Sei sulla pagina 1di 29

CURSO DE TORNEIRO MECNICO.

Cursos e Dicas para torneiros mecnicos, Fresadores, e profissionais do ramo. Encontre aqui tudo sobre torno, fresa, solda, maarico etc... Torne-se um excelente profissional.

Afiao de Ferramentas de Corte


Afiao de Ferramentas de Corte A qualidade e a quantidade do trabalho dependem essencialmente das condies de ataque das ferramentas. O estado do gume fator importante destas condies, e, por isso, as operaes de preparo da ferramenta, amolar ou afiar fazem parte do ofcio de torneiro.
A afiao das ferramentas de corte so processadas de duas maneiras:

Manual

Consiste em prepararmos a ferramenta manualmente num esmeril. O ataque ao material da ferramenta realiza-se com rebolos abrasivos. A ferramenta segura por ambas as mos ou por um suporte para ferramentas. Em seguida levada de encontro superfcie rotativa do rebolo e com movimentos de acordo com o perfil que se deseja obter (fig. 2.1).

Para afiar uma ferramenta partindo-se de um bits, por exemplo, apoia-se o bits sobre o dedo mdio da mo esquerda e faz-se leve presso com o indicador da mo direita.

Automtica

aquela realizada em mquinas especiais denominada retficas. A tcnica de afiar manualmente pessoal e seu sucesso depende da habilidade do operador.
a) Precaues de segurana na operao de afiar ferramentas

I) Usar culos de proteo ou outro dispositivo protetor de vista. II) Colocar a espera ou apoio perto da superfcie do rebolo para evitar que a ferramenta se prenda e com isso cause srios acidentes. III) No trabalhar com o rebolo solto ou frouxo. IV) Evitar que a ferramenta se aquea demasiadamente durante a esmerilhao. Esta operao depende de pacincia, exige cuidado e ateno. V) Dar presso atenuada ferramenta contra o rebolo. Grande presso causa rpido aquecimento, se no afetar a tmpera da ferramenta, poder concorrer, entretanto, para diminuir a durao de corte. O rpido aquecimento (caracterizado pela mudana de cor na rea em contato com o rebolo) produz ainda dilataes superficiais das quais resultam fendas no ao da ferramenta. Empregar rebolos limpos e retificados. VI) Utilizar pedras de afiar com granulao adequada e untadas de leo para remover as rebarbas produzidas pelo rebolo. A finalidade melhorar a qualidade de corte e concorrer para maior conservao do gume (fig. 2.2).

NOTA: Os ngulos do gume das ferramentas de corte so verificados com calibre para ponta de ferramentas ou escantilho, transferidor e verificador (fig. 2.3, 2.4 e 2.5)

Afiao de broca helicoidal

A afiao de brocas helicoidais processada de duas (2) maneiras:


a) Manualmente

conseguido segurando-se a broca firmemente com as duas mos, apoiando-se na mesa (encosto) do esmeril e movimentando-se o cabo com a ponta junto do rebolo (fig. 2.6).

b) Mecanicamente

Este processo o mais preciso, produz um acabamento e um ajustamento forma da broca muito mais perfeito do que o processo manual. Nesse processo usa-se um dispositivo que posiciona a broca segundo os ngulos desejados e, automtica ou semi - automaticamente faz avano da broca contra a face do rebolo e conseqentemente o deslocamento da ferramenta segundo uma gerao cnica (fig. 2.7).

A afiao da broca dever ser efetuada em duas etapas, uma para cada dorso. Durante a afiao deve-se dar broca um movimento tal que o rebolo corte o dorso da ponta, segundo a forma cnica da sua superfcie. Para se obter um bom desempenho das brocas durante a furao, necessrio que na sua preparao sejam observadas as indicaes tcnicas em funo do material da obra. O preparador (afiador) de ferramentas dever ter especial cuidado com as seguintes caractersticas da ferramenta: I) O esmerilhamento do fundo dos sulcos junto a crista da broca (fig. 2.8)

II) Os gumes principais que formam o ngulo da ponta, devem possuir igual inclinao relativamente ao eixo da broca (fig. 2.9)

III) As arestas de corte ou gumes principais com o mesmo comprimento (fig. 2.10)

VELOCIDADE LINEAR DE CORTE

Para definirmos Velocidade linear de corte, vamos tomar como base um carro de corrida que possui duas rodas grandes e duas pequenas. No final do percurso, ambas as rodas tero coberto a mesma distncia, mas bvio que para faz-lo a pequena dever ter dado muito mais voltas que a grande. Esse nmero de voltas dever ser calculado dividindo-se a distncia percorrida pela circunferncia da roda. Se por exemplo a distncia percorrida pelo carro for de 3141 metros, sendo o dimetro das rodas grandes igual a 1 metro e o das rodas pequenas, metro, o nmero de voltas para cada tipo de roda ser a distncia percorrida dividida pela circunferncia retificada

No final do percurso foi observado que ambas as rodas desenvolveram a mesma velocidade linear, porm, para atingir tal velocidade a roda menor deu o dobro de voltas da maior. Na tornearia, a velocidade de corte obedece ao mesmo princpio da velocidade linear. Sendo o dimetro da roda representado pelo dimetro da obra, e o espao percorrido, pelo nmero de metros ou ps por minuto que a ferramenta tem a cortar. Da se conclui que a velocidade de corte o espao percorrido por uma ferramenta para cortar certo material, em um tempo determinado (fig. 2.11).

Frmula

Fatores dos quais depende a velocidade de corte

a) Quanto mais resistente for o material a usinar, tanto menor ser a velocidade de corte. b) Quanto mais resistente e dura for a ferramenta, tanto maior ser a velocidade de corte. c) Quanto mais pesado o desbaste, isto , quanto maior o passe, tanto menor ser a velocidade de corte.

NOTA: A capacidade da mquina, o resfriamento, a afiao da ferramenta, a habilidade do operador etc. so elementos primordiais na determinao da velocidade de corte.

Unidade de medida

A unidade de medida utilizada para determinarmos a velocidade de corte expressa em METROS/min, ou PS/min. As rotaes por minuto da mquina (RPM) nos dada dividindo-se a velocidade de corte (VC) indicada na tabela, pela circunferncia retificada da pea (D . p) a ser torneada.

Assim temos a frmula

COLAR MICROMTRICO

um anel ou dial graduado existente no carro transversal e na espera com a finalidade de determinar e controlar a profundidade de corte (fig. 2.12). Entretanto, pode ser usado, para marcar um ponto de referncia no caso da ferramenta ter sido deslocada durante determinada operao e, principalmente, graduar a penetrao da ferramenta na operao de roscar.

Na periferia do colar h graduao com valores que variam de acordo com o passo do fuso, que pode ser em MILMETRO ou POLEGADA (fig. 2.13).

Nos trabalhos realizados no torno mecnico, na maioria das vezes utilizamos o colar micro - mtrico. Porm, para xito da operao faz-se necessrio que o colar esteja aferido e sem nenhuma folga no seu conjunto (porca e parafuso).

Formulrio

O passo do fuso representado pela letra P, o nmero de divises existente no colar N e o valor de cada diviso do colar V. Para encontrar o valor de cada diviso (V) divide-se o passo (P) pelo nmero de divises (N)

Penetrao da ferramenta utilizando o colar micromtrico

O operador (torneiro) tem que calcular quantas divises deve avanar no colar micromtrico para fazer penetrar a ferramenta ou deslocar a pea na medida desejada. Para isso ter que conhecer: a) A penetrao da ferramenta; b) O passo do parafuso do comando do carro transversal ou espera; e c) O nmero de divises do colar micromtrico.
A penetrao da ferramenta no material a usinar pode ser:

I) Axial quando o material usinado em relao a espessura ou comprimento. Frmula: Pa = E - e Pa = penetrao axial da E = espessura ou comprimento do material antes e = espessura ou comprimento do material depois do passe ferramenta do passe

II) Radial quando o material usinado em relao ao dimetro.

Pr = penetrao radial D = dimetro do material d = dimetro do material depois do passe

da antes

ferramenta do passe

Exemplo:

Quantos traos devemos deslocar no colar micromtrico para facear uma determinada pea de 200mm de material bruto para deix-la com 190mm de comprimento, sabendo-se que o colar possui 200 divises e o passo do parafuso da espera, 4mm?

Dados: E e N P=4
a) Clculo do valor de cada diviso do colar

= = =

200 190 200

b) Clculo da penetrao axial da ferramenta

Pa E - e 200mm-190mm 10mm

c) Clculo do nmero de traos a deslocar no colar

Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut

CURSO DE TORNEIRO MECNICO.


Cursos e Dicas para torneiros mecnicos, Fresadores, e profissionais do ramo. Encontre aqui tudo sobre torno, fresa, solda, maarico etc... Torne-se um excelente profissional.

Torneamento Cnico
Torneamento Cnico

O torneamento cnico externo e interno difere do torneamento paralelo apenas pela posio da pea ou direo do curso da ferramenta. O desbaste grosso e o alisamento realizam-se sob as mesmas condies e com as mesmas ferramentas que se empregam no torneamento cilndrico. No entanto, importante que a ferramenta esteja colocada rigorosamente na altura da linha de eixo para no alterar a forma do cone torneado. No torneamento cnico a ferramenta se desloca obliquamente ao eixo da pea.

Finalidade e emprego

As peas cnicas desempenham funes de grande importncia nos conjuntos ou dispositivos mecnicos. Os mesmos permitem um tipo de ajustagem cuja caracterstica especial de poder proporcionar enrgico aperto entre peas que devem ser montadas com certa frequncia. Os cones so utilizados principalmente, nas fixaes de ferramentas rotativas, como por exemplo: punhos de brocas, punhos de pontos usados em tornos, pontas de eixo da lanchas, confeces de machos, em conjuntos desmontveis como engrenagens montadas em eixos dos quais seja indispensvel rigorosa concentricidade.

Caractersticas fundamentais dos cones e troncos de cones

Os elementos caractersticos do torneamento cnico resumem-se em trs (3) pontos: a) Clculos referentes a conicidade ou b) Processo de preparo c) Processos de medio e fabricao de cones. dimenses do do torno; cone; e

NOTA: Para executar os clculos necessrios execuo do torneamento cnico preciso, pelo menos, trs (3) indicaes no desenho (fig. 2.14).

Mtodos de torneamentos cnicos

a) Inclinao da espera

Este o mtodo mais prtico e usado. Atravs dele, torneiam-se normalmente os cones curtos internos e externos com bastante inclinao. A inclinao igual metade da conicidade. Este mtodo s permite trabalhar com avano manual, onde aplicamos as seguintes frmulas para clculo da tg e .

b) Desvio do cabeote mvel

Atravs deste mtodo so construdos troncos de cones longos e de pequena inclinao.(fig.2.18-B).

Este mtodo se processa desviando o cabeote mvel. Permite trabalhar com avanos automticos e manuais. Neste tipo de torneamento so necessrias as seguintes condies:

I) A pea dever ser trabalhada entre pontos. II) S poder-se - fazer troncos de cones externos. III) Os troncos de cones tero que ser de pouca inclinao ou pouca conicidade. Este mtodo se processa desviando o cabeote mvel. Permite trabalhar com avanos automticos e manuais. Neste tipo de torneamento so necessrias as seguintes condies: I) A pea dever ser trabalhada entre pontos. II) S poder-se - fazer troncos de cones externos. III) Os troncos de cones tero que ser de pouca inclinao ou pouca conicidade.

OBSERVAO: No possvel usar este mtodo para construo de troncos de cones de muita conicidade, pois o deslocamento lateral limitado. Frmula prtica:

c) Copiador para cones

Este mtodo utilizado para confeco de cones e troncos de cones precisos, roscas e peas em srie. (fig. 2.18-C)

OBSERVAO: Este mtodo constri cones e troncos de cones precisos, externos e internos, elimina a necessidade de ajustar o contraponto e no interfere no uso do torno para o torneamento paralelo. Frmula prtica:

Quando D e d, em polegadas, e H, em ps, temos:

Os copiadores para cones podem ser simples ou telescpicos.

I) SIMPLES Quando precisamos us-lo necessrio desligar o avano transversal, o que se consegue desapertando o parafuso que prende a porca do fuso do carro transversal. II) TELESCPICO Difere do simples por possuir o parafuso telescpico transversal, que elimina a necessidade de desligar o avano transversal.

Fases de execuo para o torneamento cnico externo

a) Torneia-se o cilindro, at deix-lo no dimetro maior, levando em considerao o seu comprimento. b) Fixa-se a espera no ngulo de inclinao desejado do seguinte modo: c) Solta-se os parafusos de fixao da base giratria. d) Gira-se a espera no ngulo desejado, observando a graduao angular. e) Apertam-se os parafusos de fixao da espera. f) Consultar a tabela de velocidade de corte e determinar a RPM, considerando o dimetro maior do cone. g) Inicia-se o torneamento pelo extremo B da pea, com passes pequenos, girando a manivela da espera. O movimento dado a espera deve ser contnuo, o que possibilitar um melhor acabamento da pea.

Fases de execuo para o torneamento cnico interno

a) Torneia-se o cilindro internamente, deixando o furo no dimetro menor do cone, levando em considerao o comprimento do cone. b) Fixa-se a espera no ngulo de inclinao desejado. c) Inicia-se a operao pelo extremo B, no final da operao volta a ferramenta (A para B) sem dar profundidade, tal procedimento melhora o acabamento do cone. d) Frmula utilizada para o torneamento cnico pela inclinao da espera.

Exemplos: I) Um tronco de cone tem 25 cm de altura, o dimetro maior 70mm e o dimetro menor 50mm. Qual ser a inclinao? II) Qual a tangente de inclinao para confeccionarmos um cnico com as seguintes dimenses: D = 28mm, d = 23mm e H = 55mm? Consultando a TABELA TRIGONOMTRICA, tendo como base a coluna da tangente, veremos que o valor encontrado nos clculos acima (0,0454) corresponder a 2 graus e 40 minutos (2 40), esse ser o valor da inclinao a ser dada na espera.

Atravs desta frmula pode-se construir cones e troncos de cones de at 10 de inclinao, sem a necessidade de consultar a tabela trigonomtrica. Exemplos III) Calcular um cone a ser construdo pelo mtodo da inclinao da espera com as dimenses abaixo: D d H = 65 mm = = 43 27 mm mm

IV) Qual o valor da inclinao a ser dada na espera para construir um tronco de cone pela frmula prtica com os dados abaixo?

CURSO DE TORNEIRO MECNICO.


Cursos e Dicas para torneiros mecnicos, Fresadores, e profissionais do ramo. Encontre aqui tudo sobre torno, fresa, solda, maarico etc... Torne-se um excelente profissional.

Operao de Abrir Canaletes em Superfcies Cilndricas


Operao de Abrir Canaletes em Superfcies Cilndricas Esta operao tem como finalidade produzir sulcos paralelos ou cruzados em determinadas peas, com uma ferramenta denominada RECARTILHA.

Finalidade da recartilha

Preparar uma superfcie rugosa que possibilite segur-la com firmeza, tais como: boto de micrmetro, manpulos, etc. (fig. 2.18).

Os tipos de roletes ou roldanas mais utilizadas nas recartilhas so os de passos paralelos e cruzados (fig.2.19 e 2.20).

As roldanas ou roletes so classificadas de acordo com o passo dos canaletes desejado na pea (fig. 2.21).

Tabela para recartilhar

preciso levar em conta o material e as dimenses das peas, para se dar uma boa aparncia ao recartilhado. Eis uma pequena tabela para servir de parmetro para tal operao.

Fases de execuo: a) Tornear a pea deixando-a com o dimetro ligeiramente menor que a medida final; b) Prender a recartilha e centr-la de modo que fique perpendicular linha de eixo da pea; c) Consultar a tabela e determinar o avano e a rotao (RPM) a ser empregado; e d) Ligar o torno e iniciar a operao.

Observaes:

a) Usar querosene para remover todas as partculas do material proveniente do corte. b) Aps o corte, afaste a recartilha e limpe as aparas que ainda ficaram untadas aos canaletes.

Precaues de segurana

a) A pea deve estar bem fixada e, se possvel, entre pontos, a fim de evitar o perigo de soltar-se da placa e com isso a sua danificao e perda.b) Deve ser levada em considerao a dureza do material, que poder no ser apropriado para recartilhagem.

CURSO DE TORNEIRO MECNICO.


Cursos e Dicas para torneiros mecnicos, Fresadores, e profissionais do ramo. Encontre aqui tudo sobre torno, fresa, solda, maarico etc... Torne-se um excelente profissional.

Operao de Furar no Torno Mecnico


Operao de Furar no Torno Mecnico Furar no torno mecnico uma operao realizada com broca helicoidal no incio da usinagem tanto nas partes internas ou externas de peas em geral (fig. 2.22).

Esta operao pode ser realizada de trs maneiras:

Usando a broca presa no cabeote mvel

Coloca-se o mandril para brocas (bucha universal) no cone do mangote e em seguida prenda a broca pelo punho. Este processo o mais utilizado.

OBSERVAO: Se a broca possuir o punho cnico, basta introduzi-lo diretamente ao mangote, se for preciso usar bucha de reduo.

Usando a broca presa na placa

Centra-se a broca na placa caso possua punho cilndrico ou diretamente no furo da rvore se for de punho cnico, em seguida, prende-se a pea a ser furada no contraponto do cabeote mvel atravs do encosto ou no prprio carro transversal ou da espera (fig. 2.23 e 2.24).

Usando a broca presa no suporte para ferramentas de broquear

Coloca-se a broca no suporte, em seguida encosta-se um contraponto na extremidade da mesma com o objetivo de centr-la em relao ao furo de centro da pea. Para tal centragem faz-se necessrio a utilizao de calos, etc. NOTA:

Esta operao s admitida caso no exista mandril que calce a broca, neste caso a de punho cilndrico.

a) Preparao do torno mecnico para furao:

I) Determinar a rotao II) Limpar e lubrificar as guias do barramento.

atravs

da

tabela.

III) Aproximar o cabeote mvel de modo que a ponta da broca fique mais ou menos 10mm da pea a ser furada (fig. 2.26). IV) Fixar o cabeote mvel e ligar o torno mecnico V) iniciar a operao.
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut

CURSO DE TORNEIRO MECNICO.


Cursos e Dicas para torneiros mecnicos, Fresadores, e profissionais do ramo. Encontre aqui tudo sobre torno, fresa, solda, maarico etc... Torne-se um excelente profissional.

Operao de Torneamento com a Utilizao de Mandris


Operao de Torneamento com a Utilizao de Mandris
Mandril

O emprego do mandril no torno mecnico tem por finalidade obter o torneamento externo de peas concntricas em relao ao furo central j existente. Tais como polias, engrenagens, buchas e peas de fabricao em srie. Classificao dos Mandris:

a) Cilndrico

o mais empregado, o corpo principal entretanto no completamente cilndrico, apresentando de uma extremidade para outra, uma diferena de 0,2mm aproximadamente (fig. 2.26e 2.27)

Faz com que, em determinada posio, a pea fique solidamente presa, sem precisar de outro processo de fixao. Os mandris so, geralmente, temperados e retificados sob medidas certas. Para satisfazer aos diversos tamanhos de furos, a oficina de tornearia deve possuir uma srie completa de mandris, atendendo aos dimetros que, habitualmente so usados. Geralmente uma srie normal vai de 10 at 25 ou 32 milmetros, escalonados de meio milmetro. No sistema da polegada, pode comear com 3/8 e acabar com 1 , escalonamento igual a 1/32.

b) Expanso

Com a finalidade de reduzir o nmero de mandris necessrios e melhor atender a diversidade de tamanhos dos furos foi construdo o tipo de mandril ajustvel ou de expanso (fig. 2.28)

O mais simples desses mandris compe-se de duas peas:

1 -Corpo ligeiramente cnico; 2- Bucha, internamente cnica, externamente cilndrica, com fendas longitudinais, que deixam uma pequena margem nas extremidades. Conforme a localizao da bucha no corpo cnico, o seu dimetro externo aumenta ou diminui. As fendas da bucha permitem esta variao de dimetro sem que a bucha se rache (fig. 2.29).

c) Encosto com rosca de topo

Para torneamento de pequenas sries de peas idnticas emprega-se de preferncia o mandril de encosto. O respectivo corpo completamente cilndrico, de modo que as peas deslizam, sem folga sensvel, sobre ele. No fim da parte cilndrica h um ressalto faceado perpendicularmente ao corpo onde a pea apoiada. Na outra extremidade do mandril h uma rosca, com dimetro externo pouco menor do que o corpo, para exercer a presso lateral, por meio de porca e arruela, sobre as faces das peas colocadas. As faces da pea se encostam ao ressalto do mandril e, a presso necessria se far atravs de uma rosca de topo com porca e arruela que assim prendem a pea pelas faces.

d) O mandril de rosca

Emprega-se exclusivamente para tornear peas cujos furos j tm uma rosca pela qual uma parte externa tem que se orientar. A rosca do mandril serve apenas de guia e no exerce presso perifrica; a pea deve ser aparafusada sem folga sensvel. O encosto no fim da rosca proporciona pea o apoio necessrio para no fugir da presso de corte. Como esta presso apresenta tendncia para apertar a rosca direita quando o torno gira normalmente, a pea mantm-se firmemente na posio inicial .

OBSERVAO: Uma pea montada sobre mandril de rosca nunca deve ser torneada em sentido contrrio ao da rosca, pois provocar o afrouxamento da montagem.

Fixao de Peas no Mandril:

A pea montada no mandril precisa girar com ele e resistir presso do corte, por isso, deve ficar bem presa, o que se consegue das seguintes maneiras: I) Por meio de presso superficial O mandril, por ser ligeiramente cnico (cilndrico), fora o cubo da pea, sem no entanto ultrapassar o limite de elasticidade do material. A presso resultante entre a pea e o mandril faz com que a unio seja suficientemente firme para resistir ao momento de toro provocado pelo corte.

II) Por meio de presso facial O corpo do mandril serve apenas de guia para orientar a pea sem exercer presso perifrica.

III) Por meio de uma rosca Quando o furo da pea a ser trabalhada possui rosca, a pea aparafusada sobre a rosca do mandril, de modo que encoste no ressalto que se encontra no fim do faceado, perpendicularmente ao eixo

CURSO DE TORNEIRO MECNICO.


Cursos e Dicas para torneiros mecnicos, Fresadores, e profissionais do ramo. Encontre aqui tudo sobre torno, fresa, solda, maarico etc... Tornese um excelente profissional.

Introduo a funes bsicas do torno mecnico


Introduo O torno mecnico a mais importante das mquinas-ferramenta.

geralmente considerado como a mquina-ferramenta fundamental porque dela se tem derivado todas as outras mquinas e tambm porque pode executar maior nmero de obras do que qualquer outra mquina-ferramenta. O primeiro torno mecnico que se tem notcia foi feito na Frana por volta de 1740, sendo desconhecido o seu inventor (fig. 1.1). Era um pequeno torno de 4 a 5 polegadas de dimetro, j possua fuso para abrir roscas e era empregado na confeco de pequenas peas. Em 1797, Henry Mandslay, Ingls, construiu um pequeno torno mecnico para abrir roscas de 10 polegadas de dimetro, com fuso engrenado rvore.

Quando este torno foi construdo, a princpio era preciso um fuso diferente para cada passo de rosca que se quisesse abrir. Mais tarde, foi obtida a variao do passo por meio de engrenagens, permitindo este dispositivo, abrir roscas de mais de um passo, com um s fuso, no mesmo torno. Desta poca at a atual, os aperfeioamentos introduzidos, fizeram do torno, a mquina-ferramenta eficiente e engenhosa, com o auxlio da qual a indstria mecnica atingiu o desenvolvimento extraordinrio dos nossos dias.

Os tornos modernos apresentam inovaes na sua construo com o fim de aumentar a capacidade produtiva e a preciso das mquinas. Atualmente, com o aumento das exigncias de mercado e da concorrncia para a produo em srie, j se deixaram de lado os velhos e tradicionais tornos, substituindo-os, mesmo com sacrifcio, por tornos revlveres e automticos.

Potrebbero piacerti anche