Sei sulla pagina 1di 48

SUMRIO

1. INTRODUO .......................................................................................................... 6 2. JUVENTUDES E MERCADO DE TRABALHO ...................................................... 11 2.1 Juventudes ............................................................................................................. 11 2.2 Juventude e o mundo do trabalho ......................................................................... 16 3. METODOLOGIA ....................................................................................................... 20 4. A AVALIAO DO PROGRAMA DE ESTGIO DE ESTUDANTES OFERECIDO PELA PBH .......................................................................................... 25 5. CONCLUSO ............................................................................................................ 44 6. REFERNCIAS .......................................................................................................... 50

1. INTRODUO Em um momento histrico em que ocorrem no pas grandes transformaes sociais e econmicas, o mercado demanda por recursos humanos e prev-se um apago de mo-de-obra. Neste contexto, os jovens que iniciam suas vidas profissionais tm o mundo do trabalho a desvendar. O estgio se inclui entre as alternativas que os jovens podem encontrar para se inserirem no mercado de trabalho e tomar contato com as normas, leis, comportamentos, organizaes e tantos outros elementos do mundo do trabalho. A prtica do estgio ocupa importante papel no atual panorama do mercado de trabalho para estudantes, organizaes pblicas e privadas e instituies de ensino. Tendo em vista a importncia deste fenmeno no mbito de nossa sociedade, este trabalho se consiste em uma investigao a respeito da percepo de ex-estagirios do programa de estgios da Prefeitura de Belo Horizonte acerca das contribuies de suas experincias de estgio para sua insero no mercado de trabalho. Segundo PERELL (1998), o fenmeno estgio envolve uma srie de atores e organizaes e no h como se perder de vista a relevncia do estgio para a sociedade e sua importncia formativa para o estudante, futuro profissional: O estgio entendido como a transio da escola para o mercado de trabalho, ou seja, a passagem do saber sobre para o saber fazer, em que aprendizagens significativas seriam vivenciadas dentro de um processo que envolve ao, pensamento, sentimento e posicionamento pessoal. (PERELL, 1998). a partir da prtica do estgio que o estudante toma contato com a realidade cotidiana do trabalho, se insere nas redes sociais inerentes ao trabalho humano, pe em prtica e aprimora seus conhecimentos adquiridos em seu histrico escolar, inicia seu processo de desenvolvimento profissional e obtm desenvolvimento pessoal e social. Pesquisa aponta que jovens que realizaram estgio na Administrao Pblica do estado de So Paulo declaram, aps o estgio, interesse pela continuidade dos estudos, interesse no ingresso no ensino superior, a procura de cursos profissionalizantes e de lnguas e relataram que o estgio exerceu influncia na escolha da rea profissional. (MADEIRA, 2004) As organizaes que recebem estagirios, alm da possibilidade de contar com um colaborador, na maioria das vezes, altamente motivado, tem a oportunidade de entrar em contato com o qu de mais atual tem sido debatido no mundo acadmico e cientfico e tem ainda a possibilidade de qualificar um potencial empregado. (CARVALHO, 2009)

Para as instituies de ensino, o interesse para com o estgio se relaciona com a possibilidade de, a partir do acompanhamento da dinmica do mundo do trabalho encontrada pelos estudantes, repensar a grade curricular de seus cursos, enfatizar determinados aspectos da formao relacionados s atuais exigncias feitas aos seus estudantes, sendo que ainda por meio do estgio que os estudantes conseguem completar sua formao executando a carga horria prtica de seus cursos. Em 2009, o Decreto Municipal 13.537 de 30 de Maro, implementou grande avano na garantia da atividade de estgio por parte da Prefeitura de Belo Horizonte. Neste decreto, foi institudo o Programa de Desenvolvimento do Estgio de Estudantes PDEE que regula a prtica do estgio na Administrao Pblica Direta e Indireta no municpio de Belo Horizonte. De acordo com Art. 1 deste decreto o Programa de Desenvolvimento do Estgio de Estudantes tem por objetivo a complementao educacional e o estabelecimento de vnculo educativo-profissionalizante, supervisionado e desenvolvido como parte do projeto pedaggico e do itinerrio formativo do educando, e se destina aos alunos que estejam frequentando o ensino regular em instituies pblicas ou privadas de educao superior, de educao profissional, de ensino mdio, de educao especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educao de jovens e adultos, pblicas ou reconhecidas pelo Ministrio da Educao MEC. (DECRETO MUNICIPAL, 2009) Este Decreto Municipal foi institudo em conformidade com a Lei de Estgio Federal N 11.788, de 25 de Setembro de 2008, que passou a garantir aos estagirios a obrigatoriedade da concesso de bolsa e de auxlio-transporte nos estgios no obrigatrios, regulamentou a carga horria e a durao permita para cumprimento do estgio, o recesso de 30 dias para estgios que tenham durao igual ou superior a 1 ano, garantiu carga horria de estgio reduzida em perodos de avaliao escolar, alm de assegurar em lei percentual de vagas para pessoas portadoras de deficincia. A Lei obriga ainda o acompanhamento de matrcula e frequncia dos estagirios e superviso das atividades desenvolvidas pelos estagirios oferecida pela instituio de ensino e pela instituio concedente do estgio. O Programa de Desenvolvimento de Estgio de Estudantes/PDEE funciona na Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Gerncia de Desenvolvimento de Estgio/GEDESE na Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos/SMARH. Esta uma gerncia de 3 nvel, que tem a Gerncia de Planejamento e Acompanhamento de Recursos Humanos como superior hierrquica.

A principal competncia da GEDESE est relacionada a manuteno, reposio e acompanhamento de estagirios nas unidades que solicitam estudantes para o desenvolvimento de atividades em suas instalaes. Neste sentido, a gerncia trabalha de um lado com um banco de inscries de pessoas interessadas na oportunidade de fazer estgio na prefeitura, e por outro com as solicitaes de estagirios das diversas unidades da PBH, alm de fazer o acompanhamento do estagirio admitido. Acessando o banco de inscries, a GEDESE faz encaminhamento para entrevista dos candidatos a estgio. As entrevistas de seleo ocorrem no prprio local onde sero desenvolvidas as atividades de estgio e so realizadas pelo gerente ou supervisor do possvel estagirio. Aprovado no momento da entrevista de seleo o estagirio inicia o estgio na PBH fazendo jus a uma bolsa de complementao educacional de R$370, se estudante de ensino mdio, e R$420 se estudante de ensino superior, alm do valor referente a valetransporte para o deslocamento residncia - local de estgio. So ainda competncias da Gerncia de Desenvolvimento de Estgio, segundo a Instruo Normativa N002/2009 da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos:
Colaborar no planejamento e na coordenao dos programas, projetos e atividades relacionados ao Programa de Desenvolvimento do Estgio de Estudantes de nvel mdio e superior na Administrao direta do Poder Executivo; supervisionar e executar os procedimentos administrativos pertinentes contratao, transferncia, avaliao e desligamento de estagirios lotados nos rgos da Administrao direta do Poder Executivo; elaborar e submeter apreciao superior relatrios estatsticos gerenciais peridicos das atividades desenvolvidas no PDEE; colaborar na definio dos indicadores, metas e avaliao de desempenho dos Estagirios no PDEE; desempenhar as demais competncias que lhe so atribudas no art. 13 do Decreto n 13.537/09; coordenar e promover a interlocuo entre as unidades que participam do PDEE; selecionar estagirios para projetos especficos; elaborar o programa do Curso de Insero Institucional e ministr-lo a todos os estagirios iniciantes; desenvolver a avaliao de desempenho dos Estagirios no PDEE, monitorando o processo de avaliao semestral e final do estagirio; manter a guarda, organizao e controle dos documentos produzidos na execuo do PDEE, observando a Tabela de Temporalidade de Documentos de Arquivo da PBH com relao aos prazos de guarda e a destinao dos mesmos; atualizar o registro dos estagirios aps resciso, desligamento ou transferncia de lotao dos mesmos; enviar instituio de ensino, com periodicidade mnima de 06 (seis) meses, o Relatrio Semestral de Avaliao das Atividades do Estgio. Este relatrio dever ser encaminhado instituio de ensino pelo prprio estagirio; confeccionar termo de realizao final do estgio, contendo o perodo do estgio, o nome do supervisor, o resumo das atividades desenvolvidas e o desempenho do estagirio, a ser encaminhado instituio de ensino pelo prprio estagirio.

A GEDESE desempenha, assim, atividade de assessoria s unidades da PBH que recebem estagirios, devendo: dar encaminhamentos administrativos relativos documentao dos estudantes; fazer o acompanhamento da frequncia escolar e da avaliao de desempenho dos estagirios e prestar suporte aos supervisores que fazem o acompanhamento cotidiano dos estagirios em seus locais de atuao. Esta gerncia deve desenvolver ainda o trabalho de acompanhamento funcional dos estagirios por meio de atendimentos e/ou reunies demandadas por estagirios ou gerentes. O acompanhamento funcional do estagirio em geral acontece a partir de demanda e trata de situaes de mediao de conflitos entre gerentes e estagirios, como situaes de assdio moral, necessidade de movimentao do estagirio em funo de no adequao s atividades da gerncia para onde foi designado, acompanhamento de estagirios com deficincia, alm de fazer encaminhamento dos estagirios para a rede de servios da PBH, como servios de qualificao profissional, emprego, atendimentos da Poltica de Assistncia Social e da Poltica de Sade. tambm a Gerncia de Desenvolvimento de Estgio que deve organizar o curso de insero dos estagirios, momento no qual apresentada a estrutura organizacional da PBH aos estudantes, so repassados os direitos e deveres dos estagirios, os estudantes so orientados quanto a postura profissional que devero desempenhar nos locais de estgio e so informados quanto ao fluxo de documentos, como folha de ponto, avaliao, declaraes de frequncia escolar e etc. O dia do curso de insero considerado o primeiro dia de estgio dos estudantes, sendo que o segundo dia de contrato de estgio se d na unidade de lotao do estagirio, onde ele dever ser recebido e orientado por seu supervisor de estgio. O supervisor de estgio, agente de grande importncia no desenvolvimento dos estgios, tem as seguintes competncias, de acordo com a Instruo Normativa:
monitorar o estagirio, observando a adequada correlao entre as atividades desenvolvidas pelo educando, as previstas no plano de atividades do estgio e a sua rea de formao; colaborar no desenvolvimento educativoprofissionalizante do estagirio, prestando-lhe os esclarecimentos necessrios ao desenvolvimento do seu programa de estgio; orientar e esclarecer o estagirio quanto s normas internas da Administrao Pblica municipal e a conduta que lhe exigida durante o perodo de estgio; contatar a GEDESE ou a Gerncia de Recursos Humanos do rgo ao qual se vincular para dirimir quaisquer dvidas sobre o estgio e comunicar prontamente quaisquer fatos que interfiram no desenvolvimento normal das atividades do estagirio sob sua responsabilidade; participar do processo de seleo do estagirio, mediante designao da GEDESE; promover as avaliaes semestral e final do estagirio durante a vigncia do contrato, conforme as instrues da GEDESE; fazer o controle das horas semanais de estgio e da assinatura de frequncia do estagirio; encaminhar a freqncia do estagirio Gerncia de Recursos Humanos do rgo ao qual se vincular; autorizar, por escrito, casos

10

de compensao de horrio no estagiado; desempenhar as demais competncias que lhe so atribudas no art. 12 do Decreto n 13.537/09.

Le Boterf (1999 apud BRANDO, 2008) comenta que qualquer situao de trabalho pode tornar-se uma oportunidade de aprendizagem medida que constitui um objeto de anlise, um momento de reflexo, de ao e de profissionalizao. Neste sentido, esperado que o supervisor de estgio faa a mediao entre o estudante e mundo do trabalho, sendo assim um facilitador e potencializador da experincia de estgio para o estudante. Alm do supervisor da PBH, exigido que o estagirio conte com superviso em sua instituio de ensino oferecida por seu professor. Para a Lei Federal, o estgio
ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparao para o trabalho produtivo de educandos(...); faz parte do projeto pedaggico do curso, alm de integrar o itinerrio formativo do educando; (...) visa ao aprendizado de competncias prprias da atividade profissional e contextualizao curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidad e para o trabalho. (LEI FEDERAL, 2008)

No horizonte desta pesquisa do estgio na PBH foram consideradas como pano de fundo terico e contextual, as discusses sobre a relao educao e mercado de trabalho, os altos e constantes ndices de desemprego entre jovens, as caractersticas desta faixa etria do ponto de vista do desenvolvimento e do ponto de vista do mercado de trabalho e ainda o carter plural e desigual da juventude.
Em um contexto em que a juventude surge de forma mltipla como questo social relevante seja pelos problemas que vivencia, seja pelas potencialidades de realizaes futuras, seja ainda pelo que h de genuinamente rico nesse momento do ciclo da vida cabe pensar os desafios que se apresentam para a sociedade brasileira em termos de ateno aos jovens. (IPEA, 2008)

Em seguida, fez-se um estudo de caso, consistente de uma anlise do Programa de Desenvolvimento do Estgio de Estudantes da Prefeitura de Belo Horizonte. Para tanto, realizou-se pesquisa quantitativa junto a ex-estagirios, buscando identificar sua percepo quanto influncia da prtica de estgio na PBH para sua atual situao no mercado de trabalho.

11

2. JUVENTUDES E MERCADO DE TRABALHO 2.1. Juventudes Em um contexto histrico em que se observa um crescimento da populao jovem - o que significa um aumento relativo da populao em idade ativa e a possibilidade de efeitos positivos sobre a dinmica do desenvolvimento socioeconmico do pas se faz necessrio que as polticas pblicas se atentem para esta onda jovem e invistam no sentido de garantir bem-estar e cidadania juventude. A poltica de emprego, qualificao e renda, ao lado de sade e educao, mais frequentemente pautou as aes pblicas voltadas para a juventude, no Brasil e no mundo - (IPEA, 2008).

Grfico 1. Distribuio percentual da populao de crianas, adolescentes e jovens, segundo os grupos de idade / Brasil 1999/2009

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio (PNAD) indica que o Brasil tinha um total de quase 80 milhes de crianas, adolescentes e jovens at 24 anos em 2009 cerca de 41,8% do total da populao, sendo que somam 17,4% do total de brasileiros aqueles entre 15 e 24 anos conforme Tabela 1. As famlias que tinham pelo menos um membro na

12

faixa etria de 0 a 24 anos representavam, em 2009, 2/3 das famlias brasileiras. Devido a este contingente populacional o Brasil considerado essencialmente jovem. (IBGE, 2010)

Tabela 1.

Analisando, porm, a condio de vida dos jovens brasileiros, as concluses no so animadoras, apesar dos muitos avanos conquistados na ltima dcada.
No Brasil, usual a distribuio das famlias por classes de rendimento familiar per capita, sendo aquelas com rendimento de at e at salrio mnimo, considerando todas as fontes, alvos prioritrios de diversas polticas sociais. Atualmente, cerca de 13% das famlias com membros at 17 anos de idade encontram-se situados no primeiro grupo de rendimento e 6,2% no segundo. So 4,3 milhes de famlias que viviam mensalmente com cerca de R$ 116,00 per capita ( salrio mnimo de 2009). (...) Tomando-se a informao de renda de forma individualizada, 19,3% das crianas, adolescentes e jovens at 17 anos de idade no Brasil viviam com at salrio mnimo, em 2009, e 45,6%, com at salrio mnimo per capita. (IBGE, 2010)

13

Grfico 2. Pessoas de 0 a 17 anos de idade com rendimento familiar per capita de at e mais de a salrio mnimo, segundo a as Grandes Regies - 2009

Com relao violncia urbana, as estatsticas tambm so alarmantes se focamos o pblico jovem. Segundo IPEA (2008), a violncia cotidiana que acontece no pas hoje cometida por jovens contra jovens, em geral, jovens do sexo masculino, pobres e nobrancos, com poucos anos de escolaridade, que vivem nas reas mais carentes das grandes cidades brasileiras. A faixa etria entre 15 e 29 anos considera de alto risco, pois neste perodo em que se observam as mais altas taxas de mortalidade por causas externas (que engloba assassinatos por arma de fogo e acidentes de trnsito). No que se refere infeco por DSTs, 30% dos casos notificados de Aids correspondem populao entre 15 e 29 anos. (IPEA, 2008)
Nesse sentido, preocupante a falta de investimento na juventude evidenciada por fenmenos como as altas taxas de evaso escolar, as escassas oportunidades no mundo do trabalho, os ndices alarmantes de vitimizao letal juvenil ou a dinmica de reproduo de desigualdades centenrias entre as novas geraes, sugerindo que o pas no est tirando o melhor proveito do bnus demogrfico que a sua onda jovem possibilita. (IPEA, 2008)

Na perspectiva de buscar compreender melhor a populao jovem para se trabalhar de maneira mais adequada com esse pblico sero abordados em seguida alguns pontos de vista sobre a juventude. Embora no haja uniformidade quanto aos limites etrios que delimitam a juventude, ela situada entre 15 e 24 anos, de acordo com o IBGE, sendo que so considerados adolescentes aqueles entre 10 e 19 anos, como sugere a Organizao Mundial de Sade. (ROMANELLI, 2002)

14

Nesta discusso, ser abordado de maneira especial o conceito de adolescncia, pois h a constatao que majoritrio o pblico desta faixa etria entre os ex-estagirios de nvel mdio da Prefeitura de Belo Horizonte. A ideia de adolescncia tal como se concebe atualmente relativamente nova. At o sculo XVII no havia diferenciao entre infncia e adolescncia, a infncia tinha um longo perodo de durao e desembocava logo na vida adulta (LOUREIRO, 2004). Segundo Aris (apud LOUREIRO, 2004) no ps-primeira guerra mundial que surge a preocupao com os jovens e a adolescncia passa a ser tema de discusso de estudiosos de vrias reas. Segundo LOUREIRO (2004),
A adolescncia considerada um perodo de desenvolvimento humano que se inicia na puberdade e se estende at a fase adulta. Caracteriza-se, principalmente, por ser um perodo de grandes mudanas e amadurecimento de funes e capacidades como, por exemplo, as sexuais, intelectuais, mudana nos interesses, atitudes e formas de perceber e de se relacionar consigo mesmo e com os outros.

Segundo ERIKSON (1976), neste perodo que se estabelece de forma determinante a identidade do jovem. Este processo, segundo Erikson, se d quando o jovem consegue somar suas experincias atuais com as anteriores, fazendo um projeto consciente de futuro. Neste sentido, nesta fase que se inicia o estabelecimento de projetos de vida, j que a preocupao com o futuro passa a ocupar lugar importante na vida do jovem. A adolescncia abrange aspectos psicolgicos, scio-cultuais, mudanas fsicas, relacionadas puberdade e, apesar de algumas referncias, no tem um perodo exato de abrangncia. A oscilao nesses limites deve-se ao fato de que o critrio etrio no pode ser tomado isoladamente para caracterizar essa fase. (ERICKSON, 1976; LOUREIRO, 2004; ROMANELLI, 2002) A identidade buscada pelos adolescentes neste perodo da vida parte de um processo psicolgico que reflete processos sociais, mas tambm pode ser concebida como um processo social que reflete processos psicolgicos. primordial ressaltar, portanto, a enorme diversidade existente entre as juventudes, haja vista a variedade de realidades sociais e histricas encontradas pelos jovens. Para citar alguns determinantes sociais da juventude, pode-se dizer que os jovens se diferenciam quanto a gnero, raa/etnia, orientao sexual, regionalidade, aspectos socioeconmicos, meio urbano e rural, entre outros aspectos. (DAYRELL, 2008)
O que adolescncia nos remete a relaes incluindo as de raa, gnero, classe social, orientao sexual, etc. (...) Sendo assim, ao desconstruir uma

15

noo nica de adolescncia, mascarada pela pretenso de neutralidade, o que encontramos a presena de uma srie de diferenas, que foram tratadas como meras contingncias e que em realidade so constitutivas das identidades de todos ns. (MAYORGA, 2006)

Desta maneira, tornou-se usual empregar a expresso juventudes para enfatizar que, apesar de constiturem um grupo etrio que partilha experincias semelhantes, percebe-se uma pluralidade de situaes que confere diversidade s demandas e necessidades dos jovens. (IPEA, 2008) Note-se, por exemplo, que os jovens pobres so majoritariamente no-brancos (70,3%), enquanto os jovens brancos constituem 77,7% dos no-pobres embora a distribuio dos jovens brasileiros entre os grupos branco e no-branco seja de 47,1% e 52,9%, respectivamente. (IPEA, 2008) Quando se leva em conta o gnero dos jovens tambm peculiar a insero no mercado de trabalho de homens e mulheres. A proporo de jovens mulheres que no estudam nem trabalham crescente de acordo com a faixa etria, passando de 12,0% entre as jovens de 15 a 17 anos a 31,8% e 32,6% entre aquelas de 18 a 24 e de 25 a 29 anos, respectivamente, conforme tabela 2 a seguir. (IPEA, 2008)
As desigualdades entre os jovens do sexo masculino e do feminino, de todas as faixas etrias, no que diz respeito condio de atividade e de estudo refletem, de um lado, a manuteno dos papis tradicionais de gnero. Cabe aos homens, por mais jovens que sejam, trabalhar para garantir a subsistncia da famlia da o fato de procurarem mais cedo o mundo do trabalho ou permanecerem na inatividade (estudando ou no) quando no so chefes de domiclio. (IPEA, 2008)

Conjugadas as duas variveis raa e gnero se constata ainda maior situao de vulnerabilidade para as jovens negras, pois com a mesma qualificao e escolaridade, negros recebem em mdia quase a metade do salrio pago aos brancos, e as mulheres negras, at metade da remunerao dos trabalhadores negros. (RODARTE ET AL, 2009; SILVA, 2008)

16
Tabela 2.

Neste sentido, se h um componente geracional que permite definir a juventude pelo que h de especfico sua condio, importante considerar que esta fase da vida experienciada de forma diversificada e desigual entre os jovens de acordo com suas situaes socioeconmicas especficas e com os padres de discriminao e preconceito vigentes, que repercutem sobre as oportunidades efetivamente disponveis a cada um. (IPEA, 2008) 2.2 Juventude e o mundo do trabalho Como enfatizado na seo anterior, o desenvolvimento humano pelo qual passa o adolescente envolve o estabelecimento de sua identidade, e est relacionado a processos sociais e psicolgicos. Esse desenvolvimento tem uma importante dimenso pessoal, que se refere a capacidade do jovem de compreender suas experincias vividas at a adolescncia; e a dimenso coletiva, tambm determinante, que se amplia na medida em que o jovem se insere nos grupos e nos segmentos sociais. Nessa dimenso coletiva que o jovem tomar contato com o trabalho, com as redes sociais inerentes a ele, inicia seu processo de desenvolvimento profissional e obtm considervel desenvolvimento pessoal.
Diferente dos animais, que se adaptam natureza, os homens tm que fazer o contrrio, eles adaptam a natureza a si. O ato de agir sobre a natureza, adaptando-a s necessidades humanas, o que conhecemos pelo nome de trabalho. Por isto podemos dizer que o trabalho define a essncia humana. Portanto, o homem, para continuar existindo, precisa estar continuamente

17

produzindo sua prpria existncia atravs do trabalho (SAVIANI, 1994 APUD FONSECA, 2003)

O trabalho pode propiciar o amadurecimento psicolgico e intelectual dos jovens e atuar como forma de socializao, que pode complementar a ao da escola. A busca por emprego est associada ao desejo de conquista de autonomia e liberdade e tambm de consumo de bens que os pais no podem proporcionar. O trabalho permite ainda que o jovem possa reformular sua representao do prprio trabalho, dos grupos sociais aos quais se vincula e, principalmente, de si mesmo como sujeito. (ROMANELLI, 2002; FONSECA, 2003)
A histria da realizao do ser social, muitos j o disseram, objetiva-se atravs da produo e reproduo de sua existncia, ato social que se efetiva pelo trabalho. Este por sua vez, desenvolve-se pelos laos de cooperao social existentes no processo de produo material. Em outras palavras, o ato de produo e reproduo da vida humana realiza-se pelo trabalho. a partir do trabalho, em sua cotidianidade, que o homem torna-se ser social, distinguindo-se de todas as formas no humanas. (ANTUNES, 1995 APUD FONSECA, 2003)

Como dito anteriormente, para alm do critrio da idade, pode-se considerar essa fase a partir da emergncia de novas formas de sociabilidade dos jovens com diferentes esferas da vida social, quando passam a viver sentimentos conflitantes e procuram autonomia diante dos pais e dos adultos e amparo no grupo de pares. (ROMANELLI, 2002) Neste perodo, os adolescentes precisam viver experincias com iguais e, por isso, o grupo de pares pode suprir necessidades afetivas e de apoio. Nesses grupos - que so criados no bairro, na escola, em clubes e tambm no trabalho - o adolescente pode experimentar emoes, alm de estimulao, empatia, sensao de pertencimento, identificao, que so essenciais para seu desenvolvimento. Neste sentido,
Se a lgica do capital estabelece o discurso no qual a adolescncia marca a possibilidade de insero do sujeito no mundo do trabalho de maneira mais efetiva (considerando inclusive a expectativa de uma melhor disponibilidade fsica), alguns educadores lembram que essa insero transcende a simples regulao de mercado, definindo mesmo a essncia da prpria existncia humana. (FONSECA, 2003)

Apesar da ampla gama de possibilidades que surge ao adolescente a partir do contato com o mundo do trabalho, necessrio que no se perca de vista que a situao do jovem no mercado de trabalho caracterizada pela vulnerabilidade. O problema do desemprego, universalmente, tende a ser mais acentuado entre os jovens do para o restante da populao. Especialmente entre os jovens de 15 a 24 anos, as taxas de desemprego so consideravelmente maiores que as dos trabalhadores adultos: em

18

2006, por exemplo, enquanto a taxa de desemprego era de 5% entre os adultos de 30 a 59 anos, observavam-se ndices de 22,6% entre os jovens de 15 a 17 anos, 16,7% entre 18 e 24 anos, e 9,5% entre 25 e 29 anos. (IPEA, 2008) Neste contexto, os jovens brasileiros de baixa renda vivem em uma situao dramtica, encurralados entre um sistema de educao pblica de reconhecido problema de qualidade e, a partir da adolescncia, necessidade de ganhar dinheiro em um mercado de trabalho precrio e de difcil entrada. (SCHWARTZMAN, 2010)
Aqueles de origem social privilegiada adiam a procura por uma colocao profissional e seguem dependendo financeiramente de suas famlias; com isso, ampliam a moratria social1 que lhes foi concedida, podendo, entre outras coisas, estender sua formao educacional, na perspectiva de conseguir uma insero econmica mais favorvel no futuro. Os demais, que se vem constrangidos a trabalhar, em grande parte das vezes acabam se submetendo a empregos de qualidade ruim e mal remunerados, o que, em algum grau, tambm os mantm dependentes de suas famlias. (IPEA, 2008)

GUIMARES (2004), discutindo os resultados da pesquisa Perfil da Juventude Brasileira feita em 2003 com 3501 jovens com idades variando entre 15 e 24 anos, distribudos em 198 municpios, nos aponta os seguintes achados:
Quando ocupados, haviam estado majoritariamente sujeitos ao trabalho informal (65%) em proporo mais elevada que a mdia da populao brasileira; e em apenas dos casos de ocupados havia registro em carteira. A quantidade de horas trabalhadas chama a ateno: 13% dos jovens diziam trabalhar em mdia mais que 10 horas por dia; se considerados os que trabalhavam mais que 8 horas-dia (a jornada legal no pas), estariam includos pouco mais que 30% deles. Dentre os que trabalham ou trabalhavam, 86% perfaziam, quando muito, 2 salrios mnimos, dinheiro este que apenas 27% deles guardavam para seu prprio gasto; 14% entregavam a outrem tudo o que ganhavam e 58% passavam adiante parte de seus ganhos. Eram, assim, sem sobra de dvidas, partcipes-provedores, desde cedo, na organizao da vida material do seu grupo de referncia. Dentro os desempregados, nada menos que 1/3 procura trabalho h mais que um ano e esse percentual se eleva a quase 2/3 se tornarmos o perodo de procura igual ou superior a 6 meses (GUIMARES, 2004)
1

Tendo como referncia central a socializao do jovem, o conceito de moratria social sugere que a transio da adolescncia para a vida adulta demarcada por etapas sucessivamente organizadas. Neste sentido, os ciclos de vida deveriam mover os indivduos do ambiente familiar para o ambiente escolar e este para o ambiente profissional. Com a moratria social que concedida a alguns jovens possvel que eles protelem sua entrada na vida adulta e tenham a possibilidade de experincias e experimentaes que favorecero o seu pleno desenvolvimento, especialmente em termos de formao educacional e aquisio de qualificao profissional. No entanto, a maior parte da juventude brasileira, vive essa suposta transio de uma forma muito peculiar, numa socializao antecipada e tempor no trabalho. (IPEA, 2008; GONZALEZ, 2009; GUIMARES, 2004)

19

Neste sentido, evidente a insero precria que o jovem brasileiro encontra no mercado de trabalho. Somando-se a esta constatao, h ainda os dados daqueles que, em parcela considervel, ingressam no trabalho ainda na infncia. Nada menos que 33% dos jovens pesquisados iniciaram sua carreira como trabalhador entre 5 e 14 anos, e somente dos pesquisados iniciaram a vida profissional depois da maioridade. (GUIMARES, 2004)

Tabela 3.

Segundo dados do IBGE, ainda hoje, o grupo etrio mais frequente em Minas Gerais o das pessoas de 20 a 24 anos, mesmo com o aumento significativo dos demais grupos etrios, os jovens continuaram como o grupo de maior participao por vrios anos. No entanto, na RMBH, em 2005, 74% dos jovens de 16 a 24 anos pertencentes ao quartil mais pobre apenas trabalhava, enquanto esse nmero era de 56,8% para o quartil mais rico (FUNDAO JOO PINHEIRO OBSERVATRIO, 2012).

20

3. METODOLOGIA Os objetivos bsicos de qualquer processo de avaliao esto relacionados obteno de informaes sobre desempenho do programa em questo, identificao de problemas e limitaes, potencialidades e alternativas, e coleta de subsdios que contribuam retroalimentando o processo de planejamento, com o aprendizado das formas de aumento da efetividade, eficincia e eficcia. Documento do Ministrio da Fazenda que delineia a poltica econmica brasileira enfatiza que os recursos econmicos aplicados nos programas e projetos sociais brasileiros ainda carecem de eficcia, eficincia e focalizao, e o processo que pode em grande medida contribuir com a superao desta dificuldade a prtica da avaliao:
A fim de tornar efetiva uma poltica social to diversa como a nossa, necessrio um esforo permanente de avaliao, o qual permitir, por sua vez, a concentrao de recursos em um espectro menor de programas com maior efetividade. Em suma, o problema fundamental a ser enfrentado para melhorar o impacto da poltica governamental sobre os indicadores sociais tornar o gasto social mais eficiente, eficaz e focalizado. Para tanto, necessrio direcionar esforos para a sistematizao de informaes e o aperfeioamento de sistemas de avaliao que permitam identificar as polticas com maior potencial para reduzir a desigualdade e a pobreza no Brasil (MINISTRIO DA FAZENDA, 2003)

Neste sentido, para avaliar a influncia do estgio na insero no mercado de trabalho de egressos do Programa de Desenvolvimento do Estgio de Estudantes da Prefeitura de Belo Horizonte, foram tomadas como variveis a serem pesquisadas a expectativa dos exestagirios com relao futura insero no mercado de trabalho e a atual condio de trabalho daqueles ex-estagirios atualmente empregados. Foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva, a qual, tem como objetivo a descrio das caractersticas de determinada populao ou fenmeno, bem como o estabelecimento de relao entre variveis e fatos (MARTINS, 1979 APUD ANDRADE, 1998). Andrade (1993 apud ANDRADE, 1998) aponta que, na pesquisa descritiva, os fatos so observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles. Para tal investigao foi proposta uma pesquisa quantitativa, com o uso de questionrios, tendo em vistas os seguintes apontamentos de ANDRADE (1998):

21

A pesquisa quantitativa significa transformar opinies e informaes em nmeros para possibilitar a classificao e anlise. Exige o uso de recursos e de tcnicas estatsticas. Esta modalidade de pesquisa caracteriza-se pelo emprego da quantificao desde a coleta das informaes at a anlise final por meio de tcnicas estatsticas, independente de sua complexidade. (ANDRADE, 1998)

O questionrio aplicado aos egressos do programa de estgios foi construdo a partir dos objetivos da pesquisa e foi validado com pr teste aplicado a 12 ex-estagirios 5 de forma presencial e 7 de forma virtual. Assim, o questionrio da verso pr teste foi elaborado tanto para validao das questes quanto para a metodologia de aplicao da pesquisa, em meio virtual. Os participantes desta etapa da pesquisa no relataram dificuldade em compreender o questionrio ou acess-lo via link enviado para seu endereo de e-mail. Nesta etapa de validao do questionrio foi solicitado aos ex-estagirios, em uma questo aberta, que fossem elencadas respostas para a pergunta Qual a principal contribuio do estgio para voc?. A partir das respostas oferecidas, foram categorizadas as seguintes alternativas: - O estgio me ajudou a conseguir emprego; - O estgio me ajudou a escolher a rea com a qual quero trabalhar; - O estgio me ajudou a escolher o meu curso do ensino superior/o que desejo estudar no futuro; e - O estgio no me trouxe nenhuma contribuio/benefcio. Para elaborao da pesquisa foi feito uso da tecnologia GoogleDocs, a qual possibilitou a construo e aplicao do questionrio de forma virtual. A ferramenta GoogleDocs parte integrante da plataforma virtual Google e possibilita a construo de questionrios e envio dos mesmos via e-mail para os respondentes. Desta maneira, o questionrio foi divulgado via e-mail e para seu preenchimento; o pesquisado precisou clicar em um link que o direcionava para o questionrio virtual na pgina do GoogleDocs, de forma segura e sem a necessidade de instalao de nenhum tipo de programa. Junto ao questionrio, foi enviado um texto convidando os sujeitos a participarem da pesquisa e contribuir com o desenvolvimento de polticas pblicas no mbito mercado de trabalho e do pblico jovem. Tambm nesta introduo foram esclarecidos os objetivos da a pesquisa e a questo da segurana e sigilo dos dados fornecidos. Para obter os e-mails dos egressos do programa de estgio foi acessado o banco de dados de inscries de candidatos para o estgio. Esse banco foi construdo pela

22

PRODABEL, empresa de informtica da Administrao Indireta da PBH, que recebe as inscries de todos os candidatos interessados no estgio. a partir deste banco de dados que so feitos os recrutamentos para as vagas de estgio da prefeitura. Desta maneira, constam nesse banco todos aqueles que fizeram estgio e aqueles que aguardam uma oportunidade. Trabalhou-se nessa pesquisa com dois grupos: os ex-estagirios, que desenvolveram atividades de estgio na PBH e contam com essa experincia profissional; e os candidatos a estgio, que apesar de terem interesse no estgio, no tiveram oportunidade de estagiar na prefeitura isso devido a demanda por estgio na PBH superar em grande medida a possibilidade de oferta de vagas. Note-se, que neste sentido, o grupo de candidatos a estgio constituiu-se em grupo de controle, uma vez que atendiam aos mesmos critrios daqueles que foram chamados ao programa. Foram recolhidos os e-mails de estagirios e candidatos a estgio que em janeiro e fevereiro de 2010 estavam no 2 ou 3 ano do ensino mdio. Esta escolha se deu tendo em vista que o estgio tem durao mxima de 2 anos e se buscou trabalhar na pesquisa com estagirios que desenvolveram o estgio na PBH em 2010 e 2011, e j no ano de 2012 haviam concludo o estgio e o ensino mdio. Neste perodo, finalizado o ensino mdio, aqueles que ainda no haviam cedido necessidade de trabalhar ou aos ganhos relacionados ao trabalho, acabam por terem que se haver com as questes do trabalho e iniciar sua busca por insero no mercado. Os jovens que se encontravam neste movimento de iniciarem suas vidas profissionais constituram o pblico alvo desta pesquisa. Nos questionrios enviados foram solicitadas informaes pessoais dos candidatos a estgio e ex-estagirios, como: sexo, idade, raa/cor; e informaes sciofamiliares e scio-econmicas, como: tipo de escolarizao (se pblica ou particular), renda familiar e participao em programa social. O Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA, 2008) aponta que tanto as variveis de cunho individual quanto as variveis scio-familiares exercem influncia no acesso educao, qualificao profissional e consequentemente na possibilidade de insero no mercado de trabalho. Tratando da varivel raa, por exemplo, a pesquisa aponta o seguinte:
As desigualdades entre jovens brancos e negros (pretos e pardos) se fazem refletir nos mais diferentes aspectos da vida social, configurando menores oportunidades sociais para a juventude negra. No campo da educao, por exemplo, constata-se que o nmero de jovens negros analfabetos, na faixa etria de 15 a 29 anos, quase trs vezes maior que o de jovens brancos. A taxa de freqncia lquida (estudantes que freqentam o nvel de ensino adequado sua idade) dos jovens negros expressivamente menor que a dos

23

jovens brancos, tanto no ensino mdio como no superior. Na faixa de 15 a 17 anos, que corresponde ao perodo em que se espera que o jovem esteja cursando o ensino mdio, os brancos apresentam uma taxa de freqncia lquida de 58,6%, contra 37,6% dos negros. No ensino superior a desigualdade entre jovens brancos e negros se torna ainda maior: na faixa etria de 18 a 24 anos, a taxa de freqncia lquida para os brancos de 19,6%, enquanto para os pardos de 6,4% e de 6,3% para os pretos, uma diferena de quase trs vezes em favor dos jovens brancos. Pode-se lembrar ainda o fato de que os jovens negros esto sobre-representados no segmento de jovens que no trabalham e nem estudam, alm de sua insero no mercado de trabalho estar caracterizada por condies de maior precariedade que a dos jovens brancos. (IPEA, 2008)

Com relao ao sexo e as relaes de gnero, tem-se nesta mesma pesquisa os seguintes apontamentos (IPEA, 2008):
As jovens mulheres, por sua vez, apresentam melhores taxas de freqncia escolar lquida, embora ainda tendam a assumir o trabalho domstico e o cuidado dos filhos quando se casam; com isso, a proporo de jovens mulheres que no estudam nem trabalham crescente de acordo com a faixa etria, passando de 12,3% entre as jovens de 15 a 17 anos a 31,7% e 32,7% entre aquelas de 18 a 24 e de 25 a 29 anos, respectivamente. (IPEA, 2008)

Foram ainda requeridas dos participantes da pesquisa informaes relacionadas insero no mercado de trabalho, como: que condies so garantidas no regime de trabalho (direitos trabalhistas, e outros benefcios - como plano de sade e plano de cargos e salrios); h quanto tempo est empregado; qual o salrio recebido e se h expectativa de se manter nesse emprego. Obter estas informaes dos participantes da pesquisa se faz fundamental para a avaliao da varivel condio de trabalho e expectativa com relao ao trabalho tanto de ex-estagirios quanto de candidatos ao estgio. As pesquisas apontam que, nos ltimos anos, o mercado de trabalho brasileiro tem apresentado um desempenho positivo. A taxa de atividade atingiu seu maior patamar em 2010, alavancada pelo crescimento da ocupao. Com isto, a taxa de formalizao da ocupao tambm alcanou seu maior nvel, impulsionada pelo aumento do emprego com carteira assinada. A remunerao mdia acompanhou este movimento do mercado de trabalho e avanou com a massa de remunerao dos trabalhadores. (IPEA, 2008) Na presente pesquisa sobre o estgio na PBH, espera-se que estas evidncias de um bom momento para o mercado de trabalho brasileiro se reflitam nas respostas dos participantes, tanto de ex-estagirios quanto de candidatos ao estgio. Tal fato, por outro lado, pode dificultar a avaliao do programa de estgios, haja visto que, independente de se fazer o estgio, as pessoas podem ter conseguido se inserir no mercado de trabalho por este motivo.

24

Por isto, tambm ser foco desta pesquisa a qualidade da insero no mercado de trabalho conseguida pelos pesquisados. Alm destas informaes relacionada condio de trabalho, foi considerado relevante pesquisar junto aos ex-estagirios suas avaliaes sobre o desenvolvimento do estgio na PBH, analisando os seguintes aspectos: tempo de estgio, avaliao da bolsa de estgio, avaliao do acompanhamento/superviso recebidos durante o estgio, do relacionamento com a gerncia do local de estgio, da infraestrutura da PBH para execuo das atividades de estgio, a percepo de crescimento profissional/aprendizado, as contribuies/benefcios do estgio e a percepo do ex-estagirio quanto a sua preparao para o mercado de trabalho. preciso se levar em conta que a pesquisa se restringiu em termos temporais devido dificuldade de acesso a informaes mais antigas do banco de dados dos estudantes inscritos para estgio na PBH. O pblico da pesquisa ficou restrito aqueles que iniciaram estgio em Janeiro ou Fevereiro de 2010 e que, no mais tardar, e em Janeiro ou Fevereiro de 2012 j haviam terminado o estgio e iniciado sua busca por oportunidades no mercado de trabalho. Como ser analisado no captulo de resultados, em funo desta dificuldade, foram obtidas poucas respostas de pessoas que j terminaram o estgio e esto procurando trabalho ou trabalhando. Com relao aplicao virtual do questionrio, ainda necessrio considerar que muitos questionrios no obtiveram retorno, sendo que 370 foram respondidos. Destes, 290 sujeitos atendiam os pr-requisitos para participar da pesquisa, que era ter procurado emprego nos ltimo ano.

25

4. A AVALIAO DO PROGRAMA DE ESTGIO DE ESTUDANTES OFERECIDO PELA PBH

Participaram da pesquisa um total de 290 pessoas, sendo que 21% (61) eram egressos do Programa de Estgio de Estudantes da PBH e 79% (229) compunham o grupo de controle, formado por no estagirios, candidatos que no foram chamados.

Tabela 4. Participantes da pesquisa Ex-estagirios No estagirios Total 61 229 290

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da pesquisa.

No grupo dos ex-estagirios, 62% (38) eram mulheres e 38% (23) homens, sendo a mdia de idade encontrada neste grupo de 18,32 anos.

Grfico 3. Faixa etria dos pesquisados

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da pesquisa.

predominante neste grupo de ex-estagirios a raa/cor parda, autodeclarada por 47% (29) dos respondentes. Quanto a escolarizao, 98% (60) estudou em escola pblica enquanto apenas 1 dos respondentes ex-estagirio estudou em escola particular. A mdia de renda familiar do grupo de ex-estagirios foi de 1581,27 reais, sendo que 72% (44) so provenientes de famlias participantes de programas sociais de governo.

26

Quanto ao nmero de pesquisados participantes de programas sociais, ressaltase que muitos jovens no tm conhecimento do fato da famlia fazer parte de programa social, assim, bastante provvel que esta porcentagem seja, na realidade, superior a declarada pelos sujeitos pesquisados. J dentre os que no participaram do programa de estgio da PBH, 71% (164) eram mulheres e 29% (66) homens. A mdia de idade do grupo foi de 19,74 anos. Predominou tambm neste grupo a raa/cor parda com 52% (118) das respostas e a escolarizao em escolas pblicas, totalizando 94% (216) dos no estagirios. Os dois grupos divergem mais fortemente no que diz respeito aos dados de renda e participao em programas sociais. A mdia de renda familiar do grupo de no estagirios de 2027,55 reais, 446,28 reais maior do que a renda mdia do grupo de estagirios.

Grfico 4. Mdia de renda familiar

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da pesquisa.

Com relao a participao em programas sociais, apenas 33% (76) dos no estagirios so beneficirios de programas sociais.

27

Grfico 5. Participao em Programas Sociais

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da pesquisa.

Pode-se considerar que tais achados referentes ao tipo de escola em que foi escolarizado, renda familiar e participao em programas sociais dos ex-estagirios esto relacionados com os critrios para priorizao de candidatos para o estgio na PBH. importante ressaltar que o Decreto Municipal 13.537 de 30 de Maro de 2009 estabeleceu que o Programa de Desenvolvimento de Estgio deve trabalhar dando preferncia de acesso ao estgio a pessoas de famlias participantes de programas sociais (como Programa Bolsa Famlia, Bolsa Escola, Minha Casa Minha Vida, Fies, Prouni, entre outros) e a famlias acompanhadas pelos servios de Assistncia Social do municpio. A priorizao de candidatos participantes de programas sociais para os estgios da PBH parte do Projeto Sustentador de Governo da atual gesto municipal (2008-2012), que estabeleceu reas de resultados estratgicas para a prefeitura. Neste sentido, implantou-se uma srie de metas e resultados a serem alcanados pela PBH, a fim de garantir desenvolvimento cidade e impactos positivos na vida dos belorizontinos. Desde ento a Gerncia de Desenvolvimento de Estgio tem lidado com o desafio de trabalhar com estagirios participantes de programas sociais, o que em muitos casos significa trabalhar com jovens que apresentam maiores dificuldades por exemplo, pessoas com pouco ou nenhum conhecimento de informtica, com dificuldades bsicas em portugus e matemtica, dificuldades de comunicao escrita e verbal, etc; alm de dificuldades scio-econmicas que podem interferir no bom desempenho no estgio.

28

Tendo em vista as diferenas entre os dados de ex-estagirios, que em sua grande maioria so participantes de programas sociais, e no estagirios, grupo composto por maioria no participante de programa social, tambm ser feita anlise dos dados buscando-se controlar o fator participao em programa social.
Tabela 5. Mdia Renda Familiar Prog. Social Valor (em R$) 1294,95 Beneficirios 2467,5 No beneficirios 1622,78 Beneficirios 2241,86 No beneficirios

Total 1581,27 2027,55

Estagirios No estagirios

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da pesquisa

Verifica-se a partir da tabela que, no grupo de no estagirios, os beneficirios de programas sociais possuem renda mdia familiar de R$1622,78 enquanto no beneficirios de programas tem renda familiar de R$2241,86, diferena de R$619,08; no grupo de estagirios esta diferena entre beneficirios e no beneficirios ainda maior, R$1172,55. Analisando o grau de escolaridade dos pesquisados, tem-se que, entre os exestagirios, 21% tem o Ensino Mdio Incompleto, 56% o Ensino Mdio Completo, 7% o Ensino Tcnico Incompleto e 16% o Ensino Superior Incompleto. Entre os que no participaram do programa de estgio da PBH, 14% tem o Ensino Mdio Incompleto, 46% o Ensino Mdio Completo, 7% o Ensino Tcnico Incompleto e 4% o Ensino Tcnico Completo. No nvel superior, 28% tem Ensino Superior Incompleto e 1% o Ensino Superior Completo.

29

Grfico 6. Escolaridade

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da pesquisa.

Comparando-se os grupos, possvel observar que 56% dos ex-estagirios tem Ensino Mdio Completo - enquanto 46% de no estagirio possuem esta escolaridade -, o que pode ter relao com a participao dos sujeitos no Programa de Estgio da PBH. O estgio pode ter servido, dentre outros fatores, como estmulo concluso dos estudos, j que exigncia que os jovens permaneam estudando enquanto fazem o estgio. Alm disto, o rendimento financeiro que o estgio possibilita pode ter colaborado com o adiamento da entrada do estudante no mercado de trabalho - entrada esta que coincide em muitas vezes com o abandono da escola, principalmente no caso dos estratos mais pobres da populao. Outra evidncia de uma possvel relao entre o Programa de Estgios e sua contribuio para a continuidade dos estudos dos sujeitos poder ser apreciada em outro aspecto pesquisado. 57% dos ex-estagirios participantes da pesquisa disseram que a principal contribuio do estgio na PBH est relacionada com a sua escolha do curso no Ensino Superior e a escolha da rea com a qual deseja trabalhar o que, portanto, tambm pode estar relacionado com a manuteno do jovem na escola em processo de formao. Ainda com relao escolaridade, chama a ateno o fato de 21% (13) dos exestagirios terem apenas o Ensino Mdio Incompleto, pois para participarem dos estgios na PBH j lhes eram exigido esta escolaridade.2
Tem-se desta maneira a possibilidade de que estes sujeitos tenham feito o estgio da PBH e em seguida abandonado a escola; contudo, 9 destes 13 sujeitos ex-estagirios podem ainda estar em processo de concluso do Ensino Mdio, afinal tm 17 ou 18 anos idade com a qual os estudantes regulares concluem o mesmo. Dentre os outros 4 sujeitos restantes, 2 tem 20 anos, 1 tem 19 e outro 23 anos, possuem, portanto, idade mais avanada do que aqueles que esto regularmente matriculados neste nvel de ensino.
2

30

Os dados encontrados tambm indicam que 29% dos no participantes do Programa de Estgio esto cursando o Ensino Superior, contra 16% de ex-estagirios que esto cursando faculdade. O que pode estar indicando que, apesar de contribuir com a manuteno do jovem na escola, o estgio pode no estar contribuindo para aumentar a chance deste acessar o Ensino Superior, ou no por si s capaz de faz-lo.

Grfico 7.

Est trabalhando ou trabalhou no ltimo ano?

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da pesquisa.

Para a pergunta Voc trabalha ou trabalhou no ltimo ano?, 41% (25) dos exestagirios e 65% (149) dos no estagirios responderam que sim, trabalharam ou esto trabalhando. Apesar de se tratar de uma amostra restrita e no aleatria, isso pode estar indicando que participar do estgio na PBH no aumenta as perspectivas de insero no mercado de trabalho (ou no em si suficiente para tanto), pois 59% (36) dos sujeitos exestagirios se encontram em situao de desemprego, uma porcentagem 24% maior do que a encontrada entre aqueles que no participaram do estgio na PBH, que foi de 35% (80).
Tabela 6. Ocupados
Prog. Social Estagirios Beneficirios No beneficirios Beneficirios No beneficirios N 15 10 58 91 % 60,0 40,0 38,9 61,7 Total 25 % 41,0

No estagirios

149

65,1

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da pesquisa.

31

Considerando a participao em programas sociais para os indivduos do grupo de no estagirios, tem-se o seguinte: 38,9% (58) dos sujeitos que trabalham ou trabalharam no ltimo ano so beneficirios de programas, enquanto 61,7% (91) no so beneficirios. Entre os ex-estagirios ocupados 60% (15) so beneficirios de programas sociais enquanto 40% (10) no so beneficirios. Tais achados indicam que possuem maior taxa de ocupao os no estagirios no beneficirios de programas sociais e em seguida os estagirios beneficirios de programas. Enquanto isso, possuem menor taxa de ocupao no estagirios beneficirios de programas. Tomando-se como referncia dados representativos da populao estudada, as estatsticas da pesquisa IPEA (2008) sobre jovens brasileiros3, observamos que as taxas de desemprego entre os participantes da pesquisa esto bastante superiores aos ndices encontrados de 22,6% para jovens de 15 a 17 anos e 16,7% para jovens entre 18 e 24 anos, que so as principais faixas etrias dos participantes da pesquisa. A partir desta resposta, os sujeitos da pesquisa foram direcionados para perguntas relacionadas s condies de trabalho; assim foram avaliados os benefcios recebidos, o tempo que trabalha ou trabalhou na empresa, o salrio e a expectativa de se manter ou no naquele emprego. As porcentagens de respostas para cada categoria relacionada ao vnculo empregatcio, os direitos e benefcios trabalhistas foram muito prximas em ambos os grupos de estagirios e no estagirios. Com relao qualidade da insero no trabalho conseguida por jovens, o relatrio Sntese dos Indicadores Sociais de 2009 (IBGE, 2010) aponta o seguinte:
Para o grupo etrio de 16 a 24 anos, 22,2% percebiam at salrio mnimo no mercado de trabalho, configurando insero em ocupaes no formais. (...) Alm disso, 26,5% desse grupo etrio declarou trabalhar 45 horas ou mais semanais, jornada superior mxima permitida em lei. (IBGE, 2010)

Com relao s taxas de desemprego, a pesquisa IPEA (2008), aponta que universalmente, ele tende a ser mais acentuado entre os jovens que entram no mercado de trabalho do que entre o restante da populao. No Brasil, essa situao no diferente. Os jovens especialmente os grupos entre 15 e 24 anos apresentam taxas de desemprego substancialmente maiores que as dos trabalhadores adultos; em 2006, enquanto a taxa de desemprego era de 5% entre os adultos de 30 a 59 anos, observavam-se ndices de 22,6% entre os jovens de 15 a 17 anos, 16,7% entre 18 e 24 anos, e 9,5% entre 25 e 29 anos. No se nota, alm disso, nenhuma tendncia de aproximao entre as taxas de desemprego de jovens e no-jovens; ao contrrio, a taxa de desemprego dos jovens cresce proporcionalmente mais.

32

Ainda segundo IBGE (2010), como se pode observar na tabela abaixo, em Minas Gerais 19,7% dos jovens ocupados entre 16 e 24 anos recebiam at salrio mnimo e tinham uma insero informal no mercado de trabalho. Na Regio Metropolitana de Belo Horizonte este valor cai para 8,8%, no entanto, esta porcentagem indica que 41 mil jovens se encontram em condies precrias de trabalho na regio.

Tabela 7.

Neste sentido, tambm a pesquisa IPEA (2008) traz a discusso da qualidade dos postos de trabalho ocupados por jovens: Considerando-se todas as pessoas com idade entre 15 e 29 anos, observa-se grande diversidade no que diz respeito qualidade dos postos de trabalho que os jovens ocupam. Em geral, para os grupos mais jovens, os postos ocupados so os com menores exigncias de qualificao e de pior qualidade, o que se reflete no fato de que apenas 11% dos jovens de 15 a 17 anos ocupados eram empregados com carteira assinada ver tabela a seguir -, evidenciando-se a barreira imposta pelas baixas qualificao e experincia caractersticas desse grupo. (IPEA, 2008)

33

Tabela 8.

Os dados da pesquisa realizada com os ex-estagirios da PBH evidenciam que a situao dos sujeitos pesquisados com relao s condies de insero dos jovens ocupados no mercado de trabalho melhor do que as condies de trabalho descritas nas pesquisas IPEA (2008) e IBGE (2010), tanto no que se refere s porcentagens de pessoas em situao de trabalho informal quanto no nmero de trabalhadores com carteira assinada. Na pesquisa com ex-estagirios foi encontrado, com relao aos direitos e benefcios trabalhistas, que 12% (3) se declaram trabalhadores informais sem carteira de trabalho e sem acesso aos direitos trabalhistas; 56% (14) dos ex-estagirios afirmaram terem carteira assinada; e 32% (8) declaram que alm dos direitos trabalhistas assegurados na legislao usufruem de plano de sade e/ou plano de cargos e salrios.

34

Grfico 8.

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da pesquisa.

Entre os no estagirios, 13,4%(20) so trabalhadores informais; 54,4% (81) afirmaram trabalhar formalmente com carteira assinada; e 32,2%(48) tm alm dos direitos trabalhistas plano de sade e/ou plano de cargos e salrios.
Tabela 9. Condio de trabalho Condio Total 3 Informal Estagirios CLT CLT + Benefcios No estagirios Informal CLT CLT + Benefcios 14 8 20 81 48

% 12 56 32 13,4 54,4 32,2

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da pesquisa.

Neste sentido, a pesquisa encontrou que, considerando os grupos de exestagirios e no estagirios, os ex-estagirios participantes do Programa de Estgios da PBH encontraram condies de trabalho um pouco melhores do que no participantes do estgio o grupo possui taxa de informalidade menor do que no grupo de no estagirios; possui porcentagem ligeiramente maior de sujeitos com carteira assinada 1,6% a mais que no estagirios -; e porcentagem equivalente de sujeitos com carteira de trabalho, plano de sade e/ou plano de cargos e salrios. Tal achado pode indicar que ter feito estgio impactou positivamente nas condies de insero no mercado de trabalho destes jovens pesquisados.

35

Considerando o fator participao em programas sociais, tm-se que os estagirios beneficirios de programas sociais possuem condies de trabalho um pouco inferiores aos no estagirios beneficirios de programas, estando em vantagem apenas na alternativa carteira de trabalho e plano de sade e/ou plano de cargos. Dos ex-estagirios, 13,3% so trabalhadores informais, 46,6% de ocupados com carteira assinada e 40,0% de sujeitos com carteira assinada e benefcios como plano de sade e/ou plano de carreira; em contrapartida, encontrou-se 12,0%, 51,7% e 36,2%, respectivamente, para o grupo de no estagirios beneficirios de programas sociais.

Tabela 10. Condio de trabalho, por grupo, versus ser beneficirio de programas sociais Prog. Social Total Condio N % 2 13,3 Informal 15 Beneficirios 7 46,6 CLT Estagirios ocupados No beneficirios 10 CLT + Benefcios Informal CLT CLT + Benefcios Informal CLT CLT + Benefcios Informal CLT CLT + Benefcios 6 1 7 2 7 30 21 13 51 27 40,0 10,0 70,0 20,0 12,0 51,7 36,2 14,2 56,0 29,6

Beneficirios No estagirios ocupados No beneficirios

58

91

Comparando, porm, estagirios beneficirios com no estagirios no beneficirios de programas prevalecem condies mais favorveis para os estagirios beneficirios de programas - so menores as taxas de trabalho informal para estagirios (13,3% de estagirios beneficirios contra 14,2% de no estagirios no beneficirios), assim como maior a porcentagem de estagirios na condio de trabalhadores com carteira assinada e plano de sade e/ou plano de cargos e salrios 40% de estagirios contra 29,6% de no estagirios no beneficirios. Novamente chama a ateno o fato de jovens provenientes de famlias beneficirias terem condies de trabalho e insero no mercado de trabalho mais satisfatrias que jovens no participantes de programas sociais. Tais evidncias tambm podem indicar que, alm dos programas sociais de governo, o Programa de Estgios exerceu impacto

36

positivo na vida de jovens de baixa renda com relao ao alcance de melhores condies de trabalho do que no participantes do estgio da PBH. Com relao a expectativa de se manter no trabalho, 56,0%(14) dos exestagirios e 32,9%(49) de no estagirios responderam que esperam se manter no trabalho atual.

Grfico 9. Perspectiva de se manter no emprego

44,0 67,1

56,0 32,9

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da pesquisa.

Faz-se interessante relacionar esta varivel expectativa de se manter no emprego com um comportamento que habitualmente observado nas pesquisas sobre insero de jovens no mercado de trabalho, que a rotatividade. Segundo IPEA (2008), bastante claro que h maior rotatividade entre os trabalhadores jovens do que entre os demais, e essa rotatividade impacta nas altas taxas de desemprego dos jovens. Ademais, o comportamento de mudar de emprego recorrentemente e a dinmica da alta transio do emprego para o desemprego ou para a inatividade muito mais comum entre adolescentes, o que tende a diminuir com o avanar da idade. (MADEIRA, 2004) Segundo Flori (2003), que pesquisou 5 regies metropolitanas brasileiras, os jovens tm probabilidade de entrada no emprego idntica a dos adultos, mas probabilidades significativamente maiores de sada. Como nessa faixa etria concentra-se a maior parte das pessoas que procuram
incorporar-se ao mercado de trabalho pela primeira vez, um dos argumentos para explicar o elevado desemprego que o jovem tem dificuldade em conseguir o primeiro emprego. Mas, mostrou-se que a durao do desemprego de jovens e de trabalhadores mais velhos muito semelhantes. A diferena entre esses dois grupos a taxa de entrada no desemprego, constatou-se que a

37

parcela de jovens que est entrando na fora de trabalhando e procurando o primeiro emprego no to significante como a grande maioria que est entrando no desemprego por perder o emprego. Ao testar as probabilidades de transio do mercado de trabalho, verificou-se que, seja jovem ou adulto, o fator determinante da alta ou baixa taxa de desemprego a transio do emprego. (...) Constatou-se que o jovem entra e sai de um emprego em um curto perodo de tempo. Assim, em relao a adultos e idosos, a durao no emprego que baixa, e no a durao do desemprego que alta. (Flori, 2003)

Neste sentido, a autora problematiza a hiptese de que o desemprego juvenil se trata de uma dificuldade relacionada ao primeiro emprego do jovem, pois grande parte da taxa de jovens desempregados composta por pessoas que j tiveram suas primeiras experincias de emprego, e no por jovens que nunca trabalharam. Segundo IPEA (2008), Parte dessa rotatividade, que no necessariamente prejudicial trajetria
profissional, deve-se s prprias decises do trabalhador jovem que, no incio do ciclo de vida, passa por um processo de experimentao em vrias ocupaes, com o espectro de possibilidades aumentando conforme aumentam sua experincia e qualificao. Por outro lado, outro fator da rotatividade desse grupo de trabalhadores explicado pelo lado da demanda: os postos de trabalho ocupados por pessoas com pouca qualificao e experincia so, geralmente, os piores em termos de remunerao e condies de trabalho, alm de terem os custos mais baixos de demisso e contratao. Avaliar a gravidade do desemprego juvenil implica, ento, identificar qual o principal fator envolvido. Deve-se tambm avaliar se o desemprego concentrado em algum grupo especfico de jovens (sobre aqueles com maior defasagem escolar, por exemplo), j que, se este for o caso, a situao s vai se alterar por meio de ao da poltica pblica. (IPEA, 2008)

A perspectiva de se manter no emprego tem relao com a pergunta H quanto tempo trabalha ou quanto trabalhou nesta empresa?. Para esta pergunta os exestagirios responderam em mdia 7,44 meses, enquanto os no estagirios obtiveram uma mdia de 11,52 meses trabalhados na empresa. Considerando a discusso a respeito da rotatividade dos jovens no mercado de trabalho, temos que o grupo de no estagirios, que possua maior mdia de tempo na mesma empresa (11,52 meses contra 7,44 dos ex-estagirios), tambm o grupo que tem menor perspectiva de se manter neste emprego (32,8% dos no estagirios ocupados contra 56% dos ex-estagirios). Ou seja, com mdia de quase 1 ano de trabalho, 67,2% dos no estagirios no tinham perspectiva de se manter no emprego, por interesse prprio ou por risco de ser demitido.

38

Ainda possvel inferir que a varivel perspectiva de se manter no emprego esteja relacionada com segurana ou estabilidade no emprego. Alm disto, os ndices encontrados na pesquisa para esta varivel podem estar relacionados em alguma medida com satisfao do trabalhador com a renda auferida, com a atividade exercida e/ou com as condies de trabalho naquele emprego. Deste ponto de vista, os estagirios participantes do Programa de Estgios terem 23,2% mais respostas Sim do que os no participantes dos estgios para a questo referente a perspectiva de se manter no emprego uma evidncia positiva para o Programa. Pode indicar que os ex-estagirios da prefeitura esto mais satisfeitos com seus postos de trabalho do que no estagirios. Quanto a mdia de salrio recebida, ex-estagirios da PBH em seus empregos receberam em mdia R$635,36, uma mdia R$13,65 maior do que a do grupo de no estagirios, que foi de R$ 621,71.

Tabela 13. Mdia de salrio Salrio Prog. Social (R$) 564,23 Beneficirios Estagirios 742,5 No beneficirios 613,09 Beneficirios No estagirios 630,33 No beneficirios
Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da pesquisa.

Total 635,36 621,71

Comparando os rendimentos dos subgrupos e considerando aqueles beneficirios de programas sociais temos que a mdia de salrio de no estagirios R$48,86 maior que o salrio de estagirios beneficirios de programas sociais. J entre os no beneficirios o salrio de ex-estagirios R$112,17 maior do que o de no estagirios o que evidencia que quando considerados os beneficirios de programas a condio de estagirios pior em comparao com a situao de no estagirio, no entanto, considerando os no beneficirios a situao de estagirios melhor do que no estagirios. Tais evidncias indicam que o Programa de Estgios pode impactar os rendimentos mais positivamente quando os sujeitos no so beneficirios de programas sociais. Novamente para efeito de comparao interessante se lanar mo dos dados do IBGE de 2009 (Tabela 7), que apresenta que 22,2% dos jovens entre 16 e 24 anos ocupados recebiam at salrio mnimo por ms. Em Minas Gerais recebiam at salrio

39

mnimo 19,7% dos jovens entre 16 e 24 anos e na regio metropolitana de Belo Horizonte 8,8% dos jovens detinham este rendimento mensal. Segundo FUNDAO JOO PINHEIRO BOLETIM (2012), em maio de 2012 o rendimento mdio real dos ocupados, comparativamente com o trimestre de fevereiro, maro e abril, reduziu-se em Belo Horizonte 0,9%, resultando R$ 1.403. Este rendimento mdio dos ocupados em Belo Horizonte 120,75% maior que o rendimento de ex-estagirios encontrado na pesquisa. Esta evidncia traz a tona o problema das baixas remuneraes e da vulnerabilidade dos jovens no mercado de trabalho, ainda que, conforme discutido anteriormente, esta insero se d de maneira formal e registrada em carteira. Apesar de os rendimentos dos jovens participantes do Programa de Estgios da PBH se distanciarem muito dos rendimentos mdios dos trabalhadores belorizontinos, a pesquisa com os ex-estagirios traz indcios que os rendimentos de participantes dos estgios da PBH, aps o perodo de estgio, superam os rendimentos de jovens no participantes do estgio. Outra questo que envolveu ex-estagirios e no estagirios da pesquisa foi a preparao para o mercado de trabalho. Ambos os grupos responderam a pergunta Em uma escala de 1 a 5, em que grau voc acha que est preparado para o mercado de trabalho?. A mdia das respostas dos ex-estagirios participantes do Programa foi de 3,95, ligeiramente maior do que a mdia dos no estagirios, que foi de 3,85.

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da pesquisa.

Esta pergunta est relacionada com a percepo do trabalhador quanto a sua capacidade de enfrentar os desafios do mercado de trabalho, como as exigncias de

40

qualificao profissional, de maturidade e competncia para o desempenho das atividades laborais. Apesar de se tratar de uma varivel subjetiva, que considera a autoavaliao do pesquisado, as respostas para esta pergunta podem evidenciar como ex-estagirios e no estagirios se percebem frente ao mercado de trabalho. Os altos valores encontrados e a pequena diferena entre os grupos evidencia que ambos se consideram relativamente bem preparados para o mercado de trabalho, sendo que ex-estagirios tem uma percepo 0,1 ponto mais positiva que no estagirios. Ressalta-se que a maior mdia obtida nesta questo referente a preparao para o mercado de trabalho de ex-estagirio beneficirio de programas sociais, que foi 0,24 pontos maior que a mdia total do grupo de no estagirios. Faz-se interessante este dado haja vista a dificuldade que pessoas de baixa renda enfrentam ao ter que lidar com o mercado de trabalho, como referido anteriormente. A pesquisa indica que este pblico, de jovens de famlias de baixa renda beneficirias de programas sociais, tem tido a percepo, aps o estgio, de uma boa preparao para o mercado de trabalho, impresso esta mais favorvel do que a dos outros subgrupos da pesquisa.

Tabela 14. Preparao para o mercado de trabalho Prog. Social Mdia Total 4,09 Beneficirios 3,95 Estagirios 3,82 No beneficirios 3,81 Beneficirios 3,85 No estagirios 3,90 No beneficirios

Como pontuado anteriormente, a pesquisa tambm pretendeu avaliar junto aos ex-estagirios o Programa de Desenvolvimento de Estgio de Estudantes da PBH, questionando-os quanto aos seguintes aspectos do estgio: o valor da bolsa de complementao educacional, o acompanhamento oferecido por seu supervisor de estgio, o seu relacionamento com a gerncia, a infraestrutura da PBH para execuo das atividades e o crescimento profissional/aprendizado a partir do estgio.

41

Grfico 11.

Avaliao do estgio

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da pesquisa.

O aspecto que obteve menor pontuao foi a bolsa de estgio com mdia de 3,45, em uma escala de 1 a 5. O que pode ser explicado pelo fato da bolsa ter sofrido seu ltimo reajuste apenas em 2008, quando foi estabelecido que estagirios de Ensino Mdio receberiam R$370 e estudantes do Ensino Superior receberiam R$420. Tambm neste ano a prefeitura passou a pagar os vales transporte e o recesso para os estagirios, como determina a Lei Federal 11.788 e o Decreto Municipal 13.537. Tais valores esto prximos aos valores pagos aos estagirios de outras Administraes Pblicas, mas destoam das bolsas de estgio de muitas reas da iniciativa privada, como as reas de engenharia, arquitetura, tecnologia da informao, entre outras, o que ocasiona prefeitura dificuldade de preenchimento de vagas de estgio nestas reas. Os 4,45 e 4,26 pontos. MADEIRA (2004), referindo-se ao estudo com ex-estagirios do Programa Jovem Cidado: Meu Primeiro Emprego, aponta que os jovens do programa consideraram mais o crescimento individual e social do que o aprendizado de conhecimentos especficos para o desempenho de atividades laborais. Apesar de no ser possvel precisar tais informaes com relao aos estagirios da PBH, o fato da maior pontuao ter sido dada para a avaliao do Crescimento profissional/aprendizado indica que pode haver aspectos do estgio que obtiveram melhores mdias foram

Relacionamento com a gerncia e Crescimento profissional/aprendizado, respectivamente

42

semelhana entre os achados. Para MADEIRA (2004), os jovens afirmaram que o estgio tem proporcionado experincia vlida no que se refere a aprender a se relacionar, adquirir confiana, capacidade de tomar iniciativas e de se expressar, desenvolvimento tambm observado no cotidiano de estgio dos estagirios da PBH. Em contribuio a esta discusso sobre aprendizados especficos sobre o trabalho e a importncia simblica do trabalho, GUIMARES (2004) aponta que
para os trabalhadores, a produo simblica sobre as relaes sociais no trabalho que confere sentido e orienta as suas percepes, atitudes, pertenas e comportamentos (individuais ou coletivos). Por isso mesmo, o mbito do trabalho o locus da produo de bens e servios e, simultaneamente, o locus da produo de idias, de representaes e simbolizaes que informam, vale dizer, so condio de possibilidade, ao darem forma concreta maneira de se organizar socialmente a produo de bens e servios. Mais ainda, tal produo simblica est, ela mesma, enraizada na vida social que transcorre dentro e fora dos espaos onde se tecem as relaes sociais de trabalho. GUIMARES (2004)

Quanto mdia de tempo de estgio encontrada entre os ex-estagirios da pesquisa, foi observada a mdia 14,32 meses, o que equivale a 60% do tempo mximo que os estagirios podem se manter no estgio da PBH4. A ltima questo que dizia respeito avaliao do estgio se referia principal contribuio ou benefcio do estgio para a vida do jovem. Nessa pergunta, 43%(26) dos respondentes afirmaram que a principal contribuio do estgio foi o auxlio que o estgio exerceu na escolha da rea com a qual se quer trabalhar futuramente. Note-se que novamente os achados da pesquisa foram similares aos resultados do estudo com jovens do Programa Jovem Cidado (MADEIRA, 2004):
Dois aspectos, ambos positivos, foram recorrentes na fala dos jovens: a declarao do interesse pela continuidade dos estudos, com o ingresso no ensino superior ou a procura de cursos profissionalizantes e de lnguas; e a influncia do estgio na escolha de uma rea profissional, relacionada positiva ou negativamente experincia com o estgio. (MADEIRA, 2004)
4

O estgio pode durar at 24 meses, sendo que, caso o jovem venha terminar sua formao antes dos 24 meses de estgio ele deve se desligar do programa; h ainda a possibilidade do estagirio se desligar do estgio por vontade prpria ou por desejo de sua gerncia/supervisor antes do final do contrato.

43

Grfico 12. Principal contribuio do estgio

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da pesquisa.

Depois do item O estgio me ajudou a escolher a rea com a qual quero trabalhar, enquanto a principal contribuio do estgio na opinio dos estagirios, figurou em segundo lugar a opo O estgio me ajudou a conseguir emprego e em seguida O estgio me ajudou a escolher o meu curso do Ensino Superior.

44

5. CONCLUSO H indcios de que, apesar da crise europeia, o mercado de trabalho brasileiro ainda est funcionando com uma dinmica pr-trabalhador, principalmente para aquele trabalhador situado na base da estrutural laboral. Os ndices de desemprego para a populao em geral se mantm em nveis prximos ao pleno emprego e na regio metropolitana de Belo Horizonte se tem as menores taxas de desemprego do pas. No entanto, por melhor que seja esta situao vivida pelo trabalhador brasileiro, problemas estruturais como a m distribuio de renda, a baixa escolaridade dos estratos mais pobres da sociedade e os subempregos daqueles com baixa qualificao, persistem e geram uma diversidade de ocupaes no mercado de trabalho. Percebe-se a permanncia de formas de contratao, nveis de remunerao, patamares de jornadas e garantias dos direitos trabalhistas ainda de forma muito precria e heterognea a depender do gnero do trabalhador ou trabalhadora, da origem tnica, da idade, entre outros aspectos como regionalidade e orientao sexual. Tratando-se de insero precria no mercado de trabalho os jovens acumulam vrias desvantagens como baixa experincia, baixa qualificao, alm da possibilidade de serem de famlia pobre e ter que lidar com escolas pblicas de m qualidade, fitar com o fracasso escolar, etc. Neste sentido MADEIRA (2004), descreve que
os estudos alertam para a existncia de um grupo de jovens que apresentam uma dinmica diferenciada passam longos espaos de tempo sem emprego, intercalados por breves perodos com empregos que consideram insatisfatrios (e a maioria efetivamente ). Pode-se encontrar jovens com estas caractersticas em todos os estratos socioeconmicos, mas eles esto amplamente concentrados em grupos que acumulam mltiplas desvantagens, como baixo nvel educacional, minorias tnicas, jovens que moram em lugares distantes dos centros de trabalho, aqueles que convivem com ambientes de transgresso, etc. Ou seja, existe um ncleo duro de jovem que acumulam fragilidades sociais e que efetivamente tm dificuldades de entrar e permanecer no mundo do trabalho. H fortes indcios de que entre estes jovens, os problemas de empregabilidade tendem a no desaparecer com o tempo, de tal forma que quem acumula este tipo de desemprego est destinado pobreza. (MADEIRA, 2004)

Como discutido anteriormente as principais polticas pblicas de juventudes esto relacionadas com sade e educao, alm de emprego, qualificao e renda. E o que se

45

observa a necessidade de polticas que integrem tais eixos de trabalho para alcanarem eficincia e serem determinantes na vida dos jovens. Conforme aponta GONZALEZ (2009),
possvel vislumbrar uma poltica que procura integrar sequencialmente o incentivo concluso do ensino mdio oferecendo auxlio financeiro s famlias de baixa renda com programas de aprendizagem profissional que combinam formao tcnica e experincia de trabalho.

O autor sugere ainda programas direcionados a jovens e jovens-adultos, a fim de trabalhar a elevao de escolaridade e qualificao profissional. No mbito das polticas de juventude que buscam, de forma integrada, o fomento formao escolar, a qualificao profissional e a preparao para o mercado de trabalho est o Programa de Desenvolvimento de Estgio de Estudantes, para o qual foi proposta a presente avaliao. O estgio na PBH tem sido desenvolvido a muitas dcadas e foi regularizado a partir de 2008 com a Lei Federal de Estgio. Desde ento o Programa de Estgios da PBH tem trabalhado com aproximadamente 3 mil estagirios, entre estudantes de nvel superior, mdio e da educao de jovens e adultos. A perspectiva de trabalho do Programa est relacionada com a formao de jovens para o trabalho e para a vida cidad, possibilitando aquisio de conhecimentos tcnicos sobre os servios executados pela PBH, a experincia com o cotidiano de trabalho de uma Administrao Pblica, alm de possibilitar os primeiros contatos dos estudantes com as relaes trabalhistas e os direitos e deveres do trabalhador no mercado de trabalho. A presente pesquisa realizada com egressos do programa pretendeu avaliar as condies de trabalho encontrada por ex-estagirios da prefeitura aps desligados do programa, alm de avaliar alguns aspectos do desenvolvimento do estgio na PBH. Os achados apontam que, apesar do estgio contribuir para a permanncia dos jovens na escola, ele pode no estar contribuindo para aumentar a chance dos estudantes acessarem o Ensino Superior, j que foi encontrado maiores ndices de participao de no estagirios no Ensino Superior do que de ex-estagirios da PBH. A pesquisa levantou indcios de que participar do estgio na PBH no aumenta as perspectivas de insero no mercado de trabalho (ou no em si suficiente para tanto), se consideradas os dados gerais de ex-estagirios e no estagirios. Porm, tomando-se para comparao apenas os beneficirios de programas sociais tanto do grupo de ex-estagirios quanto do grupo de no estagirios, os ex-estagirios apresentam considervel vantagem em relao aos no estagirios beneficirios de programas - o que evidencia que o Programa de

46

Estgios tem impactado positivamente na insero de jovens no mercado de trabalho principalmente quando estes so de famlias beneficirios de programas sociais. Tal achado um tanto relevante para a PBH, pois indica que o Programa de Estgios tem colaborado principalmente com aqueles que convivem com situao de vulnerabilidade social e possuem maior dificuldade de insero no mercado. Quando pesquisadas as condies de trabalho daqueles sujeitos ocupados, os dados apontam situao mais satisfatria para ex-estagirios do que para no estagirios. Os ndices relacionados ao trabalho informal, por exemplo, para ex-estagirios foram menores do que para no estagirio. No que tange aos dados relacionados a trabalho com carteira assinada, os ex-estagirios obtiveram valores um pouco superiores do que no estagirios, alm de terem sido encontrados valores equivalentes para os ocupados com carteira assinada que recebem benefcios como plano de sade e/ou plano de cargos e salrios. Considerando a condio de trabalho dos pesquisados a partir do fator participao em programas sociais, tm-se que os estagirios beneficirios de programas sociais possuem condies de trabalho um pouco inferiores aos no estagirios beneficirios de programas, ficando em vantagem apenas na alternativa carteira de trabalho e plano de sade e/ou plano de cargos. Comparando, porm, estagirios beneficirios com no estagirios no beneficirios de programas sociais prevalecem condies mais favorveis para os primeiros. Mais uma vez os jovens participantes do estgio provenientes de famlias de baixa renda apresentam condies de trabalho e insero no mercado de trabalho mais satisfatrias que jovens no participantes de programas sociais, o que tambm evidencia impactos positivos do Programa de Estgio principalmente para jovens de baixa renda. Outro aspecto pesquisado foi o tempo de permanncia no emprego, exestagirios apresentaram neste quesito, em comparao com no estagirios, menor mdia de tempo na mesma empresa e tambm maior perspectiva de se manter no emprego. possvel inferir que a varivel perspectiva de se manter no emprego esteja relacionada com segurana de emprego ou a estabilidade do trabalho atual. Desta maneira, os ndices encontrados na pesquisa para esta varivel podem estar relacionados em alguma medida com satisfao do trabalhador com a renda auferida, com a atividade exercida e/ou com as condies de trabalho naquele emprego. Ainda que seja considerado que aqueles jovens com mais tempo de empresa tendem a mudar de emprego, a fim de garantir melhor insero no mercado, a descoberta de

47

novas reas de trabalho e a identificao da atividade mais coerente com seus anseios enquanto trabalhador, os maiores ndices de perspectiva de se manter no emprego para exestagirios, encontrados na pesquisa, pode indicar que estes esto mais satisfeitos com seus postos de trabalho do que no estagirios. Quanto mdia de salrio encontrada para os grupos pesquisados, o grupo de ex-estagirios apresenta pequena vantagem sobre aqueles no estagirios (diferena de R$13,65). Considerando a participao em programa social, se tem que no estagirios beneficirios de programas tem rendimentos superior ao de estagirios beneficirios. No entanto, considerando os no beneficirios a situao de estagirios melhor do que no estagirios. Tais evidncias indicam que o Programa de Estgios impactou os rendimentos mais positivamente quando os sujeitos no eram beneficirios de programas. Desta forma, pode-se concluir que o Programa de Estgios da PBH tem contribudo com melhores condies de trabalho de seus egressos, ainda que estes sejam dos estratos mais pobres da sociedade e, portanto, participantes de programas sociais de governo. Assim, possvel considerar que o Programa tem conseguido trabalhar com o ncleo duro de jovens que acumulam fragilidade sociais, sobre o qual MADEIRA (2004) se refere, contribudo com melhores perspectivas de vida e superao das vulnerabilidades sociais destes jovens. Com relao percepo dos pesquisados quanto a sua capacidade de enfrentar os desafios do mercado de trabalho, ou seja, a preparao dos mesmos para o mercado de trabalho, as respostas obtidas evidenciam que ex-estagirios se consideram mais bem preparados que no estagirios, sendo que quando considerado o fator participao em programa social a mdia de ex-estagirio beneficirios de programas sociais superior a mdia de no estagirios beneficirios de programa em 0,27 pontos. O que indica que este pblico, de jovens de famlias de baixa renda beneficirias de programas sociais, tem tido aps o estgio, a percepo de uma boa preparao para o mercado de trabalho, impresso esta mais favorvel do que a dos outros subgrupos da pesquisa. Alm da pesquisa a respeito das condies de trabalho dos ex-estagirios, foi tambm proposta desta investigao avaliar o desenvolvimento de alguns aspectos do Programa de Estgios, a saber, a bolsa de estgio, o acompanhamento do supervisor da PBH aos estgios, o relacionamento com a gerncia, a infraestrutura para execuo das atividades de estgio e o crescimento profissional / aprendizado do estagirio.

48

Nesta avaliao se pode considerar que o Programa de Estgio obteve resultados positivos, haja visto que, em escala de 0 a 5, todos os elementos avaliados receberam nota superior a 3,45, sendo que as melhores mdias foram para Relacionamento com a gerncia e Crescimento profissional/aprendizado, respectivamente 4,45 e 4,26 pontos e a pior mdia para a Bolsa de estgio com 3,45 pontos. Tais achados a respeito do relacionamento do estagirio com a gerncia e tambm a pontuao obtida no quesito acompanhamento do supervisor da PBH, que teve mdia de 4 pontos terceira maior pontuao nesta pergunta -, podem indicar que, na perspectiva dos estagirios, o acompanhamento oferecido pela PBH no desenvolvimento dos estgios tem sido considerado satisfatrio. Neste sentido, MADEIRA (2004), aponta o seguinte:
o estgio s ser eficiente para o jovem e para a sociedade se o empregador incorporar o conceito de que estgio no trabalho, mas sim uma ao que complementa a formao do jovem e que exercida de forma voluntria e solidria por diferentes atores da organizao que acolhe o estagirio. Na prtica, significa que a empresa deve desenvolver um projeto com esta finalidade, que segure o jovem pela mo e o conduza no caminho da socializao no mundo do trabalho, que passa pelo conhecimento dos direitos e deveres do trabalhador, pela conscincia da importncia do trabalho em equipe e que chegue at o conhecimento das diferentes atividades da empresa, desde a manuteno de equipamentos at as atividades mais complexas. (MADEIRA, 2004)

O ltimo quesito investigado pela pesquisa dizia respeito avaliao dos estagirios quanto a principal contribuio ou benefcio do estgio para sua vida. Nessa pergunta, a maioria dos respondentes afirmou que a principal contribuio do estgio foi o auxlio que o estgio exerceu na escolha da rea com a qual se deseja trabalhar futuramente. Figurou em segundo lugar a opo O estgio me ajudou a conseguir emprego e em seguida O estgio me ajudou a escolher o meu curso do Ensino Superior. Como pde ser observado, a presente pesquisa evidenciou que o estgio tem tido impactos positivos na vida dos jovens belorizontinos, principalmente para aqueles jovens de origem humilde participantes de programas sociais. No entanto, alguns desafios se impem enquanto necessidade de aprimoramento do Programa de Estgios. Tais desafios esto relacionados, por um lado, com a formao de supervisores e gerentes de estagirios, para que estes sirvam como agentes potencializadores da experincia de estgio dos jovens estudantes e para que tomem pela mo os estagirios, como se referiu MADEIRA (2004) durante o percurso formativo que o estgio -

49

considerando os jovens no como mero trabalhadores, mas como sujeitos vidos pelo aprendizado sobre o mundo do trabalho e que muito provavelmente iro se deparar com dificuldades e desafios que precisaram ser superados com apoio e acompanhamento. Por outro lado, um desafio para o Programa de Estgio da PBH promover cursos de qualificao com cargas horrias adequadas e professores capacitados para que os jovens saiam do estgio com experincia profissional na Administrao Pblica e qualificados por cursos especficos, como cursos de assistente administrativo, informtica, lnguas, atendimento ao pblico, logstica, empreendedorismo, entre outros. Neste sentido, alm da formao que ocorre no cotidiano das atividades de estgio, no dia-a-dia do trabalho nas unidades da PBH, os jovens sero profissionais qualificados por cursos desenvolvidos no decorrer do estgio, que garantiro qualidade nos servios prestados pela PBH por meio de seus estagirios e que colaboraro com o cumprimento do dever do Estado de promover a insero dos jovens no mercado de trabalho. De maneira ampla, o Estado deve conseguir garantir o direito ao trabalho, como previsto desde a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado de 1793. O direito ao trabalho , essencialmente, o de estarem ocupados, caso os trabalhadores possam, desejem e/ou necessitem. (IPEA, 2008) Isso significa que a concretizao do direito ao trabalho merecedora de polticas de Estado, necessariamente diversificadas, articuladas entre si, dotadas de permanncia e voltadas a toda a populao. (IPEA, 2008) Importante ressaltar que nesta perspectiva o direito ao trabalho se refere ao trabalho decente, que se caracteriza por se realizar em condies de liberdade, igualdade e segurana, bem como mediante remunerao digna aos trabalhadores. O Estado no pode ser cobrado que resolva imediatamente a problemtica do desemprego involuntrio e garanta, principalmente para os grupos mais vulnerveis, uma situao de pleno emprego. No entanto, definir polticas pblicas que, dentro de um horizonte determinado e previsvel possam tornar mais tangvel este direito, , desde j, uma obrigao e tarefa fundamental de gestores e daqueles que planejam as polticas pblicas no pas.

50

6. REFERNCIAS

ANDRADE, M.M. Introduo metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Ed.Atlas, 1998. BELO HORIZONTE. Decreto Municipal, N 13.537. 30 de Maro de 2009. BELO HORIZONTE. Instruo Normativa SMARH N 002/2009. 06 de Maio de 2009. BRANDO, Hugo Pena. Aprendizagem e competncias nas organizaes: uma reviso crtica de pesquisas empricas. Revista Gesto.Org, N 3, Vol. 6. Recife, 2008. BRASIL. Lei Federal N 11.788. 25 de Setembro de 2008. CARVALHO, Mrcia Incia de. As dimenses pedaggicas e sociais da prtica de estgio. Revista Extra-Classe, N2, Vol 2. Jul/dez, 2009 DAYRELL, Juarez; CAROLINA, urea. Juventude, produo cultural e participao poltica. Juventude em pauta. Belo Horizonte: Fundao Municipal de Cultura, 2008. ERIKSON, Erik. H. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976. FLORI, Priscilla M. Desemprego de jovens: um estudo sobre a dinmica do mercado de trabalho juvenil brasileiro. So Paulo: Universidade de So Paulo, 2003. FONSECA, Joo Cesar de Freitas. Adolescncia e trabalho. 1. ed. So Paulo: Summus Editorial, 2003. FUNDAO JOO PINHEIRO. A Juventude de Minas Gerais. Relatrio parcial Observatrio da Juventude. Belo Horizonte; Fundao Joo Pinheiro, 2012. mimeo. FUNDAO JOO PINHEIRO. 1 trimestre de 2012. Boletim de Conjuntura Econmica de Minas Gerais. Belo Horizonte: Vol. 5, N 2, Julho, 2012. GONZALEZ, Roberto. Polticas de emprego para jovens: entrar no mercado de trabalho a sada? In: CASTRO, Jorge Abraho de; AQUINO, L. Maria C.; ANDRADE, Carla Coelho de. (Org.) Juventude e Polticas Sociais no Brasil. Braslia: Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada, 2009.

51

GUIMARES, Nadya A. Trabalho: uma categoria-chave no imaginrio juvenil? In: ABRAMO, Helena W.; BRANCO, Pedro P. M. (Org.) Retratos da Juventude Brasileira. So Paulo: Instituto Cidadania e Editora Fundao Perseu Abramo. Novembro, 2004. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Sntese de Indicadores Sociais: uma anlise das condies de vida da populao brasileira. Rio de Janeiro: Estudos e Pesquisas Informaes demogrfica e socioeconmica, N 27, 2010 IPEA, Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada. Polticas sociais: acompanhamento e anlise. Braslia: Ncleo de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica. Maro, 2008. LOUREIRO, Stefnie A. G. Identidade tnica em re-construo: a ressignificao da identidade tnica de adolescentes negros em dinmica de grupo, na perspectiva existencial humanista. Belo Horizonte: Editora O Lutador, 2004. MADEIRA, Felcia R. A improvisao na concepo de programas sociais: muitas convices, poucas constataes - o caso do primeiro emprego. So Paulo: So Paulo Perspectiva, vol.18, no.2, p.78-94, Jun 2004. MAYORGA, Cludia. Identidades e adolescncias: uma desconstruo. So Joo Del-Rei: Pesquisas e prticas psicossociais, Vol. 1, N 1, 2006.

MINISTRIO DA FAZENDA. Distribuio de renda, gastos sociais e poltica econmica. Braslia: Poltica Econmica e Reformas Estruturais. Abr, 2003 PERELL, Jorge. Pedagogia do estgio. Belo Horizonte: Editora PUC Minas/CIEE/MG, 1998. RODARTE, Mario M. S.; SCHNEIDER, Eduardo M.; GARCIA, Lcia S.; GUERRA, Maria de F. L. Os negros no mercado de trabalho do municpio de Belo Horizonte: tendncia igualdade de condies? Pensar BH/Poltica Social. Belo Horizonte, N 22, Maio, 2009. ROMANELLI, Geraldo; GUIMARES, Rosimeire M. A insero de adolescentes no mercado de trabalho atravs de uma ONG. Psicologia em Estudo. Maring, v. 7, n. 2. Jul/Dez, 2002. SCHWARTZMAN, Simon. COSSIO, Mauricio B. Juventude, educao e emprego no Brasil. So Paulo: Cadernos Adenauer - Gerao Futuro, Vol. 7, N 2, 2010.

52

SILVA, Marcos Fabrcio Lopes. O olhar potico sobre as cotas. Belo Horizonte: Boletim da UFMG, N 1622, Ano 34. Agosto, 2008.

Potrebbero piacerti anche