Sei sulla pagina 1di 4

inst it ut o gam alie l.

co m

http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/irrepreensiveis-em-cristo /teo lo gia

Irrepreensveis em Cristo

digg Ao f alar da irrepreensibilidade alcanada em Cristo, Paulo quer destacar que a ao de Deus alcana o homem no todo (esprito, alma e corpo), e no por partes, como alguns consideram. Todos os versculos citados mantm integra a idia geral. Nada f alta aos cristos (nenhum dom), a no ser aguardarem a revelao de Cristo no grande dia. Mas, Cristo quem conf irma a irrepreensibilidade dos que crem, e no as aes dos cristos. Cristo h de conf irmar a irrepreensibilidade dos cristos, pois Deus f iel ( 1Co 1:7 -8 ; 2Pe 1:3 ).

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso esprito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo ( 1Ts 5:23 )

Qual a idia principal a ser destacada deste versculo? Os trs elementos que, unidos, determinam a existncia do homem (corpo, alma e esprito), ou algo que os cristos receberam por estarem em Cristo? Para entendermos plenamente a exposio de Paulo aos cristos necessrio analisar o contexto no qual o versculo est inserido. O apstolo Paulo, antes de f azer a orao acima, estipulou algumas determinaes: regozijai-vos sempre; orai sem cessar; em tudo da graa; no extingais o Esprito; no desprezeis as prof ecias; examinai tudo; retende o bem; abstende de toda espcie de mal; etc ( 1Ts 5:16 -22). Aps vrias determinaes, o apstolo Paulo muda o contexto de recomendaes para intercesso. Desta breve orao pelos cristos, extramos os seguintes elementos do texto:

E o mesmo Deus de paz Ao fazer a breve intercesso confiado no Deus de Paz, Paulo faz referncia a argumentao utilizada em versculos anteriores. O mesmo Deus de paz

Aquele que no nos destinou para a ira, conforme ele escreveu no versculo 9 Pois Deus no nos destinou para a ira, mas para alcanar a salvao, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por ns ( 1Ts 5:9 ).

Aps demonstrar que Cristo morreu pelos cristos para que vivessem juntamente com Ele, que Paulo passa exortao e determinaes Pelo que exortai-vos () edif icai-vos () Agora vos rogamos () tratai ( 1Ts 5:11 -22). Esta breve intercesso estabelece um vnculo entre dois contextos dif erentes: um contexto de recomendaes vinculado a outro, de orao a Deus.

vos santifique em tudo O mesmo Deus que destinou os cristos salvao por meio da morte de Cristo, quem santifica o homem em tudo. No o cumprimento cabal das determinaes que foram enumeradas anteriormente que levam o crente santificao. O que santifica o homem em tudo o mesmo Deus de paz.

e todo o vosso esprito, alma e corpo Quando o apstolo f az ref erncia aos componentes imateriais (esprito e alma) e materiais do homem (corpo), ele no pretendia separ-los ou demonstrar que estes elementos devam ser considerados dissociados quando da santif icao. Antes, ele quer tornar claro que a providncia de Deus em santif icar engloba o homem como um todo. Em momento algum Paulo quer demonstrar que os elementos que compe o homem devem ser analisados em separado.-+ Como possvel chegar a concluso acima? Simples! Basta f azer uma comparao de argumentos entre as outras cartas de Paulo. Observe:

De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestao de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual vos confirmar tambm at ao fim, para serdes irrepreensveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel Deus, pelo qual fostes chamados para a comunho de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor ( 1Co 1:7 -8). Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escndalo algum at ao dia de Cristo; Cheios dos frutos de justia, que so por Jesus Cristo, para glria e louvor de Deus ( Fl 1:10 -11). E o Deus de toda a graa, que em Cristo Jesus vos chamou sua eterna glria, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeioar, confirmar, fortificar e fortalecer. A ele seja a glria e o poderio para todo o sempre. Amm ( 1Pe 5:10 -11). E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso esprito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel o que vos chama, o qual tambm far ( 1Ts 5:23 -24).

Estes quatro versculos f oram selecionados por tratarem de um mesmo assunto: o zelo de Deus por aqueles que f oram alcanados por Cristo. certo que ao f alar da irrepreensibilidade alcanada em Cristo, Paulo quer destacar que a ao de Deus alcana o homem no todo (esprito, alma e corpo), e no por partes, como alguns consideram. Todos os versculos citados mantm integra a idia geral. Nada f alta aos cristos (nenhum dom), a no ser aguardarem a revelao de Cristo no grande dia. Mas, Cristo quem conf irma a irrepreensibilidade dos que crem, e no as aes dos cristos. Cristo h de

conf irmar a irrepreensibilidade dos cristos, pois Deus f iel ( 1Co 1:7 -8 ; 2Pe 1:3 ). O que produzimos (f rutos de justia), vem por meio de Cristo, e o que resta ao cristo somente aprovar as coisas excelentes ( Fl 1:10 -11). Deus quem aperf eioa, conf irma, f ortif ica e f ortalece o cristo, visto que, Ele quem chama a eterna glria. Em todos estes textos os apstolos no f az ref erncia aos elementos constitutivos do homem, mas ao homem como um todo. O elemento principal do versculo vem a seguir:

sejam plenamente conservados irrepreensveis a preocupao do apstolo Paulo era com a conservao de algo que os irmos j haviam recebido: a irrepreensibilidade.

Este versculo no se constitui num mandamento, como os anteriores: sejam irrepreensveis, antes uma intercesso ao Deus de paz. O apstolo intercede a Deus para que tudo que houvessem adquirido (alcanado) no f osse perdido pelos cristos, e aponta a f idelidade de Deus como garantia para a manuteno das bnos j adquiridas Fiel o que vos chama, o qual tambm o f ar. Deus havia convocado os cristos de Tessalnica e os manteria irrepreensveis at a vinda de Cristo. Este versculo apresenta um dos aspectos concernente ao resultado do novo nascimento, e por isso mesmo enf tico quanto ao todo. O todo ref ere-se ao homem como indivduo. Aqui, especif icamente, ref ere-se aos cristos tessalonicenses, e nenhum destes elementos: corpo, alma e esprito so considerados em separado quando se ref ere ao homem. O texto demonstra que o homem constitudo de trs elementos, e no dividido em trs partes. Tambm demonstra que na vinda de Cristo o homem tem que ser encontrado integro, irrepreensvel. Observe que o ser irrepreensvel no produto de uma luta incessante do homem. A irrepreensibilidade do cristo resultado da obra de Deus o qual tambm o far ( 1Ts 5:24 ). Deus o garantidor da condio recebida, e tambm aponta para o que Ele f ez anteriormente, a irrepreensibilidade. Deus quem f az o homem nascer de novo em Cristo irrepreensvel e poderoso para manter esta condio at o f im. Deus Deus de paz, ou seja, o homem pode descansar nele, visto que, tudo o que f izer estando em Cristo (servo da justia), pertence por direito ao seu Senhor. O tema acima conf irmado com estes versculos:

o qual vos confirmar tambm at ao fim, para serdes irrepreensveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel Deus, pelo qual fostes chamados ( 1Co 1:8 ); E esta a minha orao: que o vosso amor aumente, para que sejais sinceros, e inculpveis at o dia de Cristo ( Fl 1:10 ).

Nestas ref erncias, o apstolo Paulo apresenta o mesmo tema aos irmos de Corinto e de Filipenses. Em momento algum ele f az ref erencia a uma diviso entre corpo, alma e esprito. A ref erncia que Paulo f ez as partes constitutivas do homem f oi no intuito de que as partes representassem o todo. Observe que ao escrever a outras igrejas Paulo no se ref eriu aos irmos pelas partes constitutivas, mas pelo todo. Por no entenderem plenamente o que expe os versculos a cima, muitos acabam levantando vrias questes como as descritas abaixo que no est em sintonia plena e clara com os princpios bblicos. No h que se considerar de suma importncia saber ou entender as distines ou classif icaes com relao aos componentes imateriais do homem. Por que? No o entendimento que se tem a respeito da alma e do esprito do homem que nos tornar espirituais; no a f alta deste conhecimento que ns torna carnais. Todo entendimento ou compreenso da vida espiritual dado por Deus por meio de Cristo. O que af eta a vida espiritual a f alta de f e no a compreenso que temos a respeito do que alma e esprito. Basta nascermos de Deus por meio do evangelho de Cristo que nos tornamos espirituais, visto que o que nascido da carne carne e o que nascido do Esprito esprito. No se pode considerar que para entender ou ter vida espiritual necessrio f azer distino entre alma e esprito; que h aspectos pertinentes a alma e aspectos pertinentes ao esprito do homem que, se no entendermos estaro f adados a pender a espiritualidade ora para a alma, ou ora para a carne. Que para sermos espirituais devemos estar voltados para o nosso esprito; que para se alcanar a espiritualidade ou ser espiritual necessrio separar os elementos que Deus uniu para compor o homem e seguirmos intuitivamente as determinaes do esprito que est no homem interior, com o propsito de no andarmos no desejo da carne. No h e no possvel buscar quais so as f unes que desempenham a alma e o esprito; no se busca o que espiritual, pois a bblia no nos d este parmetro. A bblia nos diz o que ser carnal e o que ser espiritual, e isto tem a ver com a natureza do homem, e no com a sua prpria busca por espiritualidade. No a busca do homem pelo espiritual que o torna espiritual, mas sim o nascer de Deus. Se crermos que Jesus Cristo nos purif ica de todo pecado, recebemos poder para sermos f eitos f ilhos de Deus, e ento nos tornamos espirituais.

Potrebbero piacerti anche