Sei sulla pagina 1di 2

Cpia no autorizada

ABR 1982

NBR 7347

Limpeza de superfcies de ao com ferramentas mecnicas


ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas
Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 - 28 andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210 -3122 Telex: (021) 34333 ABNT - BR Endereo Telegrfico: NORMATCNICA

Procedimento Origem: ABNT - 10:1.5.8-002/1981 CB-10 - Comit Brasileiro de Qumica, Petroqumica e Farmcia CE-10:1.5 - Comisso de Estudo de Tintas NBR 7347 - Cleaning of steel surfaces with mechanical tools - Procedure Descriptors: Paint. Steel. Cleaning Palavras-chave: Tinta. Ao. Limpeza 2 pginas

Copyright 1982, ABNTAssociao Brasileira de Normas Tcnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

SUMRIO
1Objetivo 2 Documentos complementares 3 Definies 4 Classificao 5 Condies gerais 6 Condies especficas 7 Inspeo 8 Informaes gerais 9 Precaues de segurana

3.1 Limpeza com ferramentas mecnicas Compreende o emprego de escovas rotativas de fios de ao, ferramentas de impacto, esmerilhadeiras ou lixadeiras mecnicas, ou a combinao destas. No se entende que toda a carepa, ferrugem e tinta antiga sejam removidas por este processo, porm exigida a remoo da carepa, ferrugem e tinta antiga soltas, bem como de outras matrias estranhas prejudiciais.

4 Classificao
4.1 Graus de intemperismo e de preparao Os graus de intemperismo e de preparao referidos nesta Norma esto reproduzidos na norma SIS 0559 00, por meio de uma srie de padres fotogrficos.
4.1.1 Graus de intemperismo de superfcies de ao 4.1.1.1 Grau A - superfcie de ao completamente coberta

1 Objetivo
Esta Norma fixa as condies exigveis de limpeza para pintura de superfcies de ao, por meio de ferramentas mecnicas.

2 Documentos complementares
Na aplicao desta Norma necessrio consultar: NBR 7145 - Limpeza de superfcies de ao com solventes - Procedimento NBR 7346 - Limpeza de superfcies de ao com ferramentas manuais - Procedimento SIS 0559 00 - Pictorial surface preparation standard for paiting steel surfaces(1)

de carepa de laminao intacta e com pouca ou nenhuma corroso.


4.1.1.2 Grau B - superfcie de ao com princpio de corroso

e da qual a carepa de laminao tenha comeado a desagregar.


4.1.1.3 Grau C - superfcie de ao da qual a carepa de la-

3 Definies
Para os efeitos desta Norma adotada a definio de 3.1.
(1)

minao tenha sido eliminada pela corroso ou possa ser retirada por meio de raspagem, desde que no apresente corroso alveolar.

At que norma brasileira seja elaborada.

Cpia no autorizada

NBR 7347/1982

4.1.1.4 Grau D - superfcie de ao da qual a carepa de laminao tenha sido eliminada pela corroso e que apresenta corroso alveolar de severa intensidade. 4.1.2 Graus de preparao de superfcies de ao 4.1.2.1 Grau St 2 - superfcie de ao completamente raspada com raspador ou metal duro e escovada mecanicamente com escova de ao, esmerilhador, etc. O tratamento deve remover a carepa de laminao solta, a ferrugem e qualquer material estranho. A superfcie deve ser limpa imediatamente com aspirador, com ar seco e comprimido ou escova de plo. O aspecto deve corresponder s gravuras com designao St 2. Esta limpeza no se aplica a superfcies que apresentem grau A de intemperismo original. Para as demais, os padres de limpeza so BSt 2, CSt 2 e DSt 2. 4.1.2.2 Grau St 3 - superfcie completamente raspada e escovada mecanicamente com escova de ao, esmerilhador, etc., mas de maneira muito mais minuciosa. A superfcie deve ser tratada como em St 2, de modo mais rigoroso. Depois da remoo do p, a super-fcie deve apresentar brilho metlico claro. O aspecto deve corresponder s gravuras com designao St 3. Esta limpeza no se aplica a superfcies que apresentem grau A de intemperismo original. Os padres de limpeza so BSt 3, CSt 3 e DSt 3.

6.1.3.2 Limpeza pelo emprego de ferramentas de impacto

movidas mecanicamente, usando martelos picadores ou descascadores, descascadores rotativos, descascadores de pisto simples ou mltiplos, ou outras ferramentas de impacto similares. Os gumes destas ferramentas devem ser mantidos em boas condies de eficincia.
6.1.3.3 Esmerilhamento pelo emprego de rebolos ou lixas

movidas mecanicamente. Os materiais abrasivos ou lixas devem ser substitudos por outros novos logo que se tornarem deficientes para o trabalho. 6.2 No caso de preparo de superfcies para repintura, deve ser removida toda a tinta solta. As arestas da camada de tinta antiga que for deixada sobre a superfcie metlica devem ser desbastadas, de modo que a pintura se apresente lisa aps a repintura. A pelcula de tinta que for deixada sobre a superfcie metlica deve encontrarse de tal modo aderida, que no possa ser levantada mediante a introduo de uma esptula cega sob a pelcula. 6.3 Escria e salpicos de soldagem devem ser removidos pelo emprego de ferramentas mecnicas. 6.4 Todas as partes acessveis de todos os membros de estrutura que se encontrem parcialmente encobertos devem ser limpas. No caso de obras novas, devem ser limpas antes da ereo as partes que posteriormente venham a tornar-se inacessveis. 6.5 Todos os rebites, fendas, junes, cordes de solda e reentrncias devem ser limpos mediante o emprego de escovas de ao, picadeiras afiadas, martelos descascadores, rebolos ou lixadeiras movidas mecanicamente, ou pela combinao desses meios. 6.6 Todas as ferramentas devem ser usadas de modo a no produzirem cortes na superfcie de ao. 6.7 As reas inacessveis para limpeza por meio das ferramentas mecnicas, porm acessveis para a limpeza manual, devem ser limpas de acordo com a NBR 7346. 6.8 Depois de terminado o trabalho de limpeza com ferramentas mecnicas, devem ser removidas da superfcie a poeira e outras matrias estranhas. Se houver ainda presena de quantidades prejudiciais de graxa ou leo, as reas em que isto se verificar devem ser limpas com solvente.

5 Condies gerais
A superfcie limpa deve receber o tratamento ou tinta primria especificados no menor prazo possvel e antes que o resultado do trabalho de limpeza seja prejudicado pela exposio.

6 Condies especficas
6.1 Na execuo do trabalho de limpeza com ferramentas mecnicas, deve ser seguida uma ordem de operaes, conforme descrito em 6.1.1 a 6.1.3.
6.1.1 Remoo de quaisquer depsitos de leo ou graxa,

de acordo com a NBR 7145.


6.1.2 Remoo de ferrugem estratificada (escamas de fer-

rugem) por meio de ferramentas de impacto mecnicas. Se houver presena apenas de pequenas quantidades de ferrugem estratificada, estas podem ser removidas por meio de ferramentas manuais, em conformidade com a NBR 7346.
6.1.3 Remoo de toda a carepa solta e de toda a ferrugem

7 Inspeo
Sero consideradas satisfatrias todas as superfcies cujo grau de preparao atender s exigncias desta Norma.

solta ou no aderente, como classificadas em 4.1, pelo emprego de um dos mtodos descritos em 6.1.3.1 a 6.1.3.3. Grandes reas de tinta antiga bem aderida, embora removveis pelos meios prescritos nesta Norma, s devem ser removidas se expressamente exigido.
6.1.3.1 Emprego de escovas de arame de ao movidas mecanicamente, do tipo radial ou do tipo em forma de copo, de tamanho adequado, que possam entrar em todos os vos acessveis, ngulos, juntas e cantos. O arame de ao das escovas deve ser suficientemente rgido para que possa limpar a superfcie. As escovas devem ser mantidas livres de excesso de resduos e devem ser substitudas por outras novas logo que se tornarem deficientes para o trabalho. A superfcie deve ser limpa, porm no brunida de modo a prejudicar a aderncia da tinta a ser aplicada.

8 Informaes gerais
A limpeza de ferramentas mecnicas deve ser usada para produzir uma superfcie para aplicao da tinta primria melhor do que aquela que possvel obter por meio de emprego de ferramentas manuais (conforme a NBR 7346). Se for executada em consonncia com esta Norma, deve resultar em um melhor desempenho da tinta aplicada.

9 Precaues de segurana
9.1 No deve ser executado nenhum trabalho antes de estabelecidas as necessrias condies de segurana que so objeto de norma especfica inerente matria .

Potrebbero piacerti anche