Sei sulla pagina 1di 2

Atividades Sistema Digestrio - 8 Ano

1) Associe as colunas. (A) Fgado ( )Absorve a gua e os sais minerais (B) Estmago ( ) considerada uma glndula mista. (C) Pncreas ( ) Produz uma secreo rica em enzimas digestivas. (D) Intestino Grosso ( )Cortam e trituram os alimentos. (E) Esfago ( )Produz a bile que auxilia na digesto das gorduras. (F) Intestino delgado ( ) por onde ocorre a eliminao das fezes (G) nus ( )Nele tem lugar a digesto qumica e mecnica dos alimentos. (H) Dentes ( )Conduz os alimentos ao estmago. importante no fortalecimento dos dentes 3) Marque x na alternativa correta: a- O tubo digestrio comea: ( ) no nariz ( ) na faringe ( ) no esfago ( ) na traquia ( )nda b- O esfago est situado: ( ) entre o estmago e o intestino delgado ( )entre o pncreas e o estmago ( )entre a boca e o estmago ( ) o intestino grosso e o intestino delgado ( ) nda c- A saliva e o suco pancretico contm: ( ) acares que auxiliam a digesto ( ) apenas gua ( ) enzimas que ajudam a quebrar os alimentos ( ) gua e gorduras que ajudam a quebrar os alimentos ( ) nda d- O estmago responsvel ( )pela digesto mecnica e qumica dos alimentos ( ) apenas pela digesto de gorduras ( )apenas pela digesto mecnica dos alimentos ( )pela absoro de gua e sais minerais ( ) nda e- A bile produzida: ( ) na vescula biliar e armazenada no fgado ( )no fgado e armazenada na vescula biliar ( ) no duodeno ( )no fgado e lanada no estmago ( ) nda f- no intestino delgado que ocorre: ( )a absoro de gua e sais minerais graas s vilosidades ( )a absoro de gorduras ( )a absoro dos nutrientes, como aminocidos e acares, graas s vilosidades ( )a eliminao das fezes ( ) nda g- Os principais papis do intestino grosso na digesto so: ( ) a absoro de nutrientes, como protenas, e a formao das fezes ( )a absoro de gua e de sais minerais e a formao das fezes ( ) nda ( )a formao de gases e a eliminao de gua ( )a produo de enzimas e a absoro das fezes h- O bolo alimentar caminha pelo tubo digestrio graas aos: ( ) movimentos circulares ( )movimentos voluntrios ( ) msculos abdominais ( )msculos mastigatrios ( ) nda i- So glndulas anexas ao tubo digestrio: ( ) o fgado e a hipfise ( ) a faringe e a vescula biliar ( ) a hipfise e a tireide ( )as glndulas salivares, o pncreas e o fgado ( ) nda j- Esfncter o nome que recebe: ( )a superfcie interna do intestino delgado ( )cada um dos vasos sangneos presentes no estmago ( )a estrutura que permite controlar a eliminao das fezes pelo nus ( ) a parte final do tubo digestrio ( ) nda 6) Forme palavras com as letras embaralhadas, de acordo com os conceitos abaixo: a- Os alimentos so desdobrados em partculas menores e misturados com a saliva

GTMS A A I O ______________
b- O bolo alimentar passa para a faringe e desta para o esfago.

EIUO G D L T __________
c- Os movimentos executados pelo esfago, estmago e intestino no processo digestivo. STPRSLT O I I E C_____________ 7) Localize escrevendo o nome dos rgos do sistema digestrio:

Disponvel

em:www.educolorir.com.br

8) Responda: a- Por que devemos mastigar muito bem os alimentos? b- Por que devemos escovar os dentes aps as refeies? c- O ato de chupar balas prejudicial aos dentes Por qu? d- Existe alguma relao entre o tempo de permanncia das fezes no intestino grosso e a priso de ventre? Explique:

Potrebbero piacerti anche