Sei sulla pagina 1di 10

evoluo das placas de vdeo

Voodoo, GeForce, ATI Radeon Bem, a histria longa


1 62.016 visualizaes
http://nzn.me/a23

Por Andressa Xavier em 26 de Junho de 2009

Que tal utilizar computadores para jogar sem o auxlio de uma placa 3D? O que seria do PC sem a famosa placa de vdeo? Bem, eu no posso prever o futuro, mas acredito que a falta de uma visualizao tridimensional das coisas seria inaceitvel para o mundo dos video games. difcil imaginar a evoluo dos jogos sem o uso de peas que possibilitassem visuais em trs dimenses. por isso que o Baixaki decidiu mostrar aos usurios a evoluo das placas de vdeo para computadores. O espetculo das animaes grficas passou por uma transformao brutal ao longo do tempo, e "lendas" como a 3DFX Voodoo 3 merecem ser relembradas. Hoje em dia, a GPU (Graphics Processor Unit, ou unidade de processamento grfico) est mais ativa do que nunca.

O Comeo
Antigamente, a inovao. Hoje, o aprimoramento Antes de tudo, uma pequena base. Para quem ainda no sabe, a placa de vdeo o perifrico responsvel por gerar e enviar imagens para os monitores. Enquanto a GPU, a memria e outros componentes so encarregados de lidar com os dados a serem processados, os painis de sada (como a VGA Video Graphics Array, conhecida por sua tradicional cor azul e a DVI Digital Visual Interface, a sada digital) so os responsveis pela transmisso das imagens da placa tela. Algumas placas-me (em ingls, motherboards) contam com adaptadores de vdeo embutidos, mas o mais comum comprar uma placa separada e encaix-la no slot apropriado, seja ISA (obsoleto), PCI, AGP ou PCI Express. Neste especial, constam bons exemplos de placas de vdeo que se destacaram em suas respectivas pocas. A Pioneira Com o lanamento do primeiro IBM PC, foi criada tambm a primeira placa de vdeo. A espetacular IBM MDA Monochrome Display Adapter, ou adaptador

de vdeo monocromtico trabalhava apenas em modo texto, conseguindo exibir 25 linhas e 80 colunas de caracteres na tela... Em alta resoluo, claro.

Que Crysis que nada. Este monstro da informtica consegue mostrar imagens (na realidade, textos) em apenas uma cor e conta com a quantidade impressionante de 4 KB de memria de vdeo. Digite furiosamente e verifique se os caracteres aparecem com atraso no monitor. Somente assim para testar o potencial da MDA. O princpio da acelerao 2D S3 um nome que faz muitos gamers antigos tremerem nas bases. Pois, quando a fabricante de chips despontou com a S3 Trio, tudo mudou. Considerada por muitos como a primeira placa de vdeo propriamente dita, a S3 Trio fez estrago na dcada de 90. A inovao, aqui, a reunio de trs componentes bsicos utilizados por fabricantes de placas de vdeo: a GPU, o RAMDAC (que converte os sinais digitais dos chips para sinais analgicos do monitor) e o gerador de frequncia. Trs diferentes verses da S3 Trio marcaram presena nessa poca juntamente com os chips Mach8, Mach32 e Mach64 da ATI.

Que venha o 3D
O destino inevitvel das placas de vdeo

"ViRGE Maria!" Que grficos assustadores, hein? exatamente este um dos nomes que simboliza a chegada dos visuais em trs dimenses ao PC: S3 ViRGE. 1995 foi o ano, S3 foi a fabricante. Os fs de realidade virtual ficaram abismados com o lanamento da srie ViRGE, tanto que o mercado de placas foi dominado pela companhia por um bom tempo.

Contando com 4 MB de memria onboard e com uma frequncia de memria de at 66 MHz, a ViRGE despontou com uma srie de funcionalidades interessantes: filtro de texturas Bilinear e Trilinear, Alpha Blending, mapeamento MIP, mapeamento de texturas de vdeo, Z-Buffering... Se isso grego para voc, basta saber que as inovaes so muitas e causaram um forte impacto na indstria. O curioso que, mesmo com todas essas propriedades avanadas, as placas ViRGE causavam constrangimento em muitos usurios. Reaes do tipo "virge santo, o PC est muito lento!" eram comuns, pois a CPU, algumas vezes, conseguia fazer muito melhor do que as placas da S3. Um nico atrativo continuava recebendo a ateno dos consumidores: o preo. Chega a NVIDIA, mas sem muita expresso

Desde os primrdios da revoluo 3D, a NVIDIA mostrou sua capacidade. A S3 ViRGE mal aparece e surge a NV1, uma concorrente de peso. O processamento grfico 2D/3D desta placa baseado em superfcies quadrangulares o mais comum o uso de polgonos triangulares e conta com um processador de som de 32 canais. Uma das peculiaridades da NV1 a porta compatvel com o video game SEGA Saturn, mas isso no evitou o fracasso da placa. A concorrncia superou a NVIDIA nessa fase da evoluo 3D, pois, mesmo com um desempenho relativamente bom, a NV1 e os seus estranhos polgonos quadrangulares custavam caro. Uma possvel NV2 (no caso, compatvel com o Dreamcast) ficou apenas nos planos da companhia. A fria da ATI Este especial mesmo ideal para trocadilhos. Um dos marcos da evoluo das placas de vdeo foi que, muito antes da associao "ntima" entre os nomes Radeon e ATI, a fabricante canadense lanou a linha Rage (em portugus, fria). Novamente, 1995 foi o ano.

A primeira linha da srie Rage no foi muito promissora, mas a Rage II... 8 MB de memria SDRAM, 64-bit e 60 MHz de clock. Tudo isso com suporte a execuo de DVD. Com isso, o desempenho foi melhorado consideravelmente, destacando a ATI na briga pelo mercado. Quake, uma possvel arma contra os concorrentes A empresa Rendition foi outra que apareceu no meio da dcada de 90 para entrar no mercado de placas de vdeo. O VQuake, uma verso especial do jogo da id Software criada por John Carmack (id Software) e pela prpria Rendition, foi concebido especialmente para o chipset Verite 1000, lanado em 1996.

Programar para esta placa no foi nada fcil. E contemplar visuais 2D atravs de um desempenho deplorvel tambm no contribuiu nada para o sucesso da Verite 1000. Por fim, nem mesmo os tiroteios de Quake conseguiram vencer a concorrncia. E quem no se lembra da srie Voodoo? A ascenso da 3DFX foi rpida e avassaladora. Em 1996, a Voodoo 1 balanou os pilares do processamento grfico com um desempenho 3D simplesmente espetacular. Em contrapartida, a placa no apresentava nenhuma funcionalidade 2D, o que exigia que o consumidor comprasse mais de uma placa caso optasse pela Voodoo 1.

Sim, isso um tanto ruim, mas para os gamers hardcore, o custo valia a pena. E muito. Diversos ttulos mostraram o potencial da primeira Voodoo e fizeram com que os concorrentes apenas assistissem o sucesso da placa, embasbacados. A srie no durou muito, mas causou estrago. Bem, eu mesmo (Ricardo Fadel) pude testar uma Voodoo 3 3000 alguns anos atrs, e foi uma experincia chocante. Matrix? No, Matrox Pelo jeito os canadenses levam jeito para a fabricao de placas de vdeo. A Matrox comeou em 1978, mas s ganhou destaque na dcada de 90. Como de praxe, o primeiro modelo (G100) no brilhou muito, mas abriu alas para a G200, uma placa muito interessante.

Acelerao 3D atravs de 85 MHz de clock, 64-bit, suporte execuo de DVD e MPEG 1/2 e um bom limite de memria onboard: 16 MB. Muitos aclamaram a qualidade da imagem reproduzida atravs da G200. Contras? Levemente mais devagar que as concorrentes, baixo desempenho OpenGL e um fraco suporte a drivers estveis. Os primrdios da to criticada GMA Graphics Media Accelerator. Trs palavras que formam um verdadeiro pesadelo para vrios usurios. Bem, a m fama da Intel no mercado de placas de vdeo (pois no ramo de processadores centrais a companhia sempre foi forte) tem uma raiz profunda.

Em 1998, foi lanada a i740. A placa apareceu discretamente no mercado 3D e, para a tristeza de muitos, no fez sucesso. Com uma taxa de vendas muito baixa e um desempenho, a primeira placa de vdeo da Intel apenas principiou os resultados ruins que acompanhamos com as atuais GMA. A "fora G"

A chegada da GeForce 256 (ou NV10) foi brutal. A nova arquitetura da placa acabou com a concorrncia atravs de uma enxurrada de funcionalidades inovadoras. Exemplos? Que tal o mapeamento de ambientes para a criao de reflexos em tempo real? No preciso dizer que, at os dias de hoje, o nome GeForce j desperta o interesse mesmo de pessoas que no conhecem muito sobre informtica. Ponto para a NVIDIA, que atualmente briga de frente com a ATI (comprada pela AMD). A NV10 abriu alas para placas que muitos usurios usam at hoje. Diversas lan houses adotaram a GeForce 2 e a GeForce 4 especialmente a aclamada MX 440 para os slots AGP 8X em seus computadores para que os jogadores se divertissem sem problemas com Counter-Strike e outros ttulos de renome. E a ATI no preo Tchau Rage, oi Radeon. Na realidade, foi a R100 quem iniciou a srie que se estende at a atualidade. Variando de 32 MB a 64 MB de memria DDR, difcil achar algum que esteja arrependido de comprar uma R100.

Foi uma jogada muito boa da ATI. E bem a tempo, diga-se de passagem. Uma das poucas placas que deixaram a desejar (talvez pelo preo extremamente acessvel) foi a Radeon 7000 VE, que apresenta uma reduo considervel de desempenho em comparao com as demais. curioso saber que a R100 s virou Radeon 7200 quando a Radeon 8500 apareceu no mercado. Foi somente ento que a ATI resolveu mudar o nome das antigas placas, aplicando o termo Radeon. De qualquer maneira, o que importa que a briga entre ATI e NVIDIA comeou a pegar fogo em 2000... E ningum sabe quando ela vai acabar.

Constante evoluo
Exagero ou realidade? O fim desta histria o seguinte: no tem fim. Como diversas reas da tecnologia, as placas de vdeo tendem a evoluir sem parar, pois os engenheiros e tecnlogos buscam cada vez mais potncia, desempenho e qualidade grfica na exibio de animaes visuais. Espero que voc tenha gostado do breve agrupamento histrico de placas que constam neste especial. claro que alguns nomes ficaram de fora (como a Trident, famosa por tentar entrar no mercado com placas relativamente simples), mas o essencial conhecer um pouco da saga desse componente fundamental dos computadores.

Atualmente, a situao bastante convidativa para os fs de tecnologia. Os consumidores esto se dando bem com a briga eterna entre ATI e NVIDIA (confira aqui uma das notcias do Baixaki Jogos sobre o assunto), pois placas cada vez mais fantsticas surgem a preos cada vez mais baixos. No Brasil, a realidade no to interessante assim, mas isso no impede os gamers brasileiros de adquirirem o melhor da tecnologia, no mesmo?

Leia mais em:http://www.tecmundo.com.br/historia/2314-a-evolucao-dasplacas-de-video.htm#ixzz2uMklC9pF

Potrebbero piacerti anche