Sei sulla pagina 1di 5

- DERIVATIVOS:

Derivativos so instrumentos financeiros cujos valores derivam de valores de outros ativos. uma forma de se negociar apenas a oscilao de preos dos ativos sem haver necessariamente a negociao fsica. Tem o objetivo de se transferir riscos entre os participantes do mercado. Um exemplo mercado de opes de cmbio, onde o valor das opes de dlar varia de acordo com o valor do dlar no mercado vista. Uma importante parcela dos derivativos negociada em bolsas, como, por exemplo, a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) e a Bovespa ( Bolsa de Valores de So Paulo), que concentram grande parte do mercado de derivativos negociados em bolsa no Brasil. O uso de derivativos permite que o investidor use menos recursos para apostar em um determinado ativo financeiro. Assim, se um investidor disposto a tomar riscos elevados acredita que o mercado de aes ir subir, pode ser mais lucrativo investir nos contratos futuros de Ibovespa ou em opes de aes, ao invs de comprar aes no mercado vista. Esse tipo de estratgia ajuda na rentabilidade, porm aumenta a possibilidade de perdas. Desse modo, o mercado de derivativos recomendado somente para quem acompanha o mercado de perto e est disposto a correr riscos maiores. Existem vrios tipos de derivativos, sendo os mais conhecidos os mercados a termo, futuro e de opes, que sero discutidos a seguir.

- DERIVATIVOS A TERMO:

o mais simples. Nele, duas partes assumem o compromisso de compra ou venda para negociao de um determinado ativo financeiro em uma data futura. Exemplo disso o mercado a termo de aes que funciona na Bovespa. O investidor que compra aes no mercado a termo protege os preos de compra, diversifica o risco da operao, obtm recursos e tambm faz alavancagem. J o investidor que vende aes no mercado a termo aufere ganhos, porque recebe juros pelo financiamento que faz. No mercado a termo, ocorrem negociaes com vencimento definido e preo fixado entre as partes para um mnimo de 3 dias aps execuo da operao. Normalmente, os vencimentos so de 30, 60,90 ou 180 dias, porm o prazo mnimo de 16 dias e o prazo mximo de 999 dias.

O derivativo a termo tem como caractersticas operacionais a negociao, onde os contratos a termo podem ser encontrados em bolsa, mas so mais comumente negociados no mercado de balco, e a ausncia de mobilidade de posies, onde, em geral, os contratos a termo so liquidados integralmente no vencimento, no tendo possibilidade de sair da posio antes disso. Essa caracterstica impede o repasse do compromisso a outro participante. Em alguns contratos a termo negociados em bolsa, a liquidao da operao a termo pode ser antecipada pela vontade do comprador.

- DERIVATIVOS FUTUROS:

a compra e venda de aes listadas em Bolsa, a um preo negociado entre as partes, para liquidao em uma data futura, previamente determinada. So semelhantes ao mercado a termo, mas com importantes diferenas. A primeira diferena que as partes no esto vinculadas, o investidor pode vender um contrato que tenha comprado antes mesmo do vencimento, tornando o mercado mais acessvel e lquido. A outra diferena com relao ao ajuste dirio, onde todas as posies a futuro so ajustadas diariamente, com base no preo de compensao ou preo de ajuste. O ajuste dirio calculado para cada contrato e pago no dia til seguinte. Alm disso, os contratos futuros somente so negociados em bolsas. Quem participa dos mercados futuros so os especuladores e os hedges. Os especuladores so todos os aplicadores (pessoas fsicas e jurdicas) que buscam resultados financeiros nas operaes a futuro. Seu objetivo a obteno de lucro medido pela diferena entre o preo de compra e o preo de venda. Os hedgers so usurios dos mercados futuros que, por meio de operaes de compra e venda, procuram eliminar o risco de perda determinado por variaes adversas nos preos. No Mercado Futuro de aes, as negociaes de compra e venda so intermediadas por corretoras. Diariamente a BOVESPA divulga a relao de empresas autorizadas a negociao no seu Mercado Futuro, por meio de jornais, boletim e em seu site. Sobre o preo de ajuste dirio, calculado aps o encerramento das negociaes do dia, para cada papel e vencimento, correspondendo ao preo mdio do papel no Mercado Futuro apurado no perodo de negociaes da tarde. O procedimento de ajuste diferente para posies abertas no dia e para posies abertas em preges anteriores: a) Para posies abertas no dia: o preo do negocio comparado com o preo de ajuste do dia, se o resultado for positivo, o comprador creditado e o vendedor debitado; se o resultado for negativo, ocorre o inverso. b) Para posies abertas em preges anteriores, o preo de ajuste do dia comparado ao preo de ajuste do dia anterior, sendo que se o resultado for positivo, o comprador creditado e o vendedor debitado; ocorrendo o inverso se o resultado for negativo.

Os contratos que permanecerem em aberto aps o fechamento do dia do vencimento tero obrigatoriamente liquidao fsica. O preo de Liquidao ser o preo mdio a vista da ao no perodo da tarde do dia vencimento. Sua codificao tm sete posies, sendo as 4 primeiras relativas ao cdigo do ativo no mercado a vista; a quinta posio uma letra de A a L que indica o ms de vencimento; a sexta posio numrica e utilizada para indicar o tipo da ao e a stima posio a letra X como indicao de mercado futuro. So exigidas tanto do comprador como do vendedor, a cobertura ou margem. Na cobertura, o vendedor que possua os ttulos objeto pode deposit-los na CBLC, como garantia de sua obrigao. A margem corresponde perda potencial da carteira de ativos do investidor no caso de um movimento adverso nos preos das aes subjacentes ao contratos. O vendedor coberto fica dispensado do depsito de margem de garantia, mas continua participando dos procedimentos de ajuste dirio. As operaes realizadas no Mercado Futuro esto sujeitas a: taxa de corretagem; taxa de registro; emolumentos e taxa de liquidao. Pode haver encerramento antecipado, quando o investidor que no deseje ir para liquidao fsica sair de sua posio no Mercado Futuro de Aes por meio da realizao de uma operao e natureza oposta envolvendo papeis e ms de vencimento. O resultado ser a extino de posies ate ento existentes. Sobre vencimento, ser no ultimo dia em que um contrato futuro pode ser encerrado por meio da realizao de uma operao oposta no prprio Mercado Futuro. Aps o encerramento desse dia, no mais ser possvel negociar as posies que se mantiveram abertas no Mercado Futuro para aquele vencimento devendo as mesmas ser liquidadas fisicamente.

- DERIVATIVOS DE OPES:

Nesse tipo de derivativo, o investidor compra o direito, mas no a obrigao, de compra ou de venda de um ativo financeiro, com preos e prazos de exerccio predeterminado, com data previamente fixada pela bolsa de valores, no sendo obrigatrio seu exerccio. Existem opes de compra conhecidas como call e opes de venda conhecidas como put. Call ocorre quando o investidor de uma opo de compra acredita em sua valorizao que o preo, no mercado vista, suba e fique acima do preo que eles tm o direito de pagar, ao contrrio do vendedor, que aposta que o preo cair. O comprador de uma Put adquire o direito, mas no a obrigao, de comprar esse ativo, a um preo previamente estabelecido e numa data de terminada, pagando por este direito um "prmio" ao vendedor da opo. Por consequncia, o vendedor assume a obrigao de vender o ativo nas condies estipuladas, se o comprador exercer o seu direito.

Prmio o preo da opo livremente negociado em prego, e que deve ser pago pelo titular ao lanador. So participantes dos derivativos de opes os hedgers, que atuam com o objetivo de se proteger de riscos futuros, determinados pelas variaes de preos dos ativos possudos, os especuladores, que costumam apostar alto no comportamento futuro dos preos dos ativos, proporcionando possiblidades de altos ganhos, ou perdas especulativas, e os arbitradores, que tm por objetivo aproveitar eventuais verificados entre um mercado e outro, efetuando transaes simultneas e realizando lucros. S tero garantias nos derivativos de opes os vendedores de opes. O objetivo da garantia permitir que, em caso de inadimplncia, possa ser efetuada a liquidao integral do contrato de opo. O vendedor da opo pode ser dispensado da garantia na hiptese de depositar integralmente os ativos-objetos do contrato em custdia nas Bolsas de Valores. Esse depsito denominado de cobertura, sendo o vendedor da opo conhecido por vendedor coberto.

- TPICOS PARA SLIDES E ROTEIRO:

Derivativos: - Conceito; - Tipos: A Termo; Futuro; De opes.

- QUESTES: 1) O que so derivativos? R: So instrumentos financeiros cujos valores derivam de valores de outros ativos. uma forma de se negociar apenas a oscilao de preos dos ativos sem haver necessariamente a negociao fsica.

2) O que so derivativos a termo? R: Derivativo, onde duas partes assumem o compromisso de compra ou venda para negociao de um determinado ativo financeiro em uma data futura. Exemplo disso o mercado a termo de aes que funciona na Bovespa. 3) O que diferencia o derivativo futuro do derivativo a termo? R: A primeira diferena que, no derivativo futuro, as partes no esto vinculadas, o investidor pode vender um contrato que tenha comprado antes mesmo do vencimento, tornando o mercado mais acessvel e lquido. A outra diferena com relao ao ajuste dirio, onde todas as posies a futuro so ajustadas diariamente, com base no preo de compensao ou preo de ajuste. O ajuste dirio calculado para cada contrato e pago no dia til seguinte. Alm disso, os contratos futuros somente so negociados em bolsas. 4) Quem participa do Derivativos Futuros? R: Quem participa dos mercados futuros so os especuladores e os hedges. Os especuladores so todos os aplicadores (pessoas fsicas e jurdicas) que buscam resultados financeiros nas operaes a futuro. Seu objetivo a obteno de lucro medido pela diferena entre o preo de compra e o preo de venda. Os hedgers so usurios dos mercados futuros que, por meio de operaes de compra e venda, procuram eliminar o risco de perda determinado por variaes adversas nos preos. 5) O que so derivativos de opes? R: Nesse tipo de derivativo, o investidor compra o direito, mas no a obrigao, de compra ou de venda de um ativo financeiro, com preos e prazos de exerccio predeterminado, com data previamente fixada pela bolsa de valores, no sendo obrigatrio seu exerccio.

- Referncias: ASSAF NETO, Alexandre. Fundamentos da Administrao Financeira. So Paulo: ed Atlas, 2010. http://www.infomoney.com.br/ultimas-noticias/noticia/231004/mercadoderivativos-entenda-melhor-seu-funcionamento

Potrebbero piacerti anche