagem e o body piercing como expresso corporal de uma tica da dissidncia
Vitor Srgio Ferreira
A esttica da divergncia, que caracteriza a corporeidade extensivamente marcada com recurso tatuagem e ao body piercing, configura uma forma de demarcao estilstica atravs da qual alguns jovens constroem e do a (re)conhecer no s a sua identidade pessoal, mas tambm o modo como percebem e se relacionam com o mundo. Implica uma performance esttica que excorpora uma homloga atitude tica, consubstanciando um sentido de desafiliao perante a ordem cultural e social estabelecida. Trata-se de uma tica de dissidncia que reclama uma remoralizao da vida quotidiana no sentido de conquistar um espao social de existncia no mundo, onde seja possvel viver o compromisso com um corpo, uma identidade e um estilo de vida que se pretende alternativo aos disponibilizados pelo actual supermercado de estilos, em condies de autenticidade, respeito e liberdade individual.
PaLaVRaS-CHaVE:

corpo, marcas corporais, jovens, poltica de vida, cidadania

cultural.

1. O CoRpo CoMo opERaDoR SoCiaL

A incorporao tem surgido como conceito-chave na tradio sociolgica a propsito do corpo, dando conta do processo corporal de interiorizao no verbal, inconsciente, mimtica, automtica, de certas disposies de desigualdade e de poder; mas no s como interiorizao tambm como reprodutor dessas realidades, seu confirmador constante pelo simples facto de estar l, de aparecer, de ser (Vale de Almeida 2004: 30). Nesta linha, a corporeidade tem sido tratada como lugar de inscrio simblica, lugar sgnico que reflecte posies sociais na estrutura de relaes de poder (que podem ser de classe, de gnero,

292

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

de raa, etc.). Enquanto fenmeno incorporado, o social deixa de ser da ordem da abstraco, para corresponder ao implcito expresso pelo corpo no decorrer interactivo da aco () atravs do qual se autoconstri e se automantm a vida social (Drulhe 1987: 6). O corpo assume assim o estatuto de operador social, onde o social se torna possvel e onde, consequentemente, se revela a eficcia do social sobre o indivduo. Esta viso estrutural pressupe a incorporao como duplo movimento de interiorizao da exterioridade (isto , das condies objectivas de existncia do agente incorporado) e de exteriorizao da interioridade (sob a forma de percepes, representaes, esquemas de classificao da realidade e prticas por parte do agente incorporado). Pressente-se aqui uma incarnao sobressocializada, investindo na prtica princpios organizadores socialmente construdos e adquiridos no decorrer de uma experincia social situada e datada (Bourdieu 1998: 120). Embora Bourdieu conceda ao corpo um estatuto epistemolgico fundamental, enquanto forma do agente social ser e estar no mundo, no sentido de pertencer ao mundo, esse estatuto pressupe uma relao de posse do corpo por parte do mundo (social), relao onde nem o agente nem o objecto so colocados enquanto tais (Bourdieu 1977: 51). O corpo fica-se como operador atravs do qual o sujeito apreende o social e reproduz a ordem do mundo, lugar de naturalizao do arbitrrio cultural e social. Desta feita, acaba por ser a este nvel micro, quase imperceptvel, da incorporao dos esquemas de diferena e de desigualdade, que se joga uma poltica de baixa intensidade, uma poltica de difcil interveno por parte da usual macropoltica. a poltica do face a face, do encontro casual de rua, da visibilidade confirmadora do que nos rodeia (Vale de Almeida 2004: 30). O corpo permanece, nesta perspectiva, aprisionado pela circularidade da incorporao socialmente determinada. Corpo domesticado, de certa forma (Lopes 2002: 61). Mas ele pode tambm ser (inter)subjectivamente vivido e agenciado e, por consequncia, analiticamente construdo como lugar de oposio, resistncia e emancipao social, nomeadamente quando o indivduo investe na sua realidade corprea regimes imagticos e cinticos que tentam desafiar a ordem corporal e social existente. Da que, em termos conceptuais, a mobilizao social do corpo no deva ser reduzida aos mecanismos que operam no sentido da sua sujeio e conteno. O corpo tambm passvel de ser socialmente apropriado enquanto instncia de contrapoder, na medida em que nele tambm h lugar reaco.
 Utilizamos aqui o conceito de regime corporal na acepo de Giddens, a qual se refere aos comportamentos regulares que implicam o controlo sobre as necessidades orgnicas e os hbitos pessoais de autodisciplina corporal que, organizados e regulados de acordo com determinadas convenes socioculturais e estratgias de produo identitria, sejam relevantes para a continuidade ou promoo de traos corporais de ordem performativa ou imagtica (1997 [1991]: 58).

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

293

O lugar corporal, enquanto espao que delimita e permite o reconhecimento do sujeito no mundo, no pode, portanto, ser olhado apenas como espao de incorporao, ou seja, espao de reproduo natural(lizada) de disciplinas e normatividades produzidas por saberes e poderes de natureza institucional ou informal. O poder que microfisicamente impregna o corpo, tambm designado de biopoder, tanto pode manifestar-se em aces socialmente constrangidas, como em aces socialmente libertrias, potencialmente produtoras de efeitos transformadores. O corpo tem sempre, em potncia, essa dupla capacidade de se revelar lugar de conformao e confrontao social, de controlo e resistncia, de autoridade e subverso, de conteno e excesso, de disciplina e transgresso, de poder e evaso, de alinhamento e oposio, de reproduo e inovao, de dominao e agenciamento, de subordinao e emancipao. A anlise das dimenses de exerccio do biopoder no implica apenas, assim, tomar em considerao os dispositivos de vigilncia, disciplina e dominao que integra. Importa tambm, cada vez mais, fazer sair da clandestinidade os dispositivos atravs dos quais os corpos subvertem a ordem que pretende program-los (Cruz 2002: 163). Se a anlise dos processos de incorporao tem proporcionado um conhecimento profundo sobre a forma como os mecanismos de docilizao e a reproduo social actuam atravs do corpo, vale a pena agora olhar mais atentamente para as suas dinmicas de excorporao. Estas correspondem a prticas de exibio e ostentao pblica do corpo, que materializam investimentos expressivos decorrentes de opes e decises do sujeito, conscientemente ponderadas e planeadas, relativamente aos usos que faz do corpo. So manifestaes que, dada a sua natureza intencional, voluntria e altamente reflexiva, denotam actos de vontade individuais que no deixam, porm, de ser socialmente contextualizados. A performatividade e a agncia implicada na mobilizao dessas prticas permitir assim, atravs da sua anlise, encontrar mecanismos e estratgias de reaco e inovao social ancorados no corpo. Olhar para a corporeidade pela ptica da excorporao, implica tomar o corpo na sua condio expressiva (Crossley 1997; Polhemus e Benthall 1975; Radley 1998). Uma condio, porm, que no se v reduzida simbolizao decorrente de processos de categorizao, incorporada por via da atribuio de signos por parte de outrem ao corpo do prprio. Enquanto lugar de mediao simblica, no corpo justape-se um mundo de significados muitas vezes contraditrios entre si, onde as codificaes investidas pelo agente incarnado (gramtica de produo corporal) se podem observar resistentes s codificaes exteriores (gramtica de recepo corporal), mesmo que maioritrias e

 Ou seja, a capacidade de agir sobre o corpo de outrem e/ou sobre o corpo do prprio, com o objectivo de o submeter a uma disciplina de optimizao das suas capacidades e utilidades (Foucault 1979).

294

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

tacitamente aceites. Enquanto meio de expresso excorporada, o corpo lugar de simbolizao subjectivamente intentada e gerida pelo prprio agente incarnado, considerando no apenas os sentidos por ele investidos sobre atributos fsicos j possudos (fenotpicos), mas tambm sobre atributos posteriormente acrescentados (diacrticos). A condio expressiva da incarnao, acrescente-se, transcende as fronteiras propriamente fsicas do self, na medida em que evoca fronteiras identitrias e de estilos de vida que remetem para certos mundos sociais especficos. A estilizao excorporada pelo corpo corresponde, portanto, a uma estilizao da vida, convoca simbolicamente um mundo social que contextualiza certa forma de ser, em consonncia ou dissonncia, conforme o corpo usado para aderir s normas da corporeidade modal e respectiva variao, ou para recusar ou distorcer os atributos carnais que definem os grupos sociais, atravs da apropriao de morfologias no normativas, formas expressivas de resistncia corporal que tentam escapar s estruturas dos cdigos morais que tendem a dominar sobre os corpos numa dada cultura somtica (Boltantsky 1975).
2. CoRpoS EntRE-ViStoS

O corpo extensivamente tatuado e perfurado tomado, neste artigo, como um caso exemplar de excorporao, ou seja, de expresso de um regime corporal reflexivamente projectado pelos respectivos portadores, resultante de uma cadeia de actos de vontade, onde se denota uma inteno de subverso face corporeidade modal. Em termos metodolgicos, a informao aqui apresentada e analisada conta, sobretudo, com relatos obtidos em situao de entrevista, semiestruturada na sua preparao, e semidirectiva na sua aplicao (Ghiglione e Matalon 1978: 57-58; Colognese e Melo 1998: 144; Ruquoy (1997 [1995]: 87). Foram efectuadas quinze entrevistas individuais em profundidade, de natureza biogrfica, a portadores de corpos extensivamente marcados, multitatuados e multiperfurados, profissionais ou apenas consumidores de tatuagem e/ou body piercing. Oito dessas entrevistas foram efectuadas em duas sesses distintas, dada a longa durao mdia de cada uma, que oscilou entre o mnimo de cerca de trs horas e meia e o mximo de seis horas. Preferiu-se, portanto, menos unidades observveis, mas susceptveis de encapsular uma maior densidade de informao, a observaes mais numerosas mas susceptveis de produzir materiais relativamente mais pobres em termos da densidade simblica e biogrfica
 A corporeidade modal corresponde a um determinado conjunto de traos corporais valorizados numa dada formao social (Berthelot 1983: 128).  Este artigo reproduz em parte as concluses da tese de doutoramento do autor, nomeadamente as que respeitam problemtica da poltica do corpo marcado, devendo o leitor interessado em aprofundar o tema consultar o respectivo trabalho na ntegra. Ver Ferreira (2006a).

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

295

aptada. Em vez de se amplificar a homogeneidade do conjunto de entrec vistados, e de apostar na multiplicao excessiva do idntico, preferiu-se a escolha intencional de diversidades tpicas, estrategicamente recolhidas e tratadas em profundidade: uma coleco de materiais, ainda que restrita, pode proporcionar a sua saturao antes at de estar materialmente esgotada; o seu resto ser ento um luxo para verificao (Hiernaux 1997 [1995]: 172, 174), com o qual, na maior parte das vezes, os tempos e os oramentos disponveis para projectos de investigao no se compadecem. Os entrevistados foram recrutados em estdios de tatuagem e body piercing de Lisboa e arredores, sem nunca utilizar o tradicional mtodo de bola de neve entre entrevistados, por forma a evitar efeitos de homogeneizao da amostra em decorrncia da dependncia de redes de sociabilidade previamente estabelecidas. O processo de seleco dos entrevistados no foi aleatrio, ou to-somente resultante das convenincias, constrangimentos e facilidades pragmticas do investigador no acesso ao universo observvel, como muitas vezes acontece no uso de tcnicas qualitativas (Payne e Williams 2005: 308). Enquanto amostra estratgica e intencional, conceptualmente conduzida e tipologicamente relevante, a seleco dos indivduos entrevistados foi submetida a intenes explcitas. Entre estas foi considerada, em primeiro lugar, a sua exemplaridade em termos do objecto de estudo (Ruquoy 1997 [1995]: 103), enquanto portadores visveis de projectos extensivos de tatuagem e body piercing, tomando a extenso e a visibilidade das suas marcas corporais como critrios indicativos do grau de radicalidade do projecto corporal. Fez-se tambm por diversificar a amostra de casos entrevistados em termos de variveis sociodemogrficas clssicas, geralmente utilizadas em estudos extensivos, como o gnero, grau de instruo, origem social, condio perante o trabalho, mas tambm uma outra varivel estratgica (Ruquoy (1997 [1995]: 104), relativa pertena desses indivduos a diferentes grupos de estilo. Trata-se, evidentemente, de uma amostra cuja representatividade vlida mais de um ponto de vista da pertinncia e convenincia sociolgica dos casos seleccionados (considerando alguns princpios socioestruturais tipicamente indutores de variao comportamental e representacional), do que pela significncia estatstica dos casos acumulados, resultando da saturao dos casos que repetem a mesma estrutura de um determinado fenmeno, que no do foro psicolgico, mas releva do universo social (Lalanda 1998: 878). A intencionalidade que presidiu sua construo, mais do que medir e determinar quantitativamente
 Ou seja, uma amostra que vale mais pela profundidade analtica que possibilita sobre o universo observado, do que pela sua profundidade morfolgica, considerando o nvel de descrio e generalizao que permitir (Pais 2001: 110). Glaser e Strauss (1967) chamaram-lhe theoretical sample.  Entrevistaram-se indivduos que, durante a sua trajectria, se identificam ou j se identificaram no passado com grupos de estilo motard/byker, rockabilly, heavy metal, black metal, punk, skinhead, gtico, hard-core, straight edge e techno.

296

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

propores, prevalncias ou probabilidades generalizveis sobre os factores que influem na experincia social das marcas (Lieberson 1992: 106-109), foi a de aceder identificao e compreenso das estruturas de sentido reivindicadas e atribudas a corpos extensivamente marcados, assim como s formas como estas foram sendo socialmente produzidas nas biografias dos seus portadores. Partilhando da postura de Pais, entre outros autores, ao estudar-se um caso, o objectivo no representar o mundo; basta a representao do caso. Alis, um caso no pode representar o mundo, embora possa representar um mundo no qual muitos casos semelhantes acabam por se reflectir (2001: 109). Considerando esse objectivo, o nmero de entrevistas formalmente efectuadas revelou-se suficiente para reconhecer a variabilidade de perspectivas e de significados construdos por parte de quem tem o corpo extensivamente marcado, que, para todos os efeitos, no se vislumbrou muito distinta. O efeito de saturao da informao (Bertaux 1997; Hiernaux 1997 [1995]: 173) foi denotado quando se observou que os entrevistados, com recrutamentos, trajectrias e condies sociais muito diferenciadas, e no mantendo qualquer relao entre si (ou seja, no constituindo um grupo social estruturado em torno de interconhecimentos e sociabilidades), recorrentemente produziam um discurso muito coerente e homogneo, invocando quadros simblicos muito semelhantes a propsito dos usos, sentidos e efeitos sociais de um corpo extensivamente marcado. Ou seja, quando a partir dos seus discursos comeou a denotar-se a existncia de uma narrativa sociologicamente convergente no sentido de uma certa estrutura de sentidos e contextos de produo (Abbott 1992: 69). Alm disso, o universo sujeito observao e anlise mais sistemtica centrase num universo social ultraminoritrio, que consubstancia um caso estatisticamente raro, atpico e marginal, reflectindo quadros simblicos e modos de vida de um ncleo duro de indivduos que, depois de terem experimentado, continuam a tatuar e a perfurar o seu corpo em larga extenso. diferente do caso dos jovens que, em maior nmero, se limitam a tatuar um pequeno apontamento numa zona relativamente discreta do corpo, ou a colocar um ou outro piercing num dos lugares j socialmente legitimados e consagrados para a perfurao. As intenes invocadas, as significaes investidas, os prprios recrutamentos e efeitos sociais decorrentes do uso dos mesmos recursos por uns e por outros, mas em quantidades diferentes, so substancialmente diferentes (Ferreira 2004c). Parte desta amostra (cinco casos) constituda por profissionais dedicados prtica da tatuagem (um) e do body piercing (restantes quatro), com graus de envolvimento e de dependncia profissional muito diferenciados. So casos exemplares que acabam por no enviesar (biased) a amostra, na medida em que a sua condio profissional resulta sempre de uma condio prvia de consumidor durvel desses recursos (Ferreira 2006b), sendo esta o mote principal das
 Ver, por exemplo, Harper (1992).

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

297

respectivas narrativas. Embora alguns desses profissionais estejam integrados em escales etrios dificilmente conotados com a condio juvenil, havendo sido inicialmente solicitados sobretudo na condio de informante privilegiado, cedo nos apercebemos da riqueza biogrfica dos seus trajectos de vida, nomeadamente da sua vivncia enquanto jovens. A par disso, as suas trajectrias so exemplares do modo como este tipo de corpos se traduz em modos de vida relativamente estabilizados, indo bastante alm da mera manifestao corporal de uma certa irreverncia tradicionalmente atribuda fase juvenil do ciclo de vida. Da termos privilegiado os seus relatos a par dos relatos dos seus clientes, independentemente da idade que apresentavam. O contedo discursivo das entrevistas, justificao nica das mesmas, sem a qual o encontro no teria razo de ser, foi integralmente gravado, transcrito (por colaboradores) e validado (pelo investigador). Posteriormente transcrio e validao dos discursos obtidos atravs das entrevistas, estes foram sujeitos a procedimentos analticos dos respectivos contedos, segundo uma lgica de anlise qualitativa (Maroy 1997 [1995]: 117), no sentido de estilhaar, de desatar (Pais 1993: 86; 2001: 125; 2002: 150) as unidades de sentido expressas e encadeadas pelo actor social, e de voltar a unific-las, a at-las de uma forma analtica e sociologicamente conceptualizada. Isto na medida em que as estruturas de sentidos subjacentes ao material discursivo recolhido no tm que seguir, inevitavelmente, a ordem de inteligibilidades imposta pelo entrevistado. A iluso da transparncia dos discursos dos indivduos sobre eles prprios (Bourdieu 1968), ou seja, a crena de que os entrevistados tm a capacidade de conhecer e reproduzir as condies relativas sua aco, uma tentao em que fcil cair, quando, de facto, o que os actores testemunham sobre as suas prticas, aces e trajectrias no so mais do que as suas prprias representaes e valoraes sobre as mesmas, lgicas simblicas em grande medida socialmente produzidas, inconscientemente inculcadas, que muitas vezes escapam sua reflexividade e narratividade imediata.
3. MaRCaR o CoRpo CoMo aCto DE REbELDia

A corporeidade extensivamente marcada com recurso tatuagem e ao body piercing configura um projecto de corpo que, na linha da sua tradio histrica no Ocidente, continua a ser activamente apropriado como regime corporal no alinhado, resultante de uma cadeia de gestos simblicos de irreverncia e transgresso perante determinadas esferas de controlo social e de relaes de poder. A parca minoria de jovens que, em Portugal, mobiliza actualmente projectos extensivos de marcao corporal, persiste em produzir e reproduzir
 Menos de 1% da populao entre 15 e 29 anos, considerando os jovens que afirmam j ter feito mais de uma tatuagem ou colocado mais de um piercing. Ver Ferreira (2003: 323).

298

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

entendimentos sobre as marcas como manifestao de uma esttica da divergncia e uma tica da dissidncia, expresso incarnada de estilos de vida que se pretendem escapatrios (Pais 2001: 71) massificao e normativizao vislumbrada nos estilos de vida dominantes, olhados como vias prescritivas e saturadas de viver e estilizar a vida. A esttica cultivada pelos usurios de corpos extensivamente marcados, orientada por valores de originalidade e pelo culto do neobarroquismo e do bizarro, confronta e interpela a esttica naturalista hegemonicamente produzida e reproduzida pelos mecanismos dominantes de poder e de regulao corporal. Simultaneamente, desafia a tica dominante que disciplina o corpo contemporneo, e que valoriza a maleabilidade e a abertura deste a recursos pautados pela efemeridade e pela superficialidade na carne, em contraste com a permanncia e a invasividade que caracterizam os projectos de marcao corporal (Ferreira 2004b). nesta perspectiva que o acto de marcar a pele, quando empreendido em contextos juvenis, descrito nas narrativas dos jovens entrevistados como decorrente de um trao de personalidade com que se identificam e que lhes socialmente reconhecido, a rebeldia. Fazer uma tatuagem ou colocar um piercing comea por configurar um acto de rebeldia10 perante as normatividades que (pre)tendem prescrever e estandardizar a imagem corporal do juvenil e, em ltima instncia, perante as convenes que informam a sacralizao de um corpo natural(izado). Em simultneo, assume a forma de desafio perante as instncias que personificam social e institucionalmente o exerccio de autoridade sobre os corpos e as biografias juvenis, representadas pelos pais, agentes educativos e/ou empregadores.
Eu era um bocado maluca e rebelde... () Eu nunca pude furar as orelhas. E eu acho que a resposta e eu s vezes digo isto a gozar, mas acho que a srio foi, eu mal fiz 18 anos furei as orelhas todas! Alis, porque eu estive 18 anos espera para poder furar as orelhas, e ento quando furei, eu costumo dizer se no me tivessem proibido, se calhar no tinha cado neste
 Um estilo de vida pode definir-se como conjunto de prticas atravs das quais os indivduos se esforam por estilizar a sua vida, isto , fazendo corresponder diferentes aspectos da sua vida (alimentao, vesturio, habitao, etc.) com modelos que no emanam necessariamente da cultura dominante ou da sua prpria cultura (Pais 1998: 23). 10 H que distinguir os actos de rebeldia das prticas de resistncia perante as relaes de poder, os fundamentos do controlo social e as figuras da autoridade. Os primeiros, situados num tempo e num espao restritos, correspondem a aces pontuais e mais ou menos impulsivas, sem qualquer tipo de reflexividade transformadora associada, muitas vezes discutidas por referncia aos jovens como condutas caractersticas da sua idade e naturalizadas como fazendo parte do seu processo de crescimento e de autonomizao. Em contraste com os actos de rebeldia, as prticas de resistncia pressupem aces dotadas de alguma intencionalidade transformadora, uma conscincia oposicional que procura romper ou ganhar posio no que o actor percebe serem as relaes de poder, sendo preconizadas com conscincia dos efeitos pessoais e sociais que delas podem advir. Ver, entre outros, Raby (2005); Giroux (1992).

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

299

exagero, no ? Assim como as tatuagens, pronto, nunca... Foi uma coisa sempre odiada e repudiada no meio da minha famlia e tudo. E eu, como acho que se calhar tenho um bocadinho a tendncia, ou dantes tinha mais do que agora essas coisas tambm desaparecem com as idades , sempre tive um bocado a tendncia a ser do contra e a ser diferente, ento acho que ca nesse exagero precisamente porque nunca tive muita liberdade para fazer estas coisas. (Profissional de body piercing, 9. ano de escolaridade, sexo feminino, 34 anos) ... Sempre me viram como um gajo esquisito, cheio de brincos, com um cabelo esquisito, com roupas esquisitas, participava nestas coisas, andava porrada, chegava a casa todo negro. () Mesmo mudando um bocado de estilos, eram sempre coisas rebeldes, porque eu sempre tive esse lado rebelde, () de ser contra as coisas que a sociedade quer. (Fiel de armazm, 8. ano de escolaridade, sexo masculino, 23 anos)

A incarnao de tatuagens e body piercing em larga extenso estilhaa, efectivamente, os cdigos que fundamentam a natural(izada) discrio do corpo. Este sai da relativa indiferena a que est quotidianamente acantonado, e manifesta-se atravs de um tipo de ornamentao pouco habitual, inusitada, historicamente exotizada e sob suspeita (Ferreira 2004a; Peixoto 1990; Rocha 1985; Steward 1990). Quando as marcas so publicamente ostentadas, captam a ateno do Outro, atrado pela ruptura com os absolutos naturalistas que, hegemonicamente, dominam as actuais construes sociais do corpo ocidental e constituem a sua referncia normativa. Em virtude da sua divergncia esttica, as marcas continuam a apelar ao olhar e a deter a capacidade simblica de desconcertar (Hebdige 1988: 18), obrigando os que com elas se cruzam a realizar a diferena entre o corpo que se v e o que seria esperado ver. Na distncia entre o corpo marcado e o corpo natural(izado) criado um espao de confronto simblico que fora o Outro a reconhecer e a tomar posio perante o corpo que v, no sentido de reavaliar ou rejeitar o modelo de corporeidade com que se depara. Nesse espao, os projectos de marcao corporal, ao salientarem a relatividade e a arbitrariedade do corpo natural(lizado), padronizado segundo as convenes de aparncia ocidentais, so objectivamente investidos de um poder disruptivo dos ordenamentos semiticos e morais sobre o carnal (Hardin 1999: 91). esse poder disruptivo que fundamenta o valor de choque social das marcas corporais, o qual ser tanto mais elevado quanto maior for a distncia entre as gramticas de produo e as gramticas de recepo (Vron s/d) que, numa espcie de guerrilha semitica (Hebdige 1986 [1979]: 17-18), se confrontam perante o mesmo corpo. Ou seja, num plano estritamente semitico, quanto maior for o desajustamento entre os cdigos investidos no projecto

300

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

de marcao corporal por parte de quem o promove, e os cdigos de leitura e interpretao que presidem sua percepo exterior.
Eu geralmente nunca tenho muita tendncia a fazer o que os outros fazem... No por contradio, percebes? () [usar piercing e tatuagem] No me aflige absolutamente nada, independentemente da sociedade me criticar, ou de lhes repugnar porque lhes repugna, embora esteja melhor agora porque eles acham que... E se calhar isso tambm me d um certo gozo, um certo desafio, percebes? Porque tambm acho que um bocado aquela do esprito guerreiro que eu tenho. Acho que me d um certo desafio, percebes? () Alm de ser um grande acto de coragem tu usares piercings na cara e ires remar contra a mar... (Gerente de estdio de tatuagem e body piercing, 9. ano de escolaridade, sexo feminino, 39 anos) [A primeira tatuagem feita por um profissional foi] Um logtipo especial, e numa zona muito visvel, que era aqui na cabea, bem vista de toda a gente. Na altura, havia muito pouca gente a ter ou a ostentar tatuagens c em Portugal. Muito menos numa zona como a cabea, que era de choque para toda a gente. Foi mesmo choque! E a ideia era mesmo essa, de chocar! E consegui, conseguir chocar toda a gente! A partir da, nos anos seguintes, fiz mais e mais tatuagens, e... () [Fi-lo pel] A procura da diferena, sim. E depois o prazer que advm de a pessoa poder ver e aguentar o choque social que advm de usar algo que condenado por quase toda a gente. () Eu, como qualquer adolescente, limitava-me a fazer o oposto daquilo que me era aconselhado. V l, no imposto, nem obrigado, mas normalmente, como parte dos adolescentes rebeldes sem causa fazem, ir contra quilo que lhes sugerido, ou proposto, ou imposto, seja l o que for. (Profissional de body piercing, frequncia universitria, sexo masculino, 25 anos)

A experincia vivida pelos jovens entrevistados demonstra como, apesar da crescente ainda que reduzida difuso e legitimidade social da tatuagem e body piercing (Ferreira 2003; 2004a), a aco de marcar o corpo continua a ser investida, na sua gramtica de produo, de uma aura de inconformismo, de um sentido de no-conformidade, de transgresso do espao de possibilidades legtimas de utilizao decorativa do corpo, de ruptura com as convenes somticas e as autoridades que as exercem sobre o corpo juvenil. No obstante a progressiva visualizao e familiaridade social com as prticas de marcao corporal, amplamente televisionadas e publicitadas processo atravs do qual tm vindo a ser gradualmente licenciadas e toleradas, sobretudo nas suas verses corporalmente mais moderadas , a sua vitalidade transgressiva no se tem perdido. Particularmente quando os objectos e tintas comeam a colonizar largas extenses epidrmicas (Ferreira 2004c), projectos corporais dotados

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

301

de propriedades simblicas que insistem em validar o acto de marcar o corpo como prtica oposicional (Benson 2000: 242), prtica divergente (Brito 2002: 43) ou prtica subversiva (Pitts 2003: 23), isto , prtica que se constri a partir da discordncia e desidentificao com os valores e cdigos dominantes. Numa sociedade de consumo que, sob a forma de ciclos efmeros, tende padronizao e estandardizao dos visuais, e onde o corpo juvenil objectificado como consumidor privilegiado de objectos efmeros e massificados, o corpo extensivamente marcado assume o estatuto no apenas de eixo estruturante da construo da diferena individual, como tambm, simultaneamente, de suporte plstico de resistncia social.11 Atravs da marcao corporal extensiva, com recurso tatuagem e body piercing, alguns jovens de ethos mais insurrecto encontram uma forma de se manifestar expressivamente contra a homogeneizao massiva e opressiva da diferena e de confrontar as foras sociais que tentam estandardizar ou docilizar, para empregar uma expresso cara a Foucault (1999 [1975]), os corpos juvenis na sua imagem.
4. MaRCaR o CoRpo CoMo aCto DE EManCipao

A pretenso desses jovens em resistir literalmente incarnada com recurso a objectos e a tcnicas seculares de inscrio corporal, cuja leitura social dominante est desde h longo tempo associada a traos estigmticos de marginalidade, contestao, agressividade, loucura e mutilao (Ferreira 2003: 336-338). A legitimidade desse acto de transgresso, estes jovens encontram-na no apenas na sua ancestralidade e universalidade, mas tambm, sobretudo, na convico subjectiva de exercerem um direito incondicional de interveno sobre o seu prprio corpo, o nico e precioso bem capitalizvel que sentem como verdadeiramente seu, sempre disponvel sua aco e com o qual sempre podero contar. Com efeito, muitas vezes materialmente despojados de outros capitais, num contexto vivencial marcado pela flexibilidade, instabilidade e precariedade de outras formas de propriedade, alguns jovens encontram no corpo um topos permanente de realizao e expresso pessoal, dotado de um valor patrimonial e auto-referencial sem par na actual sociedade ocidental, susceptvel de ser capitalizado sob mltiplas formas. Ao mesmo tempo que apropriado como espao liso (Deleuze 1980) propcio a performances de resistncia social, enquanto terreno expressivo de divergncia e de confrontao do Outro, tambm reclamado como suporte de manifestaes de existncia individual, no sentido de permitir expressar exerccios de reivindicao do poder de si prprio sobre si mesmo.

11 No de hoje a utilizao da tatuagem como smbolo de resistncia. J em contextos prisionais esta prtica traduzia uma forma de resistncia do detido face situao de sujeio e uniformizao corporal decorrente da encarcerao. Ver Cunha (1996); Demello (1993); Kent (1997); Schrader (2000).

302

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

Neste contexto, a luta pela subjectividade (McDonald 1999), inerente formulao de projectos de marcao corporal, traduz-se numa luta pela propriedade privada do patrimnio carnal. Pelo envolvimento ntimo e perene que mantm com o seu suporte, a inscrio de uma tatuagem ou de um piercing no corpo afirma-se como forma privilegiada e relativamente democratizada de exerccio do direito sobre a propriedade do corpo. Numa poca em que esta questo est na ordem do dia em debates vrios, de natureza legal, tica e poltica,12 a marcao invasiva e voluntria da epiderme concede a quem a empreende um profundo sentido de posse, representando um gesto instaurador da soberaneidade do jovem no processo de tomada de deciso sobre um patrimnio sobre o qual ele entende dispor do domnio absoluto e incondicional. O acto de tatuar ou de perfurar o corpo tem efectivamente subjacente uma reivindicao do direito de intervir expressivamente de forma contrria s convenes estticas e ticas dominantes, sobre um patrimnio que tido pelo jovem como pessoal, inalienvel e insubstituvel. nesse pressuposto que, muitas vezes, tal acto agenciado revelia do conhecimento ou das opinies dos representantes da sociedade de controlo presentes nos quadros de interaco nucleares dos jovens (pais, professores, empregadores, etc.). Reclamando o corpo atravs da auto-interveno voluntria, o projecto de marcao corporal restaura um sentido de autodeterminao do jovem sobre o seu corpo. nesta ptica que os contornos desse projecto surgem narrados pelos seus protagonistas como exclusivamente dependentes da sua deliberao, empenho e gosto pessoal, opes voluntrias e reflectidas de interveno corporal, actos de vontade que se pretendem praticamente libertos de qualquer tipo de constrangimentos exteriores.13 Enquanto pequena transgresso socialmente consentida, o jovem, ao tatuar-se ou perfurar-se, tem a possibilidade de construir para si prprio uma fico de conquista de poder sobre o seu prprio corpo, enquanto sujeito social autnomo nas suas aces e decises individuais acerca deste, na base do que acredita ser o exerccio de um direito fundamental de usufruto sobre um patrimnio que tem como sua propriedade privada, capitalizvel sem restries que no apenas as que so definidas por si mesmo.

12 A propsito de temas como a manipulao gentica, a amputao genital feminina, a violncia domstica, a homossexualidade, a prostituio, a doao de rgos e a recolha de produtos corporais, o aborto ou a eutansia, entre muitos outros temas. Para uma discusso analtica sobre a histria social dos direitos de propriedade, privacidade e intimidade corporal, ver, por exemplo, Fontenay (1972); Borrillo (1994); Richards (2001). 13 Enfatizamos o termo praticamente na medida em que, para os jovens menores de 18 anos, os tatuadores e body pierciers profissionais assumem entre si tacitamente a norma de no fazer intervenes sem o consentimento prvio e por escrito dos respectivos pais, ainda que em Portugal no exista regulamentao oficial que os obrigue a tal.

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

303

O que que tu tens teu? Vamos ver: compras um carro, pediste dinheiro ao banco ou a um concessionrio, compraste uma casa pediste dinheiro ao banco, quiseste electrodomsticos, tens de pedir dinheiro ao banco, o que que tu tens de teu? No tens nada, no tens nada. Tens o corpo. Ento, se tens o corpo, a nica coisa que tu podes usar e abusar e que tua. E tu mexes e no pagas nada a ningum, porque teu e tu podes fazer dele o que quiseres. Eu acho que tamos numa sociedade em que no temos nada de nosso, temos que trabalhar pa pagar tudo, percebes? O que que temos nosso? O corpo! () D-lhes mais prazer [s pessoas], se calhar, gastar sete mil e quinhentos escudos num piercing do que comprar uma t-shirt, percebes? Porque mais delas. () Eu sou capaz de ver um indivduo todo queimado porque fez uma scarification, e, para mim, sou capaz de dizer que horror, eu no era capaz de fazer isso! Que horror! Ep, mas ele deve ter tido um motivo, o qual eu no me interessa, nem quero saber. Ele l deve ter na cabea dele, ele livre de pensar aquilo que ele quiser! Eh p, ele usa e abusa do seu corpo, e mais ningum tem a ver com isso, percebes? (Gerente de estdio de tatuagem e body piercing, 9. ano de escolaridade, sexo feminino, 39 anos) Eu que sei o que que aqui est. Isto est na minha pele, e minha pele eu que sei o que que tenho de fazer dela. () Porque o corpo nosso, ns fazemos dele o que quisermos, apesar de no ser nosso em todos os stios. Mas, prontos, enquanto ele for nosso e pudermos fazer, acho que no devemos estar a fazer coisas iguais. (...) H vrios pases em que o corpo no nosso! Por exemplo, em Marrocos () mesmo assim! mesmo uma boca calada que no pode dizer nada, porque no interessa a opinio dessa pessoa! Para os outros ela no existe na sociedade, um parasita que anda ali. (Tatuador, 8. ano de escolaridade, sexo masculino, 24 anos)

A marcao extensiva do corpo satisfaz, portanto, o exerccio pleno desse direito de propriedade corporal, concedendo ao jovem um modo de governo do corpo relativamente fcil de agenciar, pela sua disponibilidade comercial. Adornar extensivamente o corpo com tatuagens e brincos implica um conjunto de aces que funcionam simbolicamente para quem as agencia como reivindicao de autoridade e liberdade de interveno sobre a carne. Subjacente sua inteno de produo, est um sentido de resgate da autonomia no controlo sobre um patrimnio que o jovem considera exclusivamente seu, relativamente s instncias que, em vrios domnios da vida social (familiar, educativo, profissional, religioso, mdico, jurdico, meditico, etc.), esto institucionalmente autorizadas a exercer o poder de produzir e regular a figura e o gesto do corpo juvenil. O desenvolvimento de um projecto extensivo de marcao corporal no traduz, porm, apenas a vontade do jovem de tomar para si a plena posse do seu corpo. Tal como descrita pelos entrevistados, a experincia da marcao

304

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

orporal revela-se imbuda de um sentimento de agenciamento ou de puissance, c como lhe chamaria Maffesoli (2002 [1992]), sentimento esse manifesto pelo jovem quando reala a sua capacidade individual em decidir marcar o corpo em condies de liberdade e autodeterminao. Encarando o corpo no apenas como bem primeiro mas tambm como extenso visvel de identidade pessoal, enquanto expresso idiossincrtica e concreta do eu, o jovem, ao marc-lo extensivamente, tambm demonstra metaforicamente o direito alargado propriedade de si prprio, onde qualquer violao do que entende ser o pleno exerccio dos seus direitos de autenticidade, diferena e singularidade, atinge o cerne do seu projecto de identidade e de vida. Marcar extensivamente o corpo configura, assim, uma tomada de posse sobre a construo da sua identidade e biografia pessoal, celebrando de forma simblica, perante si prprio e os outros, o poder de (auto)determinao e (auto)controlo sobre a sua prpria aco poder esse que o jovem sabe frgil e vulnervel perante os condicionamentos impostos por determinadas instituies sociais guardis da normalidade da corporeidade e modos de vida juvenis (La e Proth 2002: 5). nesta perspectiva que, tal como Giddens aponta, o problema da posse do corpo nas sociedades da modernidade tardia convoca, entre outros, os problemas que se geram em torno da definio de pessoa, devido ao duplo envolvimento de sistemas abstractos (medicina, religio, Estado) e de projectos reflexivos nas opes que os indivduos tomam relativamente aos regimes corporais a adoptar (Giddens 1997 [1991]: 202).
[a minha primeira tatuagem] minha! Fui eu que a fiz. Fui eu que a escolhi. Fui eu que decidi que a queria fazer.() Eu ainda conheo muitos casos de pessoas que tm filhos em idades relativamente novas, que vo furar as orelhas s criancinhas numa ourivesaria, a criancinha no tem a mnima hiptese de dizer que no quer, que no lhe apetece, que no gosta, e esto a expor a criana a algo que pode ser prejudicial. () [As tatuagens] So minhas! Eu no posso exercer posse sobre algum. Mas posso exercer posse sobre o meu corpo. O corpo meu. () O corpo s nosso. Apesar daquilo a que estamos condicionados, ou seja, pelo trabalho, pela sociedade em que vivemos no podemos andar nus, temos as nossas condicionantes mas aquilo que fazemos com o nosso corpo s a ns nos diz respeito. encarar um pouco as coisas como a prostituio. A prostituio o qu? o vendermos o corpo. O corpo s pertence mulher que o vende. E ningum pode julgar o que ela faz ou no com o corpo. A mim tanto se me d. Ningum me poder a mim querer dizer o que que eu fao ou o que que eu deixo de fazer com o meu corpo! meu, acima de tudo! [o entrevistado muito afirmativo, quase soletra silabicamente as frases que vai dizendo] No da minha me, no do meu pai, que so os responsveis por eu estar vivo. Eles muito menos so aqueles que podero controlar o que eu fao ou no fao.

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

305

Apenas eu, mais ningum, pode dizer o que que eu fao com o meu corpo! isso que as pessoas tm que se aperceber. Muitas pessoas no fazem uma tatuagem ou no fazem um piercing pelo receio do que os outros podero vir a dizer, ou quais as consequncias. O corpo um invlucro. Um invlucro que ns representamos durante o tempo todo que c estamos. E que ns podemos utilizar como ns quisermos! Mais nada! () A pessoa quer fazer essa modificao porque acha que se vai sentir mais vontade, ou que se vai sentir melhor com ela mesma, e ningum est no direito de a impedir. No tem que aceitar! Mas tambm no pode impedir! O corpo, l est, a ltima fronteira. Sobre o nosso corpo s ns que sabemos, s ns que decidimos, s ns que temos a possibilidade de fazer ou no a alterao, conforme aquilo que pensamos. () So as minhas conquistas pessoais, sim senhora, elas servem como questo de afirmao, mas afirmao pessoal, no uma afirmao perante os outros, como forma de provar alguma coisa a algum, a terceiros. So minhas! meu! Eu que sei! () Eu volto a insistir no aspecto de que isto [as marcas] so conquistas pessoais. As pessoas fazem, algumas por questo de afirmao. E no h melhor maneira de nos sentirmos bem connosco mesmo do que podermos, ou sermos os nicos a legislar sobre aquilo que somos ns. Ou pelo menos sobre o nosso invlucro. (Profissional de body piercing, frequncia universitria, sexo masculino, 25 anos)

Enquanto acto potencialmente subversivo das convenes corporais dominantes, marcar o corpo configura um gesto de emancipao, isto , uma aco que aponta para a reivindicao e conquista de uma margem de autonomia pessoal do jovem no processo de tomada de deciso sobre a construo de si prprio e da sua vida perante os plos sociais de autoridade que a atravessam. Ao permitir restituir ao jovem um sentido de capacidade de agenciamento, a aco de marcar corpo constri uma fico de liberdade e autonomia pessoal que visa o direito fundamental a usufruir dele [o corpo] como quisermos, enfatizando a sua possesso individual (Ortega 2004: 255). Expressa a liberdade de tomar uma posio e decidir sobre o que entende ser uma propriedade naturalmente pessoal e intransmissvel, mesmo que se reconhea o corpo como legado material dos pais. neste sentido que, nos termos nativos, o acto de marcar o corpo toma a forma discursiva de afirmao pessoal, confirmando o jovem na sua conquista de independncia, e expressando-a socialmente atravs da sua ostentao pblica.
5. MaRCaR o CoRpo CoMo aCto DE DiSSiDnCia

Tatuar-se ou perfurar-se, enquanto prtica de resistncia, reflecte tenses sociais e culturais mais amplas que as que tocam o corpo, manifestando uma atitude de distanciamento simblico perante padres dominantes na actual ordem

306

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

social. Quando as tatuagens e piercings atingem uma larga extenso no corpo, o projecto de marcao corporal tende a implicar um processo de densificao do investimento simblico (Ferreira 2004c), representando convices, valores e representaes que ultrapassam as fronteiras do corpo, e que tocam quer o modo como o jovem se define a si prprio, quer o modo como este se define perante a sociedade actual. nesta ptica que se encontram com bastante regularidade, na rbita dos ncleos sociais de produo e difuso das prticas de marcao corporal, inflamados discursos crticos dirigidos a formas de organizao social e de relaes de poder difusamente descritas como sistema capitalista, sociedade de consumo, sociedade individualista ou sociedade tecnocrtica, bem como aos valores que lhes associam: materialismo, consumismo, narcisismo, burocracia Mais do que as instituies que constituem essa entidade diluda que muitos destes jovens designam de sistema (o mercado, as instituies polticas, a famlia, as classes sociais, etc.), esses mesmos discursos atacam os processos sociais que resultam em convenes culturais e consensos sociais instalados (massificao, globalizao, individualizao, desumanizao, consumismo, tecnologizao, polarizao social, etc.), vividos como uma cultura mainstream que reduz a experincia pessoal e social a um produto da comunidade ou a um conjunto de mercadorias.14 Muitas vezes, as referncias ideolgicas que servem de base a esses discursos crticos servem igualmente, aos jovens que os enunciam, de mote iconogrfico para signos a gravar na pele: smbolos nacionalistas, nacional-socialistas, punks, msticos, herticos, etc. Utilizada como expresso de resistncia a uma certa ordem social, a marcao extensiva do corpo acaba por ser apropriada como recurso que podemos designar de contra-modernidade: por um lado, estrategicamente utilizada pelos seus agentes como forma de demarcao pessoal perante determinada noo de vida em sociedade, vista sob a perspectiva darwinista da metfora da selva, onde ocorre uma constante luta entre os mais fortes e os mais fracos, alheia s profundas consequncias ecolgicas e humanas que provoca; por outro, sendo um recurso culturalmente ancestral e universal, serve tambm como forma de demarcao simblica face s actuais noes de progresso ou desenvolvimento operadas pela radicalizao das formas sociais capitalistas, que, segundo estes jovens, elegem o sucesso econmico, o consumismo e o individualismo mais narcisista como formas privilegiadas de realizao pessoal, e premeiam a capacidade de adaptao do agente s contingncias e exigncias do sistema, interpretada como forma de corroso do carcter (Sennett 1998).

14 J Touraine advertia para o facto de a transformao do indivduo em sujeito resultar da combinao de duas afirmaes: nas suas palavras, a do indivduo contra a comunidade e a da convico contra o mercado (1995: 29-30).

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

307

No pressuposto da imagem que constroem sobre a actual sociedade, o futuro que lhe vislumbram nebuloso e visto com apreenso, caracterstico de um cenrio distpico que tende a oscilar entre uma viso de fatalismo apocalptico, que aponta para uma imagem catica do eclodir do mundo, e uma viso de niilismo cptico, onde adoptada uma postura de suspenso e indeterminao perante o tempo vindouro. Perante um futuro olhado com pessimismo e incerteza, a construo e expresso das subjectividades destes jovens tende a ser projectada sobre o que tm como sendo o mais estvel representante de si prprios o corpo , e focalizada nas solicitaes e gratificaes sensuais do tempo presente.
FATALISMO APOCALPTICO

O futuro incerto, no sei... (...) Vai ser o caos, mesmo. Vai haver uma grande confuso. () Sei l, isto vai acabar, isto alta destruio, mais cedo ou mais tarde. () A cena est cada vez a tornar-se mais... bu esquisita. Acho que no vai ser assim muito positivo, honestamente. Mas quando digo o caos, a cena que para mim a natureza em si ningum manda nela, e ela acaba por se vingar, directa ou indirectamente. (Estudante universitrio, sexo masculino, 20 anos) Eu acho que isto vai rebentar. Sabes, eu h muitos anos vi uns desenhos animados que eram demais: era um velhinho que era do planeta mega. Pronto, a terra evoluiu, evoluiu, evoluiu, evoluiu, at que se chegou ao espao. E um dia o homem virou-se contra tudo e contra todos, e voltou a cultivar pa comer. E isso ficou-me de memria, esses desenhos animados... E penso muitas vezes que isso vai acontecer, sabes, isto vai chegar a um ponto vai estourar. (Gerente de estdio de tatuagem e body piercing, 9. ano de escolaridade, sexo feminino, 39 anos)
NIILISMO CPTICO

O futuro levado dia a dia. Nem pessimismo, nem optimismo. Em certa parte, sou eu que fao o futuro, no ? Tentar que ele seja porreiro. (Profissional de body piercing, estudante universitrio, sexo feminino, 27 anos) Eu no gosto de fazer previses acerca do futuro. Mas no prevejo assim nada de bom... No! No sou pessimista, sou... Como que hei-de dizer?... Sou... agnstico. Sou agnstico. (Profissional de body piercing, frequncia universitria, sexo masculino, 25 anos)

No prolongamento da atitude de distanciamento crtico perante a ordem social subjectivamente vivenciada, os jovens entrevistados revelam ainda um profundo sentimento de distncia ao poder (Cabral 1997), expresso, por um lado, numa forte desconfiana perante o funcionamento do sistema poltico, as instituies e

308

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

as pessoas que o representam, bem como, por outro, no desinteresse, ou mesmo na recusa, pela adeso a formas tradicionais e alinhadas de exerccio da cidadania poltica, como sejam a participao eleitoral e/ou associativa. Manifestam, ainda, alguma dificuldade em se posicionar no espectro poltico-partidrio portugus, bem como em lidar com a tradicional clivagem esquerdadireita, cada vez mais frgil enquanto plo de identificao poltica e secundarizada em favor de novas formas de olhar e ordenar o poltico, o ideolgico e os conflitos sociais (Beck 2000: 41). Aqueles que se posicionam, tendem a demonstrar alguma simpatia pelos novos pequenos partidos de esquerda (como o Bloco de Esquerda), portadores de uma agenda poltica mais prxima das preocupaes e valores sociais caractersticos da cultura poltica desses jovens. A saturao demonstrada por estes jovens perante a forma social e poltica estabelecida (Maffesoli 2002 [1992]): xiii), apresenta modulaes atitudinais diversas, as quais tendem a ser geralmente interpretadas por observadores e analistas sociais como expresso de indiferena, resignao e inrcia social.15 Sem pr em causa a legitimidade do sistema democrtico, estes jovens tendem a oscilar entre uma atitude de descontentamento (caracterizada pelo desencanto com o modo de funcionamento da democracia, das suas instituies e das autoridades concretas que as dirigem, bem como pela insatisfao com as formas de actuao dos governos e respectivos outputs polticos) e uma atitude de desafeio poltica (esta caracterizada por uma percepo de separao e desinteresse mtuos entre o mundo da poltica e os cidados, expressa numa sndroma de sentimentos partilhados por estes ltimos relativamente ao primeiro, que passam pela alienao, desconfiana, cepticismo, fatalismo, hostilidade e impotncia perante a ineficcia, irresponsabilidade e explorao que atribuem ao poder poltico).16
ATITUDE DE DESCONTENTAMENTO

Eu sempre fui um bocado dessa onda de rebeldia, tive sempre esse toque, sempre fui PSR, Bloco de Esquerda, e agora vou votar Bloco de Esquerda outra vez. Se tudo correr bem e se conseguir, at vou participar na campanha de eleio deles. No sou comunista nem sou de extrema-direita, sou de extrema. () Se as pessoas parassem e pensassem um bocadinho, o que o governo? Comea logo por a, o que que eles fazem? E depois surgem as comparaes de governo para governo: o que que uns fizeram e o que outros fazem? Quem que o mais srio? Porque numa campanha eleitoral,
15 Tal interpretao, contudo, s faz sentido se nos limitarmos a pensar a aco poltica nos termos em que esta formatada na esfera poltica tradicional, seguindo o respectivo modelo universalista, macroscpico, normativo, burocrtico, racional, contratual e vinculativo de representao, organizao e interveno social. 16 Padro que, de resto, reproduz o modelo atitudinal dominante da populao portuguesa perante o sistema poltico que a representa. Ver Magalhes (2004).

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

309

o que eles fazem tentar mostrar quem o mais srio, que a gente acredite neles e no nos outros. () O PS, em meia dzia de aninhos, j atribuiu mais de dez mil cargos. O Cavaco em dez anos, no estou a dizer que sou a favor dele, mas o Cavaco, em dez anos, atribuiu trs mil. Este governo PS que ainda no chegou a cinco anos, em trs anos deu dez mil cargos, ou seja dez mil parasitas a viverem minha, tua, pala de todos os portugas. Mas os portugueses so to inteligentes que no se preocupam com isso: caga nisso, a gente anda de BM tambm! O gajo que anda de Opel Corsa no interessa. a mentalidade deste povo e esquecem-se que esto a gastar, a dar milhes a gajos que no fazem npia, s vivem s tuas custas e andam com um Audi, um BM, com aquelas grandes mquinas que eu provavelmente tambm gostaria de ter se tivesse dinheiro para as ter. () [O futuro ] Negro. No vamos por isso cair por terra, baixar a cabea e deixar de acreditar seja no que for, h mais motivaes. Por exemplo, para mim, eu vou busc-la vinda da pessoa que eu amo. Ela veio de Londres e no vai voltar para l. Veio de vez. Lindo! Poderoso! Acho que isso fora suficiente para eu acreditar em mais do que em Nostradamus. (Fiel de armazm, 8. ano de escolaridade, sexo masculino, 23 anos)
ATITUDE DE DESAFEIO

Nem perco tempo a falar de polticas. Eu que me tenho de safar. Eu e aqui em casa. Agora os outros esto mesmo em segundo plano. No fui eu que fiz, vou ter mesmo que me adaptar da melhor maneira possvel. assim que eu vejo, seja qual for o governo! Seja qual for... ep seja de direita ou de esquerda, p eu ando aos sss. () Politicamente nem discuto. Sou apoltico, no tenho nada a ver com essas coisas. No passo carto. Nem sei se sou apoltico, ts a ver. o que j me chamaram. Cada vez que me ouvem a falar de poltica, o que me chamam apoltico, mas se calhar nem isso sou, eu simplesmente nem falo. [Nunca votaste?] No, nunca. Nunca na vida, nem me vou dar a esse trabalho. Ep, sou capaz de concordar com umas coisas de uns, com outras coisas de outros, mas no h nenhum que me faa: eu voto, eu concordo contigo. No! Uns podem ser muito bons numas coisas, darem muita coisa. Mas, se for preciso, j fazem outras que eu j no curto. () Sou a favor da democracia, mas nem lhe ligo. assim: eu estou mesmo a cagar para a sociedade! Os meus valores so s naqueles que me rodeiam, a que eu gosto de ver a democracia. Quando h algum problema, ento... Olha, tipo na banda. A democracia, onde costumo usar o termo, na msica. Por exemplo, um gajo faz uma msica e h uns que no gostam. Ento a gente vamos votar, a maioria decide e assim que h o respeito, ts a ver. Assim justo para todos. E se empatar vamos sorte, tambm justo, ts a ver? A democracia para mim, quando falo de democracia no preciso ser logo a falar do pas e de poltica. A democracia acho que tem de comear em casa,

310

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

se for preciso. Primeiro assim no grupo de amigos, s ento que... E como isso eu no vejo, por isso pouco me diz. Poltica para mim nem conversa, eu acho que nem sei falar de poltica. A mim s se me perguntarem o que que achas bem e o que que achas mal. (Electricista na construo civil, 8. ano de escolaridade, sexo masculino, 28 anos)

A dificuldade em lidar com os mecanismos e instituies representativas do modo tradicional de exerccio da cidadania poltica caracterstica da cultura poltica destes jovens, no implica, contudo, a sua alegada despolitizao no sentido da inrcia ou resignao passiva perante os actuais problemas sociais e polticos, ou no sentido da inexistncia de reflexividade, discusso e empenhamento poltico.17 Pelo contrrio, a atitude crtica que, descontentes e desafectos, assumem perante a aco e instituies polticas convencionais, indiciam uma forte conscincia cvica por parte destes jovens, mesmo quando esta implica reaces de sada como resposta estratgica ao modo de funcionamento do sistema (Hirschman 1970). Sadas, designadamente, em direco a espaos de socialidades alternativas (Maffesoli 2002 [1992]: 85) ou retiros subculturais (Rucht 1990: 162), que no deixam de ser animados por uma lgica de divergncia reformista das fundaes sociais, polticas morais, e de transformao das mesmas. Se muitas vezes as novas geraes negligenciam e se mostram alienadas das agendas, das causas e das formas de aco poltica mais institucionalizadas, dos centros de poder e deciso tradicionais, em alguns desses jovens esse sentimento de alienao corresponde a uma postura consciente e cultivada, na medida em que pretendem justamente escapar a essa esfera de aco tradicional rumando em direco a outras. A alienao aqui entendida no no sentido marxista do termo, mas no sentido da partilha de um sentimento de alien dentro das sociedades modernas, ou seja, um sentimento de distanciamento crtico perante o mundo que os rodeia, percebido com desencanto e pessi mismo, um sentimento de demarcao do sistema em que se vem implicados, na sua ordem cultural, social e econmica. Alienar, do latimalienare, quer dizer tornar-se alheio, alhear-se, transferir para outrem o domnio de. Ora, o que estes jovens fazem: alheiam-se do mundo real que conhecem, deixando o seu domnio ao cuidado (inglrio, na sua perspectiva) dos polticos profissionais, e transferem-se para outros domnios sociais mais apetecveis, sedutores, receptivos aos seus valores mais profundos e conectados com as suas experincias de vida, onde maneiras

17 Conjunto de atitudes e de comportamentos que os tradicionais autores da cincia poltica vm a designar como negligncia poltica, no sentido do silncio, inaco, abandono, reduo de esforo e de ateno ao exerccio poltico institucional e aos problemas sociais a que este acorre. Ver Magalhes (2004: 356-357).

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

311

adicalmente diferentes de pensar, de ver e de ser no mundo podem ser exper rimentadas e desenvolvidas. Sempre assim foi, desde os bomios romnticos do sculo XX. Distantes do fusionismo organizativo, da planificao estratgica, da viso colectivista, bem como das prticas e das causas polticas ancoradas na real politik, alguns jovens encontraram nas microculturas18 que povoam o underground, espaos socialmente descomprometidos e informais, mais sociativos que associativos, onde com facilidade se podem hospedar em permanncia ou temporariamente. So espaos que estes jovens sentem em conexo com a sua prpria experincia vivida, sentindo-os tambm disponveis vivncia da experimentao, explorao, descoberta, partilha, celebrao e legitimao de prticas, emoes, reflexes, atitudes perante a vida e a sociedade, de uma forma criativa e inovadora. Esses ensaios envolvem muitas vezes usos disruptivos das categorias de gosto e cdigos de consumo dominante promovidos pelas indstrias culturais sobre determinados recursos expressivos, como a msica, a escrita, o design grfico e o prprio corpo. nesta ptica que as microculturas juvenis oferecem o enquadramento para os jovens dramatizarem a sua prpria corporeidade sob a gide da divergncia, tentando visuais excntricos e explorando os seus limites, providenciando os mecanismos sociais necessrios para uma socializao inclusiva e legitimadora, com ganhos acrescidos de auto-estima e reconhecimento identitrio no sentido da individualidade (ser diferente), autenticidade (ser eu prprio) e autonomia (ser livre).
6. A REFLExiViDaDE tRanSFoRMaDoRa Do aCto DE MaRCaR o CoRpo

As microculturas juvenis cresceram impressivamente em Portugal desde os anos 80, num contexto de desencantamento com as instncias polticas tradicionais seguido euforia do perodo ps-revolucionrio, de crescimento econmico e consequente maior propenso ao consumo e ao lazer, de abertura cultural ao exterior, com a consequente democratizao do espao pblico e relativa liberalizao dos costumes, de massificao e prolongamento da escolaridade
18 Dada a controvrsia mantida academicamente sobre a actual validade heurstica dos conceitos de subcultura (que privilegia o eixo analtico do poder), contracultura (que privilegia o eixo analtico da aco), neo-tribo e cena (privilegia o eixo analtico da forma, da encenao imagtica e/ou performtica) no mbito da sociologia e antropologia da juventude, opta-se neste trabalho por um termo conceptualmente mais neutro para designar este tipo de contextos e culturas juvenis de pequena escala, o de microculturas, no sentido de fluxo de significados e valores manejados por pequenos grupos de jovens [e no s] na vida quotidiana, atendendo a situaes locais concretas (Feixa 1998: 270). Ao mesmo tempo, valoriza-se uma abordagem sobretudo mica dessas categorias, deixando que elas fluam dos discursos dos entrevistados, averiguando os respectivos contedos simblicos. Para uma abordagem sobre os estudos ps-subculturais, ver Muggleton (2000 [2002]); Muggleton e Weinzierl (2003); Bennett e Kahn-Harris (2004); Hesmondhalgh (2005).

312

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

brigatria, que coloca os jovens numa situao de moratria de integrao o cvica e dependncia parental mais prolongada. Neste contexto, as cenas ou ondas juvenis com os seus valores, prticas e recursos estilsticos tiveram oportunidade de difundir-se nas zonas urbanas do pas, encontrando um lugar receptivo nos corpos e mentes de muitos jovens desafectados e/ou desencantados com os formatos mais ortodoxos de participar socialmente. Objectivamente margem dos centros de poder e dos processos institucionais de tomada de deciso, e no vendo neles representados os seus interesses e preocupaes, alguns jovens encontram nesses espaos microculturais oportunidade de se fazerem representar socialmente como tal, configurando formas sociabilsticas especificamente juvenis de participao, socializao e protagonismo social, com linguagens e cdigos prprios para se expressarem enquanto sujeitos de si prprios, para produzirem e manifestarem as suas opinies e aspiraes sobre o mundo (Blackman e France 2001; Blackman 2005). A eles deixam de constituir vtimas que necessitam de cuidados intervencionistas (como acontece nos espaos polticos tradicionais orientados para os jovens), ou meros agentes de consumo (como sucede no espao das economias que tm os jovens como pblico-alvo), encontrando possibilidades concretas de participar socialmente no sentido de gerir e negociar os seus prprios interesses e expectativas. So vrios os autores que localizam o lugar cada vez mais privilegiado concedido ao corpo no mbito desses movimentos juvenis, atravs da potencializao expressiva das suas dimenses imagticas e cinticas.19 Socialmente encorajados (e responsabilizados) a gerir a sua forma e imagem fsica cada vez mais cedo, alguns jovens, nesses contextos sociais, tm oportunidade de tomar o corpo (a par de outros recursos expressivos como a msica, por exemplo), como lugar de interveno social e de protagonismo pblico, como lugar de exerccio de cidadania, no sentido em que sobre ele mobilizam um conjunto de recursos e procedimentos que expressam assunes e reivindicaes sociais, produtores de controversas discusses sobre direitos e responsabilidades pessoais (Ule e Rener 2001: 274). O tipo de manifestaes que operam sobre o corpo so mais praxeolgicas que discursivas. Nas suas performances semiticas, motoras ou sensoriais, o corpo manifesta-se e torna-se ele prprio manifesto (Vale de Almeida 2004: 35). Um manifesto que se d a ver mais que a fazer-se ouvir. Fragilizados no uso da discursividade, pela dificuldade de acesso que tm aos canais da sua transmisso, estes jovens menosprezam o debate a favor do combate, a discusso
19 A este propsito ver, por exemplo, McKay (1996). Veja-se ainda a anlise empreendida por McDonald (2002; 2004) sobre os casos dos movimentos pr-anorticos ou relativos prtica do chi kung. Sem que os trate aprofundadamente, o mesmo autor referencia ainda, a ttulo da centralidade do lugar do corpo nestes contextos juvenis, a experincia da dana, das tatuagens e piercings e dos desportos radicais (2004: 586-589).

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

313

em benefcio da aco. As inscries corporais tomam a forma de palavra, tornando a pele numa proclamao silenciosa dos princpios que orientam a existncia desses jovens. Muitos deles no s pintam e perfuram permanentemente o corpo, mas tambm no o alimentam atravs da ingesto de produtos de determinadas marcas cones do sistema capitalista e da sociedade de consumo, ou to-somente de carne e seus derivados, ou ainda no o cobrem com peles de animais, por exemplo. So actos que remetem para estratgias de boicote ao consumo, ou seja, onde o poder do cidado enquanto potencial consumidor, na rejeio do uso de determinado bem ou servio, exercido no sentido da contestao s condies de produo, distribuio e/ou comercializao desses mesmos bens ou servios.20 Em todos estes actos, o corpo reflexivamente mobilizado e experimentado enquanto lugar quotidiano de exerccio de autodeterminao e emancipao, onde se cruzam lgicas estticas e ticas susceptveis de curto-circuitar as convenes culturais dominantes, no sentido do respectivo alargamento e diversificao. Enquanto lugar de expresso pblica de uma atitude de distanciamento simblico e crtico sobre os ordenamentos sociais, bem como sobre o modo de fazer e de pensar tradicionalmente a aco poltica, o corpo, ao ser sucessivamente marcado, vem reflectir uma estratgia de confrontao social cada vez mais informada, consciente e reflexiva acerca dos potenciais efeitos transformadores decorrentes dessa mesma interveno. Apesar de poderem conter intenes e efeitos disruptivos, a reflexividade transformadora (Pais 2004: 20) subjacente a estes actos tende a ser pouco ambiciosa em termos de objectivos de mudana social. No tm pretenses de dar voz a colectivos uniformes, consubstanciando intenes (que se pretendem) individualizadas, tendo como ambio transformadora uma escala que vai pouco mais alm das intersubjectividades que densificam o mundo de vida do actor que as agencia (Raby 2005: 153-154). Sem perder o seu propsito contestatrio, no sentido do agir em no-conformidade, so estratgias que tendem a assumir mais a forma de demarcao pessoal perante os modelos prescritivos da sociedade global(izada) do que de imposio colectiva de um dado modelo, enquanto tentativa de dominao por parte de um dado grupo no sentido de impor a todos os outros o seu modo legtimo de identificao. A sua reflexividade transformadora est mais direccionada para, atravs do desafio que advm da oposio e confronto, garantir um espao social para a existncia da sua diferena especfica, dar a conhecer a diversidade de modelos de corporeidade alternativos e estilos de vida minoritrios, desconstruir os esteretipos

20 Este tipo de aces manifesta a conscincia de que o acto de consumo, enquanto forma de aco social, se encontra profundamente implicado na organizao poltica e econmica das relaes de poder, permitindo criar uma iluso de eficcia deliberativa e de participao activa na vida colectiva, embora ancorada no foro da vida privada. Ver Canclini (1995); Friedman (1999); Orlie (2002).

314

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

que sobre estes recaem e, em ltima instncia, tentar o seu reconhecimento social enquanto possibilidades legtimas de corpo e de vida. Nesta perspectiva, a poltica que subjaz aos projectos de marcao corporal empreendidos por estes jovens no propriamente revolucionria, no sentido de tentar substituir os modelos dominantes pelos seus prprios modelos. No sero, portanto, expresso de prticas aniquilatrias, no sentido em que oferecem a possibilidade de mudar o mundo, enquanto estratgias de luta com o objectivo de destruir a ordem social vigente e impor uma nova ordem substitutiva, mas prticas predatrias, ou seja, prticas que aproveitam o espao e os meios que a actual ordem social lhes disponibiliza no sentido de se (a)firmarem e se fazerem reconhecer enquanto possibilidades alternativas, a par de outras, tentando deste modo expandir as fronteiras culturais da expresso e da criatividade pessoal (atravs do corpo, da indumentria, da msica, da palavra, da imagem, etc.).
[A minha primeira tatuagem foi] Uma tatuagem um pouco de ndole poltica, que j na altura mostrava o meu desagrado pela forma como se orientava a sociedade. () No meu caso, [a marcao do corpo] foi precisamente o desafio de estar a trazer algo de novo e no s usar por uma questo de afirmao. tambm saber por que que o estou a fazer, criar tambm uma antiesttica, ou uma antimoda, e saber defender os meus pontos de vista. utilizar, saber porque que estou a utilizar, dar uma boa argumentao para aquilo que estou a fazer, e defender o meu ponto de vista perante os outros. E isso at agora consegui. Consegui fazer com que os outros aceitassem, apesar de poderem no concordar, tiveram mesmo que aceitar, no modus vivendi e modus operandi. () [As modificaes no corpo...] No meu caso, em termos de interveno poltica, no ser bem, v l, a forma de passar uma mensagem. Ser mais uma postura, o desprezo pelo esteretipo, mas ser uma postura que contesta os valores impostos. No propriamente ir contra o esteretipo, mas neg-lo. Ou seja, como afirmar eu posso continuar a ser to bom quanto os outros, sem querer aparentar como todos os outros o querem fazer. Ou seja, sem seguir o modelo existente. L est, o que que acontece? Se muita gente adoptar a minha ideia, passa a ser esse o modelo existente. E ento a as coisas invertem-se e deixam de ter sentido. Nessa altura, j me vai ser impossvel retirar as tatuagens todas, portanto, mantenho a minha filosofia, continuo a dizer que elas so as minhas, so as minhas conquistas pessoais, sim senhora, elas servem como questo de afirmao, mas afirmao pessoal, no uma afirmao perante os outros, como forma de provar alguma coisa a algum, a terceiros. So minhas! meu! Eu que sei! (...) Talvez o que haja seja uma necessidade por parte das pessoas de se demarcarem desta sociedade dita moderna. Ao dizer no estamos de acordo com isto, ento procuramos outras maneiras de estar. (Profissional de body piercing, frequncia universitria, sexo masculino, 25 anos)

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

315

Denota-se, alis, nos depoimentos, a existncia de um sentimento comummente partilhado de impotncia perante a hiptese de, colectivamente, mudar o Mundo, no sentido de qualquer modelo de organizao social definido, demarcando-se da lgica de aco social de movimentos juvenis do passado. Essa inteno nem sequer equacionada. Embora descontentes ou desafectos ao modelo social existente, no existe qualquer tipo de programa social estruturado por detrs dos gestos de que excorporam, no sentido de expressar um imaginrio de sociedade melhor ou sociedade ideal, com aspiraes futuras de igualdade, harmonia e justia, como acontece em grande parte dos programas sociais de natureza utpica. Os jovens entrevistados no vm, de facto, armados de novos artefactos sociais para tentar instituir colectivamente uma nova ordem social. Pelo contrrio, h da sua parte uma recusa iconoclasta das maquetas sociais que denotem, partida, tal ambio. Os programas sociais utpicos que alguns (re)conhecem (como a anarquia, o comunismo ou o nacional-socialismo, por exemplo) so, por vezes, invocados sob a forma de chavo, mas mais no argumentrio crtico que proporcionam relativamente s recentes formas de organizao social das sociedades ocidentais, que na dimenso prepositiva e programtica que os seus manifestos tendem a prescrever para o futuro societrio. Estes jovens denunciam mais que anunciam, diagnosticam mais do que prognosticam.
A sociedade ideal no existe. No h nada ideal, para mim os ideais morreram h muito. () Creio em mim. Pronto. De resto, no creio assim em muito mais coisas. Creio tipo nas foras csmicas. Que sou uma formiga no meio do nada, mas que, ao mesmo tempo, eu sou tudo, porque vivo para mim acima de tudo. E mesmo assim. no que eu creio acima de tudo. (Estudante universitrio, sexo masculino, 20 anos) Eu acho que no h sociedades ideais. () Eu no tenho nenhuma frmula mgica, nem a quero ter, percebes? Eu sou mais uma dessas pessoas que andam a. () No sou nada! Sou mais uma gotinha, que est aqui dentro da minha casa e da minha vida, face minha sociedade! () Por isso que eu, no meu dia-a-dia, tento fazer o melhor possvel da minha vida, pa viver feliz a minha vida, e no pensar nisto tudo, no ? Quando pago os impostos e essas coisas ao Estado, logo penso neles. P, agora na minha vida e na minha famlia, p, tento levar o melhor possvel, e fazer as coisas minha maneira, para no ter que sofrer, no ? () cada um nas suas prprias casas. Ep, ou na sua famlia, ou na sua vida, h que se proteger e tentar viver o mais pacificamente. () E no com peace and love que vamos conseguir mudar as coisas! No com guerras, mas tambm no com peace and love, no ? Ep, pronto, e acho que se os hippies dos anos 60 vivessem agora, morriam todos sidosos. Sinceramente, a ideia que eu tenho deles,

316

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

sinceramente (risos). (Gerente de estdio de tatuagem e body piercing, 9. ano de escolaridade, sexo feminino, 39 anos)

Longe do militantismo colectivista e programtico que caracterizava alguns dos movimentos juvenis contestatrios dos anos 70 e 80 chega-se a ironizar a aco social destes movimentos culturais, como os movimentos hippie e punk , estes jovens no pretendem mais do que marcar performativamente a sua distncia pessoal perante o ordenamento social e poltico que percepcionam na sociedade moderna, e nele demarcar um espao alternativo de existncia social. Esta forma de (re)aco social empreendida j no num sentido idealista e holista, orientada por elaborados sistemas ideolgicos em funo do bem comum, mas no sentido pragmtico e microscpico de, to-somente, mudar o mundo de vida do agente, esse sector do mundo quotidiano que est ao seu alcance e que, do seu ponto de vista, se ordena espacial e temporalmente em volta de si, como centro (Pais 2002: 89).21 Descrentes da possibilidade de transformar o Mundo, estes jovens requerem, sim, liberdade e espao de aco para transformar a sua existncia, a sua vida e, no mbito desta, o corpo de que se sentem proprietrios. Ou, como coloca Ortega, no podendo mudar o mundo, tentamos mudar o corpo, o nico espao que restou utopia, criao. As utopias corporais substituem as utopias sociais (Ortega 2004: 252). Marcar extensivamente o corpo , portanto, uma forma de resistncia que se mobiliza com propsitos mais individua listas, que pretende a construo pessoal e reivindicao social de um espao autnomo e emancipado de subjectividade, gesto que simboliza a aspirao do jovem conquista de um absoluto sentido de individualidade, autenticidade e liberdade de aco. Da a reivindicao dos seus cultores por uma cultura moral22 que privilegie direitos culturais particularistas, regida por valores de liberdade e respeito pelas expresses voluntrias e distintivas de individualidade, princpios orientadores da estratgia de remoralizao da vida quotidiana caracterstica da sua reflexividade transformadora. Uma cultura moral, portanto, no mbito da qual a aco de modificao do corpo seja isenta no apenas dos constrangimentos normativos que tendem sua padronizao sob a gide de uma imagem conformada do corpo jovem, como tambm livre das sanes sociais a que se vem sujeitos diariamente, em funo da condio culturalmente marginal dos
21 Em contraste com a zona das coisas distantes (Mead 1963 [1933]; Blumer 1969), o mundo de vida corresponde ao mundo de alcance efectivo do indivduo, sua zona de operao quotidiana (Schutz e Luckmann 1977: 54-55), organizada em torno do aqui do meu corpo e do agora do meu presente. Este aqui e agora o foco da ateno que presto realidade da vida quotidiana (Luckmann e Berger 1999 [1966]: 39-40). 22 Para empregar o termo de Lalive dEpinay (1992), que o define enquanto sistema de crenas, signi ficados e valores orientadores de modos de vida e comportamentos individuais.

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

317

estilos de vida que manifestam e que encontram no corpo e nos visuais o seu suporte expressivo. Mais do que uma atitude de relativismo cultural, as reivindicaes destes jovens apontam, claramente, para uma tica de pluralismo coexistencial, no sentido de ver instituda uma desordem da moral expressa na existncia de mltiplas moralidades, frequentemente conflituantes entre si (Pais 2004: 14).
[Sou] Anarquista! Se quiseres... No anrquico, anarquista. Anarquista, e isto a minha prpria explicao, no baseada nem em filsofos, nem pensadores. Anarquista quando se pretende promover a filosofia. Anrquico quando pretende promover a aco em si. Ou seja, as minhas letras no tm como objectivo incentivar as massas destruio da ordem imposta, mas sim faz-las pensar pela cabea delas. () Livre de preconceitos, livre de tabus. Livre de barreiras. () Neste momento dou-me com gente mais nova, como com gente mais velha, com gente de vrias correntes literrias, de vrias correntes filosficas, de vrias correntes de pensamento. E nunca segreguei ningum porque isto ou porque aquilo, ou porque tem aspiraes a ser ou porque j deixou de ser isto ou aquilo. Nem em termos de escolhas sexuais eu fao discriminaes. Tenho amigos e amigas com as mais variadas cores e com os mais variados feitios. No aborreo ningum. Desde que no se metam... L est, o grande princpio da anarquia a minha liberdade acaba onde comea a liberdade do outro e vice-versa. A partir do momento em que no comecem a querer interferir com o meu mundo, eu respeito o mundo dos outros. Abarco no meu mundo todos aqueles que eu acho que devem participar dele. Quando algum comea a forar a entrada, eu sou o primeiro a mand-lo para trs. (Profissional de body piercing, frequncia universitria, sexo masculino, 25 anos) E eu virei um bocado para objectivos um bocado anarquistas, mas aquela anarquia... utpica, de, p, eu respeito os outros, respeitem-me a mim. Porque se no, se no me respeitarem a mim, se me pisam os pezinhos, est tudo lixado! () Eu no ligo poltica. Eu tento respeitar os outros e tento que os outros me respeitem. () [Mas ls obras anarquistas, coisas assim?] No. P, partilho s o pensamento naquela base de respeito, mais nada. Alis, eu poltica, futebol, religio, meter tudo num saco, porque normalmente as pessoas que falam sobre isso so fanticos e provocam discusso. Porqu? Porque no respeitam a opinio. () [valores fundamentais] Respeito. P, l est, a questo das guerras, imagina s: uma pessoa que me pise os dedos, ou seja, que me faa alguma coisa de mal, p, s se eu tiver muito bem disposta que no vou pisar os deles, no , porqu? porque pisou-me, o meu espao, a minha pessoa. Agora, por ideais de conjunto, no ligo assim tanto. Agora, individualmente ligo um bocado mais, porque... Quer dizer,

318

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

porra! A vida s uma, a minha vida, e vo-me estar aqui a dizer no faas?! (Profissional de body piercing, estudante universitria, sexo feminino, 27 anos)

nesta perspectiva que podemos olhar para os regimes de marcao extensiva do corpo como expresso do que Giddens designa de poltica de vida, uma poltica que no diz respeito primariamente s condies que nos libertam de modo a fazermos opes: ela uma poltica da opo, da escolha (Giddens 1997 [1991]: 198), consubstanciada com fins e meios que visam alargar as condies de exerccio das decises de vida, que pretende conquistar no poder poltico na sua esfera de exerccio tradicional, mas espao social de manobra para novas formas de protagonismo que permitam a auto-realizao identitria e a possibilidade de formular projectos pessoais de estilo de vida que integrem coerente e reflexivamente experincias passadas e circunstncias externas.
7. ConSiDERaES FinaiS

A mobilizao da tatuagem e do body piercing em grande extenso corporal no denota, portanto, um projecto inteiramente apoltico, como prope Ortega (2004: 247). Ou um projecto de pura estetizao (Mendes de Almeida 2000: 103), traduzido numa sucesso de gestos ornamentais, superficiais, frvolos, ldicos e pardicos, de signos de consumo (Turner 1999). Por um lado, manifesta um processo de construo e emancipao social do jovem enquanto sujeito dotado de um espao de exerccio da sua subjectividade e da sua liberdade perante as formas de controlo e restries estruturais a que v sujeita a sua vida, fazendo recair sobre o seu prprio corpo a elaborao e estilizao de uma actividade no exerccio do seu poder e na prtica da sua liberdade (Foucault 1979: 23). Por outro, embora se faa passar por um projecto ensimesmado, permanecendo firmemente entrincheirado numa poltica de vida que luta por um espao de singularidade e liberdade individual, os jovens que o mobilizam ambicionam o reconhecimento social da sua poltica de vida, elegendo o corpo como terreno privilegiado de expresso e interveno pblica. Ora, como prope Gilberto Velho, sendo [projectos] conscientes e potencialmente pblicos, esto directamente ligados organizao social e aos processos de mudana social. Assim, implicando relaes de poder, so sempre polticos. Sua eficcia depender do instrumental simblico que puderem manipular, dos paradigmas a que estiverem associados, da capacidade de contaminao e difuso da linguagem que for utilizada, mais ou menos restrita, mais ou menos universalizante. Nem tudo nos projectos poltico, mas, quando so capazes de aglutinar grupos de interesses, h que procurar entender sua riqueza simblica e seu potencial de transformao (Velho 1987 [1981]: 34).

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

319

Afinal, se no corpo que muitos jovens mais intensamente experimentam e vivem quotidianamente o controlo social e os respectivos mecanismos disciplinares e sancionadores, tambm na superfcie da pele que alguns encontram um espao liso disponvel projeco, celebrao e luta pela construo e reconhecimento de uma identidade imaginada como singular (ser diferente), autntica (ser eu prprio) e emancipada (ser livre), estendida num estilo de vida que se pretende escapatrio s frmulas estilsticas e itinerrios sociais normativizados. Num sistema onde alguns jovens percebem a sua experincia social sujeita a constrangimentos e prescries no sentido da massificao e homogeneizao cultural, vem na recriao e modificao permanente do seu corpo, atravs do uso extensivo da tatuagem e do body piercing, uma forma estilstica de reaco que, atravs da dissidncia, lhes permite assinalar esteticamente a sua presena individual no mundo e protagonizar performativamente uma forma de existncia no mundo. Deste modo, ao mesmo tempo que estes jovens vo construindo as suas identidades pessoais enquanto identidades somticas ou bioidentidades (Ortega 2004), vo-se assumindo como cidados em cujo corpo natural est em jogo o seu prprio ser poltico, () erguendo uma poltica do corpo que extravasa as categorias do discurso poltico clssico, repressivo ou emancipador, na medida em que no seguem um modelo de normalidade ou de correco poltica, uma qualquer linha justa, para se construrem como modo ou estilo de vida, comunidade, identidade e cultura (Cascais 2004: 48-52). J em Foucault encontrvamos uma abordagem do fenmeno poltico que o afastava do nvel de anlise do Estado e o localizava noutras esferas de aco social, fornecendo-nos alguns instrumentos conceptuais para a compreenso da intercepo da realidade corporal com o fenmeno poltico nas sociedades contemporneas. Hoje, por sua vez, so inmeros os autores que enfatizam a viragem cultural (Nash 2001) ocorrida na sociologia poltica e dos movimentos sociais, ao localizar diversos tipos de reivindicaes e formas de activismo j no na esfera da poltica tradicional, mas na esfera da produo cultural e das identidades. A partir daqui, a aco poltica pode, potencialmente, existir e ser analisada enquanto tal em qualquer contexto da vida social em que o poder opere (sob a forma de resistncia ou de subordinao), envolvendo a contestao de identidades e relaes sociais normalizadas, nas quais um indivduo ou grupo se veja subordinado a outro, seja em que zona social for. A este processo Beck chama de reinveno da poltica (2000), fazendo-o corresponder re-politizao de reas e temas tradicionalmente fora das instncias burocrticas e formais do exerccio poltico e suas instituies representativas num contexto de modernizao reflexiva. Maffesoli, por sua vez, designa esse mesmo processo de transfigurao do poltico (2002 [1992]), mostrando que equivale desta feita ao recente alargamento da paleta de formas e contedos polticos a prticas, causas e valores alternativos aos institucionalmente impostos,

320

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

rocesso esse que vem acompanhado da transferncia dos lugares tradicionais p de exerccio de cidadania e de participao social para os espaos intersticiais que pululam no actual contexto de neotribalizao do mundo ps-moderno. Perante estes espaos h, efectivamente, a demonstrao de um desejo de participao social por parte de alguns jovens, no sentido em que h uma vontade de partilha com os outros, de situaes, eventos, interesses, e at dificuldades e problemas (de insero, de profissionalizao, de proteco, etc.). Qualquer que seja a designao que tomam, so processos que do conta da emergncia de conflitos que radicam em estatutos e identidades que tm em comum, entre si, a especificidade de viver, voluntria ou involuntariamente, em zonas marginais e, por vezes, subterrneas num mundo social cada vez mais fragmentado, a partir de onde os seus actores pretendem afirmar e construir subjectividades que procuram no ser reduzidas a categorias funcionais ou disfuncionais do sistema, mas que, pelo contrrio, buscam o respeito, reconhecimento e a dignificao social da sua diferena cultural e/ou pessoal especfica. A crtica imanente vida social (nas suas ordens societal, econmica e cultu ral) de que so agentes produtores e reprodutores e que vem fundamentar a sua aco social e os laos sociais que eventualmente os venham a unir, j no repousa sobre imperativos categricos que procuram a igualdade no universalismo, mas sobre imperativos atmosfricos, de ordem particularista e relativista (Maffesoli 2002 [1992]: 16-17). Quer isto dizer que a recusa do estatuto de identidade subordinada e o desenvolvimento de estilos de vida e configuraes de relaes sociais mais igualitrios, prefiguram-se equacionados no no quadro tradicional e universalista de cidadania, que pressupe o mesmo conjunto de liberdades e responsabilidades cvicas para todos os cidados, mas num quadro de diversidade social, cultural e tica que implica um modelo de sociedade mais pluralista, recusando os entendimentos dominantes e normativos sobre a vida em sociedade que categorizam o comportamento individual dentro de um cdigo exclusivo de valores e virtudes pblicas, e recolocando-os como possibilidade entre tantas outras. Estes jovens pretendem fazer reconhecer o corpo marcado como uma possibilidade de corporeidade entre outras possveis, em conjunto com outras estticas e decises estilsticas. Trata-se de uma postura esttica que traz consigo uma postura tica homloga, tentado abrir caminho para a convivncia na diferena (e no apenas com a diferena) e para o respeito (e no apenas a tolerncia). A luta pelo reconhecimento do seu espao de subjectividade em condies de igualdade, respeito e dignificao do particularismo individual, travada quotidianamente pelos jovens entrevistados no quadro de interaces que funda e densifica cada um dos seus mundos de vida. Trata-se de um exerccio de cidadania rasante, informal, socialmente microlocalizado, uma forma de cultura cvica que tem por objectivo a interpelao social atravs do

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

321

culto do excesso, do extravagante, do bizarro, no sentido de tomar a atitude do outro na sua particularidade, que ambiciona uma remoralizao cultural da vida quotidiana no sentido de promover estruturas de reciprocidade ou mutualidade intersubjectiva, de saber reconhecer e internalizar as perspectivas de outros generalizados. Esta , no dizer de Crossley, a mais central das razes pelas quais a cidadania deve ser vista do ponto de vista do mundo de vida e da intersubjectividade (2001: 37), para quem, a par de outros autores (Elliott 2001; Turner 1993, 2001; Stevenson 2001), h que alargar o universo de observveis da cidadania para alm da abordagem sistmica e holista que a tem caracterizado, bem como a respectiva anlise para alm da formalidade legal que a associa ao mero exerccio de luta e reivindicao de conjunto de prticas legais e polticas. A cidadania, enquanto conjunto de estratgias e recursos orientados no sentido da participao social efectiva e criativa , actualmente, cada vez mais exercida e reivindicada na esfera cultural. E no apenas no plano da luta pela democracia cultural (Giroux 1992: 246) no sentido de diminuir os impactes do capitalismo tardio e do consequente crescimento massivo de identidades, actividades e artefactos nas esferas da produo cultural em sentido estrito (dos produtos das indstrias culturais ou provenientes do campo artstico), mas tambm de dar a conhecer e a fazer reconhecer todo um conjunto de questes associadas a determinadas imagens, representaes, crenas e prticas sociais que so vistas como exclusivas e particulares de determinados grupos. nesta perspectiva que a noo de cidadania tem visto recentemente alargada a sua esfera da aco e de reflexo, integrando no apenas as estratgias que visam a incluso formal, mas tambm as lutas simblicas e pouco visveis pelo reconhecimento da mesma dignidade a formas e recursos culturais diferentes dos legtimos, pela desconstruo das noes de normalidade que constrangem a criatividade, pela garantia das mesmas condies de respeito e dignidade perante aqueles que a radicalizam enquanto forma de distintividade individual voluntariamente construda. O valor social do corpo, por via da sua exposio no espao pblico e social, enquanto lugar no apenas de classificao e discriminao, mas tambm meio privilegiado de expresso e recriao identitria, torna-o um dos mais populares recursos expressivos no mbito destes novos activismos. Como? Atravs da subverso quer das normas e cdigos corporais dominantes, quer das crenas e valores que, a partir do corpo e dos seus traos fenotpicos e/ou diacrticos, proporcionam o suporte ideolgico para as construes hegemnicas de gnero, sexualidade, raa, classe, idade, etc. Subverso essa conseguida atravs da produo cultural de possibilidades e representaes alternativas, criadoras de um mundo de diversidades que vem desmistificar e estilhaar tais construes.

322

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

BIbLIOGRAFIA
Abbott, Andrew, 1992, What do cases do? Some notes on activity in sociological analy-

sis, em Charles C. Ragin e Howard S. Becker, What is a case? Exploring the Foundations of Social Inquiry. Cambridge, Cambridge University Press, pp. 53-82. BECK, Ulrich, 2000, A reinveno da poltica. Rumo a uma teoria da modernizao reflexiva, em Ulrich Beck, Anthony Giddens e Scott Lash, Modernizao Reflexiva. Poltica, Tradio e Esttica no Mundo Moderno. Oeiras, Celta, pp. 1-51. BEnnEtt, Andy, e K. Kahn-Harris (orgs.), 2004, After Subculture. Londres, Palgrave. BENSON, Susan, 2000, Inscriptions of the self: reflections on tattooing and piercing in contemporary Euro-America, em Jane Caplan (ed.), Written on the Body: The Tattoo in European and American History. Princeton, Princeton University Press, pp. 234-254. BERTAUX, Daniel, 1997, Les Rcits de Vie. Paris, Nathan. BERTHELOT, Jean-Michel, 1983, Corps et socit. Problmes mthodologiques poss par une approche sociologique du corps, Cahiers Internationaux de Sociologie, vol. LXXIV, pp. 119-131. BLACKMAN, Shane, e Alan France, 2001, Youth marginality under postmodernism, em Nick Stevenson (org.), Culture and Citizenship. Londres, Sage, pp. 180-197. BLaCkMan, Shane, 2005, Youth subcultural theory: a critical engagement with the concept, its origins and politics, from the Chicago School to Postmodernism, Journal of Youth Studies, vol. 8, n. 1, pp. 1-20. BLUMER, Herbert, 1969, Symbolic Interactionism. Perspective and Method. Nova Iorque, Prentice-Hall Englewood Cliffs. BOLTANTSKY, Luc, 1975, Les usages sociaux du corps, Annales conomies, Socits, Civilisations, vol. 26, n. 1, pp. 205-233. BORRILLO, Daniel, 1994, Estatuto y representacion del cuerpo humano en el sistema juridico, Revista Espaola de Investigaciones Sociolgicas, n. 68, pp. 211-222. BOURDIEU, Pierre,1998, O conhecimento pelo corpo, Meditaes Pascalianas. Oeiras, Celta, pp. 113-144. , 1977, Remarques provisoires sur la perception sociale du corps, Actes de la Recherche en Sciences Sociales, n. 14, pp. 51-54. , 1968, Le Mtier de Sociologue. Paris, Mouton. BRito, Roberto, 2002, Identidades juveniles y praxis divergente: acerca de la conceptualizacin de la juventud, em Alfredo Nateras Domnguez (ed.), Jvenes, Cultura e Identidades Urbanas. Mxico, Universidad Autnoma Metropolitana (UAM) y Miguel ngel Porra, pp. 47-48. CABRAL, Manuel Villaverde, 1997, Cidadania Poltica e Equidade Social em Portugal. Oeiras, Celta. CANCLINI, Nestor Garcia, 1995, Consumidores e Cidados. So Paulo, Companhia das Letras. CASCAIS, Antnio Fernando, 2004, Corpo, poder e desigualdade, Manifesto, n. 5, pp. 36-55. COLOGNESE, Slvio, e Jos Luiz Bica de Melo, 1998, A tcnica de entrevista na pesquisa social, Cadernos de Sociologia, n. 9, pp. 143-159. CROSSLEY, Nick,2001, Citizenship, intersubjectivity and the lifeworld, em Nick Stevenson (ed.), Culture and Citizenship. Londres, Sage, pp. 33-46.

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

323

CROSSLEY, Nick, 1997, Corporeality and communicative action: embodying the renewal

of critical theory, Body & Society, vol. 3, n. 1, pp. 17-46.


CRUZ, Rossana Reguillo, 2002, Cuerpos juveniles, polticas de identidade, em Carles

Feixa, Didel Molina e Carles Alsinet (eds.), Movimientos Juveniles en Amrica Latina. Pachucos, Malandros, Punketas. Barcelona, Ariel, pp. 151-165. CUNHA, Manuela, 1996, Corpo recludo. Controlo e resistncia numa priso feminina, em Miguel Vale de Almeida (ed.), Corpo Presente. Treze Reflexes Antropolgicas sobre o Corpo. Oeiras, Celta Editora, pp. 72-86. DEPINAY, Lalive, 1992, Beyond the anatomy: work versus leisure? The process of cultural mutation in industrial societies during the twentieth century, International Sociology, vol. 7, n. 4, pp. 379-412. DELEUZE, Gilles, 1980, Mille Plateaux. Paris, Minuit. DEMELLO, Margo, 1993, The Convict Body: tattooing among male American prisoners, Anthropology Today, vol. 9, n. 6, pp. 10-13. DRULHE, Marcel, 1987, Lincorporation, Socits, n. 15, pp. 5-6. ELLIOTT, Anthony, 2001, The reinvention of citizenship, em Nick Stevenson (ed.), Culture and Citizenship. Londres, Sage, pp. 47-61. FEIXA, Carles, 1998, De Jvenes, Bandas y Tribus. Barcelona, Ariel. FERREIRA, Vtor Srgio, 2006a, Marcas que Demarcam. Corpo, Tatuagem e Body Piercing em Contextos Juvenis, tese de doutoramento, Lisboa, ISCTE. ,2006b, Corpo, trabalho e estilo de vida: a concretizao de um projecto identitrio entre os profissionais da tatuagem e bodypiercing, em Adolescncia(s): Percurso(s) de um Tempo Inventado. Lisboa, Casa Pia de Lisboa, Diviso de Educao e Ensino e Aco Social. ,2004a, Do renascimento das marcas corporais em contextos de neotribalismo juvenil, em Jos Machado Pais e Leila Maria da Silva Blass (eds.), Tribos Urbanas: Produo Artstica e Identidades. So Paulo, Annablume. ,2004b, A expresso esttica das marcas corporais em contextos de neotribalismo juvenil, em Jos Machado Pais e Leila Maria da Silva Blass (eds.), Tribos Urbanas: Produo Artstica e Identidades. Lisboa, Imprensa de Cincias Sociais. ,2004c, Da experincia ao vcio: a construo de um projecto de marcao corporal, OBS, n. 13. , 2003, Atitudes dos jovens portugueses perante o corpo, em Jos Machado Pais e Manuel Villaverde Cabral (eds.), Condutas de Risco, Prticas Culturais e Atitudes perante o Corpo. Oeiras, Celta Editora, pp. 265-366. FONTENAY, Elisabeth, 1972, Corps et biens. Notes sur le corps propre et la proprit prive, Tropique, Revue Freudienne, n. 9-10, pp. 109-138. FouCauLt, Michel,1999 [1975], Vigiar e Punir. Histria da Violncia nas Prises. Petrpolis, Editora Vozes. , 1979 [2. edio], Microfsica del Poder. Madrid, La Piqueta. FRIEDMAN, Monroe, 1999, Consumer Boycotts: Effecting Change Through the Marketplace and the Media. Londres, Routledge. GHiGLionE, Rodolphe, e Benjamin Matalon, 1978, Les Enqutes Sociologiques Thories et Pratique. Paris, Armand Colin. GIDDENS, Anthony, 1997 [1991], Modernidade e Identidade Pessoal. Oeiras, Celta Editora. GIROUX, Henry A., 1992, Border Crossings. Londres, Routledge.

324

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

GLASER, Barney, e Anselm L. Strauss, 1967, The Discovery of Grounded Theory: Strategies for

Qualitative Research. Chicago, Aldine Publishing Company.


HARDIN, Michael, 1999, Ma(r)king the objected body: a reading of contemporary female

tattooing, Fashion Theory, vol. 3, n. 1, pp. 81-108.


HaRpER, Douglas, 1992, Small Ns and community case studies, em Charles C. Ragin e

Howard S. Becker, What is a case? Exploring the Foundations of Social Inquiry. Cambridge, Cambridge University Press, pp. 139-158. HEBDIGE, Dick,1988, Hiding in the Light. On Images and Things. Londres, Routledge. , 1986 [1979], Subculture. The Meaning of Style. Londres, Methuen. HESMonDHaLGH, David, 2005, Subcultures, scenes or tribes? None of the above, Journal of Youth Studies, vol. 8, n. 1, pp. 21-40. HIERNAUX, Jean-Pierre, 1997 [1995], Anlise estrutural de contedos e modelos culturais: aplicao a materiais volumosos, em AA.VV., Prticas e Mtodos de Investigao em Cincias Sociais. Lisboa, Gradiva, pp. 156-202. HIRSCHMAN, Albert O., 1970, Exit, Voice and Loyalty: Responses to Decline in Firms, Organizations and States. Cambridge, MA, Harvard University Press. KENT, David, 1997, Decorative bodies: the significance of convicts tattoos, Journal of Australian Studies, n. 53, pp. 78-88. La, Jean-Franois, e Bruno Proth, 2002, Les territoires de lintimit, protection et sanction, Ethnologie Franaise, vol. 32, n. 1, pp. 5-10. LALANDA, Piedade, 1998, Sobre a metodologia qualitativa na pesquisa sociolgica, Anlise Social, vol. 33, n. 4, pp. 871-883. LiEbERSon, Stanley, 1992, Small Ns and big conclusions: an examination of the reasoning in comparative studies based on a small number of cases, em Charles C. Ragin e Howard S. Becker, What is a case? Exploring the Foundations of Social Inquiry. Cambridge, Cambridge University Press, pp. 105-118. LOPES, Joo Teixeira, 2002, Razo, corpo e sentimento na teoria social contempornea, Sociologia, n. 12, pp. 57-64. LuCkMann, Thomas, e Peter Berger, 1999 [1966], A Construo Social da Realidade. Tratado de Sociologia do Conhecimento. Lisboa, Dina Livro. MAFFESOLI, Michel, 2002 [1992], La Transfiguration du Politique. La Tribalisation du Monde Postmoderne. Paris, La Table Moderne. MAGALHES, Pedro, 2004, Democratas, descontentes e desafectos: as atitudes dos portugueses em relao ao sistema poltico, em Andr Freire, Marina Costa Lobo e Pedro Magalhes (eds.), Portugal a Votos. As Eleies Legislativas de 2002. Lisboa, Imprensa de Cincias Sociais, pp. 333-361. MAROY, Christian, 1997 [1995], A anlise qualitativa de entrevistas, em AA.VV., Prticas e Mtodos de Investigao em Cincias Sociais. Lisboa, Gradiva, pp. 117-155. McDONALD, Kevin,2004, Oneself as another: from social movement to experimence movement, Current Sociology, vol. 52, n. 4, pp. 575-593. ,2002, From solidarity to fluidarity: social movements beyond colective identity the case of globalization conflicts, Social Movement Studies, vol. 1, n. 2, pp. 109-128. , 1999, Struggles for Subjectivity: Identity, Action and Youth Experience. Cambridge, Cambridge University Press. McKAY, George, 1996, Senseless Acts of Beauty. Cultures of Resistance Since the Sixties. Londres, Verso. MEaD, George-Herbert, 1963 [1933], LEsprit, Le Soi, La Socit. Paris, PUF.

poLtiCa Do CoRpo E poLtiCa DE ViDa

325

MENDES DE ALMEIDA, Maria Isabel, 2000, Nada alm da epiderme: a performance romn-

tica da tatuagem, Psicologia Clnica, vol. 12, n. 2, pp. 100-147.


MuGGLEton, David, e Rupert Weinzierl, 2003 (orgs.), The Post-Subcultures Reader. Oxford,

Berg.
MuGGLEton, David, 2002 [2000], Inside Subculture. The Postmodern Meaning of Style.

Oxford, Berg.
NaSH, Kate, 2001, The cultural turn in social theory: towards a theory of cultural poli-

tics, Sociology, vol. 35, n. 1, pp. 77-92. ORLIE, Melissa A., 2002, The desire for freedom and the consumption of politics, Philosophy & Social Criticism, vol. 28, n. 4, pp. 395-417. ORTEGA, Francisco, 2004, Modificaes corporais e bioidentidades, Revista de Comunicao e Linguagens, n. 33, pp. 247-263. PAIS, Jos Machado,2004, Quotidiano e reflexividade, Actas do V Congresso Portugus de Sociologia, organizado pela Associao Portuguesa de Sociologia e realizado na Universidade do Minho, sob o tema Sociedades Contemporneas: Reflexividade e Aco. ,2002, Sociologia da Vida Quotidiana. Lisboa, Imprensa de Cincias Sociais. ,2001, Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens, Trabalho e Futuro. Porto, mbar. ,1998, Introduo, em Jos Machado Pais (ed.), Geraes e Valores na Sociedade Portuguesa Contempornea. Lisboa, Secretaria de Estado da Juventude/Instituto de Cincias Sociais, pp.17-58. , 1993, Culturas Juvenis. Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda. PAYNE, Geoff, e Malcolm Williams, 2005, Generalization in qualitative research, Sociology, vol. 39, n. 2, pp. 295-314. PEIXOTO, Rocha, 1990, A tatuagem em Portugal, Etnografia Portuguesa. Lisboa, Publicaes Dom Quixote. PITTS, Victoria, 2003, In the Flesh: The Cultural Politic of Body Modification. Nova Iorque, Palgrave Macmillan. POLHEMUS, Ted, e J. Benthall (eds.), 1975, The Body as a Medium of Expression. Londres, Allen Lane. Raby, Rebecca, 2005, What is resistance?, Journal of Youth Studies, vol. 8, n. 1, pp. 151-171. RADLEY, Alan, 1998, Displays and fragments. Embodiment and the configuration of social worlds, em Henderikus J. Stam (ed.), The Body and Psychology. Londres, Sage, pp. 13-29. RiCHaRDS, David, 2001, Is my Body my Property?, Social Research, vol. 68, n. 1, pp. 83-101. ROCHA, M. A. Tavares, 1985, Antropologia criminal, em Cem Anos de Antropologia em Coimbra 1885-1985. Coimbra, Museu e Laboratrio Antropolgico. RUCHT, Dieter, 1990, The strategies and action repertoires of new movements, em Dalton Russel e Manfred Kuechler (eds.), Challenging the Political Order: New Social and Political Movements in Western Democraties. Cambridge, Polity Press, pp. 156-173. RUQUOY, Danielle, 1997 [1995], Situao de entrevista e estratgia do entrevistador, em AA.VV., Prticas e Mtodos de Investigao em Cincias Sociais. Lisboa, Gradiva, pp. 84-116.

326

VtoR SRGio FERREiRa

etnogrfica

novembro de 2007

11 (2): 291-326

SCHRADER, Abby M., 2000, Branding the other/tattooing the self. Bodily inscription

among convicts in Russia and the Soviet Union, em Jane Caplan (ed.), Written on the Body: the Tattoo in European and American History. Princeton, Princeton University Press, pp 174-192. SCHutz, Alfred, e Thomas Luckmann, 1977, Las Estructuras del Mundo de la Vida. Buenos Aires, Amorrortu. SENNETT, Richard, 1998, The Corrosion of Character. The Personal Consequences of Work in the New Capitalism. Nova Iorque/Londres, W.W. Norton & Company. STEVENSON, Nick (ed.), 2001, Culture and Citizenship. Londres, Sage, pp. 1-10. STEWARD, Samuel M., 1990, Bad Boys and Tough Tattoos. A Social History of the Tattoo with Gangs, Sailors, and Street Corner Punks 1950-1965. Nova Iorque, Haworth Press. TOURAINE, Alain, 1995, La formation du sujet, em Franois Dubet e Michel Wieviorka (eds.), Penser le Sujet. Autour dAlain Touraine. Paris, Fayard, pp. 21-45. TURNER, Bryan S.,2001, Outline of a general theory of cultural citizenship, em Nick Stevenson (ed.), Culture and Citizenship. Londres, Sage, pp. 11-32. ,1999, The possibility of primitiveness: towards a sociology of body marks in cool societies, Body & Society, vol. 5, n. 2-3, pp. 39-50. , (ed.), 1993, Citizenship and Social Theory. Londres, Sage Publications. ULE, Mirjana,e Tanja Rener, 2001, The deconstruction of youth, em AA.VV., Transitions of Youth Citizenship in Europe: Culture, Subculture and Identity. Estrasbugo, Concelho da Europa, pp. 271-287. VALE DE ALMEIDA, Miguel, 2004, O manifesto do corpo, Manifesto, n. 5, pp. 18-35. VELHO, Gilberto, 1987 [1981], Individualismo e Cultura. Notas para uma Antropologia da Sociedade Contempornea. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor. VERON, Elsio, [s/d], A Produo de Sentido. So Paulo, Cultrix.

Politics of the body, politics of life: tattoos and body piercing as a corporal expression of an ethics of dissidence Vitor Srgio Ferreira Socilogo, em ps-doutoramento no Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa vitor.ferreira@ics.ul.pt The aesthetic of divergence that characterises extensively tattooed and body pierced bodies, represents a way of stylistic demarcation through which some young people build and reveal not only their personal identity, but also the way they perceive and relate to the world. It implies an aesthetic performance that embodies a homologous ethical attitude, consubstantiated in a sense of disaffiliation towards the established social and cultural order. It is an ethic of dissidence that reclaims a remoralisation of day-to-day life, so as to conquer a social space of existence in the world, where it is possible to live a commitment with a body, an identity, and a life style that aims to be alternative to the current supermarket of styles on offer, under conditions of authenticity, respect and personal freedom.
KEywoRDS:

body, body marks, youth, life politics, cultural citizenship.

Potrebbero piacerti anche